a partir de maio 2011

domingo, 7 de dezembro de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-07-12-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


Distrito Federal
Brasília – O intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual sempre existiu.  Contudo, foi com o advento da Codificação da Doutrina Espírita, por Allan Kardec, que o fenômeno mediúnico tornou-se compreendido e que as variadas formas de comunicação puderam ser metodicamente empregadas e os mais belos e sublimes ensinamentos verdadeiramente compreendidos. Neste universo de informações de natureza moral, filosófica e evangélica vertidas dos planos espirituais superiores, existem aquelas que, concernentes à Jusfilosofia, abrem uma nova frente de interpretação e aplicação do Direito. O livro “Filosofia espírita do Direito” reúne vários destes postulados e princípios.  A abordagem, numa linguagem acessível aos leigos, credencia a indicação de leitura da obra não apenas ao público jurídico-espírita, mas a todos aqueles que buscam compreender e vivenciar a moral evangélica e avaliar o progresso da sociedade humana sob o prisma da filosofia.  Acesse e conheça a obra:www.clubedeautores.com.br/book/170889--FILOSOFIA_ESPIRITA_DO_DIREITO. Mais informações pelo e-mailjosemarciodealmeida@yahoo.com.br.
– A Web TV mantida pela FEB apresenta ao público uma programação de qualidade, em uma linguagem moderna, formato dinâmico e atraente.  A emissora transmite via satélite, por cabo e também pela internet, lições de amor, consolo e reflexão, com palavras e imagens de bem e solidariedade, com o selo de qualidade da FEB. Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=tFJN3CDpl8o.
 – O lançamento do livro “Meu pequeno Evangelho – (Turma da Mônica)” foi realizado no dia 2 de dezembro, terça-feira, na Federação Espírita do Distrito Federal – Sede Sudoeste.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Amapá
Macapá – No último final de semana, de 28 a 30 de novembro, no Teatro das Bacabeiras, foi realizado o 4º Congresso Espírita do Amapá, que teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: 150 anos consolando corações, iluminando consciências”.  O evento contou com as participações de Jorge Elarrat, Geraldo Campetti, Julio César Roriz, Orson Peter Carrara, Felipe Menezes, Teresa Camasmie, Mirim Dusi e Alberto Almeida. Informações no sitehttps://www.sympla.com.br/4-congresso-espirita-do-amapa-2014__22873.
Bahia
Salvador – A Casa de Repouso Bom Jesus, de Tubarão/Paripe, pede socorro.  Ela precisa de ajuda financeira para pagar salário do pessoal, pois tem 13 e não sabe de onde tirar.  Aqueles que queiram ajudar, telefonem para Isabella: (71)9996-4947 ou 3332-0170, que ela passará o número da conta para depósito.
– O curso “Família e Espiritismo” será realizado até 13 de dezembro, nas segundas, quartas, quintas e sábados, das 9h às 10h15, na sede da FEEB: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 08, Pelourinho. O evento é realizado pela Federação Espírita do Estado da Bahia e o Grupo Espírita Federativo da Família.  Informações com Luciana, (71)8713-1217; Joanira Fonseca, 9956-7830. Inscrições pelo e-mail cursofamiliaeespiritismo@gmail.com.
– A diretoria da Associação de Medicina e Espiritismo da Bahia, AME-BA, encerrará o curso “O envelhecer e a espiritualidade – um novo olhar” no dia 13 de dezembro, sábado, na sede da Central da FEEB: Rua Jayme Rolemberg, 110, Brotas, das 14h30 às 17h. Informações pelo telefone (71)3451-4386 ou pelo e-mail amebahiamed@yahoo.com.br.
– O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/.  Visite e verifique as novidades.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas. O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires. Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
– No último domingo, 30 de novembro, Claudio Amorim coordenou o seminário “Consumismo e não consumismo: uma abordagem espírita” no Centro Espírita Deus, Luz e Verdade.
Salinas da Margarida – O XII Encontro Fraterno Espírita de Salinas teve como tema central “Senhor, que queres que eu faça?” e foi encerrado no último domingo, 30 de novembro, no Hotel Fazenda Recanto Mutá. O evento contou com as presenças de Lusiane Bahia, Oscar Vulcão, Claudia Matos e Tânia Moreira, Claudia Matos e Tânia Moreira e Robson Ferrer.  Informações pelos telefones (75)8837-8877, 8837-8876, (71)3381-9834 ou 9601-6448.
Vitória da Conquista – O Calendário de eventos de dezembro da União Espírita de Vitória da Conquista tem como tema “150 anos d’O Evangelho segundo o Espiritismo” e a seguinte programação:
5 a 7 – Sociedade de Estudos Espíritas de Vitória da Conquista – 16º Ciclo de Estudos Espíritas; Sociedade de Estudos Espíritas Irmã Sheilla – 7º Encontro Espírita: “Não vim destruir a Lei”;
7 – União Espírita de Vitória da Conquista – 16º Encontro Municipal de Trabalhadores Espíritas;
1º a 21 – União Espírita de Vitória da Conquista – 25ª Feira do Livro Espírita.
Ceará
Fortaleza – No último domingo, 30 de novembro, Susy Holanda e Emanuel fizeram uma apresentação durante a exposição “Espiritismo em cores – mensagens do amor”, na sede da Federação Espírita do Estado do Ceará.  Informações com Claudemi, pelo telefone (85)8871-3031.
– A Federação Espírita do Estado do Ceará realizou a exposição “Espiritismo em Cores – Mensagens do Amor”, no dia 30 de novembro. O evento contou com apresentações musicais de Susy Holanda e Emanuel (Sax). Informações pelo telefone (85)8871-3031.
– O Centro Espírita Casa de Miramez (Rua Hermínio Barroso, 3887, São João do Tatuapé) realiza todo sábado, à tarde, o estudo “A Porta para a Espiritualização – Escola de Aprendizes do Evangelho: conheça nas fraternidades”.  Informações pelos telefones (85)3063-1477 ou 9224-0276 ou pelo e-mail casademiramez@gmail.com.
Tabuleiro do Norte – A II Semana Espírita do Vale do Jaguaribe teve como tema “Construamos a paz, promovendo o bem” e foi realizada até o dia 29 de novembro no Centro Espírita Divino Mestre Jesus.  A programação contou com as presenças de Edi Carlos R. de Oliveira, Haroldo Freitas, Nonato Albuquerque, Jorge Fontelles, Cicero Luís e Tarcísio Lima, Expedito Soares Jr., Joab Maia e Francisco Garcia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Espírito Santo
Vitória – O 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo terá como tema central “Justiça Divina – 150 anos do livro O Céu e o Inferno” e será realizado no período de 18 a 20 de setembro de 2015.  Informações no sitewww.feees.org.br.
Colatina – João da Rocha Filho fará uma palestra sobre o tema “Família: encontro com a harmonia” neste domingo, 7 de dezembro, às 9h, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas: Rua Santa Maria, 51.  Informações pelos telefones (27)3722-2756, 3722-5192, 99854-2762 ou 99907-4060 ou no site http://scee-online.blogspot.com,
Serra – O Grupo de Estudos – Projeto Conhecer – se reunirá nos dias 9 e 16 de dezembro, terças-feiras, na Fraternidade Espírita de Laranjeiras.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista. Informações nos sites www.grupoeavidacontinua.feego.org.br ouwww.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
– “Ciência, saúde e espiritualidade: desafios e transformações do século XXI”, este é o tema do 10º Mednesp, o encontro de medicina e espiritualidade da Associação Médico-Espírita (AME) do Brasil, que, com esta edição do evento, marca os seus 20 anos de fundação. O Mednesp ocorrerá de 3 e 6 de junho de 2015, no feriado de Corpus Christi, no coração do país, sendo esta, aliás, a primeira vez que é realizado no Centro-Oeste, já tendo passado pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.  Entre os temas que devem integrar a programação estão “Mediunidade e saúde”, “Psiquiatria e espiritualidade”, “Experiência de quase morte”, “Sexualidade e saúde”, “Reencarnação como lei biológica” e “Espiritualidade nas práticas de saúde ambulatoriais e hospitalares”.  Alberto Almeida, Alexander Moreira de Almeida, Décio Iandoli Jr., Haroldo Dutra Dias, Júlio Peres, Marlene Nobre, Roberto Lúcio Vieira são alguns dos convidados para o evento, que terá a participação dos palestrantes internacionais Mário Beauregard e de Pim van Lommel.  Além da AME-Goiânia, o 10º Mednesp tem o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mais informações no sitewww.mednesp2015.com.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas são às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – A Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE), a Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME-BH) e a Associação Espírita Célia Xavier (AECX) realizaram uma noite de autógrafos do livro “O Espiritismo, as Ciências e a Filosofia” no dia 6 de dezembro, sábado, às 18h30, na sede da AECX, na Rua Coronel Pedro Jorge, 314, no Bairro Prado, Região Oeste.  O evento contou com a participação de Adilson Assis, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordenador do projeto “Ciência do Invisível” e do próximo Encontro Regional da LIHPE, em 2015.  O livro “O Espiritismo, as Ciências e a Filosofia”, de diversos autores, é composto de duas partes. Na primeira se encontram trabalhos que mostram reflexões sobre as relações entre o pensamento espírita e o pensamento filosófico, especialmente o platonismo. Encontra-se também uma revisão dos métodos usados por Allan Kardec para a fundamentação epistemológica do Espiritismo e uma síntese do impacto da obra de Herculano Pires na filosofia de sua época.  A segunda parte é composta de temas na fronteira entre o Espiritismo e as Ciências humanas e naturais, como o trabalho social de casas espíritas, a geografia do “mundo espiritual” e a relação tumultuada de Machado de Assis com as ideias espiritas de sua época. Também são discutidos os conceitos da Física usados nos livros espiritualistas “A Grande Síntese” e “A teoria corpuscular do espírito”.  Editora: Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM), 322 páginas, Preço: R$30,00.Assunto: Seminário: R. Interpessoais na Casa Espírita.  Informações pelo e-mail usefranca@gmail.comusefranca@gmail.com.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 é realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
Arceburgo – Deusa Samu fará uma palestra sobre o tema “O que é o Natal” neste domingo, 7 de dezembro, às 9h, no Centro Espírita Caminho da Luz: Rua Elias Nami Kalil, 201. Realização: Aliança Espírita de Guaxupé.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Barbacena – Na última quarta-feira, 3 de dezembro, o Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem recebeu Roberto Valadão para estudar o tema “Fraternidade ensinada pelo Cristo”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bom Jesus da Penha – Na última segunda-feira, 1º de dezembro, no Grupo Espírita Caminho Para Jesus, Donizete Alencar Carvalho fez uma palestra sobre o tema “Jesus e o Mandamento Maior”.  O evento foi realizado pela Aliança Espírita de Guaxupé.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Guaranésia – “Depressão. Não entre nessa” foi o tema da palestra que Ismael Batista da Silva fez no dia 6 de dezembro, sábado, às 20h, no Grupo Espírita Caminho da Luz: Rua Mal. Floriano Peixoto, 248.  Realização: Aliança Espírita de Guaxupé.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guaxupé – A Semana Espírita de Guaxupé foi encerrada no último sábado, 6 de dezembro, e contou com as palestras de Paulo Henrique Bueno, Joice Fernanda, Altamiro de Melo, Gilvan Pereira Muniz e Deusa Samu. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Juiz de Fora – Realiza-se no próximo sábado, dia 13 de dezembro, das 16h às 18h, na Fundação Espírita João de Freitas, na Rua São Mateus, 1.350, mais um seminário relativo às comemorações do Centenário de J. Herculano Pires. O tema do seminário será o livro “Revisão do Cristianismo”, de Herculano. Os mediadores do evento serão Cícero Villela e Arísio Fonseca Jr.
Juraia – Naiara Luana da Silva fez uma palestra sobre o tema “Felicidade e autoconhecimento” na última sexta-feira, 5 de dezembro, no Grupo Espírita Cristão O Consolador. Realização: Aliança Espírita de Guaxupé. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sacramento – Neste domingo, 7 de dezembro, às 15h, Antônio Eleutério de Godoy fará uma palestra sobre o tema “Disciplina” no Centro Espírita Fé e Amor – Santa Maria.  Informações pelo e-mailcontato@cadernodemensagens.net.
Santos Dumont – Neste domingo, 7 de dezembro, será comemorado o XXI Aniversário do CEIFA (Estrada da Mantiqueira x Patrimônio dos Paivas, Mantiqueira) com a seguinte programação: 9h – Alcione Andreis Lopes: “A Encarnação do verbo” – apresentação: Coral Mensagem; 11h – apresentação: Orquestra Escola Pró-Música – regência: Maria Cristina Santos Ferrarezi. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Uberaba – Duas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Uberlândia – O 1º Curso “Noções Básicas de Espiritismo” está sendo realizado aos sábados, das 16h30 às 18h, até o dia 20 de dezembro, na sede do Grupo Espírita Léon Denis: Rua Pedro Quirino da Silva, 750, Bairro Marta Helena.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Pará
Belém – Encerra-se nesta segunda-feira, 8 de dezembro, das 9h às 19h, na Praça das Repúblicas, a XXV Feira do Livro Espírita. O evento é promovido pela União Espírita Paraense. Informações pelo telefone (91)3241-0307 ou pelo e-mail eventos@paraespirita.com.br.
– O seminário “Aborto: a verdade distorcida” foi coordenado por Renata Gusson, Alice Teixeira e Sandro Alex Souza Simões, no dia 6 de dezembro, sábado, às 17h, no Teatro Maria Silvia Nunes – Estação das Docas. Informações pelo e-mail brasilsemaborto.pa@gmail.com.
– Alberto Almeida fez uma palestra sobre o tema “Que saúde buscamos?  O que está por trás da doença?”, no dia 1º de dezembro, segunda-feira, no Hangar: Centro de Convenções da Amazônia. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paraíba
Campina Grande – No último final de semana, dias 29 e 30 de novembro, foi realizado o FACE – Festival de Arte e Cultura Espírita – na Associação Municipal de Espiritismo.  Participaram do evento: Beto Melo, Ademar, Hermes e Hélton, Grupos: Receita de Paz, Toque de Luz, entre outros. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paraná
Curitiba – No último domingo, 30 de novembro, André Trigueiro proferiu palestra pertinente às comemorações dos 112 anos da Federação Espírita do Paraná.
- No dia 29 de novembro, na reunião do Conselho Federativo Estadual, estiveram presentes os novos presidentes eleitos das UREs, gestão 2014-2016. Entre eles, Ilda da Rocha Carlesse, presidente da URE sediada em Jandaia do Sul; José Gonçalves de Rezende Neto, presidente da 5° URE, sediada em Cornélio Procópio; Dorival da Silva, presidente da 4ª URE, sediada em Bandeirantes; e Marinei F. de Rezende, presidente da URE Metropolitana de Londrina. Na mesma reunião foi eleito como conselheiro da FEP o confrade Luiz Claudio de Assis Pereira, atual presidente do Centro Espírita Nosso Lar.
 
– O Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia apresentará a peça "Oratório de Natal"  no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300, no dia 13 de dezembro às 20h e no dia 14 de dezembro às 18h.

- José Virgílio Góes fará palestra sobre o tema "Preconceito religioso" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300, no dia 14 de dezembro às 10h.

- Marlon Reikdal fará palestra sobre o tema "Jesus e os símbolos de Natal – Uma lição de humildade" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300, no dia 21 de dezembro às 10h00.

- Marco Antonio Negrão fará palestra sobre o tema "Ano Novo – Vida Nova?" no Teatro da FEP na Alameda Cabral, 300, no dia 28 de dezembro às 10h.
Alvorada do Sul – O 2392º Encontro Fraterno Auta de Souza teve como tema central “Humanidade em defesa da vida” e foi encerrado no último domingo, 30 de novembro, na Escola Municipal Semente do Saber. Informações pelo e-mail fabio.assis2010@hotmail.com.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promove todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, palestras em sua sede. Eis os palestrantes que falarão nas próximas semanas de dezembro: dia 10 - Leda Negrini; dia 17 - Antonio Saviani; e dia 31 - Eurípedes Gonçalves. Na última quarta-feira, dia 3, o palestrante convidado foi David José de Oliveira.

- No dia 18 de outubro, quando fez um ano da desencarnação de Hugo Gonçalves, foi prestada
ao saudoso confrade uma homenagem, prestigiada por várias autoridades locais, como o prefeito e a vice-prefeita de Cambé. Amigos de Hugo Gonçalves doaram um busto do saudoso irmão, que foi fixado no jardim do centro espírita que ele dirigiu por tantos anos.

Jacarezinho – A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita “João Batista” (Rua Mal. Deodoro, 701) é esta:
8 – segunda-feira – 20h – Aparecido Paulo Simões: Deficiências;
12 – sexta-feira – 20h – Aline Petrini Coelho: Súplica de Natal;
15 – segunda-feira – 20h – Aparecido Paulo Simões: No Solo do Espírito;
19 – sexta-feira – 20h – José Aparecido Sanches: Em louvor do equilíbrio;
22 – segunda-feira – Marcos Coelho de Oliveira: Orai pelos que vos perseguem;
26 – sexta-feira – 20h – José Lázaro Boberg: Alcance os seus sonhos;
29 – segunda-feira – Marco Aurélio Bento: Simpatia e antipatia.
– A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita “Nosso Lar” (Rua Goiás, 359, Vila Scylla):
12 – sexta-feira – 20h – Aline Petrini Coelho: Súplica de Natal;
19 – sexta-feira – 20h – Marco Aurélio Bento: Simpatia e antipatia;
26 – sexta-feira – 20h – Marcos Coelho de Oliveira: Orai pelos que vos perseguem.
Londrina – Toda 4ª feira, das 20h às 21h30, reúne-se o Grupo de estudo do livro "Cura e Libertação", de José Carlos de Lucca, sob a coordenação de Marinei Rezende. Local: Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, Rua Eleonor Roosevelt, 133.
– Um grande número de pessoas participou do 2° Encontro Lins de Vasconcellos realizado nos dias 22 e 23 de novembro em Londrina. A palestrante convidada foi Anete Guimarães, que abordou os temas "Visão Científica da Caridade" e "Emoções perturbadoras".
 
- O encontro Chá com Livros, da Casa Espírita Anita Borela de Oliveira, será no dia 13 dezembro, às 17h, e o livro do mês    
é "Médico de homens e de almas", de Taylor Caldwell.  O endereço é Rua Benedicto Sales, 42, Conjunto Parigot de Souza III, em Londrina.                  
                                       
- O Coral Espírita Nosso Lar e Marinei F. Rezende farão em dezembro mais as seguintes apresentações:
 
dia 7, às 17h – “Onde Jesus nasceu?”, no Centro Espírita Nosso Lar.
dia 12, às 20h – “Natal espírita”, no Centro Espírita Nosso Lar.
dia 13, às 14h – “Natal espírita”, no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av.Roberto Siqueira de Toledo, 433.
dia 14, às 11h – na Casa do Caminho, na Av. Paul Harris, 1481.
dia 15, às 18h30 – “Natal espírita”, no Centro Espírita Nosso Lar.
dia 16, às 20h – no Centro Espírita Allan Kardec, na Rua Albert Einstein, 622.
dia 17, às 17h – na Casa da Sopa, na Rua Sergipe 146.
dia 18, às 14h - no Lar Gilda Marconi, na Rua Araguaia, 589.
dia 20, às 16h50 – “Natal espírita”, no Centro Espírita Nosso Lar.
dia 20, às 19h – na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42.
dia 21, às 17h – “Natal de renovação”, no Centro Espírita Nosso Lar.

- O Centro Espírita Meimei (Rua Iapó, 130) promove em suas reuniões dominicais, no mês de dezembro, sempre às 9h30, palestras com os seguintes palestrantes:
 
hoje, dia 7 - Marcelo Seneda.
dia 14 – Rosemayre Ferreira.
dia 21 – Alexandre Xavier de Camargo.
dia 28 - José Carlos Munhoz Pinto.

- O Grupo de Artes Lins de Vasconcellos apresentará neste domingo, dia 7 de dezembro, às 16h, a peça “Aconteceu na véspera de Natal”, no Centro Espírita Auta de Souza, na Rua Antonio Marcelino de Oliveira, 450.

Rolândia – O Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno tem coordenação de Alexandre Xavier de Camargo na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.  O último encontro foi realizado no sábado, 29 de novembro, às 15h, sobre o tema “O homem consciente; ter e ser. A conquista de si mesmo”. 

- O Grupo de Artes Lins de Vasconcellos, com participação do Coral Espírita Nosso Lar, apresentará a peça teatral "Aconteceu na véspera de Natal" no CONARTE, que acontecerá na  Sociedade Espírita Maria de Nazaré no dia 13 de dezembro, às 19h.
Wenceslau Braz – Começou no dia 4 de dezembro, a 4a Jornada Espírita e Feira do Livro Espírita de Wenceslau Braz, com uma palestra proferida por Luiz Henrique da Silva, presidente da Federação Espírita do Paraná, sobre o tema “O Cristo consolador”.  No dia 5 de dezembro, Francisco Ferraz Batista falou sobre o tema “Os ângulos do Espiritismo, como o Consolador prometido”.  As palestras são realizadas no Centro Espírita João Batista, Rua Prefeito Benedito Correa, s/n.
Pernambuco
Recife – A V Jornada Pernambucana de Saúde e Espiritualidade foi encerrada no último domingo, 30 de novembro, no Hospital Pedro II – IMIP.  O evento foi realizado pela da AME/Pernambuco e contou com as presenças de: Ney Pietro Peres, Júlio Peres, Mario Peres, Juliane Peres Marcante, André Luiz Ramos, Wallace Lima e Leonardo Machado.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A AME-EPE publica boletim eletrônico onde divulga a agenda de atividades dos meses seguintes no link: AME-PE BOLETIM AGOSTO2014.  Mais informações: no blog ame-epe.blogspot.com.br.
Camaragibe – A Fraternidade Espírita de Aldeia (Av. Araça, 952, Aldeia, km 101) programou as seguintes palestras para o mês de dezembro:
13 – sábado – Euclides;
20 – sábado – Wilton Vicente: “Natal é todo dia”;
27 – sábado – Ivan Sobral: “Esse ano quero paz no meu coração”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Piauí
Teresina – No último domingo, 30 de novembro, Marcel Mariano fez uma palestra sobre o tema “O Evangelho segundo o Espiritismo – 150 anos iluminando corações” na Federação Espirita Piauiense. Informações:http:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto?  São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.  Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.  São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale desse trabalho, DIVULGUE!!!  Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede da Audioteca: Rua Primeiro de Março, 125, Centro.  Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta solicitar o livro pelo telefone (21)2233-8007, escolhendo o título pelo site (http://audioteca.org.br/noticias.htm), e eles serão enviados, gratuitamente, pelos Correios.  A maior preocupação dos responsáveis reside no fato de que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.  É necessário atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.  Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem!  O horário de atendimento é das 8h às 16h.  A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!  Então, por favor, repassem esta notícia.  É um belo trabalho!  Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor, fique à vontade.  É tudo do que eles precisam.
– O Curso “Psicologia e espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e realizado até dezembro, no Núcleo de Estudos da Psicologia e Espiritualidade.  Informações no site www.henriquefernandes.com.br.
– Gerson Simões Monteiro fez uma palestra sobre o tema “Materializações Espíritas” no último sábado, 6 de dezembro, das 19h às 21h, no Centro Espírita Ubirajara: Rua Barão de S. Francisco, 156, Andaraí. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Armação dos Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Arraial do Cabo – A Sociedade Espírita Joanna de Ângelis (Rua Bernardino Lens, 60, Praia dos Anjos) receberá Roberto Ferreira e o Grupo Vocal União & Harmonia para uma apresentação musical no dia 13 de dezembro, sábado, às 19h30.  Informações no site www.neliluzze.blogspot.com.
Cabo Frio – No próximo domingo, 14 de dezembro, às 18h, Roberto Ferreira e o Grupo Vocal União & Harmonia farão uma apresentação musical no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus: Rua Teixeira Gouveia, 300. Informações no site www.neliluzze.blogspot.com.
Macaé – A União Espírita Macaense realiza em 2014 os Encontros com Jesus – Reunião de Fraternidade.  O último encontro foi no dia 30 de novembro, domingo, Casa do Caminho.  Nesse encontro, Florisbela Freixo fez uma palestra sobre o tema “Parábola: O Joio e o Trigo”.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Niterói – No último sábado, 6 de dezembro, às 17h30, Helaine Coutinho Sabbadini fez uma palestra sobre o tema “Francisco de Assis, o zênite na evolução humana” no Servidores de Jesus.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Petrópolis – Orlando Noronha Carneiro participará de uma sessão de psicografia neste domingo, 7 de dezembro, no Centro Espírita Amor e Caridade: Av. Pres. Kennedy, 813-A, Piabanha. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Ostras – A Fundação Joanna de Ângelis (Rua Vassouras, Lt. 20, Qd. 16, Jardim Marilea) realiza Estudos da Doutrina Espírita em vários horários.  Terça-feira, às 17h, O Livro dos Médiuns e, às 20h, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos. Nas quartas-feiras, às 20h, Iniciação ao estudo da Doutrina Espírita.  Informações: telefone (22)2764-9273 ou pelo e-mail funjodangelis@yahoo.com.br.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de dezembro no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
10 – quarta-feira – 19h – Vladimir Socostinic: Obsessão e suicídio;
17 – quarta-feira – 19h – Roberto Ferreira: palestra musicada.
Informaçoes pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
– Na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, às 20h, Roberto Ferreira e o Grupo Vocal União & Harmonia farão uma apresentação musical no Grupo Espírita Francisco de Assis: Rua Manoel Ribeiro, 143, Porto da Aldeia.  Roberto e o União & Harmonia se apresentarão no dia 17 de dezembro, quarta-feira, às 19h30, no Grupo Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário. Informações no site www.neliluzze.blogspot.com.
– Gerson Simões Monteiro coordenou o seminário “Objetivo da materialização dos Espíritos” no dia 6 de dezembro, sábado, às 15h, no Grupo Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário.  Informações pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com, pelo telefone (22)99905-7829 ou no sitewww.nelioluzze.blogspot.com.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Rio Grande do Sul
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”. Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Gravataí – No dia 30 de novembro, domingo, foi realizado o Encontro de Casais Espíritas – A arte de saber amar – na sede da Sociedade Beneficente Espírita Vinha de Luz.  Informações por meio do e-mailencontrocasaisespiritas@gmail.com.
Itaiópolis – Nos dias 29 e 30 de novembro ocorreram dois eventos nas regiões da 7a. e 8a. UREs da Federação Espírita Catarinense, tendo como convidado o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. No sábado (29) o visitante proferiu palestra nas comemorações dos 99 anos do Centro Espírita Jesus de Nazareth, na zona rural, bairro de Poço Branco, município de Itaiópolis.
Rio Negrinho – No domingo (30 de novembro), o presidente da FEB desenvolveu seminário no Encontro da Família Espírita, em Rio Negrinho. Nos dois eventos os auditórios estavam lotados e contou com a presença do presidente da FEC Olenyr Teixeira. No Encontro Regional da Família Espírita, os adultos se reuniram no Clube Musical e as crianças e jovens no C.E. Francisco Spinelli. No total houve 352 inscritos, 15 instituições, provenientes de 11 cidades e mais alguns visitantes do vizinho Estado do Paraná. Houve também posse da nova diretoria da 7a. União Regional da FEC, dirigida por Altaídes Veiga. Nos dois eventos havia ambiente de confraternização, apresentações artísticas, lanches e, no segundo, almoço coletivo. Informações: diretoria@febnet.org.br; www.fec.org.br; www.febnet.org.br
São Paulo
São Paulo – A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) fechou uma parceria com a Vivo/Telefônica para o projeto Vivo Espiritualidade, que consiste no envio diário de SMS de mensagens edificantes, de bom ânimo e de conteúdo espiritual. Também, o assinante poderá, gratuitamente, acessar o portal de voz para ouvir mensagens de paz e de conforto espiritual. Mais informações encontram-se no sitehttp://vivomaissaudavel.com.br/servicos-para-voce/vivo-espiritualidade/.  A USE-SP será responsável pelo conteúdo das mensagens tanto de SMS como de VOZ.
– O Curso de Passes é realizado toda sexta-feira, das 20h às 21h, no Nova Era: Rua Domingos de Meira, 135, Campo Limpo, rua localizada em frente ao novo Piscinão – Sharp, paralela com a Rua do Colégio Maluy.  Informações pelo telefone (11)99169-3643 ou pelo e-mail am.moura64@gmail.com.
– Neste domingo, 7 de dezembro, às 9h, Agnaldo Paviani fará uma palestra no Centro Espírita Caminho da Luz: Av. Sapopemba, 648, Água Rasa.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A III Semana Espírita da Casa do Consolador foi realizada do dia 1a 5 de dezembro.  A programação contou com as presenças de Rosangela Pires, Andreia Bien, Américo Canhoto, Mônica de Medeiros, Fabio Fadel, Margarete Áquila e Manolo Quesada.
– O Curso de Orientação Espírita – Plantonista – é realizado toda sexta-feira, das 20h às 22h, no Núcleo Espírita Segue a Jesus: Rua Valdemar Martins, 1138, Parque Peruche. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)3857-0171.
– Neide Guerra e o Grupo Vocal Reencontro farão um Evangelho Musical neste domingo, 7 de dezembro, às 8h30, no Centro Espírita Francisca Souza: Rua Ivoturucaia, 431, Vila Curuçá, São Miguel Paulista. Na segunda-feira, 8 de dezembro, às 19h30, Neide e o Reencontro se apresentarão no Núcleo Espírita Chico Xavier: Rua Sabato D’Ângelo, 890, Itaquera.  No dia 11 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, os confrades farão uma apresentação no Centro Espírita Obreiros do Senhor: Rua Bispo Isaías Sucasas, 246, Jardim Verônica, Ermelino Matarazzo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Plínio Bueno Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “Você prefere ter razão ou ser feliz?” no dia 14 de dezembro, domingo, às 15h, no Núcleo de Estudos Espírita Apóstolo Mateus: Rua Brigadeiro Vilela Junior, 126, Cachoeirinha. A harmonização será realizada por Pedro Gonzalez. Na ocasião será realizada a divulgação do livro “Uma ponte para a eternidade” por Teresinha Bueno Penteado.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 13 de dezembro, sábado, às 18h, na Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho: Rua Jandaia do Sul, 190, Vila Guilhermina. Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– O Curso de Teatro será realizado pela Companhia Curanista de Teatro às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, e, aos sábados, das 13h às 16h, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó.  Informações pelo telefone (11)3931-7432 ou pelo e-mail companhiacuranista@gmail.com.
– A peça “Um amor de renúncia” será encenada aos domingos, às 18h, no Teatro Paiol Cultural: Rua Amaral Gurgel, 164, Centro.  Informações pelo telefone (11)3337-4517 ou no site www.ramakriya.com.br.
– Renato Pietro apresentará a peça “Encontros impossíveis” aos sábados (19h) e domingos (17h), no Teatro Jaraguá: Rua Martins Fontes, 71, Centro.  Informações pelo telefone (21)99515-0166 ou pelo e-mailxodo69@gmail.com.
– O IEEF: Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (Rua Mesquita, 789, Jardim da Glória) realiza três cursos.  Toda quinta-feira, a partir das 16h, o curso é “Concepção Filosófica de Deus”.  O curso “Cartas paulinas” é realizado toda sexta-feira, a partir das 18h e, aos sábados, às 14h, o curso é “O pensamento filosófico no Cristianismo dos primeiros tempos”. Informações pelo telefone (11)4324-1846, no site www.ieef.org.br ou pelo e-mail instituto@ieef.org.br.
– Espíritas homenageiam Allan Kardec e preparam Congresso para debater Ética e Educação. O Codificador do Espiritismo, nascido em 3 de outubro de 1804, na França, inspira também tema de evento que vai reunir cerca de 1.200 congressistas em Santos, em abril de 2015.  Às portas de mais um aniversário de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, a Comissão Organizadora do 16º Congresso Estadual de Espiritismo reuniu-se, em Praia Grande, no litoral paulista, para formatação do evento, que terá lugar na Arena Santos, de 18 a 21 de abril de 2015.  Além das conferências abertas ao grande público, o evento vai receber cerca de 1.200 congressistas, que vão debater e refletir, à luz do Espiritismo, os caminhos pelos quais deve trilhar a humanidade a fim de alcançar padrões de comportamento humano alicerçados na Ética, na Educação e no Amor fraterno.  “A fraternidade e o respeito ao semelhante são regras básicas do código de trânsito espiritual que Deus legou às criaturas, segundo ensina o Espírito Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier”, assevera Allan Kardec Pitta Veloso, presidente da USE – Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “E a construção do mundo novo, que todos almejamos, passa pela renovação do homem”, acrescentou Pitta Veloso, ao final dos trabalhos em Praia Grande. Na formatação do 16º Congresso Estadual de Espiritismo, estão previstas conferências abertas ao público (no sábado e domingo à noite), três painéis de exposição, seguidos de debate, e um painel para conclusões, que darão origem à Carta de Santos, documento que vai nortear ações da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos próximos três anos.  O Congresso vai homenagear ainda algumas personalidades importantes do movimento espírita brasileiro, entre estes, um filho ilustre de Santos, Altivo Ferreira, que dedicou décadas de sua existência à causa espírita e participou diretamente do movimento espírita na Baixada Santista. “Apesar da limitação visual e das mais de 80 primaveras, Altivo continua fazendo palestras, duas ou mais vezes ao mês, principalmente no Centro Espírita Ismênia de Jesus, ao qual sempre esteve vinculado”, conta Zezinho de Abreu, uma das lideranças espíritas na Baixada.  No encerramento do Congresso, está prevista também apresentação de um Coral de 500 vozes, reunindo corais de vários grupos espíritas da região. Inscrições:congressousesp.com.br. Informações: (11)2950-6554;16congresso@usesp.org.br.
– No dia 30 de novembro, Deusa Samu trabalhou o tema “Natal, renascendo com Jesus todo dia” no Centro Espírita 3 de outubro. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Américo Canhoto participou de um Encontro dos Amigos do Grupo Pensando, no último domingo, 30 de novembro, na Casa do Consolador Real.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 30 de novembro, foi realizada uma sessão de pintura mediúnica com o médium Orlando Padovan na Casa do Caminho Meimei.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Allan Vilches fez uma palestra musical no dia 3 de dezembro, quarta-feira, no Grupo da Paz.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– “Você prefere ter razão ou ser feliz?” foi o tema da palestra que Plínio Bueno Penteado Junior fez no dia 4 de dezembro, quinta-feira, no Centro Espírita Fraternidade da Luz.  Plínio fez uma palestra sobre o tema “Mundos de expiações e provas” no dia 5 de dezembro, sexta-feira, na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samu fez uma palestra na segunda-feira, 1o de dezembro, no Centro Espírita Inácio P. Ramos.  Deusa estudou o tema “Luto” no dia 2 de dezembro, terça-feira, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neide Guerra fez uma palestra e o Grupo Vocal Reencontro, uma apresentação musical no dia 2 de dezembro, terça-feira, no Centro Espírita Obreiros do Senhor.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no dia 2 de dezembro, terça-feira, no Centro Espírita Obreiros do Senhor. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Amparo – No último sábado, 6 de dezembro, das 14h às 17h, Iris e Claudio Sinoti coordenaram o seminário “O ser virtuoso: a mulher e o homem de bem” na Sociedade Espírita Esperança: Rua Dep. Narciso Pieroni, 560.  Informações pelos telefones (19)3807-4565 ou 3808-8096.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Cultural Espírita Reflorescer (Rua São Vicente, 240, Jordanópolis) é esta:
9 – terça-feira – Tarcizio;
16 – terça-feira – Wagner Aulicino;
23 – terça-feira – Edson, Lia & Elisabete;
30 – terça-feira – Rosangela Pires & Anilto Aguiar.
Informações pelo e-mail centroculturalespirita@yahoo.com.br.
– No dia 4 de dezembro, quinta-feira, às 20h, Agnaldo Paviani fez uma palestra no Grupo Espírita Amor em Ação. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bragança Paulista – Allan Vilches fez uma palestra lírica na terça-feira, 2 de dezembro, na Loja Maçônica Estrela de Bragança. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Campinas – Ana Maria Checchinato, Alcides C. Bianchi e Carla Roberta M. Salles coordenaram o seminário “Diálogo com os Espíritos” no último sábado, 6 de dezembro, das 14h às 18h, na Sede da USE: Rua Pedro Braga, 130, Parque Itália.  Informações: fone (19)3028-7881 ou pelo e-mailusecampinas@usecampinas.edu.br.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de novembro do Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna foi encerrada no último domingo, 30, por Bruno Rodrigues, que fez a palestra “Visão psicológica e espiritual da sociopatia”, com harmonização dos Cantores da Luz. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Catanduva – No último domingo, 30 de novembro, José Antônio da Cruz fez uma palestra na Associação Beneficente Amigo Germano. Informações no site www.amigogermano.com.br.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Descalvado – O Curso Básico de Espiritismo tem duração de 14 semanas e é realizado toda segunda-feira, na Ced Seara de Luz – Núcleo de Assistência Social.  Inscrições na Biblioteca Espírita Renato Pessoa. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Franca – O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Guarulhos – Agnaldo Paviani fez uma palestra no último sábado, 6 de dezembro, às 20h, no Centro Espírita Discípulos do Evangelho: Rua Francisco Foot, 1.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Ibirá – O 3º Encontro Jovem Espírita será realizado neste domingo, 7 de dezembro, das 13h às 17h, no Núcleo Espírita Assistencial e Educacional Caridade e Luz: Av. Feliz H. J. Gattaz, 154, São Benedito.  O evento contará com palestras de André Sobreiro: “O Jovem na Transição Planetária”; José Antonio: “A participação do Jovem na Casa Espírita”.  Realização: Mocidade Espírita de Ibirá e do Centro Espírita União.  Informações com Camila, pelo telefone (17)98164-1984 ou com Arthur, 99101-1725 ou pelo e-mailencontromeib@gmail.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – O curso rápido “A vida em Nosso Lar – a cidade espiritual” é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122. Informações:donizete.pinheiro@gmail.com.
– O Centro Espírita Luz, Fé e Caridade (Rua Gonçalves Dias, 464) realiza toda quarta-feira, a partir das 19h30, um Estudo sobre o ESDE. Informações pelo e-mail esde_celfc@yahoo.com.br.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz é realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor é Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações:nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Wellerson Santos coordenou o seminário “Atendimento fraterno com Jesus” no último sábado, 6 de dezembro, às 15h, no Centro Espírita Luz e Verdade.  No mesmo dia e local, porém às 20h, Wellerson fez a palestra “Natal com Jesus”.  O confrade fez uma palestra sobre o tema “Ide e pregai” no dia 5 de dezembro, sexta-feira, no Lar Amelie Boudet.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Penápolis – A programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita Allan Kardec (Av. Luís Osório, 1262) é esta:
8 – segunda-feira – 20h – Luiz Augusto de Macedo: “O Susto e a Lição”;
15 – segunda-feira – 20h – Rita de Cássia Oliveira das Mercês Minghin: “Jesus de Nazareth”;
22 – segunda-feira – 20h – Diogo do Nascimento Cáceres: “Jesus, a Luz do Mundo”;
29 – segunda-feira – 20h – João Gabriel Pereira Nobre de Paula.
Obs.:- A transmissão dos passes inicia às 19h30. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rancharia – O Encontro Fraterno das USEs Regionais de Assis e Presidente Prudente foi realizado no último final de semana, dias 29 e 30 de novembro, no Centro Espírita “Joana D’Arc”. A programação contou com as presenças de Wellington Gonçalves, Corais Espíritas de Regente Feijó e Presidente Venceslau.  Realização e organização: U.S.E./ Intermunicipal de Rancharia.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Fé do Sul – Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli farão uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no dia 10 de dezembro, quarta-feira, às 20h, na Associação Espírita Beneficente Allan Kardec: Rua Treze, 335.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – Agnaldo Paviani fez uma palestra no dia 5 de dezembro, sexta-feira, na sede do Grupo Assistencial Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
Santos – Esta é a programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312):
8 – segunda-feira – 20h – Hélcio;
9 – terça-feira – 15h – Ângela;
15 – segunda-feira – 20h – Altivo Ferreira;
16 – terça-feira – 15h – Rita Guedes;
22 – segunda-feira – 20h – Geovanna;
23 – terça-feira – 15h – Claudia;
29 – segunda-feira – 20h – Ângela;
30 – segunda-feira – 15h – Gil.
Informações pelo telefone (13)3202-8080, pelo fax (13)3202-8083 ou pelo e-mail administracao@ismeniadejesus.org.br.
– Não perca o programa Espiritualidade em Debate, produzido pela AME-Santos.  Programa inédito aos domingos, às 20h, e reprise quinta-feira, às 17h, pela TV COM – Canal 11 da NET (Santos, São Vicente e Praia Grande). Para demais localidades: www.tvcomsantos.com.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– O 16º Congresso Estadual de Espiritismo terá como tema central “Para onde caminha a Humanidade: amor, educação e ética” e será realizado no período de 18 a 21 de abril de 2015, no Teatro Arena Santos.  O evento contará com conferências abertas ao público (no sábado e domingo à noite), três painéis sobre Amor, Ética e Educação, seguidos de debate, e um painel para conclusões, que darão origem à Carta de Santos, documento que vai nortear ações da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos próximos três anos; homenagens a Altivo Ferreira; e apresentação de um Coral de 500 vozes, reunindo corais de vários grupos espíritas da região.  Inscrições no sitecongressousesp.com.br.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail 16congresso@usesp.org.br.  Assessoria de Imprensa: Rubens Toledo (MTb 13776): telefones (19)3837-2035, 99705-9059 (VIVO) e 98129-6159 (TIM), pelos e-mails rubenstol@gmail.com ou comunicacao@usesp.org.br.
São Bernardo do Campo – Neste domingo, 7 de dezembro, às 12h, o Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no Grupo de Estudos Espíritas Lírio Branco: Rua Joaquim Nabuco, 525. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samu fará uma palestra neste domingo, 7 de dezembro, às 19h, no Centro Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154. Informações no sitehttp://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– O estudo “O Espiritismo e a iluminação do ser” é realizado todo sábado, das 10h30 às 12h, no Centro Espírita Maria de Nazaré: Rua Orestes Suster, 929, Bairro das Casas. Informações pelos telefones 2374-2922 e 98676-0512 ou pelo e-mail unificação.sbc@gmail.com.
– Manolo Quesada fez uma palestra no dia 30 de novembro, domingo, no Centro Espírita Emmanuel.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – Todo sábado, das 16h às 17h30, o Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Benedito Guagliardi, 291, Romano Calil) realiza o Curso para Expositores Espíritas. O evento é realizado pela Associação de Divulgação da Doutrina Espírita.  Informações pelo e-mailalvelima@terra.com.br ou pelos telefones (17)3232-3321 ou 99791-1320.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
Sorocaba – A 27ª Feira do Livro Espírita de Sorocaba será realizada até o dia 24 de dezembro. O evento é uma promoção da USE Intermunicipal de Sorocaba.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sergipe
Aracaju – O 3º Workshop – Oficinas diversas de trabalhos manuais – será realizado neste domingo, 7 de dezembro, na sede do Grupo Espírita Renovação: Av. Coletora, C&95, Marcos Freire II.
Campo do Brito – No último final de semana, dias 29 e 30 de novembro, no Espaço Chico Xavier, foi realizado o 5º Campo do Brito Espírita: “Pelos Caminhos do Amor”.  A programação contou com as presenças de: Francisco Cajazeiras, Simão Pedro, Arte Nascente, Cia Amigos da Luz, Ítalo Lima, Junior Vidal, Leone Soares, José Aparecido, Merlânio Maia, Rick Debiazze, Betânia Brasil, Lirálcio Ricci, Iva Tai, Waneska Cipriano, Marcelo Pereira, Marcelo Niess e Marcio Eduardo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Tocantins
Gurupi – No dia 12 de dezembro, sexta-feira, às 17h30, os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes poderão acompanhar o grupo de estudos “O Livro dos Espíritos” nas visitas às cidades de Crixás e Aliança do Tocantins. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações no site:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Bezerra de Menezes realizou uma visita ao Centro Espírita Sarapião Ribeiro (Alvorada) no dia 5 de dezembro, sexta-feira. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende -marineif2001@gmail.com - que reside em Londrina, PR.
 
http://www.oconsolador.com.br/ano8/392/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário