a partir de maio 2011

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Orgulho

O orgulho é o guarda-chuva social de todos e que cada um rejeita sobre o gracioso amor-próprio; certo: é preciso ter amor-próprio e orgulho, é o que dá a ambição do muito (sem jogo de palavras), mas, demasiado, isto estraga o espírito e corrompe o coração. (R.E., dez/1868, “O dia de todos os santos”)(1)
A presunção de julgar-se invulnerável pelos maus Espíritos muitas vezes tem sido punida de modo crudelíssimo, porque jamais são impunemente desafiados pelo orgulho. O orgulho é a parte que lhes dá mais fácil acesso, pois ninguém oferece menos resistência do que o orgulhoso, quando tomado pelo seu lado fraco. (R.E., jan/1863, “Estudo sobre os possessos de Morzine”)(1)
O orgulho e a humildade são os dois polos do coração humano: um atrai todo o bem; o outro, todo o mal; um tem calma; o outro, tempestade; a consciência é a bússola que indica a rota conducente a cada um deles. 
Com efeito, àquele que busca sua recompensa na Terra, Deus nada deve; só lhe resta receber o preço do seu orgulho. (R.E., out/1863, “Benfeitores anônimos”)(1)
Ó homens! Como sois soberbamente orgulhosos! Vossa pretensão é verdadeiramente cômica. (R.E., nov/1860, “Pensamentos avulsos”)(1)
De todas as disposições morais, a que maior entrada oferece aos Espíritos imperfeitos é o orgulho. Este é para os médiuns um escolho tanto mais perigoso quanto menos o reconhecem. É o orgulho que lhes dá a crença cega na superioridade dos Espíritos que a eles se ligam porque se vangloriam de certos nomes que eles lhes impõem. (R.E., fev/1859, “Escolhos dos médiuns”)(1)
Por pobres de espíritos Jesus não entende os baldos de inteligência, mas os humildes, tanto que diz ser para estes o reino dos Céus e não para os orgulhosos. Em todas as circunstâncias, Jesus põe a humildade na categoria das virtudes que aproximam de Deus e o orgulho entre os vícios que dele afastam a criatura e isso por uma razão muito natural: a de ser a humildade um ato de submissão a Deus, ao passo que o orgulho é a revolta contra Ele. (Ev. VII 2)(2)
Conservaram (os que se prenderam, quando encarnados, à riqueza, aos títulos, à glória, à nobreza de nascimento) apenas o orgulho que mais humilhante lhes torna a nova posição, porquanto veem colocados acima de si e resplandecentes de glória os que eles na Terra espezinharam. (Ev. VII 6)(2)
Os primeiros (simples e pequenos) são os humildes, os que se humilham diante de Deus e não se consideram superiores a toda gente. Os segundos (doutos e prudentes) são os orgulhosos, envaidecidos do seu saber mundano, os quais se julgam prudentes porque negam e tratam a Deus de igual para igual, quando não se recusam a admiti-Lo. (Ev. VII 8)(2)
O orgulho é a catarata que lhes tolda a visão... médico hábil, Deus primeiramente corrige o orgulho (aos incrédulos). (Ev. VII 9)(2)
O orgulho é o terrível adversário da humildade. Orgulhosos: que éreis antes de serdes nobres e poderosos? (Ev. VII 11)(2)
Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. (Ev. XV 3)(2)
O egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal, prendendo-nos à matéria. (L.E., Int. VI)(3)
O orgulho é que gera incredulidade. (L.E., 9)(3)
A razão seria infalível, se não fosse falseada pela má educação, pelo egoísmo e pelo orgulho. (L.E., 75)(3)
Espíritos imperfeitos: predominância da matéria sobre o Espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhes são consequentes. (L.E., 101)(3)
Desconfiei especialmente dos que vos exaltam o orgulho. (L.E., 469)(3)
Orgulho e vaidade: dupla chaga da Humanidade. (L.E., 759)(3)
O egoísmo gera o orgulho, a ambição, a cupidez, a inveja, o ódio, o ciúme. (L.E., 917)(3)
Muitas vezes, são os pais que, por orgulho ou avareza, desviam seus filhos da senda que a natureza lhes traçou, comprometendo-lhes a felicidade, por efetivo desse desvio. (L.E., 928)(3)
O orgulho ferido, a ambição frustrada, a ansiedade da avareza, a inveja, o ciúme, todas as paixões, numa palavra, são torturas da alma. (L.E., 933)(3)

1. KARDEC, Allan. Revista Espírita.
2. ________. O Evangelho Segundo o Espiritismo.
3. ________. O Livro dos Espíritos


http://www.oclarim.org/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário