a partir de maio 2011

domingo, 21 de setembro de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-21-09-2014




MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


Distrito Federal
Brasília – Na tarde de 13 de setembro, sábado, houve uma reunião doutrinária, reunindo trabalhadores dos cursos e atividades da FEB. Foi abordado o tema "O Evangelho e o mundo de transição”, tendo como base os capítulos 11 e 17 do Evangelho segundo o Espiritismo", pelo  confrade Luiz Cláudio Costa (foto), colaborador do Estudo do Evangelho e atual Secretário Executivo do MEC. O evento foi coordenado pelo diretor Cirne Ferreira Araújo, com falas da diretora Célia Maria Rey de Carvalho e do presidente da FEB. Mais informações: diretoria@febnet.org.br; www.febnet.org.br
– Márcia Leon fará uma palestra sobre o tema “Estudo de casos clínicos” neste domingo, 21 de setembro, às 20h, na Comunhão Espírita de Brasília – Asa Sul.  O evento é uma realização da AME/Distrito Federal. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de setembro da Federação Espírita do Distrito Federal – 408 Sul é esta:
22 – segunda-feira – 19h30 – Neuza Zapponi: “Amor se aprende, alegria se constrói”;
29 – segunda-feira – 19h30 – Ricardo Honório: “Jesus é o Bem e o Amor”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Web TV mantida pela FEB apresenta ao público uma programação de qualidade, em uma linguagem moderna, formato dinâmico e atraente.  A emissora transmite via satélite, por cabo e também pela internet, lições de amor, consolo e reflexão com palavras e imagens de bem e solidariedade, com o selo de qualidade da FEB.  Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=tFJN3CDpl8o.
– A Confraternização de Juventudes Espíritas do Distrito Federal – COJEDF – teve como tema central “O jovem de bem” e foi realizada no último domingo, 14 de setembro.  Informações no e-mail cojedf@fedf.org.br ou pelos telefones (61)9984-3846 ou 8124-3328 (Iracema).
Planaltina – Nazareno Feitosa fez uma palestra sobre o tema “Suicídio: verdades e mitos” no último domingo, 14 de setembro, no CEPAZ: Centro Espírita Campos da Paz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Amazonas
Manaus – Vagner da Silva fará uma palestra neste domingo, 21 de setembro, das 9h às 17h30, na FEA D. Pedro: Av. Pedro Teixeira, 365, D. Pedro.  A palestra faz parte do II Encontro Estadual.  Informações no sitewww.feamazonas.org.br.
Bahia
Salvador – A programação de palestras do mês de setembro do Centro Espírita Caminho da Redenção – Mansão do Caminho (Rua Jayme Vieira de Lima, 104, Pau da Lima) é esta:
20 – sábado – 20h – Edilton Silva: “Francisco e o Brasil”;
21 – domingo – 16h – Solange Seixas: “A Espiritualidade Franciscana”;
23 – terça-feira – 20h – Divaldo Franco: “Conversando sobre Espiritismo: tema livre”;
25 – quinta-feira – 20h – Divaldo Franco: “Conversando sobre Espiritismo: tema livre”;
27 – sábado – 20h – Divaldo Franco: “Conversando sobre Espiritismo: tema livre”;
28 – domingo – 16h – Josieda Amorim: “Presença Feminina”;
30 – terça-feira – 20h – Divaldo Franco: “Conversando sobre Espiritismo: tema livre”.
Informações pelo telefone (71)3409-8320.
– O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/.  Visite e verifique as novidades.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
– A 14edição do JEPAZ – Juventudes Espíritas pela Paz – teve como tema central “O homem de bem” e foi realizada no último final de semana, dias 13 e 14 de setembro.  A abertura foi realizada por Fernanda Cardeal e o encerramento ficou a cargo de Joilson Nunes.  O evento foi promovido pelo Centro Espírita Deus, Luz e Verdade e realizado pela Juventude Espírita Alvorada Cristã – JEAC. Informações no site www.eventick.com/jepaz2014.
Arraial D’Ajuda – No próximo final de semana, dias 26 e 27 de setembro, no Núcleo Espírita Luz de Ajuda, será realizada a XIII Jornada Espírita que terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo”. O evento contará com palestras e seminários.  Informações com Tatiana Haddad: (71)9199-5998, Ivonete: 9985-0629 ou Tatiane Ranazza: 9986 1679.
Vitória da Conquista – A 61ª Semana Espírita teve como tema central “Jesus – o caminho da verdade e da vida” e foi encerrada no último domingo, 14 de setembro, no Centro de Convenções Divaldo Pereira Franco.  Participaram do evento os confrades: Simão Pedro, Jorge Elarrat, Marcel Mariano, André Luiz Peixinho, Wesley Caldeira, Geraldo Campetti, Sandra Della Pola, Alberto Almeida, Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira.  O evento foi realizado e promovido pela UEVC – União Espírita de Vitória da Conquista.  Informações no site www.ueuv.org.br ou pelo e-mail ueuv@ueuc.org.br.
– A programação da União Espírita de Vitória da Conquista teve como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e continua a realizar-se, até o dia 21 de dezembro, a 25ª Feira do Livro Espírita.
Ceará
Fortaleza – O Curso 2: Passes será realizado nos meses de setembro e outubro no Auditório da FEEC: Rua Princesa Isabel, 255.  A agenda de setembro será encerrada no dia 24, quarta-feira, às 19h30, com o Módulo 4: O Passe.  Informações pelo e-mail silva-cristhian@hotmail.com.
– O Centro Espírita Casa de Miramez (Rua Hermínio Barroso, 3887, São João do Tatuapé) realiza todo sábado, à tarde, o estudo “A Porta para a Espiritualização – Escola de Aprendizes do Evangelho: conheça nas fraternidades”. Informações pelos telefones (85)3063-1477 ou 9224-0276 ou pelo e-mail casademiramez@gmail.com.
– No último final de semana, dias 13 e 14 de setembro, no Hotel Oásis Atlântico foi realizado o 22º ENESE – “O  Reino dos Céus e o sentido da vida” pelo ICE – Instituto de Cultura Espírita do Ceará.  A programação contou com as presenças de Tarcísio Lima, Heloisa Pires, Francisco Cajazeiras, Avildo Fioravante, Grupo Ame e Avildo Fioravante.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Barbalha – No último sábado, 20 de setembro, das 14 às 19h, foi realizado o I Simpósio de Cultura de Paz e Espiritualidade do Cariri na Faculdade de Medicina da UFCA: Rua Divino Salvador, 284, Rosário. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Caucaia – Neste domingo, 21 de setembro, às 15h30, a Escola Profissionalizante Prof. Antônio Valmir Silva realizará o 6º Dia de Arte Espírita. O evento contará com as seguintes atrações: Tarcísio Lima, Cativar, Sinergia, Luiz Verão, Carlos Poeta, Grupo de Teatro JEAC – palestra e harmonização: Francisco Nunes. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Espírito Santo
Vitória – A X Jornada da AMEEES tem como tema central “Evangelho & Família – caminho para a Saúde” e será encerrada neste domingo, 21 de setembro, no Teatro Universitário UFES – Campus Goiabeira.  Informações:www.ameees.org.br.
Serra – A programação de palestras do mês de setembro na Fraternidade Espírita Laranjeiras (Av. Civit, s/n, Laranjeiras) é esta:
23 – terça-feira – Dora: “Não vim destruir a lei – Aliança da Ciência e da Religião – ESSE – Cap. I item 8”;
26 – sexta-feira – Antônio Carlos: “Perda de entes queridos”;
30 – terça-feira – Fátima Tenório: “Não vim destruir a lei – A Nova Era – ESSE, Cap. I, itens 9 a 11”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, dia 14 de setembro, foi realizado o 2Encontro de Mocidades Espíritas de Serra na Fraternidade Espírita Laranjeiras.  O tema central foi “Saindo a semear”.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Vila Velha – José Roberto Pereira Santos fará uma palestra sobre o tema “Pensamento e saúde” no próximo domingo, 28 de setembro, às 19h, na União Espírita Caminho e Luz: Rua Emiliana Julia da Silva, 13, Jaburuna. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Goiás
Goiânia – No próximo sábado, 27 de setembro, das 8h às 17h, Adeilson Salles fará uma palestra sobre o tema “A família em tempos de transição” na sede da Irradiação Espírita Cristã: Rua 201, Setor Leste, Vila Nova.  O evento faz parte do V Seminário Viver em Família.  A contribuição deverá ser paga na Livraria André Luís: Rua Campinas, n 606, Setor Sol Nascente ou no local evento. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Congresso sobre Dependência Química AJA com Jesus realizará um seminário no dia 27 de setembro, sábado, das 9h às 18h.  A coordenação fica a cargo de Nazareno Feitosa.  Informações com Eurípedes Cipriano, pelos telefones (62)9283-3114 ou 3286-6004.
– Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos sites www.grupoeavidacontinua.feego.org.br ouwww.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
Jataí – Neste domingo, 21 de setembro, será encerrado o Congresso Espírita de Jataí no Centro de Cultura e Eventos.  O tema central é “150 anos do Evangelho na visão Espírita” e a programação conta com as presenças de Cauci de Sá Roriz, Adeilson Salles e Júlio Cesar de Sá Roriz.  Informações no site www.celjatai.org.br/congresso.
Maranhão
São Luís – O 3º Congresso Espírita do Maranhão terá como tema central “Espiritismo e Evangelho” e será realizado no período de 26 a 28 de setembro, no Centro de Convenção da Universidade Federal do Maranhão.  Estão confirmadas as presenças de Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Marcel Mariano, Sandra Borba e Raul Teixeira.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site http://congresso2014.femar.org.br/.  Informações pelo telefone (98)3232-9907 ou no site www.femar.org.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas são às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
– Neste domingo, 21 de setembro, às 19h, Wanyr Caccia fará uma palestra musicada na Casa Jesus de Nazareth.  Wanyr se apresentará no Grupo Espírita Missionários da Luz (Rua Pres. Dutra, 844) no dia 24 de setembro, quarta-feira, às 13h30.  O dia 27 de setembro, sábado, às 19h, foi reservado para o Centro Espírita André Luiz: Rua José Antônio, 2555, São Francisco. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Gabriel – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no dia 22 de setembro, segunda-feira, às 19h, no Grupo Espírita Allan Kardec: Rua Rio Grande do Sul, 1.420.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Três Lagoas – Na próxima segunda-feira, 29 de setembro, às 19h, Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier: Rua Zuleide Perez Tabox, 751.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Minas Gerais
Belo Horizonte – Até o dia 26 de novembro, das 19h30 às 21h, no Grupo Espírita da Fraternidade Albino Teixeira (Rua dos Aeroviários, 154, Bairro Liberdade), será realizado o curso “Formação de Expositores Espíritas”.  A coordenação ficou a cargo de Eliane Alves Batista.  Inscrições e informações pelo e-mail gefrater.cee@gmail.com.
– A II FEARTE: Feira de Arte Espírita tem como tema “Verbos de Versos, Asas e Lápis” e está sendo realizada em dois finais de semana de setembro.  A programação de encerramento é esta: 27 e 28 – sábado e domingo – Sesi Minas: Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia – Viajante do Universo – Denis Soares, Tim e Vanêssa, Hércules Mota e Allan Filho.  Realização do Grupo Espírita André Luiz em prol do Natal de Jesus no norte de MG, da Sociedade Assistencial Clara de Fontaine em prol da aquisição da sede própria e da Comunidade Espírita Cristã Luzes da Luz (integrante do CEU) em prol da aquisição da sede própria.  Informações e vendas pelos telefones (31)9915-1730 (Gelson), 9949-8903 (Jader), 8857-9408 (Tarcísio) e 9745-5646 (Victor).
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 é realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– O curso de Esclarecedor será realizado até o dia 28 de outubro, na Fraternidade Espírita Irmão Anselmo: Av. Antônio Carlos, 3800, São Francisco.  A programação é esta: 23 de setembro e 7 de outubro, às 19h40, com coordenação de Rômulo Magalhães, o Curso de Preparação e Reciclagem de Passistas; dias 14, 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, às 20h, Curso de Esclarecedor.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Barbacena – A 19ª Semana Espírita de Barbacena terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: 150 anos de Luz” e será realizada no período de 24 a 27 de setembro no Anfiteatro do IFET I.  A programação é esta:
24 – quarta-feira – 19h30 – Rafael Souza: “A grande história do Evangelho” – harmonização: Amando Art;
25 – quinta-feira – 19h30 – Wellerson Santos: “Jesus, a Política e nós” – harmonização: Miguel Junno e Cia;
26 – sexta-feira – 19h30 – Vinicius Lara: “Desperte, liberte-se e seja feliz!” – harmonização: Amando Art;
27 – sábado – 19h30 – Marcos Montesi: “Depressão, droga e suicídio, para onde vamos?” – harmonização: Toninho (voz e violão).
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Divinópolis – O Centro Espírita Jesus de Nazaré (Rua do Cobre, 57, Bairro Niterói) realizará nos dias 26 e 27 de setembro, sexta-feira e sábado, o Seminário de Ética e Espiritualidade – “Reflexões – ética para um mundo de transição”.  A programação é esta:
26 – sexta-feira – 19h – Recepção e Credenciamento; 19h30 – Abertura e 1º Show Artístico; 19h45 – Introdução e Objetivos do SETESP; 20h – Andrei Moreira: “Homoafetividade e homofobia num mundo em transição”; 21h30 h – Bate pão fraterno e chá com torradas;
27 – sábado – 8h – Recepção e credenciamento; 9h – Roberto Lúcio: “Ética e saúde espiritual num planeta em transição”; 10h – lanche; 10h50 – Rafael Souza: “Espiritismo e Política diante a renovação da humanidade”; 12h - almoço; 14h – José Amaral: “Ética e Filosofia para o mundo atual”; 15h20 – Gisele Miranda: “Reflexões Espíritas: suicídio, eutanásia e aborto”; 16h30 - lanche; 17h – Emerson Pedersoli: “A tecnologia e suas consequências nas relações sociais”; 18h10 – debate com palestrantes e perguntas do público; 19h20 – encerramento; 19h30 - música.
Informações pelos telefones (37)3214-8985, 3222-3163, 8825-2854, nos siteswww.jesusnazare.com.br ou www.geec.og.br/setesp ou pelos e-mailseventosjesusnazare@gmail.com ou setesp@jesusnazare.com.br.
Leopoldina – Gerson Simões coordenou o seminário “Passe” no último domingo, 14 de setembro, no Centro Espírita Tintino Pires. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Patrocínio – A XX Semana Espírita de Patrocínio será realizada pela AME – Aliança Municipal Espírita de Patrocínio – no período de 21 a 28 de setembro.  A programação é esta:
21 – domingo – 19h30 – Sociedade Espírita Casa do Caminho: Rua General Rabelo, 2064, Bairro São Francisco – Helder Canto: “A Luz do Evangelho”;
24 – quarta-feira – 19h30 – Loja Maçônica Luz e Humanidade: Rua Presidente Vargas, 1589 – Manoel Prudêncio: “O Trabalhador Espírita”;
25 – quinta-feira – 19h30 – Loja Maçônica Luz e Humanidade: Rua Presidente Vargas, 1589 – William Jacob: “A Evolução do Espírito”;
26 – sexta-feira – 19h30 – Loja Maçônica Luz e Humanidade: Rua Presidente Vargas, 1589 – Pedro Begatti: “Jesus: O Caminho, A Verdade e A Vida”;
27 – sábado – 19h – Centro Espírita Emancipação de Jesus: Rua Martins Mundin, 415 – Claudia Valadares e Victor Carvalho: “Reflexões do Evangelho”; psicografia: Médium Júlio Carvalho;
28 – domingo – das 8h às 12h – Sociedade Espírita Casa do Caminho: Rua General Rabelo, 2064, Bairro São Francisco – Simão Pedro de Lima: “Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Uberaba – No próximo sábado, 27 de setembro, às 19h30, será realizada mais uma Reunião Lítero-Musical Doutrinária no Centro Espírita Uberabense: Rua Barão de Ituberaba, 449, Estados Unidos.  Sonia Maria Barsante fará uma palestra sobre o tema “Aprendendo com Chico Xavier”.  Além disso, haverá apresentação musical de Sergio Santos, sorteio de livro e confraternização. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Já foi disponibilizado no blog do FEMEU: “Notícia retratando tudo sobre o FEMEU”, “Vários depoimentos” e toda a “Reportagem fotográfica do XIII FEMEU”. Acesse: http://femeu.blogspot.com.br/.
– Duas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Pará
Belém – Neste domingo, 21 de setembro, a partir das 9h, na Praça do Can, será realizada a 2ª Marcha pela Vida – Por um Brasil sem Aborto.  A concentração será ao lado da Basílica Santuário de Nazaré.  Informações pelo e-mail brasilsemaborto.pa@gmail.com.
Paraná
Curitiba – Neste domingo, dia 21 de setembro, no Teatro da FEP, Cleber Pertel profere palestra às 10 horas, sobre o tema “Maria de Magdala”.
- No próximo domingo, dia 28 de setembro, às 10h, quem falará no Teatro da FEP é Antônio Moris Cury. O tema será “Kardec e sua Obra”.
– Neste final de semana, dias 20 e 21 de setembro, a Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo (Rua José Tomasi, 328, Santa Felicidade) está realizando o 2º Curso de Capacitação de Evangelizadores. As facilitadoras são Sonia de Menezes Jácome e Sonia Soares.  Informações pelo e-mailceebcwb@gmail.com.
Balsa Nova – Encerrou-se no último domingo, dia 14 de setembro, no Recanto Lins de Vasconcellos, a Reunião da Área do Atendimento Espiritual da Comissão Regional Sul, sob coordenação de Maria Leonides Rabel. Participaram vários representantes de outras federativas estaduais.
Bela Vista do Paraíso -  Geraldo Saviani abordará o tema "Meu reino não é deste mundo" no dia 23 de setembro, às 20h30, no Centro Espírita Humberto de Campos, na Rua Joaquim Ladeia, 794.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promove todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, palestras em sua sede. O encerramento da programação de setembro será realizado por Astolfo O. de Oliveira Filho, no dia 24 de setembro.
Campo Mourão – O 7º Mês Espírita é realizado pela 11ª URE no mês de setembro.  A programação é esta:
21 – domingo – 9h – Adriano Greca – Centro Espírita Caminheiros do Bem: Av. Com. Norberto Marcondes, 2223;
25 – quinta-feira – 20h – Sérgio Castelão Pinheiro – Centro Espírita Caminheiros do Bem: Av. Com. Norberto Marcondes, 2223;
27 – sábado – 20h – Maria Helena Marcon – Sociedade Espírita Meimei: Av. Com. Norberto Marcondes, 28.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No próximo sábado, 27 de setembro, das 14h30 às 18h, Maria Helena Marcon ministrará o seminário “Compromisso na Exposição Espírita” na Sociedade Espírita Meimei: Avenida Comendador Norberto Marcondes, 28.  Maria Helena fará uma palestra sobre o tema “Ordem e progresso” no dia 28 de setembro, domingo, às 9h, no Centro Espírita Caminheiros do Bem: Av. Com. Norberto Marcondes, 2223.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cascavel – Neste domingo, dia 21 de setembro, às 17h, Divaldo Francoprofere uma conferência aberta ao público, na sede do Tuiuti Esporte Clube, na Rua Ponta Grossa, 2998.
– Mary Ishiyama fará uma palestra sobre o tema “Maria de Nazaré” no próximo sábado, 27 de setembro, às 20h, na Sociedade Espírita A Caminho da Luz: Rua Vilhena, 161, São Cristóvão.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cornélio Procópio – Maria Leonides Mees Rabel coordenou o seminário “Atendimento fraterno através do dialogo” no último sábado, 20 de setembro, das 14h às 18h, no Centro Espírita Estrela da Caridade: Rua Colombo, 1064.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Foz do Iguaçu – Divaldo Franco coordenou no dia 20 de setembro, sábado, a partir das 17h30, o 1º Movimento "Você e a Paz" de Foz do Iguaçu.  O local escolhido foi a Praça do Mitre (Colégio Bartolomé Mitre, no centro da cidade).  Além de Divaldo, representantes de outras religiões irmãs foram convidados e usaram também a palavra para falarem de paz. Eis o roteiro do evento: 17h30 – Início do evento, com apresentações musicais; 18h30 – Entrega dos troféus "Você e a Paz" a pessoas e instituições que promovem a paz; 19h – Palavra das autoridades e dos representantes de outras religiões convidadas; 19h40 – Exposição de Divaldo Pereira Franco; 21h – Encerramento do evento.
Ibiporã – Marcelo Seneda profere palestra sobre o tema "Brasil - Pátria do Evangelho" na FEMEL - Frat. Espírita Mensageiros da Luz, na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319, no dia 24 de setembro, às 20h15.
Londrina – Neste domingo, dia 21 de setembro, ocorre o 6º ABRAÇO NO LAGO, um evento já tradicional promovido pelo Movimento pela Paz e Não Violência.  O vídeo sobre a Campanha em Londrina pode ser visto clicando neste link: https://www.youtube.com/watch?v=OzwTXwgAVWE&list=UUQ2Cj0KzalqGLfoTUDubtWg.
– Neste domingo, dia 21 de setembro, às 9h30, Astolfo Olegário de Oliveira Filho profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, sobre “O passe e suas limitações”.
– Ainda no dia 21, às 17h, Astolfo Olegário de Oliveira fala no Centro Espírita Nosso Lar sobre o tema “Jesus e a atualidade”.
– Foi fundado o Grupo Musical Sinfonia do Bem, cujo objetivo é iniciar no campo da música crianças e jovens da região do Jardim Franciscato e Novo Perobal.  Para atender às finalidades do grupo, iniciou-se uma campanha com vistas a conseguir doações de instrumentos musicais. Quem puder ajudar, favor entrar em contato com Maria de Lourdes Aro Schlommer, pelo e-mailaroschlommer@hotmail.com ou pelos telefones 3375-0205, 9638-5000 e 8409-7344.
– No último domingo, dia 14 de setembro, Vitor Hugo F. de Almeida proferiu palestra no Centro Espírita Meimei.
– Marinei Rezende e o Coral Espírita Nosso Lar estiveram no C. E. Allan Kardec, no dia 16 de setembro, terça-feira.
- Flávio Navarro profere palestra sobre o tema "Estudando as emoções" no Centro Espírita Nosso Lar na Rua Santa Catarina, 429 no dia 23 de setembro, às 9h.
- Rosemayre Ferreira profere palestra Conhece-te a ti mesmo no Centro Espírita Bom Samaritano Rua Mercúrio, 764 no dia 25 de setembro, às 20h.
- Gisele Asturiano profere palestra no Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz na rua Eleonor Roosevelt, 133  no dia 25 de setembro, às 20h.
- Flávio de Abreu Barbosa profere palestra sobre o tema "Amai os vossos inimigos" no Centro Espírita Nosso Lar na Rua Santa Catarina, 429 no dia 26 de setembro, às 18h30.
- Dorotéia Ziel Silveira profere palestra sobre o tema "A linguagem silenciosa da vida" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 26 de setembro, às 20h.
- José Roberto Gama de Carvalho profere palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 27 de setembro, às 14h30.
- Osny Galvão profere palestra na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança na Rua Serra Formosa, 206 no dia  27 de setembro, às 17h.
- Carlos Curi profere palestra no Centro Espírita Amor e Caridade na Rua Jayme Americano, 728 no dia 27 de setembro, às 20h.
- Osny Galvão profere palestra no Centro Espírita Meimei na Rua Iapó, 130 no dia 28 de setembro, às 9h30.
- Marcus De Mario (Rio de Janeiro) fará Seminário sobre o tema "A família espírita no terceiro milênio" no C. E. Nosso Lar na Rua Santa Catarina, 429, no dia 28 de setembro, às 10h.
- Ana Camila Moreira profere palestra na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira na Rua Benedicto Sales, 42 no dia 28 de setembro, às 10h.
- Marcus De Mario ministrará o seminário "O jovem espírita e sua ação no mundo" no C. E. Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 28 de setembro, das 14h às 16h30.
- Dorotéia Ziel Silveira fará palestra no Centro Espírita Auta de Souza, Rua Antonio Marcelino de Oliveira, 450, no dia 28 de setembro, às 16h.
Palotina – No próximo sábado, 27 de setembro, das 14h às 17h, Karina Della Giacoma Greca coordenará o seminário “Capacitação de Coordenadores de Grupo de Estudos para Programa de Iniciantes” na Casa Espírita Lar de Jesus: Rua 24 de Junho com Rua Pioneiro.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rolândia – O Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno com coordenação de Alexandre Xavier de Camargo na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.  O próximo encontro será realizado no próximo sábado, 27 de setembro, às 15h, sobre o tema “Prazer e gozo, felicidade em si mesma”.
- Joaquim Norberto de Camargo profere palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré, na Rua Maria de Nazaré, 200, no dia 25 de setembro, às 20h30.
Pernambuco
Recife – O Curso Permanente de Oratória Espírita será realizado até o dia 22 de novembro, aos sábados, das 8h30 às 12h, no Edifício Evangelização da Federação Espírita Pernambucana: Av. João de Barros, 1629, Espinheiro. Informações pelos telefones (81)3426-3615 ou 2427-6904.  Inscrições pelo e-mail ernanicostafep@gmail.com ou no site www.federacaoespiritape.org.
– O Curso de Formação e Atualização de Evangelizadores Espíritas InfantoJuvenis será realizado aos domingos até o dia 26 de outubro, das 9h30 às 12h, na Federação Espírita Pernambucana: Av. João de Barros, 1629, Espinheiro. Informações pelo telefone (81)3241-2157 ou pelo e-maildijfep@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de setembro do Abrigo Espírita Batista de Carvalho (Av. São Paulo, 373, Jardim São Paulo) é esta:
21 – domingo – Adail: “Parábola do Festim de Núpcias”;
23 – terça-feira – Mêrces Almeida: tema livre;
26 – sexta-feira – Saluster: “LE – perg. 367 a 370”;
28 – sábado – Miguel: “Ação da Prece”;
30 – terça-feira – Djenane Mendonça: tema livre.
Informações pelo telefone (81)3251-1777.
– Lourenço Barros coordenará o seminário “O Centro Espírita Iluminando consciência” neste domingo, dia 21 de setembro, das 14h às 18h, no Auditório da Escola Prof. Alfredo Freire: Rua Zeferino Agra, Água Fria.  O evento contará com as participações de Jeane Siqueira e do Grupo Teatral Anália Franco, que apresentará a peça: “A Rediviva Magdala”.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– A Federação Espírita Pernambucana, por meio do Departamento de Infância e Juventude, realizará o Curso de Formação e atualização de Evangelizadores Espíritas Infantojuvenis aos domingos até o dia 26 de outubro, das 8h30 às 12h, na sede da FEP: Av. João de Barros, 1623, Espinheira.  Inscrições gratuitas pelo e-mail dijfep@gmail.com.  Informações no sitehttp://federacaoespiritape.org/eventos-do-movimento-espirita-em-agosto-2014/.
– A AME-EPE publica boletim eletrônico onde divulga a agenda de atividades dos meses seguintes! no link: AME-PE BOLETIM AGOSTO2014.  Mais informações: no blog ame-epe.blogspot.com.br.
– Carmem Lúcia fez uma palestra sobre o tema “Sexualidade” no dia 18 de setembro, quinta-feira, na Faculdade Pernambucana de Saúde.
– A Mostra Espírita 2014 teve como tema central “Jesus é o caminho para Deus, o Evangelho é o mapa” e foi encerrado no último domingo, 14 de setembro.  O evento foi uma promoção da Federação Espírita Pernambucana e contou com palestras, apresentação do Coral da FEP e do Grupo musical Espírita Fé e Caridade.  Informações pelo e-maildecom@fepernambucana.org.br.
Camaragibe – A Fraternidade Espírita de Aldeia (Av. Araça, 952, Aldeia, km 101) encerrou sua programação de palestras do mês de setembro, no último sábado, 20, com a presença de Gustavo Vieira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Caruaru – O Conselho Estadual de Espiritismo do Pernambuco realizará o 4º Curso de Arte e Ludicidade para Educadores Espíritas Infantojuvenil e Encontro de Juventude nos dias 20 e 21 de setembro.  O curso contará com a participação do Grupo Musical Voz e Caridade.
Garanhuns – A 46ª Semana Espírita de Garanhuns terá como tema central “Um encontro com Jesus, convite à felicidade” e será realizada no período de 27 de setembro a 4 de outubro.  A programação completa é esta:
27 – sábado – 20h – Local: Seara Espírita Chico Xavier – abertura;
28 – domingo – 20h – Local: Centro Espírita Paulo de Tarso;
29 – segunda-feira – 20h Local: SEAK - Seara Espírita Allan Kardec;
30 – terça-feira – 20h – Local: Casa Bezerra de Menezes;
1o – quarta-feira – 20h – Local: Seara Espírita Caridade;
2 – quinta-feira – 20h – Local: C.E.D.E. Joanna de Ângelis;
3 – sexta-feira – 20h – Local: Centro Espírita Deus, Amor e Caridade;
4 – sábado – 20h – Local: Casa Bezerra de Menezes – encerramento.
Jaboatão dos Guararapes – A programação de palestras do mês de setembro da Sede da Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (Rua Manoel Benício Fontenelle, 31, Piedade) foi encerrada no último sábado, 20, das 9h às 11h, com a presença de Alberto Gorayeb que trabalhou o tema “Grupo de Estudos em Saúde e Espiritismo: Aspectos científicos da existência de Deus: provas e atributos da divindade”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Olinda – A Mostra Espírita 2014 teve como tema central “Evangelho é o mapa” e foi encerrada no último domingo, 14 de setembro, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco.  O evento foi uma homenagem aos 150 anos de publicação da Obra “O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Os expositores foram Ana Guimarães, Frederico Menezes, Geraldo Campetti, Juselma Coelho e Sérgio Ramos.  Informações pelo e-maildecom@fepernambucana.org.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – No ano comemorativo dos 100 Anos da Evangelização Infantil na FEB, a atividade de evangelização da criança e do jovem foi reiniciada na Sede Histórica da FEB (Av. Passos, 30), no Rio de Janeiro, após alguns anos de intervalo. Dedicada equipe de evangelizadores, coordenada pela colaboradora Clara Lila Araújo, recebeu, no último dia 13 de setembro, novos evangelizandos para participarem de atividades dinâmicas e envolventes com vistas ao estudo e à vivência da mensagem espírita. Os interessados poderão contactar a Sede da FEB no Rio de Janeiro, para mais informações: (21) 3078-4747.
– A 7ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa terá como tema “Caminhando a gente se entende. Eu tenho fé” e será realizada neste domingo, dia 21 de setembro, a partir das 11h, na Orla de Copacabana. O evento será organizado pelo Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.  Informações no site www.ceerj.org.br.
– A 5ª Jornada de Estudos do Evangelho – JEE Rio terá como temas centrais “Simbólica tentação de Jesus – Mt, 4: 1 a 17; Lc, 4:1 a 13; Mc, 1: 12 e 13” e “Bodas de Canaã” – Jo, 2:1 – e será realizada neste domingo, dia 21 de setembro, das 8h30 às 17h.  A jornada será coordenada pelo Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) nos Polos: Campo Grande: Santa Mônica Centro Educacional: Estrada do Cachamorra, 132; Jacarepaguá: Centro Espírita Jacarepaguá – prédio anexo: Avenida Geremário Dantas, 640, Pechincha; Ricardo de Albuquerque: Grupo Espírita Principiantes de Boa Vontade: Rua Araçá, 105; Santa Cruz: Centro Espírita Luz e Caridade: Rua General Olímpio, 607; Vila Isabel: Sociedade Espírita Jorge: Rua Luís Barbosa, 36. Informações no site www.jeerj.blogspot.com.
– A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto?  São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.  Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.  São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale desse trabalho, DIVULGUE!!! Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede da Audioteca: Rua Primeiro de Março, 125, Centro.  Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta solicitar o livro pelo telefone (21)2233-8007, escolhendo o título pelo site (http://audioteca.org.br/noticias.htm), e eles serão enviados, gratuitamente, pelos Correios.  A maior preocupação dos responsáveis reside no fato de que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.  É necessário atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.  Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem!  O horário de atendimento é das 8h às 16h. A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!  Então, por favor, repassem esta notícia.  É um belo trabalho!  Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor, fique à vontade.  É tudo do que eles precisam.
– Sidnei Honorato fará uma palestra sobre o tema “Parábola dos talentos” no dia 26 de setembro, sexta-feira, no Centro Espírita A Caminho da Luz: Rua Jurucê, 164, Colégio.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo e-mail ceacl1944@gmail.com.
– No próximo domingo, 28 de setembro, das 9h às 17h, na sede da Agremiação Espírita Francisco de Paula (Rua dos Araújos, 28, Tijuca) será realizado o IX Encontro de Divulgação do Livro Espírita.  A programação é esta: 9h – Auditório 2º andar – Grupo Vocal da Casa Maria de Magdala, abertura; 9h – inscrições para oficinas; 9h30 – Prédio Anexo Salão de Eventos – atividades para a infância: “Jesus, o contador de histórias”; 10h às 17h – Livro Espírita em Braille; 10h às 17h – Cantina; 10h às 17h – Banca do Livro; 10h – Auditório 2º andar – momento literário: Denise Duarte e Álvaro Chrispino; 11h30 – Prédio Anexo Sala Verde – coordenação: Carolina – Oficina de Literatura; 11h30 – Prédio Anexo Sala Azul – coordenação: Nilza Maria A. Lyra – Oficina de Recuperação de Livros; 12h às 14h – almoço; 13h15 – Prédio Anexo Sala Verde – coordenação: Claudio Peluso – “À Sombra do Abacateiro”; 13h15 – Prédio Anexo Sala Azul – coordenação: Zaira Machado – Oficina: Evangelho no Lar; 13h15 – Auditório 2º andar – momento literário: Fátima Moura e Gerson Simões; 14h – Prédio Anexo Salão de Eventos – atividade para a infância: “Jesus, o contador de histórias”; 15h – Auditório 2º andar – dramatização: Juventude do 12º CEU; 15h30 – Auditório 2º andar – palestra: Edgard Diaz de Abreu – “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo”; 16h45 – Auditório 2º andar – Coral Espírita Canto do Seareiro (CE Seara Fraterna); 17h15 – Auditório 2º andar – encerramento.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Lar de Tereza realiza em setembro um ciclo de palestras no seu 63º Aniversário no Núcleo Paulo e Estêvão: Av. N. S. de Copacabana, 462-B, sobreloja, Copacabana.  A programação é esta:
21 – domingo – 10h – Saulo Monteiro;
28 – domingo – 10h – Brunilde e Elisa: A razão da dor (Livro: “Jesus no Lar”, cap 31).
Informações pelo telefone (21)3208-5264 ou 2236-0583.
– O Curso “Psicologia e espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e realizado até dezembro, no Núcleo de Estudos da Psicologia e Espiritualidade.  Informações no site www.henriquefernandes.com.br.
– O Encontro Espírita Jesus terá como tema central “Não vim destruir a Lei” e será realizado no próximo domingo, 28 de setembro, a partir das 8h30, no Centro Espírita Leon Denis: Rua Abílio dos Santos, 137, Bento Ribeiro.  Informações pelos telefone (21)2452-1845.
– O Lar de Tereza – Instituição Espírita Cristã de Estudo e Caridade (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 709, Copacabana) – realizará um estudo do livro “Jesus no lar” no próximo domingo, 28 de setembro, às 10h, no Núcleo Paulo e Estêvão.  Informações pelo telefone (21)2236-0583 ou no sitewww.lardetereza.org.br.
– O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (Rua dos Inválidos, Centro) realizará nos dias 27 e 28 de setembro, sábado e domingo, o VII Encontro de Multiplicadores do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita).  Informações: equipesead@ceerj.org.br e www.ceerj.org.br
– Eduardo Henrique coordenou o seminário “Convivência – sabemos conviver?” no último domingo, dia 14 de setembro, na Fraternidade Espírita André Luiz – Caridade em Marcha.  Informações pelos telefones (21)98620-3122 ou 97626-1832.
– No último domingo, 14 de setembro, a Mocidade Espírita André Luiz realizou o Encontro Semearte 2014.  O tema central foi “Doutrina Espírita através da Arte”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Núcleo Paulo e Estêvão – Lar de Tereza realizou no último domingo, 14 de setembro, o Programa de Estudo: “Vida contemplativa. A Prece”.  A expositora foi Nadja do Couto Valle que trabalhou o tema “Politeísmo. Sacrifícios”. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Angra dos Reis – A Caravana Maria de Nazaré – Manhãs de setembro III – realizou um encontro gastronômico beneficente no último domingo, 14 de setembro, na sede do CEAV: Rua Coronel Carvalho.  O evento contou com feijoada, feira de produtos típicos, músicas regionais, danças folclóricas e pintura mediúnica.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araruama – O XXXI Mês Espírita tem como tema central “A importância das obras Kardequianas” e está sendo realizado até o dia 29 de setembro.  A programação é esta:
21 – domingo – 18h – Grupo Espírita Boa Nova: Estrada para Sobradinho, São Vicente – Nina Peixoto: “Você pode mudar se quiser”;
26 – sexta-feira – 20h – Grupo Espírita Allan Kardec: Rua Antônio G. Jardim, 313, Boa Perna – Marcelo Turra: “O Céu e o Inferno e sua realidade”;
28 – domingo – 15h – Sociedade Espírita Renascer: Rua Venezuela, 365, Parque Hotel – seminário: Alexandre Pereira: “Meus Discípulos serão reconhecidos por muito se amarem”;
29 – segunda-feira – 20h - Sociedade Espírita Renascer: Rua Venezuela, 365, Parque Hotel – Rogério Muller: “O caráter da Revelação Espírita”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 9ª Feira de Cultura Espírita foi realizada no último domingo, dia 14 de setembro.  O evento contou com teatro, livros, desenhos mediúnicos, artesanato, apresentação de João Vitor (“Luz na canção”) com participação de Lucas Tavares e Rodrigo Menezes.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – O Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Meira Junior, 90, Passagem) realizará o XVI Encontro de Família com o tema central “A família como instrumento de redenção espiritual” neste domingo, 21 de setembro, das 9 às 17h.  Os centros de interesses são: Depressão e suas consequências familiares; Casamento conflituoso; Familiares difíceis, como lidar?; Violência doméstica; Obsessão no lar.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de setembro no Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Meira Junior, 90, Passagem) é esta:
22 – segunda-feira – Benizate: “Caracteres do homem de bem”;
26 – sexta-feira – Sergio Menezes: “Conhecimento de si mesmo”;
28 – domingo – Flavio Soali: “tema livre”;
29 – segunda-feira – Vladimir: “Felicidade e infelicidade relativas”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Casimiro de Abreu – A ASEB (Rua Nossa Senhora do Carmo, 93, Bairro Santa Terezinha) comemora em setembro 25 anos de fundação.  No dia 28 de setembro, domingo, será realizado um Fórum de debates sobre o tema “A Educação sob o foco Espírita”.  A programação é esta: 8h30 – Ambientação, Música; 9h – Abertura, Boas-vindas; 9h10 – Introdução: “Os desafios modernos da Reforma Íntima pela educação”; 9h25 – Palestra: “Educação: metodologia para a transformação do planeta”; 10h05 – Intervalo; 10h20 – Vídeo-debate; 11h – Palestra: “A família e a educação das novas gerações”; 11h47 – Almoço e confraternização, Preparo de pauta do debate; 13h25 – Debate; 14h40 – Conclusão, Palestra: “A educação e a mudança de hábitos para uma vida melhor”; 15h10 – Encerramento.  Informações pelo telefone (22)2778-5103 ou pelo e-mail asebcasimiro@gmail.com.
Macaé – A programação de palestras do mês de setembro na Casa do Caminho é esta:
21 – domingo – Maura: “É tempo de parar e meditar”;
28 – domingo – Augusto Cruz: “Contribuir para a vida florir”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A União Espírita Macaense realiza em 2014 os Encontros com Jesus – Reunião de Fraternidade.  O próximo encontro será no dia 28 de setembro, domingo, às 17h, no Grupo Espírita Francisco Xavier: Rua Dr. José Ribeiro, 183.  Na ocasião, Antônia Almeida estudará o tema “Parábola: O Bom Samaritano”. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Grupo Espírita João Batista realiza no mês de setembro o XVII Mês Espírita com tema central “O Bem em Ação”.  A programação é esta:
20 – sábado – 18h – Rua Allan Kardec, 27, Cajueiros – Paula Guimarães: “Os três crivos, ser útil, verdade e bom, no ouvir e ver higienizam o Espírito”;
21 – domingo – 9h – Rua dos Advogados, 130, Parque Valentina Miranda - Paula Guimarães: “Terreno arado e abandonado é mais propício a dar erva daninha”;
27 – sábado – 18h – Rua Allan Kardec, 27, Cajueiros – Fabiano Drumond Chaves: “Quem não traz beneficência, progresso, educação ou emprego traz avareza em nós”;
29 – domingo – 9h – Rua dos Advogados, 130, Parque Valentina Miranda – Fabiano Drumond Chaves: “É preferível chorar com os aguilhões da resistência, a sorrir sob os narcóticos da queda”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Niterói – A programação de palestras do mês de setembro no Centro Espírita Paulo de Tarso (Rua Martins Torres, 46, Santa Rosa) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Luiz Celso Nunes;
24 – quarta-feira – 20h – Marco Antônio Castro;
29 – segunda-feira – 20h – Alcione Tavares.
Informações pelo e-mail cepatniteroi@gmail.com.
– A 4Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa teve como tema “Caminhando a gente se entende: Eu tenho Fé” e foi realizada no dia 14 de setembro, com início na Rua Miguel de Frias, Icaraí.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na última quinta-feira, 18 de setembro, o Instituto Espírita Bezerra de Menezes recebeu Rossandro Klinjey para trabalhar o tema “Educação na visão espírita”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Nova Friburgo – José Henrique Rubim de Carvalho fez uma palestra sobre o tema “Explicação de Lísias” na última terça-feira, 16 de setembro, na sede da Associação Espírita Fraternal.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Ostras – O XVII Mês Espírita do Grupo Espírita João Batista terá como tema central “O bem em ação” e será realizado no mês de setembro.  O evento contará com a participação especial do Coral da Casa Espírita Suave Caminho, de Rio das Ostras/RJ.  A programação é esta:
21 – domingo – 9h – Paula Guimaraes: Terreno arado e abandonado é mais propício a dar erva daninha – Local: Rua dos Advogados, 130 - Parque Valentina Miranda;
27 – sábado – 18h – Fabiano Drumond Chaves: Dinheiro que não traz beneficência, progresso, educação ou emprego, traz avareza em nós – Local: Rua Allan Kardec, 27, Cajueiros;
29 – domingo – 9h – Fabiano Drumond Chaves: É preferível chorar com os aguilhões da resistência a sorrir sob os narcóticos da queda – Local: Rua dos Advogados, 130 - Parque Valentina Miranda
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Fundação Joanna de Ângelis (Rua Vassouras, Lt. 20, Qd. 16, Jardim Marilea) realiza Estudos da Doutrina Espírita em vários horários.  Terça-feira, às 17h, O Livro dos Médiuns e, às 20h, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos.  Nas quartas-feiras, às 20h, Iniciação ao estudo da Doutrina Espírita.  Informações: telefone (22)2764-9273 ou pelo e-mailfunjodangelis@yahoo.com.br.
São Pedro da Aldeia – Sonia Rolim fará uma palestra sobre o tema “O bem e o mal” no dia 24 de setembro, quarta-feira, às 19h, no Grupo Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário.  Informações pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
Volta Redonda – A 26ª Feira do Livro Espírita de Volta Redonda será realizada no período de 28 de setembro a 12 de outubro, no Memorial Zumbi, Vila Santa Cecilia.  A programação é esta:
28 – domingo – 12h: Abertura – Nascer, morrer: o Auto de Barcelona;
29 – segunda-feira – 19h30 – Palestra: Por que adoecemos, com Orson Peter Carrara;
30 – terça-feira – 19h30 – Palestra: O auxílio virá, com Orson Peter Carrara;
1º – quarta-feira – 19h30 – Palestra: O poder da palavra e o poder da palavra com AMOR, com Cândida Camargo Miranda;
2 – quinta-feira – 19h30 – Palestra: O Evangelho de Jesus: Caminho, Verdade e Vida, com Carlos Alberto Figueira Sant’Anna;
3 – sexta-feira – 1o Encontro Nacional de amigos de Yvonne A. Pereira – 15h30 – Evangelho no Lar e no coração, com Luiz Claudio da Silva; 19h30 – Abertura oficial; 19h45 – Momento artístico com Sara Bentes; 20h – Palestra: Devassando o invisível, de Yvonne A. Pereira, proferida por Pedro Camilo;
4 – sábado – 1o Encontro Nacional de amigos de Yvonne A. Pereira – 10h15 – Mesa-redonda: À luz do Consolador” e seu valor doutrinário, com coordenação de Roni Ricardo Maia e participação de Ivete Maria Adão, Thais Rosane de Freitas, Norma Suely Lima de Oliveira, Maria Elza Oliveira, Tania Maria Faria Lima, Valdeia Nonato e Pedro Camilo; 15h30 – Palestra: As vidas de Yvonne A. Pereira, com Denise Correa de Macedo; 17h30 – Mesa-redonda: Yvonne A. Pereira, com a participação de todos os oradores presentes; 18h – Palestra: Voo de uma alma, com Maria Olegaria Costa; 19h30 – Momento artístico com Grupo Vocal Espírita Benedito Honorato; 20h – Palestra: Yvonne A. Pereira – testemunha de amor ao Espiritismo, proferida por Dalva Silva Souza;
5 – domingo – 1o Encontro Nacional de amigos de Yvonne A. Pereira; 9h30 – Momento artístico – 10h – Palestra: Memórias de um suicida, com Dora Incontri; 11h30 – Palestra: Yvonne A. Pereira: uma heroína silenciosa, com Pedro Camilo; 12h30: Encerramento do 1o Encontro Nacional de amigos de Yvonne A. Pereira; 16h30 – Bate-papo com escritores; 18h30 – seminário com Dora Incontri;
6 – segunda-feira – 19h30 – Palestra: Muitos os chamados poucos os escolhidos com Antônio Carlos Ghirinzoni de Souza;
7 – terça-feira – 19h30 – Palestra: Inteligência espiritual, com Marilane Leite;
8 – quarta-feira – 19h30 – Palestra: Fé inabalável só é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade. com Celio Cosme de Faria;
9 – quinta-feira – Aniversários da FLE-VR: 26 anos – 10h30 – Bate-papo sobre o Auto de fé de Barcelona; 19h30 – Alegria de Viver!, com Allan Vilches;
10 – sexta-feira – 18h30 – Bate-papo com os escritores Silvio Luiz de Oliveira e Gladis Pedersen; 19h30 – Palestra: Tudo passa quando a morte de um filho não é o fim do mundo, com Silvio Luiz de Oliveira;
11 – sábado – 9h30 – Seminário: A literatura e a magia da arte de contar histórias, com Gladis Pedersen; 11h – Bate-papo com escritores; 15h – Bate-papo com escritores; 16h – Palestra: O poder da fé na arte de evangelizar, com Gladis Pedersen de Oliveira; 17h15 – Palestra: Pensamentos que resolvem, com Rita Foelker; 18h30 – Energia pura: músicas para o Espírito, com Junior Vidal; 19h15 – Palestra: O cântico das virtudes, com Afro Stefanini II; 20h30 – Musical: Drogas: não entre nessa dança, com o Grupo de Teatro “A turma do Luizinho”;
12 – domingo – 9h30 – Feirarte e a criança na FLE-VR (arena), com Gladis Pedersen de Oliveira, Junior Vidal, Teatro: “A rã egoísta”, palhaços e brincadeiras; 9h30 – Seminário: Energia dos chakras e o poder terapêutico da fé, da meditação e da oração (espaço fora da FLE-VR), com Alírio Cerqueira Filho; 15h – 4o Sarau de Arte Espírita, com Junior Vidal, Thiago Brito, Grupo Vocal Espírita Joanna de Ângelis, Sara Bentes, Grupo do Centro Espírita Luz e Caridade, e outros; 18h30 – Palestra: Presença amorosa de Deus em nossas vidas, com Alírio Cerqueira Filho; 20h30 – Encerramento da 26a FLE-VR: Progredir sempre, tal é a lei: a reconstrução do livro.
Informações pelo e-mail flespiritavr@gmail.com, pelo telefone (24)98848-1522 ou no link http://flevr.blogspot.com.br/.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Rio Grande do Sul
Bento Gonçalves – A AME-SG – Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha e o Centro Espírita Allan Kardec promoveram mais uma edição da Feira do Livro Espírita da Serra Gaúcha, no período de 10 a 14 de setembro, no Shopping Center Bento Gonçalves.  Em sua 5ª edição, esta feira teve como objetivo divulgar os ensinamentos da Doutrina Espírita através de livros, revistas, jornais, CDs e DVDs, levando à população, em geral, excelentes obras com preços reduzidos.
– O 2º Congresso Gaúcho de Dependência Química à Luz da Espiritualidade será coordenado por César Geremia, Edson Cardoso, Gilson Roberto, Pedro Ortiz, Rogério Pereira, Samira Turconi e Victório Turconi, e realizado no dia 25 de outubro, sábado, a partir das 9h, no Clube Aliança. Inscrições gratuitas pelo telefone (54)3452-4472.  Realização: AME-Serra Gaúcha e Centro Espírita Allan Kardec.  Apoio: AME-Santo Ângelo, AMERGS e Federação Espírita do Rio Grande do Sul.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Colorado do Oeste – A VII Semana Espírita terá como tema central “Reforma íntima, uma necessidade humana” e será realizada no período de 25 a 27 de setembro, às 20h, na Comunidade Espírita Cristã: Rua Ceará, 4113. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – As inscrições para grupos de 10 pessoas terão 50% de desconto, para o 4º Fórum Nacional de Mediunidade e Paranormalidade que será realizado na Grande Florianópolis, na Avenida Beira Mar de São José – Centro de Convenções Multiuso, no dia 29 de novembro, sábado. Os temas que serão abordados são: (1) Obsessão – uma relação delicada e mal compreendida – Maísa Intelisano; (2) Homeopatia: Ação sobre os fenômenos espirituais e obsessão – Ricardo Di Bernardi; (3) Novo paradigma na medicina do século XXI e as contribuições da série André Luiz – José Henrique Rubim; (4) Sentimentos e emoções na Teoria da Mente Imortal – Júlio Goelzer; (5) Mediunidade nos dias atuais – Conferência de encerramento – Maísa Intelisano.  Informações pelo telefone (48)9685-2223.  Inscrições nos siteswww.3milenio.org ou www.icefaovivo.com.br.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau teve como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e foi encerrado no último domingo, 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes.  O evento contou com as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo.  Informações pelo e-mail info@ceil.com.br.
São Paulo
São Paulo – No mês de setembro, o Grupo da Paz (Rua Pereira Caldas, 120, Aclimação) comemora 30 anos de existência.  A programação de palestras é esta:
20 – sábado – 19h – Antônio Roberto Marchiori: “Pais e Filhos companheiros de viagem”;
24 – quarta-feira – 19h – Samuel Angarita: Tema Livre;
27 – sábado – 19h – Silvio Lemos: Tema Livre.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neste domingo, 21 de setembro, Manolo Quesada trabalhará o tema “Levanta e anda” no Centro Espírita Fraternidade de Luz: Rua Dr. Alveida Abade, 18, Jardim Jau.  Manolo fará uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na próxima sexta-feira, 26 de setembro, às 20h, no NEAK: Núcleo de Estudos Allan Kardec: Rua Eng. Vitor Freire, 393, Jaguaré.  O confrade estudará o tema “Por fora, bela viola” no dia 25 de setembro, quinta-feira, às 20h, no NASCER: Núcleo de Assistência Social de Conduta Espírita Rivail: Rua Pedro Luiz de Souza, 35, Jardim Brasília. O expositor fará uma palestra no dia 24 de setembro, quarta-feira, às 20h, no Centro Espírita Caminho de Damasco: Rua Moxei, 113, Lapa.  Informações:http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
– O Curso de Passes é realizado toda sexta-feira, das 20h às 21h, no Nova Era: Rua Domingos de Meira, 135, Campo Limpo, rua localizada em frente ao novo Piscinão – Sharp, paralela com a Rua do Colégio Maluy.  Informações pelo telefone (11)99169-3643 ou pelo e-mail am.moura64@gmail.com.
– José Carlos De Lucca fará uma palestra no próximo sábado, 27 de setembro, às 16h, no Núcleo Espírita Segue A Jesus: Rua Valdemar Martins, 1.138, Casa Verde.  José Carlos fará uma palestra sobre o tema “Socorro e solução” no dia 25 de setembro, quinta-feira, às 20h30, na Associação de Desenvolvimento Espiritual Reencontro: Rua Sebastião Preto, 47, Mooca.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de setembro do Centro Espírita Casa de Caridade Maria Dolores (Rua Vicente Melro, 36, Imirim) será encerrada no próximo sábado, 27, com a participação de Claudio Palermo que tratará do tema “Camile Flammarion”.  Informações pelo e-mail locutor@feal.com.br.
– O Curso de Orientação Espírita – Plantonista – é realizado toda sexta-feira, das 20h às 22h, no Núcleo Espírita Segue a Jesus: Rua Valdemar Martins, 1138, Parque Peruche.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)3857-0171.
– Na próxima quinta-feira, 25 de setembro, às 20h, Plinio Bueno Penteado Junior fará uma palestra sobre o tema “Autoamor e egoísmo” no Núcleo Assistencial Espírita Joanna de Ângelis: Rua Dené, 585, Vila Ré.  Na ocasião Teresinha Penteado autografará o livro “Uma Ponte para a Eternidade” e a harmonização ficará sob a responsabilidade de Ronaldo Silva.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na próxima sexta-feira, 26 de setembro, às 20h, Fabio Fadel Sper fará uma palestra sobre o tema “As leis divinas” no Centro Espírita Antônio Bernardes Fernandes: Rua Areião, 59, Tatuapé.  O confrade estudará o tema “Céu e inferno” no próximo sábado, 27 de setembro, às 19h, na Casa Espírita Joaquim Alves: Av. Gustavo Adolfo, 1856, Vila Medeiros. Fabio coordenará o minisseminário “150 anos d’O Evangelho segundo o Espiritismo” no dia 28 de setembro, domingo, às 9h, na Casa Espírita Maria Emília da Motta Ferreira: Av. Thiago Ferreira, 706, Vila Alice, Vicente de Carvalho. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samu fará uma palestra no dia 25 de setembro, quinta-feira, às 20h30, no Centro Espírita Joanna de Ângelis: Rua Cel. PM Celestino Fernandes, 70, Centro.  No sábado, 27 de setembro, às 18h, Deusa se apresentará no Centro Espírita Nascer: Rua Pedro Luís de Souza, 35, Centro.  Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– No próximo sábado, 27 de setembro, será realizada a 4a Feira do Livro Espírita na sede do CEDJ-Paraíso: Rua Jardim Ivone, 02, Paraíso.  A programação é esta: 9h – Abertura da feira, visita à Feira; 10h30 – Paula Zamp: “Quem é o homem do Sudário?”; 11h30 h – visita à Feira. No dia 28 de setembro, domingo, estão programadas as seguintes atividades: 9h – abertura; 10h – Davidson Lemela: “Depressão sob a ótica de vidas passadas”; 11h – visita à Feira; 15h – Ana Florentino: “Adolescência e seus desafios”; 16h – visita à Feira.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, às 20h30, Plínio Bueno Penteado fará uma palestra sobre o tema “Utilização providencial da riqueza!” no Centro Espírita Apóstolo Estêvão: Rua Vênus, 358, Vila Formosa. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neste domingo, dia 21 de setembro, serão realizadas comemorações dos 150 anos de lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo de 150 cidades paulistas: Adamantina, Americana, Amparo, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Artur Nogueira, Arujá, Assis, Atibaia, Avaré, Barretos, Barueri, Batatais, Bauru, Bebedouro, Bertioga, Birigui, Boituva, Botucatu, Bragança Paulista, Cabreúva, Caçapava, Caieiras, Cajamar, Campinas, Campo Limpo Paulista, Campos do Jordão, Capão Bonito, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba, Catanduva, Cosmópolis, Cotia, Cruzeiro, Cubatão, Diadema, Dracena, Embu das Artes, Embu - Guaçu, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Francisco Morato, Franco da Rocha, Garça, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ibitinga, Ibiúna, Indaiatuba, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Itapira, Itaquaquecetuba, Itararé, Itatiba, Itu, Itupeva, Jaboticabal, Jacareí, Jaguariúna, Jales, Jandira, Jaú, Jundiaí, Leme, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Lorena, Mairinque, Mairiporã, Marília, Matão, Mauá, Mirassol, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mongaguá, Monte Alto, Monte Mor, Nova Odessa, Olímpia, Osasco, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Paulínia, Pederneiras, Pedreira, Penápolis, Peruíbe, Piedade, Pindamonhangaba, Piracicaba, Pirassununga, Poá, Pontal, Porto Feliz, Porto Ferreira, Praia Grande, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rio Grande da Serra, Salto, Santa Bárbara d'Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São Joaquim da Barra, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, São Sebastião, São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba, Sumaré, Suzano, Taboão da Serra, Taquaritinga, Tatuí, Taubaté, Tupã, Ubatuba, Valinhos, Vargem. Grande Paulista, Várzea Paulista, Vinhedo, Votorantim e Votuporanga. Informações pelo e-mail use@usesp.org.br ou no site www.usesp.org.br.
– A 1ª Caminhada pela Paz será organizada pelo Projeto Social: Fala que eu te escuto – Fala que eu te vejo, realizada neste domingo, dia 21 de setembro, a partir das 9h30, no Espaço Pic Nic, Bambuzal, Parque Água Branca. Informações: e-mail conscienciaintegral@yahoo.com.br ou no blogwww.projetoescutarfalar.blogspot.com.
– A peça “Um amor de renúncia” será encenada aos domingos, às 18h, no Teatro Paiol Cultural: Rua Amaral Gurgel, 164, Centro.  Informações pelo telefone (11)3337-4517 ou no site www.ramakriya.com.br.
– No mês de setembro, aos domingos, a partir das 17h45, a peça “Gandhi e a ética inspiradora” será encenada no Teatro Ruth Escobar – Sala Muniz: Rua dos Ingleses, 209, Centro.  Informações pelo telefone (11)3289-2398.
– Aos sábados (21h) e domingos (18h), até o dia 21 de setembro, é encenada a peça “Cândido, uma poética espiritual” no Viga Espaço Cênico (Sala Piscina): Rua Capote Valente, 1.323, Sumaré.  Informações pelo telefone (11)3801-1843.
– Aos sábados, quinzenalmente, a USE/São Paulo (Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana) realizará o curso: Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita.  Informações: tel. (11)2950-6554 ou e-mails use@usesp.org.br oujulianezu@terra.com.br.
– O Curso de Teatro será realizado pela Companhia Curanista de Teatro às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, e, aos sábados, das 13h às 16h, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. Informações pelo telefone (11)3931-7432 ou pelo e-mail companhiacuranista@gmail.com.
– Renato Pietro apresentará a peça “Encontros impossíveis” aos sábados (19h) e domingos (17h), no Teatro Jaraguá: Rua Martins Fontes, 71, Centro.  Informações pelo telefone (21)99515-0166 ou pelo e-mailxodo69@gmail.com.
– Até o dia 28 de novembro, toda sexta-feira, às 19h30, é realizado o curso intensivo “O que é o Espiritismo” no Grupo Espírita Geam: Rua Força Pública, 24, Carandiru.  Informações pelos telefones (11)2221-4028 (após 14h) ou pelo e-mail conscienciaespirita@hotmail.com.
– O IEEF: Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (Rua Mesquita, 789, Jardim da Glória) realiza três cursos.  Toda quinta-feira, a partir das 16h, o curso é “Concepção Filosófica de Deus”.  O curso “Cartas paulinas” é realizado toda sexta-feira, a partir das 18h e, aos sábados, às 14h, o curso é “O pensamento filosófico no Cristianismo dos primeiros tempos”.  Informações pelo telefone (11)4324-1846, no site www.ieef.org.br ou pelo e-mail instituto@ieef.org.br.
– O Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita é realizado aos sábados, das 8h30 às 13h, na sede da USE do Estado de São Paulo: Rua Dr. Gabriel Piza, 433.  Os facilitadores são Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar, Maurício Romão, Hélio Alves Correa e Sílvio Costa.  A coordenação do curso é de Julia Nezu, e o dirigente da turma é Geraldo Ribeiro.  O cronograma das aulas é este: 27 de setembro, 11 e 25 de outubro, 8, 22 e 29 de novembro.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou no site www.usesp.org.br.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Toda sexta-feira, das 20h às 21h30, é realizado o Curso de Passes no Nova Era: Rua Domingos de Meira, 135, Campo Limpo, rua localizada em frente ao novo Piscinão – Sharp, paralela com a Rua do Colégio Maluy.  O curso terá dez aulas de duração.  Informações pelo telefone (11)99169-3643 ou pelo e-mailam.moura64@gmail.com.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– A programação de palestras do mês de setembro na Congregação Espírita Maria Benta (Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara, altura do n.º 900 da Av. Eng. Georges Corbisier,  próxima à est. Jabaquara do Metrô) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Luiz Roberto Rigby: Comprometimento pessoal – Harmonização: Thiago Correa;
29 – segunda-feira – 20h – Paulo Freitas: Cinema na Maria Benta – Harmonização: Itamar Santiago.
Informações pelo telefone (11)5012-4474 ou pelo e-mail jrezala@terra.com.br.
– No último sábado, 20 de setembro, das 15h às 18h, Antônio Demarchi e Fabio Levi coordenaram o seminário “Obsessão” no Centro Espírita Casa do Caminho Santana: Rua Dr. Olavo Egídio, 917, Santana. Informações no sitewww.casadocaminhosantana.com.br.
– O Simpósio Herculano Pires 100 anos foi realizado no dia 20 de setembro, sábado, no Auditório da FEAL: Fundação Espírita André Luiz: Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana.  A programação contou com as presenças de Heloísa Pires, Marco Milani, Wilson Garcia e Paulo Henrique Figueiredo.  Realização: Fundação Maria Virginia e J. Herculano Pires.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, dia 14 de setembro, foi realizada a 14Festa da União, na Rua Aurélia, 996, Lapa.  O evento foi uma realização da USE Distrital da Lapa e contou com shows musicais: New Orleans Jazz Band, Musical Armazém Band, Andréa Bien, Dança Flamenca, Dannilu, Dupla Colt, Dança Cigana e Ângelo Máximo; almoço; brechó; doces; livraria; sorteio de prêmios e brincadeiras infantis.  Informações no site www.uselap.org.br ou pelo e-mailcontato@uselapa.org.br.
– No dia 15 de setembro, segunda-feira, foi realizada a Semana do Livro Espírita na Casa do Caminho.  Na ocasião Ana Ariel fez uma apresentação musical.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O evento “Modificando Atitudes – acessibilidade, inclusão e sustentabilidade” foi realizado nos dias 15 e 17 de setembro no Auditório do 1o subsolo do Fórum Ruy Barbosa.  Realização: Escola Judicial, Comissão de Acessibilidade e Comissão Permanente de Gestão Socioambiental do TRT da 2a Região.  Participaram do evento: Marcos Rossi e Washington Novaes.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Vansan fez uma palestra musicada no dia 16 de setembro, terça-feira, no Centro Espírita Irmã Sheilla.  No dia 18 de setembro, quinta-feira, o músico se apresentou no Centro Espírita O Semeador. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na última quarta-feira, 17 de setembro, no Anfiteatro Clovis Salgado, Dora Incontri fez uma palestra sobre o tema “Educação, espiritualidade e transformação social”.  Realização: Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia e Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Herdeiros de um novo mundo” na última segunda-feira, 15 de setembro, no Centro Espírita A Caminho da Luz.  Na última quarta-feira, 17 de setembro, o confrade fez uma palestra sobre o tema “Marta, Maria e Lázaro” na Associação Beneficente Espírita Caminho da Verdade.  Manolo trabalhou o tema “Comentários sobre filme” no último sábado, 20 de setembro, na Seara Bendita – Instituição Espírita.  No mesmo dia, o expositor estudou o tema “Perseverança e fé” no Núcleo Espírita Segue a Jesus. Informações no link:http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
– Fabio Fadel Sper fez uma palestra sobre o tema “Parábolas de Jesus” no último domingo, 14 de setembro, no Núcleo de Estudos Espíritas Fonte Viva.  No dia 15 de setembro, segunda-feira, Fabio estudou o tema “A viagem” no Centro Espírita Antônio Bernardes Fernandes.  O expositor fez uma palestra sobre o tema “A justiça divina” no dia 17 de setembro, quarta-feira, na Fraternidade Espírita Irmã Maria.  Informações pelo e-mailfabiofadelsperffs@outlook.com.br.
– No último domingo, 14 de setembro, Luís Américo Sucena coordenou o seminário “No mundo maior” na Casa do Caminho Meimei. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samu fez uma palestra sobre o tema “O livro como instrumento da nossa evolução” no dia 19 de setembro, sexta-feira, e sobre o tema “Renovação”, no mesmo dia, no Centro Espírita Casa do Caminho.
– Claudia Mota coordenou o seminário “Família – desafios dos tempos modernos” no último domingo, dia 14 de setembro, no Centro Espírita Jesus de Nazaré.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Agudos – Ulmara Barbiere fez uma palestra na última quinta-feira, 18 de setembro, na Associação Espírita André Luiz.  O evento foi realizado pela USE Intermunicipal e Regional de Bauru e fez parte da Semana de comemoração aos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo.  Informações pelo e-mailjorgetataide@uol.com.br.
Americana – Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” na próxima terça-feira, 23 de setembro, às 19h30, no Centro Espírita Paz e Amor: Rua Luiz Delben, 30.  Informações no linkhttp://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
Araçatuba – No próximo sábado, 27 de setembro, das 11h às 14h, será realizada a Galinhada Solidária.  A retirada será na sede da AADEFA: Rua Amazonas, 745, Jardim Paulista.  Informações pelos telefones (18)3117-7430 ou 98154-0131.
– No último domingo, 14 de setembro, Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araraquara – O IV Encontro Anual Cairbar Schutel tem como tema central “Faça o bem sempre!” e será encerrado neste domingo, 21 de setembro, na sede da UNIP – Universidade Paulista: Av. Alberto Benassi, 200, Parque das Laranjeiras.  O evento conta com oficinas, palestras, debates e artes e com as presenças de Simão Pedro, Izaías Claro, Edmir Garcia, Márcio Correa, Otaciro Rangel, Ismael Batista, Martinha Guimarães, Cia. Amarela de Teatro e o casal Marco e Kátia Duarte.  Dúvidas e informações pelo e-mailinstitutocairbarschutel@gmail.com ou pelo telefone (16)98153-4758.
– Vansan fará uma palestra musicada no dia 23 de setembro, terça-feira, às 20h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Av. Santa Maria, Vila Xavier.  No dia 24 de setembro, quarta-feira, às 20h, o cantor se apresentará na sede da Sociedade Beneficente A Casa do Caminho: Rua Piauí 845, Jardim Brasil. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – Anete Guimaraes coordenará o seminário “Mediunidade na prática” no próximo sábado, 27 de setembro, das 8h30 às 15h30, no Centro Cultural Espírita Reflorescer: Rua São Vicente, 240, Jordanópolis.  Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)99823-1001.
Assis – A 37ª Jornada de Confraternização Espírita de Assis será realizada nos meses de setembro e outubro no Instituto de Difusão Espírita Nosso Lar: Praça Nicolau Carpentieri, 50, Vila Xavier.  A programação do próximo sábado, 27, com José Antônio Vieira de Paula e o tema “As Leis Divinas”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Atibaia – Vansan fez uma palestra musicada no dia 17 de setembro, quarta-feira, no Lar de Jesus.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Auriflama – A programação de palestras do mês de setembro no Centro Espírita Caminheiros do Bem (Rua José Barbosa, 50-41) será encerrada por Carlos Alberto Braga no dia 28, domingo, às 19h30. Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de setembro no Centro Espírita Caminheiros do Bem (Rua José Barbosa, 50/48) será encerrada no próximo domingo, 28, às 19h30, por Carlos Alberto Braga.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Avanhandava – A programação de palestras do mês de setembro do Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Tibiriçá, 522) será encerrada na próxima quarta-feira, 24, por Gregório Carlos Rodrigues.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bálsamo – Jesus Carlos – Zuza – fez uma palestra no dia 18 de setembro, quinta-feira, no Centro Espírita André Luiz. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Barueri – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Pais e filhos (bate-papo)” na última terça-feira, 16 de setembro, no Núcleo Espírita Aldeia de Luz.  Informações no linkhttp://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último sábado, 20 de setembro, às 19h, José Carlos De Lucca fez uma palestra no Centro Espírita A Serviço do Mestre: Rua Três Lagoas, 4/28, Vila Dutra.  A abertura ficou a cargo do Coral Amor e Luz.  Informações pelo e-mailsueli.ad@hotmail.com.
– A USE Intermunicipal e Regional de Bauru realizou em setembro a comemoração dos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo. A programação contou com as presenças de Richard Simonetti, Sioli Padilha, Roberto Françoso, Ângela Morais, Maria Ap. Sanches, Luiz Souza, Eduardo Herrera, Jorge Salomão, Marildo Campos Brito, Moisés Rossi, André Malvesi, Raul Chaves, Neuza Aracy Sampaio, Tela Gutierrez de Souza, Edgar Miguel, Marta Segifredo, José dos Santos Simas, Nazin Canarin Junior, José Carlos De Lucca.  Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
Bebedouro – Neste domingo, 21 de setembro, o Centro Espírita “Do Calvário ao Céu” (Rua Cel. João Manoel, 763) comemora os 150 anos do E.S.E. Eis a programação de palestras: 9h – Roberto Cacciari: “Cinco arrependimentos que temos antes de morrer”; 19h30 – Luiz Fernando Arrobas Martins: Palestra Musicada: Musicoterapia Evangelizadora.  O evento é uma promoção da USE Intermunicipal de Bebedouro e Associação Médico-Espírita de Bebedouro.  Informações pelo e-mail informativo@usebebedouro.org.br.
– A 3ª Edição do Curso de Atualização – Integração, destinado aos dirigentes das reuniões mediúnicas será encerrado na próxima sexta-feira, 26 de setembro, às 20h, no Centro Espírita “Do Calvário ao Céu”: Rua Cel. João Manoel, 763.  Informações pelo telefone (17)3342-1267, de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h.
Birigui – Ditinha Calixto, Saulo Cesar Ribeiro da Silva, Célia Maria Rey de Carvalho, Rafael Zago e Coral Harmonia participarão da 32a Confraternização Espírita da Alta Noroeste neste domingo, 21 de setembro, das 7h30 às 13h30, no Centro Espírita Raymundo Mariano Dias.  Informações pelos telefones (18)99764-1729 ou 99783-5937 ou pelo e-mail cleidebucalon@uol.com.br.
Botucatu – O XI Congresso de Saúde e Espiritualidade foi encerrado no último domingo, 14 de setembro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina.  Participaram do evento: Edson Ramos de Siqueira, Flavio Braun, Niura A. Padula, Ricardo Monezi, Álvaro Avezum e André Luiz Ruiz.  Informações no sitehttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br.
Bragança Paulista – O V Simpósio Espírita de Bragança Paulista e Região teve como tema central “Retorno à vida espiritual” e foi encerrado no dia 14 de setembro, na Sociedade Espírita de Bragança Paulista – Salão da Casa da Benção.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cabrália Paulista – Na última quarta-feira, 17 de setembro, Eduardo Pereira fez uma palestra na Semana de comemoração dos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo no Centro Espírita Vicente de Paula.  Realização: USE Intermunicipal e Regional de Bauru.  Informações pelo e-mailjorgetataide@uol.com.br.
Campinas – A Associação Jurídico-Espírita de São Paulo (AJE-SP) realizará o 3° CONJURESP – Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo, com o tema central “Direitos Contemporâneos e Espiritismo”, no período de 17 a 19 de outubro.  O Congresso tem como objetivos: (1) Permitir reflexões em torno dos direitos contemporâneos, que surgem no século XXI, fazendo-nos repensar conceitos, valores e abordagens tradicionais, à luz do Espiritismo, num ambiente de liberdade e respeito, a fim de fomentar o crescimento profissional e ético-moral; (2) Colaborar no processo de desenvolvimento e consolidação do movimento jurídico-espírita estadual e nacional, a partir do encontro de operadores do direito, estudiosos e demais interessados em discutir assuntos sócio-jurídicos sob a perspectiva da filosofia espírita cristã; (3) Proporcionar um espaço de convívio fraterno e equilibrado, que revitalize o entusiasmo individual, como forma de auxiliar o congressista na sua íntima e subjetiva realização do justo, seja nas relações profissionais, como nas múltiplas relações interpessoais da vida no mundo contemporâneo.  Os organizadores sugerem o seguinte local para hospedagem: Hotel Nacional Inn, em Campinas: Av. Benedicto Campos, 35 – Jardim do Trevo – Telefone: (19)3772-1400; Fax: (19)3272-7888.  As reservas podem ser efetuadas até setembro.  Existem 70(setenta) apartamentos bloqueados pela AJE-SP.  Em contato com o hotel, informar que é para o CONJURESP.  Os valores da inscrição são: (1) Associados com anuidade em dia: profissionais: R$150,00 e estudantes: R$75,00; (2) Não Associados: profissionais: R$250,00 e estudantes: R$125,00.  Mais informações, inclusive sobre as inscrições, no sitewww.ajesaopaulo.com.br.
– No último sábado, 20 de setembro, às 19h30, foi realizada a Noite da Fraternidade na sede dos Os Seareiros – Casa de Jesus: Rua João Alves dos Santos, 770, Jardim das Paineiras.  O evento contou com a presença de Alexandre Fontes Fonseca, que fez uma palestra sobre o tema “A Contribuição do Espiritismo para a sociedade”.  Informações com Adriana Levantesi: (19)98192-5795 ou Elaine Cristina: 99723-5507.
– Antônio de Abreu fez uma palestra sobre o tema “O presente precioso” no último domingo, 14 de setembro, na Seara Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no site www.searajoannadeangelis.org.br.
Catanduva – José Antônio da Cruz fará uma palestra na próxima terça-feira, 23 de setembro, às 20h, no Centro Espírita Benedito Zancaner: Rua Tabapuã, 321, Villa Motta.  José Antônio fez uma palestra na última segunda-feira, 15 de setembro, na Associação Espírita Mensageiros da Vida Eterna. Informações no site www.mensageirosdavidaeternacatanduva.blogspot.com.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Descalvado – O Curso Básico de Espiritismo terá duração de 14 semanas e será realizado toda segunda-feira, na Ced Seara de Luz – Núcleo de Assistência Social.  Inscrições na Biblioteca Espírita Renato Pessoa. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Diadema – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Marta, Maria e Lázaro” no dia 19 de setembro, sexta-feira, na União Espiritual de Amor e Caridade.  Informações no linkhttp://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
Embu das Artes – Neste domingo, 21 de setembro, às 10h, Agnaldo Paviani fará uma palestra no Instituto Espírita Beneficente Seara de Jesus: Rua Júpiter, 216, Jardim Novo Embu.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Espírito Santo do Pinhal – Allan Vilches fez duas apresentações musicais no último domingo, dia 14 de setembro, no Theatro Avenida.  Na ocasião, foi realizada a gravação de um DVD. Informações:theatroavenida@pinhal.org.braryoswaldoleitedasilva@yahoo.com.br.
Fernandópolis – No próximo sábado, 27 de setembro, das 14h às 17h30, Suely Caldas Schubert coordenará o seminário “Tende bom ânimo, eu venci o mundo” na sede da Associação Beneficente Pátria do Evangelho: Rua Minas Gerais, 1426.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Franca – O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Getulina – A programação de palestras do mês de setembro do Centro Espírita Fé, Amor e Justiça (Rua Wenceslau Brás, 954) é esta:
22 – segunda-feira – Reinaldo Trombini Junior;
29 – segunda-feira – Som & Imagem.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guaraci – Jesus Carlos – Zuza – fará uma palestra no dia 23 de setembro, terça-feira, às 20h, no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes: Rua José Martins Canuto, 562.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarulhos – Fabio Fadel Sper fará uma palestra sobre o tema “O maior mandamento” neste domingo, 21 de setembro, às 19h, na Associação Espírita Discípulos do Evangelho: Rua Francisco Foot, 01, Gopoúva.  Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, às 20h, Fabio fará uma palestra sobre o tema “Anjos e demônios” no Centro Espírita Semeadura de Jesus: Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192, Jardim Lanzara.  O expositor trabalhará o tema “Nascer de novo” no dia 29 de setembro, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita Cairbar Schutel: Rua Antonieta Aguirre de Moraes Barros, 360, Vila Augusta.  Informações pelo e-mail fabiofadelsperffs@outlook.com.br.
– A Associação Espírita Discípulos do Evangelho (Rua Francisco Foot, 1, Gopoúva) fará uma comemoração dos seus 41 anos de fundação, neste domingo, 21 de setembro, das 9h às 13h.  Estão programadas as seguintes atividades: Mario Más: “Evangelho – 150 anos libertando consciências”; Vansan: “Evangelho – 150 anos de uma nova visão de Jesus”; Teatro Escola Habitart: “A ordem do Caos”. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Estamos onde nos colocamos”, no dia 22 de setembro, segunda-feira, às 20h, no Núcleo Espírita Fé, Esperança e Caridade: Rua Salvador Gaeta, 571, Vila Augusta. Informações no link http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
– Plinio Bueno Penteado Junior estudou o tema “150 anos de Caridade e Prece” no dia 17 de setembro, quarta-feira, no Núcleo Assistencial Anália Franco.  A harmonização musical ficou a cargo de Nelson & Vilma. Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Chico Xavier recebeu Deusa Samu para uma palestra no dia 18 de setembro, quinta-feira.  Informações no sitehttp://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– No dia 20 de setembro, sábado, o Grupo Vocal reencontro fez uma apresentação musical na Sociedade Espírita Discípulos do Evangelho. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Claudio Palermo fez uma palestra sobre o tema “Evangelho... 150 anos de ciência” na última segunda-feira, 15 de setembro, no Núcleo Espírita Fé, Perseverança e Caridade.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Iacanga – Na última sexta-feira, 19 de setembro, Vicente Abreu fez uma palestra no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Laemert G. dos Santos, 651.  O evento foi realizado pela USE Intermunicipal e Regional de Bauru e fez parte da Semana de comemoração dos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo. Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
Ibirá – André Sobreiro fará uma palestra no dia 24 de setembro, quarta-feira, às 20h, no Centro Espírita União: Av. Gabriel Sanches, 660. Informações pelo e-mail andresobreiro@yahoo.com.br.
Icém – Na próxima segunda-feira, 29 de setembro, às 20h, André Sobreiro fará uma palestra no Centro Espírita Caridade: Rua Capitão Joaquim C. Melo, 84.  Informações pelo e-mail andresobreiro@yahoo.com.br ou no sitewww.portaldaluzseverinia.blogspot.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jandira – Na última terça-feira, 16 de setembro, Plínio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “Que tal aprender a dizer não?” no Núcleo Espírita Centelha de Luz: Rua Itaqui, 101, Bairro Gabriela 2. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo e-mailprevenciodonto@gmail.com.
Jaú – O 6º SEFRATE – Seminário Fraterno de Estudos Espíritas – teve como tema central “A força invisível do bem” e foi encerrado no último sábado, 20 de setembro, a partir das 14h, na sede do Sincomércio: Rua Rolando D’amico, 381, Vila Assis.  O evento contou com as presenças do Coral O Consolador, de Pedro Bonilha, do Coral Alegria, de Edson Sardano.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lençóis Paulista – Na última segunda-feira, 15 de setembro, Cesar Moron fez uma palestra no Centro Espírita Antônio de Pádua. O evento foi realizado pela USE Intermunicipal e Regional de Bauru e fez parte da Semana de comemoração dos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo.  Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
Lucélia – Gilvanize Balbino Pereira fez uma palestra, seguida de uma sessão de autógrafos, no último sábado, 20 de setembro, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec: Rua João Abílio de Menezes, 416. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Macatuba – Eduardo Herrera fez uma palestra no dia 17 de setembro, quarta-feira, no Centro Espírita Francisco Xavier.  O evento foi realizado pela USE Intermunicipal e Regional de Bauru e fez parte da Semana de comemoração: 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo.  Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
Marília – O Centro Espírita Luz, Fé e Caridade (Rua Gonçalves Dias, 464) realiza toda quarta-feira, a partir das 19h30, um Estudo sobre o ESDE. Informações pelo e-mail esde_celfc@yahoo.com.br.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz é realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor é Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações:nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Matão – Vansan fará uma palestra musicada na próxima quinta-feira, 25 de setembro, às 20h, no Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes: Rua Rafael Juarez Sola 89, Vila Cardin.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na última terça-feira, 16 de setembro, Edmir Garcia fez uma palestra no Centro Espírita Clarim.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Mirassol – André Sobreiro fez uma palestra no dia 18 de setembro, quinta-feira, no Instituto de Estudos Espíritas Allan Kardec. Informações pelo e-mailandresobreiro@yahoo.com.br ou no sitewww.portaldaluzseverinia.blogspot.com.
Mogi das Cruzes – No último domingo, 14 de setembro, Luiz e Elvira fizeram o lançamento do seu CD no Centro Espírita Antônio de Pádua.  O evento foi realizado em prol da Creche Fraternidade.
Monte Azul Paulista – Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, às 20h, Vansan fará uma palestra musicada no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Sete de setembro, 883.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Osasco – No dia 24 de setembro, quarta-feira, às 9h, Deusa Samu fará uma palestra no Centro Espírita Lar Jesus entre as crianças: Rua João Kaufman, 435.  Deusa fez uma palestra com tema livre no último domingo, 14 de setembro.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Pederneiras – No dia 19 de setembro, sexta-feira, Silvia Morbi Garcia fez uma palestra no Centro Espírita Eterna Amizade.  O evento foi realizado pela USE Intermunicipal e Regional de Bauru e fez parte da Semana de comemoração dos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo.  Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
Pedregulho – O Encontro Fraterno de Unificação da Use Regional de Franca será realizado no dia 28 de setembro, terça-feira. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Penápolis – A programação de palestras do mês de setembro do Centro Espírita Allan Kardec (Av. Luiz Osório, 1262) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Otávio Tobias Soares Mandrá: “Caridade e Saúde”;
29 – segunda-feira – 20h – Wilda Nogueira Bajo: “Caridade”.
A transmissão dos passes inicia às 19h30.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de setembro no Centro Espírita Discípulos de Jesus (Av. Luís Osório, 108) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Hermógenes Bonigeli: “Egoísmo e Orgulho”;
29 – segunda-feira – 20h – Nice Silva: “A conquista da autonomia espiritual”.
Informações pelo e-mail mjaplis63@gmail.com.
Pirajuí – Marildo Campos Brito fez uma palestra no dia 18 de setembro, quinta-feira, no Centro Espírita Amor e Caridade.  O evento foi realizado pela USE Intermunicipal e Regional de Bauru e fez parte da Semana de comemoração dos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo.  Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
Pirapozinho – Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no dia 16 de setembro, terça-feira, no Centro Espírita Amor e Caridade. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Praia Grande – Fabio Fadel Sper fará uma palestra sobre o tema “O jovem rico” no dia 25 de setembro, quinta-feira, às 19h45, no Lar Espírita Paz e Amor: Rua Maurício José Cardoso, 935, Canto do Forte.  Informações pelo e-mail fabiofadelsperffs@outlook.com.br.
Presidente Alves – Sidney F. Fernandes fez uma palestra no dia 19 de setembro, sexta-feira, no Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade.  O evento foi realizado pela USE Intermunicipal e Regional de Bauru e fez parte da Semana de comemoração dos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo.  Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
Presidente Prudente – O Encontro Fraterno de Unificação da Use Regional de Presidente Prudente foi realizado no dia 20 de setembro, sábado.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no dia 15 de setembro, segunda-feira, no Centro Espírita André Luiz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Isabel – No último domingo, 14 de setembro, Sebastião Camargo coordenou o seminário “Do autoconhecimento à autoiluminação” no Centro Espírita Alvorada Cristã, e  Marina Helck e Lucio Silva fizeram a harmonização. Informações pelo e-mail veralucia_1969@hotmail.com.
Santa Rosa do Viterbo – Na próxima quarta-feira, 24 de setembro, às 20h, Edmir Garcia fará uma palestra sobre o tema “Princípios espíritas e consequências educacionais” no Grupo Espírita Bezerra de Menezes: Rua Eugênio Meloni, 275, Jardim Planalto.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– Todo 3º domingo do mês, das 14h às 15h30, será realizado o curso “Sexo e obsessão”, com coordenação de Eliana Colombo.  O curso será ministrado no Centro Espírita O Consolador: Rua do Bosque, 306, Vila Barros.  Informações: Fone (11)4993-1804 ou pelo e-mail ceoc.areaensino@yahoo.com.br.
– Deusa Samu fará uma palestra na próxima segunda-feira, 22 de setembro, às 20h, no Centro Espírita O Consolador: Rua do Bosque, 306. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neste domingo, 21 de setembro, às 9h, Fabio Fadel Sper coordenará o minisseminário “Mediunidade e obsessões” na sede da USE Santo André: Rua Chuí, 801, Vila Pires.  Informações pelo e-mailfabiofadelsperffs@outlook.com.br.
– O XXVIII Encontro Fraternal com Divaldo Pereira Franco será realizado no dia 28 de setembro, domingo, das 8h às 18h, na Creche Amélia Rodrigues: Rua Silveiras, 17, Vila Guiomar.  A programação é esta: 8h – Abertura dos portões; 9h – Apresentação; 9h15 – Minisseminário; 12h – Intervalo para lanche; 13h30 – Início da parte artística; 15h – Início dos autógrafos e cumprimentos; 18h – Palestra de encerramento.  Informações pelos telefones (11)3186-9766 ou 3186-9788 ou pelo e-mail ebm@ebmeditora.com.br.
– Na última sexta-feira, 19 de setembro, no Teatro Municipal foi encenada a peça “Allan Kardec: um olhar para eternidade”. Informações:www.diversaoearteproducoes.com.br.
Santos – O XII Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita será realizado no período de 11 a 14 de novembro.  Informações e inscrições pelo telefone (13)3284-2918 ou pelo e-mail ickardecista@terra.com.br.
– Não perca o programa Espiritualidade em Debate, produzido pela AME-Santos.  Programa inédito aos domingos, às 20h, e reprise quinta-feira, às 17h, pela TV COM – Canal 11 da NET (Santos, São Vicente e Praia Grande).  Para demais localidades: www.tvcomsantos.com.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– No último sábado, 20 de setembro, às 20h, foi realizado o 4o Encontro da Família, com tema central “Filhos e pais: formando laços de amizade” no Centro Espírita Ismênia de Jesus: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  O evento comemorou 77 anos de fundação e contou com uma palestra proferida por Domeiver Verni.  Informações pelo telefone (13)3202-8080 ou no sitewww.ismeniadejesus.org.br.
São Bernardo do Campo – No próximo domingo, 28 de setembro, às 9h, Manolo Quesada fará uma palestra no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117, Ferrazópolis.  Informações no linkhttp://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
– O estudo “O Espiritismo e a iluminação do ser” é realizado todo sábado, das 10h30 às 12h, no Centro Espírita Maria de Nazaré: Rua Orestes Suster, 929, Bairro das Casas.  Informações pelos telefones 2374-2922 e 98676-0512 ou pelo e-mail unificação.sbc@gmail.com.
– O VI Seminário da AME-ABC terá como tema central “Educação do ser imortal na era do amor” e será realizado no dia 27 de setembro, sábado, no Colégio Ábaco: Av. João Firmino, 1099, Bairro Assunção.  A programação é esta: 8h – Recepção; 8h30 – Abertura do evento; 9h – Norma Volpi: Compromissos, responsabilidades e afetividade na evolução do Espírito; 10h – Intervalo; 10h30 – Pedro Gregori: Educação acadêmica, técnica e ética na formação do profissional da saúde; 11h30 – Mesa de Debate; 12h15 – Almoço; 14h – Retorno; 14h15 – Dora Incontri: Educação para a vida e educação para a morte; 16h15 – Mesa de Debate; 17h – Encerramento.  O investimento é de R$20,00 e as inscrições podem ser realizadas no sitehttp://www.ameabc.org.br, pelo telefone (11)2897-0267, com Eliete, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h, ou, ainda, no local: mediante disponibilidade.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Agnaldo Paviani coordenou um seminário no último sábado, 20 de setembro, às 9h30, no Grupo Fraternal João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154, Vila Olga.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No período de 14 a 20 de setembro foi realizada a XVIII Semana Espírita que teve como tema central “O homem conquistando sua evolução científica e espiritual”.  A programação contou com as presenças de Mãos Unidas, Vansan, Luís Fernando L. do Espírito Santo, Lino Huaman, Orson Peter Carrara, Leandro e Denise, Américo Canhoto, Agnaldo Paviani, Margarete Áquila, Paulo Valzacchi e Edgard André Benevides.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
São Caetano do Sul – O Centro de Cultura Espírita Luz da Manhã (3atrav. Wilson Teixeira, 36, Boa Vista) realizará no dia 4 de outubro, sábado, das 14h30 às 17h, um chá da tarde.  J.A. Lacerda fará uma palestra sobre o tema “Tendências e aptidões na sociedade moderna – Como estou utilizando meus talentos?” para comemorar 9 anos de existência.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – A programação de palestras do mês de setembro no Centro Espírita Consolador (Rua Independência, 2617) é esta:
21 – domingo – 9h – Gustavo Girotto: Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho;
25 – quinta-feira – 20h – Gustavo Girotto: Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho;
28 – domingo – 9h – Rosalie Gallo: Espírito Cívico.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A comemoração dos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo será realizada em setembro na sede da USE Intermunicipal: Rua Cleophas Bentran Silvente, 326, Chácara Municipal.  A programação é esta:
21 – domingo – 15h – Antônio Carlos Navarro – seminário: “Evangelho – educação para o amor”;
27 – sábado – 9h – Praça Allan Kardec – João Lucio Cruz de Campos: “Breve comentário do Evangelho”; 15h – Sede da Use – Ditinha Calixto: “Os Bem-Aventurados do Cristo”.
Informações no site www.usesaojosedoriopreto.com.br.
– A programação de palestras do mês de setembro na Associação Espírita Allan Kardec (Rua Floriano Peixoto, 975) é esta:
21 – domingo – 9h – Ricardo Pinfild;
28 – domingo – 9h – Suely Caldas Schubert.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de setembro no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) será encerrada por Jane Maiolo no dia 24, quarta-feira, às 20h.  informações pelos telefones (17)3228-0111 ou 99702-7066.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– Jesus Carlos fez uma palestra no dia 16 de setembro, terça-feira, na Associação Joanna de Ângelis.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sumaré – Até o dia 21 de setembro, aos sábados (21h) e domingos (18h) será encenada a peça “Cândido, uma poética espiritual” no Viga Espaço Cênico (Sala Piscina): Rua Capote Valente, 1.323.  Informações pelo telefone (11)3801-1843.
Suzano – No próximo sábado, 27 de setembro, às 17h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “O amor está no ar”, na Associação Espírita Antônio dos Santos Ferro: Rua Ipiranga, 257. Informações no linkhttp://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
Taboão da Serra – No último domingo, 14 de setembro, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “As potências da alma” na FRATECEB: Fraternidade Espírita Cristã Eurípedes Barsanulfo. Informações no link:http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
Taubaté – Andrei Moreira fará uma palestra sobre o tema “Síndrome do pânico, medo e fobias” no próximo sábado, 27 de setembro, às 19h, no CEUC: Centro Espírita União e Caridade: Rua Dr. Souza Alves, 142.  O evento é uma realização da USE Intermunicipal, da AME Vale da Paraíba e do Centro Espírita União e Caridade.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita União e Caridade (Rua Dr. Souza Alves, 142) realiza o Curso Básico de Saúde Física e Espiritual.  O cronograma de aulas do módulo 1 é este: 3parte – 11 de outubro, das 8h às 12h; 3parte – 8 de novembro, das 8h às 12h.  O curso é uma realização da AME/Vale.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Tremembé – Claudia Mota coordenou o seminário “Família – desafios dos tempos modernos” no dia 14 de setembro, no Centro Espírita Jesus de Nazaré.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Valinhos – Em setembro foi realizada a 13ª Semana Espírita de Valinhos.  No dia 17 de setembro, quarta-feira, às 20h, Ana Ariel fez uma apresentação musical.  Informações no site http://www.anaariel.com.br/.
– Sebastião Camargo fez uma palestra sobre o tema “A mente é o espelho da vida” no dia 19 de setembro, sexta-feira, no Grupo Fraterno Foco de Luz.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Herdeiros de um novo mundo” no dia 18 de setembro, quinta-feira, na Semana Espírita de Valinhos.  Informações no link http://manoloquesada.blogspot.com.br/p/agenda.html.
Sergipe
Aracaju – A programação de palestras do mês de setembro no Instituto Espírita Humberto de Campos (Rua 07, 71, conjunto Santa Lúcia, Jabotiana) será encerrada por Jorge Rocha no dia 27, sábado, às 19h30. Informações pelos e-mails iehumbertodecampos@bol.com.br ou juventude.luiz@bol.com.br.
– A programação de palestras do mês de setembro do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Rua Boquim, 589, Centro) é esta:
23 – terça-feira – 19h30 – Carlos Alberto Araújo: “Autismo e auto-obsessão”;
30 – terça-feira – 19h30 – Norma Oliveira: “Psiquiatria e Espiritismo: obsessão”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra foi realizado no último final de semana, dias 13 e 14 de setembro. Informações no sitewww.irmaofego.com.br.
Tocantins
Araguaína – O 3º Congresso Espírita do Estado de Tocantins teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” e foi realizado no período de 12 a 14 de setembro no Glamour do Lago.  O evento foi uma realização da FEETINS e contou com as presenças de Afonso Chagas Corrêa, Divaldo Pereira Franco, Lacordaire Abrahão Faiad e Suely Caldas Schubert.  Informações no site www.congresso.feetins.org.br.
Gurupi – Cauci Roriz coordenará o seminário “O Dialogador Espírita e o Expositor Espírita” nos dias 27 e 28 de setembro, sábado e domingo, no Centro Espírita Caminho da Luz.  Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações pelo site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.

http://www.oconsolador.com.br/ano8/381/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário