a partir de maio 2011

domingo, 30 de novembro de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-30-11-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)



Distrito Federal
Brasília – O intercâmbio entre o mundo físico e o mundo espiritual sempre existiu.  Contudo, foi com o advento da Codificação da Doutrina Espírita, por Allan Kardec, que o fenômeno mediúnico tornou-se compreendido e que as variadas formas de comunicação puderam ser metodicamente empregadas e os mais belos e sublimes ensinamentos verdadeiramente compreendidos. Neste universo de informações de natureza moral, filosófica e evangélica vertidas dos planos espirituais superiores, existem aquelas que, concernentes à Jusfilosofia, abrem uma nova frente de interpretação e aplicação do Direito.  O livro “Filosofia espírita do Direito” reúne vários destes postulados e princípios.  A abordagem, numa linguagem acessível aos leigos, credencia a indicação de leitura da obra não apenas ao público jurídico-espírita, mas a todos aqueles que buscam compreender e vivenciar a moral evangélica e avaliar o progresso da sociedade humana sob o prisma da filosofia. Acesse e conheça a obra no link www.clubedeautores.com.br/book/170889. Mais informações pelo e-mailjosemarciodealmeida@yahoo.com.br.
– A Web TV mantida pela FEB apresenta ao público uma programação de qualidade, em uma linguagem moderna, formato dinâmico e atraente.  A emissora transmite via satélite, por cabo e também pela internet, lições de amor, consolo e reflexão com palavras e imagens de bem e solidariedade, com o selo de qualidade da FEB. Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=tFJN3CDpl8o.
Amapá
Macapá – O 4º Congresso Espírita do Amapá tem como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: 150 anos consolando corações, iluminando consciências” e está sendo realizado no período de 28 a 30 de novembro no Teatro das Bacabeiras.  Os temas transversais estudados são: momentos de arte com temática espírita, vendas de obras espíritas e sessão de autógrafos.  A programação é esta:
28 – sexta-feira – 19h – Jorge Elarrat: “O Evangelho segundo o Espiritismo, há 150 anos no mundo e nos corações”;
29 – sábado – 9h30 – Geraldo Campetti: “Jesus, guia e modelo para a humanidade”; 10h30 – Júlio César Roriz: “Allan Kardec e o Evangelho segundo o Espiritismo”; 14h30 – Orson Peter Carrara: “Consolador Prometido”; 16h – Felipe Menezes: “O Evangelho e a justiça da reencarnação”; 17h – Ana Teresa Camasmie: “A Divina Lei do amor”;
30 – domingo – 8h30 – Mirim Dusi: “A Construção do Homem de Bem”; 10h30 – Alberto Almeida: “Desafios para a vivência do Evangelho na atualidade”.
Informações com Odilardo Silva pelo telefone (96)3224-1730, no linkhttps://www.sympla.com.br/4-congresso-espirita-do-amapa-2014__22873, ou no site www.feamapa.com.br.
Bahia
Salvador – Claudio Amorim coordenará o seminário “Consumismo e não consumismo: uma abordagem espírita” neste domingo, 30 de novembro, das 8h30 às 11h30, no Centro Espírita Deus, Luz e Verdade: Rua Laura Costa, 198. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A diretoria da Associação de Medicina e Espiritismo da Bahia, AME-BA, encerrará o curso “O envelhecer e a espiritualidade – um novo olhar” no dia 13 de dezembro, sábado, na sede da Central da FEEB: Rua Jayme Rolemberg, 110, Brotas, das 14h30 às 17h.  Informações pelo telefone (71)3451-4386 ou pelo e-mail amebahiamed@yahoo.com.br.
– O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/.  Visite e verifique as novidades.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas. O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
– O XVII Encontro Estadual de Espiritismo teve como tema central “Vivendo o Evangelho em Comunidade Espírita” e foi realizado no último final de semana, dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia. Participaram do evento os seguintes palestrantes: Denise Lino, Rossano Klinjey, Margarete Áquila, Miriam Dusi, Creuza Lage, Marcel Mariano, André Peixinho, Nádia Matos, Ruth Mesquita e Divaldo Pereira Franco.  Informações pelo e-mailfeeb@feeb.org.br.
– O médium Rogério Leite tratou do tema “Cartas consoladoras” no dia 23 de novembro, domingo, no Centro Fraterno Luz e Caridade. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– De 27 a 29 de novembro ocorreu o Encontro Estadual de Dirigentes Espíritas.  Conduzido pela equipe da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), abordou o tema “Identidade cultural espírita”.  Informações na páginawww.feeb.com.br.
Salinas da Margarida – O XII Encontro Fraterno Espírita de Salinas tem como tema central “Senhor, que queres que eu faça?” e será encerrado neste domingo, 30 de novembro, no Hotel Fazenda Recanto Mutá.  A programação de encerramento é esta: 7h: café; 8h15: apresentação: O Divino Concerto – Claudia Matos e Tânia Moreira; 9h: Dádiva Mediúnica – Robson Ferrer; 9h45 – Senhor, que queres que eu faça – Paulo de Tarso; 10h30: Intervalo; 11h: Perguntas e respostas; 12h: almoço; 15h30: Encerramento; 16h: saída do hotel.  O evento contou com as presenças de Lusiane Bahia, Oscar Vulcão, Claudia Matos e Tânia Moreira.  Informações pelos telefones (75)8837-8877, 8837-8876, (71)3381-9834 ou 9601-6448.
Ceará
Fortaleza – A Federação Espírita do Estado do Ceará realizará a exposição “Espiritismo em Cores – Mensagens do Amor”, no dia 30 de novembro, domingo, às 17h.  O evento contará com apresentações musicais de Susy Holanda e Emanuel (Sax).  Informações pelo telefone (85)8871-3031.
– O Centro Espírita Casa de Miramez (Rua Hermínio Barroso, 3887, São João do Tatuapé) realiza todo sábado, à tarde, o estudo “A Porta para a Espiritualização – Escola de Aprendizes do Evangelho: conheça nas fraternidades”. Informações pelos telefones (85)3063-1477 ou 9224-0276 ou pelo e-mail casademiramez@gmail.com.
Espírito Santo
Vitória – O 12º Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo terá como tema central “Justiça Divina – 150 anos do livro O Céu e o Inferno” e será realizado no período de 18 a 20 de setembro de 2015.  Informações no sitewww.feees.org.br.
– Vilson Venturi coordenou o seminário “Atendimento fraterno” no dia 24 de novembro, segunda-feira, na Federação Espírita do Espírito Santo. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos sites www.grupoeavidacontinua.feego.org.br ouwww.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
– “Ciência, saúde e espiritualidade: desafios e transformações do século XXI”, este é o tema do 10º Mednesp, o encontro de medicina e espiritualidade da Associação Médico-Espírita (AME) do Brasil, que, com esta edição do evento, marca os seus 20 anos de fundação. O Mednesp ocorrerá de 3 e 6 de junho de 2015, no feriado de Corpus Christi, no coração do país, sendo esta, aliás, a primeira vez que é realizado no Centro-Oeste, já tendo passado pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.  Entre os temas que devem integrar a programação estão: “Mediunidade e saúde”, “Psiquiatria e espiritualidade”, “Experiência de quase morte”, “Sexualidade e saúde”, “Reencarnação como lei biológica” e “Espiritualidade nas práticas de saúde ambulatoriais e hospitalares”.  Alberto Almeida, Alexander Moreira de Almeida, Décio Iandoli Jr., Haroldo Dutra Dias, Júlio Peres, Marlene Nobre, Roberto Lúcio Vieira são alguns dos convidados para o evento, que terá a participação dos palestrantes internacionais Mário Beauregard e de Pim van Lommel.  Além da AME-Goiânia, o 10º Mednesp tem o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mais informações no sitewww.mednesp2015.com.br.
Mato Grosso
Cuiabá – No último domingo, 23 de novembro, foi encerrado o Encontro dos Amigos do Projeto Espiritizar, realizado pela Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  O tema desta edição foi “Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem” e os facilitadores foram Afro Stefanini II, Alírio de Cerqueira Filho, Lacordaire Faiad e Saulo Gouveia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas são às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – A Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE), a Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME-BH) e a Associação Espírita Célia Xavier (AECX) convidam para a noite de autógrafos do livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia” que ocorrerá em 6 de dezembro, às 18h30, na sede da AECX, na Rua Coronel Pedro Jorge, 314, no Bairro Prado, Região Oeste.  O evento terá a participação de Adilson Assis, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordenador do projeto “Ciência do Invisível” e do próximo Encontro Regional da LIHPE, em 2015. A entrada é gratuita.  O livro “O Espiritismo, as ciências e a filosofia”, de diversos autores, é composto de duas partes.  Na primeira se encontram trabalhos que mostram reflexões sobre as relações entre o pensamento espírita e o pensamento filosófico, especialmente o platonismo.  Encontra-se também uma revisão dos métodos usados por Allan Kardec para a fundamentação epistemológica do Espiritismo e uma síntese do impacto da obra de Herculano Pires na filosofia de sua época. A segunda parte é composta de temas na fronteira entre o Espiritismo e as ciências humanas e naturais, como o trabalho social de casas espíritas, a geografia do “mundo espiritual” e a relação tumultuada de Machado de Assis com as ideias espíritas de sua época. Também são discutidos os conceitos da Física usados dos livros espiritualistas “A Grande Síntese” e “A teoria corpuscular do Espírito”.  Editora: Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM), 322 páginas, Preço: R$30,00.  Assunto: Seminário: R. Interpessoais na Casa Espírita.  Informações pelo e-mailusefranca@gmail.comusefranca@gmail.com.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 é realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– Encerrou-se no dia 26 de novembro, quarta-feira, no Grupo Espírita da Fraternidade Albino Teixeira, o curso “Formação de Expositores Espíritas”.  A coordenação estava a cargo de Eliane Alves Batista.  Informações pelo e-mailgefrater.cee@gmail.com.
– A Bienal do Livro de Minas foi encerrada no último domingo, 23 de novembro, no Pavilhão de Feiras da Expominas.  A Ame Editora participou do evento e trouxe vários autores para autografarem seus livros. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Barbacena – Na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, às 19h30, o Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem (Rua Tomaz Gonzaga, 330, Boa Morte) receberá Roberto Valadão para estudar o tema “Fraternidade ensinada pelo Cristo”. Transmissão: http://www.redeamigoespírita/canal6.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Juiz de Fora – Realiza-se no dia 13 de dezembro, das 16h às 18h, na Fundação Espírita João de Freitas, na Rua São Mateus, 1.350, mais um seminário relativo às comemorações do Centenário de J. Herculano Pires. O tema do seminário será o livro “Revisão do Cristianismo”, de Herculano. Os mediadores do evento serão Cícero Villela e Arísio Fonseca Jr.
Poços de Caldas – O XVII Encontro para Estudos da Ciência Espírita encerrou-se no último domingo, 23 de novembro, no Palace Casino.  Participaram do evento: Adenauer Novaes, Alamar Regis, Clayton Levy, Elida Levy, Izaias Claro, José Carlos De Lucca, José Medrado, José Spencer Junior, Kau Mascarenhas, Mauro Kuwitko, Rossandro Klinjey, Irineu Barros, Severino Celestino da Silva, Walter Hart, Wladimyr Sanchez e Wanderley Soares de Oliveira.  Informações pelo telefone (35)3722-3545.
Uberaba – Duas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Uberlândia – O 1º Curso “Noções Básicas de Espiritismo” está sendo realizado aos sábados, das 16h30 às 18h, até o dia 20 de dezembro, na sede do Grupo Espírita Léon Denis: Rua Pedro Quirino da Silva, 750, Bairro Marta Helena.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Pará
Belém – Alberto Almeida fará uma palestra sobre o tema “Que saúde buscamos?  O que está por trás da doença?”, no dia 1º de dezembro, segunda-feira, no Hangar: Centro de Convenções da Amazônia.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paraná
Curitiba – Neste domingo, dia 30 de novembro, às 10h, no Teatro da FEP,  André Trigueiro profere palestra pertinente às comemorações dos 112 anos da Federação Espírita do Paraná. 
– No domingo passado, dia 23 de novembro, realizou-se um seminário coordenado por Alessandro Viana Vieira de Paulo, no auditório da Sede Histórica da FEP, na Alameda Cabral, 300.   
Alvorada do Sul – O 2392º Encontro Fraterno Auta de Souza tem como tema central “Humanidade em defesa da vida” e será encerrado neste domingo, 30 de novembro, na Escola Municipal Semente do Saber: Rua José Januário da Silva, 818.  Informações no Centro Espírita Meimei, pelo telefone (43)3661-2707 ou pelo e-mail fabio.assis2010@hotmail.com
Balsa Nova – André Trigueiro fez uma palestra na Jornada Doutrinária, realizada em comemoração dos 112 anos da Federação Espírita do Paraná, no dia 29 de novembro, sábado, às 20h, no Recanto Lins de Vasconcelos – Centro de Treinamento da Federação Espírita do Paraná.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promoveu todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, palestras em sua sede.  A programação de novembro foi encerrada no dia 26, por Paulo Henrique M. Morais.
Ibiporã  Antônio Saviani proferiu palestra sobre o tema "As bênçãos da reencarnação", dia 26 de novembro, às 20h15, na FEMEL – Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319.
Londrina – Neste domingo, dia 30 de novembro, às 9h30, Osny Galvão profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
- Edson Ronque profere palestra na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42, também neste domingo, dia 30 de novembro, às 10h. 
- Rodrigo Spinoza profere palestra sobre o tema "Vivenciando o Evangelho de Jesus", no Centro Espírita Auta de Souza, na Rua Antonio Marcelino de Oliveira, 450, no dia 30 de novembro, às 16h.
- Toda 4ª feira, das 20h às 21h30, reúne-se o Grupo de estudo do livro "Cura e Libertação", de José Carlos de Lucca, sob a coordenação de Marinei Rezende. Local: Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, Rua Eleonor Roosevelt, 133.  
– No último domingo, 23 de novembro, foi encerrado o 2o Encontro Lins de Vasconcellos no Centro Espírita Nosso Lar.  A palestra de encerramento foi “Emoções Perturbadoras”, proferida por Anete Guimarães. Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
- Maria D'Carmo Caetano proferiu palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 29 de novembro, às 14h30. 
- José Gonçalves proferiu palestra na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança, na Rua Serra Formosa, 206, no dia 29 de novembro, às 17h. 
- No dia 5 de dezembro, às 20h, o Coral Espírita Nosso Lar e Marinei Rezende apresentarão o tema "Um Conto de Natal" no Centro Espírita Maria de Nazaré,  na Rua Girassol, 200.  
- Luiz Claudio Assis Pereira fará palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 6 de dezembro, às 14h30.  
- O Coral Espírita Nosso Lar e Marinei Rezende apresentarão o tema "Um Conto de Natal" na Casa Fabiano de Cristo, na Rua Roberto Beverglieri Filho, no dia 6 de dezembro, às 15h.   
Rolândia – O Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno tem coordenação de Alexandre Xavier de Camargo na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.  O último encontro foi realizado no sábado, 29 de novembro, às 15h, sobre o tema “O homem consciente; ter e ser. A conquista de si mesmo”. 
– O 24º Mês Espírita de Rolândia foi encerrado ontem, dia 29 de novembro, por Célia Baldin, na Casa Espírita União: Rua Alfredo Moreira Filho, 252.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Wenceslau Braz – Começa no dia 4 de dezembro, às 20h, a 4ª Jornada Espírita e Feira do Livro Espírita de Wenceslau Braz, com palestra a ser proferida pelo confrade Luiz Henrique da Silva, presidente da Federação Espírita do Paraná, sobre o tema "O Cristo consolador".                                
- No dia 5 de dezembro, às 20h, Francisco Ferraz Batista falará sobre o tema "Os ângulos do Espiritismo, como o Consolador prometido".
Local das palestras: Centro Espírita João Batista, Rua Prefeito Benedito Correa, s/nº, Centro, em Wenceslau Braz.
Pernambuco
Recife – A V Jornada Pernambucana de Saúde e Espiritualidade será encerrada neste domingo, 30 de novembro, no Hospital Pedro II – IMIP.  O evento é uma realização da AME/Pernambuco e conta com as presenças de: Ney Pietro Peres, Júlio Peres, Mario Peres, Juliane Peres Marcante, André Luiz Ramos, Wallace Lima e Leonardo Machado.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Seminário “Relações Interpessoais na Casa Espírita” foi coordenado por Nadja Naíra no último sábado, 29 de novembro, das 14h às 17h, na Comissão Estadual de Espiritismo – CEE: Rua Iguatu, 135, Campina do Barreto. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A AME-EPE publica boletim eletrônico onde divulga a agenda de atividades dos meses seguintes no link: AME-PE BOLETIM AGOSTO2014.  Mais informações: no blog ame-epe.blogspot.com.br.
– A programação de novembro da Federação Espírita Pernambucana foi encerrada no último domingo, 23, com um Simpósio coordenado por Suely Caldas Schubert e com uma palestra proferida pela oradora. Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Camaragibe – A Fraternidade Espírita de Aldeia (Av. Araça, 952, Aldeia, km 101) programou as seguintes palestras para o mês de dezembro:
6 – sábado – Adalberto;
13 – sábado – Euclides;
20 – sábado – Wilton Vicente: “Natal é todo dia”;
27 – sábado – Ivan Sobral: “Esse ano quero paz no meu coração”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Fraternidade Espírita de Aldeia (Av. Araça, 952, Aldeia, km 101) encerrou sua programação de palestras do mês de novembro no último sábado, 29, com a presença de Júlio Galamba e o tema “Espiritismo e as Outras Religiões”. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Caruaru – No último domingo, 23 de novembro, Luiz Fernando Lopes coordenou o seminário “Sexo e Consciência” na sede da ACIC: Associação Comercial e Empresarial de Caruaru. Promoção: Conselho Municipal de Espiritismo. Informações nos sites http://www.acic-caruaru.com.br ouwww.semesc.com.br.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto?  São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.  Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.  São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale desse trabalho, DIVULGUE!!!  Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede da Audioteca: Rua Primeiro de Março, 125, Centro.  Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta solicitar o livro pelo telefone (21)2233-8007, escolhendo o título pelo site (http://audioteca.org.br/noticias.htm), e eles serão enviados, gratuitamente, pelos Correios.  A maior preocupação dos responsáveis reside no fato de que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.  É necessário atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.  Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem!  O horário de atendimento é das 8h às 16h.  A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!  Então, por favor, repassem esta notícia.  É um belo trabalho!  Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor, fique à vontade.  É tudo do que eles precisam.
– O Curso “Psicologia e espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e realizado até dezembro, no Núcleo de Estudos da Psicologia e Espiritualidade.  Informações no site www.henriquefernandes.com.br.
Armação dos Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Macaé – A União Espírita Macaense realiza em 2014 os Encontros com Jesus – Reunião de Fraternidade.  O próximo encontro será neste domingo, dia 30 de novembro, às 17h, na Casa do Caminho: Estrada do Imburo, km 2, Ajuda.  Nesse encontro, Florisbela Freixo fará uma palestra sobre o tema “Parábola: O Joio e o Trigo”.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Mendes – O Seminário Pietro Ubaldi teve como tema central “Pensamento social do Cristo pela visão de Pietro Ubaldi” e foi encerrado no último domingo, 23 de novembro, no Centro Marista. Participaram do evento: Jorge Damas Martins, Ferdinando Ruzzante, Emílio Ruzzante, Rogério Tadeu, Pedro S. Martins, Solange Portugal e Antônio Fernandes.  Informações pelos e-mailspaulorouvier@domain.com.br ou rouvier@domain.com.br.
Niterói – Cristiane Beira coordenou o seminário “Viver Jesus”, no último sábado, 29 de novembro, das 17h30 às 20h, na Sociedade Espírita Fraternidade: Rua Passo da Pátria, 38, São Domingos.  Informações pelo telefone (21)2717-8235.
Nova Friburgo – José Henrique Rubim de Carvalho fez uma palestra sobre o tema “Nas zonas inferiores” no dia 24 de novembro, segunda-feira, no Grupo de Estudos Espíritas Legionários da Luz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Ostras – A Fundação Joanna de Ângelis (Rua Vassouras, Lt. 20, Qd. 16, Jardim Marilea) realiza Estudos da Doutrina Espírita em vários horários.  Terça-feira, às 17h, O Livro dos Médiuns e, às 20h, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos. Nas quartas-feiras, às 20h, Iniciação ao estudo da Doutrina Espírita.  Informações: telefone (22)2764-9273 ou pelo e-mail funjodangelis@yahoo.com.br.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de dezembro no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
3 – quarta-feira – 19h – Cassio Nascimento: A construção do homem de bem;
10 – quarta-feira – 19h – Vladimir Socostinic: Obsessão e suicídio;
17 – quarta-feira – 19h – Roberto Ferreira: palestra musicada.
Informaçoes pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
– Gerson Simões Monteiro coordenará o seminário “Objetivo da materialização dos Espíritos” no dia 6 de dezembro, sábado, às 15h, no Grupo Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário.  Informações pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com, pelo telefone (22)99905-7829 ou no sitewww.nelioluzze.blogspot.com.
– A programação de palestras do mês de novembro no Grupo Espírita Nosso Lar foi encerrada por Júlio Freixo, que falou sobre “Dai de graça o que de graça recebeste”, no dia 26, quarta-feira.  Informações pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
– Na última terça-feira, 25 de novembro, às 20h, Gabriel Cunha fez uma palestra sobre o tema “O homem de bem” na Sociedade Espírita Paulo de Tarso.  Informações pelos e-mails decio.bressanin@gmail.com ouadm@nedvida.com.br.
Rio Grande do Norte
Natal – O presidente da FEB, durante programa promovido pela Federação Espírita do Rio Grande Norte, atuou em Encontros de Dirigentes em dois extremos do Estado: em Mossoró e em Natal. Em Natal, na sede da FERGN, reuniram-se dirigentes que integram as Comissões Regionais da Capital, do Sul e do Norte. Nos dois encontros o tema foi união e unificação e foram dirigidos pelo presidente da FERGN Eden Ernesto da Silva Lemos. Aviagem coincidiu com evento na antiga casa de Auta de Souza e atual Escola Estadual Auta de Souza em Macaíba. Com a presença do Secretário de Cultura e Desportos de Macaíba, diretora e professoras da Escola, presidente da FERGN Eden Ernesto da Silva Lemos, espíritas da cidade e de Natal, houve a solenidade na Escola – com 104 anos de funcionamento -, para marcar cuidados com a mesma e inclusive com o jasmineiro histórica e entrega de mudas ao Secretário Municipal  e ao presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. Auta de Souza nasceu em Macaíba
(1876) e desencarnou em Natal (1901). É reverenciada no Estado como poetisa.   
– Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Mossoró – Dois Encontros de Dirigentes em regiões extremas do Estado: em Mossoró e em Natal; evento na antiga casa de Auta de Souza e atual Escola Estadual Auta de Souza em Macaíba; e, palestra na comemoração do aniversário do ESDE na sede da FERGN, foram as atividades desenvolvidas pelo presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, a convite da Federação Espírita do Rio Grande Norte, entre os dias 21 e 23 de novembro.  No Encontro em Mossoró, compareceram seis cidades que integram as Comissões Regionais Oeste e do Vale. E evento foi na sede do Núcleo de Estudos Espíritas Casa do Caminho. Em Natal, na sede da FERGN, reuniram-se dirigentes que integram as Comissões Regionais da Capital, do Sul e do Norte. Nos dois encontros o tema foi união e unificação e foram dirigidos pelo presidente da FERGN Eden Ernesto da Silva Lemos. Informações: www.fern.org.br; cfn@febnt.org.br 
Rio Grande do Sul
Bento Gonçalves – Na última segunda-feira, 24 de novembro, foi realizada uma sessão de pintura – pictografia – com a médium Maria Gertrudes Coelho, no Centro Espírita Allan Kardec.  A renda do evento foi revertida para as obras assistenciais da Fundação Espírita Jerônimo Mendonça.  Informações no site www.fejm.com.br, no link www.youtube.com/watch?v=_4XWl1vx_lwou pelo e-mail samiraturconi@hotmail.com.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Rondônia
Porto Velho – A 1ª Semana Espírita de Porto Velho foi encerrada no último domingo, 23 de novembro, por Hélio Ribeiro Loureiro, que coordenou o seminário “Perdão e Autoperdão”, na sede da OAB-RO.  A programação contou com as presenças de Alberto Almeida, Jorge Elarrat, Herculis França Romano, Vagner Silva e Hélio Ribeiro Loureiro.  Informações no sitehttps://www.sympla.com.br/i-semana-espirita-de-porto-velho.
– Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – José Henrique Rubim de Carvalho fez uma palestra sobre o tema “Novo paradigma para a medicina do séc. XXI e a contribuição da série André Luiz”, no último sábado, 29 de novembro, às 10h15, no Teatro Multiuso de São José (Centro de Convenções): Av. Beira Mar de São José. O evento é uma realização da AME/Nova Friburgo.  O evento fez parte do IV Fórum Nacional de Paranormalidade e Mediunidade.
– O 4º Fórum Nacional de Mediunidade e Paranormalidade foi realizado na Grande Florianópolis, na Avenida Beira Mar de São José – Centro de Convenções Multiuso, no dia 29 de novembro, sábado. Os temas abordados foram: (1) Obsessão – uma relação delicada e mal compreendida – Maísa Intelisano; (2) Homeopatia: Ação sobre os fenômenos espirituais e obsessão – Ricardo Di Bernardi; (3) Novo paradigma na medicina do século XXI e as contribuições da série André Luiz – José Henrique Rubim; (4) Sentimentos e emoções na Teoria da Mente Imortal – Júlio Goelzer; (5) Mediunidade nos dias atuais – Conferência de encerramento – Maísa Intelisano.  Informações pelo telefone (48)9685-2223 ou nos sites www.3milenio.org ouwww.icefaovivo.com.br.
Gravataí – Neste domingo, dia 30 de novembro, das 8h30 às 17h, será realizado o Encontro de Casais Espíritas – A arte de saber amar – na sede da Sociedade Beneficente Espírita Vinha de Luz: Rua Jerônimo Timóteo da Fonseca, 777, PDA 72.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do e-mail encontrocasaisespiritas@gmail.com.
São Paulo
São Paulo – A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) fechou uma parceria com a Vivo/Telefônica para o projeto Vivo Espiritualidade, que consiste no envio diário de SMS de mensagens edificantes, de bom ânimo e de conteúdo espiritual. Também, o assinante poderá, gratuitamente, acessar o portal de voz para ouvir mensagens de paz e de conforto espiritual.  Mais informações encontram-se no sitehttp://vivomaissaudavel.com.br/servicos-para-voce/vivo-espiritualidade/.  A USE-SP será responsável pelo conteúdo das mensagens tanto de SMS como de VOZ.
– Neste domingo, dia 30 de novembro, às 10h, Deusa Samu trabalhará o tema “Natal, renascendo com Jesus todo dia” no Centro Espírita 3 de outubro: Rua Clélia, 669, Lapa.  Deusa fez uma palestra no último domingo, 23 de novembro, no Centro Espírita Pescadores de Amor.  A expositora fez uma palestra na terça-feira, 25 de novembro, no Centro Espírita Irmã Shirley.  Na quarta-feira, 26 de novembro, Deusa fez uma palestra sobre o tema “Natal” no Centro Espírita do Calvário. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Américo Canhoto participará de um Encontro dos Amigos do Grupo Pensando, neste domingo, 30 de novembro, às 14h, na Casa do Consolador Real: Rua Guapiaçu, 75, Mirandópolis.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neste domingo, 30 de novembro, às 14h, será realizada uma sessão de pintura mediúnica com o médium Orlando Padovan na Casa do Caminho Meimei: Rua Luís Pucci, 153, Vila Ema.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso de Passes é realizado toda sexta-feira, das 20h às 21h, no Nova Era: Rua Domingos de Meira, 135, Campo Limpo, rua localizada em frente ao novo Piscinão – Sharp, paralela com a Rua do Colégio Maluy.  Informações pelo telefone (11)99169-3643 ou pelo e-mail am.moura64@gmail.com.
– Allan Vilches fará uma palestra musical no dia 3 de dezembro, quarta-feira, às 19h, no Grupo da Paz: Rua Pereira Caldas, 120, Aclimação. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– “Você prefere ter razão ou ser feliz?” será o tema da palestra que Plínio Bueno Penteado Junior fará no dia 4 de dezembro, quinta-feira, às 20h, no Centro Espírita Fraternidade da Luz: Rua Moisés, 555, Vila Aricanduva.  Plínio fará uma palestra sobre o tema “Mundos de expiações e provas” no dia 5 de dezembro, sexta-feira, às 20h, na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo: Rua Alex Carrel, 123, Pirituba. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samu fará uma palestra na próxima segunda-feira, 1o de dezembro, às 20h, no Centro Espírita Inácio P. Ramos: Rua Almeida Lisboa, 199, Vila Mariana.  Deusa estudará o tema “Luto” no dia 2 de dezembro, terça-feira, às 13h30, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho: Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Jardim Anália Franco.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neide Guerra fará uma palestra e o Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 2 de dezembro, terça-feira, às 19h30, no Centro Espírita Obreiros do Senhor: Rua Bispo Isaías Sucasas, 246, Jardim Verônica, Ermelino Matarazzo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 2 de dezembro, terça-feira, às 19h30, no Centro Espírita Obreiros do Senhor: Rua Bispo Isaias Sucasas, 246, Jardim Verônica, Ermelino Matarazzo. Informações: e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Centro Espírita Caminho da Luz (Av. Sapopemba, 648, Água Rasa) receberá Agnaldo Paviani para uma palestra com tema livre no dia 7 de dezembro, domingo, às 9h.
– O Curso de Orientação Espírita – Plantonista – é realizado toda sexta-feira, das 20h às 22h, no Núcleo Espírita Segue a Jesus: Rua Valdemar Martins, 1138, Parque Peruche.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)3857-0171.
– O Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita foi realizado aos sábados, das 8h30 às 13h, na sede da USE do Estado de São Paulo: Rua Dr. Gabriel Piza, 433. Os facilitadores foram: Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar, Maurício Romão, Hélio Alves Correa e Sílvio Costa. A coordenação do curso, de Julia Nezu, e o dirigente da turma, Geraldo Ribeiro.  O cronograma das aulas foi este: 22 e 29 de novembro.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou no site www.usesp.org.br.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– O Curso de Teatro será realizado pela Companhia Curanista de Teatro às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, e, aos sábados, das 13h às 16h, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. Informações pelo telefone (11)3931-7432 ou pelo e-mail companhiacuranista@gmail.com.
– A peça “Um amor de renúncia” será encenada aos domingos, às 18h, no Teatro Paiol Cultural: Rua Amaral Gurgel, 164, Centro.  Informações pelo telefone (11)3337-4517 ou no site www.ramakriya.com.br.
– Renato Pietro apresentará a peça “Encontros impossíveis” aos sábados (19h) e domingos (17h), no Teatro Jaraguá: Rua Martins Fontes, 71, Centro.  Informações pelo telefone (21)99515-0166 ou pelo e-mailxodo69@gmail.com.
– O IEEF: Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (Rua Mesquita, 789, Jardim da Glória) realiza três cursos.  Toda quinta-feira, a partir das 16h, o curso é “Concepção Filosófica de Deus”.  O curso “Cartas paulinas” é realizado toda sexta-feira, a partir das 18h e, aos sábados, às 14h, o curso é “O pensamento filosófico no Cristianismo dos primeiros tempos”.  Informações pelo telefone (11)4324-1846, no site www.ieef.org.br ou pelo e-mail instituto@ieef.org.br.
– Espíritas homenageiam Allan Kardec e preparam Congresso para debater Ética e Educação. O Codificador do Espiritismo, nascido em 3 de outubro de 1804, na França, inspira também tema de evento que vai reunir cerca de 1.200 congressistas em Santos, em abril de 2015.  Às portas de mais um aniversário de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, a Comissão Organizadora do 16º Congresso Estadual de Espiritismo reuniu-se, em Praia Grande, no litoral paulista, para formatação do evento, que terá lugar na Arena Santos, de 18 a 21 de abril de 2015.  Afora as conferências abertas ao grande público, o evento vai receber cerca de 1.200 congressistas, que vão debater e refletir, à luz do Espiritismo, os caminhos pelos quais deve trilhar a humanidade a fim de alcançar padrões de comportamento humano alicerçados na Ética, na Educação e no Amor fraterno.  “A fraternidade e o respeito ao semelhante são regras básicas do código de trânsito espiritual que Deus legou às criaturas, segundo ensina o Espírito Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier”, assevera Allan Kardec Pitta Veloso, presidente da USE – Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “E a construção do mundo novo, que todos almejamos, passa pela renovação do homem”, acrescentou Pitta Veloso, ao final dos trabalhos em Praia Grande.  Na formatação do 16º Congresso Estadual de Espiritismo, estão previstas conferências abertas ao público (no sábado e domingo à noite), três painéis de exposição, seguidos de debate, e um painel para conclusões, que darão origem à Carta de Santos, documento que vai nortear ações da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos próximos três anos. O Congresso vai homenagear ainda algumas personalidades importantes do movimento espírita brasileiro, entre estes, um filho ilustre de Santos, Altivo Ferreira, que dedicou décadas de sua existência à causa espírita e participou diretamente do movimento espírita na Baixada Santista.  “Apesar da limitação visual e das mais de 80 primaveras, Altivo continua fazendo palestras, duas ou mais vezes ao mês, principalmente no Centro Espírita Ismênia de Jesus, ao qual sempre esteve vinculado”, conta Zezinho de Abreu, uma das lideranças espíritas na Baixada.  No encerramento do Congresso, está prevista também apresentação de um Coral de 500 vozes, reunindo corais de vários grupos espíritas da região.  Inscrições:congressousesp.com.br.  Informações: (11)2950-6554 ou16congresso@usesp.org.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Morri... e agora?” no último domingo, 23 de novembro, no Grupo Espírita Joanna de Cuza.  “Desencarnação – o processo” foi o tema que Manolo tratou no dia 24 de novembro, segunda-feira, no Centro Espírita Kardecista Paulo de Tarso.  O confrade fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” no dia 25 de novembro, terça-feira, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho.  O orador fez uma palestra no dia 26 de novembro, quarta-feira, na Associação Beneficente Espírita Caminho da Verdade.  Manolo fez uma palestra sobre o tema “Evoluir é simples, nós é que complicamos” no dia 29 de novembro, sábado, às 16h, na Instituição Beneficente José de Mococa: Rua Dr. Benedito Tolosa, 856, Parque Bristol.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No dia 27 de novembro, quinta-feira, Allan Vilches fez uma palestra musical no Centro Espírita Estrela da Manhã.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso “Terapia de vidas passadas e regressão de memória direta e indireta” foi encerrado no último domingo, 23 de novembro. Informações pelo e-mail suzanasterapia@hotmail.com ou no sitewww.terapiavidaspassadas.com.br/curso.
– No último domingo, 23 de novembro, Allan Vilches fez uma palestra musical no GABEM.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Josafá Teixeira fez uma palestra sobre o tema “Gratidão” no dia 28 de novembro, sexta-feira, no Núcleo Espirita Kardecista Lírios do Campo. Informações no site www.useimc.com.br ou pelo e-mailuseimc@useimc.com.br.
– O Centro de Estudos Espírita Allan Kardec recebeu Plínio Bueno Penteado Junior para estudar o tema “A missão de Allan Kardec” no dia 25 de novembro, terça-feira.  A harmonização foi realizada por Paula Zamp e Gabriel.  “Cap. 23 do ESE: Deixai os mortos enterrarem seus mortos” foi o tema da palestra que Plínio fez no dia 26 de novembro, sexta-feira, no CEJOO: Centro Espírita Josefa Olímpia de Oliveira.  “Você prefere ter razão ou ser feliz?” foi o tema da palestra que o expositor fez no dia 28 de novembro, sexta-feira, no Núcleo Assistencial Espírita Joanna de Ângelis. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Hércules recebeu Deusa Samu para uma palestra sobre o tema “Educação para a morte/luto” no dia 24 de novembro, segunda-feira.
– Ana Ariel fez uma palestra musical sobre o tema “Reforma íntima dentro do lar” no dia 27 de novembro, quinta-feira, no Centro Espírita Casa branca do Caminho. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na última sexta-feira, dia 28 de novembro, foi encerrado o curso intensivo “O que é o Espiritismo” no Grupo Espírita Geam. Informações pelo e-mailconscienciaespirita@hotmail.com.
Americana – Juliana Mandato Ferragut fez uma palestra sobre o tema “Espiritismo e moléstia infecciosa” no dia 25 de novembro, terça-feira, no Centro Espírita Paz e Amor.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – No dia 4 de dezembro, quinta-feira, às 20h, Agnaldo Paviani fará uma palestra no Grupo Espírita Amor em Ação: Av. Armando Colângelo, 410.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Allan Vilches fez uma palestra musical na terça-feira, 25 de novembro, no Centro Cultural Reflorescer.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Auriflama – Na segunda-feira, 24 de novembro, Luiz Augusto Macedo fez uma palestra sobre o tema “A imaturidade e o tempo” no Núcleo Espírita Jesus de Nazaré.  Informações com Joaquim Ribeiro pelo telefone (17)99617-3011.
Avanhandava – No último domingo, 23 de novembro, Nahon Castro tratou do tema “Alegria, receita para uma vida saudável” no Centro Espírita Francisco de Assis.  No dia 26 de novembro, quarta-feira, Luiz Augusto Macedo fez uma palestra no mesmo local.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bálsamo – Na última segunda-feira, 24 de novembro, Jesus Carlos Sanches Perez fez uma palestra no Centro Espírita Santo Agostinho. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bragança Paulista – Allan Vilches fará uma palestra lírica na próxima terça-feira, 2 de dezembro, às 20h, na Loja Maçônica Estrela de Bragança: Rua Prof. Fernando da Silva Leme, 100, Jardim do Sul.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cajobi – José Antônio da Cruz fez uma palestra sobre o tema “Vivência” nos dias 22 e 23 de novembro, sábado e domingo, no Grupo de Estudos Espíritas “A Caminho da Luz”.  No dia 27 de novembro, quinta-feira, foi a vez de André Sobreiro. Informações pelo e-mail andresobreiro@yahoo.com.br ou no sitewww.portaldeluzseverinia.blogspot.com.
Campinas – Deusa Samu fez uma palestra sobre o tema “Ciência, filosofia e religião. Novos rumos” no dia 29 de novembro, sábado, às 10h, no Centro Espírita Casa de Jesus: Rua Arthur Teixeira de Campos, 222. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de novembro do Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) será encerrada neste domingo, 30, às 9h, por Bruno Rodrigues, que abordará o tema “Visão psicológica e espiritual da sociopatia” e harmonização dos Cantores da Luz. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “O homem de bem” no último domingo, 23 de novembro, no Centro Espírita Oficina de Luz. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Catanduva – Neste domingo, 30 de novembro, às 20h, José Antônio da Cruz fará uma palestra na Associação Beneficente Amigo Germano: Rua Vereador Guido Broglia, 1183, próximo ao Hospital Mahatma Gandhi, Vila Sotto. Informações no site www.amigogermano.com.br.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Descalvado – O Curso Básico de Espiritismo tem duração de 14 semanas e será realizado toda segunda-feira, na Ced Seara de Luz – Núcleo de Assistência Social.  Inscrições na Biblioteca Espírita Renato Pessoa. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Diadema – No último sábado, 29 de novembro, às 19h, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Amor à justiça” no Grupo de Estudos Espíritas Mãos Estendidas: Rua Santo Antônio, 250, Jardim Diadema. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Fernandópolis – Alírio de Cerqueira Filho coordenou um seminário no último sábado, 29 de novembro, das 14h às 17h, na Associação Espírita Missionários da Luz: Rua Itália, 88, Jardim das Nações. Organização: USE Intermunicipal de Fernandópolis.  Transmissão:www.redeamigoespírita/canal2. Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Franca – O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Garça – Richard Simonetti fez uma palestra sobre o tema “Dinâmica da caridade” na última segunda-feira, 24 de novembro, no Tênis Clube. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarulhos – Agnaldo Paviani fará uma palestra no próximo sábado, 6 de dezembro, às 20h, no Centro Espírita Discípulos do Evangelho: Rua Francisco Foot, 1.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– No último domingo, 23 de novembro, Deusa Samu fez uma palestra no Centro Espírita Cairbar Schutel.  Informações no sitehttp://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– Plinio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “Muito se pedirá àquele que muito recebeu (ESSE, Cap. XVIII, itens 10 a 16)” no dia 27 de novembro, quinta-feira, no Centro Espírita Joanna de Ângelis. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No dia 25 de novembro, terça-feira, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Vigiai e orai” no Centro Espírita Chico Xavier: Rua Geraldo Marques, 22, Gopouva.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– João Carlos Arizza estudou o tema “Nossos compromissos” no dia 29 de novembro, sábado, às 20h, no Centro Espírita Lar Escola Semeadura de Jesus: Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 992.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Holambra – A programação de palestras do mês de novembro no Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada por Emanuel Cristiano na segunda-feira, 24.  Informações no site www.ceakholambra.org.br.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jambeiro – O II Workshop Espírita Ponto de Luz teve como tema central “Fora da caridade não há salvação” e foi realizado no último domingo, 23 de novembro, na Escola Municipal Profa Maria Olímpia Vieira. O evento contou com as presenças de Carlos Augusto Abranches, Carlos Alberto Dias de Oliveira, Sergio Antônio Neto e José Roberto Sanches.  Além disso, o evento contou com apresentações do mágico Zélio Fernandino de Morais e do Grupo Castelã.  Informações pelo e-mail sonia@starpet.com.br.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Os sábados do mês de novembro foram reservados pela União das Sociedades Espíritas do Estado Intermunicipal de Jundiaí para a realização do Mês Espírita Allan Kardec que tem como tema central “A busca pela felicidade”. Informações pelo e-mail usejundiaisecretaria@terra.com.br.
Marília – O curso rápido “A vida em Nosso Lar – a cidade espiritual” é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações pelo e-mail donizete.pinheiro@gmail.com.
– O Centro Espírita Luz, Fé e Caridade (Rua Gonçalves Dias, 464) realiza toda quarta-feira, a partir das 19h30, um Estudo sobre o ESDE. Informações pelo e-mail esde_celfc@yahoo.com.br.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz é realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor é Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações:nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mogi das Cruzes – Luiz Carlos tratou do tema “Mediunidade” no dia 25 de novembro, terça-feira, no Centro Espírita José de Aguiar Luz e Caridade. Informações no site www.useimc.com.br ou pelo e-mailuseimc@useimc.com.br.
Nhandeara – Jesus Carlos Sanches Perez fez uma palestra no dia 26 de novembro, quarta-feira, no Centro Espírita Caminho da Paz. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Olímpia – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Evoluir é simples, nós é que complicamos” no dia 28 de novembro, sexta-feira, na Sociedade Cristã de Cultura Espírita O Semeador.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rancharia – O Encontro Fraterno das USEs Regionais de Assis e Presidente Prudente está sndo realizado neste final de semana, dias 29 e 30 de novembro, no Centro Espírita “Joana D’Arc”: Rua Allan Kardec, 828.  A programação é essa:
29 – sábado – 20h – Wellington Gonçalves: “Justiça e Saúde no contexto das vidas sucessivas”;
30 – domingo – 8h – reunião administrativa da U.S.E. Regional de Assis, com a participação das U.S.E.s Intermunicipais de Assis, Ourinhos, Paraguaçu Paulista e Rancharia; 9h15 – seminário: Wellington Gonçalves: “Paulo de Tarso: um homem de coragem e de fé”; apresentações: Corais Espíritas de Regente Feijó e Presidente Venceslau. 
Realização e organização: U.S.E./ Intermunicipal de Rancharia.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ribeirão Preto – O VIII Seminário Médico-Espírita de Ribeirão Preto foi realizado no último sábado, 29 de novembro, das 8h30 às 17h, no Cine Clube Cauim: Rua São Sebastião, 920. Realização: AME/Ribeirão Preto. Informações no link www.facebook.com/ameribeiraopreto.
Salto – Na quarta-feira, 26 de novembro, Fabio Fadel fez uma palestra sobre o tema “O céu e o inferno” no Centro Espírita Jesus. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – O IV Humanizar será realizado neste domingo, 30 de novembro, das 8h às 12h30, na Casa Assistencial Espírita Geraldo Ferreira: Rua Barão do Rio Branco, 430, Vila Eldízia. A coordenação e apresentação são de Eugenivaldo Silva Fort.  A programação completa é esta: 8h – recepção, prece inicial e apresentação musical do Grupo Vinha de Luz; 8h45 – João Lourenço Navajas: “A revolução que se apresta é antes moral do que material”; 9h45 – intervalo; 10h15 – Manolo Quesada: “O Amor resume a doutrina de Jesus toda inteira”; 11h20 – Eduardo Alves de Oliveira: “Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade”; 12h30 – avaliação e prece final.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Agnaldo Paviani fará uma palestra no dia 5 de dezembro, sexta-feira, às 20h30, na sede do Grupo Assistencial Espírita Joanna de Ângelis: Rua Cel. PM Celestino Fernandes, 70.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– Allan Vilches fez uma palestra musical no dia 26 de novembro, quarta-feira, no Centro Espírita Francisco Ribeiro.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos – Esta é a programação de palestras do mês de dezembro no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312):
1 – segunda-feira – 20h – Maurici;
2 – terça-feira – 15h – Rodrigo;
8 – segunda-feira – 20h – Hélcio;
9 – terça-feira – 15h – Ângela;
15 – segunda-feira – 20h – Altivo Ferreira;
16 – terça-feira – 15h – Rita Guedes;
22 – segunda-feira – 20h – Geovanna;
23 – terça-feira – 15h – Claudia;
29 – segunda-feira – 20h – Ângela;
30 – segunda-feira – 15h – Gil.
Informações pelo telefone (13)3202-8080, pelo fax (13)3202-8083 ou pelo e-mail administracao@ismeniadejesus.org.br.
– Não perca o programa Espiritualidade em Debate, produzido pela AME-Santos.  Programa inédito aos domingos, às 20h, e reprise quinta-feira, às 17h, pela TV COM – Canal 11 da NET (Santos, São Vicente e Praia Grande). Para demais localidades: www.tvcomsantos.com.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– O 16º Congresso Estadual de Espiritismo terá como tema central “Para onde caminha a Humanidade: amor, educação e ética” e será realizado no período de 18 a 21 de abril de 2015, no Teatro Arena Santos.  O evento contará com conferências abertas ao público (no sábado e domingo à noite), três painéis sobre Amor, Ética e Educação, seguidos de debate, e um painel para conclusões, que darão origem à Carta de Santos, documento que vai nortear ações da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos próximos três anos; homenagens a Altivo Ferreira; e apresentação de um Coral de 500 vozes, reunindo corais de vários grupos espíritas da região.  Inscrições no sitecongressousesp.com.br. Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail 16congresso@usesp.org.br. Assessoria de Imprensa: Rubens Toledo (MTb 13776): telefones (19)3837-2035, 99705-9059 (VIVO) e 98129-6159 (TIM), pelos e-mails rubenstol@gmail.com ou comunicacao@usesp.org.br.
São Bernardo do Campo – Manolo Quesada fará uma palestra neste domingo, dia 30 de novembro, às 9h, no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117, Ferrazópolis.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 7 de dezembro, domingo, às 12h, no Grupo de Estudos Espírita Lírio Branco: Rua Joaquim Nabuco, 525.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Deusa Samu fará uma palestra no próximo domingo, 7 de dezembro, às 19h, no Centro Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154. Informações no sitehttp://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– O Conselho Espírita de São Bernardo do Campo promoveu o 1º Festival de Música Espírita no dia 29 de novembro, sábado, a partir das 15h, no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117, Centro. O objetivo: valorizar a arte produzida no movimento espírita, incentivando a participação e criação artística e proporcionando a descoberta de novos talentos do cenário artístico espírita.  O evento também teve uma participação especial de um convidado atuante da arte espírita brasileira. Mais informações com Márcio Krnacs – Coordenador do Femesbc – pelo telefone (11)99894-9892, sitewww.femesbc.conesbc.org.br/femesbc ou pelo e-mailfemesbc@conesbc.org.br.
– O estudo “O Espiritismo e a iluminação do ser” é realizado todo sábado, das 10h30 às 12h, no Centro Espírita Maria de Nazaré: Rua Orestes Suster, 929, Bairro das Casas.  Informações pelos telefones 2374-2922 e 98676-0512 ou pelo e-mail unificação.sbc@gmail.com.
– Crystiane fez uma palestra na última segunda-feira, 24 de novembro, na Casa dos Socorristas Luz, Esperança e Amor.  Na quinta-feira, 27 de novembro, Crystiane trabalhou o tema “Bem-aventurados os puros de coração” na sede do Meimei.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Caetano do Sul – “Reencarnação – o processo” foi o tema da palestra que Manolo Quesada fez no dia 27 de novembro, no Grupo Espírita de Trabalho Misail.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – Todo sábado, das 16h às 17h30, o Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Benedito Guagliardi, 291, Romano Calil) realiza o Curso para Expositores Espíritas.  O evento é realizado pela Associação de Divulgação da Doutrina Espírita.  Informações pelo e-mailalvelima@terra.com.br ou pelos telefones (17)3232-3321 ou 99791-1320.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
São Vicente – No último domingo, 23 de novembro, Agnaldo Paviani fez uma palestra no Centro Espírita Beneficente Semente de Luz: Rua João Ramalho, 158.  Neste domingo, 30 de novembro, às 19h30, será a vez de Deusa Samu. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Tupã – “Amar o próximo como a si mesmo” foi o tema da palestra que Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli fizeram no dia 29 de novembro, sábado, às 20h, na União Espírita Allan Kardec: Rua Potiguaras, 600. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Sergipe
Campo do Brito – O 5o Campo do Brito Espírita tem como tema central “Pelos caminhos do amor” e está sendo realizado nos dias 29 e 30 de novembro.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Tocantins
Gurupi – O Centro Espírita Bezerra de Menezes realizará uma visita ao Centro Espírita Sarapião Ribeiro (Alvorada) no dia 5 de dezembro, sexta-feira, às 17h30.  Realização: Coordenadoria da ARE Sul.  Informações pelo sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende -marineif2001@gmail.com - que reside em Londrina, PR.
 

http://www.oconsolador.com.br/ano8/391/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário