a partir de maio 2011

sábado, 28 de junho de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-28-06-2014


MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


Distrito Federal
Brasília  No dia 3 de julho, nos cinemas de todo o Brasil, o filme “Causa & Efeito” estará em cartaz. O filme é do mesmo diretor de "O Filme dos Espíritos", André Marouço, que pede aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo no Brasil que divulguem essa notícia e não deixem de assistir ao filme. O trailer oficial do filme pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=9jnL9fOLm7Q / Mais informações podem ser obtidas na página do filme no Facebook: https://www.facebook.com/CausaeEfeito?fref=ts
– Com lançamento marcado para 3 de julho, quinta-feira, “O Céu é de Verdade” promete lotar as salas de cinema do mundo inteiro.  Baseado no livro homônimo, “O Céu é de Verdade”, conta a história real de um menino de três anos que, após quase morrer ao realizar uma cirurgia de emergência, diz ter sido levado ao céu e se encontrado com Jesus.  A princípio seus pais não acreditam nele, mas quando o menino começa a contar histórias e falar sobre pessoas que não conhecia, eles enxergam a verdade.  Informações no sitehttp://www.culturadigital.br/classind.
– A 5ª edição da Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, que teve como tema central “Quero Viver, você me ajuda?”, foi realizada no dia 26 de junho, quinta-feira, na Esplanada dos Ministérios.  O evento foi promovido pelo Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto e contou com o apoio da Federação Espírita Brasileira, da Arquidiocese de Brasília, da Estação da Luz, entre outras instituições. Informações no sitewww.brasilsemaborto.com.br ou pelo e-mail cidadaniapelavida@gmail.com.
Bahia
Salvador – O Instituto de Psicologia da Bahia – Grupo Terapêutico – iniciará o curso “Tornando-se um psicólogo”.  O objetivo é promover um espaço de acolhimento, reflexão e auxílio das demandas emergentes do estudante de psicologia durante a graduação.  Poderão participar estudantes de psicologia.  Informações na Av. Santa Luzia, Edifício Horto Empresarial, 1136, sala 302, Bairro Horto Florestal, pelo telefone (71)3276-2091 ou pelo e-mailipsba@ipsba.com.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
Itanhaém – O 23º CONJEART: Confraternização dos Jovens Espíritas tem como tema central “Senhor, que queres que eu faça?” e será encerrado neste domingo, 29 de junho.  Informações pelo e-mail conjeart@gmail.com.
Ceará
Fortaleza – O Seminário “Vencendo seus conflitos – Jesus, o Governador da Terra” será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, sábado e domingo, no Auditório do SESI: Barra do Ceará: Av. Francisco Sá, 6623.  Informações e inscrições no site www.geluz.org.br, pelos e-mails gelizlar@gmail.com egeluz2055@yahoo.com.br ou pelos telefones (85)9992-7009, 3282-6321, 8601-6253, 8532-2080 ou 9613-3693.
– O Centro Espírita Casa de Miramez (Rua Hermínio Barroso, 3887, São João do Tauape) realiza todo sábado, à tarde, o estudo “A Porta para a Espiritualização – Escola de Aprendizes do Evangelho: conheça nas fraternidades”.  Informações pelos telefones (85)3063-1477 ou 9224-0276 ou pelo e-mail casademiramez@gmail.com.
Espírito Santo
Vitória – A X Jornada da AMEEES terá como tema central “Evangelho & Família – caminho para a Saúde” e será realizado no período de 19 a 21 de setembro, no Teatro Universitário Ufes – Campus Goiabeira.  Inscrições até o dia 18 de julho.  Informações no site http://www.ameees.org.br.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
– No dia 1º de julho, terça-feira, das 7h30 às 17h30, o Instituto Educacional Emmanuel realizará o Encontro de Trabalhadores da Evangelização da Infância e de Trabalhadores de Mocidades Espíritas.  No mesmo dia serão realizados o 3º Entrei e o 4º Entrame, eventos que contam com minicursos, seminário, alegria cristã, apresentações artísticas e estudos.  O evento será organizado pela Mocidade (Departamento de Juventude da FEEGO) e pelo Semeadores (Departamento de Infância da FEEGO). Informações nos siteswww.semeadoresgoias.org.br ou www.mocizade.org.br.
– O Centro Espírita Caminheiros do Bem realizou um Encontro Regional das Escolas de Evangelização Espírita Infantil com o tema central “Perdoai setenta vezes sete vezes”, no último sábado, 28 de junho, das 14h às 17h, para crianças de 8 a 12 anos no Polo Scheilla.
– A programação de junho da Federação Espírita do Estado de Goiás (Rua 1132, 242, Setor Marista) é esta:
29 – domingo – 18h – Aston Brian: O Médico Jesus;
30 – segunda-feira – 18h – Aston Brian: O perdão como caminho.
Informações no site www.feego.org.br.
Anápolis – A 46ª Semana Espírita de Anápolis tem como tema central “Amar é viver em família”, e é realizada de 29 de junho a 5 de julho, no Auditório do Fórum.  A programação é esta:
29 – domingo – 9h às 12h – Seminário: Lacordaire Faiad: Diálogo: instrumento para a saúde das relações familiares – 19h30 – Lacordaire Faiad: Amar é viver em família;
30 – segunda-feira – 19h30 – Heber C. de Oliveira: A ingratidão dos filhos e os laços de família.
1o – terça-feira – 19h30 – Ivana Kaisky: A família na visão de Jesus;
2 – quarta-feira – 19h30 – Nazareno Feitosa: Compromissos afetivos e as tentações do mundo;
3 – quinta-feira – 19h30 – Jacobson S. Trovão: Família corporal e espiritual;
4 – sexta-feira – 19h30 – Denizard de Souza: Comunicação familiar na era da tecnologia;
5 – sábado – 9h às 12h – Seminário: Rossando Klinjey: Vida a dois: existe vida após o casamento? – 19h30 – Rossandro Klinjey: O poder terapêutico do perdão.
Informações no site www.semanaespirita.com.br.
Itumbiara – A programação de palestras do mês de junho do Centro Espírita Cézaro Franco Ribeiro (Rua Geni da Silva Barbosa, 203) foi encerrada pelo seminário “Relacionamento interpessoal saudável”, coordenado por Lacordaire Abrahão Faiad, no dia 28, das 8h às 12h.  O evento foi realizado pelo Conselho Espírita na sede do Conselho Espírita Regional 19ª Região.  Informações no site www.cezarofranco.org.br.
Mato Grosso
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso.  O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mail feemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 2209) formará grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas serão toda sexta-feira, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – Wellerson Santos fará uma palestra sobre o tema “Vida e Sexo” neste domingo, 29 de junho, das 9h às 12h, no Grêmio Espírita Cristão Bezerra de Menezes.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– O Congresso Médico-Espírita 2014 terá como tema central “Encontro Espírita Evangelho e Família” e será realizado no período de 22 a 24 de agosto, na Casa de Retiros São José: Av. Itaú, 475, bairro Domingo Bosco. O evento contará com seminários, oficinas terapêuticas, vivências, evangelho na teoria e na prática: “O Evangelho na Família”.  Estão confirmadas as presenças de Aila Pinheiro, Enéas Nascimento, Haroldo Dutra Dias, Rose Simões, Joana Parreiras, Jaider Rodrigues, Roberto Lucio e Andrei Moreira.  Inscrições e informações na AMEMG: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, Bairro Nova Granada; pelo e-mail amemg@ameeditora.com.br ou no sitewww.amemg.com.br.
– O seminário Lítero musical Paulo e Estêvão será realizado em homenagem aos 70 anos da obra psicografada por Chico Xavier e ditada pelo Espírito Emmanuel.  O evento contará com as presenças de Haroldo Dutra Dias, Antônio Cesar Perri e Wagner Paixão, entre outros, e apresentações artísticas de Cacau Lopes, Tim e Vanessa, Ladston Nascimento, Meu Cantar, arranjos de Frederico Natalino, Demósthenes Junior, Ricardo Marçal e músicos convidados.  O seminário será realizado nos dias 1o e 2 de julho pelo SER – Sócio Organização de Espiritualidade e Religiosidade – e contará com o apoio da Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita do Rio Grande do Sul e da Federação Espírita Paranaense. Na ocasião será realizado o lançamento do livro “Paulo e Estêvão para jovens leitores” de autoria de Adeilson Salles.  Informações no site www.portalser.org.
– A programação de palestras do mês de junho no Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla (Rua Aquiles Lobo, 52, Floresta) foi encerrada no último sábado, dia 28, às 15h, com o tema “Escândalos”, trabalhado Wellerson Santos. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de junho no Grupo da Fraternidade Espírita Albino Teixeira (Rua dos Aeroviários, 154, Aeroporto) foi encerrada por Wellerson Santos no último sábado, dia 28, às 18h30, com o tema “O testemunho de João”.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Departamento Acadêmico da AME-Minas Gerais realizou um estudo sobre o tema “Saúde e Doença na visão médico-espírita”, no dia 26 de junho, quinta-feira, na sede da AME-MG.  Informações pelo telefone (31)3332-5293.
Astolfo Dutra – Realiza-se no período de 12 a 19 de julho a 63ª Semana Espírita de Astolfo Dutra, que apresenta como tema geral a frase “150 anos de Luz, com Jesus!” A abertura da Semana Espírita ocorrerá na Cabana Espírita Abel Gomes, dia 12, às 19h, com palestra de Ricardo Baesso de Oliveira.
De 13 a 19 de julho, às 19h, serão realizadas palestras no auditório da Fundação Espírita Abel Gomes. Participarão como palestrantes: Alba Santana Sampaio, Aloísio Silva, Maurício de Oliveira Souza, Leir Sá Stortti, Maria Lúcia Benevenuto Ferreira, Robério de Oliveira Torres e Armando Falconi Filho.
Serão realizados três seminários no período da tarde, a partir das 14h30, os quais serão ministrados por Arthur Bernardes de Oliveira, Carlos Odilon Gomes de Souza e Armando Falconi Filho, respectivamente, nos dias 13, 16 e 19 de julho.
O evento apresentará ainda as reuniões matinais do Reabastecimento Espiritual, das 9 às 11h, a partir do dia 14 de julho, segunda-feira, sob a coordenação de Leir Sá Stortti e Armando Falconi Filho.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos, toda quinta-feira, das 20h às 21h30. Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Diamantina – No último domingo, 22 de junho, Wellerson Santos coordenou o seminário “Mediunidade” no Centro Espírita Casa do Caminho.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Guaxupé – O VI Encontro Chico Xavier será realizado no período de 25 a 27 de julho e contará com as presenças de Ditinha Calixto, Isaías Claro, Manolo Quesada, Paulo Henrique Bueno, Orson Peter Carrara, cantores: Leleco, Margarete Áquila, Sergio Santos e do ator João Signorelli (monólogo: “Gandhi, um líder servidor”).  Informações no sitewww.encontroanualchicoxavier.com.br.
Pedro Leopoldo – Na próxima terça-feira, 1º de julho, será realizado o seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra ‘Paulo e Estêvão’”, na Fazenda Modelo.  O evento faz parte da Semana Espírita Chico Xavier e será promovido pelo Centro Espírita Luiz Gonzaga.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sacramento – Cezar Carneiro fará uma palestra no próximo domingo, 6 de julho, às 15h, no Centro Espírita Fé e Amor: Fazenda Santa Maria.  Informações pelo e-mail contato@cadernodemensagens.net.
Três Corações – Cláudio fez uma palestra sobre o tema “A arte de limpar o coração”, no último domingo, 22 de junho, no Centro Espírita Capitão Vendramini.  Informações pelo e-mail cevendramini@gmail.com.
Uberaba – Duas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Uma Reunião Lítero Musical Doutrinária foi realizada no último sábado, 28 de junho, às 19h30, no Centro Espírita Uberabense: Rua Barão de Ituberaba, 449, Estados Unidos.  Jorge Bichuetti fez uma palestra sobre o tema “Jesus Cristo, nosso guia e modelo” e a apresentação musical foi realizada por João Cunha.  Além disso, foram realizados sorteios de livros e confraternização.  O evento foi organizado pela UMEU: União da Mocidade Espírita de Uberaba.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Terminaram no dia 22 de junho (domingo) as inscrições para o XIII FEMEU - Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional). No período das inscrições (de 2 a 22 de junho) o site do FEMEU registrou 1.435 acessos, uma média de 72 acessos por dia.        
Inscreveram-se 25 músicas: 10 de São Paulo, 10 de Minas Gerais, 1 de Alagoas, 1 do Rio Grande do Sul, 1 da Bahia, 1 do Distrito Federal e 1 do Maranhão. No período de 7 de julho a 31 de julho acontecerá a votação pela internet para o público espírita escolher as 15 músicas mais votadas para a grande final que acontecerá no dia 9 de agosto, no Cine Teatro Vera Cruz em Uberaba-MG.
O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio Espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.  O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto, sábado, no Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito, 290, São Benedito), conforme calendário abaixo:
DATAS
PRÓXIMAS ETAPAS DO XIII FEMEU
23 a 29/6
Seleção das músicas inscritas, pela Comissão.
1 a 5/7
Os músicos enviam as músicas em MP3 aprovadas pela Comissão juntamente com uma foto para o e-mail: femeu.uberaba@gmail.com.
7 a 31/7
Votação das músicas no site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
1 a 8/8
Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.
9/8
Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.
10 a 30/8
Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.
Mais informações podem ser obtidas no sitewww.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu, do blog:http://femeu.blogspot.com, pelo e-mail femeu.uberaba@gmail.com ou pelo telefone (34)9969-7191.  Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:http://www.youtube.com/user/FEMEU1http://www.youtube.com/FEMEU2 ouhttp://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.
Paraíba
João Pessoa – A Federação Espírita da Paraíba programou as seguintes palestras para o mês de junho:
29 – domingo – 16h – José Raimundo: A convivência familiar à Luz do Espiritismo;
30 – segunda-feira – 8h – Maria Neni: A Fé e a Caridade; 15h – Gizelda C. Arnaud: O Evangelho de João, cap.3, versículo 1 a 21.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– A Sociedade Espírita Caminho da Paz ( Rua Silvino F. de Oliveira, 168) recebeu Daniel Atayde para tratar do tema “A crise da morte”, no último sábado, 28 de junho.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Paraná
Curitiba – Antônio Moris Cury fará palestra no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300, neste domingo, dia 29 de junho, às 10h.
– O Setor de Artes da Federação Espírita do Paraná realizará o concerto “Ode ao Criador” com o Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, no dia 30 de junho, segunda-feira, às 20h, no Teatro da FEP: Alameda Cabral, 300.  Informações no site www.feparana.com.br.
– No último domingo, dia 22 de junho, Maria da Graça Rozetti falou sobre "A depressão na visão espírita" no Teatro da FEP.
- No dia 6 de julho, às 10h, Shou Wen Allegretti fará palestra sobre o tema "A Lei de Justiça, amor e caridade", no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
Balsa Nova – Neste final de semana, dias 28 e 29 de junho, no Recanto Lins de Vasconcellos, Sandra Della Pola estará ministrando o Curso Qualificação do Trabalhador Espírita. O evento começou às 9h do dia 28.
– Encerrou-se no último domingo, dia 22 de junho, no Recanto Lins de Vasconcellos, sob a coordenação do DIJ/FEP, uma reunião conjunta de DIJs da Comissão Regional Sul.
Bela Vista do Paraíso – No dia 24 de junho, terça-feira, Luiz Claudio Assis Pereira, de Londrina, proferiu palestra sobre o tema "Ansiedade" no Centro Espírita Humberto de Campos.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promove todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, palestras em sua sede. Na última quarta-feira, 25 de junho, David José de Oliveira foi o palestrante convidado. Eis os palestrantes convidados para o mês de julho:
dia 2 - Lannes B. Csucsuly (de Maringá)
dia 9 - Allan Kardec (de Faxinal)
dia 16 - Antônio Saviani (de Londrina)
dia 23 - Gilson Luiz Ribeiro (de Londrina)
dia 30 - Paulo Fernando de Oliveira (de Londrina).

Ibiporã
 – No dia 25 de junho, quarta-feira, Nina Costa proferiu palestra sobre o tema "Trabalhando as dores da alma" na FEMEL – Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, localizada na Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319.
- Márcia Olavo fará palestra na FEMEL – Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz, no dia 2 de julho, às 20h15.
Jaguapitã – Flávio Inocêncio fará palestra sobre o tema "Orai e vigiai" no Centro Espírita Emmanuel,  na Rua Maranhão, 330, no dia 9 de julho, às 20h.
Londrina – Foi fundado pelos companheiros do Grupo Espírita Cairbar Schutel, da Comunhão Espírita Cristã de Londrina, o Grupo Musical Sinfonia do Bem, cujo objetivo é iniciar no campo da música crianças e jovens que participam das atividades dominicais da citada instituição. 
Para poder atender às finalidades do grupo, foi iniciada uma campanha com vistas a conseguir doações de instrumentos musicais para serem usados pelos alunos: bateria, teclado, guitarra, violão e qualquer outro instrumento ligado à música.  As pessoas de boa vontade que puderem ajudar podem comunicar sua intenção à companheira Maria de Lourdes Aro Schlommer, pelo e-mailaroschlommer@hotmail.com ou pelos telefones 3375-0205, 9638-5000 e 8409-7344.
– Começa no dia 8 de julho, terça-feira, às 19h30, mais um curso do ESDE no Centro Espírita Meimei: Rua Iapó, 130.  O Estudo será coordenado por Dulce Marangão. Informações pelo telefone 3325-6427.
- Júpiter Villoz Silveira fará palestra sobre o tema "Brilhe vossa luz" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 4 de julho, às 20h.
- Oswaldo Santos fará palestra sobre o tema "Estudo da 1ª Carta aos Coríntios" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, no dia 6 de julho, às 9h45.
- Osny Galvão fará palestra sobre "Temas do Evangelho" no Centro Espírita Maria de Nazaré, na Rua Girassol, 411, no dia 11 de julho, às 20h.
- Flávio Navarro fará palestra sobre o tema "Transição planetária" na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança, na Rua Serra Formosa, 206, no dia 12 de julho, às 17h. 
- Realiza-se no período de 19 a 26 de julho a 23ª Semana Espírita de Londrina, que terá como tema a frase "Jesus, modelo e guia". O local do evento será o Ginásio de Esportes do Lar Anália Franco, localizado na Av. Anália Franco, 33. Participarão como expositores os seguintes confrades: Alessandro Viana Vieira de Paula (Itapetininga-SP), Astolfo Olegário de Oliveira Filho (Londrina-PR), Osny Galvão (Londrina-PR), Vitor Hugo Almeida (Maringá-PR), Maria Neuza Migliorini (Londrina-PR), José Lázaro Boberg (Jacarezinho-PR), Luiz Henrique da Silva (Curitiba-PR), Marcelo Cazeta de Oliveira (Londrina-PR) e Nazareno Feitosa (Brasília-DF). Nas próximas edições divulgaremos o programa completo do evento.
Paranavaí – Karina Della Giacoma Greca ministrará o Seminário "Qualificação de Coordenadores de Grupo de Estudos para programa de Iniciantes" no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, na Rua Guaporé, 1576, no dia 6 de julho, das 8h30 às 12h.
Rolândia – Prossegue, com encontros mensais, o Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno, com coordenação de Alexandre Xavier de Camargo.  O local é a Sociedade Espírita Maria de Nazaré, situada na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto. O último encontro foi realizado no dia 28 de junho, às 15h, e o tema foi “Medo e morte. Referenciais para a identificação de si”.
– Jane Martins Vilela proferiu palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré, na última quinta-feira, dia 26 de junho.
- Flávio Inocêncio profere palestra sobre o tema "O tríplice aspecto da Doutrina Espírita" no MAE - Movimento Assistencial Espírita, na Rua Deputado Waldomiro Pedroso, 93, no dia 1º de julho, às 20h30.
São José dos Pinhais – Sandra Della Pola fez uma palestra sobre o tema “Infortúnios ocultos e as bênçãos do Espiritismo” na última sexta-feira, 27 de junho, no Centro Espírita Caminho do Evangelho.
Pernambuco
Recife – O Encontro de Adesas foi realizado no dia 28 de junho, sábado, das 14h às 17h, na sede da CEE – Comissão Estadual de Espiritismo: Rua Iguatu, 135, Campina Barreto.  Informações pelo e-mail cee.pe@hotmail.com.
Piauí
Teresina – O Encontro de Dirigentes, Coordenadores, Monitores e Estudantes do ESDE comemora 25 anos do ESDE no Piauí e será realizado no dia 1o de julho, terça-feira, das 8h30 às 13h20, na Federação Espírita Piauiense, Auditório Chico Xavier.  Informações no site www.fepiaui.org.br.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC).  Informações nos sites www.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.comou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
– No próximo final de semana, dias 5 (20h) e 6 de julho (19h), Renato Prieto encenará a peça teatral “Encontros impossíveis” na Arena Dricro Penha.  Informações pelo telefone (21)3486-7643.
– O filme “Causa e Efeito”, do renomado diretor André Marouço, tem estreia nos cinemas programada para dia 3 de julho, com distribuição das principais distribuidoras de cinema independente brasileiras, a Paris Filmes e aDowntown Filmes de Marcio Fraccarolli e Bruno Wainer, responsáveis por filmes como Chico Xavier – o Filme, o Filme dos Espíritos e E a Vida Continua. Sinopse: Inspirada na Lei de Causa e Efeito, codificada por Allan Kardec, a trama conta a história de Paulo, um policial que vive uma vida tranquila e estável com sua família.  Num momento de lazer, Paulo perde a esposa e o filho em um acidente de carro causado por um motorista alcoolizado.  Revoltado pelo homem não ter sido preso, ele resolve tornar-se um justiceiro e acertar contas a mando de seu chefe.  Quando recebe a proposta para matar uma garota de programa, ele encontra em seu caminho um trio de velhinhos religiosos – um padre, um pastor e um espírita – o que causa importantes mudanças em sua vida.  Ao longo da trama, os personagens tomam ciência de que o drama que os envolve é o efeito cuja causa remonta a uma encarnação passada.  Elenco: Matheus Prestes, Naruna Costa, Maurycio Madruga, Maritta Cury, Luiz Serra, Henrique Lisboa, Haroldo Serra, Felipe Mônaco, com participações especiais de Henrique Pagnoncelli e Rosi Campos.  Veja o trailer e vá ao cinema assistir ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=9jnL9fOLm7Q. Informações pelo e-mail contato@cadernodemensagens.net.
– Yasmim Madeira fez uma palestra sobre o tema “Somos de Deus” no último sábado, 28 de junho, no Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor: Rua Silva Cardoso, 673, Bangu.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Neste final de semana, dias 28 (20h) e 29 de junho (19h), Renato Prieto encena a peça teatral “Encontros impossíveis” na Arena Jovelina Pavuna.  Informações pelo telefone (21)2886-3889.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Duque de Caxias – No último domingo, 22 de junho, foi realizado o 24oEncontro Espírita sobre a vida e obra de Eurípedes Barsanulfo com tema central “A pedagogia de Eurípedes Barsanulfo”.
– A programação de palestras do mês de junho do Grupo Espírita Trabalhadores Humildes – GETH (Rua Augusto dos Anjos, s/n, qd 77, lote 9, Bairro 25 de agosto) foi encerrada na última terça-feira, dia 24, com o tema “Conflitos sociais e família”, com Iris Virgulino.  Informações no linkwww.facebook.com.br/GETH1959.
Iguaba Grande – A programação de palestras do mês de junho na Fraternidade Espírita Chico Xavier (Av. Nossa Senhora de Nazareth, 1007, Cidade Nova) é realizada em comemoração aos 9 anos de fundação.  Rogério Alves Silva coordenará o seminário “Magnetismo e Espiritismo” neste domingo, dia 29, a partir das 9h30.  Rogério fez uma palestra sobre o tema “Por que Jesus falou por Parábolas” no último sábado, dia 28, às 20h.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Macaé – Neste domingo, 29 de junho, às 17h, será realizada mais uma Reunião de Fraternidade dos Encontros com Jesus na sede do Grupo Fraternidade Irmão Lobato: Rua Marieta Peixoto, 41, Alda Maria.  O tema será “Parábola: O filho pródigo”.  O evento é uma realização da União Espírita Macaense. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O 76º ano de Fundação do Grupo Espírita João Batista foi comemorado no dia 24 de junho, terça-feira, com uma palestra sobre o tema “A Lei do Amor”, proferida por Bárbara Zambelli.
– O Centro Espírita Vicente de Paulo (Rua Visconde de Quissamã, 673) encerrou as atividades do mês de junho na última sexta-feira, dia 27, com uma reunião de Atividades internas para os trabalhadores.  Informações pelo e-mailcevp.macae@gmail.com.
Nova Friburgo – O 9º aniversário da Fraternidade Espírita Chico Xavier será comemorado com duas atividades especiais.  Neste domingo, 29 de junho, a partir das 9h30, Rogério Alves Silva coordenará o seminário “Magnetismo e Espiritismo” na sede da Associação Espírita Bezerra de Menezes.  No último sábado, 28 de junho, às 20h, Rogério proferiu uma palestra sobre o tema “Por que Jesus falava por parábolas”.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de julho do Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
2 – quarta-feira – 19h – Paulo Rocha: Jesus, o homem integral;
9 – quarta-feira – 19h – Sergio Menezes: Saúde ou doença, a escolha é sua;
16 – quarta-feira – 19h – Paulo Jorge: Construindo a Fé em nossos corações;
23 – quarta-feira – 19h – Cyro de Castro: Jesus e sua relação íntima com o Espiritismo;
30 – quarta-feira – 19h – Benhur Pita: A piedade.
Informações pelo telefone (22)99905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
– A programação de palestras do mês de junho no Grupo Espírita Nosso Lar foi encerrada na última quarta-feira, 25.  O palestrante convidado foi Vladimir Socostinic e o tema: “Suicídio e obsessão”.  Informações pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
Três Rios – No último sábado, 28 de junho, às 19h30, José Henrique Rubim fez uma palestra sobre o tema “Fibromialgia e ectoplasma” no Centro Espírita Caridade e União: Travessa Espírito Santo, 50, Bairro Cantagalo.  O evento foi uma realização da AME Três Rios.
Rio Grande do Norte
Natal – Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Parnamirim – No próximo domingo, 6 de julho, das 8h às 12h, Carlinhos Conceição fará uma palestra sobre o tema “Brilha a vossa luz”, durante o 47oCafé Cultural, no LEAN – Lar Espírita Alvorada Nova: Estrada de Cajupiranga, 1489, Liberdade.  Informações pelos telefones 3231-4410, 9983-7773 ou 9107-0501.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Na próxima sexta-feira, 4 de junho, das 19h30 às 21h30, Gabriel Nogueira Salum coordenará o seminário “Homossexualidade à luz do Espiritismo” no Auditório da Federação Espírita do Rio Grande do Sul: Av. Desembargador André da Rocha, 49, Centro Histórico.  Informações no sitewww.fergs.org.br.
Bento Gonçalves – A programação de palestras no mês de junho no Centro Espírita Allan Kardec (Rua Pedro Maragno, 155, Bairro Progresso) será encerrada na próxima segunda-feira, 30, às 19h30, por Victório Luiz Turconi que estudará o tema “Infância e Adolescência na visão Espírita”.  Informações pelo e-mail samiraturconi@hotmail.com.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Santa Maria – No próximo domingo, 6 de julho, às 15h, Cezar Carneiro fará uma palestra no Centro Espírita Fé e Amor. Informações pelo e-mailnilberto.betonil@gmail.com.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – O Ciclo de Exposições “Em Defesa da Vida” tem a seguinte programação no mês de julho:
1 – terça-feira – 20h – Leandro de Oliveira: Construamos a Paz, promovendo o Bem – Associação Espírita Núcleo Fraterno – Tapera;
9 – quarta-feira – 20h – Moisés da Silva: Aborto, não! – Centro Espírita Caravaneiros da Luz – Ribeirão;
19 – sábado – 15h – Divaldo José de Souza: Violência, não! – Centro Espírita Caravaneiros da Luz – Ribeirão;
26 – sábado – 19h – Daniel Valois Santos: Eutanásia, não! – Associação Espírita Núcleo Fraterno – Tapera;
Informações pelo e-mail espiritas-local-2012@googlegroups.com.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mail secretaria@asssagres.org.br ou no sitewww.asssagres.org.br.
– A AME Santa Catarina recebeu Álvaro Farias para estudar o tema “Medicina complementar” no dia 26 de junho, quinta-feira, no HU, 4o andar, na sala da Clínica Cirúrgica.  Informações pelo e-mail espiritas-local-2012@googlegroups.com.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau terá como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes: Rua XV de Novembro, 1181, Centro.  Estão confirmadas as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo, que estará à disposição da espiritualidade para psicografar durante o evento.  As inscrições estão abertas e custarão R$70,00 até o dia 30 de junho, segunda-feira.  Entre no sitewww.foreblu.org.br e faça sua inscrição.  Informações pelos telefones (47)9729-8311 ou 3336-2204 ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
São Paulo
São Paulo  No dia 3 de julho, nos cinemas de todo o Brasil, o filme “Causa & Efeito” estará em cartaz. O filme é do mesmo diretor de "O Filme dos Espíritos", André Marouço, que pede aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo no Brasil que divulguem essa notícia e não deixem de assistir ao filme. O trailer oficial do filme pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=9jnL9fOLm7Q / Mais informações podem ser obtidas na página do filme no Facebook: https://www.facebook.com/CausaeEfeito?fref=ts
– A programação de palestras do mês de junho da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) será realizada em homenagem ao 24º aniversário da casa.  As atividades serão encerradas no dia 30, segunda-feira, com a presença de Maria Saboleski.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)2154-9192.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 2 de julho, quarta-feira, às 19h30, na Associação Espírita Allan Kardec de São Mateus: Rua Ângelo de Cândia, 150, São Mateus.  Informações pelo e-mailjosecaires@yahoo.com.br.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” neste domingo, 29 de junho, às 17h30, no Centro Espírita Canto da Prece: Rua Jequirituba, 237, Primavera.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– O Centro Espírita Joanna de Cuza (Rua Antônio Comenale, 159, Grajaú) receberá Deusa Samu para uma palestra com tema livre no dia 6 de julho, domingo, às 16h.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Neste domingo, 29 de junho, às 10h, Victor Reis fará uma palestra sobre o tema “Desafios da luta diante do Espiritismo” na sede da Federação Espírita do Estado de São Paulo: Rua Maria Paula, 140, Bela Vista. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Aos sábados, quinzenalmente, a USE São Paulo USE/São Paulo (Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana) realizará o curso: Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelos e-mails use@usesp.org.br ou julianezu@terra.com.br.
– O Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita será realizado aos sábados, das 8h30 às 13h, na sede da USE do Estado de São Paulo: Rua Dr. Gabriel Piza, 433.  Os facilitadores serão Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar, Maurício Romão, Hélio Alves Correa e Sílvio Costa.  A coordenação do curso ficou a cargo de Julia Nezu e o dirigente da turma será Geraldo Ribeiro.  O cronograma das aulas é este: 6, 12 e 26 de julho, 9 e 23 de agosto, 13 e 27 de setembro, 11 e 25 de outubro, 8, 22 e 29 de novembro.  As inscrições custam R$180,00 (6 parcelas de R$30,00) e serão realizadas apenas pelos e-mails: use@usesp.org.br ou julianezu@terra.com.br.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou no site www.usesp.org.br.
– A programação do mês de junho da Congregação Espírita Maria Benta (Rua Vieira Portuense, 341, Jardim Oriental) será encerrada na próxima segunda-feira, dia 30, às 20h, por Adevair Trindade Cruz que tratará do tema “Missão dos Espíritas” e com harmonização de Itamar Santiago.  Informações pelo e-mail jrezala@terra.com.br.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no último domingo, dia 22 de junho, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco.  O Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no dia 23 de junho, segunda-feira, na Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho.  O Reencontro fez uma apresentação musical na última terça-feira, 24 de junho, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão. Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de junho do Centro Espírita Zilda Gama foi encerrada na última quarta-feira, dia 25, com a presença de Valter Afonso e o tema foi “Os milagres do Evangelho de João”.  Informações pelo e-mailcezildagama@gmail.com.
Araçatuba – O Centro Espírita Irmã Angélica (Rua Tancredo de Paiva Morel, 511, Jardim Sumaré) realiza neste final de semana, dias 28 (14 h) e 29 de junho (das 9h às 12h), o Encontro “Motivar para Servir” – Seminário do Instituto Cairbar Schutel – transmissão ao vivo pelo canal 3 da Rede Amigo Espírita: http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal3. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– No último sábado, 28 de junho, das 20h às 22h, Rafael Zago fará um show musical no Teatro Castro Alves.  Transmissão ao vivo pelo canal 3 da Rede Amigo Espírita: http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal3. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– A Use Intermunicipal de Araçatuba encerrou sua escala de palestras para o mês de junho no último sábado, dia 28, às 17h, por Maria Luzi A. Rosa, na Casa de Assistência Fraterna.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araraquara – O Centro Espírita Portal da Luz recebeu Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 26 de junho, quinta-feira.  No dia 27 de junho, sexta-feira, Wanyr se apresentou no Centro Espírita A Casa do Caminho.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos.  Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A programação de palestras do mês de junho no Centro Cultural Espírita Reflorescer foi encerrada por Fernanda Fernandes na última terça-feira, dia 24. Informações: centroculturalespirita@yahoo.com.br.
Assis – Sheila Grassiela Belini fará uma palestra no próximo sábado, 5 de julho, às 20h, na Associação Filantrópica A Caminho da Luz: Rua Santos Dumont, 1477, Vila Orestes.  Informações pelo e-mailatilio.arcoleze@gmail.com.
– No último sábado, 28 de junho, às 20h, foi realizada uma sessão de Teatro Espírita na sede do Centro Espírita Joana D’Arc: Rua José de Alencar, 421, Vila Xavier.  Informações pelo e-mail atilio.arcoleze@gmail.com.
Avaré – Ariovaldo Cesar Junior fará uma palestra sobre o tema “Parábola da ovelha perdida” neste domingo, 29 de junho, às 19h30, na ASELD – Associação Espírita Léon Denis: Rua Prefeito Arthur de Carvalho, 2204, Bairro Santana.  Na ocasião será realizado o lançamento do livro “Romances proibidos” de sua autoria.  Informações pelo e-mailramos.tucio@yahoo.com.br.
– Sidney F. Fernandes fez uma palestra sobre o tema “Em sintonia com o amor” no dia 26 de junho, quinta-feira, na Associação Espírita Léon Denis – ASELD.  A parte musical ficou a cargo de Sidirlei Ferreira, o Leleco. Informações pelo e-mail ramos.tucio@yahoo.com.br.
Barretos – Antônio D. Estevam Sousa fez uma palestra sobre o tema “Lei da sociedade” no último sábado, 28 de junho, às 15h, no Centro Espírita "Francisco Cândido Xavier": Rua 16, 3694, Vila Pereira.  O evento foi realizado pela USE Intermunicipal de Barretos.  Informações no linkhttp://usebarretos.blogspot.com/.
– A Casa Assistencial Espírita "Nosso Lar" (Rua Sebastião Monteiro de Barros, 306, Dom Bosco) recebeu no dia 28 de junho, sábado, às 16h, Adriana Aparecida Dezie Tanaka para estudar o tema “Lei da sociedade”.  O evento foi realizado pela USE Intermunicipal de Barretos.  Informações no linkhttp://usebarretos.blogspot.com/.
Bauru – Neste domingo, 29 de junho, às 19h, Jamiro dos Santos Filho fará uma palestra no Centro Espírita Vicente de Paulo.  Finalizando o ciclo de palestras, o confrade se apresentará na segunda-feira, 30 de junho, às 20h, no Centro Espírita Luz Divina: Rua Célio Daibém, 15-26.  Os eventos são organizados pela Associação Chico Xavier.  Na última quarta-feira, 25 de junho, Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra no Centro Espírita A Serviço do Mestre.  Jamiro fez uma palestra no dia 26 de junho, quinta-feira, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo.  O expositor coordenou um seminário no dia 28 de junho, sábado, das 15h às 18h, no Centro Espírita Vicente de Paulo.  Informações no site www.associacaochicoxavier.com.br.
– Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bertioga – Na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 20h, Allan Vilches fará uma palestra musical na Casa Aurélio Agostinho: Rua Antônio Saldanha, 764.  Informações pelo e-mail contato@allanvilches.com.br.
Borborema – O Centro Espírita Chico Xavier (Rua Benjamim Constant, 151) realiza o Mês Espírita de Borborema e a programação será encerrada por Ulmara Barbieri na próxima quarta-feira, 2 de julho, às 20h.  O tema escolhido foi “Mal de Alzheimer”.  Informações pelo e-mail abrart@uol.com.br.
Buritama – Roberto Cesar dos Santos fez uma palestra no Centro Espírita Benedita Fernandes no dia 25 de junho, quarta-feira.  O evento foi realizado pela Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)99764-1720.
Cajobi – Na próxima quinta-feira, 3 de julho, às 20h, José Antônio da Cruz fará uma palestra no Grupo de Estudos Espíritas “Caminho da Luz”: Rua Hum, 410.  Informações no site http://espiritaiuva.com/.
Campinas – O Centro Espírita Allan Kardec (Av. Maria Franco Salgado, 881, Sousas) encerrará sua programação do mês de junho, neste domingo, dia 29, às 9h30, com a palestra “Mudar? Por quê?”, proferida por Edison de Carlis.
Catanduva – O Seminário “A Formação do Homem de Bem: a disciplina do pensamento e a reforma do caráter” será realizado neste domingo, 29 de junho, das 9h às 12h, na Associação Espírita Semeador: Rua Nações Unidas, 1130, atrás da FIAT, Jardim Clélia.  Os coordenadores serão José Antônio da Cruz, Jussemar Roces Rios e Júlio Fornazari.  Informações pelo e-mailjoseantony2006@gmail.com.
– Orson Peter Carrara fez uma palestra sobre o tema “Conforto do coração” na última sexta-feira, 27 de junho, na sede da Associação Espírita Semeador.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Cedral – Na última terça-feira, 24 de junho, Jesus Carlos fez uma palestra com tema livre no Centro Espírita Amor e Caridade. Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Colina – Cleber Muniz de Carvalho fará uma palestra sobre o tema “Lei de sociedade” na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 20h, no Centro Assistencial Espírita "Jesus de Nazaré": Rua Alfredo Simões de Campos Filho, 417. Informações no site http://usebarretos.blogspot.com/.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Dracena – Na próxima quarta-feira, 2 de julho, às 20h, Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli farão uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no Centro Espírita Aprendizes da Boa Nova: Rua Carlos Gomes, 185.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Franca – A Semana da Mocidade foi realizada no período de 25 a 27 de junho, na Pestalozzi II.  Neste domingo, dia 29 de junho, às 8h, no Teatro São Judas Tadeu será encenada a peça “Caça ao Tesouro Doutrinário”. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
General Salgado – No dia 25 de junho, quarta-feira, Rogério Costa fez uma palestra no Centro Espírita Allan Kardec.  O evento foi realizado pela Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)98114-5592.
Guaíra – “Lei de sociedade” será o tema da palestra que Aparecido de São Justo fará na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 20h, no Centro Espírita "Bezerra de Menezes": Avenida 9, 853.  Informações no linkhttp://usebarretos.blogspot.com/.
Guarulhos – A Casa Espírita Fonte Viva de Luz (Rua Tocantinópolis, 111, Jardim Iporanga) comemorou em junho 25 anos de fundação e preparou um ciclo de tarefas com o tema central “A Casa Espírita do 3º Milênio”.  A programação de palestras foi encerrada por Ercilia Zilli e Jether Jacomini Filho no último sábado, dia 28, às 17h.  O tema escolhido foi “O Espírita e o mundo de regeneração” e Confraternização.  Informações no sitewww.fontevivadeluz.org.br ou pelo e-mail locutor@feal.com.br.
– A programação de palestras do mês de junho no Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes (Rua Ilha Bela, 253, Parque das Nações) foi encerrada no último sábado, 28 de junho, às 19h30, por Adriana Fukuda que estudou o tema “Ser manso e pacífico... por quê?”.  Informações pelo e-mailcentroespiritabezerrinha@uol.com.br.
– O LEAL: Lar Espírita Amor e Luz (Rua Santa Lucia, 392) comemora, no mês de junho, 12 anos de fundação e realizou uma palestra no dia 28, sábado, com Cleuza Aparecida O. Abreu e o tema foi “Alfenas (Vinha de Luz – 134)”. Informações pelo e-mail mariasribeiro@gmail.com.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Ilha Solteira – Neste domingo, 29 de junho, às 19h30, Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli farão uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no Centro Espírita Cairbar Schutel: Passeio Santos, 222/228.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Leme – Wanyr Caccia fez palestra musicada no dia 28 de junho, sábado, às 20h, no Grupo Fraternal Nos Passos de Lucas: Rua Mal. Castelo Branco, 23.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Lourdes – A programação do Mês Espírita do Centro de Estudos Tio Zeca, anexo à Entidade Assistencial Casa Vovó Jerônima, foi encerrada por Osvaldo Magro Filho, no dia 25, quarta-feira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – Antônio Demarchi fará uma palestra sobre o tema “Conversando com Deus!” na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 20h, na sede do Neap – Núcleo Espírita Amor e Paz!: Rua Cel. José Brás, 682, Bairro Alto Cafezal.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas nesse mês: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mailnucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Matão – Estão abertas as inscrições para o Encontro Anual Cairbar Schutel e também está, on-line, a edição mais recente do jornal TRIBUNA DO ESPIRITISMO.  Acesse para ver: www.institutocairbarschutel.org.
Mauá – No próximo sábado, 5 de julho, às 11h, o Grupo Vocal União & Harmonia fará uma palestra musicada no Centro Espírita Allan Kardec: Rua Santo André, 284, Jardim Haydee.  Informações no sitehttp://www.uniaoeharmonia.com/historico-do-grupo-vocal/.
Mirassol – André Sobreiro fez uma palestra com tema evangélico na última sexta-feira, 27 de junho, no Grupo Espírita da Paz.  Informações no sitehttp://espiritaiuva.com/.
Olímpia – Na próxima quarta-feira, 2 de julho, às 20h, André Sobreiro fará uma palestra com tema livre no Centro Espírita “Cruzada Assistencial Espírita Cristã”: Rua Duque de Caxias, 257.  André fará uma palestra na quinta-feira, 3 de julho, às 20h, no Centro Espírita “Allan Kardec”: Rua Duque de Caxias, 441.  Informações no site http://espiritaiuva.com/.
– O Centro Espírita O Semeador recebeu Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 24 de junho, terça-feira.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
Osasco – O Centro Espírita Lar Jesus entre as Crianças recebeu Deusa Samu para uma palestra com tema livre na última sexta-feira, 27 de junho, às 9h.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Pederneiras – Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra na última sexta-feira, 27 de junho, no Centro Espírita Eterna Amizade.  Organização: Associação Chico Xavier. Informações: www.associacaochicoxavier.com.br.
Penápolis – A programação de palestras do mês de junho do Centro Espírita Allan Kardec (Av. Luís Osório, 1262) será encerrada na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 20h, por Nilva Reis Verri Tozeto com o tema “O Espiritismo e o seu tríplice aspecto”.  A transmissão dos passes inicia-se às 19h30. Informações pelo e-mail joao.marchesi5@gmail.com.
Pitangueiras – Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no dia 23 de junho, segunda-feira, na Associação Espírita Bezerra de Menezes. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Presidente Wenceslau – José Garcia Tunes fará uma palestra neste domingo, 29 de junho, às 20h, no Centro Espírita Humildade e Fraternidade: Rua Anita Garibaldi, 59.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Murilo Altafine fez uma palestra no dia 28 de junho, sábado, às 20h, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Almirante Barroso, 134. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Promissão – Na última segunda-feira, 23 de junho, Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli fizeram uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no Núcleo Espírita Chico Xavier.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Rancharia – Miguel de Jesus Sardano fez uma palestra no Centro Espírita “Joana D’Arc” no último sábado, 28 de junho, às 20h. Informações pelo e-mailatilio.arcoleze@gmail.com
Salto – Andréa Suster fará uma palestra sobre o tema “O perdão dentro da família, o mais difícil?” na próxima quarta-feira, 2 de julho, às 19h15, no Centro Espírita Jesus: Av. D. Pedro II, 223.  Informações pelo e-mail sonia-radica@uol.com.br.
Santo André – A programação de palestras do mês de junho no Grupo Assistencial e Filantrópico Joanna de Ângelis (Rua Cel. PM Celestino Henrique Fernandes, 420, Jardim do Sol) é esta:
28 – sábado – 16h – Mônica Med: “Tema Evangélico”;
30 – segunda-feira – 20h30 – Anderson: “Vida e obra de Chico Xavier”.
Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– Crys fará uma palestra sobre o tema “Tempos de ignorância” na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 15h, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Mariângela De Nadai Pereira, 145, Bairro Silveira.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– Na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 20h, Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “O amor está no ar”, no Centro Espírita Redentor: Rua Arthur de Queiroz, 872, Casa Branca.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
– Vera Lúcia Tavares fez uma palestra sobre o tema “Conversando com os Espíritos II – análise de casos” no último sábado, 28 de junho, às 15h, no Centro Espírita Escolinha do Chico: Rua Laura, 480, Fundos.  Informações pelo telefone (11)4427-8279 com Marilia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
Santos – A agenda de expositores do mês de junho no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312) será encerrada por Hélcio, na próxima segunda-feira, dia 30, às 20h.  Informações pelo e-mailboletim@ismeniadejesus.org.br.
– A Associação Espírita Jesus e a Caridade (Rua Pará, 33) encenará a peça “As Leis Morais” neste domingo, dia 29 de junho, às 10h, no Teatro: Grupo de Teatro Espírita.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
São Bernardo do Campo – Na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 19h30, Crys fará uma palestra sobre o tema “Tempos de ignorância” na Casa dos Socorristas Luz, Esperança e Amor: Rua Pio XII, 128, Rudge Ramos.  Crys fez uma palestra no último sábado, 28 de junho, às 15h, no Recanto da Paz: Rua Guimaraes Rosa, 494, Jardim Continental, Bairro Alves Dias.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– O Grupo de Estudos Espíritas Lírio Branco (Rua Joaquim Nabuco, 525) promoveu no dia 26 de junho, quinta-feira, uma palestra musical com Ana Ariel.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
São Carlos – No último domingo, dia 22 de junho, Wanyr fez uma apresentação no Centro Espírita Cairbar Schutel.  Wanyr fez uma palestra musicada no dia 18 de junho, quarta-feira, na Sociedade Espírita Caminho, Verdade e Vida.  Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
São José do Rio Preto – José Antônio da Cruz fará uma palestra no dia 30 de junho, segunda-feira, às 20h, na Associação Beneficente Jerônimo Mendonça: Rua Manoel Caldeira Filho, 2174, Bairro Cidade Jardim. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
– No último domingo, 22 de junho, Tadeu de Araxá fez uma palestra na Associação Beneficente Jerônimo Mendonça.  Informações com Antônio, pelos telefones (17)99728-9676 ou 99110-6396.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
São Manuel – O Centro Espírita “Fé e Caridade” realiza toda quinta-feira, às 19h30, o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.  No mês de junho a última aula foi realizada por Mariza Ruiz no dia 26.  A programação de palestras públicas do mês de junho do Centro foi encerrada por Edson, na última terça-feira, dia 24.  Informações pelo e-mail jorgetataide@uol.com.br.
São Simão – Carlos Baccelli fará uma palestra sobre o tema “Saúde mental à luz do Evangelho” neste domingo, 29 de junho, às 10h, na sede da Escola Profissionalizante São Paulo e Minas: Rua José Delospital, 22. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
São Vicente – Na última terça-feira, 24 de junho, Flávio Braun Fiorda fez uma palestra sobre o tema “Depressão e espiritualidade” no Centro Espírita Sementes de Luz.
Sorocaba – O Curso de Passes será realizado todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30, até o dia 27 de novembro, na sede da AME: Rua Tamandaré, 116, Salão Térreo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Taquaritinga – Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no dia 25 de junho, quarta-feira, na Associação Espírita Jesus de Nazareth. Informações pelo e-mail decio.bressanin@gmail.com.
Tocantins
Araguaína – O 3º Congresso Espírita do Estado de Tocantins terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro no Glamour do Lago.  O evento é uma realização da FEETINS e contará com as presenças de Afonso Chagas Corrêa, Divaldo Pereira Franco, Lacordaire Abrahão Faiad e Suely Caldas Schubert.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de agosto no sitewww.congresso.feetins.org.br.
Gurupi – A 10ª Jornada Espírita Federativa Regional Sul será realizada neste final de semana, dias 28 e 29 de junho, na Creche Espírita Pré-Escola Maria Madalena.  Realização: Coordenadoria da ARE Sul.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Palmas – Geraldo Campetti Sobrinho coordena o seminário “O trabalho de unificação do movimento espírita” neste final de semana, dias 28 (14h às 16h) e 29 de junho (8h às 12h), na Federação Espírita do Estado do Tocantins: 106 Norte, Alameda 2, lote 01.  Informações pelo e-maildecio.bressanin@gmail.com.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.
http://www.oconsolador.com.br/ano8/369/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário