a partir de maio 2011

terça-feira, 10 de junho de 2014

Jesus, Guia e Modelo da Humanidade ?

Há mais de 2000 anos, num tempo de bárbaros, o amor veio à Terra. Desceu das moradas Celestes e mergulhou na matéria corporal desse planeta.
Todos esperavam um homem poderoso, filho de algum rei, herdeiro de um trono, que pudesse provocar uma revolução, mas Ele escolheu a simplicidade da manjedoura, talvez para nos mostrar, desde o berço, que qualquer um pode começar a se transformar, não importando a situação transitória em que se encontre, não importando de onde você comece, pois o que importa é para onde você está indo.
Por aqui permaneceu por 38 anos, legando para a humanidade o maior exemplo de perfeição já visto. Ao Seu lado conviveram inúmeras pessoas que puderam perceber de perto a grandiosidade dos seus ensinos, muito embora poucos foram os que se permitiram tocar pelo seu verbo de libertação.
Curou leprosos, aleijados e endaimoniados, restituindo-lhes a saúde física e emocional, contudo, não se limitou a curar corpos, mas chamou a atenção de todos que lhe escutavam para os valores espirituais.
Falou-nos da lei de Causa e efeito, sobretudo no exemplo da Mulher que lhe apresentaram e que havia sido pega em adultério, onde, depois de ter chamado à consciência, todos que ali estavam com o propósito de matá-la por apedrejamento, usando de sua pedagogia do amor, dissera-lhe que não a condenava mas que não mais pecasse, a fim de que não lhe acontecesse algo de pior.
Deixou-nos lições preciosas sobre a humildade, perdão e tolerância, apontando a vida futura como prêmio consolador para àqueles que permanecessem firmes no bem, ao enunciar um Reino que não pertencia à Terra.
Jesus veio à Terra com a missão de resgatar os homens de si mesmos, mostrando-lhes o caminho do bem, o caminho do amor.
Em uma de suas preleções, disse-nos: "Eu vim trazer fogo e o que Eu  mais anseio é que queime", mostrando que a mais importante conquista do ser é a conquista de si mesmo.
Muito embora ainda hoje, Jesus seja visto apenas como um líder religioso, com o Espiritismo aprendemos que esse Espírito é verdadeiramente o modelo de perfeição a ser seguido pela humanidade.
O Espírito Lacordaire, mensagem publicada na Revista Espírita de dezembro de 1868, nos diz que Jesus está no cume da escala dos Espíritos puros, também com Leon Denis verificamos que o mesmo depreende que Jesus seja o Governador espiritual da Terra, e ainda com Emmanuel lemos no Livro "A caminho da luz" que Jesus é um dos membros de uma comunidade de Espíritos Puros denominada de Cristos. (Espíritos que são conhecidos pela humanidade como os grandes construtores, arquitetos de planetas)
Esta última informação nos chama a atenção para o processo evolutivo que mesmo depois do Espírito ter alcançado o estado de Espírito puro, continua a progredir, a partir desse momento, sem a necessidade de reencarnação.
O Próprio Jesus nos deixou várias pistas que nos cumpre investigar para melhor compreender as determinações de Deus na nossa vida, como por exemplo na passagem onde nos diz: "No mundo só tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo, vós também havereis de vencê-lo". Ora, fica evidente o processo evolutivo do Espírito nessa frase, pois, vencer o mundo, significa vencer a influência que o mundo corpóreo exerce sobre a alma.
Que possamos nós, ao nosso tempo, mas que tenhamos consciência das nossas possibilidades buscar vencer o nosso orgulho para não retardarmos as conquistas que já somos capazes de adquirir pelo nosso próprio esforço e vontade.
Jesus está conosco e não descansará enquanto todos, sem exceção, não estivermos todos ao seu lado. (Nenhuma das ovelhas que o Pai me confiou se desgarrará do rebanho).
Segue confiante, sobretudo na bondade de Deus, tudo tende para o aperfeiçoamento. Tudo na sua atual existência é passageiro, mas o que vem do Céu é permanente em sua vida, Jesus contigo sempre, siga você com Jesus também.
Paz e luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário