a partir de maio 2011

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O RIGOR ABSOLUTO DO HORÁRIO NAS REUNIÕES ESPÍRITAS (Luiz Carlos Barros Costa)

 É importante o respeito do horário nas reuniões espíritas. As pessoas nos dias atuais precisam realizar múltiplas tarefas e organizam tudo o que fazem, dentro dos compromissos que assumem. 

Nas casas espíritas o horário é importante, pois o período reservado às palestras públicas correspondem ao que é utilizado à ministração das aulas de evangelização infantil, caso o orador não respeite o horário, os passes se atrasam às crianças e numa sequencia de desequilíbrios, perde-se a harmonia do trabalho no bem. 

Porém, não se pode deixar de observar a advertência de Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns, na parte reservada às REUNIÕES MEDIÚNICAS, no final da obra de relevante importância. 

333. REGULARIDADE DAS SESSÕES – é uma condição interessante, pois estarão sempre presentes os Espíritos protetores, que darão proteção a fim de que se manifestem todos os que deverão comunicar com esse grupo.

Quando as reuniões se realizam em dias e horas fixos, fácil também para os Espíritos que podem se comunicar, de forma espontânea como favorece a organização prévia do elenco das manifestações.

Há mesmo os que levam a pontualidade ao excesso. Ofendem-se com o atraso de um quarto de hora, e se foram eles que marcaram uma reunião será inútil iniciá-la alguns minutos antes.

Os Espíritos “[...] verdadeiramente superiores não são tão meticulosos. A EXIGÊNCIA DE RIGOROSA PONTUALIDADE É SINAL DE INFERIORIDADE, COMO TUDO O QUE É PUERIL." NOTA: PUERIL (ingênuo, infantil)”. 

Mesmo fora das horas marcadas os Espíritos podem comparecer, e na verdade comparecem espontaneamente quando a finalidade é útil. 

Há diretores de casas espíritas que interrompem uma reunião mediúnica, durante manifestações mediúnicas de socorro, invocando A NECESSIDADE ABSOLUTA DE CUMPRIMENTO DO HORÁRIO, com uma justificativa: "Os Espíritos possuem compromissos e vão nos deixar sozinhos...".

Também não autorizam alguma reunião de emergência para atendimento de uma pessoa que passou pelo atendimento fraterno e que está, por exemplo, com MARCANTES IDEIAS DE SUICÍDIO. 

Dizem eles: "É PRECISO ESPERAR A PRÓXIMA REUNIÃO MEDIÚNICA."

Nada, entretanto, é mais prejudicial à recepção de boas comunicações do que evocar os Espíritos a torto e a direito, por simples capricho ou sem um motivo sério. Como não estão sujeitos aos nossos caprichos, poderiam não nos atender. E é, sobretudo nessas ocasiões, que outros podem tomar-lhes o lugar e o nome.

Esse ensinamento doutrinário é essencial à produção elevada das questões mediúnicas. Mas, é preciso analisar cada caso com bom senso, pois fica evidente que há situações nas quais os Bons Espíritos estejam disponíveis ao envolvimento da luz aos irmãos que se encontram em complexos desesperos, esperando dos espíritas conscientes, ação imediata e eficaz. 

Nas complexas questões mediúnicas Eliseu Rigonatti, agora no mundo espiritual, em São José do Rio Preto, nos casos que sentia a necessidade atendimento urgente, não sonegava prontos socorros espirituais.

Esse inesquecível trabalhador da Seara de Jesus instituiu, na sua época, atendimento mensal, de natureza mediúnica, aos suicidas, aos enfermos internados no Hospital de Doenças Mentais Doutor Adolfo Bezerra de Menezes e à APAE, com esclarecimentos doutrinários e evangélicos a centenas de Espíritos atormentados. 

Fica aqui a análise dessas reflexões e, óbvio, os comentários que ensejam sempre extraordinárias oportunidades de troca de experiências com os confrades que entretém a prática mediúnica, uma das contribuições das casas espíritas, aos companheiros que jornadeiam conosco a estrada terrena.



Dr.Luiz Carlos Barros Costa (Fernandopolis/SP) é  membro da Rede Amigo Espírita, é Delegado Regional de Polícia aposentado,Vice Presidente e Diretor de Doutrina da Associação Espírita “Missionários da Luz", Presidente da Use Intermunicipal Espírita de Fernandópolis - SP, Professor do Curso de Direito na Unicastelo : Universidade Camilo Castelo Branco de Fernandópolis - SP, Divulgador e Expositor da Doutrina Espírita.


http://www.redeamigoespirita.com.br/group/artigosespiritas/forum/topic/show?id=2920723%3ATopic%3A1409541&xgs=1&xg_source=msg_share_topic


Nenhum comentário:

Postar um comentário