a partir de maio 2011

domingo, 25 de maio de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-25-05-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)

Distrito Federal
Brasília – A exposição da Federação Espírita Brasileira – “FEB 130 anos. Trajetória de luz, amor e saber”, foi aberta ao público no dia 17 maio, em sua sede, em Brasília. Montada no Espaço Cultural da FEB, é possível conferir a história de 130 anos da Instituição que tem como missão oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, pela união solidária dos espíritas e unificação das instituições espíritas, contribuindo para a formação do homem de bem. Linha do tempo da FEB, depoimentos, painel histórico, homenagens, obras originais da Codificação, além de vários objetos no Museu da FEB, que fazem parte dessa história. A exposição foi aberta com fala do presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho (foto acima), com presença de vice-presidentes, diretores, público e apresentações musicais. a prece foi proferida pela vice presidente Maria de Lourdes Pereira de Oliveira O presidente homenageou o sr. Israel Quirino, projetista das dependências da FEB em Brasília, o engenheiro Quadros, o funcionário Francisco e a dirigente Alzira Abreu. A exposição poderá ser visitada neste quadrimestre. A FEB está localizada na Av. L2 Norte, Quadra 603, Brasília-DF. Para mais informações: (61) 2101-6161; comunicacao@febnet.org.brdiretoria@febnet.org.br
– O IV Festival Cinema Transcendental, “Luz, Câmera, Emoção”, será realizado no período de 28 a 31 de maio, no Cine Brasília: EQS 106/107.  Informações pelos telefones (85)3260-5140 ou 3964-8104 ou no sitewww.cinematranscendental.com.br.
– Com lançamento marcado para 3 de julho, "O Céu é de Verdade" promete lotar as salas de cinema do mundo inteiro.  Baseado no livro homônimo, “O Céu é de Verdade” conta a história real de um menino de três anos que, após quase morrer ao realizar uma cirurgia de emergência, diz ter sido levado ao céu e se encontrado com Jesus.  A princípio seus pais não acreditam nele, mas quando o menino começa a contar histórias e falar sobre pessoas que não conhecia, eles enxergam a verdade. Informações no sitehttp://www.culturadigital.br/classind.
– No dia 21 de maio a Federação Espírita Brasileira (FEB) manifestou-se publicamente em solidariedade às religiões de matriz africana, especialmente a Umbanda e o Candomblé, injustamente discriminadas em recente decisão judicial que não lhes reconheceu o caráter religioso e, desse modo, a proteção que a Constituição brasileira garante a todos os credos e denominações religiosas.
Eis, na íntegra, o texto divulgado pela diretoria da FEB:
Guará – O XVI Encontro de Coros Espíritas do Distrito Federal será realizado neste domingo, 25 de maio, de 15h às 18h, no Centro Espírita André Luiz – CEAL: QE 16, Área Especial “A”, Guará I.
Riacho Fundo – Nazareno Feitosa fez uma palestra sobre o tema “Atendimento Espiritual e Terapia do Evangelho” na última sexta-feira, 23 de maio, no Centro Espírita Jesus no Lar.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Amapá
Macapá – Alberto Almeida coordenou o workshop transpessoal “O amor pede passagem” no último domingo, dia 18 de maio, no Teatro das Bacabeiras.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Amapá.  Informações pelo telefone 3224-1730 ou pelo e-mailsecretaria.feap@gmail.com.
Amazonas
Manaus – No último final de semana, dias 17 e 18 de maio, realizou-se o Curso de Atualização para trabalhadores da Área Mediúnica na Federação Espírita Amazonense.  Informações pelo e-mail mediunidade.fea@gmail.com.
Bahia
Salvador – O seminário “A Mediunidade conforme O Evangelho segundo o Espiritismo” será facilitado por Manoel Philomeno de Miranda e Marco Antônio Silva Pinto e será realizado nos dias 31 de maio, sábado, das 14h às 18h, e 1ode junho, domingo, das 8h30 às 12h30, na COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo telefone (71)3356-0256 ou pelo e-mail ascom3@conem.org.br.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– Quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 15h, é realizado um Grupo de Estudos no Núcleo Universitário de Estudos Espíritas – Campus Novo da UNIME Paralela, Sala 402, 4º andar.  Informações com Joel de Almeida pelo telefone (71) 9134 6549.
– A Associação Baiana de Medicina recebeu Claudia das Virgens na última terça-feira, 20 de maio, para proferir uma palestra sobre o tema “Saúde e Doença: ressignificando os conceitos à Luz do Espiritismo”.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Feira de Santana – No último domingo, 18 de maio, foi realizado o I Encontro Itinerante de Arte e Cultura: “A juventude espírita na construção de uma nova era”, na Casa de Educação Allan Kardec.  O evento contou com oficinas de música, desenho, produção de vídeo, dança de salão, teatro. Informações no link http://cr03.blogspot.com.br/.
Itabuna – A 44ª Semana Espírita terá como tema central “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” e será realizada no período de 25 de maio a 1ode junho, às 19h30, na sede do ICEI: Rua Allan Kardec, 101, Jardim Itamar. Informações nos sites www.feeb.org.br ou www.icei.org.br.
Muritiba – O Centro Espírita Seareiros do Amor agendou as palestras do mês de maio para uma campanha de conscientização a vida.  A programação é esta:
23 – sexta-feira – 20h – Evani Strada: Diga sim à vida;
25 – domingo – 9h – Silvana Pádua: Pessoas que se ama;
30 – sexta-feira – 20h – Alexandre Almassy: Por que não se deve abortar? 
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Gonçalo dos Campos – A IV Semana Espírita de São Gonçalo dos Campos terá como tema central “O trabalho do bem aguarda-nos em todos os lugares” e será realizada no período de 27 a 31 de maio.  Informações no sitewww.iemn.blogspot.com.
Vitória da Conquista – A União Espírita de Vitória da Conquista realizará o 14º Encontro Espírita até o dia 27 de maio, terça-feira, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis.  No mesmo dia, será encerrado o 9º Encontro Espírita no Centro Espírita Caminho da Luz.  O tema desta edição é “Muitos os chamados e poucos os escolhidos”.
– A 21ª Jornada Espírita tem como tema central “Bem-aventurados os brandos e pacíficos” e será encerrada neste domingo, 25 de maio, na Casa Espírita Maria de Nazaré – União Espírita de Vitória da Conquista. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ceará
Fortaleza – A Federação Espírita do Estado do Ceará (Rua Princesa Isabel, 2) agendou algumas atividades para o mês de maio.  O encerramento será neste domingo, 25, com o 5º ENATE, a 19º ENTRAME e a 1ª oficina de ESDE – palestra com Sônia Arruda: “A influência das lições do ESDE nos relacionamentos intra e interpessoal dos participantes”; visita da FEB: Encontro Regional de federativas (Bahia, Ceará, Pernambuco e RN).  Informações pelo telefone (85)3212-4268.
– O Seminário “Vencendo seus conflitos – Jesus, o Governador da Terra” será realizado nos dia 16 e 17 de agosto, sábado e domingo, no Auditório do SESI: Barra do Ceará: Av. Francisco Sá, 6623.  Informações e inscrições no sitewww.geluz.org.br, pelos e-mails gelizlar@gmail.com egeluz2055@yahoo.com.br ou pelos telefones (85)9992-7009, 3282-6321, 8601-6253, 8532-2080 ou 9613-3693.
Espírito Santo
Colatina – Elizabete Lacerda fez uma palestra sobre o tema “Evangelizar cantando” no último domingo, 18 de maio, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
Pirenópolis – Nazareno Feitosa fará uma palestra neste domingo, 25 de maio, às 19h.  Informações com Edimar e Viviane ou pelo e-mailvivi.macchado@yahoo.com.br.
Maranhão
São Luís – O Encontro de Trabalhadores do ASPE será realizado no próximo final de semana, dias 31 de maio e 1o de junho.  O conteúdo programático será baseado na Metodologia dos espaços de convivência e nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.  Organização: Federação Espírita do Maranhão.  Informações no site www.femar.org.br.
Balsas – Neste domingo, 25 de maio, será encerrado o Encontro de Trabalhadores de Espíritas da Cidade de Balsas.  Esta edição tem como tema central “Os 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e é organizada pela Federação Espírita do Maranhão.  Informações no site www.femar.org.br.
Mato Grosso
Cuiabá – No último final de semana, dias 17 e 18 de maio, a Federação Espírita do Mato Grosso realizou o seminário “A era dos fenômenos morais”, com coordenação de Afro Stefanini II e Alírio de Cerqueira Filho.  Assista no site www.espiritizar.com.br/evento.
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso.  O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mail feemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 2209) formará grupo de estudos sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis: obra composta por 16 livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco.  As aulas serão toda sexta-feira, das 19h às 21h.  Informações pelo telefone (67)3382-5571.
Minas Gerais
Belo Horizonte – A AME BH – Regional Noroeste – realizará o Curso de Expositores da Doutrina Espírita todo domingo, das 14h às 18h, no período de 18 de maio a 8 de junho, na Fraternidade Espírita Caravana de Luz: Rua Bela Vista, 105, Padre Eustáquio.  Inscrições no e-mail amenoroeste@yahoo.com.brou com Toninho, pelo telefone (31)9241-1496.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– A Casa de Caridade Herdeiros de Jesus (Rua Sete Lagoas, 274, Bonfim) realizará neste domingo, dia 25 de maio, duas atividades especiais.  Às 15h, será apresentada a peça “Mesas girantes” pelo grupo da Mocidade Espírita Paula de Jesus e, em seguida, a partir das 16h, será realizado o seminário “Chico Xavier”, com John Harley.  Os organizadores solicitam que todos façam doação de água sanitária, detergente e sabão em pó.  Inscrições no sitewww.herdeirosdejesus.org.br/noticiais/seminarios ou pelo telefone (31)3444-7222.
Barbacena – A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita A Caminho da Luz (Rua Dário de Oliveira Lima, 99, Bairro Campo, primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi), será encerrada na próxima terça-feira, 27, às 19h30, com a presença de Marli Gava.
Carmo do Rio Claro – O 5º Encontro Espírita teve como tema central “A Caridade” e foi realizado no último domingo, 18 de maio, na Câmara Municipal.  O evento contou com as presenças de Afonso Moreira Junior, Amir, Sandra Cosso e Evandro Bogo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Eugenópolis – No último domingo, 18 de maio, Esmeralda Olivier Pinto estudou o tema “Desequilíbrio no lar” no Centro Espírita Luz no Caminho.  O evento foi realizado pela Aliança Municipal Espírita de Muriaé e fez parte do XV Mês de Palestras.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Frutal – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada com o tema “A valorização da vida à luz da doutrina reveladora” no dia 2 de junho, segunda-feira, às 19h30, no Centro Espírita Berço dos Humildes: Rua Duque de Caxias, 189, Centro.  No dia 3 de junho, terça-feira-feira, às 19h30, Wanyr se apresentará no Grupo Espírita Irmã Sheila: Rua Zico Nogueira, 231.  O Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo (Rua Silvio Romero) receberá Wanyr no dia 4 de junho, quarta-feira, às 19h.
Juiz de Fora – No dia 24 de maio, sábado passado, das 9h às 18h, foi realizado o 9º Fórum Espírita na Sede Social do Tupi Futebol Clube: Rua Calil Ahouag, 332.  O tema desta edição foi “Morte é vida. Quem duvida?”.  O evento contou com as presenças de Alexander Moreira Almeida, Jader Sampaio e Angélica Maia.  Informações pelo e-mail contato@fejf@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de maio da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” é esta:
27 – terça-feira – Compositores do Além.  Cantores do Caminho e Convidados;
30 e 31 – sexta-feira e sábado – Palestras de Nei Prieto Peres.
– A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo sitewww.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail pararadioevoluir@gmail.com.  A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Muriaé – A Aliança Municipal Espírita realiza o XV Mês de Palestras no mês de maio e tem como tema central “Família”.  A programação será encerrada na próxima segunda-feira, 26, às 20h, com a palestra “Família com Jesus, alicerce da humanidade”, proferida por Alcione Andies Lopes, na sede do Centro Espírita Anjo Gabriel: Travessa dos Expedicionários, 26.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Patrocínio de Muriaé – Neste domingo, 25 de maio, às 19h, o Centro Espírita São Vicente de Paulo (Rua Maximiano Fraga, 82) realiza o XV Mês de Palestras apresentando o DVD com Divaldo Pereira Franco: “O plano de Deus para a família”.  Finalizando o mês, no dia 31 de maio, sábado, às 19h, Pedro Falcão estudará o tema “Família, amor maior não há” no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Vereador Lincoln C. Campos. O evento será realizado pela Aliança Municipal Espírita de Muriaé. Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sabará – O 3º Encontro de Tarefeiros Espíritas terá como tema central “Como conciliar compromissos e deveres com trabalho responsável com Jesus” e será realizado neste domingo, 25 de maio, das 8h30 às 12h, na Agremiação Espírita Casa do Caminho: Rua Coronel Jacinto, 05, Centro.  O evento será coordenado por Angelina Motta Sales.  Informações pelo telefone 8604-3485 ou pelo e-mail claudiafbf13@yahoo.com.br.
Santo Antônio do Glória – João Eduardo Ornelas trabalhou o tema “Formação da família” no dia 21 de maio, quarta-feira, no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade. O evento foi realizado pela Aliança Municipal Espírita de Muriaé.  Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos Dumont – Neste domingo, dia 25 de maio, das 10h às 11h, será realizada uma reunião do Grupo de Estudos Joanna de Ângelis que terá como tema “Obra: Jesus e atualidade” no Centro Espírita Irmão Francisco de Assis: Estrada Mantiqueira x Patrimônio dos Paivas, km 01, Mantiqueira.  Informações pelos telefones (32)3251-3818 ou 9972-0593 ou pelo e-mailpalmont@sdnet.com.br.
Três Corações – O Centro Espírita Capitão Vendramini Arca de Noé (Rua Dr. Ernesto Coelho Neto, 783, Santa Tereza) receberá Jamiro dos Santos Filho no próximo domingo, 1o de junho, às 19h, para uma palestra com tema livre. Informações no site www.cevendramini.blogspot.com ou pelo e-mailcevendramini@gmail.com.
Uberaba – Novas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo e-mail apoioesde.gecs@gmail.com, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado, 288, Edifício Fausto Salomão, sala 4, telefone: 3312 8327) ou na Banca do Livro Espírita Maria Dolores (Praça Henrique Kruger, 60, telefone 3316-6050).  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba lança a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.  O FEMEU tem como objetivos: (1) Valorizar a arte produzida no movimento espírita; (2) Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; (3) Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; (4) Divulgar a música espírita, elevando o espírito; (5) Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional e (6) Promover a Doutrina Espírita.  O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio Espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.  O Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto, sábado, no Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito, 290, São Benedito), conforme calendário abaixo:
DATAS
ETAPAS DO XIII FEMEU
2 a 22/6
Inscrição das músicas através do site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
23 a 29/6
Seleção das músicas inscritas pela Comissão.
1 a 5/7
Os músicos enviam as músicas em MP3 aprovadas pela Comissão juntamente com uma foto para o e-mail: femeu.uberaba@gmail.com.
7 a 31/7
Votação das músicas no site do FEMEU:www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.
1 a 8/8
Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 09/08.
9/8
Realização da grande final do XIII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas no Cine Teatro Vera Cruz às 19h.
10 a 30/8
Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.
Podem se inscrever no XIII FEMEU, músicos espíritas: residentes em qualquer cidade do Território Nacional; brasileiros que residam em outros países; dos países de língua portuguesa.  Os músicos estarão concorrendo a: 1º Lugar: 1 violão, 1 troféu e Kit de livros espíritas; 2º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 3º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 4º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 5º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas; 6º Lugar: 1 troféu e Kit de livros espíritas.  Observação: não haverá repetições de prêmios. As informações podem ser obtidas através do sitewww.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu, do blog:http://femeu.blogspot.com, do e-mail femeu.uberaba@gmail.com ou do telefone (34)9969-7191.  Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:http://www.youtube.com/user/FEMEU1http://www.youtube.com/FEMEU2 ouhttp://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA.
– No próximo sábado, 31 de maio, às 19h30, o Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba, 449, Estados Unidos) realizará a III Mostra de Arte Espírita.  Estão confirmadas as presenças de Diego Carvalho, Músicos Espíritas de Uberaba e Contação de Causos Espíritas, com Daniel Gonçalves Moreira.  Realização: UMEU: União da Mocidade Espírita de Uberaba.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rufinópolis – O 1º Centenário do Centro Espírita Paz e Amor será comemorado no mês de junho com um ciclo de palestras que terá como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no Centro de Cultura Espírita Sabino Lucas.  A comemoração conta com o apoio do Conselho Regional Espírita Zona Sul / Uberaba e a programação é esta:
1º – domingo – das 8h às 15h – X Encontro da Criança Espírita: “As Bem-aventuranças do Evangelho” – Local: Centro Regional da Cultura Espírita Sabino Lucas;
8 – domingo – das 8h às 15h30 – XIII Confraternar: “Espiritismo com Jesus, Kardec e Chico Xavier” – Local: Centro Regional da Cultura Espírita Sabino Lucas – palestras: Manoel Tibúrcio: “O Evangelho segundo o Espiritismo, as chaves da Paz e do Amor”; Simão Pedro: “O Evangelho segundo o Espiritismo, fonte inesgotável de Paz e de Amor”; Carlos Baccelli: “O Evangelho segundo o Espiritismo, o caminho para a Paz e o Amor”; no final haverá debate entre os expositores;
11 – quarta-feira – 18h – Local: Centro Espírita Paz e Amor – Sonia Izabel Benaventura: “O Centenário de Paz e Amor”.
Veríssimo – O 1º Centenário do Centro Espírita Paz e Amor está sendo comemorado no mês de maio com um ciclo de palestras que tem como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  A comemoração conta com o apoio do Conselho Regional Espírita Zona Sul / Uberaba e a programação será encerrada neste domingo, 25, às 13h, com a palestra “O Evangelho segundo o Espiritismo para a edificação de Paz e Amor”, proferida por Braz José Marques.
Paraíba
Cajazeiras – O XXIII Encontro de Juventudes Espíritas do Alto Sertão tem como tema central “O Jovem e a Formação da Identidade Espírita” e está sendo realizado neste final de semana, dias 24 e 25 de maio.  Estão confirmadas as presenças de Otávio Aguiar, Iara Machado e Alisson Guedes.  Organização: Federação Espírita Paraibana.  Informações no sitewww.fepb.org.br.
Paraná
Curitiba – Maria Leonides Mees Rabel coordenou o seminário “A tarefa de irradiação no Centro Espírita” no último sábado, 24 de maio, das 15 às 19h, no Grupo Espírita de Caridade Meimei: Rua Ângelo Massignan, 602. Informações no site www2.quatromaosdeluz.com.br/.

– O 7º EMME: Encontro Mundial de Magnetizadores Espíritas foi encerrado no último domingo, 18 de maio.  O evento contou com a presença de Jacob Melo.  Informações no site http://gemcaritas.wix.com/gem, pelo e-mailemme7curitiba@yahoo.com.br ou pelo telefone (41)9990-9336.
- No dia 28 de maio realiza-se reunião das Entidades Especializadas com a Diretoria Executiva da FEP, na Federação Espírita do Paraná, na Alameda Cabral, 300. 
Balsa Nova – No dia 31 de maio, com início às 9h, realiza-se mais uma reunião do Conselho Federativo Estadual, no Recanto Lins de Vasconcellos, na BR 277 Km 127.
Bela Vista do Paraíso - Marcelo Seneda (Londrina) fará palestra sobre o tema "Os Bons Espíritos" no Centro Espírita Humberto de Campos, na Rua Joaquim Ladeia, 794, dia 27 de maio, às 20h.

Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec está promovendo em maio, em sua sede na Rua Pará, 292, seu tradicional ciclo de palestras às quartas-feiras, a partir das 20h30. A programação deste mês será encerrada no dia 28, com palestra a cargo de Dorotheia Cristina Ziel Silveira (Londrina, PR).
 
Foz de Iguaçu – A IX Semana Espírita de Foz do Iguaçu e região foi encerrada no último sábado, 24 de maio, em Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e em Foz.  A IX Semana teve o objetivo de comemorar os 150 Anos do lançamento de "O Evangelho segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, Semana Espírita que leva o nome de: "JESUS, Modelo e Guia da humanidade".  A programação contou com as presenças de Enrique Eliseo Baldovino, Sóstenes Carvalho Cornélio, Ricardo Segundo, Ângela Matté, Suely Caldas Schubert, Maria Helena Marcon, Maria Helena Marcon. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.

– Neste domingo, 25 de maio, das 9h às 12h30, Maria Helena Marcon coordenará o seminário “Compromisso na exposição espírita” no Centro Espírita Aprendizes do Evangelho: Av. Araucária, 1090 Vila A.

Londrina – Alexandre Xavier de Camargo fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, neste domingo, 25 de maio, às 9h30.

– Adriane Cunha ministrará o seminário “Sede perfeitos" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, neste domingo, dia 25 de maio, às 9h45.

– Leonardo Cassanho Forster fará palestra na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira na Rua Benedicto Sales, 42, neste domingo, dia 25 de maio, às 10 horas.

– Marcus De Mario fará uma palestra sobre o tema “A necessidade de vivermos o evangelho” na próxima quinta-feira, 29 de maio, às 16h, no Centro Espírita Nosso Lar: Rua Santa Catarina, 429.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.

– No dia 31 de maio, sábado, às 19h30, começa o Curso de Instrutores do ESDE – Ensino Sistematizado da Doutrina Espírita – no Centro Espírita Nosso Lar, em Londrina. O curso é aberto a quem estiver cursando o último ano do ESDE e demais trabalhadores da Casa.

– Osny Galvão fez palestra no Centro Espírita Caminho de Damasco, no dia 23 de maio, sexta-feira.  No sábado, 24 de maio, às 17h, Osny fez uma palestra na Sociedade Espírita Amor e Esperança: Rua Formosa, 206.

– Ulisses Fernando da Cruz Oliveira fez palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 24 de maio, sábado passado, às 14h30.

– No último sábado, dia 24 de maio, das 17 às 19h, realizou-se a CONARTE – Confraternização da Arte Espírita, na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42.  A CONARTE é um encontro com apresentações artísticas, cujo objetivo é levar a arte espírita a todas as Casas Espíritas de Londrina e região. Participaram os que fazem o trabalho ligado às artes em geral: música, poesia, teatro.

– Realizou-se no último domingo, dia 18 de maio, no Centro Espírita Nosso Lar, mais um encontro da Inter-Regional Norte, evento anual, promovido pela Federação Espírita do Paraná, com a participação das Casas Espíritas das UREs: 4ª, 5ª, 6ª e 16ª.  O tema deste ano foi “O movimento espírita ante a nova era”.
- Gisele Asturiano fará palestra sobre o tema "As mulheres do Evangelho" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, dia 27 de maio, às 9h.
- Dorotéia C. Ziel Silveira fará palestra sobre o tema "Deixai vir a mim as criancinhas" no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no dia 27 de maio, às 20h.

- Arley de Abreu Pestana fará palestra sobre o tema "O ciclo da renovação moral" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 27 de maio, às 20h.

- Ilza Maria Braga fará palestra sobre o tema "O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XII" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 28 de maio, às 18h30.

- Angélica Araújo fará palestra no Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no dia 29 de maio, às 20h.

- Geraldo Saviani ministrará o Estudo da obra "Nosso Lar", de André Luiz, psicografia de Chico Xavier, no Centro Espírita Maria de Nazaré, na Rua Girassol, no dia 30 de maio, às 20h.

- Maria do Carmo Caetano fará palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 31 de maio, às 14h30.
- José Gonçalves fará palestra na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança, na Rua Serra Formosa, 206, no dia 31 de maio, às 17h.
- Osny Galvão fará palestra no Centro Espírita Amor e Caridade, na Rua Jayme Americano, 728, no dia 31 de maio, às 20h.

- Célia Xavier de Camargo fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 1º de junho, às 9h30.

Maringá – Luiz Maurício Resende (Ponta Grossa-PR) fará palestra sobre o tema "O Espiritismo e o Evangelho de Cristo" no dia 29 de maio, segunda-feira, às 20h, na Associação Espírita de Maringá – AMEM.

– Marco Negrão (Curitiba-PR) fez palestra sobre o tema "Instrumento do Espírito" no dia 22 de maio, quinta-feira, na Associação Espírita de Maringá – AMEM.

Rolândia – O Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno – tem coordenação de Alexandre Xavier de Camargo na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.  O próximo encontro será realizado no sábado, 31 de maio, às 15h, sobre o tema “A conquista do Self, mecanismos de fuga do ego”.

- Paulo Rizzo fará palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré, na Rua Maria de Nazaré, 200, no dia 29 de maio, às 20h30.

Santa Terezinha do Itaipu – Dentro da programação da IX Semana Espírita de Foz do Iguaçu e região, no dia 19, Sóstenes Carvalho Cornélio falou no CEAK – Centro Espírita Allan Kardec –, sobre o tema: Por que mais um Evangelho? 
Sertanópolis – Realiza-se na Casa Espírita O Bom Samaritano, na Rua Goiás, 290, o Mês Espírita de Sertanópolis.  Idessânia Nazareth Costa fez palestra sobre o tema "Maria" no dia 22 de maio, quinta-feira.  Júpiter Villoz Silveira fará palestra sobre o tema "Brilhe a vossa luz", no dia 29 de maio, quinta-feira, às 20h.
Pernambuco
Recife – Neste domingo, 25 de maio, das 14h30 às 17h30, Eulália Bueno coordenará o seminário “Superando a ansiedade” na SINTEPE: Rua General José Semeão, 39, Boa Vista.  Informações pelos telefones 9910-6438, 9608-0672, 8583-4470 ou 3428-9869.
– O seminário “O Espírito no Tempo” foi encerrado no último domingo, dia 18 de maio, no Auditório Tabocas – Centro de Convenções de Pernambuco.  A programação contou com as participações de Heloísa Pires, Dora Incontri, Wilson Garcia, e Gesler Carlos West.  O evento foi realizado pelo Grupo Espírita Seara de Deus.  Informações pelo e-mail searadedeus@searadedeus.org.
– O VIII Encontrame (Encontro das Associações Médico Espíritas do Norte e Nordeste) e o III Encontro Acadêmico de Saúde e Espiritualidade de Pernambuco tiveram como tema central “Saúde, Ciência e Evangelho” e foram encerrados no último domingo, 18 de maio.  Informações: site www.ame-epe.blogspot.com ou e-mail encontrame2014@gmail.com.
– No último domingo, 18 de maio, o Núcleo Espírita Jesus no Lar realizou o Simpósio “Práticas Estranhas na Casa Espírita”.  O evento contou com a presença de Xerxes Luna e foi realizado pela FEP – Federação Espírita Pernambucana. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jaboatão dos Guararapes – No último sábado, 24 de maio, das 14h30 às 18h, o Grupo Espírita Amor ao Próximo (Rua Zelindo Marafante, 45, Piedade) realizou o seminário “As dores da alma”.  Os facilitadores foram Eulália Bueno & Liszt Rangel.  O evento foi realizado em prol da ASSEUF – Associação Espírita União e Fraternidade.  Informações pelo e-mailasseuf@hotmail.com ou pelo telefone (81)3341-5859.  .
São Vicente Férrer – O INTECEPE – Integração dos Centros Espíritas de Pernambuco – foi realizado no último domingo, 18 de maio, na Escola Estadual Professor Joao Barbosa de Almeida e contou com o apoio do Centro Espírita José Henrique.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sertânia – O Conselho Estadual de Espiritismo do Pernambuco realizará o 3º Curso de Arte e Ludicidade para Educadores Espíritas Infantojuvenis e Encontro de Juventude nos dias 31 de maio e 1º de junho.  O curso contará com a participação do Grupo Musical Sintonia.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – No dia 28 de maio, quarta-feira, às 19h30, Haroldo Dutra Dias fará uma palestra sobre o tema “Paulo, o Apóstolo dos gentios” na sede do CEERJ: Rua dos Inválidos, 182, Centro. Haroldo fará uma palestra sobre o tema “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” no dia 31 de maio, sábado, às 9h, na sede histórica da Federação Espírita Brasileira: Av. Passos, 30, Centro.  Os eventos fazem parte do Encontro Pelos caminhos do Evangelho.  Informações pelo e-mail comunica@ceerj.org.br ou no sitewww.ceerj.org.br.  Transmissões pela TVCEERJ, TVCEI e TVICEB.
– A programação de palestras do mês de maio na Associação Espírita Francisco de Assis (Rua Capitão Bragança, 80, Higienópolis) é esta:
26 – segunda-feira – 15h – Kátia Lima: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30 – Marcos Portella: “Bem-aventurados os misericordiosos”;
27 – terça-feira – Maria Tereza Rodrigues: “Bem-aventurados os misericordiosos”; 19h30: Orlando Luiz: “Preces para os irmãos desencarnados”;
28 – quarta-feira – 19h30 – Rosangela Prata: “Bem-aventurados os misericordiosos”.
Informações pelo e-mail gadelhachagas@ig.com.br.
– O 1º Encontro de Saraus da Ilha do Governador – Concurso de Poesias – terá como tema das poesias: “Elbe de Holanda” e será realizado no dia 31 de maio, sábado, das 16h às 20h, na Lona Cultural Renato Russo: Parque Manuel Bandeira, Cocotá, Ilha do Governador.  A premiação para os 1º, 2º e 3º lugares: Troféus e mais um pequeno Banner contendo sua poesia, autor, a classificação da mesma e certificado de participação.  Os demais classificados, do 4º até o 20º lugar: Diploma de participação.  Poderão ser dadas medalhas para “Menções Honrosas” e “Menções Especiais”.  Informações no linkhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Elbe_de_Holanda.
 No próximo final de semana, dias 31 (20h) e 1o de junho (19h), Renato Prieto encenará a peça teatral “Encontros impossíveis” na Lona de Jacarepaguá. Informações pelo telefone (21)2425-0825.
– O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC). Informações nos siteswww.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.com ou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
– A Sociedade Espírita Antenor de Paula Carneiro (Rua Padre Frank Karl, 46, Mesquita) realizará os Módulos do Conversando com os Espíritos – Curso de Treinamento e Recapacitação nos dias 25 de maio e 15 de junho, domingos, das 9h às 12h.
 No último sábado, dia 24 de maio, às 20h, Renato Prieto encenou a peça teatral “Encontros impossíveis” na Lona de Realengo.  Informações pelo telefone (21)3462-0774.  No último domingo, dia 18 de maio, Renato Prieto encenou a peça teatral “Encontros impossíveis” na Arena de Madureira.  Informações pelo telefone (21)3495-3093.
– A Associação Espírita Obreiros do Bem, mantenedora do Hospital Pedro de Alcântara, realizou no último domingo, 18 de maio, uma palestra com Paulo Cesar Fructuoso sobre o tema “A face oculta da medicina” e o Almoço Beneficente em prol do Hospital.  Informações nos sites www.aeob.org.br ouwww.hospitalpedrodealcantara.com.br.
– O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro encerrou, no último domingo, 18 de maio, o VI Encontro de Multiplicadores do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita).  Informações: equipesead@ceerj.org.br ewww.ceerj.org.br.
– O XVIII Encontro sobre a “Vida e Obra de Eurípedes Barsanulfo e o ato de servir” foi realizado no último domingo, dia 18 de maio, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo.  Informações pelo e-mail ceeb@ceeb.org.br ou no sitewww.ceeb.org.br.
– O Núcleo Espírita Francisco de Assis comemorou no último domingo, 18 de maio, 61 anos de fundação.  O evento contou com as presenças de João Guedes, Thiago Brito, Grupo Artístico Libertação e Anatasha Meckenna. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– José Henrique Rubim de Carvalho fez uma palestra sobre o tema “O amor de Clarêncio” no último domingo, 18 de maio, no Centro Espírita Luz e Fraternidade.  No último sábado, 17 de maio, José Henrique tratou do tema “O hormônio do amor e o circuito da recompensa para amar” no ICEB – Instituto de Cultura Espírita do Brasil. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araruama – Terezinha Lima fez uma palestra sobre o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje”, na última segunda-feira, 19 de maio, na Sociedade Espírita Renascer.  Informações ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
Barra do Piraí – No próximo sábado, 31 de maio, às 18h, na Barra Tênis Clube: Av. Ernani Amaral Peixoto, 137, será realizado mais um Encontro com Haroldo Dutra Dias – Pelos caminhos do Evangelho. O tema da palestra será “Espiritismo, Cristianismo Redivivo”.  Informações pelo e-mailcomunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.  Transmissões pelos canais TVCEERJ, TVCEI e TVICEB.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro.  Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – No dia 30 de maio, sexta-feira, às 19h, no Tamoyo Esporte Clube: Av. Nilo Peçanha, 153, será realizado mais um Encontro com Haroldo Dutra Dias – Pelos caminhos do Evangelho.  O tema da palestra será “A peregrinação de Paulo”.  Informações pelo e-mail comunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.  Transmissões pelos canais TVCEERJ, TVCEI e TVICEB.
– Terezinha Lima estudou o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje”, no último domingo, dia 18 de maio, no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus.  Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
– No último domingo, 18 de maio, Anete Guimaraes coordenou o seminário “A mente e a evolução do Espirito” no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus.  Informações pelo e-mail divulgação@cetj.org.br.
Campos dos Goytacazes – Haroldo Dutra Dias fará uma palestra sobre o tema “Paulo e a estrada de Damasco” na próxima quinta-feira, 29 de maio, às 20h, no Teatro Trianon: Rua Marechal Floriano, 211, Centro.  Transmissão ao vivo pela TVCEERJ (ceerj.org.br/tv), TVCEI (tvcei.com) e na TVICEB (tviceb.com).  Informações pelo e-mail comunica@ceerj.org.br ou no sitewww.ceerj.org.br.
Duque de Caxias – Neste domingo, 25 de maio, das 8h30 às 13h, será realizado o 3o Encontro de Evangelizadores no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Praça João Caetano, 12, Vila São Luiz.  O tema desta edição será “Os tempos são chegados”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Grupo de Cultura Espírita Jesus de Nazaré (Rua Marechal Hermes, 602, Vila São Luiz) realizou o Curso de Fluidoterapia no dia 24 de maio, sábado passado, das 9h às 12h.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Maio é o Mês da Família e a programação de palestras do Grupo Espírita Trabalhadores Humildes (Rua Augusto dos Anjos, s/n, Quadra 77, Lote 9, Bairro 25 de agosto) será encerrada na próxima terça-feira, 27, com a presença de Vera Lucia de Souza, que trabalhará o tema “A paciência na convivência amorosa”.
Niterói – O 13º Feirão Beneficente Pró Casa Maria de Magdala, em prol do Hospital Beneficente para Adultos e Crianças com AIDS, será realizado neste domingo, dia 25 de maio, das 9h às 18h, no Centro Educacional de Niterói: Rua Itaguaí, 173.  O evento contará com momentos de arte com: Geraldo & Julia, Mario Borges, Marcos Joni, Arte e Consciência, Thiago Brito, Coral do Centro Educacional de Niterói, Robson Ribeiro, Grupo Vozes do Caminho, Marcelo Daimom, Carlinhos Conceição e Anatasha Meckenna.  A entrada é franca.
 O 8o Encontro Estadual de Comunicação Social Espírita do Rio de Janeiro será realizado no próximo domingo, 1o de junho, às 9h.  Haroldo Dutra Dias fará uma palestra sobre o tema “Semeadura e Ceifa: Paulo e a divulgação da Boa Nova”, às 9h, no Teatro Popular de Niterói: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro.  Às 15h, o tema será “Carta aos jovens” e será realizado no IEBM – Instituto Espírita Bezerra de Menezes: Rua Coronel Gomes Machado, 140, Centro.  Transmissão ao vivo pela TVCEERJ (ceerj.org.br/tv), TVCEI (tvcei.com) e na TVICEB (tviceb.com).  Informações pelo e-mailcomunica@ceerj.org.br ou no site www.ceerj.org.br.
– O Núcleo Espírita Chico Xavier convida para a palestra “Educar os filhos – compromisso inadiável”, com Lúcia Moysés, neste domingo, 25 de maio, às 17h.  A palestra será realizada na sede do NECX: Rua Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60, Praia de Piratininga.  Informações no blog nucleo-chicoxavier.blogspot.com.
– A programação do mês de maio do CEAP – Centro Espírita Antônio de Pádua (Rua Visconde de Sepetiba, 426, Centro) é esta:
26 – segunda-feira – 19h – Allaim Calid: A nova era;
27 – terça-feira – 17h – Ruthinha Pessanha: tema livre.
Informações pelo e-mail ceapadua@gmail.com.
– Marcel Mariano coordenará um seminário no dia 31 de maio, sábado, às 19h30, na sede da Sociedade Espírita Fraternidade: Rua Passos da Pátria, 38, São Domingos.  Informações nos sites www.sef.org.br ou sef@sef.org.br ou pelos telefones (21)2717-8235 ou 2722-2455.
Nova Friburgo – Na próxima segunda-feira, 26 de maio, às 19h30, José Henrique Rubim de Carvalho fará uma palestra sobre o tema “A importância da meditação na transformação moral e a felicidade” no Grupo de Estudos Espírita Legionários da Luz: Rua Souza Cardoso, 403, Vale dos Pinheiros.  José Henrique fez uma palestra sobre o tema “Do livro Nosso Lar: explicação de Lísias III” no dia 20 de maio, terça-feira, na Associação Espírita Fraternal.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Nova Iguaçu – O Grupo Espírita Humildade e Caridade realizou no último domingo, dia 18 de maio, o seminário “Mediunidade, animismo e depressão”, que foi coordenado por Nazareno Feitosa.  Na ocasião foi realizado um almoço para as mães, com apresentação de Tinoco e Guto.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Ostras – Terezinha Lima fez uma palestra sobre o tema “A vivência do evangelho – nosso desafio hoje”, na última terça-feira, 20 de maio, no Centro Espírita Suave Caminho.  Informações pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de junho no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) é esta:
4 – quarta-feira – 19h – Sandro Santos: O passe na casa espírita;
11 – quarta-feira – 19h – Claudia Pavan: Perante a reencarnação;
18 – quarta-feira – 19h – Cassio Nascimento: A influência dos Espíritos nos fenômenos da natureza;
25 – quarta-feira – 19h – Vladimir Socostinic: Suicídio e obsessão.
Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com ou pelo telefone (22)99905-7829 ou 98823-7529.
– O 35º Conselho de Unificação Espírita São Pedro da Aldeia - Iguaba Grande convidou André Cantarelli para coordenar o seminário “A loucura sob um novo prisma”, baseado no livro de Bezerra de Menezes, neste domingo, dia 25 de maio, a partir das 9h, no Centro Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário. Informações pelo e-mail divulgacao35oceu@gmail.com ou pelo telefone (22)99905-7829.
– A programação de palestras do mês de maio no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) será encerrada na próxima quarta-feira, 28, às 19h, com a presença de Daniel Pavam, que estudará o tema “A parábola do tesouro escondido e da pérola”.
– No último domingo, dia 18 de maio, Terezinha Lima coordenou o seminário “Evangelho – terapia do amor” no Grupo Espírita Francisco de Assis.  Finalizando o ciclo de palestras, a expositora estudou o tema “O evangelho aplicado aos problemas cotidianos” no dia 21 de maio, quarta-feira, no Grupo Espírita Nosso Lar. Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
Rio Grande do Norte
Natal – Alberto Almeida fará uma palestra sobre o tema “Pais e filhos, fortalecendo vínculos” neste domingo, 25 de maio, às 20h, no Hotel Praiamar.  O evento é uma realização da Associação Espírita Obreiros da Vida Eterna.  Informações no site www.fern.org.br.
– Toda quarta-feira, das 17h às 18h30, no Hospital Universitário “Onofre Lopes” da UFRN, é realizado o Curso opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade.  Informações pelo e-mail ssalatiel@ig.com.br.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – O 2º Simpósio Espírita do Cele teve como tema central “Como enfrentar os desafios Morais e Espirituais no mundo globalizado” e foi realizado no dia 24 de maio, sábado passado, no Centro Espírita Luz e Esperança – São Francisco de Assis.  O evento contou com lançamento livros e com as presenças de Rick Medeiros e Mauricio de Castro.
– No último final de semana, dias 17 e 18 de maio, o Grupo Libertação A Nossa Casa realizou o 2º Humanizar, que contou com a participação da Casa dos Espíritos Editora e da palestra “Antes de construir reforme a si mesmo”, proferida por Marcos Leão. Informações pelo e-mail ic_so@hotmail.com ou no site www.nossacasa-rs.com.br
Campo Bom – No último sábado, 24 de maio, às 14h, Gerson Simões coordenou o minisseminário “Autoconhecimento para o progresso moral” na Sociedade Espírita Fonte de Luz: Rua Aimorés, 86.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Canoas – Gerson Simões fez uma palestra sobre o tema “Aqui se faz, aqui se repara” no dia 24 de maio, às 17h, na Associação Espírita Caridade: Setor 5, quadra R, casa 03, parada 8, Bairro Guajuviras.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Esteio – Gerson Simões coordenará o minisseminário “Prevenção de suicídio” neste domingo, 25 de maio, às 9h, na Sociedade Espírita União faz a Força: Rua José Martins, 1109, Parque Tamandaré.  Na sexta-feira, 23 de maio, Gerson fez uma palestra sobre o tema “Reencarnação: é possível provar” na Sociedade Espírita Ponto de Luz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Igrejinha – No dia 21 de maio, quarta-feira, Gerson Simões fez uma palestra sobre o tema “Princípios fundamentais do Espiritismo” no Centro Espírita Nosso Lar.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
Santa Maria – Jorge Bichuetti fará uma palestra sobre o tema “Psicologia à luz do Espiritismo: a mente e o Espírito imortal” no próximo domingo, 1º de junho, às 15h, no Centro Espírita Fé e Amor.  Informações pelo e-mailcontato@cadernodemensagem.net.
São Leopoldo – Na última quinta-feira, 22 de maio, Gerson Simões tratou do tema “O que a Bíblia não falou sobre Jesus” na Sociedade Espírita Luz, Fé e Caridade.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sapucaia do Sul – “Reencarnação: é possível provar” foi o tema da palestra que Gerson Simões fez no dia 22 de maio, quinta-feira, na Sociedade Espírita Dom Tomé Luiz de Souza.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Taquara – Gerson Simões fez duas palestras na cidade e a programação foi esta:
20 – terça-feira – Centro Espirita Dom Feliciano – “Aqui se faz, aqui se repara”;
21 – quarta-feira – Centro Espírita Irmã Dalva – “Reencarnação: é possível provar”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Triunfo – Neste domingo, 25 de maio, às 14h, Gerson Simões coordenará o minisseminário “Autoconhecimento para o progresso moral” na Câmara de Vereadores: Rua Prof. Coelho de Souza, 210.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza o estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo”, com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e, toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ji-Paraná – A Feira do Livro Espírita será encerrada no dia 30 de maio, das 8h às 14h e das 20h às 22h, na Praça Dom Bosco.  Nos dias 31 de maio, das 8h às 22h e 1º de junho, das 8h às 12h, a Feira será realizada no Teatro Dominguinhos. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Roraima
Boa Vista – No último sábado, 24 de maio, das 11h às 14h, o Centro Espírita Paulo de Tarso (Rua Souza Junior, 982, São Francisco) realizou o Super Festival da Panqueca.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Catarina
Florianópolis – Osvaldo Brascher coordenará o seminário “Diferentes abordagens no diálogo com os Espíritos” no próximo sábado, 31 de maio, das 8h30 às 12h, no Centro Espírita Albano Metelo: Av. Pequeno Príncipe, 72, Campeche.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço.  Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências.  Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
– No período de 11 de março a 27 de maio, de terça-feira a sexta-feira, às 18h15, está sendo realizado o Curso de Formação de Cuidadores de Crianças Pequenas “Cuidando do futuro”, na Casa Lar do Caminho.  O curso conta com o apoio de ACIF: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Programa de Apoio a Projetos.  Informações pelo e-mailcasalarluzdocaminho@gmail.com.
– No último domingo, 18 de maio, foi encenada, no Teatro Ademir Rosa, a peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade”. Informações no site:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Blumenau – O 2º. Fórum Espírita de Blumenau terá como tema central “Ciência, saúde e Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro, no Teatro Carlos Gomes: Rua XV de Novembro, 1181, Centro.  Estão confirmadas as presenças de André Trigueiro, Clóvis Nunes, José Lucas, Ney Prieto Peres, Nando Cordel e Zé Araújo, que estará à disposição da espiritualidade para psicografar durante o evento.  As inscrições estão abertas e custarão R$70,00 até o dia 30 de junho.  Entre no site www.foreblu.org.br e faça sua inscrição.  Informações pelos telefones (47)9729-8311 ou 3336-2204 ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
– A programação de palestras do mês de maio na CEIL: Comunidade Espírita Irmã Lúcia Recanto do Saber (Rua Engenheiro Odebrecht, 87, Garcia) é esta:
25 – domingo – “Haja o que houver, permaneça confiando”;
28 – quarta-feira – “Ama, portanto, tudo e todos”.
Informações no site www.ceil.com.br ou pelo e-mail info@ceil.com.br.
– O ENGESC: Encontro de Educadores Espíritas teve como tema central “As realidades atuais e os desafios da educação” e foi encerrado no último domingo, 18 de maio, no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade.  A programação contou com a presença de Daniel Naschenweng.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 18 de maio, foi encenada, no Teatro Ademir Rosa, a peça teatral “Allan Kardec, um olhar para a eternidade”. Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Paulo
São Paulo – Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” na próxima segunda-feira, 26 de maio, às 20h30, no Centro Espírita Kardecista Paulo de Tarso: Rua Fulvio Morganti, 701, Santa Inês.  Na terça-feira, 27 de maio, às 19h30, Manolo estudará o tema “Obsessão – Parte 4” na Associação Espírita Mensageiros de Luz: Rua Emb. Dora de Vasconcellos, 613, Jardim Martini.  “Levanta e anda” será o tema que Manolo trabalhará no dia 28 de maio, quarta-feira, às 20h, no Centro Espírita Seara de Luz: Rua Takaharu, 127, Polvilho.  Manolo falará sobre o tema “Herdeiros de um novo mundo” no dia 29 de maio, quinta-feira, às 20h, no Centro de Estudo e Desenvolvimento Espiritual Os Caminheiros da Luz: Rua Emboaçava, 102, Mooca.  Na sexta-feira, 30 de maio, às 20h30, os frequentadores da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes (Rua Cel. Joaquim Miranda da Silva, 51, Vila Portuguesa) estudarão com o expositor o tema “Levanta e anda”.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 98284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
– No dia 31 de maio, sábado, das 14h às 18h, será realizada mais uma sessão do Cine ABRAPE na sede da ABRAPE: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Pinheiros.  O filme escolhido foi “Como estrelas na Terra – toda criança é especial”, com Darsheel Safary e Aamir Khan e direção de Aamir Khan.  A palestra ficou a cargo de Márcia Carubbi.  Inscrições pelos telefones (11)3898-2139 ou 3081-1464 ou pelo e-mail aabrape@gmail.com.
– O Núcleo Espírita Segue a Jesus (Rua Valdemar Martins, 1138, Casa Verde) realiza neste domingo, 25 de maio, a partir das 9h, o XII Encontro de Jovens, cujo tema é “Como me tornar um pacificador?”.  A entrada é grátis, mas os organizadores solicitam que os participantes doem um quilo de alimento não perecível.  Informações pelo e-mail mairampaulo@ig.com.br.
– No dia 26 de maio, segunda-feira, das 15h às 18h, será realizada mais uma sessão do Cine ABRAPE na sede da ABRAPE: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Pinheiros.  O filme escolhido foi “O lado bom da vida” e a palestra ficou a cargo de Dilgay Franco.  Inscrições pelos telefones (11)3898-2139 ou 3081-1464 ou pelo e-mail aabrape@gmail.com.
– O Instituto Fraternal de Cromoterapia Dr. Castilho (Rua Doresópolis, 100, Centro, entrada Rua João Rossi, travessa da Av. Faria Lima) encerrará o curso “Básico de Cromoterapia”, com coordenação de Oswaldo Galvão, neste domingo, 25 de maio, das 9h às 17h.  Informações pelo e-mailoswaldo.cromoterapia@gmail.com, pelo telefone (11)98464-5374 ou no sitehttp://www.facebook.com/institutodecromoterapia.
– A Associação Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes (Rua Dona Vicentina Alegretti, 265, Penha) encerrará o 2248º Encontro Fraterno Auta de Souza neste domingo, 25 de maio, na E.E. Barão Vermelho: Av. Amador Bueno da Veiga, 604, Penha.  O tema desta edição é “Há muitas moradas na Casa de meu Pai” e contou com a palestra especial “Eficácia da prece. Maneira de orar, por que orar, para que orar”, proferida por Mário Más.  Informações pelo telefone (11)2164-1839, no site www.abrigobezerrademenezes.org.br ou pelo e-mail abrigo@abrigobezerrademenezes.org.br.
– O 6º Encontro de Evangelizadores de Espíritos terá como tema central “Famílias Espirituais” e será realizado pela Associação pela Paz e Fraternidade Universal Francisco de Assis neste domingo, 25 de maio, das 8h30 às 17h, no Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz: Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O NABEM: Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes (Av. Pref. Fabio Prado, 15, Vila Mariana) encerrará a Feira do Livro neste final de semana, dias 24 e 25 de maio, com duas palestras.  A programação é esta:
24 – sábado – 9h – Humberto Pazian: “Libertação – A Cura da Alma”;
25 – domingo – 9h – Francisco do Espírito Santo Neto: “Renovando Atitudes”.
Informações pelos telefones (11)5571-3686 ou 5571-3073 ou no sitewww.casadebezerra.com.br.
– O Seminário “Homossexualidade e Espiritismo” será realizado no dia 31 de maio, sábado, das 15h às 18h, no Lar da Família Cristã: Rua Kobe, 1045, Jardim Japão.  O seminário será facilitado por Alessandro Marques, Afonso Moreira Junior e Joao Lourenço Navajas e terá harmonização musical do Grupo Vocal Reencontro.  Haverá venda de livros no local.  Faça já suas inscrições pelo e-mail divulgação@lardafamiliacrista.org.br.
– A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Casa da Esperança (Rua Fradique Coutinho, 602, Pinheiros) é esta:
26 – segunda-feira – 19h30 – Jan Vall Ellam: “Ciência, Filosofia e Religião”;
30 – sexta-feira – 19h30 – Jan Vall Ellam: Unus Pluribum – Módulo I – “O Javé que precisa ser reconstruído”;
31/5 e 1/6 – sábado e domingo – 14h – Jan Vall Ellam: Mentalma Módulo II.
Inscrições e informações no site www.orbum.org.
– A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra (Rua Francisco Pereira, 286, Vila Galvão) será encerrada no dia 28, quarta-feira, com a participação de Onivaldo José da Silva que estudará o tema “150 anos de O Espiritismo segundo o Espiritismo”. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Wanyr Caccia fará uma palestra musicada na próxima quinta-feira, 29 de maio, às 10h, na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo: Rua Major Emiliano da Fonseca, 300, Pirituba.  Wanyr se apresentará na próxima sexta-feira, 30 de maio, às 20h, no Grupo Espírita Irmã Clementina: Rua Platina, 270, Tatuapé.  Informações: http://www.cacciaimago.com.br/.
– No próximo sábado, 31 de maio, das 14h às18h, o Centro Espírita Gabriel Ferreira (Rua Kaneda, 474, Vila Maria) realizará o seminário “Orientação Doutrinária na Casa Espírita”.  Os facilitadores serão Éder Fávaro e Jeferson Betarello. O conteúdo abordado será “Grupos de Estudo: Importância; Métodos de Estudo Mediúnicos: Importância para a Casa Espírita – Necessidade do Estudo – Renovação dos grupos – Avaliando as “novidades”.  Inscrições e informações pelo e-mail contato@usevilamaria.com.br, pelo telefone (11)99765-1881, na Secretaria de uma das Casas que compõem a USE Distrital Vila Maria.  O evento é uma realização da USE Distrital Vila Maria (usevilamaria.com.br).
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 1º de junho, domingo, às 10h, no Centro Espírita Jesus Redivivo: Rua Rego Barros, 626.  Informações pelo e-mail josecaires@yahoo.com.br.
– A programação de palestras do mês de junho da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) será realizada em homenagem ao 24o aniversário da casa.  As atividades são estas:
4 – quarta-feira – 9h – Manolo Quesada: “Errar é Humano, perdoar também”;
6 – sexta-feira – Plinio Bueno Penteado Junior: tema livre;
13 – sexta-feira – Paula Zamp: Palestra Musical;
20 – sexta-feira – Manolo Quesada: “Lei de Amor, Justiça e Caridade”;
30 – segunda-feira – Maria Saboleski: tema livre.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)2154-9192.
– A programação de palestras do mês de junho na Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra (Rua Francisco Pereira, 286, Vila Galvão) é esta:
4 – quarta-feira – Fábio Levi: “Permita-se!”;
11 – quarta-feira – Sebastião Camargo.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailuse@usesp.org.br.
– A Troupe Teatral Paulistana apresenta a peça “O céu pode esperar!”, adaptação para teatro do romance espírita “O céu pode esperar!”, do Espírito Antônio Carlos, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Sete atores interpretam trinta personagens, em cenas temperadas com bom humor e repletas de ensinamentos espirituais, que revelam que o céu pode esperar por aqueles que fazem o bem na Terra, praticando o amor, a abnegação e a fraternidade. Sinopse: Depois da morte de Alexandre, o filho a quem amava tanto, Pedro perdeu a vontade de viver. Sua esposa, Mônica, apaixonou-se por outro homem e a filha de dezessete anos está grávida. Arrasado, Pedro quer acabar com a sua vida, mas como o suicídio é um pecado grave, resolve então ajudar aqueles que estão em perigo, na esperança de encontrar a própria morte. Enfrenta então várias situações perigosas, mas não consegue atingir seu objetivo, e, ao contrário do que imagina, ele acaba ajudando e salvando várias pessoas de situações difíceis complicadas.  A partir daí, começam a acontecer cenas engraçadas e eventos inusitados que vão culminar com um final surpreendente.  Elenco: Carlos Ebano, Joana D’Arc, Érika Caroline, Renata Durães, Vitória Rabelo, Igor Kadore e Milton Merlucci.  Produção executiva: Cristina Machado.  Adaptação e Direção: Milton Merlucci.  Informações pelos telefones (11)2819-9130, 96364-0554 ou 99249-5544, pelo site www.troupeteatralpaulistana.com.br ou pelo e-mailtroupeteatralpaulistana@hotmail.com.
– A Abrape (Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Pinheiros) realizou no dia 24 de maio, sábado passado, das 9h às 17h, o Workshop Abrape “Trabalhando os sonhos criativamente” com Jussara Dantas e coordenação de Carolina S. Medeiros.  Informações pelos telefones (11)3081-1464 ou 3898-2139, pelo e-mail abrape@gmail.com ou no site www.abrape.org.br.
– João Bogdan fez uma palestra sobre o tema “Mediunidade com Jesus” no último sábado, 24 de maio, às 19h30, na Fraternidade Espírita Gina: Rua Mauro, 76, Saúde, próximo ao Metrô Saúde. A harmonização musical ficou a cargo de Paulo Vicente Pereira.  Informações pelo e-mail raulbfilho@ig.com.br.
– Adão Nonato, Severino Celestino e Marlene Nobre coordenaram o seminário “Nos passos do Mestre – a essência dos ensinamentos de Jesus sob o prisma abrangente da Doutrina Espírita”, no último sábado, 24 de maio, no Teatro Santo Agostinho: Rua Apeninos, 118, Liberdade.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último sábado, 24 de maio, às 19h, o Centro Espírita Fraternidade de Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Jardim Jaú) sediou uma sessão da peça teatral: “Aconteceu na Casa Espírita”.  Informações pelo e-mail secretaria@scibirapuera.com.br.
– Wanyr Caccia fez duas palestras musicadas no último domingo, 18 de maio, no Grupo Espírita Irmã Clementina.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
– No último domingo, 18 de maio, Plínio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “O sorriso é contagiante, passe essa ideia adiante” no Centro de Estudos e Preparação Espírita Gustavo de Alencar.  A harmonização musical foi realizada por Allan Vilches.  Informações pelo e-mailprevenciodonto@yahoo.com.br
– Vansan fez uma palestra musicada no último domingo, 18 de maio, no Centro Espírita A Caminho da Luz.  No dia 21 de maio, quarta-feira, Vansan fez uma apresentação na Coligação Espírita.  Na última sexta-feira, dia 23 de maio, Vansan se apresentou no Centro Espírita Lírios do Campo.  Informações no site http://vansancantor.com/.
– Irvênia Prada fez uma palestra sobre o tema “Animais e espiritualidade” na quarta-feira, 21 de maio, no Anfiteatro Clóvis Salgado – Edifício de Ciências Biométricas.  O evento foi realizado pelo Departamento de Neurologia e Neurocirurgia e do Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” na última segunda-feira, 19 de maio, na Associação Espírita O Bom Samaritano.  Na terça-feira, 20 de maio, Manolo estudou o tema “Obsessão – Parte 3” na Associação Espírita Mensageiros de Luz.  “Pense bem, viva bem” foi o tema que Manolo trabalhou no dia 21 de maio, quarta-feira, no Núcleo Espírita Segue a Jesus.  Manolo falou sobre o tema “O amor está no ar” no dia 22 de maio, quinta-feira, no Centro Espírita Estrela da Manhã.  Na sexta-feira, 23 de maio, os frequentadores do Centro Espírita Servos de Jesus estudaram com o expositor o tema “Evoluir é simples, nós é que complicamos”.  Finalizando o ciclo de palestras, Manolo fez uma palestra sobre o tema “Comparações...”, no último sábado, 24 de maio, às 14h30.  Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
– A programação de palestras do mês de maio da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) será encerrada no próximo sábado, 31, às 18h, com uma apresentação do Coral Vozes do Caminho. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 18 de maio, Manolo fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo.  O expositor fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também” no mesmo dia, no Grupo Espírita Joana de Cusa.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samú fez uma palestra no dia 22 de maio, quinta-feira, no Centro Espírita Nascer.  No último domingo, 18 de maio, Deusa apresentou o tema “Maternidade é missão” no Centro Espírita Bênção de Paz.  Informações no site: www.deusasamu.com/agenda.htm.
– O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical neste domingo, dia 18 de maio, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O IPA: Instituto de Psicoterapia Antógena realizou o 6º Ecos: Encontro de Comunicação Social Espírita no último domingo, dia 18 de maio.  O tema desta edição foi “Assistência Social Espírita: releitura e reconstrução”.  Informações no site www.adesaopaulo.org.br.
– Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra no último sábado, 24 de maio, às 20h, no Centro Espírita Coração de Jesus: Rua Cesar pena Ramos, 1757, Bairro do Limão.  No dia 23 de maio, sexta-feira, Jamiro fez uma palestra no Núcleo de Estudos Espíritas Allan Kardec. Jamiro fez uma palestra no dia 21 de maio, quarta-feira, no Centro Espírita Fraternidade.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 18 de maio, foi realizado o evento “Paz – você precisa curtir e compartilhar essa ideia” no Auditório Alberto Calvo. Informações no site www.ativistasdapaz.org.
– No final de semana, dias 17 e 18 de maio, foi realizada a 15ª FESTAC – Festa do “Amor e Caridade” no CEAC: Centro Espírita Amor e Caridade.  A renda arrecadada foi usada em prol das atividades sociais do CEAC. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Ery Lopes e João Lucius fizeram uma palestra lítero musical no último domingo, 18 de maio, no Núcleo Espírita Redenção.  Informações no sitewww.luzespirita.org.br.
– A Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra recebeu Claudenice do Prado Belfiore no dia 21 de maio, quarta-feira, para tratar do tema “Um desafio chamado família”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Plínio Bueno Penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “O sorriso é contagiante, passe essa ideia adiante” no último domingo, 18 de maio, no Centro de Estudos e Preparação Espírita Gustavo de Alencar.  A harmonização ficou a cargo de Allan Vilches e Plinio.  Informações pelo e-mailprevenciodonto@yahoo.com.br.
– O Grupo Espírita Cairbar Schutel realizou mais uma atividade dos Encontros com Herculano Pires, no dia 21 de maio, quarta-feira.  A palestra foi ministrada por Antônio João Tedesco Marchese e teve como tema “Recomendações de Herculano Pires referentes a um treinamento para a morte”.  Assista no site www.herculanopires100anos.com.br.
Aparecida D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada no mês de maio.  A programação é esta:
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Cidinha Talhari;
31 – sábado – Centro Espírita Amor e Caridade – Mariângela Rael.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araçatuba – Na próxima quarta-feira, 28 de maio, às 20h, Luiz Augusto Macedo fará uma palestra sobre o tema “Teriam os espíritas de morrer tranquilamente”, no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Oscar Rodrigues Alves, 152.  Informações com Eliana pelo e-mail eliana-catarin@hotmail.com.
– A Use Intermunicipal de Araçatuba encerrou sua escala de palestras para o mês de maio no último sábado, 24, às 17h, na Casa de Assistência Fraterna, com a participação de Valéria Nobre Leal Oliva.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos. Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A agenda de palestras do mês de maio do Centro Cultural Espírita Reflorescer (Rua São Vicente, Jordanópolis) será encerrada no dia 27, terça-feira, às 20h, com Fernanda Fernandes.  O Reflorescer recebeu Ery Lopes e João Lucius para uma palestra musical na última terça-feira, 20 de maio. Informações pelo e-mail centroculturalespirita@yahoo.com.br.
– Deusa Samú fará uma palestra com tema livre no dia 28 de maio, quarta-feira, às 20h, no Centro Espírita Fraternidade da Luz: Av. PL do Brasil, 500.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na última segunda-feira, 19 de maio, Vansan fez uma palestra musicada no Centro Espírita Amor em Ação.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Assis – Rodrigo Bonilha da Silva fará uma palestra sobre o tema “A vida de Santos Dumont no plano espiritual” no dia 26 de maio, segunda-feira, às 20h, no Instituto de Difusão Espírita Nosso Lar (Praça Nicolau Carpentieri, 50, Vila Xavier).  O evento é uma realização da USE/Assis.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Instituto de Difusão Espírita (Praça Nicolau Carpentieri, 50, Vila Xavier) recebeu Francisco Atílio Arcoleze para tratar do tema “A Prece”, no último sábado, 24 de maio, às 20h.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No próximo sábado, 31 de maio, às 20h, Ezequiel Passos fará uma palestra no Centro Espírita André Luiz: Rua André Perini, 46, Vila Operária. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Auriflama – A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Caminheiros do Bem (Rua José Barbosa, 51/40) será encerrada neste domingo, dia 25, às 19h30, com a presença de Reginaldo Teixeira de Sá, que tratará do tema “Bem-aventurados os misericordiosos”.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bauru – A programação de lançamento e noite de autógrafos do romance “França – um romance no tempo dos Cátaros” de Mônica Dabus, no Centro Espirita Amor e Caridade (Rua 7 de setembro, 8/30) é esta: dia 1º de junho, domingo, às 9h; dia 2 de junho, segunda-feira, às 20h; dia 3 de junho, terça-feira, às 15h; dia 4 de junho, quarta-feira, às 20h; dia 5 de junho, quinta-feira, às 15h e dia 6 de junho, às 20h.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bilac – O Centro Espírita Seara de Luz recebeu Gregório Rodrigues para uma palestra no dia 21 de maio, quarta-feira.  O evento foi uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)99101-9713.
Birigui – A programação de palestras do mês de maio na Casa do Caminho Ave Cristo (Rua Ave Cristo, 6000, Bairro Colinas) foi encerrada no dia 24, sábado passado, às 15h, com a presença de Miguel de Jesus Sardano.  Informações pelo telefone (18)3644-5090 ou no site www.avecristo.com.br.
Borborema – O Centro Espírita Chico Xavier (Rua Benjamim Constant, 151) realiza no mês de junho o Mês Espírita de Borborema e a programação completa é esta:
4 – quarta-feira – 20h – Sandra Fiore: Progressão dos Mundos;
11 – quarta-feira – 20h – Magda Hermínia: Não se pode servir a Deus e a Mamon;
18 – quarta-feira – 20h – Leleco: A música em nossa vida;
25 – quarta-feira – 20h – José Roberto e Simone: Obediência;
2/7 – quarta-feira – 20h – Ulmara Barbieri: Mal de Alzheimer.
Informações pelo e-mail abrart@uol.com.br.
Buritama – A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Redenção (Rua dos Pereiras, 976) será encerrada com a participação de Miguel de Jesus Sardano, na próxima segunda-feira, 26, às 20h25. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Paulo José Biscaro fez uma palestra no Centro Espírita Benedita Fernandes no dia 21 de maio, quarta-feira. O evento foi uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)3622-7421.
– Ana Jaicy Guimaraes fez uma palestra na última segunda-feira, 19 de maio, na Sociedade Espírita Redenção.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Campinas – Maristela Succi Bosso fez uma palestra sobre o tema “Simão Pedro, o discípulo por excelência”, no último domingo, 18 de maio, na Seara Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no sitewww.searajoannadeangelis.org.br.
Campo Limpo Paulista – Na próxima quarta-feira, 28 de maio, às 19h30, Vânia Mugnato de Vasconcelos fará uma palestra sobre o tema “Arbítrio” na Comunhão Espírita Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 177, Vila Tomazina.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Carapicuíba – A programação de palestras do mês de maio no NEOVE – Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) é esta:
25 – domingo – 9h – Igualdade dos direitos do homem e da mulher, com Ivie Dias;
26 – segunda-feira – 20h – A Lei do Trabalho, com Wanderlei Coghi;
27 – terça-feira – 20h – A ingratidão dos filhos e os laços de família, com Reinaldo Junior;
29 – quinta-feira – 14h – Honra a teu pai e tua mãe, com Maria Teresa Vilches; 20h – Dia das Mães – Missão da Maternidade, com Janice Machado.
– A Instituição Espírita Oficina de Luz encerrou no último domingo, 18 de maio, o workshop “Educador Social”.  Informações pelo e-mailoficinadeluz@oficinadeluz.org.br.
Catanduva – No dia 30 de maio, sexta-feira, às 20h, Vansan fará uma palestra musicada no Centro Espírita O Semeador: Av. Nações Unidas, 1130, Loteamento São Pedro.
Charqueada – Silvia Regina Scarassati fará uma palestra no dia 27 de maio, terça-feira, na Rua 1o de maio, 134.  O evento conta com o apoio da USE Piracicaba.  Informações com Daniel, pelos telefones (19)3456-1098 ou 99271-1098 ou site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Conchal – A Associação Esportiva Conchalense (Rua João pessoa, 242) faz parte da 16ª Seara Espírita de Araras e região e no próximo domingo, 8 de junho, às 8h, receberá os palestrantes: Allan Vilches, Richard Simonetti e Roosevelt Andolphato Tiago.  Inscrições nos seguintes centros espíritas:Conchal: Centro Espírita Allan Kardec; Leme: Centro Espírita Caminho da Luz e Pirassununga: Grupo Espírita irmão Gabriel.  Informações pelo telefone (19)98851-1608.
Cotia – Neste domingo, 25 de maio, das 8h30 às 12h, Marcos Milani coordenará o seminário “Coerência doutrinária: ética no Espiritismo” na Associação Espírita Atitudes de Amor: Rua da Prata, 224.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Diadema – Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Levanta e anda” no próximo sábado, 31 de maio, às 18h, no Salão João de Deus do Lar Espírita Luz e Amor: Rua Castro Alves, 165, Conceição.  O evento contará com a participação musical de MV Som.  Os organizadores pedem, para os que puderem, a doação de alimentos não perecíveis ou material de higiene pessoal em prol da Transitória Casa do Caminho.  Informações pelo telefone (11)4056-2003.
Franca – O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Informações pelo telefone (16)99126-1010.
– O 1o Encontro Francano do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado neste domingo, 25 de maio, a partir das 9h, no Centro Espírita José Marques Garcia (Hospital Allan Kardec): Rua José Marquês Garcia, 675, Cidade Nova.  O encontro será facilitado por Mário Gonçalves Filho.  O ESDE é uma reunião privativa de grupos, cujo objetivo é o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita utilizando as apostilas do ESDE e outros autores que enriquecem a Codificação.  O estudo segue a orientação de material elaborado pela FEB - Federação Espírita Brasileira, tanto nas sugestões didáticas quanto no conteúdo programático, e tem duração de três anos.  Entrada franca.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
Getulina – A programação de palestras do mês de maio do Centro Espírita Fé, Amor e Justiça (Rua Wenceslau Brás, 954) será encerrada na próxima segunda-feira, 26, às 20h, com Edgar Feres Filho.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarujá – Neste domingo, 25 de maio, o médium Tadeu, de Araxá, cumprirá a seguinte programação na sede da UNAERP: Av. D. Pedro, 3300, Enseada: 13h30 – telão; 14h – palestra com participação do Coral Espírita Terezinha Flôres.  Informações com Claudete pelos telefones (13)3271-9312, 98124-5060, 99706-2306 ou com Catarina, pelos telefones 3017-3274, 99748-5665, 98845-1040 ou 98141-0721.
Guarulhos – Silene Micheletti fará uma palestra sobre o tema “A importância do perdão no relacionamento” na próxima segunda-feira, 26 de maio, às 17h, na Fraternidade Espírita Maria Mãe Santíssima: Rua regente Feijó, 277, Monte Carmelo.  Informações pelo telefone (11)7890-6924.
– O Centro Espírita Semeadura de Jesus (Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192) receberá Deusa Samu para uma palestra com tema livre, no dia 26 de maio, segunda-feira, às 20h.
– A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Joanna de Ângelis (Rua São Manoel, 567, Vila Rosália) será encerrada neste domingo, dia 25, às 19h, quando Luiz Baeta estudará o tema “Do que temos medo?”.  Informações pelo telefone (11)2451-3208 ou pelo e-mail locutor@feal.com.br.
– No último domingo, 18 de maio, Rosangela Pires fez uma palestra sobre o tema “O Sesquicentenário de O Evangelho segundo o Espiritismo” no Centro Espírita Fonte Viva.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guzolândia – A 2ª Jornada da Mulher Espírita tem como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e está sendo realizada durante o mês de maio.  A programação será encerrada por Bernadete Freitas neste domingo, 25, às 20h.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Iracemápolis – João Gambara fez uma palestra com tema livre na última terça-feira, 20 de maio.  Apoio da USE Piracicaba.  Informações com Daniel pelos telefones (19)3456-1098 ou 99271-1098.
Itatiba – No último sábado, 24 de maio, às 20h, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Evoluir é simples, nós é que complicamos”, na Casa Espírita Irmãos de Assis: Rua Carlos Zeminiani, 205, Parque São Vicente.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 98284-3337 ou no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
– O Centro Espírita Casa de Emmanuel realizou o seminário Encontro de Estudos Doutrinários – “A Obsessão – origens, sintomas e curas” no último domingo, 18 de maio.  Informações pelo telefone 4538-6434.
Itu – A Associação Espírita de Voluntários de Itu Dr. Adolfo Bezerra de Menezes recebeu Izaías Claro, no último domingo, 18 de maio, para uma palestra sobre o tema “Evangelho: Luz Eterna em nossas vidas”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jacareí – O 11º. Encontro de Espiritismo em Jacareí terá como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no período de 6 a 8 de junho na Câmara Municipal.  O evento contará com a entrega da premiação do 6o Concurso de Contos e Poesias com temática espírita – Premio Jorge T. Rizzini, Feira do Livro e CD Espírita, sorteio de livros e Praça de Alimentação.  Estão confirmadas as presenças de Jairo Avelar, Marina Heck, Luiz Pellicer, Sebastiao Camargo, Afonso Moreira Jr, Pedro Campos, Allan Vilches, Heloísa Pires, Romário de A. Mello, Lygia Barbiere do Amaral e Magda L. Abreu.  A entrada é franca, mas os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível ou de um quilo de ração animal.  Informações pelo telefone (12)99123-1277 ou pelo e-mail carlosmonteoliva@gmail.com.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada durante o mês de maio.  A programação é esta:
25 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Suzete Brunelli;
26 – segunda-feira – 20h – GUECE: Jane Maiolo; Centro Espírita Chico Xavier: Suzete Brunelli;
27 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Cidinha Talhari;
28 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Jane Maiolo;
29 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Suzete Brunelli; Centro Espírita Luz e Amor: Errivaine Ferreira;
30 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Lúcia Bonilha.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Limeira – O seminário “Mocidade parceira” será realizado no dia 7 de junho, sábado, às 15h, na AEEE Francisco de Paula Victor: Rua Armindo Tank, 80.  As palestras serão “O que é o DMUSE?”, com Giselle Mendes Polins; “O jovem e o mundo”, com Sandro Cosso.  Inscrições até o dia 30 de maio nas Casas Espíritas. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lins – No último domingo, dia 18 de maio, Adeilson Salles participou de encontros com as crianças da Evangelização Infantil, juntamente com as monitoras do “Contação de Estórias”.  Em seguida, o encontro foi com os pais e evangelizadores, com o tema “A Educação como ferramenta para a evolução”.  E, finalizando as atividades, o expositor fez uma palestra sobre o tema “O jovem e o mundo atual”, com a participação dos jovens.
Lourdes – A programação do Mês Espírita do Centro de Estudos Tio Zeca, anexo à Entidade Assistencial Casa Vovó Jerônima, em junho, é esta:
4 – quarta-feira – Ismael Ângelo Cintra;
11 – quarta-feira – Marco Antonio de Souza;
18 – quarta-feira – Eduardo Alexandre Geumaro;
25 – quarta-feira – Osvaldo Magro Filho.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Lucélia – Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli farão uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si mesmo” no dia 29 de maio, quinta-feira, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec: Rua João Abílio de Menezes. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – A Comunidade Eurípedes Barsanulto (Av. Sampaio Vidal, 2110-A, Jardim Continental) comemora seu aniversário de 34 anos de fundação no mês de maio.  A programação é esta:
24 – sábado – 20h – Edgar Miguel: Amor e desapego;
31 – sábado – 20h – Alexandre Perez: Amor e cura.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita serão iniciadas nesse mês: toda quarta-feira, às 19h30, a partir do dia 21 de maio e, todo sábado, às 18h, a partir do dia 31 de maio, na Sala 5.  Inscreva-se na Livraria e reserve a sua apostila.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mailnucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Matão – Estão abertas as inscrições para o Encontro Anual Cairbar Schutel e também está, on-line, a edição de maio/14 do jornal TRIBUNA DO ESPIRITISMO.  Acesse para ver: www.institutocairbarschutel.org.
Mauá – A XXII Semana Espírita teve como tema central “Reforma íntima” e foi realizada no período de 19 a 23 de maio, pela USE Intermunicipal de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.  A programação contou com as presenças de Deusa Samú, Grupo Vocal Vozes de Bethânia, Pedro Camilo, Grupo Vocal Amigos de Eurípedes, Heloísa Pires e Coral Cantares.
– A programação de palestras do mês de maio do Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada no dia 22, quinta-feira, com a presença de Arnauldo que tratou do tema “Muitos os chamados, poucos os escolhidos”. Informações no sitewww.ceakmaua.com.br.
Nova Aliança – Jesus Carlos (Zuza) fará uma palestra com tema livre no dia 27 de maio, terça-feira, às 20h, no Centro Espírita Cairbar Schutel: Rua São Paulo, 366.
Osasco – A XV Semana Espírita de Osasco teve como tema central “Allan Kardec e as Ciências” e foi realizada no período de 17 a 24 de maio.  A programação contou com as presenças de Lúcia Nicoletti, Alejandro V. Daniel Vera, Alan Della Bella, Antônio Tavares e Astrid Sayegh.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Palestina – O Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Capitão Faria, 1520) recebeu Jesus Carlos (Zuza) com tema livre no dia 20 de maio, terça-feira, às 20h.  Informações pelo telefone (17)99189-8723.
Palmeira D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita será realizada em maio e terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Fernanda Fuga;
29 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paranapuã – O Centro Espírita Amor e Caridade está realizando a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central é “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação será encerrada por Fernanda Fuga, na próxima quinta-feira, 29, às 20h.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Penápolis – A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita Allan Kardec (Av. Luiz Osório, 1262) será encerrada no dia 26, segunda-feira, às 20h, por Sonice Pereira Nobre de Paula, com o tema “Amar ao próximo como a si mesmo”.  Informações pelo e-mail joao.marchesi55@gmail.com ou pelo telefone (18)99783-5505.
– Antônio Carlos Felcar fez uma palestra sobre o tema “A família – de Adão e Eva até os dias atuais” na última segunda-feira, 19 de maio, no Centro Espírita Dr. Mariano Dias.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na última segunda-feira, 19 de maio, Luiz Augusto de Macedo fez uma palestra sobre o tema “O bônus-hora” no “Allan Kardec”. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Peruíbe – Em maio está sendo realizado o 19º Mês Espírita de Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo, com o tema central “Saúde do Corpo e da Alma”.  A programação é esta:
26 – segunda-feira – 19h30 – Casa Espírita Lírio Celeste – Pérsio Rodrigues: O Caráter Regenerativo da Dor – harmonização: Instrumentos de Esperança;
30 – sexta-feira – 20h – Casa Espírita Nosso Lar – Eulália Bueno: Jesus, o Divino Terapeuta – harmonização: Grupo de Vozes Nosso Lar.
Informações no site www.useperuibe.com.br ou pelo e-mailuseperuibe@gmail.com.
Presidente Prudente – No período de 30 de maio a 1º de junho, será realizado o 2o Encontro Espírita que terá como tema central “Crescer à luz do evangelho”.  O evento será organizado pela USE Intermunicipal de Presidente Prudente.  A programação é esta:
30 – sexta-feira – 16h – recepção – entrega de material; 20h – apresentação do Coral Amélia Bazan; 20h30 – Agnaldo Paviani: “Amor e autoamor, avaliando nossas crenças”;
31 – sábado – 8h30 – apresentação de Sergio Santos; 9h – Lindomar Coutinho: “Falando sobre o amor”; 10h15 – intervalo; 10h45 – Ditinha Calixto: “Evangelho, Luz Eterna”; 14h – Murilo Altafine: palestra musicada; 14h30 – Pedro Bonilha: “Coisas da vida”; 15h45 – show de Evandro Oliva; 16h15 – intervalo; 16h45 – Nazareno Feitosa: “Depressão e a Terapia do Evangelho”; 20h – apresentação de Sergio Santos; 20h30 – apresentação de Paula Zamp e Gabriel; 21h – show de Evandro Oliva.
1º – domingo – 8h15 – apresentação de Paula Zamp e Gabriel; 9h – Nazareno Feitosa: “O Evangelho e a alegria de viver”; 10h15 – intervalo; 10h45 – Lindomar Coutinho: “Experiências mediúnicas com os artistas”; 12h – encerramento. 
Informações pelo telefone (18)98131-2789, no sitewww.useipresidenteprudente.com ou com José Gilson Joaquim pelo e-mailsgtogilson@hotmail.com.
Presidente Wenceslau – Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli fizeram uma palestra sobre o tema “Amar o próximo como a si” no último sábado, 24 de maio, às 20h, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Almirante Barroso, 134.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rancharia – A programação de palestras do mês de maio da Casa Espírita “Antônio Luiz Sayão” (Av. Pedro de Toledo, 755) será encerrada no dia 30, sexta-feira, às 20h, com uma Reunião da USE Intermunicipal de Rancharia. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A agenda de palestras do mês de maio no Centro Espírita Joana D’arc (Rua Allan Kardec, 828) é esta:
24 – sábado – 20h – José Samorano Subires;
31 – sábado – 20h – Roosevelt Andolphato Tiago.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ribeirão Pires – A XXII Semana Espírita teve como tema central “Reforma íntima” e foi realizada pela USE Intermunicipal de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra no período de 17 a 21 de maio.  A programação contou com as presenças de Telma Elite Yamashita, Cia de Música Maria Amélia, Orson Peter Carrara e Chaves da Luz.
Ribeirão Preto – A Associação Caminhos para o Espiritismo convida você e seus amigos para as comemorações dos 100 anos de nascimento de Herculano Pires em Ribeirão Preto.  Conhecer o pensamento e as escolhas de Herculano Pires, um dos espíritas mais importantes e influentes do século XX, é compreender o próprio Espiritismo atual.  Informações no link:
Rio das Pedras – Marcelo Filippini fará uma palestra na próxima quarta-feira, 28 de maio, na Rua Marcio Tavares, 236.  Apoio: USE Piracicaba.  Informações com Daniel pelos telefones (19)3456-1098 ou 99271-1098.
Rio Grande da Serra – No último domingo, 18 de maio, o Centro Espírita Caminho da Luz encerrou a XXII Semana Espírita com a palestra “Conhece-te a ti mesmo”, proferida por Kátia Penteado e com uma apresentação musical de Allan Vilches.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Albertina – O Centro Espírita Maria de Nazaré realiza a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central é “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  O encerramento será na próxima quarta-feira, dia 28, às 20h, com a presença de Bernadete Freitas.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santa Fé do Sul – No último sábado, 24 de maio, às 20h, Jane Maiolo fez uma palestra sobre o tema “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”, no Centro Espírita José Alves Tosta.  O evento fez parte da 2ª Jornada da Mulher Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – Anete Guimarães programou três palestras na cidade.  São elas:
28 – quarta-feira – 20h – Associação Espírita Raio de Luz: Rua Maria Antonieta, 97;
31 – sábado – 16h – Grupo Assistencial Espírita Joanna de Ângelis: Rua Cel PM Celestino Henrique Fernandes, 420 – tema: “Educar para transformar”;
3/6 – terça-feira – 20h – Centro Espírita O Consolador: Rua do Bosque, 306.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A IV Jornada da AME-ABC terá como tema central “Sexualidade e espiritualidade na visão médico-espírita” e será realizada no próximo sábado, 31 de maio, no Anfiteatro do Hospital Estadual Mario Covas: Rua. Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso. A programação completa é esta: 8h: recepção; 8h30: Abertura do evento e apresentação cultural; 9h: Fernando Sansone - Sexo e vida: energia criadora na visão médico-espírita; 10h: intervalo; 10h30: Maria Heloisa Bernardo - Sexualidade: aspectos emocionais e espirituais. Repercussões familiares e profissionais; 11h30: Mesa de debate; 12h15: almoço; 14h: Integração; 14h15: Andrei Moreira - Temas polêmicos do sexo na heterossexualidade e na homossexualidade; 16h15: Mesa de debate: 17h: sorteio e encerramento.  O investimento é de R$20,00 e as inscrições podem ser realizada no site http://www.ameabc.org.br.  Informações pelo telefone (11)2897-0267 com Eliete.
– O Grupo Chaves da Luz fará uma apresentação musical na próxima quinta-feira, 29 de maio, às 19h30, no Centro Espírita Jesus no Lar: Rua Clélia, 942, Vila Pires.  Haverá vendas de CD.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Richard Simonetti fará duas palestras na cidade.  No dia 30 de maio, sexta-feira, às 20h30, falará no Centro Espírita Joanna de Ângelis: Rua Cel PM Celestino Henrique Fernandes, 420, Jardim do Sol.  No sábado, 31 de maio, às 15h, se apresentará na Casa Assistencial Espírita Geraldo Ferreira: Rua Barão do Rio Branco, 430, Vila Eldízia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de maio no Grupo Assistencial e Filantrópico Joanna de Ângelis (Rua Cel. PM Celestino Henrique Fernandes, 420) é esta:
26 – segunda-feira – 20h30 – Rosângela: “A Figueira Seca”;
29 – quinta-feira – 14h30 – Flávio: “Como seguir e exemplificar os ensinamentos de Jesus”; 20h30 – Celso: “Afinidade e sintonia”;
30 – sexta-feira – 20h30 – Richard Simonetti: “Tema Evangélico”;
31 – sábado – 16h – Anete: “Educar para transformar”.
Informações com Ademir Mendes pelo e-mail ademir.comunica@gmail.com.
– O curso de “Mediação de conflitos” está sendo realizado nos dias 24 e 31 de maio, sábados, das 9h às 13h, na sede do Centro Universitário Anhanguera.  O curso é uma realização do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. Informações no site www.imab-br.net.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– A USE Municipal de Santo André (Rua Chuí, 801, Vila Pires) realiza o curso “Formação de expositores”, com coordenação de José Juvêncio S. Junior.  O cronograma de aulas é este: 25 de maio, 1º e 8 de junho, domingos, das 9h às 12h.  Inscrições pelo e-mail use_stoandre@ig.com.br.
– O 6º Humanizar do ABC terá como tema central “Emoções que curam” e será realizado neste domingo, 25 de maio, no Lar de Maria – Fraternidade Espírita Casa de Maria: Rua Dino Bueno, 228, Vila Scarpelli.  A programação completa é esta: 8h – recepção e prece; 8h30 – João Lourenço Navajas: “Emoções que curam – 1ª Parte”; 9h30 – café afetuoso; 10h30 – “Emoções que curam – 2ª Parte”; 11h30 – Eugenivaldo Silva Fort: “É tempo de Amar”; 12h30 – avaliação e prece final. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neste domingo, 25 de maio, às 19h, o Grupo Evangélico Espírita O Samaritano (Rua Itaguassu, 671, Vila Vivaldi) receberá Crys para uma palestra sobre o tema “O corpo que você tem é o melhor para você”. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Casa da Solidariedade e Beneficência (Rua Siqueira Campos, 102) receberá Luiz Fernando Lopes para uma palestra sobre o tema “Minha Família, o Mundo e eu”, neste domingo, 25 de maio.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No dia 22 de maio, quinta-feira, Allan Vilches fez uma apresentação musical no Centro Espírita Joanna de Ângelis.   Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 18 de maio, foi realizada a Jornada da Mulher na sede da Sociedade Espírita José Bueno.  O evento foi uma realização da USE/Santo André e contou com uma palestra musicada de Vansan.  Informações no sitehttp://vansancantor.com/.
Santo Antônio do Jardim – No último sábado, 24 de maio, às 20h, Cristina Helena Neves Bertuzzi fez uma palestra sobre o tema “A família à luz da reencarnação” no Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Tobias: Rua João de Luca Neto, 30.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos – Os expositores do mês de junho no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312) são estes:
2 – segunda-feira – 20h – Andréa Verni (Apresentação da Evangelização e Mocidade);
3 – terça-feira – 15h – Ângela;
9 – segunda-feira – 20h – Margarete;
10 – terça-feira – 15h – Celina;
16 – segunda-feira – 20h – Altivo Ferreira;
17 – terça-feira – 15h – Rita Guedes;
23 – segunda-feira – 20h – Paulo Roberto;
24 – terça-feira – 15h – Paulo Roberto;
30 – segunda-feira – 20h – Hélcio.
Informações pelo e-mail boletim@ismeniadejesus.org.br.
– O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– Os expositores do mês de maio no Centro Espírita “Ismênia de Jesus” – Casa dos Pobres (Rua Campos Melo, 312) são estes:
26 – segunda-feira – 20h – Célia Justo;
27 – terça-feira – 15h – Paulo Roberto.
Informações pelo e-mail boletim@ismeniadejesus.org.br.
– O CIPEI – 2014: Curso Intensivo de Preparação de Evangelizadores de Infância será encerrado no dia 31 de maio, sábado, das 14h30 às 19h, na sede do Centro Espírita Ismênia de Jesus: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  Podem participar espíritas, maiores de 18 anos, que tenham interesse na tarefa de evangelização espírita infantil.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Bernardo do Campo – Manolo Quesada fará uma palestra com tema livre neste domingo, 25 de maio, às 9h, no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117, Ferrazópolis. Manolo fará uma palestra sobre o tema “As crianças que devemos ser” no próximo sábado, 31 de maio, às 14h, no Grupo de Estudos Espíritas Dr. Eduardo Monteiro: Rua Vera Cruz, 386, Jardim Hollywood.  Informações pelos telefones (11)5611-4554 ou 98284-3337 ou no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
– Deusa Samú fará uma palestra no próximo domingo, 1º de junho, às 19h, no Centro Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154. Informações no sitehttp://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– O seminário “Espiritismo sem limites – um chamado para a vida” (Aborto) foi coordenado por Carlos de Paula, Luciana de Lima Galvão, Maria Heloisa Bernardo e realizado no último sábado, 24 de maio, das 15h às 19h, no Centro Espírita Emmanuel: Ria Humberto de Campos, 117.  Informações pelo e-mailcontato@emmanuel.org.br ou nos sites www.emannuel.org.br ouwww.conesbc.org.br.
– Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra na Fraternidade Assistencial Seara de Luz no dia 22 de maio, quinta-feira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No dia 22 de maio, quinta-feira, Vansan fez uma palestra musicada na Fraternidade Espírita Francisco de Assis.  Informações no sitehttp://vansancantor.com/.
São Caetano do Sul – Crys fez uma palestra com tema livre no dia 22 de maio quinta-feira, na União Espírita Luz da Fraternidade. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Carlos – A Sociedade Espírita Obreiros do Bem (Rua Vivaldo Lanzoni, 200) realizou o 1º Seminário para os Jovens no último sábado, 24 de maio, das 15h às 18h.  O evento contou com a presença de Sergio Vinicius Grande, que fez uma palestra sobre o tema “Espiritismo e Vida: reflexões sobre o mundo atual”. Informações no site www.obreisodobem.com.br ou pelodivulgacao@obreirosdobem.com.br.
São Francisco – No mês de maio o Centro Espírita Francisco Xavier está realizando a 2ª Jornada da Mulher Espírita, cujo tema é “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação será encerrada no próximo sábado, dia 31, às 20h, por Iara Monteiro.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São João da Boa Vista – Ismael Batista da Silva coordenará o seminário “Desmistificando as influências espirituais” no próximo domingo, 1o de junho, das 9h às 12h, no Grupo Irmão Joseph: Rua Bernardino de Campos, 485. 
São José do Rio Preto – Vansan fará uma palestra musicada neste domingo, 25 de maio, às 9h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Benedito Gagliardi, 291, Romano Calil.  Na próxima segunda-feira, 26 de maio, às 20h, Vansan se apresentará no Centro Espírita Jerônimo Mendonça: Rua Argemiro Acaiba Toledo, 250, Cidade Jardim.  O dia 28 de maio, quarta-feira, às 20h, foi reservado pelo cantor para a Associação Espírita Cirineia: Rua José Pedro Salomão, 332, São Deocleciano. A Associação Espírita Rancho de Luz Paulino (Rua Maria da Encarnação Ferreira, 365, Solo Sagrado) receberá Vansan no dia 29 de maio, quinta-feira, às 20h.
– O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Encontro Fraterno da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo com os Representantes das USE’s Regional e Intermunicipal de São José do Rio Preto e das Intermunicipais de Catanduva e Nhandeara, se deu no último domingo, 18 de maio.  Participaram representantes das cidades: Cândido Rodrigues, Catanduva, Catiguá, Fernando Prestes, Itajobi, Irapuã, Novais, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Sales, Santa Adélia, Tabapuã e Urupês, Floreal, Gastão Vidigal, Macaubal, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Planalto, Poloni, Adolfo, Américo de Campos, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Cosmorama, Guapiaçu, Dumont, Ibirá, Icem, Jaci, José Bonifácio, Magda, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Orindiúva. Palestina, Paulo de Faria, Pontes Gestal, Potirendaba, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, União Paulista, Tanabi e Uchoa.  Representando a USE Estadual estiveram presentes: Neyde Schneider, Mauro A. Santos, José Silvio Gaspar, Rosana Gaspar e Rubens Toledo. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Pedro – Alan Diniz Souza coordenará o seminário “Diz Kardec em Obras Póstumas” no próximo sábado, 31 de maio, das 14h às 17h, Centro Espirita Allan Kardec: Rua Pedro Turatti, 287.  Apoio: USE Piracicaba.  Informações com Daniel, pelos telefones (19)3456-1098 ou 99271-1098 ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Vicente – Neste domingo, 25 de maio, às 19h30, Deusa Samú fará uma palestra com tema livre no Centro Espírita Sementes de Luz: Rua João Ramalho, 165.  Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sorocaba – O Curso de Passes será realizado todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30, até o dia 27 de novembro, na sede da AME: Rua Tamandaré, 116, Salão Térreo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Tupã – O Seminário “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” foi realizado no último sábado, 24 de maio, das 14h às 19h, na Casa da Prece Chico Xavier / Casa do Garoto: Rua Irmã Amália, 120. O evento contou com as presenças de Izaías Claro, Moacyr Camargo e Elaine Aldrovandi.  Informações:seminarioevangelho@gmail.com.
Urânia – No mês de maio o Centro Espírita Ponto de Luz realiza a 2ª Jornada da Mulher Espírita que tem como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
25 – domingo – 19h30 – Célia Araújo;
28 – quarta-feira – 20h – Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Urupês – Na próxima terça-feira, 27 de maio, às 20h, Vansan fará uma palestra musicada no Centro Espírita Matheus: Rua Avelino A Izique, 758.
Tocantins
Palmas – No próximo domingo, 1º de junho, das 8h às 12h30, o Grupo Espírita Adolfo Bezerra de Menezes (Quadra 1204 SUL APM 8, Alameda 2 com 3) realizará o seminário “A Dinâmica Familiar e seus desafios”, que será coordenado por Elydia Monteira.  Informações no site www.geabem.com.
Araguaína – O 3º Congresso Espírita do Estado de Tocantins terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo” e será realizado no período de 12 a 14 de setembro no Glamour do Lago.  O evento é uma realização da FEETINS e contará com as presenças de Afonso Chagas Corrêa, Divaldo Pereira Franco, Lacordaire Abrahão Faiad e Suely Caldas Schubert.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de agosto no sitewww.congresso.feetins.org.br.
– O 2232o Encontro Fraterno Auta de Souza foi realizado no final de semana, dias 17 e 18 de maio, no Centro Espírita Fraterno Eurípedes Barsanulfo. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Gurupi – Nos dias 6 de junho, 5 de setembro e 12 de dezembro, sextas-feiras, às 17h30, os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes poderão acompanhar o grupo de estudos “O Livro dos Espíritos” nas visitas às cidades de Crixás e Aliança do Tocantins. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Leila Ramos e José Teixeira coordenaram o seminário “Mediunidade: desafios e bênçãos” no último final de semana, dias 17 e 18 de maio, no Centro Espírita Bezerra de Menezes. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações no site:  www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Peixe – No próximo sábado, 31 de maio, das 14h às 18h, Ana Mary e Vanja Maria coordenarão o seminário “Jesus e o Evangelho” no Centro Espírita Bezerra de Menezes.  Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Porto Nacional – O 1º Acamparte será realizado no próximo final de semana, dias 31 de maio e 1o de junho, na Chácara do Sr. Romário Leobas, pai da evangelizadora do III Ciclo da FEETINS, Valéria Leobas, no Parque das Ilhas: BR 050, km 10, direção Porto – Silvanópolis.  Poderão participar os Grupos de Juventude Espírita das seguintes cidades: Palmas (FEETINS, Grupo Espírita Bezerra de Menezes e Centro Espírita Caminho de Luz), Porto Nacional (Centro Espírita Caminheiros de Jesus), Paraíso (Centro Espírita Allan Kardec) e Miracema (Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo).  A programação é esta:
31 – sábado – 13h: Organização do ambiente – Responsável: Juventude do Centro Espírita Caminheiros de Jesus – Porto Nacional; 15h – Saída das Caravanas para Porto Nacional; 17h: Recepção no local do evento – Juventude do Centro Espírita Caminheiros de Jesus – Porto Nacional – Atividades: Fotos ao pôr do sol – Responsável: Paulo Pércio Quintanilha – FEETINS; Hidroginástica – Responsável: Jamison – Caminheiros de Jesus; Recreação/integração - Responsável: Valéria Leobas – FEETINS; 19h: Jantar – Responsável: Trabalhadores do Centro Espírita Caminheiros de Jesus– Porto Nacional; 20h: Karaokê – Responsável: Raul Vilares – FEETINS; 21h – Festa Temática - Responsável pela ornamentação: Valéria e Jane – Centro Espírita Caminheiros de Jesus – Porto Nacional; 23h – Recolhimento e Prece;
1º – domingo – 8h: Café da manhã – Trabalhadores do Centro Espírita Caminheiros de Jesus – Porto Nacional; 9h: Oficinas de Arte (Estudo de Arte Espírita e Prática): Oficina de Bonsai – Responsável: César Irgang e Jéssica Borges; Patchwork – Responsável: Giovanni Brum e Maria Clara Chaves; 10h: Lanche – Responsável: Juventude Espírita FEETINS; 10h30: Continuação das Oficinas (preparação de um musical): Oficina de Música – Responsável: Grupo Boa Nova – FEETINS; Teatro – Responsável: Taciano Ferreira e Leandro Gomes (Centro Espírita Bezerra de Menezes – Gurupi; 13h: Almoço – Juventude Espírita FEETINS; 14h30: Apresentação do Musical; 16h: Encerramento; 16h30: Organização do ambiente e Preparação para retornar – Responsável: Todas as Juventudes; 17h – Retorno das caravanas.
Informações com Júlia Brum, pelo telefone 9215 9757 e Paulo Pércio, 8453 0606.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.
http://www.oconsolador.com.br/ano8/364/movimentoespiritabrasileiro.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário