a partir de maio 2011

sábado, 5 de julho de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-05-07-2014


MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)
Distrito Federal
Brasília  Estreou no dia 3 de julho, nos cinemas de todo o Brasil, o filme “Causa & Efeito”, do mesmo diretor de "O Filme dos Espíritos", André Marouço, que pede aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo no Brasil que divulguem essa notícia e não deixem de assistir ao filme. O trailer oficial do filme pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=9jnL9fOLm7Q / Mais informações podem ser obtidas na página do filme no Facebook: https://www.facebook.com/CausaeEfeito?fref=ts
– A Federação Espírita Brasileira (SGAN, conjunto F, Av. L2 Norte, Asa Norte, sala Boa Nova, sl 406) realiza um Ciclo de palestras de “Física e Espiritismo: Paralelos e Convergências”, em 2014, com Arismar Leon.  No mês de julho o encontro será no dia 7, segunda-feira, às 20h, com o tema “As Ondas Eletromagnéticas e suas interações com a matéria: Princípios Físicos e Correlações com a Doutrina Espírita; a importância do pensamento como fonte criadora e modeladora”. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O lançamento do filme “O Céu é de Verdade” foi realizado no dia 3 de julho, quinta-feira.  Baseado no livro homônimo, “O Céu é de Verdade” conta a história real de um menino de três anos que, após quase morrer ao realizar uma cirurgia de emergência, diz ter sido levado ao céu e se encontrado com Jesus.  A princípio seus pais não acreditam nele, mas quando o menino começa a contar histórias e falar sobre pessoas que não conhecia, eles enxergam a verdade.  Informações no site www.culturadigital.br/classind.
Bahia
Salvador – O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico iniciará o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Poderão participar estudantes de psicologia.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mailipsba@ipsba.com.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
Itanhaém – O 23º CONJEART: Confraternização dos Jovens Espíritas teve como tema central “Senhor, que queres que eu faça?” e foi encerrado no último domingo, 29 de junho.  Informações pelo e-mail conjeart@gmail.com.
Ceará
Fortaleza – O Seminário “Vencendo seus conflitos – Jesus, o Governador da Terra” será realizado nos dia 16 e 17 de agosto, sábado e domingo, no Auditório do SESI: Barra do Ceará: Av. Francisco Sá, 6623.  Informações e inscrições no site www.geluz.org.br, pelos e-mails gelizlar@gmail.com egeluz2055@yahoo.com.br ou pelos telefones (85)9992-7009, 3282-6321, 8601-6253, 8532-2080 ou 9613-3693.
– O Centro Espírita Casa de Miramez (Rua Hermínio Barroso, 3887, São João do Tauape) realiza todo sábado, à tarde, o estudo “A Porta para a Espiritualização – Escola de Aprendizes do Evangelho: conheça nas fraternidades”.  Informações pelos telefones (85)3063-1477 ou 9224-0276 ou pelo e-mail casademiramez@gmail.com.
Espírito Santo
Vitória – A X Jornada da AMEEES terá como tema central “Evangelho & Família – caminho para a Saúde” e será realizado no período de 19 a 21 de setembro, no Teatro Universitário Ufes – Campus Goiabeira.  Inscrições até o dia 18 de julho.  Informações no site http://www.ameees.org.br.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
– No dia 1º de julho, terça-feira, das 7h30 às 17h30, o Instituto Educacional Emmanuel realizou o Encontro de Trabalhadores da Evangelização da Infância e de Trabalhadores de Mocidades Espíritas.  No mesmo dia foram realizados o 3º Entrei e o 4º Entrame, eventos que contaram com minicursos, seminário, alegria cristã, apresentações artísticas e estudos.  O evento foi organizado pela Mocidade (Departamento de Juventude da FEEGO) e pelo Semeadores (Departamento de Infância da FEEGO). Informações nos siteswww.semeadoresgoias.org.br ou www.mocizade.org.br.
– A programação de junho da Federação Espírita do Estado de Goiás foi encerrada por Aston Brian no dia 30 de junho, segunda-feira.  Informações no site www.feego.org.br.
Anápolis – A 46ª Semana Espírita de Anápolis tem como tema central “Amar é viver em família” e foi encerrada no último sábado, 5 de julho, no Auditório do Fórum com as seguintes atividades: 9h às 12h – Seminário: Rossando Klinjey: Vida a dois: existe vida após o casamento? – 19h30 – Rossandro Klinjey: O poder terapêutico do perdão.  A programação contou com as participações de Lacordaire Faiad, Heber C. de Oliveira, Ivana Kaisky, Nazareno Feitosa, Jacobson S. Trovão e Denizard de Souza.  Informações no site www.semanaespirita.com.br.
Mato Grosso
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso.  O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mail feemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 2209) formará grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas serão toda sexta-feira, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro. Informações no site ameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– O Congresso Médico-Espírita 2014 terá como tema central “Encontro Espírita Evangelho e Família” e será realizado no período de 22 a 24 de agosto, na Casa de Retiros São José: Av. Itaú, 475, bairro Domingo Bosco. O evento contará com seminários, oficinas terapêuticas, vivências, evangelho na teoria e na prática: “O Evangelho na Família”.  Estão confirmadas as presenças de Aila Pinheiro, Enéas Nascimento, Haroldo Dutra Dias, Rose Simões, Joana Parreiras, Jaider Rodrigues, Roberto Lucio e Andrei Moreira.  Inscrições e informações na AMEMG: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, Bairro Nova Granada; pelo e-mail amemg@ameeditora.com.br ou no sitewww.amemg.com.br.
– O seminário Lítero musical Paulo e Estêvão foi realizado em homenagem aos 70 anos da obra psicografada por Chico Xavier e ditada pelo Espírito Emmanuel.  O evento contou com as presenças de Haroldo Dutra Dias, Antônio Cesar Perri e Wagner Paixão, entre outros e apresentações artísticas de Cacau Lopes, Tim e Vanessa, Ladston Nascimento, Meu Cantar, arranjos de Frederico Natalino, Demósthenes Junior, Ricardo Marçal e músicos convidados.  O seminário foi realizado nos dias 1o e 2 de julho pelo SER – Sócio Organização de Espiritualidade e Religiosidade e contou com o apoio da Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita do Rio Grande do Sul e da Federação Espírita Paranaense.  Na ocasião foi lançado o livro “Paulo e Estêvão para jovens leitores” de autoria de Adeilson Salles.  Informações no sitewww.portalser.org.
– Wellerson Santos fez uma palestra sobre o tema “Vida e Sexo” no último domingo, 29 de junho, no Grêmio Espírita Cristão Bezerra de Menezes.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Guaxupé – O VI Encontro Chico Xavier será realizado no período de 25 a 27 de julho e contará com as presenças de Ditinha Calixto, Isaias Claro, Manolo Quesada, Paulo Henrique Bueno, Orson Peter Carrara, cantores: Leleco, Margarete Áquila, Sergio Santos e do ator João Signorelli (monólogo: “Gandhi, um líder servidor”).  Informações no sitewww.encontroanualchicoxavier.com.br.
Juiz de Fora – A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo site www.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail para radioevoluir@gmail.com.  A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Pedro Leopoldo – Na última terça-feira, 1º de julho, foi realizado o seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra “Paulo e Estêvão”, na Fazenda Modelo.  O evento fez parte da Semana Espírita Chico Xavier e foi promovido pelo Centro Espírita Luiz Gonzaga.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sacramento – Cezar Carneiro fará uma palestra neste domingo, 6 de julho, às 15h, no Centro Espírita Fé e Amor: Fazenda Santa Maria. Informações pelo e-mail contato@cadernodemensagens.net.
Uberaba – Duas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba lança a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.  O FEMEU tem como objetivos: (1) Valorizar a arte produzida no movimento espírita; (2) Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; (3) Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; (4) Divulgar a música espírita, elevando o espírito; (5) Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional e (6) Promover a Doutrina Espírita.  O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio Espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.  O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto, sábado, no Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito, 290, São Benedito), conforme calendário abaixo:
DATAS
ETAPAS DO XIII FEMEU
2 a 22/6
Inscrição das músicas através do site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
23 a 29/6
Seleção das músicas inscritas pela Comissão.
1 a 5/7
Os músicos enviam as músicas em MP3 aprovadas pela Comissão juntamente com uma foto para o e-mail: femeu.uberaba@gmail.com.
7 a 31/7
Votação das músicas no site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
1 a 8/8
Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.
9/8
Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.
10 a 30/8
Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.
Podem se inscrever no XIII FEMEU, músicos espíritas: residentes em qualquer cidade do Território Nacional; brasileiros que residam em outros países; dos países de língua portuguesa.  Os músicos estarão concorrendo a: 1º Lugar: 1 violão, 1 troféu e Kit de livros espíritas; 2º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 3º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 4º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 5º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 6º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas.  Observação: não haverá repetições de prêmios. As informações podem ser obtidas através do sitewww.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu, do blog:http://femeu.blogspot.com, do e-mail femeu.uberaba@gmail.com ou do telefone (34)9969-7191.  Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:http://www.youtube.com/user/FEMEU1http://www.youtube.com/FEMEU2 ouhttp://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.
Paraná
Curitiba – Neste domingo, dia 6 de julho, às 10h, Shou Wen Allegretti profere palestra sobre o tema "A Lei de Justiça, amor e caridade", no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.

– O Setor de Artes da Federação Espírita do Paraná realizou o concerto “Ode ao Criador” com o Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, na última segunda-feira, dia 30 de junho, no Teatro da FEP: Alameda Cabral, 300. 
Apucarana – Karina Greca ministrará o Seminário "Como estudar" no Centro Espírita Joana D'Arc, na Rua Arnold Langbein, 65, no dia 19 de julho, às 18h.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promove todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, palestras em sua sede. Eis os palestrantes que, a partir desta semana, falarão na casa:
dia 9 - Allan Kardec (de Faxinal)
dia 16 - Antônio Saviani (de Londrina)
dia 23 - Gilson Luiz Ribeiro (de Londrina)
dia 30 - Paulo Fernando de Oliveira (de Londrina).

Ibiporã – No dia 2 de julho, às 20h15, Márcia Olavo proferiu palestra na FEMEL – Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, localizada na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319.

Jaguapitã – Flávio Inocêncio fará palestra sobre o tema "Orai e vigiai" no Centro Espírita Emmanuel, na Rua Maranhão, 330, no dia 9 de julho, às 20h.

Londrina – Realiza-se no período de 19 a 26 de julho a 23ª Semana Espírita de Londrina, que terá como tema a frase "Jesus, modelo e guia". O local do evento será o Ginásio de Esportes do Lar Anália Franco, localizado na Av. Anália Franco, 33. Participarão como expositores os seguintes confrades: Alessandro Viana Vieira de Paula (Itapetininga-SP), Astolfo Olegário de Oliveira Filho (Londrina-PR), Osny Galvão (Londrina-PR), Vitor Hugo Almeida (Maringá-PR), Maria Neuza Migliorini (Londrina-PR), José Lázaro Boberg (Jacarezinho-PR), Luiz Henrique da Silva (Curitiba-PR), Marcelo Cazeta de Oliveira (Londrina-PR) e Nazareno Feitosa (Brasília-DF). Nas próximas edições divulgaremos o programa completo do evento.
– Foi fundado pelos companheiros do Grupo Espírita Cairbar Schutel, da Comunhão Espírita Cristã de Londrina, o Grupo Musical Sinfonia do Bem, cujo objetivo é iniciar no campo da música crianças e jovens que participam das atividades dominicais da citada instituição. Para poder atender às finalidades do grupo, foi iniciada uma campanha com vistas a conseguir doações de instrumentos musicais para serem usados pelos alunos: bateria, teclado, guitarra, violão e qualquer outro instrumento ligado à música.  Quem puder ajudar, favor entrar em contato com Maria de Lourdes Aro Schlommer, pelo e-mail - aroschlommer@hotmail.com ou pelos telefones 3375-0205, 9638-5000 e 8409-7344.

– Começa no dia 8 de julho, terça-feira, às 19h30, mais um curso do ESDE no Centro Espírita Meimei: Rua Iapó, 130.  O Estudo será coordenado por Dulce Marangão. Informações pelo telefone 3325-6427.
- Júpiter Villoz Silveira proferiu palestra sobre o tema "Brilhe vossa luz" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, a última sexta-feira, dia 4 de julho.
- Neste domingo, dia 6 de julho, às 9h45, Oswaldo Santos profere palestra sobre o tema "Estudo da 1ª Carta aos Coríntios" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433.
- Osny Galvão fará palestra sobre "Temas do Evangelho" no Centro Espírita Maria de Nazaré, na Rua Girassol, 411, no dia 11 de julho, às 20h.

- Flávio Navarro fará palestra sobre o tema "Transição planetária" na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança, na Rua Serra Formosa, 206, no dia 12 de julho, às 17h.

- Rosemayre Ferreira profere palestra no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 16 de julho, às 20h.

- Ilza Maria Braga profere palestra no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no dia 17 de julho, às 20h.

- Maria Neuza Migliorini profere palestra sobre o tema "Salvação pela fé" no Centro Espírita Caminho de Damasco, na Rua Adriano Marino Gomes, 1080, no dia 18 de julho, às 20h.
Paranavaí – Neste domingo, dia 6 de julho, das 8h30 às 11h, Karina Della Giacoma Greca ministra o Seminário "Qualificação de Coordenadores de Grupo de Estudos para programa de Iniciantes" no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, na Rua Guaporé, 1576.
Rolândia – Prossegue, com encontros mensais, o Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno, com coordenação de Alexandre Xavier de Camargo.  O local é a Sociedade Espírita Maria de Nazaré, situada na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.
- Flávio Inocêncio proferiu palestra sobre o tema "O tríplice aspecto da Doutrina Espírita" no MAE - Movimento Assistencial Espírita, na Rua Deputado Waldomiro Pedroso, 93, no dia 1º de julho.
Piauí
Teresina – O Encontro de Dirigentes, Coordenadores, Monitores e Estudantes do ESDE comemora 25 anos do ESDE no Piauí e foi realizado no dia 1o de julho, terça-feira, na Federação Espírita Piauiense, Auditório Chico Xavier. Informações no site www.fepiaui.org.br.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC).  Informações nos sites www.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.comou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
– Lúcia Moysés coordenará o Curso de “Capacitação de Evangelizadores: Realimentando o prazer pela tarefa” no dia 12 de julho, sábado, das 15h às 18h, na sede do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro: Rua dos Inválidos, 182, Centro.  Inscrições no site www.ceerj.org.br.
 Neste final de semana, dias 5 (20h) e 6 de julho (19h), Renato Prieto encena a peça teatral “Encontros impossíveis” na Arena Dricro Penha. Informações pelo telefone (21)3486-7643.
 No próximo sábado, dia 12 de julho, às 20h, Renato Prieto encenará a peça teatral “Encontros impossíveis” na Lona da Ilha do Governador.  Informações pelo telefone (21)2467-7274.
– O filme “Causa e Efeito”, do renomado diretor André Marouço, tem estreia nos cinemas programada para dia 3 de julho, com distribuição das principais distribuidoras de cinema independente brasileiras, a Paris Filmes e aDowntown Filmes de Marcio Fraccarolli e Bruno Wainer responsáveis por filmes como Chico Xavier – o Filme, o Filme dos Espíritos e E A Vida Continua. Sinopse: Inspirada na Lei de Causa e Efeito, codificada por Allan Kardec, a trama conta a história de Paulo, um policial que vive uma vida tranquila e estável com sua família.  Num momento de lazer, Paulo perde a esposa e o filho em um acidente de carro causado por um motorista alcoolizado.  Revoltado pelo homem não ter sido preso, ele resolve tornar-se um justiceiro e acertar contas a mando de seu chefe.  Quando recebe a proposta para matar uma garota de programa, ele encontra em seu caminho um trio de velhinhos religiosos – um padre, um pastor e um espírita – o que causa importantes mudanças em sua vida.  Ao longo da trama, os personagens tomam ciência de que o drama que os envolve é o efeito cuja causa remonta a uma encarnação passada.  Elenco: Matheus Prestes, Naruna Costa, Maurycio Madruga, Maritta Cury, Luiz Serra, Henrique Lisboa, Haroldo Serra, Felipe Mônaco, com participações especiais de Henrique Pagnoncelli e Rosi Campos.  Veja o trailer e vá ao cinema assistir ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=9jnL9fOLm7Q. Informações pelo e-mail contato@cadernodemensagens.net.
 No último final de semana, dias 28 e 29 de junho, Renato Prieto encenou a peça teatral “Encontros impossíveis” na Arena Jovelina Pavuna.  Informações pelo telefone (21)2886-3889.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Iguaba Grande – A programação de palestras do mês de junho na Fraternidade Espírita Chico Xavier foi realizada em comemoração aos 9 anos de fundação.  Rogério Alves Silva coordenou o seminário “Magnetismo e Espiritismo” no último domingo, dia 29.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Macaé – No último domingo, 29 de junho, foi realizada mais uma Reunião de Fraternidade dos Encontros com Jesus na sede do Grupo Fraternidade Irmão Lobato.  O tema foi “Parábola: O filho pródigo”. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Nova Friburgo – O 9º aniversário da Fraternidade Espírita Chico Xavier foi comemorado com duas atividades especiais.  No último domingo, 29 de junho, Rogério Alves Silva coordenou o seminário “Magnetismo e espiritismo” na sede da Associação Espírita Bezerra de Menezes.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de julho do Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
9 – quarta-feira – 19h – Sergio Menezes: Saúde ou doença, a escolha é sua;
16 – quarta-feira – 19h – Paulo Jorge: Construindo a Fé em nossos corações;
23 – quarta-feira – 19h – Cyro de Castro: Jesus e sua relação íntima com o Espiritismo;
30 – quarta-feira – 19h – Benhur Pita: A piedade.
Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Parnamirim – Neste domingo, 6 de julho, das 8h às 12h, Carlinhos Conceição fará uma palestra sobre o tema “Brilha a vossa luz”, durante o 47oCafé Cultural, no LEAN – Lar Espírita Alvorada Nova: Estrada de Cajupiranga, 1489, Liberdade.  Informações pelos telefones 3231-4410, 9983-7773 ou 9107-0501.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Na última sexta-feira, 4 de junho, Gabriel Nogueira Salum coordenou o seminário “Homossexualidade à luz do Espiritismo” no Auditório da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.  Informações no sitewww.fergs.org.br
Bento Gonçalves – A programação de palestras no mês de junho no Centro Espírita Allan Kardec (Rua Pedro Maragno, 155, Bairro Progresso) foi encerrada na última segunda-feira, dia 30, por Victório Luiz Turconi, que estudou o tema “Infância e Adolescência na visão Espírita”.  Informações pelo e-mail samiraturconi@hotmail.com
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Santa Maria – Neste domingo, 6 de julho, às 15h, Cezar Carneiro fará uma palestra no Centro Espírita Fé e Amor.  Informações pelo e-mailnilberto.betonil@gmail.com.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – O Ciclo de Exposições “Em Defesa da Vida” tem a seguinte programação no mês de julho:
9 – quarta-feira – 20h – Moisés da Silva: Aborto, não! – Centro Espírita Caravaneiros da Luz – Ribeirão;
19 – sábado – 15h – Divaldo José de Souza: Violência, não! – Centro Espírita Caravaneiros da Luz – Ribeirão;
26 – sábado – 19h – Daniel Valois Santos: Eutanásia, não! – Associação Espírita Núcleo Fraterno – Tapera;
Informações pelo e-mail espiritas-local-2012@googlegroups.com.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mail secretaria@asssagres.org.br ou no sitewww.asssagres.org.br.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau terá como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes: Rua XV de Novembro, 1181, Centro.  Estão confirmadas as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo, que estará à disposição da espiritualidade para psicografar durante o evento.  Entre no sitewww.foreblu.org.br.  Informações pelos telefones (47)9729-8311 ou 3336-2204 ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
São Paulo
São Paulo – O Centro Espírita Joanna de Cuza (Rua Antônio Comenale, 159, Grajaú) receberá Deusa Samu para uma palestra com tema livre neste domingo, dia 6 de julho, às 16h.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– Allan Vilches fará uma palestra musicada no dia 8 de julho, terça-feira, às 20h, no Lar Seara Esperança: Rua Sebastião Anunciato, 199, Jardim Celeste.  Informações pelo e-mail contato@allanvilches.com.br.
– Deusa Samu fará uma palestra na próxima quinta-feira, 10 de julho, às 20h, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho: Rua N. S. dos Anjos, 699, Centro.  No dia 14 de julho, segunda-feira, Deusa se apresentará em dois horários, 19h e 20h30, no Centro Espírita A Caminho da Luz: Av. Sapopemba, 648, Centro. Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– Aos sábados, quinzenalmente, a USE São Paulo USE/São Paulo (Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana) realizará o curso: Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelos e-mails use@usesp.org.br ou julianezu@terra.com.br.
– O Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita será realizado aos sábados, das 8h30 às 13h, na sede da USE do Estado de São Paulo: Rua Dr. Gabriel Piza, 433.  Os facilitadores serão Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar, Maurício Romão, Hélio Alves Correa e Sílvio Costa.  A coordenação do curso ficou a cargo de Julia Nezu e o dirigente da turma será Geraldo Ribeiro.  O cronograma das aulas é este: 6, 12 e 26 de julho, 9 e 23 de agosto, 13 e 27 de setembro, 11 e 25 de outubro, 8, 22 e 29 de novembro.  As inscrições custam R$180,00 (6 parcelas de R$30,00) e serão realizadas apenas pelos e-mails: use@usesp.org.br ou julianezu@terra.com.br.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou no site www.usesp.org.br.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– A programação de palestras do mês de junho da Casa do Caminho Meimei foi realizada em homenagem ao 24º aniversário da casa.  As atividades foram encerradas no dia 30, segunda-feira, com a presença de Maria Saboleski. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no dia 2 de julho, quarta-feira, na Associação Espírita Allan Kardec de São Mateus. Informações pelo e-mail josecaires@yahoo.com.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” no último domingo, 29 de junho, no Centro Espírita Canto da Prece. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– No último domingo, 29 de junho, às 10h, Victor Reis fez uma palestra sobre o tema “Desafios da luta diante do Espiritismo” na sede da Federação Espírita do Estado de São Paulo.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– A programação do mês de junho da Congregação Espírita Maria Benta foi encerrada na última segunda-feira, dia 30, por Adevair Trindade Cruz que tratou do tema “Missão dos Espíritas” e com harmonização de Itamar Santiago. Informações pelo e-mail jrezala@terra.com.br.
Araçatuba – O Centro Espírita Irmã Angélica realizou no último final de semana, dias 28 e 29 de junho, o Encontro “Motivar para Servir” – Seminário do Instituto Cairbar Schutel – transmissão ao vivo pelo canal 3 da Rede Amigo Espírita: http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal3. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos.  Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Assis – Sheila Grassiela Belini fez uma palestra no último sábado, 5 de julho, às 20h, na Associação Filantrópica A Caminho da Luz: Rua Santos Dumont, 1477, Vila Orestes.  Informações pelo e-mail atilio.arcoleze@gmail.com.
Avaré – Ariovaldo Cesar Junior fez uma palestra sobre o tema “Parábola da ovelha perdida” no último domingo, 29 de junho, na ASELD – Associação Espírita Léon Denis.  Na ocasião foi lançado do livro “Romances proibidos” de sua autoria.  Informações pelo e-mail ramos.tucio@yahoo.com.br.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 29 de junho, Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra no Centro Espírita Vicente de Paulo.  Finalizando o ciclo de palestras, o confrade se apresentou na segunda-feira, 30 de junho, no Centro Espírita Luz Divina.  Os eventos foram organizados pela Associação Chico Xavier.  Informações no site www.associacaochicoxavier.com.br.
Bertioga – Na última segunda-feira, 30 de junho, Allan Vilches fez uma palestra musical na Casa Aurélio Agostinho.  Informações pelo e-mailcontato@allanvilches.com.br.
Borborema – O Centro Espírita Chico Xavier realizou o Mês Espírita de Borborema e a programação foi encerrada por Ulmara Barbieri no dia 2 de julho, quarta-feira.  O tema escolhido foi “Mal de Alzheimer”.  Informações pelo e-mail abrart@uol.com.br.
Bragança Paulista – Deusa Samu fará uma palestra com tema livre no dia 12 de julho, sábado, às 19h30, no Centro Espírita Amor e Esperança: Rua Voluntário Antônio dos Santos, 678.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Cajobi – Na última quinta-feira, 3 de julho, José Antônio da Cruz fez uma palestra no Grupo de Estudos Espíritas “Caminho da Luz”.  Informações: sitehttp://espiritaiuva.com/.
Campinas – O Centro Espírita Allan Kardec encerrou sua programação do mês de junho, no último domingo, dia 29, com a palestra “Mudar? Por quê?”, proferida por Edison de Carlis.
Catanduva – Na próxima quinta-feira, 10 de julho, às 20h, José Antônio da Cruz fará uma palestra na Associação Beneficente Amigo Germano: Rua Vereador Guido Broglia, 1183, Vila Sotto. Informações nos siteswww.amigogermano.com.br ou http://espiritaiuva.com/.
– O Seminário “A Formação do Homem de Bem: a disciplina do pensamento e a reforma do caráter” foi realizado no último domingo, 29 de junho, na Associação Espírita Semeador.  Os coordenadores foram José Antônio da Cruz, Jussemar Roces Rios e Júlio Fornazari.  Informações pelo e-mailjoseantony2006@gmail.com.
Colina – Cleber Muniz de Carvalho fez uma palestra sobre o tema “Lei de sociedade” no dia 30 de junho, segunda-feira, no Centro Assistencial Espírita "Jesus de Nazaré".  Informações no site http://usebarretos.blogspot.com/.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Dracena – Na última quarta-feira, 2 de julho, Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli fizeram uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no Centro Espírita Aprendizes da Boa Nova.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Franca – O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Guaíra – “Lei de sociedade” foi o tema da palestra que Aparecido de São Justo fez na última segunda-feira, 30 de junho, no Centro Espírita "Bezerra de Menezes".  Informações no link http://usebarretos.blogspot.com/.
Guarulhos – Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 9 de julho, quarta-feira, às 19h30, no Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes: Rua Ilhabela, 253, Parque das Nações.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Ilha Solteira – No último domingo, 29 de junho, Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli fizeram uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no Centro Espírita Cairbar Schutel.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas nesse mês: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mailnucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Antônio Demarchi fez uma palestra sobre o tema “Conversando com Deus!”, no dia 30 de junho, segunda-feira, na sede do Neap – Núcleo Espírita Amor e Paz!
Matão – Estão abertas as inscrições para o Encontro Anual Cairbar Schutel e também está, on-line, a edição mais recente do jornal TRIBUNA DO ESPIRITISMO.  Acesse para ver: www.institutocairbarschutel.org.
Mauá – No último sábado, 5 de julho, às 11h, o Grupo Vocal União & Harmonia fez uma palestra musicada no Centro Espírita Allan Kardec: Rua Santo André, 284, Jardim Haydee.  Informações no sitehttp://www.uniaoeharmonia.com/historico-do-grupo-vocal/.
Olímpia – Na ultima quarta-feira, 2 de julho, André Sobreiro fez uma palestra com tema livre no Centro Espírita “Cruzada Assistencial Espírita Cristã”.  André fez uma palestra na quinta-feira, 3 de julho, no Centro Espírita “Allan Kardec”. Informações no site http://espiritaiuva.com/.
Penápolis – A programação de palestras do mês de junho do Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada na ultima segunda-feira, 30 de junho, por Nilva Reis Verri Tozeto com o tema “O Espiritismo e o seu tríplice aspecto”.  Informações pelo e-mail joao.marchesi5@gmail.com.
Piedade – Allan Vilches fará uma palestra musical na próxima segunda-feira, 7 de julho, às 14h, no Grupo da Prece de Piedade: Rua Atílio Tardelli, 104.  Informações no site http://www.allanvilches.com.br/.
Pindorama – Na próxima segunda-feira, 7 de julho, às 20h, José Antônio da Cruz fará uma palestra na Sociedade Espírita "Caminho de Luz": Rua Vitório Mússio, 1002, Bairro Jardim das Palmeiras.  Informações no sitehttp://espiritaiuva.com/.
Presidente Wenceslau – José Garcia Tunes fez uma palestra no último domingo, 29 de junho, no Centro Espírita Humildade e Fraternidade. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Salto – Andréa Suster fez uma palestra sobre o tema “O perdão dentro da família, o mais difícil?” no dia 2 de julho, quarta-feira, no Centro Espírita Jesus.  Informações pelo e-mail sonia-radica@uol.com.br.
Santo André – Crys fez uma palestra sobre o tema “Tempos de ignorância” na última segunda-feira, 30 de junho, no Centro Espírita Fraternidade.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Na última segunda-feira, 30 de junho, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “O amor está no ar” no Centro Espírita Redentor.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
Santos – O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– A agenda de expositores do mês de junho no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres foi encerrada por Hélcio, na segunda-feira, dia 30.  Informações pelo e-mail boletim@ismeniadejesus.org.br.
– A Associação Espírita Jesus e a Caridade encenou a peça “As Leis Morais” no dia 29 de junho, domingo passado, no Grupo de Teatro Espírita. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
São Bernardo do Campo – Na última segunda-feira, 30 de junho, Crys fez uma palestra sobre o tema “Tempos de ignorância” na Casa dos Socorristas Luz, Esperança e Amor.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
São José do Rio Preto – O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h. Informações: e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– José Antônio da Cruz fez uma palestra no dia 30 de junho, segunda-feira, na Associação Beneficente Jerônimo Mendonça.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
São Simão – Carlos Baccelli fez uma palestra sobre o tema “Saúde mental à luz do Evangelho” no último domingo, 29 de junho, às 10h, na sede da Escola Profissionalizante São Paulo e Minas.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Severínia – José Antônio da Cruz fará uma palestra no dia 11 de julho, sexta-feira, às 20h, no Centro Espírita Portal de Luz: Rua Valdir Antônio Garcia, 90.  Informações no site http://espiritaiuva.com/.
Tocantins
Araguaína – O 3º Congresso Espírita do Estado de Tocantins terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro no Glamour do Lago.  O evento é uma realização da FEETINS e contará com as presenças de Afonso Chagas Corrêa, Divaldo Pereira Franco, Lacordaire Abrahão Faiad e Suely Caldas Schubert.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de agosto no sitewww.congresso.feetins.org.br.
Gurupi – A 10ª Jornada Espírita Federativa Regional Sul foi realizada no último final de semana, dias 28 e 29 de junho, na Creche Espírita Pré-Escola Maria Madalena.  Realização: Coordenadoria da ARE Sul.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Palmas – Geraldo Campetti Sobrinho coordenou o seminário “O trabalho de unificação do movimento espírita” no último final de semana, dias 28 e 29 de junho, na Federação Espírita do Estado do Tocantins.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.
http://www.oconsolador.com.br/ano8/370/movimentoespiritabrasileiro.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário