a partir de maio 2011

sábado, 6 de setembro de 2014

Movimento Espírita Brasileiro--06-09-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)



Distrito Federal
Brasília – Desencarnou no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, na tarde - perto das 16 horas - de 4ª feira, dia 3 de setembro, o companheiro Nestor João Masotti, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira, vitimado por uma pneumonia. O velório e o sepultamento ocorreram na 5ª feira, dia 4, no Cemitério Campo da Paz, Em Brasília. Expressamos aqui os nossos sentimentos aos familiares do querido irmão e a ele enviamos as nossas melhores vibrações.  Mais informações no Portal da FEB:http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/nestor-joao-masotti/
– Esteve em visita à FEB, em Brasília, a Sra. Maria Gekeler, presidente da União Espírita Alemã. Foi recepcionada pelo presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho, com quem assinou contrato para tradução do ESDE para o alemão. Esteve em contato com diretores administrativos, com a vice-presidente Marta Antunes de Moura e conheceu as dependências da FEB.
– A Web TV mantida pela FEB apresenta ao público uma programação de qualidade, em uma linguagem moderna, com formato dinâmico e atraente.  A emissora transmite via satélite, por cabo e também pela internet, lições de amor, consolo e reflexão, com palavras e imagens de bem e solidariedade, com o selo de qualidade da FEB.  Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=tFJN3CDpl8o.
 – A Federação Espírita Brasileira (SGAN, conjunto F, Av. L2 Norte, Asa Norte, sala Boa Nova, sl 406) realiza um Ciclo de palestras de “Física e Espiritismo: Paralelos e Convergências”, em 2014, com Arismar Leon.  No mês de setembro o encontro foi no dia 1º, segunda-feira, com o tema “O Passe como Cura Magnética: Princípios Físicos e à luz do Espiritismo consolador”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras de agosto do Centro Espírita André Luiz foi encerrada no último domingo, 31, por Fabiana Pessoa e o tema “Obreiro sem Fé”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Brasilândia – No último final de semana, dias 30 e 31 de agosto, foi realizado mais um Encontro Fraterno Auta de Souza, que contou com uma palestra musicada por Vansan.  Informações no site http://vansancantor.com/?q=node/9.
Alagoas
Maceió – A I Jornada Alagoana de Saúde e Espiritualidade, o VI Congresso Universitário de Ciência, Saúde e Espiritualidade e o II Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade foram realizados até o dia 31 de agosto, domingo passado, no Lar São Domingos. Os eventos contaram com palestras, apresentação de banners, oficinas, momentos artísticos.  Informações no site www.liasealagoas.com.br.
 A Federação Espírita do Estado de Alagoas recebeu em sua sede em Maceió, no dia 31 de agosto, a visita do presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. Houve uma reunião com as equipes dos Núcleos de Estudo e Pesquisa do Evangelho (NEPE) da Federação e de três centros da capital, abordando-se também a Campanha “Viva o Evangelho” (da FEB). Em seguida, ocorreu uma reunião do visitante com toda a diretoria da Federação, dirigida por Marluce Ferreira, focalizando-se as ações federativas no Estado e as nacionais.
Amapá
Macapá – Wilson Oliveira ministrou a oficina “Fantoches, origami e materiais pedagógicos” no último final de semana, dias 30 e 31 de agosto na Federação Espírita do Amapá.  Informações pelo telefone 3224-1730.
Amazonas
Manaus – O VIII Encontro Jovens Seareiros tem como tema central “Trabalhadores do Cristo: obreiros do Senhor” e será encerrado neste domingo, 7 de setembro, das 8h às 18h, na Federação Espírita Amazonense: Av. Pedro Teixeira, 565, D. Pedro.  Podem participar jovens de 22 a 29 anos.  Informações pelo e-mail estudo.fea@gmail.com.
– O Curso de Formação de Aplicadores de Passe será encerrado no dia 10 de setembro, quarta-feira, às 19h30, no Salão Amor do DED – Fundação Allan Kardec: Av. Mario Ypiranga Monteiro, 1507, Adrianópolis. Informações: sitewww2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bahia
Salvador – A 14a edição do JEPAZ – Juventudes Espíritas pela Paz – terá como tema central “O homem de bem” e será realizada nos dias 13 (19h) e 14 de setembro (8h30).  A abertura será realizada por Fernanda Cardeal e o encerramento por Joilson Nunes.  O JEPAZ será realizado na sede do Centro: Rua Laura Costa, 198, Vila Laura.  O evento é uma promoção do Centro Espírita Deus, Luz e Verdade e é realizado pela Juventude Espírita Alvorada Cristã – JEAC.  Informações pelos telefones (71)3389-2959 ou 3381-8536 ou no site www.eventick.com/jepaz2014.
– O site do Bahia Espírita é http://www.bahiaespirita.com.br/.  Visite e verifique as novidades.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – realiza o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mail ipsba@ipsba.com.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
– Ary Quadros coordenou o seminário “O Sermão da Montanha: o estatuto da felicidade” no último final de semana, dias 30 e 31 de agosto, no Salão Doutrinário da Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes.  Informações no site www.cobem.org.br ou pelo telefone (71)3356-0256.
Camaçari – No último domingo, 31 de agosto, o seminário “Mediunidade: teoria e prática” foi realizado na ASSEFRAK: Associação Espírita Fraternidade Kardecista.  Os facilitadores foram José Ferraz, João Neves e Nilo Calazans.  O evento foi realizado pela Associação Espírita de Camaçari.  Informações com Clenilson Santos, pelos telefones 8883-2027 ou 9114-2218.
Ribeira do Pombal – A X Semana Espírita de Ribeira do Pombal teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: 150 anos de luz e consolação” e foi encerrada no último domingo, 31 de agosto, no Centro Espírita Irmão Salustiano.  A programação contou com as presenças de Cleildes Maria Loureiro, Grupo EADE, Mariete, Ernane, Suzi Barbone, Abigail Feitosa e Maria Aparecida Santana.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Valença  O I Fórum Espírita em Valença terá como tema central “Imortalidade da alma” e será realizado nos dias 12 e 13 de setembro, no Auditório da CDL: II Travessa Dr. Raul Malbouisson, São Felix, Praça Chico do Galeto.  A programação é esta:
12 – sexta-feira – 19h30 – Ademir Costa e Liliane Reis: Crenças e preconceitos na mediunidade.  Percepções, sensações e sofrimento dos Espíritos;
13 – sábado – 19h30 – André Luiz Peixinho e Fábio Mota: A crença na imortalidade da Persona.  Por que nascemos no Brasil?  Lei de causa, efeito e atração.
Realização: Movimento Espírita de Valença. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br.
Vitória da Conquista – A 61ª Semana Espírita terá como tema central “Jesus – o caminho da verdade e da vida” e será realizada no período de 7 a 14 de setembro no Centro de Convenções Divaldo Pereira Franco.  A programação completa é esta:
7 – domingo – 20h: Abertura; 20h30: Simão Pedro: “Jesus, guia e modelo da humanidade”;
8 – segunda-feira – 9h: seminário: Simão Pedro: “Buscai e achareis”; 20h: Jorge Elarrat: “Fora da caridade não há salvação”;
9 – terça-feira – 9h: seminário: Jorge Elarrat: “Justiça das Aflições”; 15h – seminário: Marcel Mariano: “A Parábola dos Talentos”; 20h: André Luiz Peixinho: “O Perdão e a Paz”;
10 – quarta-feira – 9h: seminário: André Luiz Peixinho: “A Pedagogia de Jesus”; 15h: seminário: Wesley Caldeira: “Da Manjedoura a Emaús – a mensagem sublime”; 20h: Geraldo Campetti: “Há muitas moradas na Casa do Pai”;
11 – quinta-feira – 9h: seminário: Geraldo Campetti: “Há muitas moradas na Casa do Pai”; 15h: seminário: Sandra Della Pola: “A caminho de Damasco”; 20h: Sandra Della Pola: “Os infortúnios ocultos”;
12 – sexta-feira – 9h: seminário: Alberto Almeida: “Pais e Filhos – encurtando distâncias”; 15h: Alberto Almeida: perguntas e respostas; 20h: Divaldo Pereira Franco: “O Sermão do Monte”;
13 – sábado – 9h: seminário: Divaldo Pereira Franco: “Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda”; 15h: Divaldo Pereira Franco: perguntas e respostas; 20h: Alberto Almeida: “Sede Perfeitos”;
14 – domingo – 9h: Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira, Alberto Almeida: sessão de autógrafos; 10h30: intervalo; 11h: Visualização Terapêutica; 16h30: Divaldo Pereira Franco: “A Lei do Amor”.
Atividades paralelas: de 5 a 11 de setembro: 17ª Semaninha Espírita – informações (77)8803-8029; 4 a 11 de setembro: 10ª Semana Espírita Jovem – Informações (77)8803-5636. 
O evento é uma realização e promoção da UEVC – União Espírita de Vitória da Conquista.  Informações pelos telefones (77)3424-6323 e 8101-0495, no sitewww.ueuv.org.br ou pelo e-mail ueuv@ueuc.org.br. Inscrições no linkhttp://www.uevc.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=12.
– A programação de agosto da União Espírita de Vitória da Conquista teve como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizada, até o dia 21 de dezembro, a 25ª Feira do Livro Espírita.
Ceará
Fortaleza – O Curso 2: Passes será realizado nos meses de setembro e outubro no Auditório da FEEC: Rua Princesa Isabel, 255.  A agenda de setembro é esta:
10 – quarta-feira – 19h30 – Jamille Medeiros: Módulo 2: Fluido e Perispírito;
17 – quarta-feira – 19h30 – Lucimar Santiago: Módulo 3: Centros de Força;
24 – quarta-feira – 19h30 – Módulo 4: O Passe.
As inscrições serão realizadas pelo e-mail silva-cristhian@hotmail.com.
– O Centro Espírita Casa de Miramez (Rua Hermínio Barroso, 3887, São João do Tatuapé) realiza todo sábado, à tarde, o estudo “A Porta para a Espiritualização – Escola de Aprendizes do Evangelho: conheça nas fraternidades”. Informações pelos telefones (85)3063-1477 ou 9224-0276 ou pelo e-mail casademiramez@gmail.com.
– O VIII Encontrão de Evangelizadores teve como tema central “100 anos pelos caminhos da evangelização” e foi encerrado no último domingo, 31 de agosto, no Lar Fabiano de Cristo (UPI Virginia Smith).  Informações pelo e-mailcij.feec@gmail.com.
Espírito Santo
Vitória – A X Jornada da AMEEES terá como tema central “Evangelho & Família – caminho para a Saúde” e será realizada no período de 19 a 21 de setembro, no Teatro Universitário UFES – Campus Goiabeira.  Informações:www.ameees.org.br.
Aracruz – No último domingo, 31 de agosto, Clóvis Vervloet coordenou o seminário “Cuidar-se, cuidar e se deixar cuidar” no DAE. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Colatina – Wanderlei de Oliveira fez uma palestra sobre o tema “Emoções que curam” no último domingo, 31 de agosto, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas.  Informações pelo e-mail sceecolatina@gmail.com.
Serra – No dia 14 de setembro, domingo, das 8h30 às 17h30, será realizado o 2o Encontro de Mocidades Espíritas de Serra na Fraternidade Espírita Laranjeiras: Av. Civit, s/n. O tema central será “Saindo a semear”. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos sites www.grupoeavidacontinua.feego.org.br ouwww.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
Formosa – A Mostra do Conhecimento Espírita foi uma exposição sobre temas estudados e difundidos pelo Espiritismo.  O evento ocorreu em praça pública, no Laguinho do Vovô, no último domingo, dia 31 de agosto.  A IV Mostra teve como tema “Caridade: o caminho” e contou com as participações de: Saulo Cesar, Nazareno Feitoza, Coral do Centro Espírita Fraternidade Emmanuel, Coral do Centro Espírita Maria de Madalena, Coral Canto da Paz, Grupo Cantando Boas Novas, Teatro Espírita Sementeiros do Evangelho, Grupo Espírita Operário da Espiritualidade. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Maranhão
São Luís – O 3º Congresso Espírita do Maranhão terá como tema central “Espiritismo e Evangelho” e será realizado no período de 26 a 28 de setembro, no Centro de Convenção da Universidade Federal do Maranhão.  Estão confirmadas as presenças de Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Marcel Mariano, Sandra Borba e Raul Teixeira.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site http://congresso2014.femar.org.br/.  Informações pelo telefone (98)3232-9907 ou no site www.femar.org.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 2209) formou grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas serão às sextas-feiras, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
 – No último sábado, 6 de setembro, às 16h, foi realizada a 1ª Marcha em Defesa da Vida de Campo Grande: “Por um Brasil sem aborto”.  A concentração foi no Horto Florestal.  Informações pelos telefones (67)9203-6671, 9698-8559 ou 8105-4756.
– O Curso Básico sobre Mediunidade foi encerrado no dia 1o de setembro, segunda-feira, no Centro Discípulos de Jesus: Rua Maracaju, 244.  O curso foi realizado pelo Departamento de Atividade Mediúnica da Federação Espírita do Mato Grosso do Sul.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Minas Gerais
Belo Horizonte – No período de 20 de agosto a 26 de novembro, das 19h30 às 21h, no Grupo Espírita da Fraternidade Albino Teixeira (Rua dos Aeroviários, 154, Bairro Liberdade) está sendo realizado o curso “Formação de Expositores Espíritas”.  A coordenação ficou a cargo de Eliane Alves Batista.  Inscrições e informações pelo e-mail gefrater.cee@gmail.com.
 – A II FEARTE: Feira de Arte Espírita terá como tema “Verbos de Versos, Asas e Lápis” e será realizado em dois finais de semana de setembro.  A programação completa é esta:
13 e 14 – sábado e domingo – 9h às 19h – Praça Economistas: Rua Érico Veríssimo, 2600, Bairro Santa Mônica – Luzes na Praça -- Palestra, Evangelização e Arte Espírita em praça pública;
27 e 28 – sábado e domingo – Sesi Minas: Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia – Viajante do Universo – Denis Soares, Tim e Vanêssa, Hércules Mota e Allan Filho.
Realização do Grupo Espírita André Luiz em prol do Natal de Jesus no norte de MG, da Sociedade Assistencial Clara de Fontaine em prol da aquisição da sede própria e Comunidade Espírita Cristã Luzes da Luz (integrante do CEU) em prol da aquisição da sede própria.  Informações e vendas pelos telefones (31)9915-1730 (Gelson), 9949-8903 (Jader), 8857-9408 (Tarcísio) e 9745-5646 (Victor).
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 é realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– Na última terça-feira, 2 de setembro, Michele Ribeiro Melo fez uma palestra sobre o tema “Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho” no Grupo Espírita Paz e Harmonia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Coromandel – A 3ª Jornada Espírita teve como tema central “Um desafio chamado família” e foi realizada no período de 28 a 31 de agosto, na Casa da Cultura.  A programação contou com as presenças de Públio Carísio, Marcel Mariano, Simão Pedro e Joamar Zanolini Nazareth.  Informações pelo e-mailcepaulodetarso@hotmail.com.
Divinópolis – A 31ª Semana Espírita de Divinópolis teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: 150 anos de Luz e Caridade” e foi encerrada na última segunda-feira, 1º de setembro, no Ginásio de Esportes do Colégio Roberto Carneiro.  O evento foi uma realização da AME – Associação Municipal Espírita – e contou com as presenças de Evaldo Santana, Claudemir Disto, Sandra Miramar, Thiago Ramos e Mauricio Paiva.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Guaxupé – A programação de palestras do mês de agosto do Centro Espírita Nova Era foi encerrada no último domingo, dia 31, por Rosangela Pires, e o tema “Lei do Amor: a transformação do homem”.  Informações pelos telefones (35)3551-6688 ou 8822-5557.
Juiz de Fora – A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo site www.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail para radioevoluir@gmail.com.  A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Sacramento – Neste domingo, 7 de setembro, às 15h, Lucelena Rovesta fará uma palestra sobre o tema “As dores do mundo” no Centro Espírita Fé e Amor – Santa Maria.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de agosto no Recanto da Prece foi encerrada no dia 31, domingo passado, por Elisabete A. Mantovani R. Resende e Carlos Poggetti. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Uberaba – Já foi disponibilizado no blog do FEMEU: “Notícia retratando tudo sobre o FEMEU”, “Vários depoimentos” e toda a “Reportagem fotográfica do XIII FEMEU”.  Acesse: http://femeu.blogspot.com.br/.
– Duas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paraná
Curitiba – Neste domingo, dia 7 de setembro, às 10 horas, Maria Helena Marcon falará sobre o tema "Ordem e Progresso e as Leis Morais" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
– No dia 10 de setembro, quarta-feira, às 19h30, na sede da FEP, Luiz Henrique da Silva, presidente da Federação Espírita do Paraná, coordenará mais uma reunião da Diretoria Executiva com as Coordenadorias de Equipes da FEP.
– No último domingo, dia 31 de agosto, Maria Leonides Mees Rabel falou sobre “Liberdade e saúde mental”, no Teatro da FEP.
Balsa Nova – Nos dias 13 e 14 de setembro, no Recanto Lins de Vasconcellos, Maria Leonides Rabel coordenará a Reunião da Área do Atendimento Espiritual da Comissão Regional Sul.
Bela Vista do Paraíso – No dia 9 de setembro, terça-feira, às 20h, Marinei Rezende e o Coral Espírita Nosso Lar abordarão o tema "A missão de Maria de Nazaré", no Centro Espírita Humberto de Campos.
– No dia 2 de setembro, terça-feira, Edson Ronque falou sobre o tema "Despertar da consciência do espírita cristão", no Centro Espírita Humberto de Campos.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promove todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, palestras em sua sede. Eis os palestrantes convidados para falar no mês de setembro:
dia 10 – Naudemar Nascimento, de Londrina.
dia 17 – Rosana Voigt Silveira, de Londrina.
dia 24 – Astolfo O. de Oliveira Filho, de Londrina.
Na 4ª feira passada, dia 3 de setembro, o palestrante convidado foi Alceu Moraes, de Londrina.
Campo Mourão – Está sendo realizado o 7º Mês Espírita promovido pela URE da 11ª Região, com a participação dos seguintes palestrantes: Wandrey Mundin Ferreira, que falou no dia 4 de setembro; Alessandro Viana Vieira de Paula, que falou ontem, dia 6 de setembro, e falará neste domingo, dia 7 de setembro, às 9h; Osvaldo Monteiro, que falará no dia 11 de setembro, quinta-feira, às 20h.  O local das palestras é o Centro Espírita Caminheiros do Bem, situado na Av. Com. Norberto Marcondes, 2223.
Cascavel – Maria Leonides Mees Rabel ministrou o seminário "A Tarefa de Irradiação no Centro Espírita" na Sociedade Espírita Amor e Caridade, na Rua Visconde de Guarapuava, 1663, no dia 6 de setembro, sábado, das 13h30 às 17h30.
Jacarezinho – No dia 6 de setembro, sábado passado, das 14h às 17h, Luís Maurício Resende ministrou o seminário "Como Estudar?" no Centro Espírita João Batista: Rua Marechal Deodoro, 701.
Jaguapitã – No dia 10 de setembro, às 20h, Paulo Fernando de Oliveira falará sobre o tema "Uma reflexão para nossa vida" no Centro Espírita Emmanuel, na Rua Maranhão, 330.
Londrina – Neste domingo, dia 7 de setembro, às 9h30, Alexandre Xavier de Camargo profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
– Ângela Teresa Silva e Souza falará sobre o tema "Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho" neste domingo, dia 7 de setembro, às 9h45, no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433.
– No último domingo, 31 de agosto, realizaram-se em Londrina as seguintes palestras: José Antônio Vieira de Paula no Centro Espírita Meimei; Jeanne Gagliardi no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves; Elizete Duque na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira e Antônio Fardin no Centro Espírita Auta de Souza.
– Também no último domingo, dia 31, realizou-se a 2ª Tarde Festiva no Centro Espírita Maria de Nazaré.
– No dia 5 de setembro, sexta-feira, Leonimer Melo falou sobre o tema "Bem-aventurados os mansos e pacíficos" no Centro Espírita Nosso Lar.
– Na última sexta-feira, dia 5 de setembro, Rosemayre Ferreira fez palestra no Centro Espírita Nosso Lar.
– No último sábado, dia 6 de setembro, às 14h30, Naudemar Nascimento falou no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655.
– Flávio Navarro falou sobre o tema "Materialidade e materialismo" no último sábado, 6 de setembro, às 20h, no Centro Espírita Amor e Caridade, na Rua Jayme Americano, 728.
- Dorotéia Ziel Silveira profere palestra sobre o tema "Deixai vir a mim as criancinhas", no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 11 de setembro às 16h.

– Rosângela Caminotto profere palestra sobre o tema "Bem-aventurados os misericordiosos", no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 12 de setembro, às 18h30.

- Leda Negrini falará no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 13 de setembro, às 14h30.

- Vitor Hugo F. de Almeida falará no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 14 de setembro, às 9h30.

- Marinei Rezende e o Coral Espírita Nosso Lar estarão no C. E. Allan Kardec, na Rua Albert Einstein, 622, no dia 16 de setembro, às 20h.

- No dia 21 de setembro, às 9h30, Astolfo Olegário de Oliveira Filho profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
– Foi fundado o Grupo Musical Sinfonia do Bem, cujo objetivo é iniciar no campo da música crianças e jovens da região do Jardim Franciscato e Novo Perobal. Para atender às finalidades do grupo, iniciou-se uma campanha com vistas a conseguir doações de instrumentos musicais. Quem puder ajudar, favor entrar em contato com Maria de Lourdes Aro Schlommer, pelo e-mail - aroschlommer@hotmail.com ou pelos telefones 3375-0205, 9638-5000 e 8409-7344.
– Faleceu no domingo passado, dia 31 de agosto, nossa companheira Natália Salamaia, 61 anos. Natália nasceu no município de Ivaiporã, em família simples de origem polonesa. Conheceu o Espiritismo já adulta e, desde então, dedicou-se ativamente à doutrina espírita, tanto no que concerne ao estudo quanto ao trabalho de fluidoterapia – o qual tanto amava. Ficou conhecida por seu bom ânimo, disposição e espírito resignado que se manteve inabalável diante de provas materiais e de saúde. Desde o surgimento do Centro Espírita Anita Borela, sediado em Londrina, durante oito anos foi trabalhadora incansável da
casa, à qual serviu com amor e humildade. Embora de poucas letras, sua vida tornou-se um livro de ensinamentos morais para todos que a conheceram. Amou a vida intensamente. O mundo, no entanto, cobrou-lhe a veste material, maltratada pelo câncer, às 20h do dia 31, domingo. O velório e o sepultamento se deram no dia 1º de setembro, no cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina. Dos laços mais ternos de seu amor, ficaram um filho, sua nora, uma neta, familiares, poucos amigos e os passarinhos, cujo canto tanto lhe agradava. Como espírito lúcido e verdadeiramente cristão que sempre foi, deixa-nos a certeza de que está amparada pelas grandes amizades que cultivou na espiritualidade. Jesus certamente terá um bom lugar para nossa amiga. Que nosso Pai maravilhoso a abençoe sempre. A espiritualidade se alegra e lhe dá boas vindas!

– Faleceu na 2ª feira, dia 1º de setembro, a Sra. Ercília Viscardi Machado, 89 anos, mãe de nossa companheira Edna Machado, ativa trabalhadora do Centro Espírita Nosso Lar. O sepultamento ocorreu no dia 2, às 10h30 no Parque das Oliveiras, em Londrina, depois de uma linda cerimônia realizada no salão da Instituição Religiosa Perfect Liberty – mais conhecida como P.L. – de que D. Ercília participava desde 1968. Viúva, nossa irmã deixa os filhos Edna, Beth e Antônio Carlos, cinco netos e um bisneto, os quais participaram da cerimônia fúnebre e do sepultamento. A espiritualidade com certeza se alegrou ao receber, de volta à verdadeira pátria, a querida irmã, a quem enviamos daqui as nossas melhores vibrações.
Matinhos – No dia 9 de setembro, das 15h às 18h30, Maria Helena Marcon ministrará o seminário "Compromisso na Exposição Espírita", na Associação Espírita de Matinhos, na Rua do Sossego, 237.
Rolândia – Prossegue, com encontros mensais, o Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno, com coordenação de Alexandre Xavier de Camargo.  O local é a Sociedade Espírita Maria de Nazaré, situada na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.
– No dia 2 de setembro, terça-feira, Marcelo Seneda fez palestra no MAE – Movimento Assistencial Espírita.
Pernambuco
Recife – O Curso Permanente de Oratória Espírita será realizado até o dia 22 de novembro, aos sábados, das 8h30 às 12h, no Edifício Evangelização da Federação Espírita Pernambucana: Av. João de Barros, 1629, Espinheiro.  Informações pelos telefones (81)3426-3615 ou 2427-6904.  Inscrições pelo e-mail ernanicostafep@gmail.com ou no site www.federacaoespiritape.org.
 – A Mostra Espírita 2014 terá como tema central “Jesus é o caminho para Deus, o Evangelho é o mapa” e será realizada no período de 12 a 14 de setembro.  O evento é uma promoção da Federação Espírita Pernambucana e contará com palestras, apresentação do Coral da FEP e do Grupo musical Espírita Fé e Caridade.  Informações pelo e-maildecom@fepernambucana.org.br.
– A Federação Espírita Pernambucana, por meio do Departamento de Infância e Juventude realizará o Curso de Formação e atualização de Evangelizadores Espíritas Infantojuvenis aos domingos até o dia 26 de outubro, das 8h30 às 12h, na sede da FEP: Av. João de Barros, 1623, Espinheira.  Inscrições gratuitas pelo e-mail dijfep@gmail.com.  Informações no sitehttp://federacaoespiritape.org/eventos-do-movimento-espirita-em-agosto-2014/.
– A 19ª FELEAL – Feira do Livro Espírita em Abreu e Lima teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: 150 anos de luz” e foi realizada no último domingo, 31 de agosto.  O evento contou com a participação de Nadja Naíra e comercializou livros novos e usados a partir de um real.  No mesmo dia, foi ealizada a FELEALZINHA: Espaço Infantil com arte, teatro música e lanches. Informações pelo e-mail carloscanjos@ig.com.br.
– A partir deste mês, a AME-EPE publica boletim eletrônico onde divulga a agenda de atividades dos meses seguintes!  Acesse o link: AME-PE BOLETIM AGOSTO2014.  Mais Informações: no blog ame-epe.blogspot.com.br.
Camaragibe – Neste domingo, 7 de setembro, das 9h30 às 12h, Lourenço Barros coordenará o seminário “A educação na formação do homem integral” na Fraternidade Espírita de Aldeia: Av. Araça, 952, Aldeia, km 101.  Informações pelo telefone (81)9606-8601 ou no linkhttp://farernidadeespiritadealdeia.blogspot.com.
– A Fraternidade Espírita de Aldeia (Av. Araça, 952, Aldeia, km 101) programou as seguintes palestras para o mês de setembro:
13 – sábado – Alberto Moraes;
20 – sábado – Gustavo Vieira.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Carpina – A 11ª Semana Espírita de Carpina teve como tema central “Vivência do Evangelho: diretriz para ser feliz” e foi realizada no período de 23 a 31 de agosto.  A programação contou com as presenças de Bruno Tavares, Denis Martins, Sílvio Romero, Valda Sedícias, Oscar de Lira, Ademar Faria, Alisson Guedes, Suely Werkhauser, Arturo Jordan, Alexandre Salsa, Conceição Correia e Andréa Araújo.  Informações no linkhttp://federacaoespiritape.org/eventos-do-movimento-espirita-em-agosto-2014/.
Gravatá – No último domingo, 31 de agosto, foi realizado um Treinamento para Aplicadores de Passes da Regional 22 – Vale do Ipojuca.  Informações no link http://federacaoespiritape.org/eventos-do-movimento-espirita-em-agosto-2014/.
Jaboatão dos Guararapes – Para comemorar os 21 anos da Mocidade Espírita André Luiz, foi realizado um ciclo de palestras com tema central “Ser jovem no mundo de hoje e seus desafios”, no Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade.  A programação encerrou-se no último domingo, 31 de agosto, com a participação de Fernando Silva que trabalhou o tema “As gerações futuras”. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Olinda – A Mostra Espírita 2014 terá como tema central “Evangelho é o mapa” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco.  O evento será uma homenagem aos 150 anos de publicação da Obra “O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Os expositores serão Ana Guimarães, Frederico Menezes, Geraldo Campetti, Juselma Coelho e Sérgio Ramos.  Os ingressos estão à venda na Livraria da FEP.  Informações pelo e-mail decom@fepernambucana.org.
– O 2º Encontro com Jesus foi realizado no último domingo, 31 de agosto, na União Espírita Discípulos de Jesus.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Palmares – No último domingo, 31 de agosto, no Colégio e Curso Real foi realizado o INTECEDE: Integração dos Centros Espíritas de Pernambuco, que teve como tema central “O Centro em Movimento: diálogos sobre a União no Movimento Espírita”.  A programação contou com a presença de Carlos Sancier. Informações pelo e-mail pjteixeira1@gmail.com.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Centro Espírita Principiantes de Boa Vontade (Rua Araçá, 105, Ricardo Albuquerque) realizará o 2º Jovem Protagonista neste domingo, 7 de setembro.  Informações pelo e-mail jnescalino@gmail.com ou pelo telefone (21)99522-4839.
– Na 5ª feira passada, dia 4 de setembro, Gerson Simões Monteiro esteve presente na Feira de Livros organizada pela Associação Brasileira do Livro - ABL, autografando o seu último livro, “Espiritismo, o que realmente você precisa saber”, cuja renda é destinada à Rádio Rio de Janeiro. A Feira teve início no dia 1º e irá até o dia 30 de setembro, instalada no Largo da Carioca, em frente da saída do Metrô, das 15h às 20h. No dia 16 de setembro, das 11h às 18h, Gerson estará novamente presente na Feira para nova tarde de autógrafos.
– Eduardo Henrique coordenará o seminário “Convivência – sabemos conviver?” no dia 14 de setembro, domingo, das 15h às 17h30, na Fraternidade Espírita André Luiz – Caridade em Marcha.  Informações pelos telefones (21)98620-3122 ou 97626-1832.
 – No próximo domingo, 14 de setembro, das 15h às 17h30, Eduardo Henrique coordenará o seminário “Convivência – sabemos conviver?” na Fraternidade Espírita André Luiz – Caridade em Marcha: Penha Circular.  Informações pelos telefones (21)98620-3122 ou 97626-1832.
– A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto?  São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.  Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.  São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale desse trabalho, DIVULGUE!!! Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede da Audioteca: Rua Primeiro de Março, 125, Centro.  Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta solicitar o livro pelo telefone (21)2233-8007, escolhendo o título pelo site (http://audioteca.org.br/noticias.htm), e eles serão enviados, gratuitamente, pelos Correios.  A maior preocupação dos responsáveis reside no fato de que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados.  É necessário atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos. Divulguem!  O horário de atendimento é das 8h às 16h. A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!  Então, por favor, repassem esta notícia.  É um belo trabalho!  Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor, fique à vontade.  É tudo do que eles precisam.
– O Curso “Psicologia e espiritualidade” será coordenado por Henrique Fernandes e realizado até dezembro, no Núcleo de Estudos da Psicologia e Espiritualidade.  Informações no site www.henriquefernandes.com.br.
– A exposição “Chico Xavier” será realizada até o dia 10 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, na Sede Histórica da Federação Espírita Brasileira (FEB): Av. Passos, 30.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 21º Seminário Beneficente em prol da Mansão do Caminho teve como tema central “Rejubila-te com Deus” e foi realizado no dia 3 de setembro, quarta-feira, na Casa da Espanha.  O seminário foi coordenado por Divaldo Pereira Franco.  Informações pelo e-mail anaspranger@gmail.com.
– Divaldo Pereira Franco agendou as seguintes atividades para a cidade em setembro:
4 – quinta-feira – Grupo Espírita André Luiz;
5 – sexta-feira – Concha Acústica da UERJ;
6 – sábado – Federação Espírita Brasileira;
7 – domingo – 9h às 17h – Colégio Militar: Feirão Pró Mansão do Caminho;
8 – segunda-feira – 20h – Sociedade Hebraica.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Angra dos Reis – A Caravana Maria de Nazaré – Manhãs de setembro III – realizará um encontro gastronômico beneficente no próximo domingo, 14 de setembro, das 9h às 18h, na sede do CEAV: Rua Coronel Carvalho.  O evento contará com feijoada, feira de produtos típicos, músicas regionais, danças folclóricas e pintura mediúnica.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araruama – O XXXI Mês Espírita tem como tema central “A importância das obras Kardequianas” e está sendo realizado no período de 3 a 29 de setembro.  A programação é esta:
6 – sábado – 19h – Ação Comunitária Espírita Divino Amigo: Rua da Paz, 12, Clube dos Engenheiros – Mauricio Ravizzini: “Luz e Esperança no coração do homem”;
11 – quinta-feira – 20h – Centro Espírita Solar do Cristo: Rua Fernanda R. Cardoso, 111, Rio dos Limões – Beto Corrêa: “A união da ciência com a religião”;
16 – terça-feira – 20h – União Cristã Espírita Joanna de Ângelis: Rua Manoel Machado, 36, Ponte dos Leite – Beth Campos: “Moral e Ética Espírita”;
18 – quinta-feira – 19h30 – Seara Espírita Campo da Paz: Rua Majestic, 170, Praia Seca – Paulo Jorge: “Espiritismo: O Consolador Prometido”;
21 – domingo – 18h – Grupo Espírita Boa Nova: Estrada para Sobradinho, São Vicente – Nina Peixoto: “Você pode mudar se quiser”;
26 – sexta-feira – 20h – Grupo Espírita Allan Kardec: Rua Antônio G. Jardim, 313, Boa Perna – Marcelo Turra: “O Céu e o Inferno e sua realidade”;
28 – domingo – 15h – Sociedade Espírita Renascer: Rua Venezuela, 365, Parque Hotel – seminário: Alexandre Pereira: “Meus Discípulos serão reconhecidos por muito se amarem”;
29 – segunda-feira – 20h - Sociedade Espírita Renascer: Rua Venezuela, 365, Parque Hotel – Rogério Muller: “O caráter da Revelação Espírita”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 – A 9ª Feira de Cultura Espírita será realizada no dia 14 de setembro, domingo, a partir das 15h30.  O evento contará com teatro, livros, desenhos mediúnicos, artesanato, apresentação de João Vitor (“Luz na canção”) com participação de Lucas Tavares e Rodrigo Menezes.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – Divaldo Pereira Franco fará uma palestra no dia 9 de setembro, terça-feira, às 19h, no Ginásio do Tamoyo Esporte Clube.  O evento conta com o apoio do 34º CEU.
– O mês de agosto foi reservado para homenagear Homens e Pais.  A programação foi encerrada no último domingo, dia 31, no CETJ, por Marcelo Turra, que coordenou o seminário: “Caridade da Mediunidade”. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Campos de Goytacazes – A Liga Espírita de Campos lançará no dia 13 de setembro, sábado, às 19h, o CD Energia Pura, em prol do Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana.  O evento será realizado na Rua Antônio Alves Cordeiro, 81.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Macaé – A União Espírita Macaense realiza em 2014 os Encontros com Jesus – Reunião de Fraternidade.  O último encontro foi no último domingo, dia 31 de agosto, no Grupo Espírita Pedro.  Na ocasião, Amilson Mouzer trabalhou o tema “Parábola: A Figueira Estéril”.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Niterói – Divaldo Pereira Franco fará uma palestra no dia 10 de setembro, quarta-feira, às 20h30, no Clube Português de Niterói.  Informações no sitewww.sef.org.br, pelo e-mail sef@sef.org.br ou pelos telefones (21)2717-8235 ou 2722-2455.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
 – A 4Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa terá como tema “Caminhando a gente se entende: Eu tenho Fé” e será realizada no próximo domingo, 14 de setembro, a partir das 10h30, com início na Rua Miguel de Frias, Icaraí.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Nova Friburgo – O 11º Encontro Estadual de Coordenadores do ESDE teve como tema central “Estudar Kardec. Conhecer Kardec para entender Jesus” e foi realizado no último domingo, 31 de agosto, no Colégio Estadual Dr. Galdino do Valle Filho, ao lado da Associação Espírita Fraternal.  Informações no sitewww.ceerj.org.br.
Petrópolis – Aloisio Silva coordenou o seminário “Desafios da alma: vivência terapêutica” no último sábado, 6 de setembro, no GEBEM: Grupo Espírita Bezerra de Menezes.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Ostras – A União Fraternal Paulo de Tarso realizará a III Noite da Alegria Cristã com o tema “O meio ambiente” no dia 13 de setembro, sábado, das 19h às 24h, no Grupo Renascer da Terceira Idade: Rua Renascer da Terceira Idade, 154, Jardim Campomar.  O evento contará com música, cardápio variado, sorteio de brindes, feira de artesanato e muita alegria.  Informações pelos telefones (22)99942-0481 ou 99273-3341.
– A Fundação Joanna de Ângelis (Rua Vassouras, Lt. 20, Qd. 16, Jardim Marilea) realiza Estudos da Doutrina Espírita em vários horários.  Terça-feira, às 17h, O Livro dos Médiuns e, às 20h, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos.  Nas quartas-feiras, às 20h, Iniciação ao estudo da Doutrina Espírita.  Informações: telefone (22)2764-9273 ou pelo e-mailfunjodangelis@yahoo.com.br.
Santo Antônio de Pádua – O Grupo Espírita Antônio de Pádua encerrou sua programação de palestras do mês de agosto, no último domingo, dia 31, com a presença de Roberto Sabbadine, que trabalhou o tema “Nos Caminhos de Jesus”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio Grande do Norte
Natal – O XIII CONJERN: Confraternização da Juventude Espírita do Rio Grande do Norte tem como tema central “Jovem: desafiando o medo, vivendo o Evangelho” e está sendo realizada neste final de semana, dias 6 e 7 de setembro, na EE José Machado (Machadão): Av. Praia de Muriú, Ponta Negra.  Informações pelo telefone (84)3221-0821, no site www.fern.org.br ou pelo e-mail conjern2014@gmail.com.
– Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
– 2º Congresso Espírita do Rio Grande do Norte teve como tema central “A criança e o jovem buscam a direção ao Bem” e foi encerrado no último domingo, 31 de agosto, no Centro de Convenções de Natal.  O evento foi promovido pela Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes e contou com as presenças de José Machado, Frederico Menezes, Irvânia Prada, Marilusa Vasconcelos, Andrei Moreira, Carlos Oliveira, Francisco Cajazeiras, Dora Incontri, Rita Foelker, Pedro Camilo, Geraldo Lemos, Izaías Claro e Avildo Fioravante.  Informações pelos telefones (84)3205-0058 ou 3322-7661.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – O VI Fórum do Livre Pensar Espírita está sendo realizado pela CEPA Brasil no período de 5 a 7 de setembro, no Centro Cultural Espírita de Porto Alegre: Rua Botafogo, 678. Informações: sites www.cepabrasil.org.br;cepabrasil.blogspot.com.br ou e-mail ccepars@gmail.com.
Bento Gonçalves – A AME-SG - Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha juntamente com o Centro Espírita Allan Kardec promovem mais uma edição da Feira do Livro Espírita da Serra Gaúcha®, nos dias 10 a 14 de setembro, das 9h às 22h, no Shopping Center Bento Gonçalves.  Em sua 5ª edição, esta feira tem como objetivo divulgar os ensinamentos da Doutrina Espírita através de livros, revistas, jornais, CDs e DVDs, levando à população, em geral, excelentes obras com preços reduzidos.
– O 2º Congresso Gaúcho de Dependência Química à Luz da Espiritualidade será coordenado por César Geremia, Edson Cardoso, Gilson Roberto, Pedro Ortiz, Rogério Pereira, Samira Turconi e Victório Turconi, e realizado no dia 25 de outubro, sábado, a partir das 9h, no Clube Aliança.  Inscrições gratuitas pelo telefone (54)3452-4472.  Realização: AME-Serra Gaúcha e Centro Espírita Allan Kardec.  Apoio: AME-Santo Ângelo, AMERGS e Federação Espírita do Rio Grande do Sul.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – As inscrições para grupos de 10 pessoas terão 50% de desconto, para o 4º Fórum Nacional de Mediunidade e Paranormalidade que será realizado na Grande Florianópolis, na Avenida Beira Mar de São José – Centro de Convenções Multiuso, no dia 29 de novembro, sábado.  Os temas que serão abordados são: (1) Obsessão – uma relação delicada e mal compreendida – Maísa Intelisano; (2) Homeopatia: Ação sobre os fenômenos espirituais e obsessão – Ricardo Di Bernardi; (3) Novo paradigma na medicina do século XXI e as contribuições da série André Luiz – José Henrique Rubim; (4) Sentimentos e emoções na Teoria da Mente Imortal – Júlio Goelzer; (5) Mediunidade nos dias atuais – Conferência de encerramento – Maísa Intelisano.  Informações pelo telefone (48)9685-2223.  Inscrições nos siteswww.3milenio.org ou www.icefaovivo.com.br.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
– No último sábado, 6 de setembro, às 15h, Alcione Peixoto fez uma palestra sobre o tema “Mudanças de hábitos através da palavra”, e Nina trabalhou o tema “Histórias do Lar do Peixotinho” no Centro Espírita Seara dos Pobres: Rua Prof. Clementino de Brito, 547, Capoeiras.  No mesmo dia, às 19h30, Alcione falou sobre o tema “As mulheres do Evangelho” e Nina sobre “Vida e obra de Peixotinho e Dona Baby” no Centro Espírita Amor, Humildade do Apóstolo: Rua Marechal Guilherme, 115.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Barra Velha – Na próxima segunda-feira, 8 de setembro, às 20h, Geraldo Lemos Neto fará uma palestra sobre o tema “Múltiplas faculdades mediúnicas de Chico Xavier” no Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua Lauro Ramos, 130.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau terá como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes: Rua XV de Novembro, 1181, Centro.  Estão confirmadas as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo, que estará à disposição da espiritualidade para psicografar durante o evento.  Entre no sitewww.foreblu.org.br.  Informações pelos telefones (47)9729-8311 ou 3336-2204 ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
Gaspar – O Curso “Passes” é coordenado por Paulo Bedoschi e está sendo realizado no Centro Espírita Caminho: Rua Alexandre Amorim da Silva, 110, Santa Terezinha.  O cronograma de aulas é: 2 e 9 de setembro, das 14h às 18h. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Joinville – Geraldo Lemos Neto coordenou o seminário “A vida no mundo espiritual segundo Chico Xavier” no dia 6 de setembro, sábado passado, das 14h às 18h, na SESMA: Sociedade Espírita Samaritanas de Maria: Rua Alzira Adélia de Santana, 180, Bairro Floresta.  Neste domingo, 7 de setembro, às 10h, Geraldo trabalhará o tema “Chico Xavier: fidelidade a Jesus e ao Espiritismo” no Centro Espírita Paz do Senhor: Rua João Pessoa, 172, Bairro Saguaçu.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Palhoça – Nina e Alcione estudaram o tema “Jesus: A Evangelização do homem” no dia 6 de setembro, das 10h às 12h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Júlia Mônica da Silveira, 39.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Paulo
São Paulo – A peça “Um amor de renúncia” será encenada aos domingos, às 18h, no Teatro Paiol Cultural: Rua Amaral Gurgel, 164, Centro.  Informações pelo telefone (11)3337-4517 ou no site www.ramakriya.com.br.
– Evento programado para o dia 20 de setembro de 2014, em São Paulo, marcará o momento maior das comemorações do centenário de nascimento de J. Herculano Pires, filósofo, poeta, jornalista, escritor e professor, considerado uma das maiores inteligências espíritas do Brasil. Saiba mais acessando este endereço na internet: http://www.expedienteonline.com.br/?p=1074
– No mês de setembro, aos domingos, a partir das 17h45, a peça “Gandhi e a ética inspiradora” será encenada no Teatro Ruth Escobar – Sala Muniz: Rua dos Ingleses, 209, Centro.  Informações pelo telefone (11)3289-2398.
– Aos sábados (21h) e domingos (18h), até o dia 21 de setembro, será encenada a peça “Cândido, uma poética espiritual” no Viga Espaço Cênico (Sala Piscina): Rua Capote Valente, 1.323, Sumaré.  Informações pelo telefone (11)3801-1843.
– Aos sábados, quinzenalmente, a USE/São Paulo (Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana) realiza o curso: Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita.  Informações: tel. (11)2950-6554 ou e-mails use@usesp.org.br oujulianezu@terra.com.br.
– O Curso de Teatro será realizado pela Companhia Curanista de Teatro às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 13h às 16h, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó.  Informações pelo telefone (11)3931-7432 ou pelo e-mail companhiacuranista@gmail.com.
– Renato Pietro apresentará a peça “Encontros impossíveis” aos sábados (19h) e domingos (17h), no Teatro Jaraguá: Rua Martins Fontes, 71, Centro.  Informações pelo telefone (21)99515-0166 ou pelo e-mailxodo69@gmail.com.
– Até o dia 28 de novembro, toda sexta-feira, às 19h30, é realizado o curso intensivo “O que é o Espiritismo” no Grupo Espírita Geam: Rua Força Pública, 24, Carandiru.  Informações pelos telefones (11)2221-4028 (após 14h) ou pelo e-mail conscienciaespirita@hotmail.com.
– A Abrape (Rua Teodoro Sampaio, 417, cj. 82, Pinheiros) realiza o curso “Terapia Breve para Casais: O amor pede ajuda; Diagnóstico e intervenção – socorro antes da quebra do cristal”, com coordenação de Carolina Souza Medeiros.  O cronograma de aulas será encerrado no próximo sábado, 13 de setembro, das 9h às 12h30.  Informações pelos telefones (11)3081-1464 ou 3898-2139 ou pelos e-mails aabrape@gmail.com ou locutor@fezl.com.br.
– O IEEF: Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (Rua Mesquita, 789, Jardim da Glória) realiza três cursos.  Toda quinta-feira, a partir das 16h, o curso é “Concepção Filosófica de Deus”.  O curso “Cartas paulinas” é realizado toda sexta-feira, a partir das 18h e, aos sábados, às 14h, o curso é “O pensamento filosófico no Cristianismo dos primeiros tempos”.  Informações pelo telefone (11)4324-1846, no site www.ieef.org.br ou pelo e-mail instituto@ieef.org.br.
– O Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita é realizado aos sábados, das 8h30 às 13h, na sede da USE do Estado de São Paulo: Rua Dr. Gabriel Piza, 433.  Os facilitadores são Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar, Maurício Romão, Hélio Alves Correa e Sílvio Costa.  A coordenação do curso é de Julia Nezu, e o dirigente da turma é Geraldo Ribeiro.  O cronograma das aulas é este: 13 e 27 de setembro, 11 e 25 de outubro, 8, 22 e 29 de novembro.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou no site www.usesp.org.br.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No dia 14 de setembro, domingo, das 11h à 18h, será realizada a 14a Festa da União, na Rua Aurélia, 996, Lapa.  O evento é uma realização da USE Distrital da Lapa e contará com shows musicais: New Orleans Jazz Band, Musical Armazém Band, Andréa Bien, Dança Flamenca, Dannilu, Dupla Colt, Dança Cigana e Ângelo Máximo; almoço; brechó; doces; livraria; sorteio de prêmios e brincadeiras infantis.  Informações no site www.uselap.org.br ou pelo e-mail contato@uselapa.org.br.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical neste domingo, dia 7 de setembro, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco: Rua Flor de Cachimbo, 295, Jardim Santana, São Miguel Paulista. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 – A partir de 5 de setembro, toda sexta-feira, das 20h às 21h30, está sendo realizado o Curso de Passes no Nova Era: Rua Domingos de Meira, 135, Campo Limpo, rua localizada em frente ao novo Piscinão – Sharp, paralela com a Rua do Colégio Maluy.  O curso terá dez aulas de duração.  Informações pelo telefone (11)99169-3643 ou pelo e-mail am.moura64@gmail.com.
– No próximo domingo, 14 de setembro, das 9h às 17h, Sebastião Camargo coordenará o seminário “Do autoconhecimento à autoiluminação” no Centro Espírita Alvorada Cristã: Rua Brasília, 64, Monte Serrat.  A harmonização musical será de Marina Helck e Lucio Silva.  Informações pelos telefones (11)97395-4828 (Vera) ou 96410-6618 (Silvana) ou pelo e-mailveralucia_1969@hotmail.com.
 – Claudia Mota coordenará o seminário “Família – desafios dos tempos modernos” no dia 14 de setembro, domingo, das 16h às 19h, no Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua Major Zanani, 59.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi encerrada no último domingo, 31 de agosto, no Pavilhão de Exposições, Anhembi.  A Associação de Editoras, Distribuidoras e Divulgadores do Livro Espírita (Adeler), composta por dez editoras: Paidea, FEB Editora, Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Auta de Souza, Boa Nova, IDE, Interlítera, Lúmen, Petit e Nova Luz, e trouxe alguns autores da Associação para autografar suas obras no estande durante o evento. Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Federação Espírita Brasileira também se fez presente na 23ª Bienal com um estande próprio destacando o tema “150 anos de O evangelho segundo o espiritismo”. Houve lançamentos como "Nosso Lar. O livrinho divertido". Os participantes puderam conhecer o acervo da FEB Editora. O autor de obras infantojuvenis Adeilson Salles esteve em visita ao estande no dia em que estava presente o presidente da FEB (foto). As obras da FEB também estiveram presentes num estande múltiplo de editoras espíritas e no estande da Editora CEU. Informações: falelivraria@febnet.org.br; diretoria@febnet.org.br; www.febeditora.com.br; www.febnet.org.br
– O Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo realizou o 10º ENLIHPE: Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo no último final de semana, dias 30 e 31 de agosto.  “Pesquisa Científica: Passado, Presente e Futuro” foi o tema central do Encontro.  A programação contou com as participações de Jáder Sampaio, Herculano Ferraz Pires, Tiago de Lima Castro, Rubens G. Nunes Sobrinho, Adilson José de Assis, Luiz Fernando Bandeira de Melo, Alexandre Fontes da Fonseca, Julia Nezu, Marco Milani, Elaine Cristina Maldonado e Alexandre Fontes da Fonseca.  Informações pelo e-mailcontato@ccdpe.org.br ou no site www.ccdpe.org.br/enlihpe.
– No último domingo, 31 de agosto, Deusa Samu fez uma palestra sobre o tema “Renovação” no Centro Espírita O Consolador. Informações no sitehttp://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– A programação de atividades do mês de agosto na Sede da FEESP – Auditório Bezerra de Menezes – foi encerrada no último domingo, dia 31, quando Umberto Fabbri falou sobre o tema “Mediunidade”, com apresentação musical de Marco Antônio e Thiago Sivila. Informações no sitewww.feesp.org.br ou pelo e-mail divulgacao@feesp.org.br.
– No último domingo, dia 31 de agosto, Wanyr Caccia se apresentou no Centro Espírita Núcleo Áurea.  Informações no site http://cacciaimago.com.br.
– Fabio Fadel fez uma palestra no último domingo, dia 31 de agosto, no Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes. Informações pelo e-mailfabiofadelsperffs@outlook.com.br.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos.  Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Assis – A 37ª Jornada de Confraternização Espírita de Assis será realizada nos meses de setembro e outubro no Instituto de Difusão Espírita Nosso Lar: Praça Nicolau Carpentieri, 50, Vila Xavier.  A programação de setembro é esta:
13 – sábado – Alessandro Viana Vieira de Paula: “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo”;
20 – sábado – Dário Bonfin: “O Evangelho de Deus”;
27 – sábado – José Antônio Vieira de Paula: “As Leis Divinas”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Auriflama – A programação de palestras do mês de setembro no Centro Espírita Caminheiros do Bem (Rua José Barbosa, 50/48) é esta:
14 – domingo – 19h30 – Cristina Gratão Fonseca;
28 – domingo – 19h30 – Carlos Alberto Braga.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Campinas – A Associação Jurídico-Espírita de São Paulo (AJE-SP) realizará o 3° CONJURESP – Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo, com o tema central “Direitos Contemporâneos e Espiritismo”, no período de 17 a 19 de outubro.  O Congresso tem como objetivos: (1) Permitir reflexões em torno dos direitos contemporâneos, que surgem no século XXI, fazendo-nos repensar conceitos, valores e abordagens tradicionais, à luz do Espiritismo, num ambiente de liberdade e respeito, a fim de fomentar o crescimento profissional e ético-moral; (2) Colaborar no processo de desenvolvimento e consolidação do movimento jurídico-espírita estadual e nacional, a partir do encontro de operadores do direito, estudiosos e demais interessados em discutir assuntos sócio-jurídicos sob a perspectiva da filosofia espírita cristã; (3) Proporcionar um espaço de convívio fraterno e equilibrado, que revitalize o entusiasmo individual, como forma de auxiliar o congressista na sua íntima e subjetiva realização do justo, seja nas relações profissionais, como nas múltiplas relações interpessoais da vida no mundo contemporâneo.  Os organizadores sugerem o seguinte local para hospedagem: Hotel Nacional Inn, em Campinas: Av. Benedicto Campos, 35 – Jardim do Trevo – Telefone: (19)3772-1400; Fax: (19)3272-7888.  As reservas podem ser efetuadas até setembro.  Existem 70(setenta) apartamentos bloqueados pela AJE-SP.  Em contato com o hotel, informar que é para o CONJURESP.  Os valores da inscrição são: (1) Associados com anuidade em dia: profissionais: R$150,00 e estudantes: R$75,00; (2) Não Associados: profissionais: R$250,00 e estudantes: R$125,00.  Mais informações, inclusive sobre as inscrições, no sitewww.ajesaopaulo.com.br.
 – O I Simpósio Grupo Conduzir terá como tema central “Discutindo intervenções para o Autismo” e será realizado no dia 13 de setembro, sábado, na sede do Tryp Hotel: Rua Severo Penteado, 140, Cambuí.  A programação completa é esta: 8h – Abertura / Distribuição de Materiais; 8h45 – Cesar de Moraes: Diagnóstico e encaminhamento; 9h45 – Bruno Costa: Análise do Comportamento: Compreendendo a Ciência; 10h45 – Intervalo; 11h – Maria Martha Hubner: ABA ao Autismo: Um modelo de atendimento em Universidade Pública; 12h15 – Intervalo para almoço; 13h15 – Soraia Cunha Peixoto Vieira: Comunicação Aumentativa e Alternativa: PECS; 14h15 – Marcia Maria Toledo: Psicomotricidade e Autismo; 15h15 – Intervalo; 15h30 – Laís Furine: Rigidez Alimentar em crianças com autismo: como trabalhar?; 16h30 – Grupo Conduzir: ABA e Autismo: Como o trabalho acontece na prática?; 17h – Encerramento com o Grupo Conduzir.  Informações pelos telefones (19)3387-8162, 3755-1080, no site www.grupoconduzir.com.br ou pelo e-mailcontato@grupoconduzir.com.br.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Descalvado – O Curso Básico de Espiritismo terá duração de 14 semanas e será realizado toda segunda-feira, na Ced Seara de Luz – Núcleo de Assistência Social.  Inscrições na Biblioteca Espírita Renato Pessoa. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Diadema – No último domingo, 31 de agosto, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Voluntários” na Transitória Casa do Caminho: Rua Vicente Adomo Zara, 230.  Informações no linkwww.manoloquesada.blogspot.com.
Embu das Artes – Manolo Quesada fez uma palestra no último domingo, 31 de agosto, na Instituição Espírita Beneficente Seara de Jesus.  Informações no link www.manoloquesada.blogspot.com.
Espírito Santo do Pinhal – Allan Vilches fará duas apresentações musicais no dia 14 de setembro, domingo: a primeira às 17h e a segunda às 20h, no Theatro Avenida.  Na ocasião será realizada a gravação de um DVD.  Informações pelo telefone (19)3661-6446 ou pelos e-mailstheatroavenida@pinhal.org.br ou aryoswaldoleitedasilva@yahoo.com.br.
Fernandópolis – Haroldo Dutra Dias coordenará um seminário com tema evangélico neste domingo, 7 de setembro, das 9h às 12h45, na Casa de Portugal: Av. Litério Grecco, 2251, Vila São Fernando.  Informações com Valdir e Iara Monteiro pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Franca – O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Guarulhos – Deusa Samu fez uma palestra no dia 1º de setembro, segunda-feira, no Centro Espírita Semeadura de Jesus. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de agosto do Centro Espírita Joanna de Ângelis foi encerrada no último domingo, dia 31, por Marco Blanco com o tema “O Suicídio e a Loucura”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A II Tarde Cultural foi realizada no último domingo, 31 de agosto, no Grupo de Estudos Espíritas Vivência.  O evento contou com as seguintes atrações: Círculo do Som, Carta de Bourleaux, Tânia e Kadu, Portal do Sim e Simplesmente Almas. Informações: e-mail vivencia.grupo@gmail.com.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Itanhaém – Sávio Palazzo fez uma palestra sobre o tema “O Pentateuco Espírita” no último sábado, 6 de setembro, das 14h30 às 17h, no Abrigo à Velhice Allan Kardec: Rua Rodolfo Amoedo, 375, Belas Artes.  O evento foi uma promoção da USE Intermunicipal de Itanhaém e Mongaguá.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jacareí – A XVI Jornada Espírita sobre a Valorização da Vida teve como tema central “O Poder Interior: universo em você!” e foi encerrada por Carlos Oliveira com o tema “O Universo em você”, no último domingo, 31 de agosto, no Centro Espírita Paula Ortiz.  Informações pelo e-mailcepaulaortiz@gmail.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de agosto na Casa Espírita Maria Dolores foi encerrada por David, no último domingo, dia 31. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Limeira – A 1ª Semana da Família Espírita de Limeira, com tema central “Família”, foi encerrada no último domingo, 31 de agosto, na ISCA Faculdades. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – O Centro Espírita Luz, Fé e Caridade (Rua Gonçalves Dias, 464) realizará toda quarta-feira, a partir das 19h30, um Estudo sobre o ESDE. Informações pelo e-mail esde_celfc@yahoo.com.br.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz é realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor é Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações:nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de setembro do Centro Espírita Luz e Verdade foi realizada, no período de 1o a 6, em comemoração ao aniversário da casa e teve como tema central “Evangelho: caminho de Luz”.  As atividades contaram com as participações de: Valci Silva, Antônio Braojo Dantas, Orson Peter Carrara, Alexandre Perez, Tércio Vicari e Richard Simonetti.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Osasco – O Centro Espírita Lar Jesus entre as Crianças (Rua João Kaufman, 435) receberá Deusa Samú para uma palestra com tema livre no próximo domingo, 14 de setembro, às 9h.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Pindamonhangaba – O 48º Ciclo de Palestras, realizado em agosto, foi encerrado no último domingo, dia 31, por Claudete Moura, no Centro Espírita Albina Savazzi.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– Todo 3º domingo do mês, das 14h às 15h30, será realizado o curso “Sexo e obsessão” com coordenação de Eliana Colombo.  O curso será ministrado no Centro Espírita O Consolador: Rua do Bosque, 306, Vila Barros.  Informações: Fone (11)4993-1804 ou pelo e-mail ceoc.areaensino@yahoo.com.br.
– O 13º EMESA: Encontro de Mocidades Espíritas de Santo André teve como tema central “O Jovem na Transição Planetária” e foi realizado no último domingo, dia 31 de agosto, na Instituição Beneficente Lar de Maria.  Eis os palestrantes que participaram do evento: Luís Fernando Lopes, Manolo Quesada e Wellington Balbo.  Informações pelos telefones (11)4451-2773 ou 4451-7136.
Santos – O XII Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita será realizado no período de 11 a 14 de novembro.  Informações e inscrições pelo telefone (13)3284-2918 ou pelo e-mail ickardecista@terra.com.br.
– Não perca o programa Espiritualidade em Debate, produzido pela AME-Santos.  Programa inédito aos domingos, às 20h, e reprise quinta-feira, às 17h, pela TV COM – Canal 11 da NET (Santos, São Vicente e Praia Grande). Para demais localidades: www.tvcomsantos.com.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– O 13º EMESA: Encontro de Mocidades Espíritas de Santo André teve como tema central “O Jovem na Transição Planetária” e foi realizado no último domingo, dia 31 de agosto, na Instituição Beneficente Lar de Maria.  Eis os palestrantes que participaram do evento: Luís Fernando Lopes, Manolo Quesada e Wellington Balbo.  Informações pelos telefones (11)4451-2773 ou 4451-7136.
São Bernardo do Campo – O 1º Festival de Música Espírita será realizado no dia 10 de setembro, quarta-feira, no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117.  O regulamento encontra-se no sitehttp://femesbc.conesbc.org.br/femesbc.  Informações pelo telefone (11)99894-9892, pelo e-mail femesbc@conesbc.org.br ou no sitewww.conesbc.org.br.
– No período de 14 a 20 de setembro será realizada a XVIII Semana Espírita que terá como tema central “O homem conquistando sua evolução científica e espiritual”.  A programação completa é esta:
14 – domingo – 15h – Grupo de Estudos Espíritas Eduardo Monteiro: Rua Vera Cruz, 386, Jardim Hollywood – Abertura; Atividades mediúnicas: psicopictografia, psicografia, vidência, psicofonia, arte: Mãos Unidas;
15 – segunda-feira – 20h – Seara de Luz: Av. Robert Kennedy, 1415, Jardim Beatriz – Vansan: “O homem conquistando sua evolução científica e espiritual”; arte: Vansan;
16 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Irmão Pedro: Rua João Escudeiro,115, Vila Euclides – Luís Fernando L. do Espírito Santo: “A dinâmica das emoções e a saúde integral”; arte: Lino Huaman;
17 – quarta-feira – 20h – Grupo Meimei: Rua Copacabana, 175, Jardim Hollywood – Orson Peter Carrara: “A vida conspira a nosso favor”; arte: Leandro e Denise;
18 – quinta-feira – 20h – Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117, Bairro Ferrazópolis – Américo Canhoto: “Transição Planetária”; arte: Lino Huaman;
19 – sexta-feira – Grupo Fraternidade Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154, Vila Olga – Agnaldo Paviani: “A evolução dos Espíritos em período de crises”; arte: Margarete Áquila;
20 – sábado – 20h – Centro Espírita Obreiros do Senhor: Rua Gal. Craveiro Lopes, 195, Bairro Rudge Ramos – Paulo Valzacchi: “Desperte o incrível poder mental”; arte: Edgard André Benevides. 
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O estudo “O Espiritismo e a iluminação do ser” é realizado todo sábado, das 10h30 às 12h, no Centro Espírita Maria de Nazaré: Rua Orestes Suster, 929, Bairro das Casas.  Informações pelos telefones 2374-2922 e 98676-0512 ou pelo e-mail unificação.sbc@gmail.com.
– Neste domingo, 7 de setembro, o Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no Grupo de Estudos Espíritas Lírio Branco. Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Carlos – A I Jornada Espírita teve como tema central “Diálogos sobre o Evangelho” e foi encerrada no último domingo, dia 31 de agosto, no Centro Espírita Obreiros do Bem.  Informações no site www.obreirosdobem.org.br.
São José do Rio Preto – A Associação Espírita Allan Kardec realizou um seminário no dia 6 de setembro, sábado passado, das 14h às 17h30.  A coordenação ficou a cargo de Haroldo Dutra Dias.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de agosto no Centro Espírita Francisco de Assis encerrou-se no último domingo, dia 31, com a presença de Aguinaldo de P. Vasconcelos.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Sorocaba – No último domingo, 31 de agosto, foi realizado o seminário “O que é a evangelização dos Espíritos” no Educandário Bezerra de Menezes. O evento foi organizado pela Sociedade Espírita e Filantrópica Irmã Francisca. Informações: e-mails seminariosorocaba@hotmail.com oumarciabarbosa@feal.com.br.
Taubaté – O Centro Espírita União e Caridade (Rua Dr. Souza Alves, 142) realiza o Curso Básico de Saúde Física e Espiritual.  O cronograma de aulas do módulo 1 é este: 2a parte – 13 de setembro, das 8h às 12h; 3a parte – 11 de outubro, das 8h às 12h; 3a parte – 8 de novembro, das 8h às 12h.  O curso é uma realização da AME/Vale.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sergipe
Aracaju – O VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra será realizado nos dias 13 e 14 de setembro.  Informações no sitewww.irmaofego.com.br.
– Divaldo Pereira Franco fez uma palestra sobre o tema “Psicologia da gratidão” no último domingo, 31 de agosto, no Espaço EMES.  Antecedendo a palestra, Merlanio Maia apresentou algumas de suas poesias. Além disso, houve exposição de livros e “souvenirs”.  Informações pelo e-mailfees@infonet.com.br.
Tocantins
Palmas – No período de 25 de agosto a 1º de setembro, o Grupo Espírita Adolfo Bezerra de Menezes realizou comemorações do nascimento de Adolfo Bezerra de Menezes.  Informações no site http://www.geabem.com.
Araguaína – O 3º Congresso Espírita do Estado de Tocantins terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro no Glamour do Lago.  O evento é uma realização da FEETINS e contará com as presenças de Afonso Chagas Corrêa, Divaldo Pereira Franco, Lacordaire Abrahão Faiad e Suely Caldas Schubert.  Informações no site www.congresso.feetins.org.br.
Gurupi – Nos dias 5 de setembro e 12 de dezembro, sextas-feiras, às 17h30, os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes podem acompanhar o grupo de estudos “O Livro dos Espíritos” nas visitas às cidades de Crixás e Aliança do Tocantins. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Bezerra de Menezes realiza um Festival de Sorvete e Cinema neste domingo, dia 7 de setembro.  A renda arrecadada será usada para o custeio das viagens de Assessoria.  Realização: Coordenadoria da ARE Sul.  Informações pelo site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR

http://www.oconsolador.com.br/ano8/379/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário