a partir de maio 2011

sábado, 31 de maio de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-31-05-2014



MARIÂNGELA CAZETTA
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)

Distrito Federal
Brasília – Foi aberta no dia 17 de maio e poderá ser visitada neste quadrimestre a exposição “FEB 130 anos. Trajetória de luz, amor e saber”. Montada no Espaço Cultural da FEB, é possível conferir a história de 130 anos da Instituição que tem como missão oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, pela união solidária dos espíritas e unificação das instituições espíritas, contribuindo para a formação do homem de bem. Linha do tempo da FEB, depoimentos, painel histórico, homenagens, obras originais da Codificação, além de vários objetos no Museu da FEB, que fazem parte dessa história. A FEB está localizada na Av. L2 Norte, Quadra 603, Brasília-DF. Para mais informações: (61) 2101-6161; comunicacao@febnet.org.brdiretoria@febnet.org.br
– Com lançamento marcado para 3 de julho, "O Céu é de Verdade" promete lotar as salas de cinema do mundo inteiro.  Baseado no livro homônimo, “O Céu é de Verdade” conta a história real de um menino de três anos que, após quase morrer ao realizar uma cirurgia de emergência, diz ter sido levado ao céu e se encontrado com Jesus.  A princípio seus pais não acreditam nele, mas quando o menino começa a contar histórias e falar sobre pessoas que não conhecia, eles enxergam a verdade. Informações no sitehttp://www.culturadigital.br/classind.
– A Federação Espírita Brasileira (SGAN, conjunto F, Av. L2 Norte, Asa Norte, sala Boa Nova, sl 406) realiza um Ciclo de palestras de “Física e Espiritismo: Paralelos e Convergências”, em 2014, com Arismar Leon.  No mês de junho, o encontro será no dia 2, segunda-feira, às 20h, com o tema “Correlações entre a Física Quântica e a “Ciência Espírita”. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O IV Festival Cinema Transcendental – “Luz, Câmera, Emoção” foi realizado no período de 28 a 31 de maio, no Cine Brasília. Informações:www.cinematranscendental.com.br.
Guará – O XVI Encontro de Coros Espíritas do Distrito Federal foi realizado no último domingo, 25 de maio, no Centro Espírita André Luiz – CEAL.
Bahia
Salvador – O seminário “A Mediunidade conforme O Evangelho segundo o Espiritismo” foi facilitado por Manoel Philomeno de Miranda e Marco Antônio Silva Pinto e realizado nos dias 31 de maio e 1o de junho na COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes.  Informações pelo e-mail ascom3@conem.org.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas. O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
Itabuna – A 44ª Semana Espírita tem como tema central “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” e será encerrada neste domingo, 1o de junho, às 19h30, na sede do ICEI: Rua Allan Kardec, 101, Jardim Itamar.  Informações nos sites www.feeb.org.br ou www.icei.org.br.
Muritiba – O Centro Espírita Seareiros do Amor encerrou sua agenda de palestras do mês de maio na última sexta-feira, 30, com Alexandre Almassy e o tema Por que não se deve abortar?  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Gonçalo dos Campos – A IV Semana Espírita de São Gonçalo dos Campos teve como tema central “O trabalho do bem aguarda-nos em todos os lugares” e foi realizada no período de 27 a 31 de maio.  Informações no sitewww.iemn.blogspot.com.
Vitória da Conquista – A União Espírita de Vitória da Conquista realizou o 14º Encontro Espírita até o dia 27 de maio, terça-feira, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis.  No mesmo dia, foi encerrado o 9º Encontro Espírita no Centro Espírita Caminho da Luz.  O tema desta edição foi “Muitos os chamados e poucos os escolhidos”.
– A 21ª Jornada Espírita teve como tema central “Bem-aventurados os brandos e pacíficos” e foi encerrada no último domingo, 25 de maio, na Casa Espírita Maria de Nazaré – União Espírita de Vitória da Conquista. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ceará
Fortaleza – O Seminário “Vencendo seus conflitos – Jesus, o Governador da Terra” será realizado nos dia 16 e 17 de agosto, sábado e domingo, no Auditório do SESI: Barra do Ceará: Av. Francisco Sá, 6623.  Informações e inscrições no site www.geluz.org.br, pelos e-mails gelizlar@gmail.com egeluz2055@yahoo.com.br ou pelos telefones (85)9992-7009, 3282-6321, 8601-6253, 8532-2080 ou 9613-3693.
– A Federação Espírita do Estado do Ceará agendou algumas atividades para o mês de maio que foram encerradas no último domingo, dia 25: o 5º ENATE, a 19º ENTRAME e a 1ª oficina de ESDE – palestra com Sônia Arruda: “A influência das lições do ESDE nos relacionamentos intra e interpessoal dos participantes”; visita da FEB: Encontro Regional de federativas (Bahia, Ceará, Pernambuco e RN).  Informações pelo telefone (85)3212-4268.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
– No período de 3 a 6 de junho será realizado o MEDNESP 2014: Congresso Médico Espírita da AME-Brasil. Informações no site www.mednesp2015.com.brou no you tube no link http://www.youtube.com/watch?v=bosFpniy3U8.
Jataí – O Grupo Luz Arte Cristã Espírita encenará a peça teatral “Quem tem medo da morte?” no dia 8 de junho, domingo, em duas sessões: 16h e 19h, no Centro de Cultura e Evento.  Informações pelos telefones (64)9956-2899 ou 9695-1338.
Pirenópolis – Nazareno Feitosa fez uma palestra no último domingo, 25 de maio.  Informações com Edimar e Viviane ou pelo e-mailvivi.macchado@yahoo.com.br.
Maranhão
São Luís – O Encontro de Trabalhadores do ASPE será encerrado neste domingo, 1o de junho.  O conteúdo programático foi baseado na Metodologia dos espaços de convivência e nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.  Organização: Federação Espírita do Maranhão.  Informações no sitewww.femar.org.br
Balsas – No último domingo, 25 de maio, encerrou-se o Encontro de Trabalhadores de Espíritas da Cidade de Balsas.  Esta edição teve como tema central “Os 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e foi organizada pela Federação Espírita do Maranhão.  Informações no site www.femar.org.br.
Mato Grosso
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso.  O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mail feemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 2209) formará grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas serão toda sexta-feira, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – A AME BH – Regional Noroeste – está realizando o Curso de Expositores da Doutrina Espírita todo domingo, das 14h às 18h, no período de 18 de maio a 8 de junho, na Fraternidade Espírita Caravana de Luz: Rua Bela Vista, 105, Padre Eustáquio.  Inscrições no e-mailamenoroeste@yahoo.com.br ou com Toninho, pelo telefone (31)9241-1496.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– A Casa de Caridade Herdeiros de Jesus realizou no último domingo, dia 25 de maio, duas atividades especiais: uma sessão da peça “Mesas girantes” pelo grupo da Mocidade Espírita Paula de Jesus e o seminário “Chico Xavier”, com John Harley.  Informações no sitewww.herdeirosdejesus.org.br/noticiais/seminarios.
Barbacena – A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita A Caminho da Luz foi encerrada na última terça-feira, 27, com a presença de Marli Gava.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Divinópolis – O 3º CONSEDI: Congresso de Saúde e Espiritualidade terá como tema central “Ciência, Evangelho e Saúde” e será realizado no período de 6 a 8 de junho, no Salão de Convenções Paulinelli: Rua Resplendor, 87, Bairro Bom Pastor.  O evento é uma realização da Associação Médico-Espírita de Divinópolis.  Informações pelos telefones (37)3071-2699 ou 3212-8047, no site www.amedivinopolis.com ou pelo e-mail consedi.ame@gmail.com ou no site www.amedivinopolis.com.
Frutal – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada com o tema “A valorização da vida à luz da doutrina reveladora” no dia 2 de junho, segunda-feira, às 19h30, no Centro Espírita Berço dos Humildes: Rua Duque de Caxias, 189, Centro.  No dia 3 de junho, terça-feira-feira, às 19h30, Wanyr se apresentará no Grupo Espírita Irmã Sheila: Rua Zico Nogueira, 231.  O Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo (Rua Silvio Romero) receberá Wanyr no dia 4 de junho, quarta-feira, às 19h.
Juiz de Fora – A programação de palestras do mês de maio da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” foi encerrada por Nei Prieto Peres no dia 31, sábado.
– A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo sitewww.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail pararadioevoluir@gmail.com.  A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Muriaé – A Aliança Municipal Espírita realiza o XV Mês de Palestras no mês de maio e tem como tema central “Família”.  A programação foi encerrada na segunda-feira, 26, às 20h, com a palestra “Família com Jesus, alicerce da humanidade”, proferida por Alcione Andies Lopes, na sede do Centro Espírita Anjo Gabriel. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Patrocínio de Muriaé – No último domingo, 25 de maio, o Centro Espírita São Vicente de Paulo apresentou o DVD com Divaldo Pereira Franco: “O plano de Deus para a família”.  Encerrando o mês, no dia 31 de maio, sábado, Pedro Falcão estudou o tema “Família, amor maior não há”, no Centro Espírita Francisco de Assis. O evento foi realizado pela Aliança Municipal Espírita de Muriaé. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sabará – O 3º Encontro de Tarefeiros Espíritas teve como tema central “Como conciliar compromissos e deveres com trabalho responsável com Jesus” e foi realizado no último domingo, 25 de maio, na Agremiação Espírita Casa do Caminho.  O evento foi coordenado por Angelina Motta Sales.  Informações pelo e-mail claudiafbf13@yahoo.com.br.
Santos Dumont – No dia 25 de maio, domingo, foi realizada uma reunião do Grupo de Estudos Joanna de Ângelis, que teve como tema “Obra: Jesus e atualidade” no Centro Espírita Irmão Francisco de Assis.  Informações pelo e-mail palmont@sdnet.com.br.
Três Corações – O Centro Espírita Capitão Vendramini Arca de Noé (Rua Dr. Ernesto Coelho Neto, 783, Santa Tereza) receberá Jamiro dos Santos Filho neste domingo, 1o de junho, às 19h, para uma palestra com tema livre. Informações no site www.cevendramini.blogspot.com ou pelo e-mailcevendramini@gmail.com.
Uberaba – Novas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo e-mail apoioesde.gecs@gmail.com, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado, 288, Edifício Fausto Salomão, sala 4, telefone: 3312 8327) ou na Banca do Livro Espírita Maria Dolores (Praça Henrique Kruger, 60, telefone 3316-6050).  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba lança a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.  O FEMEU tem como objetivos: (1) Valorizar a arte produzida no movimento espírita; (2) Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; (3) Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; (4) Divulgar a música espírita, elevando o espírito; (5) Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional e (6) Promover a Doutrina Espírita.  O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio Espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.  O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto, sábado, no Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito, 290, São Benedito), conforme calendário abaixo:
DATAS
ETAPAS DO XIII FEMEU
2 a 22/6
Inscrição das músicas através do site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
23 a 29/6
Seleção das músicas inscritas pela Comissão.
1 a 5/7
Os músicos enviam as músicas em MP3 aprovadas pela Comissão juntamente com uma foto para o e-mail: femeu.uberaba@gmail.com.
7 a 31/7
Votação das músicas no site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
1 a 8/8
Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.
9/8
Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.
10 a 30/8
Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.
Podem se inscrever no XIII FEMEU, músicos espíritas: residentes em qualquer cidade do Território Nacional; brasileiros que residam em outros países; dos países de língua portuguesa.  Os músicos estarão concorrendo a: 1º Lugar: 1 violão, 1 troféu e Kit de livros espíritas; 2º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 3º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 4º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 5º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 6º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas.  Observação: não haverá repetições de prêmios. As informações podem ser obtidas através do sitewww.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu, do blog:http://femeu.blogspot.com, do e-mail femeu.uberaba@gmail.com ou do telefone (34)9969-7191.  Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:http://www.youtube.com/user/FEMEU1http://www.youtube.com/FEMEU2 ouhttp://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.
– No último sábado, 31 de maio, às 19h30, o Centro Espírita Uberabense realizou a III Mostra de Arte Espírita.  O evento contou com as presenças de Diego Carvalho, Músicos Espiritas de Uberaba e Contação de Causos Espíritas, com Daniel Gonçalves Moreira.  Realização: UMEU: União da Mocidade Espírita de Uberaba. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rufinópolis – O 1º Centenário do Centro Espírita Paz e Amor será comemorado no mês de junho com um ciclo de palestras que terá como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no Centro de Cultura Espírita Sabino Lucas.  A comemoração conta com o apoio do Conselho Regional Espírita Zona Sul / Uberaba e a programação é esta:
1º – domingo – das 8h às 15h – X Encontro da Criança Espírita: “As Bem-aventuranças do Evangelho” – Local: Centro Regional da Cultura Espírita Sabino Lucas;
8 – domingo – das 8h às 15h30 – XIII Confraternar: “Espiritismo com Jesus, Kardec e Chico Xavier” – Local: Centro Regional da Cultura Espírita Sabino Lucas – palestras: Manoel Tibúrcio: “O Evangelho segundo o Espiritismo, as chaves da Paz e do Amor”; Simão Pedro: “O Evangelho segundo o Espiritismo, fonte inesgotável de Paz e de Amor”; Carlos Baccelli: “O Evangelho segundo o Espiritismo, o caminho para a Paz e o Amor”; no final haverá debate entre os expositores;
11 – quarta-feira – 18h – Local: Centro Espírita Paz e Amor – Sonia Izabel Benaventura: “O Centenário de Paz e Amor”.
Veríssimo – O 1º Centenário do Centro Espírita Paz e Amor foi comemorado no mês de maio com um ciclo de palestras que teve como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  A comemoração contou com o apoio do Conselho Regional Espírita Zona Sul / Uberaba e a programação foi encerrada no dia 25, domingo, com a palestra “O Evangelho segundo o Espiritismo para a edificação de Paz e Amor” proferida por Braz José Marques.
Paraíba
Cajazeiras – O XXIII Encontro de Juventudes Espíritas do Alto Sertão teve como tema central “O Jovem e a Formação da Identidade Espírita” e foi realizado no último final de semana, dias 24 e 25 de maio.  O evento contou com as participações de Otávio Aguiar, Iara Machado e Alisson Guedes.  Organização: Federação Espírita Paraibana.  Informações no sitewww.fepb.org.br.
Paraná
Curitiba – Maria Leonides Mees Rabel coordenou o seminário “A tarefa de irradiação no Centro Espírita” no dia 24 de maio, das 15 às 19h, no Grupo Espírita de Caridade Meimei: Rua Ângelo Massignan, 602. Informações no sitewww2.quatromaosdeluz.com.br/.
- No dia 28 de maio realizou-se reunião das Entidades Especializadas com a Diretoria Executiva da FEP, na Federação Espírita do Paraná, na Alameda Cabral, 300. 
- Shou Wen Allegretti e Nicoly Kulcheski ministrarão nos dias 4 e 5 de junho, das 19h30 às 21h30, a Oficina "Como é que a minha vida está se entrelaçando com outras vidas?", na Sede Histórica da Federação Espírita do Paraná, na Alameda Cabral, 300.
- No dia 7 de junho, das 13h45 às 19h30, Deli Siqueira de Oliveira e Maria Aparecida Vieira ministrarão o curso Qualificação de Trabalhadores da Mediunidade – 9ª Aula, na Sede Histórica da FEP, na Alameda Cabral, 300.
- No dia 8 de junho, às 10h, Francisco Ferraz Batista profere palestra sobre o tema "Quatro grandes questões da alma", no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
Apucarana – No dia 7 de junho, das 18h às 22h, Maria Leonides Mees Rabel ministrará o seminário "A Tarefa de Irradiação no Centro Espírita", no Grupo Espírita Mensageiros da Paz, na Rua Desembargador Clotário Portugal, 871.
Balsa Nova – Ontem, dia 31 de maio, realizou-se mais uma reunião do Conselho Federativo Estadual, no Recanto Lins de Vasconcellos, na BR 277 Km 127.
Bela Vista do Paraíso - Marcelo Seneda (Londrina) falou sobre o tema "Os Bons Espíritos" no Centro Espírita Humberto de Campos, na Rua Joaquim Ladeia, 794, na última terça-feira, dia 27 de maio, às 20h.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec promoveu em maio, em sua sede na Rua Pará, 292, seu tradicional ciclo de palestras das quartas-feiras, às 20h30. Na última quarta-feira, dia 28, a palestrante da noite foi Dorotheia Cristina Ziel Silveira (Londrina, PR).

Cascavel – Shou Wen Allegretti ministrará o seminário "Nova Proposta para a Promoção Social Espírita", na Sociedade Espírita Amor e Caridade, na Rua Visconde de Guarapuava 1663, no dia 7 de junho, das 13h30 às 17h30.
Foz de Iguaçu – A IX Semana Espírita de Foz do Iguaçu e região foi encerrada no dia 24 de maio. O evento teve o objetivo de comemorar os 150 anos do lançamento de "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec. A programação contou com as presenças de Enrique Eliseo Baldovino, Sóstenes Carvalho Cornélio, Ricardo Segundo, Ângela Matté, Suely Caldas Schubert, Maria Helena Marcon, Maria Helena Marcon. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No domingo passado, 25 de maio, das 9h às 12h30, Maria Helena Marcon ministrou o seminário “Compromisso na exposição espírita” no Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, na Av. Araucária, 1090 Vila A.
Londrina – Neste domingo, dia 1º de junho, às 9h30, Célia Xavier de Camargo profere palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
– No domingo passado, dia 25 de maio, Alexandre Xavier de Camargo falou no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130.
– Adriane Cunha ministrou o seminário “Sede perfeitos" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, no domingo passado, dia 25 de maio, às 9h45.
– Leonardo Cassanho Forster falou no domingo passado, dia 25 de maio, na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42.
– Na última quinta-feira, dia 29 de maio, Marcus De Mario proferiu palestra sobre o tema “A necessidade de vivermos o evangelho” no Centro Espírita Nosso Lar.
– Começou ontem, dia 31 de maio, sábado, às 19h30, o Curso de Instrutores do ESDE – Ensino Sistematizado da Doutrina Espírita – no Centro Espírita Nosso Lar, em Londrina. O curso é aberto a quem estiver cursando o último ano do ESDE e demais trabalhadores da Casa.
- Na quarta-feira passada, dia 28 de maio, Ilza Maria Braga proferiu palestra sobre o tema "O Evangelho segundo o Espiritismo - Cap. XII" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429.
- João Antônio da Silva Neto fará palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 7 de junho, às 14h30. 
- Naudemar Nascimento fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 8 de junho, às 9h30. 
Maringá – Luiz Maurício Resende (Ponta Grossa-PR) proferiu palestra sobre o tema "O Espiritismo e o Evangelho de Cristo" no dia 29 de maio, na Associação Espírita de Maringá – AMEM.
Palotina – A Equipe DIJ/FEP ministrará no dia 7 de junho, das 14h às 18h, o seminário "Evangelização Espírita Infanto-Juvenil: um ato de amor", na  Casa Espírita Lar de Jesus, na Rua 24 de junho, 315.
Rolândia – O Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno, com coordenação de Alexandre Xavier de Camargo, realiza-se mensalmente na Sociedade Espírita Maria de Nazaré, situado na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto. Ontem, dia 31 de maio, realizou-se mais um encontro e o tema foi “A conquista do Self, mecanismos de fuga do ego”.
- Paulo Rizzo proferiu palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré, na Rua Maria de Nazaré, 200, no dia 29 de maio.
Sertanópolis – Encerrou-se no dia 29 de maio, na Casa Espírita O Bom Samaritano, na Rua Goiás, 290, o Mês Espírita de Sertanópolis, com palestra proferida pelo confrade Júpiter Villoz Silveira sobre o tema "Brilhe a vossa luz".
Pernambuco
Recife – No último domingo, 25 de maio, Eulália Bueno coordenou o seminário “Superando a ansiedade” na SINTEPE.  Informações pelos telefones 9910-6438, 9608-0672, 8583-4470 ou 3428-9869.
Sertânia – O Conselho Estadual de Espiritismo do Pernambuco está realizando o 3º Curso de Arte e Ludicidade para Educadores Espíritas Infantojuvenil e Encontro de Juventude nos dias 31 de maio e 1º de junho. O curso conta com a participação do Grupo Musical Sintonia.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – No próximo final de semana, dias 7 (20h) e 8 de junho (19h), Renato Prieto encenará a peça teatral “Encontros impossíveis” na Lona Anchieta.  Informações pelo telefone (21)3019-1654.
– O 5º Encontro Espírita terá como tema central “A Casa Espírita segundo Jesus, segundo Kardec: aconteceu na Casa Espírita” e será realizado no próximo domingo, 8 de junho, das 8h30 às 13h, no Centro Espírita Léon Dennis: Rua Abilio dos Santos, 137, Bento Ribeiro.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O III Seminário Lítero Artístico Os Discípulos de Jesus – “Pedro” será realizado no dia 8 de junho, domingo, das 8h às 12h, no Centro Espírita Discípulos de Jesus: Rua Amaral Costa, 52, Campo Grande. O evento contará com as palestras: Gelson Paiva – “Pedro Histórico”; Marta Campos – “Aspectos psicopedagógicos de Pedro”; Sonia Formiga – “A pedagogia de Jesus aplicada a Pedro”; apresentações de Ariovaldo Filho e Rômulo Viana: A sabedoria do Evangelho em música.  Intervenções artísticas do Grupo Q Atua, Grupo que Canta, Arte que Renasce. Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC). Informações nos siteswww.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.com ou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
– A Sociedade Espírita Antenor de Paula Carneiro realizará o Módulo 2 do Conversando com os Espíritos – Curso de Treinamento e Recapacitação, no dia 15 de junho, domingo, das 9h às 12h.
– Neste final de semana, dias 31 de maio (20h) e 1o de junho (19h), Renato Prieto estará encenando a peça teatral “Encontros impossíveis” na Lona de Jacarepaguá.  Informações pelo telefone (21)2425-0825.
– No dia 28 de maio, quarta-feira, Haroldo Dutra Dias fez uma palestra sobre o tema “Paulo, o Apóstolo dos gentios” na sede do CEERJ.  Haroldo fez uma palestra sobre o tema “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” no dia 31 de maio, sábado, às 9h, na sede histórica da Federação Espírita Brasileira: Av. Passos, 30, Centro.  Os eventos fazem parte do Encontro Pelos caminhos do Evangelho. Informações pelo e-mail comunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.
– A programação de palestras do mês de maio na Associação Espírita Francisco de Assis foi encerrada no dia 28, quarta-feira, com a presença de Rosangela Prata que falou sobre o tema “Bem-aventurados os misericordiosos”. Informações: gadelhachagas@ig.com.br.
– O 1º Encontro de Saraus da Ilha do Governador – Concurso de Poesias – teve como tema das poesias: “Elbe de Holanda” e foi realizado no dia 31 de maio, sábado, na Lona Cultural Renato Russo.  Informações no linkhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Elbe_de_Holanda.
Barra do Piraí – No último sábado, 31 de maio, às 18h, na Barra Tênis Clube: Av. Ernani Amaral Peixoto, 137, foi realizado mais um Encontro com Haroldo Dutra Dias – Pelos caminhos do Evangelho.  O tema da palestra foi “Espiritismo, Cristianismo Redivivo”.  Informações pelo e-mailcomunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – No dia 30 de maio, sexta-feira, no Tamoyo Esporte Clube, foi realizado mais um Encontro com Haroldo Dutra Dias – Pelos caminhos do Evangelho.  O tema da palestra foi “A peregrinação de Paulo”.  Informações pelo e-mail comunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.
Campos dos Goytacazes – Haroldo Dutra Dias fez uma palestra sobre o tema “Paulo e a estrada de Damasco” na quinta-feira, 29 de maio, no Teatro Trianon.  Informações pelo e-mail comunica@ceerj.org.br ou no sitewww.ceerj.org.br.
Duque de Caxias – No último domingo, 25 de maio, foi realizado o 3oEncontro de Evangelizadores no Centro Espírita Bezerra de Menezes.  O tema desta edição foi “Os tempos são chegados”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Maio foi o Mês da Família e a programação de palestras do Grupo Espírita Trabalhadores Humildes foi encerrada na última terça-feira, dia 27, com a presença de Vera Lucia de Souza que trabalhou o tema “A paciência na convivência amorosa”.
Niterói – Neste domingo, 1º de junho, será realizado um Encontro com Haroldo Dutra Dias – Pelos caminhos do Evangelho.  Informações pelo e-mailcomunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.
– O 8o Encontro Estadual de Comunicação Social Espírita do Rio de Janeiro será realizado neste domingo, 1o de junho, às 9h.  Haroldo Dutra Dias fará uma palestra sobre o tema “Semeadura e Ceifa: Paulo e a divulgação da Boa Nova”, às 9h, no Teatro Popular de Niterói: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro.  Às 15h, o tema será “Carta aos jovens” e será realizado no IEBM – Instituto Espírita Bezerra de Menezes: Rua Coronel Gomes Machado, 140, Centro.  Transmissão ao vivo pela TVCEERJ (ceerj.org.br/tv), TVCEI (tvcei.com) e na TVICEB (tviceb.com).  Informações pelo e-mailcomunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.
– O 13º Feirão Beneficente Pró Casa Maria de Magdala, em prol do Hospital Beneficente para Adultos e Crianças com AIDS, foi realizado no dia 25 de maio, domingo passado, no Centro Educacional de Niterói.  O evento contou com momentos de arte com: Geraldo & Julia, Mario Borges, Marcos Joni, Arte e Consciência, Thiago Brito, Coral do Centro Educacional de Niterói, Robson Ribeiro, Grupo Vozes do Caminho, Marcelo Daimom, Carlinhos Conceição e Anatasha Meckenna.
– O Núcleo Espírita Chico Xavier realizou a palestra “Educar os filhos – compromisso inadiável”, com Lúcia Moysés, no último domingo, 25 de maio.  Informações no blog nucleo-chicoxavier.blogspot.com.
– A programação do mês de maio do CEAP - Centro Espírita Antônio de Pádua foi encerrada no dia 27, terça-feira, com Ruthinha Pessanha. Informações pelo e-mail ceapadua@gmail.com.
– Marcel Mariano coordenou um seminário no dia 31 de maio, sábado, às 19h30, na sede da Sociedade Espírita Fraternidade: Rua Passos da Pátria, 38, São Domingos.  Informações nos sites www.sef.org.br ou sef@sef.org.br ou pelos telefones (21)2717-8235 ou 2722-2455.
Nova Friburgo – Na última segunda-feira, 26 de maio, José Henrique Rubim de Carvalho fez uma palestra sobre o tema “A importância da meditação na transformação moral e a felicidade” no Grupo de Estudos Espírita Legionários da Luz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Nova Iguaçu – O Grupo Espírita Humildade e Caridade (Rua Flora Araújo, 433, Andrade de Araújo) realizará no dia 8 de junho, das 10h às 12h, o seminário “A arte do bem”, com coordenação de Carlos Augusto Stelet. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de junho no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
4 – quarta-feira – 19h – Sandro Santos: O passe na casa espírita;
11 – quarta-feira – 19h – Claudia Pavan: Perante a reencarnação;
18 – quarta-feira – 19h – Cassio Nascimento: A influência dos Espíritos nos fenômenos da natureza;
25 – quarta-feira – 19h – Vladimir Socostinic: Suicídio e obsessão.
Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com ou pelo telefone (22)99905-7829 ou 98823-7529.
– O 35º Conselho de Unificação Espírita São Pedro da Aldeia - Iguaba Grande convidou André Cantarelli para coordenar o seminário “A loucura sob um novo prisma”, baseado no livro de Bezerra de Menezes, no dia 25 de maio, domingo passado, no Centro Espírita Nosso Lar.  Informações pelo e-maildivulgacao35oceu@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de maio no Grupo Espírita Nosso Lar foi encerrada na última quarta-feira, dia 28, com a presença de Daniel Pavam que estudou o tema “A parábola do tesouro escondido e da pérola”.
Rio Grande do Norte
Natal – Alberto Almeida fez uma palestra sobre o tema “Pais e filhos, fortalecendo vínculos” no último domingo, 25 de maio, no Hotel Praiamar.  O evento foi uma realização da Associação Espírita Obreiros da Vida Eterna.  Informações no site www.fern.org.br.
– Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Rio Grande do Sul
Esteio – Gerson Simões coordenou o minisseminário “Prevenção de suicídio” no último domingo, 25 de maio, na Sociedade Espírita União faz a Força.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Santa Maria – Jorge Bichuetti fará uma palestra sobre o tema “Psicologia à luz do Espiritismo: a mente e o Espírito imortal” neste domingo, 1º de junho, às 15h, no Centro Espírita Fé e Amor.  Informações pelo e-mailcontato@cadernodemensagem.net.
Triunfo – No último domingo, 25 de maio, Gerson Simões coordenou o minisseminário “Autoconhecimento para o progresso moral” na Câmara de Vereadores.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ji-Paraná – A Feira do Livro Espírita foi encerrada no dia 30 de maio, na Praça Dom Bosco.  Nos dias 31 de maio, das 8h às 22h e 1º de junho, das 8h às 12h, a Feira está sendo realizada no Teatro Dominguinhos. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – Osvaldo Brascher coordenou o seminário “Diferentes abordagens no diálogo com os Espíritos” no último sábado, 31 de maio, no Centro Espírita Albano Metelo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
– No período de 11 de março a 27 de maio, de terça-feira a sexta-feira, às 18h15, estava sendo realizado o Curso de Formação de Cuidadores de Crianças Pequenas “Cuidando do futuro”, na Casa Lar do Caminho.  O curso contou com o apoio de ACIF: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Programa de Apoio a Projetos.  Informações pelo e-mailcasalarluzdocaminho@gmail.com.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau terá como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes: Rua XV de Novembro, 1181, Centro.  Estão confirmadas as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo, que estará à disposição da espiritualidade para psicografar durante o evento.  As inscrições estão abertas e custarão R$70,00 até o dia 30 de junho.  Entre no site www.foreblu.org.br e faça sua inscrição.  Informações pelos telefones (47)9729-8311 ou 3336-2204 ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
– A programação de palestras do mês de maio na CEIL: Comunidade Espírita Irmã Lúcia Recanto do Saber foi encerrada na última quarta-feira, dia 28, com o tema “Ama, portanto, tudo e todos”.  Informações no site www.ceil.com.brou pelo e-mail info@ceil.com.br.
São Paulo
São Paulo – A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Casa da Esperança (Rua Fradique Coutinho, 602, Pinheiros) será encerrada neste domingo, 1o de junho, às 14h, com Jan Vall Ellam e o tema Mentalma Módulo II.  Informações no site www.orbum.org.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical neste domingo, dia 1º de junho, às 10h, no Centro Espírita Jesus Redivivo: Rua Rego Barros, 626.  Informações pelo e-mail josecaires@yahoo.com.br.
– A programação de palestras do mês de junho da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) será realizada em homenagem ao 24o aniversário da casa.  As atividades são estas:
4 – quarta-feira – 9h – Manolo Quesada: “Errar é Humano, perdoar também”;
6 – sexta-feira – Plinio Bueno Penteado Junior: tema livre;
13 – sexta-feira – Paula Zamp: Palestra Musical;
20 – sexta-feira – Manolo Quesada: “Lei de Amor, Justiça e Caridade”;
30 – segunda-feira – Maria Saboleski: tema livre.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)2154-9192.
– A programação de palestras do mês de junho na Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra (Rua Francisco Pereira, 286, Vila Galvão) é esta:
4 – quarta-feira – Fábio Levi: “Permita-se!”;
11 – quarta-feira – Sebastião Camargo.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– A Troupe Teatral Paulistana apresenta a peça “O céu pode esperar!”, adaptação para teatro do romance espírita “O céu pode esperar!”, do Espírito Antônio Carlos, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Sete atores interpretam trinta personagens, em cenas temperadas com bom humor e repletas de ensinamentos espirituais, que revelam que o céu pode esperar por aqueles que fazem o bem na Terra, praticando o amor, a abnegação e a fraternidade. Sinopse: Depois da morte de Alexandre, o filho a quem amava tanto, Pedro perdeu a vontade de viver. Sua esposa, Mônica, apaixonou-se por outro homem e a filha de dezessete anos está grávida. Arrasado, Pedro quer acabar com a sua vida, mas como o suicídio é um pecado grave, resolve então ajudar aqueles que estão em perigo, na esperança de encontrar a própria morte. Enfrenta então várias situações perigosas, mas não consegue atingir seu objetivo, e, ao contrário do que imagina, ele acaba ajudando e salvando várias pessoas de situações difíceis complicadas.  A partir daí, começam a acontecer cenas engraçadas e eventos inusitados que vão culminar com um final surpreendente.  Elenco: Carlos Ebano, Joana D’Arc, Érika Caroline, Renata Durães, Vitória Rabelo, Igor Kadore e Milton Merlucci.  Produção executiva: Cristina Machado.  Adaptação e Direção: Milton Merlucci.  Informações pelos telefones (11)2819-9130, 96364-0554 ou 99249-5544, pelo site www.troupeteatralpaulistana.com.br ou pelo e-mailtroupeteatralpaulistana@hotmail.com.
– No dia 31 de maio, sábado passado, das 14h às 18h, foi realizada mais uma sessão do Cine ABRAPE na sede da ABRAPE: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Pinheiros.  O filme escolhido foi “Como estrelas na Terra – toda criança é especial”, com Darsheel Safary e Aamir Khan e direção de Aamir Khan.  A palestra ficou a cargo de Márcia Carubbi.  Informações pelos telefones (11)3898-2139 ou 3081-1464 ou pelo e-mail aabrape@gmail.com.
– O Seminário “Homossexualidade e Espiritismo” foi realizado no dia 31 de maio, sábado passado, das 15h às 18h, no Lar da Família Cristã: Rua Kobe, 1045, Jardim Japão.  O seminário foi facilitado por Alessandro Marques, Afonso Moreira Junior e Joao Lourenço Navajas e teve harmonização musical do Grupo Vocal Reencontro.  Informações pelo e-maildivulgação@lardafamiliacrista.org.br.
– No último sábado, 31 de maio, das 14h às18h, o Centro Espírita Gabriel Ferreira (Rua Kaneda, 474, Vila Maria) realizou o seminário “Orientação Doutrinária na Casa Espírita”.  Os facilitadores foram Éder Fávaro e Jeferson Betarello.  O conteúdo abordado foi “Grupos de Estudo: Importância; Métodos de Estudo Mediúnicos: Importância para a Casa Espírita – Necessidade do Estudo – Renovação dos grupos – Avaliando as “novidades”.  Informações pelo e-mail contato@usevilamaria.com.br.
– A programação de palestras do mês de maio da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) foi encerrada no último sábado, 31, às 18h, com uma apresentação do Coral Vozes do Caminho. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” na última segunda-feira, 26 de maio, no Centro Espírita Kardecista Paulo de Tarso.  Na terça-feira, 27 de maio, Manolo estudou o tema “Obsessão – Parte 4” na Associação Espírita Mensageiros de Luz.  “Levanta e anda” foi o tema que Manolo trabalhou no dia 28 de maio, quarta-feira, no Centro Espírita Seara de Luz.  Manolo falou sobre o tema “Herdeiros de um novo mundo” no dia 29 de maio, quinta-feira, no Centro de Estudo e Desenvolvimento Espiritual Os Caminheiros da Luz.  Na sexta-feira, 30 de maio, os frequentadores da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes estudaram com o expositor o tema “Levanta e anda”.  Informações no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
– O Núcleo Espírita Segue a Jesus realizou no último domingo, 25 de maio, o XII Encontro de Jovens, cujo tema foi “Como me tornar um pacificador?”.  Informações pelo e-mail mairampaulo@ig.com.br.
– No dia 26 de maio, segunda-feira, foi realizada mais uma sessão do Cine ABRAPE na sede da ABRAPE.  O filme escolhido foi “O lado bom da vida” e a palestra ficou a cargo de Dilgay Franco.  Inscrições pelo e-mailaabrape@gmail.com.
– O Instituto Fraternal de Cromoterapia Dr. Castilho encerrou o curso “Básico de Cromoterapia”, com coordenação de Oswaldo Galvão, no último domingo, 25 de maio.  Informações pelo e-mail oswaldo.cromoterapia@gmail.com ou no site http://www.facebook.com/institutodecromoterapia.
– A Associação Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes encerrou o 2248º Encontro Fraterno Auta de Souza no último domingo, 25 de maio, na E.E. Barão Vermelho.  O tema desta edição foi “Há muitas moradas na Casa de meu Pai” e contou com a palestra especial “Eficácia da prece. Maneira de orar, por que orar, para que orar” proferida por Mário Más.  Informações no sitewww.abrigobezerrademenezes.org.br ou pelo e-mailabrigo@abrigobezerrademenezes.org.br.
– O 6º Encontro de Evangelizadores de Espíritos teve como tema central “Famílias Espirituais” e foi realizado pela Associação pela Paz e Fraternidade Universal Francisco de Assis no último domingo, 25 de maio, no Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O NABEM: Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes encerrou a Feira do Livro no último final de semana, dias 24 e 25 de maio, com duas palestras.  A programação contou com as presenças de Humberto Pazian e Francisco do Espírito Santo Neto.  Informações no site www.casadebezerra.com.br.
– A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra foi encerrada no dia 28, quarta-feira, com a participação de Onivaldo José da Silva que estudou o tema “150 anos de O Espiritismo segundo o Espiritismo”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Wanyr Caccia fez uma palestra musicada na última quinta-feira, 29 de maio, na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo.  Wanyr se apresentou na sexta-feira, 30 de maio, no Grupo Espírita Irmã Clementina.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
Aparecida D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e foi realizada no mês de maio.  A programação foi encerrada no último sábado, dia 31, no Centro Espírita Amor e Caridade com Mariângela Rael. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araçatuba – Na última quarta-feira, 28 de maio, Luiz Augusto Macedo fez uma palestra sobre o tema “Teriam os espíritas de morrer tranquilamente”, no Centro Espírita Bezerra de Menezes.  Informações com Eliana pelo e-maileliana-catarin@hotmail.com.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A agenda de palestras do mês de maio do Centro Cultural Espírita Reflorescer foi encerrada no dia 27, terça-feira, com Fernanda Fernandes.  Informações pelo e-mail centroculturalespirita@yahoo.com.br.
– Deusa Samú fez uma palestra com tema livre no dia 28 de maio, quarta-feira, no Centro Espírita Fraternidade da Luz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Assis – Marilda Montes fará uma palestra sobre o tema “Pescadores de alma” no próximo sábado, 7 de junho, às 20h, na Associação Filantrópica A Caminho da Luz: Rua Santos Dumont, 1477, Vila Orestes. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Rodrigo Bonilha da Silva fez uma palestra sobre o tema “A vida de Santos Dumont no plano espiritual” no dia 26 de maio, segunda-feira, no Instituto de Difusão Espírita Nosso Lar.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último sábado, 31 de maio, às 20h, Ezequiel Passos fez uma palestra no Centro Espírita André Luiz: Rua André Perini, 46, Vila Operária. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Auriflama – A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Caminheiros do Bem foi encerrada no último domingo, dia 25, com a presença de Reginaldo Teixeira de Sá que tratou do tema “Bem-aventurados os misericordiosos”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bauru – A programação de lançamento e noite de autógrafos do romance “França – um romance no tempo dos Cátaros”, de Mônica Dabus, no Centro Espirita Amor e Caridade (Rua 7 de setembro, 8/30) é esta: dia 1º de junho, domingo, às 9h; dia 2 de junho, segunda-feira, às 20h; dia 3 de junho, terça-feira, às 15h; dia 4 de junho, quarta-feira, às 20h; dia 5 de junho, quinta-feira, às 15h e dia 6 de junho, às 20h.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Borborema – O Centro Espírita Chico Xavier (Rua Benjamim Constant, 151) realiza no mês de junho o Mês Espírita de Borborema e a programação completa é esta:
4 – quarta-feira – 20h – Sandra Fiore: Progressão dos Mundos;
11 – quarta-feira – 20h – Magda Hermínia: Não se pode servir a Deus e a Mamon;
18 – quarta-feira – 20h – Leleco: A música em nossa vida;
25 – quarta-feira – 20h – José Roberto e Simone: Obediência;
2/7 – quarta-feira – 20h – Ulmara Barbieri: Mal de Alzheimer.
Informações pelo e-mail abrart@uol.com.br.
Buritama – A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Redenção foi encerrada com a participação de Miguel de Jesus Sardano, na última segunda-feira, 26.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Campo Limpo Paulista – Na última quarta-feira, 28 de maio, Vânia Mugnato de Vasconcelos fez uma palestra sobre o tema “Arbítrio” na Comunhão Espírita Bezerra de Menezes.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de maio no NEOVE - Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna foi encerrada no dia 29, quinta-feira, com as Maria Teresa Vilches e Janice Machado.
Catanduva – No dia 30 de maio, sexta-feira, Vansan fez uma palestra musicada no Centro Espírita O Semeador.
Charqueada – Silvia Regina Scarassati fez uma palestra no dia 27 de maio, terça-feira.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Conchal – A Associação Esportiva Conchalense (Rua João pessoa, 242) faz parte da 16ª Seara Espírita de Araras e região e, no próximo domingo, 8 de junho, às 8h, receberá os palestrantes: Allan Vilches, Richard Simonetti e Roosevelt Andolphato Tiago.  Inscrições nos seguintes centros espíritas:Conchal: Centro Espírita Allan Kardec; Leme: Centro Espírita Caminho da Luz e Pirassununga: Grupo Espírita irmão Gabriel.  Informações pelo telefone (19)98851-1608.
Cotia – No último domingo, 25 de maio, Marcos Milani coordenou o seminário “Coerência doutrinária: ética no Espiritismo” na Associação Espírita Atitudes de Amor.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Diadema – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” no último sábado, 31 de maio, às 18h, no Salão João de Deus do Lar Espírita Luz e Amor: Rua Castro Alves, 165, Conceição.  O evento contou com a participação musical de MV Som.  Informações pelo telefone (11)4056-2003.
Franca – O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– O 1º Encontro Francano do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – foi realizado no dia 25 de maio, domingo passado, no Centro Espírita José Marques Garcia – Hospital Allan Kardec. O facilitador foi Mário Gonçalves – coordenador do ESDE da USE/SP.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Getulina – O Grupo Som & Imagem fará uma apresentação na segunda-feira, 2 de junho, no Centro Espírita Fé, Amor e Justiça: Rua Wenceslau Brás, 954.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de maio do Centro Espírita Fé, Amor e Justiça foi encerrada na última segunda-feira, dia 26, com Edgar Feres Filho.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarujá – No último domingo, 25 de maio, o médium Tadeu, de Araxá, proferiu uma palestra com participação do Coral Espírita Terezinha Flôres.  Informações com Claudete pelos telefones (13)3271-9312, 98124-5060, 99706-2306 ou com Catarina, pelos telefones 3017-3274, 99748-5665, 98845-1040 ou 98141-0721.
Guarulhos – O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 5 de junho, quinta-feira, às 19h30, no Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires: Rua Dona Olinda Albuquerque, 66.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Silene Micheletti fez uma palestra sobre o tema “A importância do perdão no relacionamento” na última segunda-feira, 26 de maio, na Fraternidade Espírita Maria Mãe Santíssima.  Informações pelo telefone (11)7890-6924.
– O Centro Espírita Semeadura de Jesus recebeu Deusa Samu para uma palestra com tema livre, no dia 26 de maio, segunda-feira.
– A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Joanna de Ângelis foi encerrada no último domingo, dia 25, quando Luiz Baeta estudou o tema “Do que temos medo?”.  Informações pelo e-mail locutor@feal.com.br.
Guzolândia – A 2ª Jornada da Mulher Espírita teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e foi realizada durante o mês de maio. A programação encerrou-se no dia 25, domingo passado, com Bernadete Freitas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Jacareí – O 11º. Encontro de Espiritismo de Jacareí será realizado no período de 6 a 8 de junho, na Câmara Municipal de Jacareí: Praça dos Três Poderes, Centro. A programação é esta:
6 – sexta-feira – Local: Plenário – 19h45: Abertura; 20h: Apresentação Musical com Allan Vilches; 20h30: Heloísa Pires: Herculano Pires e o Evangelho;
7 – sábado – Local: Plenário – 9h: Magda L. Abreu: Estudando o Novo Testamento à Luz do Espiritismo – Local: Auditório – 9h: Evangelização Infantil; Local: Plenário – 14h: Romário de A. Mello: Embriologia da alma; 16h: Pedro de Campos: Epístola; 18h: Lygia Barbiere Amaral: Meu reino não é deste mundo; 19h30: Premiação do 6o Concurso de Poesias e Contos com temática espírita; 20h: Jairo Avelar: Desafios ao lar e em família e o Evangelho trazendo a solução;
8 – domingo – Local: Plenário – 9h30: Magda L. Abreu: Emmanuel e o estudo do Novo Testamento; 11h: Jairo Avelar: tema livre – Local: Auditório – 10h: Encontro da Mocidade Espírita – Luiz Pollicier: Transição planetária na visão do Jovem Espírita – Local: Plenário – 14h: Jorge Reis: Evangelho Musical; 15h30: Afonso Moreira Jr.: A verdadeira caridade; 17h: Marina Heck: Apresentação musical; 17h30: Sebastiao Camargo: Despertar da consciência.
Informações pelo telefone (12)99123-1277 ou pelo e-mailcarlosmonteoliva@gmail.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 2ª Jornada da Mulher Espírita teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e foi realizada durante o mês de maio.  A programação se encerrou no dia 30, sexta-feira, na Associação Espírita Bezerra de Menezes, com Lúcia Bonilha.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Limeira – O seminário “Mocidade parceira” será realizado no dia 7 de junho, sábado, às 15h, na AEEE Francisco de Paula Victor: Rua Armindo Tank, 80.  As palestras serão “O que é o DMUSE?”, com Giselle Mendes Polins; “O jovem e o mundo”, com Sandro Cosso.  Inscrições até o dia 30 de maio nas Casas Espíritas. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lourdes – A programação do Mês Espírita do Centro de Estudos Tio Zeca, anexo à Entidade Assistencial Casa Vovó Jerônima, é esta:
4 – quarta-feira – Ismael Ângelo Cintra;
11 – quarta-feira – Marco Antonio de Souza;
18 – quarta-feira – Eduardo Alexandre Geumaro;
25 – quarta-feira – Osvaldo Magro Filho.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lucélia – Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli fizeram uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no dia 29 de maio, quinta-feira, no Centro Espírita Allan Kardec.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – A Comunidade Eurípedes Barsanulto comemorou seu aniversário de 34 anos de fundação no mês de maio.  A programação foi encerrada no último sábado, dia 31, às 20h, por Alexandre Perez com o tema “Amor e cura”. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita foram iniciadas nesse mês: toda quarta-feira, às 19h30, e, todo sábado, às 18h, na Sala 5.  Inscreva-se na Livraria e reserve a sua apostila.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mailnucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Matão – Estão abertas as inscrições para o Encontro Anual Cairbar Schutel e também está, on-line, a edição de maio/14 do jornal TRIBUNA DO ESPIRITISMO.  Acesse para ver: www.institutocairbarschutel.org.
Nova Aliança – Jesus Carlos (Zuza) fez uma palestra com tema livre no dia 27 de maio, terça-feira, no Centro Espírita Cairbar Schutel.
Palmeira D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita foi realizada em maio e teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação foi encerrada na última quinta-feira, dia 29, na União Espírita João Batista com Cidinha Talhari.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paranapuã – O Centro Espírita Amor e Caridade realizou a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central foi “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação foi encerrada por Fernanda Fuga, na última quinta-feira, dia 29.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Penápolis – A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada no dia 26, segunda-feira, por Sonice Pereira Nobre de Paula, com o tema “Amar ao próximo como a si mesmo”. Informações pelo e-mail joao.marchesi55@gmail.com.
Peruíbe – Em maio foi realizado o 19º Mês Espírita de Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo e teve como tema central “Saúde do Corpo e da Alma”.  A programação foi encerrada no dia 30, sexta-feira, na Casa Espírita Nosso Lar, com Eulália Bueno e o tema escolhido foi Jesus, o Divino Terapeuta.  A harmonização ficou a cargo do Grupo de Vozes Nosso Lar.  Informações no site www.useperuibe.com.br ou pelo e-mail useperuibe@gmail.com.
Presidente Prudente – Neste domingo, 1º de junho, será realizado o 2oEncontro Espírita, que tem como tema central “Crescer à luz do evangelho”. O evento é organizado pela USE Intermunicipal de Presidente Prudente.  A programação de encerramento é esta: 8h15 – apresentação de Paula Zamp e Gabriel; 9h – Nazareno Feitosa: “O Evangelho e a alegria de viver”; 10h15 – intervalo; 10h45 – Lindomar Coutinho: “Experiências mediúnicas com os artistas”; 12h – encerramento.  A programação conta com as participações do Coral Amélia Bazan, Agnaldo Paviani, Sergio Santos, Lindomar Coutinho, Ditinha Calixto, Murilo Altafine, Pedro Bonilha, Evandro Oliva, Nazareno Feitosa, Paula Zamp e Gabriel.  Informações pelo telefone (18)98131-2789, no site www.useipresidenteprudente.com ou com José Gilson Joaquim pelo e-mailsgtogilson@hotmail.com.
Rancharia – A programação de palestras do mês de maio da Casa Espírita “Antônio Luiz Sayao” foi encerrada no dia 30, sexta-feira, com uma Reunião da USE Intermunicipal de Rancharia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A agenda de palestras do mês de maio no Centro Espírita Joana D’arc (Rua Allan Kardec, 828) foi encerrada no último sábado, dia 31, às 20h, com Roosevelt Andolphato Tiago.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Pedras – Marcelo Filippini fez uma palestra na última quarta-feira, 28 de maio.  Apoio: USE Piracicaba.  Informações com Daniel pelos telefones (19)3456-1098 ou 99271-1098.
Santa Albertina – O Centro Espírita Maria de Nazaré realizou a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central foi “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  O encerramento foi na última quarta-feira, dia 28, com a presença de Bernadete Freitas.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – Anete Guimarães fará uma palestra na próxima terça-feira, 3 de junho, às 20h, no Centro Espírita O Consolador: Rua do Bosque, 306.  No último sábado, 31 de maio, às 16h, Anete fez uma palestra sobre o tema “Educar para transformar” no Grupo Assistencial Espírita Joanna de Ângelis: Rua Cel. PM Celestino Henrique Fernandes, 420.  Na última quarta-feira, 28, Anete fez uma palestra na Associação Espírita Raio de Luz.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A IV Jornada da AME-ABC teve como tema central “Sexualidade e espiritualidade na visão médico-espírita” e foi realizada no último sábado, 31 de maio, no Anfiteatro do Hospital Estadual Mario Covas: Rua. Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso.  A programação foi esta: 8h: recepção; 8h30: Abertura do evento e apresentação cultural; 9h: Fernando Sansone: Sexo e vida: energia criadora na visão médico-espírita; 10h: intervalo; 10h30: Maria Heloisa Bernardo: Sexualidade: aspectos emocionais e espirituais.  Repercussões familiares e profissionais; 11h30: Mesa de debate; 12h15: almoço; 14h: Integração; 14h15: Andrei Moreira: Temas polêmicos do sexo na heterossexualidade e na homossexualidade; 16h15: Mesa de debate: 17h: sorteio e encerramento.  Informações no site http://www.ameabc.org.br.
– O Grupo Chaves da Luz fez uma apresentação musical na última quinta-feira, 29 de maio, no Centro Espírita Jesus no Lar. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Richard Simonetti fez duas palestras na cidade.  No dia 30 de maio, sexta-feira, falou no Centro Espírita Joanna de Ângelis.  No sábado, 31 de maio, às 15h, se apresentou na Casa Assistencial Espírita Geraldo Ferreira: Rua Barão do Rio Branco, 430, Vila Eldízia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de maio no Grupo Assistencial e Filantrópico Joanna de Ângelis foi encerrada no último sábado, dia 31, às 16h, por Anete, com o tema “Educar para transformar”.  Informações pelo e-mailademir.comunica@gmail.com.
– O curso de “Mediação de conflitos” foi encerrado no dia 31 de maio, sábado, das 9h às 13h, na sede do Centro Universitário Anhanguera.  O curso foi uma realização do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. Informações no sitewww.imab-br.net.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– A USE Municipal de Santo André (Rua Chuí, 801, Vila Pires) estará realizando o curso “Formação de expositores”, com coordenação de José Juvêncio S. Junior. O cronograma de aulas é este: 1º e 8 de junho, domingos, das 9h às 12h. Inscrições pelo e-mail use_stoandre@ig.com.br.
– O 6º Humanizar do ABC teve como tema central “Emoções que curam” e foi realizado no último domingo, 25 de maio, no Lar de Maria – Fraternidade Espírita Casa de Maria.  A programação contou com as presenças de João Lourenço Navajas e Eugenivaldo Silva Fort. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 25 de maio, o Grupo Evangélico Espírita O Samaritano recebeu Crys para uma palestra sobre o tema “O corpo que você tem é o melhor para você”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Casa da Solidariedade e Beneficência recebeu Luiz Fernando Lopes para uma palestra sobre o tema “Minha Família, o Mundo e eu”, no último domingo, 25 de maio.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos – Os expositores do mês de junho no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312) são esses:
2 – segunda-feira – 20h – Andréa Verni (Apresentação da Evangelização e Mocidade);
3 – terça-feira – 15h – Ângela;
9 – segunda-feira – 20h – Margarete;
10 – terça-feira – 15h – Celina;
16 – segunda-feira – 20h – Altivo Ferreira;
17 – terça-feira – 15h – Rita Guedes;
23 – segunda-feira – 20h – Paulo Roberto;
24 – terça-feira – 15h – Paulo Roberto;
30 – segunda-feira – 20h – Hélcio.
Informações pelo e-mail boletim@ismeniadejesus.org.br.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– Os expositores do mês de maio no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres encerraram suas atividades na última terça-feira, dia 27, com Paulo Roberto.  Informações pelo e-mail boletim@ismeniadejesus.org.br.
– O Curso Intensivo de Preparação de Evangelização de Infância foi realizado até o dia 31 de maio, sábado, das 14h30 às 19h, no Centro Espírita Ismênia de Jesus.  Informações pelo telefone (13)3202-8080. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Bernardo do Campo – Deusa Samú fará uma palestra neste domingo, 1º de junho, às 19h, no Centro Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154.  Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– Manolo Quesada fez uma palestra com tema livre no último domingo, 25 de maio, no Centro Espírita Emmanuel.  Manolo fez uma palestra sobre o tema “As crianças que devemos ser” no último sábado, 31 de maio, às 14h, no Grupo de Estudos Espíritas Dr. Eduardo Monteiro: Rua Vera Cruz, 386, Jardim Hollywood.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 98284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
São Francisco – No mês de maio o Centro Espírita Francisco Xavier realizou a 2ª Jornada da Mulher Espírita, cujo tema foi “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação foi encerrada no último sábado, dia 31, às 20h, por Iara Monteiro.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São João da Boa Vista – Ismael Batista da Silva coordenará o seminário “Desmistificando as influências espirituais” neste domingo, 1o de junho, das 9h às 12h, no Grupo Irmão Joseph: Rua Bernardino de Campos, 485. 
– Orson Peter Carrara fará um Encontro com Jovens no dia 7 de junho, sábado, às 17h, na Sociedade de Estudos Espíritas João Batista: Rua Oscar Janson, 34.  O tema será “Projeto reencarnatório” e Orson fará uma atividade interativa com os jovens para compreenderem o processo de reencarnação.  Dinâmica e divertida, a atividade faz pensar na maravilha de viver.  No mesmo dia, a partir das 20h, Orson fará uma palestra sobre o tema “Liberdade e progresso” na Rua Maneco Cabral, 99. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – O II Encontro Espírita de Jovens terá como tema “Aborto, à Luz do Espiritismo” e será realizado no dia 8 de junho, domingo, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier: Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado.  A programação é esta: 8h30 – recepção e café fraterno; 9h – palestra: Eliseu Florentino da Mota Júnior: “Aborto à Luz do Espiritismo”.  Informações pelos telefones (17)98167-4755 ou 3033-4262.  Inscrições pelo e-mail cefcxriopreto@yahoo.com.br.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– Vansan fez uma palestra musicada no dia 25 de maio, domingo, no Centro Espírita Francisco de Assis.  Na última segunda-feira, 26 de maio, Vansan se apresentou no Centro Espírita Jerônimo Mendonça.  O dia 28 de maio, quarta-feira, foi reservado pelo cantor para a Associação Espírita Cirineia.  A Associação Espírita Rancho de Luz Paulino recebeu Vansan no dia 29 de maio, quinta-feira.
São Pedro – Alan Diniz Souza coordenou o seminário “Diz Kardec em Obras Póstumas” no último sábado, 31 de maio, das 14h às 17h, Centro Espírita Allan Kardec: Rua Pedro Turatti, 287.  Apoio: USE Piracicaba.  Informações com Daniel, pelos telefones (19)3456-1098 ou 99271-1098 ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Vicente – No último domingo, 25 de maio, Deusa Samú fez uma palestra com tema livre no Centro Espírita Sementes de Luz. Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sorocaba – O Curso de Passes será realizado todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30, até o dia 27 de novembro, na sede da AME: Rua Tamandaré, 116, Salão Térreo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Urânia – No mês de maio o Centro Espírita Ponto de Luz realizou a 2ª Jornada da Mulher Espírita que teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação foi encerrada por Cidinha Talhari no dia 28, quarta-feira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Urupês – Na última terça-feira, 27 de maio, Vansan fez uma palestra musicada no Centro Espírita Matheus.
Tocantins
Palmas – Neste domingo, 1º de junho, das 8h às 12h30, o Grupo Espírita Adolfo Bezerra de Menezes (Quadra 1204 SUL APM 8, Alameda 2 com 3) realizará o seminário “A Dinâmica Familiar e seus desafios” que será coordenado por Elydia Monteira.  Informações no site www.geabem.com.
Araguaína – O 3º Congresso Espírita do Estado de Tocantins terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro no Glamour do Lago.  O evento é uma realização da FEETINS e contará com as presenças de Afonso Chagas Corrêa, Divaldo Pereira Franco, Lacordaire Abrahão Faiad e Suely Caldas Schubert.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de agosto no sitewww.congresso.feetins.org.br.
Gurupi – Nos dias 6 de junho, 5 de setembro e 12 de dezembro, sextas-feiras, às 17h30, os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes poderão acompanhar o grupo de estudos “O Livro dos Espíritos” nas visitas às cidades de Crixás e Aliança do Tocantins. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Peixe – No último sábado, 31 de maio, das 14h às 18h, Ana Mary e Vanja Maria coordenaram o seminário “Jesus e o Evangelho” no Centro Espírita Bezerra de Menezes.  Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Porto Nacional – O 1º Acamparte está sendo realizado neste final de semana, dias 31 de maio e 1o de junho, na Chácara do Sr. Romário Leobas, pai da evangelizadora do III Ciclo da FEETINS, Valéria Leobas, no Parque das Ilhas: BR 050, km 10, direção Porto – Silvanópolis.  Podem participar os Grupos de Juventude Espírita das seguintes cidades: Palmas (FEETINS, Grupo Espírita Bezerra de Menezes e Centro Espírita Caminho de Luz), Porto Nacional (Centro Espírita Caminheiros de Jesus), Paraíso (Centro Espírita Allan Kardec) e Miracema (Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo).  A programação é esta:
31 – sábado – 13h: Organização do ambiente – Responsável: Juventude do Centro Espírita Caminheiros de Jesus – Porto Nacional; 15h – Saída das Caravanas para Porto Nacional; 17h: Recepção no local do evento – Juventude do Centro Espírita Caminheiros de Jesus – Porto Nacional – Atividades: Fotos ao pôr do sol – Responsável: Paulo Pércio Quintanilha – FEETINS; Hidroginástica – Responsável: Jamison – Caminheiros de Jesus; Recreação/integração - Responsável: Valéria Leobas – FEETINS; 19h: Jantar – Responsável: Trabalhadores do Centro Espírita Caminheiros de Jesus– Porto Nacional; 20h: Karaokê – Responsável: Raul Vilares – FEETINS; 21h – Festa Temática - Responsável pela ornamentação: Valéria e Jane – Centro Espírita Caminheiros de Jesus – Porto Nacional; 23h – Recolhimento e Prece;
1º – domingo – 8h: Café da manhã – Trabalhadores do Centro Espírita Caminheiros de Jesus – Porto Nacional; 9h: Oficinas de Arte (Estudo de Arte Espírita e Prática): Oficina de Bonsai – Responsável: César Irgang e Jéssica Borges; Patchwork – Responsável: Giovanni Brum e Maria Clara Chaves; 10h: Lanche – Responsável: Juventude Espírita FEETINS; 10h30: Continuação das Oficinas (preparação de um musical): Oficina de Música – Responsável: Grupo Boa Nova – FEETINS; Teatro – Responsável: Taciano Ferreira e Leandro Gomes (Centro Espírita Bezerra de Menezes – Gurupi; 13h: Almoço – Juventude Espírita FEETINS; 14h30: Apresentação do Musical; 16h: Encerramento; 16h30: Organização do ambiente e Preparação para retornar – Responsável: Todas as Juventudes; 17h – Retorno das caravanas.
Informações com Júlia Brum, pelo telefone 9215 9757 e Paulo Pércio, 8453 0606.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.
http://www.oconsolador.com.br/ano8/365/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário