a partir de maio 2011

sábado, 3 de maio de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-03-05-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


 Distrito Federal
Brasília – Nos dias 26 e 27 de abril, na sede da FEB em Brasília, houve a instalação do Conselho das Entidades Espíritas Especializadas da FEB. Presentes os representantes das Entidades fundadoras: Danilo Carvalho Villela e Eloy Carvalho Villela (Cruzada dos Militares Espíritas); Marlene Rossi Severino Nobre e Gilson Luís Roberto (Associação Médico-Espírita do Brasil); Cláudio Miranda Marins e João Batista de Mendonça (Associação Brasileira de Artistas Espíritas); Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires Noeval Quadros (Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas); Sandro Moreira Alves, Eurípedes Alves Barbosa e Waldir Antonio Silves-
tre (Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas do Brasil); Tiago Cintra Essado e Hélio Ribeiro Loureiro (Associação Jurídico Espírita do Brasil); Marcelo Henrique Pereira e Cleudivan Silva (Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo); Ercília Pereira Zilli Tolesano e Gilda Andrade (Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas); como convidado: Célio Alan Kardec de Oliveira, presidente da Organização Social Cristã Espírita André Luiz. Da mesa de abertura, participaram o presidente da FEB e do CNE, Antonio Cesar Perri de Carvalho, os diretores da FEB Célia Maria Rey de Carvalho, João Pinto Rabelo, José Valdo de Oliveira e Roberto Fuina Versiani; e como representante das Entidades Especializadas, Danilo Carvalho Villela. Como apoio se encontravam membros da Secretaria Geral do CFN e, como visitantes, os integrantes da equipe da Secretaria Geral do CFN: José Antonio Luís Balieiro, Aston Brian Leão e Edimilson Nogueira.
Atendendo à Pauta, foram eleitos os membros da equipe de gestão do CNE: Secretário Geral - Tiago Cintra Essado; 1º. Secretário - Marcelo Henrique Pereira; 2º. Secretário - Ercília Pereira Zilli Tolesano; no caso do presidência do CNE, esta é exercida pelo presidente da FEB, que indicou como Secretária Executiva: Elisabete Silva Martinez. Foi estabelecido um Plano de Ação em torno dos eixos temáticos: Direito e Acompanhamento Legislativo; Saúde e Espiritualidade; Educação; e Comunicação. As Entidades fizeram relatos de suas atividades. O Conselho Diretor e a Diretoria Executiva da FEB, em reunião conjunta realizada no dia 24/2/2014, aprovaram a criação e o Regimento Interno do CNE da FEB, como órgão de Apoio e Orientação Técnica da FEB. Agora, as reuniões do CNE serão efetivadas à parte e dois dirigentes do CNE-FEB participarão, como convidados e relatores das mesmas, nas Reuniões do Conselho Federativo Nacional da FEB. A próxima reunião do CNE-FEB foi agendada para março de 2015. Informações: diretoria@febnet.org.br
– A Federação Espírita Brasileira (SGAN, conjunto F, Av. L2 Norte, Asa Norte, sala Boa Nova, sl 406) realiza um Ciclo de palestras de “Física e Espiritismo: Paralelos e Convergências”, em 2014, com Arismar Leon.  No mês de maio o encontro será no dia 5, segunda-feira, às 20h, com o tema “Os Filósofos Gregos- parte II: O pensamento Helênico e suas implicações religiosas e científicas atuais”. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
- Realizou-se no dia 25 de abril, das 20 às 22h, na sede da FEB em Brasília, o seminário “Educação & Atividades Espíritas”, que foi ministrado pelos convidados Helder Boska (SC) e  Marco Leite (DF), sob a coordenação de Maria de Lourdes Pereira de Oliveira (vice-presidente da FEB). Helder Boska é um dos organizadores do livro “Conviver para amar e servir” (FEB Editora). Informações: diretoria@febnet.org.br                      
 
 Alagoas
Maceió – A Federação Espírita do Estado de Alagoas encerrou o 2º Congresso Espírita Alagoano no último domingo, 27 de abril, no Centro de Convenções de Maceió.  O tema central desta edição foi “Sob a Luz do Evangelho – Vinde a mim... Consegues ir?”.  A programação contou com as presenças de Haroldo Dutra, Alberto Almeida, Simão Pedro, Wagner Paixão, Aline De Carli, Jilvon Barros.  Informações no site congressoespiritalagoano.com.br.
 
 Bahia
Salvador – Divaldo Pereira Franco coordenará o seminário “Compromissos de amor” neste domingo, 4 de maio, das 8h30 às 13h30, no Centro de Convenções da Bahia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
– A Associação Espírita Cristã André Luiz recebeu Ricardo Carvalho para tratar do tema “Documentário: Jesus e Kardec” na segunda-feira, 28 de abril, às 20h.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ilhéus – O 16º Enconespe: Encontro da Esperança teve como tema central “Espiritismo responde...” e foi realizado no último final de semana, dias 26 e 27 de abril, no Centro Espírita Porto da Esperança.  A programação contou com as presenças de Jacob Melo, Ary Quadros, Lindomar Coutinho e Agnaldo Paviani.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo Antônio de Jesus – No último domingo, 27 de abril, Suzi Barboni fez uma palestra sobre o tema “Constelação Familiar” na Sociedade de Educação Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Vitória da Conquista – A União Espírita de Vitória da Conquista encerrou o 14º Encontro Espírita no último domingo, 27 de abril, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis.  No mesmo período, foi realizado o 9º Encontro Espírita no Centro Espírita Caminho da Luz.  O tema desta edição foi “Muitos os chamados e poucos os escolhidos”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Ceará
Fortaleza – No último domingo, 27 de abril, foi realizado o XIV MOARJE – Momento de Arte Juvenil Espírita, que teve como tema “Fazendo ao próximo o que gostaria para mim”.  Informações pelos telefones (85)3212-1092 ou 8897-5946.
 
 Espírito Santo
Colatina – No último domingo, 27 de abril, Anete Guimaraes fez uma palestra sobre o tema “Entendendo suas vivências passadas” na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
 
 Maranhão
Santa Inês – O seminário “Trabalhadores espíritas na prevenção e superação da dependência química, depressão e suicídio” foi encerrado no último domingo, 27 de abril.  O evento fez parte da Prevenção da Dependência Química, e foi organizado pela Federação Espírita do Maranhão, realizado pelo Departamento da Infância e Juventude e do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Informações no site www.femar.org.br.
 
 Mato Grosso
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso.  O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso. Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mail feemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
 
 Mato Grosso do Sul
Campo Grande – O II Encontro das Associações Médico-Espíritas do Centro-Oeste e o IX Congresso Nacional dos Departamentos Acadêmicos das Associações Médico-Espíritas foram realizados no período de 1º a 3 de maio, no Colégio Militar de Campo Grande.  O tema desta edição foi “Construção da Saúde Integral: Amor e Ciência trabalhando juntos”.  Os eventos são realizados pela AME Brasil, AME de Mato Grosso do Sul, DA AME BR e DA AME MS.  A programação contou com as presenças de Irvênia Prada, Giancarlo Luchetti, Décio Iandoli Junior, Marlene Nobre, Andrei Moreira, José Roberto, Luiz Augusto dos Santos, Ordylette Penque, Rodolfo Furlan Damiano, Arthur Fernandes, Leandro Santos Franco, Daniele Corcioli, Antônia Marilene, Roseney Bellato, Luís Gustavo Andrade, Jorge Daher, Marcelo Cury e Rafael Latorraca. Informações no site http://daame.com.br/apresentacao-da-ame-br/.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro. Informações no site ameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
– A Casa de Caridade Herdeiros de Jesus (Rua Sete Lagoas, 274, Bonfim) realizará no dia 25 de maio, domingo, duas atividades especiais.  Às 15h será apresentada a peça “Mesas girantes” pelo grupo da Mocidade Espírita Paula de Jesus e, em seguida, a partir das 16h, será realizado o seminário “Chico Xavier” com John Harley.  Os organizadores solicitam que todos façam doação de água sanitária, detergente e sabão em pó.  Inscrições no sitewww.herdeirosdejesus.org.br/noticiais/seminarios ou pelo telefone (31)3444-7222.
– O II Encontro Educar com Artes teve como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e foi realizado no último domingo, 27 de abril, na Fraternidade Espírita Irmão Anselmo, pelo Semear: Grupo de Arte Espírita. Contou com vendas de artesanatos e artigos de arte.
– Na última sexta-feira, 2 de maio, foi realizado o Show Seresteiro do Evangelho com Zé Bento, Marília & Filhos, na Biblioteca Pública de Minas Gerais, Teatro José Aparecido de Oliveira.  O evento contou com as participações Especiais de Cidinha e Toninho.  Toda a renda deste evento foi destinada para a Casa da Acolhida de Esmeraldas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Barbacena – A programação de palestras do mês de abril na SELUZ: Sociedade Espírita A Caminho da Luz foi encerrada na última terça-feira, dia 29, com a presença de José Luiz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Juiz de Fora – A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo site www.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail para radioevoluir@gmail.com. A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Sacramento – Neste domingo, 4 de maio, às 15h, Tiago Zanqueta fará uma palestra sobre o tema “Mediunidade e doutrina” no Centro Espírita Fé e Amor, na Fazenda Santa Maria.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Uberaba – O Centro Espírita Caminho da Verdade (Rua Engenheiro Evaristo de Paula Felicíssimo, 72, Quinta da Boa Esperança, atrás da Fornace Pizzaria) completou 52 anos de sua fundação no dia 8 de abril.  Para comemorar seu aniversário foi organizada uma jornada de palestras, em todas as terças-feiras do mês de abril, às 19h30.  A programação foi encerrada no dia 29, com a participação de Alaor Borges Júnior.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Novas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo e-mail apoio esde.gecs@gmail.com, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado, 288, Edifício Fausto Salomão, sala 4, telefone: 3312 8327) ou na Banca do Livro Espírita Maria Dolores (Praça Henrique Kruger, 60, telefone 3316-6050).  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 1º Encontro Regional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo será realizada no dia 17 de maio, sábado, no Auditório da FUNEPU: Av. Getúlio Guarita, 331 e no Centro Educacional da UFTM: Av. Getúlio Guarita, 159.  As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas por meio do sitehttp://www.lihpe.net/.
 
 Paraíba
João Pessoa – No dia 29 de abril, terça-feira, Suely Cavalcanti Dias participou do Ciclo de Debates “Uma síntese da interação entre matéria e espirito” no Auditório do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley. O evento foi realizado pela Associação Médico-Espírita.
 
 Paraná
Curitiba – No último domingo, dia 27 de abril, Maria Aparecida Vieira fez palestra sobre o tema "A paciência" no Teatro da FEP.
- Cleber Pertel fará palestra sobre o tema "Maria, Mãe de Jesus" no Teatro da FEP Alameda Cabral, 300, no dia 11 de maio de 2014, com inicio às 10h.
- Mary Ishiyama fará o Seminário "Como divulgar a Doutrina Espírita" no  Auditório da Sede Histórica da FEP na Alameda Cabral, 300 nos dias 14 e 15 de maio das 19h30 a 21h00.
- No dia 17 de maio, das 13h às 19h30, Danilo Allegretti e Marli Sokoloski ministram a 8ª aula do curso de Qualificação de Trabalhadores da Mediunidade, na sede da FEP.
Arapongas – Allan Vilches fará palestra musical na Casa Espírita A Caminho da Luz, na Rua Corruíra, 415, no dia 14 de maio, às 20h.
Balsa Nova – Sandra Della Pola coordenou o "Curso Qualificação do Trabalhador Espírita" no Recanto Lins de Vasconcellos, no último final de semana, dias 26 e 27 de abril.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promove todas as quartas-feiras palestras em sua sede, com palestrantes convidados.  O ciclo foi encerrado no dia 30, com Vitor Hugo Almeida. Informações no site:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec promove em maio, em sua sede na Rua Pará, 292, seu tradicional ciclo de palestras, às quartas-feiras, a partir das 20h30, com a participação dos seguintes palestrantes:
  • dia 7, Célia Xavier de Camargo (Rolândia, PR)
  • 14, Miguel de Jesus Sardano (Santo André, SP)
  • 21, Sônia Janene (Londrina, PR)
  • 28,  Dorotheia Cristina Ziel Silveira (Londrina, PR).
– Realiza-se no dia 10 de maio, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec, o 15º Encontro José Soares Cardoso, com a participação de cantores, declamadores e outros artistas da região.

Jaguapitã
 – Esteve em curso no Centro Espírita Emmanuel, na Rua Maranhão, 330, o Mês Espírita de Jaguapitã, que se encerrou no dia 30 de abril, com palestra proferida por Marcelo Seneda, de Londrina.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Londrina – Vitor Hugo F. de Almeida fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, neste domingo, dia 4 de maio, às 9h30.
– Está-se realizando neste final de semana, dias 3 e 4 de maio, no Colégio São José, no Jardim Leonor, o 2235° Encontro Fraterno Auta de Souza, uma realização do Núcleo Espírita Chico Xavier e Sociedade de Divulgação Espírita Maria de Nazaré.
– Realizou-se no último domingo, 27 de abril, no Lar das Vovozinhas Gilda Marconi e no Lar dos Vovôs, o CONARTE, com apresentações musicais feitas por grupos de Londrina e região.  A comissão organizadora realizou uma campanha de fraldas geriátricas tamanhos G e GG, que as pessoas de boa vontade puderam entregar nos locais do evento, no dia da apresentação.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Flávio Navarro Fernandes ministrou no último domingo, 27 de abril, o seminário "Bem-aventurados os que têm o coração puro", no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves.
– Luiz Claudio de Assis Pereira fez palestra sobre o tema "Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo", no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no dia 3 de maio, sábado, às 14h.
– Dogomar Ferraz dos Santos fez palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no último sábado, 3 de maio, 14h30.
- Angélica Araújo fará palestra sobre o tema "O papel da mulher na sociedade moderna" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 6 de maio, às 9 horas.
- Dilermando Massei fará palestra sobre o tema "Maria de Magdala" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 6 de maio, às 16 horas.
- Marco Aurélio Batyras fará palestra sobre o tema "Bem-aventurados os aflitos" no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no dia 10 de maio, às 14 horas.
- José Roberto G. de Carvalho fará palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 10 de maio, às 14h30.
- Júpiter Villoz Silveira fará palestra sobre o tema "As mães" no Centro Espírita Amor e Caridade, na Rua Jayme Americano, 728, no dia 10 de maio, às 20h.
- Geraldo Saviani fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 11 de maio, às 9h30.
- Antônio Martins Júnior fará palestra sobre o tema "Estudos da vida de Jesus" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, no dia 11 de maio, às 9h45.
- Leonardo Cassanho Forster fará palestra na Casa Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42, no dia 11 de maio,  às 10h.
- Marinei Ferreira de Rezende fará palestra sobre o tema "A missão de Maria de Nazaré" no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 13 de maio, às 9h.
- Allan Vilches fará palestra musical no Centro Espírita Nosso Lar, no dia 13 de maio, às 16h.
- Allan Vilches fará palestra musical no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 13 de maio, às 20h.
- Allan Vilches fará palestra musical no Centro Espírita Nosso Lar, no dia 16 de maio, às 18h30.
Mandaguari – Allan Vilches fará palestra musical na União Espírita Allan Kardec, na Rua Lins de Vasconcelos, 185, no dia 15 de maio, às 20h.
Maringá – Maria Leonildes Mees Rabel coordenará o seminário “A tarefa da irradiação no Centro Espírita” no dia 10 de maio, sábado, das 15h às 19h, na Associação Espírita de Maringá – AMEM: Av. Paissandu, 1156.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Piraquara – Maria Leonides Mees Rabel ministrou o seminário "Atendimento Fraterno Através do Diálogo" no Centro Espírita Jardim Estrela, na Rua Richard Lickfeld, 958, no dia 3 de maio, sábado, das 17h às 21h.
Rolândia – José Lázaro Boberg fará palestra na Casa da Prece Chico Xavier, na Rua Alfredo Moreira Filho, 574, no dia 5 de maio, às 19h30.
- Allan Vilches fará palestra musical na Casa da Prece Chico Xavier, no dia 12 de maio, às 19h30.
 
 Pernambuco
Recife – O seminário “O Espírito no Tempo” será realizado no dia 18 de maio, domingo, no Auditório Tabocas – Centro de Convenções de Pernambuco.  A programação contará com as participações de Heloísa Pires: “O Homem no Seu Tempo”; Dora Incontri: “O Ser e a Educação no Tempo”; Wilson Garcia: “O Homem Além do Seu Tempo” e Gesler Carlos West: “O Ser e Sua Ação no Tempo”.  O evento é uma realização do Grupo Espírita Seara de Deus.  Informações e inscrições pelos telefones (81)3424-7382, 3432-4606 ou 3434-1128 ou, ainda, pelo e-mail searadedeus@searadedeus.org.
– No último domingo, dia 27 de abril, a Federação Espírita Pernambucana promoveu palestra em comemoração aos 150 anos de lançamento de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, obra magistral da Doutrina Espírita, organizada pelo Codificador Allan Kardec e que tem, como papel fundamental, resgatar as Máximas Morais deixadas por Nosso Mestre Jesus Cristo.  A palestra foi realizada nas dependências da FEP, ficou a cargo de Bruno Tavares e teve como tema “Jesus, o Primeiro Consolador. O Espiritismo, o Segundo”.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Neste domingo, 4 de maio, das 9h às 12h30, Velocino Camargo coordenará o seminário “A convivência na Casa Espírita” na Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo: Rua Gazeta da Tarde, 235, Taquara.  Informações pelo telefone (21)2446-8108 ou pelo e-mail ceeb@ceeb.org.br.
– A 2ª Marcha da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto será realizada na próxima segunda-feira, 5 de maio, às 14h, na altura da Rua Miguel Lemos, Praia de Copacabana.  O evento será organizado pelo Movimento da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto.  Informações: e-mailcidadaniapelavidabsbrj@gmail.com, site www.brasilsemaborto.com.br ou pelos telefones (21)99684-7888 ou 99176-8583.
– Na próxima sexta-feira, 9 de maio, às 12h, Luiz Carlos Formiga fará uma palestra sobre o tema “Reencarnação” no Pavilhão João Lyra Filho, BI, F, Auditório 93, Maracanã.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 1º Encontro de Saraus da Ilha do Governador – Concurso de Poesias – terá como tema das poesias: “Elbe de Holanda”, no dia 31 de maio, sábado, das 16h às 20h, na Lona Cultural Renato Russo: Parque Manuel Bandeira, Cocotá, Ilha do Governador.  Inscrições até o dia 15 de maio. Condição: só poderão participar poetas/poetisas residentes na Cidade do Rio de Janeiro.  A premiação para os 1º, 2º e 3º lugares: Troféus e mais um pequeno Banner contendo sua poesia, autor, a classificação da mesma e certificado de participação.  Os demais classificados, do 4o até o 20º lugares: Diploma de participação.  Poderão ser dadas medalhas para “Menções Honrosas” e “Menções Especiais”.  Informações no linkhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Elbe_de_Holanda.
– O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca. As inscrições podem ser feitas no site www.henriquefernandes.com.br.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC). Informações nos siteswww.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.com ou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
– Álvaro Chrispino fará uma palestra sobre o tema “Família” no dia 8 de maio, às 19h, quinta-feira, no CEERJ: Rua dos Inválidos, 182, Centro.  Na ocasião será realizada uma sessão de autógrafos do livro “Família, Juventude e educação”.  Informações pelo telefone (21)2224- 1244.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro. Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – O Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Meira Junior, 90, Bairro União) recebeu Marcus de Mário no último domingo, dia 27, para tratar do tema “O Essencial é invisível aos olhos”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Duque de Caxias – O Mês Espírita de Duque de Caxias foi realizado em abril.  A programação foi encerrada no último domingo, 27, com a presença de Humberto Portugal que tratou do tema “Sede perfeitos – Como trilhar os caminhos para transformação moral nos tempos modernos?”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 27º Encontro Espírita sobre a Vida e Obra de Léon Denis teve como tema central “Crenças e Negações” e foi realizado no último domingo, 27 de abril, no Centro Espírita Bezerra de Menezes.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de abril do Grupo Espírita Trabalhadores Humildes – GETH – foi encerrada na última terça-feira, 29, quando Simone Coelho trabalhou o tema “Gratidão”.   Informações no sitewww.facebook.com.br/GETH1959.
Macaé – Frank Sales fez uma palestra sobre o tema “Tormentos voluntários” no dia 27 de abril, domingo passado, às 19h30, no Lar Francisco de Assis. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Niterói – O 13o Feirão Beneficente Pró Casa Maria de Magdala em prol do Hospital Beneficente para Adultos e Crianças com AIDS será realizado no dia 25 de maio, das 9h às 18h, no Centro Educacional de Niterói: Rua Itaguaí, 173. O evento contará com momentos de arte com Geraldo & Julia, Mario Borges, Marcos Joni, Arte e Consciência, Thiago Brito, Coral do Centro Educacional de Niterói, Robson Ribeiro, Grupo Vozes do Caminho, Marcelo Daimom, Carlinhos Conceição e Anatasha Meckenna.  A entrada é franca.
– Lúcia Moysés coordenou o minisseminário “Os Desafios da Família no Século XXI” no último sábado, 3 de maio, das 18h às 20h, na UMEN: Rua Princesa Isabel, 45, Bairro de Fátima.  Na ocasião foi lançado o livro “Educar os filhos: compromisso inadiável”.  Informações no site www.umen.org.br.
Nova Friburgo – Na última quarta-feira, 30 de abril, Gustavo Fróes fez uma palestra sobre o tema “Allan Kardec: comemoração dos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” na Câmara Municipal Farinha Filho. Na ocasião foi realizada uma apresentação do Coral Vozes Fraternas.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rio das Ostras – No período de 10 a 13 de maio, a Casa Espírita Suave Caminho (Rua Miracema, 185, Jardim Mariléia) realizará a Jornada Comemorativa dos 30 anos com tema central “Fora da Caridade não há salvação”.  A programação completa é esta:
10 – sábado – 19h – Abertura; 19h30 – Coral Suave Caminho; 20h – palestra: Anete Guimarães: “Visão científica da caridade”;
11 – domingo – das 9h às 12h – seminário: Anete Guimarães: “Mente e educação do Espírito”; das 15h às 18h – seminário: Marcelo Turra: “Caridade da mediunidade”; 18h – palestra: Jamiro dos Santos Filho: “Quando pessoas são anjos”;
12 – segunda-feira – 20h – palestra: Antônia Freitas: “A caridade como Jesus pregou”;
13 – terça-feira – 19h – Coral Suave Caminho; 19h30 – palestra: Liszt Rangel: “O Cristianismo e o problema da salvação”; 21h – encerramento.
Informações pelo telefone (22)2780-5435 ou pelo e-mailcesuavecaminho@yahoo.com.br.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de abril no Grupo Espírita Nosso Lar foi encerrada na última quarta-feira, 30, com a presença de José Figueiredo, que apresentou o tema “Fé, esperança e caridade”.  Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
Teresópolis – Adriana Sfeutjes fez uma palestra sobre o tema “Experiências de quase morte” no último domingo, 27 de abril, na Casa de Cultura Espírita Deolindo Amorim.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 3º Encontro da Mulher Espírita de Teresópolis teve como tema central “A Contribuição da Doutrina Espírita para a saúde da mulher” e foi realizado no dia 27 de abril, domingo passado, no Grupo Espírita Isabel, a Redentora.  A programação contou com as presenças de Eliana Gandenzi, Dalvani Costa e Maria Regina de Almeida Barbuto.  Informações pelo e-mailcontato@13ceu.org.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Na próxima segunda-feira, 5 de maio, das 8h às 19h, será realizado o Encontro Estadual Vida: do que estamos falando? na Sociedade Paz Amor: Travessa Tuiuty, 21.  Informações no site www.fergs.org.br.
– Encerra-se neste domingo, 4 de maio, às 20h, as apresentações da peça “Joanna de Amor” no Teatro Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mário Quintana: Andradas, 736, 2º andar.  Informações no sitewww.ciahariboll.org.br ou pelo telefone (51)8414-6380.
– O 1º Encontro de Medicina, Direito e Espiritualidade teve como tema central “Em busca da saúde integral e da pacificação social” e foi encerrado no último domingo, 27 de abril, no Teatro Bourbon Country.  A programação contou com as presenças de Sergio Luiz da Silva Lopes, Décio Iandoli Junior, Gilson Luís Roberto, Carlos Eduardo Accioly Durgante, Tiane Nogueira Salum, Gabriel Nogueira Salum, Annelise Monteiro Steigleder, Sandra Della Pola da Silva, Francisco Ferraz Batista e Gilmar Bortolotto. Informações no sitewww2.quatromaosdeluz.com.br/.
Caxias do Sul – A IX Jornada da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha terá como tema central “A consciência quântica” e será realizada nos dias 16 e 17 de maio, sexta-feira e sábado, no Teatro da UCS.  Estão confirmadas as presenças de André Luiz Ramos, Roberto Lucio de Souza, Rogério Pereira e Victorio Turconi.  Informações com Carmem: (54)3208-4702; Samira: 3452-4472; Sonia: 3228-0397 e 9660-3721, no sitewww.ameserragaucha.com.br ou pelo e-mail samiraturconi@hotmail.com.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
 
 Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo” com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”.  Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ariquemes – Na próxima segunda-feira, 5 de maio, às 19h30, Jorge Teixeira apresentará o tema “EADE – Estudo aprofundado da doutrina espírita: aspecto religioso” na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo: Travessa Terra, 222.
Jaru – No último domingo, 27 de abril, Marcia Pini coordenou o seminário “A metodologia do espaço de convivência” no Centro Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – No período de 11 de março a 27 de maio, de terça-feira a sexta-feira, às 18h15, está sendo realizado o Curso de Formação de Cuidadores de Crianças Pequenas “Cuidando do futuro”, na Casa Lar do Caminho.  O curso conta com o apoio de ACIF: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Programa de Apoio a Projetos.  Informações pelo e-mail casalarluzdocaminho@gmail.com ou pelos telefones 8447-7176, 3202-5292, 3206-9519 ou 9632-4260.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XII – 3 e 4 de maio: 1º setênio; Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço. Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
Balneário Camboriú – No último domingo, 27 de abril, Divaldo Pereira Franco participou do movimento “Você & a Paz”, nas Areias do Pontal Norte, próximo ao Hotel Marambaia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 São Paulo
São Paulo – Neste domingo, 4 de maio, será encerrado o Congresso Espírita da FEESP 2014 na sede da Feesp: Rua Maria Paula, 140, Santana.  A programação de hoje é esta: 9h – Paulo Pio: “O combate ao mal do século – drogadição”; 10h30 – Intervalo; 11h30 – Marcel Souto Maior: “Kardec, o Consolidador da reencarnação”; 13h – almoço; 15h – entrevista: Walcyr Carrasco: “Problemas sociais e reencarnação”; 15h45 – encerramento – Silvia Cristina Puglia: Retrospectiva do Congresso 2014; 16h30 – sorteio.  Já participaram do evento Divaldo Pereira Franco, Allan Vilches, Maria Elizabete Baptista, Julieta Ignez Pacheco de Souza, Umberto Fabbri, Irene Barbosa Chaves, Valdete Zorate, Paulo Henrique Wedderhoff, Vitor Ronaldo Costa, Vinicius Lara, Heloísa Pires, Maria de Cássia Anselmo, Celisa Maria Germano, Alexandra Strama, Mario Peres, Jetther Jacomini, Silvia Mello, Américo Marques Canhoto, Antônio Demarchi, Vilson Disposti, Maria Elizabete Nogueira Rey, Miguel Sardano, Girlaine Costa e Silva, Fatima Luiza Giro, Renato Pietro, Roberto Vilmar Quaresma, Maria Inês Pessoto Paschoa, Vera Millano, Jussara Mosselli, Joel Beraldo, André Trigueiro, Edelso da Silva Junior, Telma Craide, Elza Basile, José Carlos de Lucca, Zulmira Hassenian, João Demétrio Loricchio, Renato Costa.  Informações pelos telefones (11)3115-5544 ou 3107-5544 (ramal 204), pelo e-mailcongresso@feesp.org.br ou no site www.feesp.org.br.
– O I Simpósio de Interdisciplinaridade em Oncologia será realizado no dia 17 de maio, sábado, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no Anfiteatro Zeferino Veloso: Rua Dr. Cesário Mota Junior, 112, sala 03, Centro.  O evento é uma realização Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia.  Informações: telefone (11)99762-0577 ou pelo e-mail simposiosbpo.2014@yaho.com.br.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical neste domingo, dia 4 de maio, às 9h, na Casa do Caminho Irmã Sheilla: Rua Pastor Agenor Caldeira Diniz, 495, Jardim Imperador.  O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical no dia 29 de abril, terça-feira, na Casa Espiritual Amor e Luz. Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na próxima sexta-feira, 9 de maio, às 20h, Allan Vilches fará uma homenagem especial para as Mães no GELC: Grupo Espírita Lazara da Conceição: Rua Ferreira de Araújo, 840, Pinheiros.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/ ou pelo telefone (11)3034-0858.
– José Luís Morado fará uma palestra sobre o tema “Amor e Sexo em suas muitas formas” no próximo sábado, 10 de maio, das 14h30 às 17h30, na sede da ABRAPE: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Pinheiros.  Inscrições pelos telefones (11)3898-2139 ou 3081-1464 ou pelo e-mailaabrape@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de maio da Casa do Caminho Meimei (Rua Bernardino Pantaleão, 20, Jardim Thealia) é esta:
9 – sexta-feira – Sander:  “Evangelho: Advertências e Consolações”;
16 – sexta-feira – Aluísio A. Filho: “Muito será pedido a quem muito foi dado”;
23 – sexta-feira – Grupo Canto e Lux e Coral Rinaldo;
31 – sábado – 18h – Coral Vozes do Caminho.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita A Caminho da Luz (Av. Sapopemba, 645, Centro) receberá Deusa Samú neste domingo, 4 de maio, às 9h.  Informações:www.deusasamu.com/agenda.htm.
– A programação de palestras do mês de maio na Sociedade Espírita Antônio Gonçalves Batuíra (Rua Francisco Pereira, 286, Vila Galvão) é esta:
7 – quarta-feira – Adriano Ferraz Cese: “Maria, Mãe de Jesus e o Espiritismo”;
14 – quarta-feira – Rodrigo Godoy: “A espiritualidade dos animais”;
21 – quarta-feira – Claudenice do Prado Belfiore: “Um desafio chamado família”;
28 – quarta-feira – Onivaldo José da Silva: “150 anos de O Espiritismo segundo o Espiritismo”.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Troupe Teatral Paulistana apresenta a peça “O céu pode esperar!”.  Adaptação para teatro do romance espírita “O céu pode esperar!”, do Espírito Antônio Carlos, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Sete atores interpretam trinta personagens, em cenas temperadas com bom humor e repletas de ensinamentos espirituais, que revelam que o céu pode esperar,  por aqueles que fazem o bem na Terra, praticando o amor, a abnegação e a fraternidade. Sinopse: Depois da morte de Alexandre, o filho a quem amava tanto, Pedro perdeu a vontade de viver. Sua esposa, Mônica, apaixonou-se por outro homem e a filha de dezessete anos está grávida. Arrasado, Pedro quer acabar com a sua vida, mas como o suicídio é um pecado grave, resolve então ajudar aqueles que estão em perigo, na esperança de encontrar a própria morte. Enfrenta então várias situações perigosas, mas não consegue atingir seu objetivo, e, ao contrário do que imagina, ele acaba ajudando e salvando várias pessoas de situações difíceis complicadas. A partir daí, começam a acontecer cenas engraçadas e eventos inusitados que vão culminar com um final surpreendente.  Elenco: Carlos Ebano, Joana D’Arc, Érika Caroline, Renata Durães, Vitória Rabelo, Igor Kadore e Milton Merlucci.  Produção executiva: Cristina Machado.  Adaptação e Direção: Milton Merlucci.  Informações pelos telefones (11)2819-9130, 96364-0554 ou 99249-5544, pelo site www.troupeteatralpaulistana.com.br ou pelo e-mailtroupeteatralpaulistana@hotmail.com.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Inscrições na Livraria, de segunda-feira a quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail use@usesp.org.br.
– No último domingo, 27 de abril, o Centro Espírita Zilda Gama fez um almoço beneficente no Restaurante Pasta Grill.  Informações pelo e-mailcezildagama@gmail.com.
– O confrade Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra no dia 27 de abril, domingo passado, no Núcleo Espírita Redenção. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Ana Cristina Florentino fez uma palestra sobre o tema “Drogas” na última quarta-feira, 30 de abril, no Centro Espírita Discípulos de Jesus. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “O homem de bem” no dia 28 de abril, segunda-feira, no Centro Espírita João Batista. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 28º Simpósio Espírita foi encerrado no dia 30 de abril na Instituição Beneficente A Luz Divina.  A programação contou com as presenças de Aníbal dos Anjos Pardal, Vera Cecília A. Borges, Gilberto Cabral Martins, Stella Maris Petitto de Assis, Hilda Maria Francisca de Paula e Sylvia H. Muller.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Encontro Estadual de Assistência e Promoção Social Espírita foi realizado no último domingo, dia 27 de abril, na Sede da USE.  Participaram dirigentes e trabalhadores das instituições espíritas.  A programação contou com as presenças de Aylton Paiva, José Carlos da Silva Silveira e José Carlos da Silva Silveira. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Congregação Espírita Maria Benta encerrou sua programação de palestras do mês de abril, no dia 28, segunda-feira, com o tema “Cinema na Maria Benta”, trabalhado por Paulo Freitas. O evento contou com apresentação musical de Itamar Santiago. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No dia 27 de abril, domingo passado, a Federação Espírita do Estado de São Paulo realizou o I Encontro Nuvet da Ame/SP (Núcleo de Medicina Veterinária e Espiritualidade).  A programação contou com as presenças de Irvênia Prada, Mariana Scarpelli e Nilson Benites.  Informações no sitewww.amesaopaulo.org.br.
– No último domingo, 27 de abril, Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no C.E. Caminheiros do Amor.  No mesmo dia, Wanyr fez uma palestra no C.E. Joana de Cusa.  Na última quarta-feira, 30 de abril, Wanyr se apresentou na Casa Verdade e Vida Evangelho e Cultura: Rua Papa Paulo VI, 686, fundos, Jardim Santa Terezinha.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Vansan fez uma palestra musicada no dia 28 de abril, no Centro Espírita Caminho da Luz.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Divaldo Pereira Franco fez uma palestra no dia 30 de abril, quarta-feira, no Centro Espírita Perseverança e no dia 1º de maio, quinta-feira, na Federação Espírita do Estado de São Paulo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último final de semana, dias 26 e 27 de abril, o Lar Sírio realizou a 32ª Feira Beneficente do Itaporã – Feira da Fraternidade.  A programação contou com as presenças de Rubens Cascapera Junior, Grupo de Música Itaporã, Cia. Marks, Topmix Academia de Dança, Grupo Cinthia Santos, Espaço Zaleekhan, Estúdio Terra da Juventude, Evangelização Infantil Itaporã, Grupo Profª. Luz Alves, Cia. Fanny Lacerda, Escola Infantil Gardeno, Estúdio de Danças Fênix, Espaço Artístico Malaika, Alegria Cigana, Cia. de Dança Isabel Moreno, Tânia Ferreira e Coral Os Iniciados.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Plínio Bueno penteado Junior fez uma palestra sobre o tema “Não confundir o bem com o Mal” na última segunda-feira, 28 de abril, no Centro Espírita Evangelho em Ação.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Aparecida D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada no mês de maio.  A programação é esta:
3 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Sônia Belinello;
6 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Allan Kardec – Errivaine Ferreira;
10 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Lúcia Bonilha;
17 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Errivaine Ferreira;
20 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Allan Kardec – Bernadete Freitas;
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Cidinha Talhari;
31 – sábado – Centro Espírita Amor e Caridade – Mariângela Rael.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araçatuba – Luiz Augusto Macedo fez uma palestra no último domingo, 27 de abril, na União Espírita Paz e Caridade.  Informações:luizaugustomacedoguararapes@hotmail.com.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos.  Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A programação de palestras do mês de abril do Centro Cultural Espírita Reflorescer foi encerrada na última terça-feira, dia 29, com a presença de Sidnei Salles e Marco Reyes.  Informações pelo e-mailcentroculturalespirita@yahoo.com.br.
Atibaia – Vansan fez uma palestra musicada no dia 29 de abril, no Centro Espírita Verdade e Luz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Auriflama – Izaías Claro fez uma palestra com tema livre no último domingo, dia 27, no Centro Espírita Caminheiros do Bem.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Avanhandava – A programação de palestras do mês de abril do Centro Espírita Francisco de Assis foi encerrada na última quarta-feira, dia 30, quando Ângela Pagan trabalhou o tema “Como sobreviver à própria família”.  Informações com Luiz Antônio da Silva pelo e-mailluizsilva.ava@hotmail.com.
Avaré – O presidente da FEB, Cesar Perri, e a presidente da USE-SP, Júlia Nezu, foram convidados do Departamento de Mocidades da USE-SP, para atuação na 50ª. COMENOESP realizada nos dias da chamada "semana santa".  O visitante foi homenageado pelos jovens, pois teve sua atuação neste movimento da região Noroeste de São Paulo, nos anos 1960-70, e até foi o coordenador da 16ª. COMENOESP.  Visitaram também a Colônia Espírita Fraternidade, na mesma cidade.  Informações: www.usesp.org.br;www.febnet.org.br.
Bauru – Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último sábado, 3 de maio, das 14h às 18h, Kátia Penteado coordenou o seminário “A Metodologia do ESDE: teoria e prática” no Centro Espírita Vicente de Paulo: Rua Sete de Setembro, 14/50. Informações pelos e-mailsusebauru@terra.com.br ou esde_bauru@gmail.com.
Campinas – Nair Angélica e Ricardo Cordeiro coordenaram o seminário “Gratidão como roteiro de vida” no último domingo 27 de abril, na Seara Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no sitewww.searajoannadeangelis.org.br.
Catanduva – José Antônio da Cruz fez uma palestra na última terça-feira, 29 de abril, na Associação Espírita Paulo e Estêvão.  Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Franca – No dia 8 de maio de 2014, comemora-se o centenário de nascimento de Maria Aparecida Rebêlo Novelino (dona Aparecida) que, juntamente com seu marido, Tomás Novelino, fundou o Educandário Pestalozzi, uma das maiores escolas da cidade de Franca, sendo uma escola espírita.  A educadora primorosa acreditava que a “criança é o futuro” deixou sua marca e uma filosofia calcada na seriedade, no amor e respeito ao próximo.  Parabéns dona Aparecida!
– O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Inscrições com Ernani, pelo telefone (16)99126-1010.
– O 1o Encontro Francano do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado no dia 25 de maio, domingo, às 9h, no Centro Espírita José Marques Garcia – Hospital Allan Kardec.  O facilitador será Mário Gonçalves – coordenador do ESDE da USE/SP.
– O Centro Espírita Esperança e Fé (Rua Campos Salles, 1993, Centro) preparou um ciclo de palestras, cuja programação é esta:
4 – domingo – 8h30 – Café da Manhã e apresentação do Grupo Semearte de Igarapava;
5 – segunda-feira – 20h – Rosinha Aylon: A arte de servir;
6 – terça-feira – 20h – Nara Carloni: Noite Musical;
7 – quarta-feira – 20h – Alcir Orion Morato: Homenagem a José Marques Garcia e Agnelo Morato;
8 – quinta-feira – 20h – Branca Martiniano: Amor e caridade;
9 – sexta-feira – 20h – Grupo Arte e Vida: Peça de teatro: “A história da mediunidade”;
10 – sábado – 9h – Regina Pogeti Zaneti: Maria: Santíssima e José Marques Garcia.
Informações pelo telefone 3722-0418.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
– A Casa do Pão (Rua Isméria Andrade Taveira, 1930, Jardim Luiza) homenageia o Sesquicentenário de O Evangelho segundo o Espiritismo e agendou palestras para o mês de abril, sempre às quartas-feiras, às 20h.  A programação foi encerrada no dia 30, quando Marlene Essado estudou o tema “Jesus, o pescador de almas”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarulhos – Neste domingo, dia 4 de maio, será realizado o seminário “Feliz idade – a feliz idade na visão espírita” no Salão de Arte do Teatro Adamastor.  A coordenação ficará a cargo da equipe de Adão Nonato e o evento contará com apresentações de Dannilu e Nando Garcia.  Informações pelo e-maillocutor@feal.com.br.
– Na próxima segunda-feira, 5 de maio, às 20h, Deusa Samú fará uma palestra no Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade: Av. Salvador Gaeta, 671. Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– O Centro Espírita Chico Xavier (Rua Geraldo Marques, 22) receberá Deusa Samú para uma palestra no dia 8 de maio, quinta-feira, às 19h30. Informações no site http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Joanna de Ângelis foi encerrada na terça-feira, dia 29, pela USE Guarulhos com tema em aberto. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Getulina – O Grupo Som & Imagem fará uma apresentação na próxima segunda-feira, 5 de maio, às 20h, no Centro Espírita Fé, Amor e Justiça: Rua Washington Luiz, 353.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guzolândia – A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada durante o mês de maio.  A programação é esta:
4 – domingo – 20h – Sônia Belinello;
10 – sábado – 20h – Marilene Lisboa;
18 – domingo – 20h – Meire Magalhães;
25 – domingo – 20h – Bernadete Freitas.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada durante o mês de maio.  A programação é esta:
4 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Meire Magalhães (19h30);
5 – segunda-feira – 20h – GUECE: Bernadete Freitas; Centro Espírita Chico Xavier: Meire Magalhães;
6 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Sônia Belinello;
7 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Lucile Batagello;
8 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Meire Magalhães; Centro Espírita Luz e Amor: Célia Araújo;
9 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Meire Magalhães;
11 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Fernanda Fuga;
12 – segunda-feira – 20h – GUECE: Lucile Batagello; Centro Espírita Chico Xavier: Mariângela Manfrim;
13 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Célia Araújo;
14 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Fernanda Fuga; Associação Espírita Bezerra de Menezes: Fernanda Fuga;
18 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Lucile Batagello;
19 – segunda-feira – 20h – GUECE: Lúcia Bonilha; Centro Espírita Chico Xavier: Bernadete Freitas;
21 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Bernadete Freitas;
22 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Lúcia Bonilha; Centro Espírita Luz e Amor: Marilene Lisboa;
23 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Cidinha Talhari;
25 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Suzete Brunelli;
26 – segunda-feira – 20h – GUECE: Jane Maiolo; Centro Espírita Chico Xavier: Suzete Brunelli;
27 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Cidinha Talhari;
28 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Jane Maiolo;
29 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Suzete Brunelli; Centro Espírita Luz e Amor: Errivaine Ferreira;
30 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Lúcia Bonilha.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Richard Simonetti fez uma palestra no último domingo, 27 de abril, no Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores.  Informações pelo e-mailaddavid@ig.com.br.
Jaú – Neste domingo, 4 de maio, das 14h às 18h, Kátia Penteado coordenará o seminário “A Metodologia do ESDE: teoria e prática”. Informações pelos e-mails usebauru@terra.com.br ou esde_bauru@gmail.com.
Jundiaí – O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marília – O curso “Conflitos existenciais – Raiva” é coordenado por Donizete Pinheiro e as aulas estão sendo ministradas nos dias 2, 9 e 16 de maio, sextas-feiras, das 20h às 21h, na União Espírita de Joao de Camargo: Av. José Alberto Gonçalves, 120, ao lado do Esmeraldo Shopping.
– O Ciclo de Palestras com o tema Amor, do livro “Garimpo de amor” de Divaldo Pereira Franco será realizado no mês de maio, aos sábados, às 20h, em comemoração aos 34 anos do CEB: Av. Sampaio Vidal, 2110-A, Jardim Continental.  A programação é esta:
10 – Nelson S. Bastos: Amor e resistência;
17 – Edson Toledo Silvério: Amor e relacionamento;
24 – Edgar Miguel: Amor e desapego;
31 – Alexandre Perez: Amor e cura.
– O Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de novembro, 1146) comunica que duas novas turma do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita serão iniciadas nesse mês: toda quarta-feira, às 19h30, a partir do dia 21 de maio e todo sábado, às 18h, a partir do dia 31 de maio, na Sala 5.  Inscreva-se na Livraria e reserve a sua apostila.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mail nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Edson Toledo Silvério fez uma palestra sobre o tema “Falando de Eurípedes Barsanulfo” no dia 1o de maio, quinta-feira, no Centro Espírita Luz e Verdade.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marinópolis – No mês de maio será realizada a 2ª Jornada da Mulher Espirita, que terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”, no Centro Espírita Allan Kardec.  A programação será encerrada na próxima quinta-feira, 15 de maio, às 20h, com a participação de Jane Maiolo. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Osasco – Deusa Samú fará uma palestra no dia 10 de maio, sábado, às 19h, no Centro Espírita Pais e Filhos: R.Raul Torres, 20. Informações:  www.deusasamu.com/agenda.htm.
Palmeira D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita será realizada em maio e terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação completa é esta:
3 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Célia Araújo;
5 – segunda-feira – 20h – União Espírita João Batista: Lúcia Bonilha;
8 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Errivaine Ferreira;
10 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Sônia Belinello;
19 – segunda-feira – 20h – União Espírita João Batista: Marilene Lisboa;
22 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Célia Araújo;
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Fernanda Fuga;
29 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paranapuã – O Centro Espírita Amor e Caridade realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
8 – quinta-feira – 20h: Cidinha Talhari;
22 – quinta-feira – 20h: Meire Magalhães;
29 – quinta-feira – 20h: Fernanda Fuga.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Penápolis – Na última segunda-feira, 28 de abril, Solange Hubner fez uma palestra no Centro Espírita Allan Kardec.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Pirassununga – A Academia da Força Aérea encerrou o 3º Encontro Espírita da AFA e Grupo Espírita Irmão Gabriel no último domingo, 27 de abril.  O encontro teve como tema central “Brasil: coração do mundo, pátria do evangelho”.  Participaram do evento os palestrantes Sergio Santos, Margarete Áquila, Sergio Lopes, Suely Caldas Schubert, André Luiz, Paula Zamp, Décio Iandoli e Geraldo Lins. Informações no sitewww.encontroespiritaafa.com.br.
Presidente Wenceslau – Na próxima segunda-feira, 5 de maio, às 20h, José Olavo de Lima fará uma palestra no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Almirante Barroso, 134.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Francisca Rodrigues fará uma palestra no dia 6 de maio, terça-feira, às 20h, no Centro Espírita Humildade e Fraternidade: Rua Anita Garibaldi, 59. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ribeirão Preto – A Associação Caminhos para o Espiritismo convida você e seus amigos para as comemorações dos 100 anos de nascimento de Herculano Pires em Ribeirão Preto.  Conhecer o pensamento e as escolhas de Herculano Pires, um dos espíritas mais importantes e influentes do século XX, é compreender o próprio Espiritismo atual. Informações:www.caminhosparaoespiritismo.org.br/blog/eventos/reencontros-com-herculano-pires/.
Santa Albertina – O Centro Espírita Maria de Nazaré realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação completa é esta:
7 – quarta-feira – 20h – Fernanda Fuga;
14 – quarta-feira – 20h – Marilene Lisboa;
28 – quarta-feira – 20h – Bernadete Freitas.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – A IV Jornada da AME/ABC terá como tema central “Sexualidade e Espiritualidade na visão Médico-Espírita” e será realizada no dia 31 de maio, sábado, no Anfiteatro do Hospital Mário Covas: Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso.  Informações pelo telefone (11)2897-0267 (Eliete) ou no site http://www.ameabc.org.br.
– Manolo Quesada coordenou o seminário “Desafios familiares” no último domingo, dia 27 de abril, na sede da USE Santo André.  Manolo trabalhou o tema “O homem de bem” no dia 30 de abril, quarta-feira, na Casa Assistencial Espiritual Geraldo Ferreira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samú fez uma palestra neste domingo, 27 de abril, no Centro Espírita Consolador.  Informações: http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– A USE Municipal de Santo André (Rua Chuí, 801, Vila Pires) realiza o curso “Formação de expositores” com coordenação de José Juvêncio S. Junior.  O cronograma de aulas é este: 4, 18 e 25 de maio, 1º e 8 de junho, domingos, das 9h às 12h.  Inscrições pelo e-mail use_stoandre@ig.com.br.
– Rosangela Pires trabalhou o tema “Curas de Jesus” no último domingo, 27 de abril, no Centro Espírita Jesus no Lar.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos – O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– A peça teatral “Teresa de Calcutá” foi encenada no dia 28 de abril, segunda-feira, na sede do Centro Espírita Ismênia de Jesus.  O Ismênia de Jesus realizou o Curso Intensivo de Preparação de Evangelização de Infância até o dia 30 de abril, quarta-feira.  Informações pelo telefone (13)3202-8080.
– O CIPEI – 2014: Curso Intensivo de Preparação de Evangelizadores de Infância será realizado nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, aos sábados, das 14h30 às 18h30, na sede do Centro Espírita Ismênia de Jesus: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  Observação: no dia 31, a aula terminará às 19h, devido ao encerramento.  Poderão participar espíritas, maiores de 18 anos, que tenham interesse na tarefa de evangelização espírita infantil.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– As aulas do curso de extensão “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, organizado pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos), são ministradas aos sábados, na Universidade Santa Cecília, às 14h30.  Este curso tem por objetivo discutir e criar novos paradigmas para as Ciências da Saúde para fazer ciência dentro de uma ótica bio-psico-social espiritual, tendo como eixo referencial o pensamento de Allan Kardec, contribuindo com o conhecimento humano, ao acrescentar opções de interpretação dos eventos do binômio Saúde–Doença na interação entre Ciência e Espiritualidade.  Para o médico Flávio Braun, esta é uma ótima oportunidade para ter mais conhecimento sobre a medicina espiritual, como complementar à tradicional, dando noção ao ouvinte a sua responsabilidade sobre si mesmo, fundamentalizando o porquê de muitas intercorrências da vida.  Os professores do curso são profissionais da área de saúde com mestrado e doutorado em suas áreas de atuação.  O curso tem a duração de oito meses e é composto de diversos módulos.  A programação de temas com seus respectivos professores está disponível emwww.amesantos.blogspot.com.  Este curso é aberto a todos que se interessam pelo tema.  As aulas ocorrem no bloco D, situado à rua Osvaldo Cruz, 266 – 4º andar, todos os sábados, das 14h30 às 17h.  Informações na UNISANTA – Universidade Santa Cecília, Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Rua Cesário Mota, 20, Boqueirão, telefones: (13)3202-7104, 3202-7114, PABX 3202-7100 – Ramal 149, das 8h às 22h, de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados das 7h às 12h.  Consulte o sitewww.unisanta.br/posgraduacao.
São Bernardo do Campo – A programação de palestras do mês de maio no Grupo Fraternal Espírita João Ramalho (Rua Carlos Mieli, 154) é esta:
4 – domingo – 19h – Mário Mas;
5 – segunda-feira – 20h – Manolo Quesada.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Vansan fez uma palestra musicada no dia 27 de abril, domingo, no Centro Espírita João Ramalho. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na última segunda-feira, 28 de abril, Edelso Junior fez uma palestra sobre o tema “A influência de Edgard Armond no Movimento Espírita” no Grupo Fraternal Adolfo Bezerra de Menezes.  Informações pelo e-mailademir.mendes9@gmail.com.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “O homem de bem” no dia 29 de abril, terça-feira, no Grupo Meimei.  Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Francisco – No mês de maio o Centro Espírita Francisco Xavier realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita cujo tema será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação completa é esta:
3 – sábado – 20h – Jane Maiolo;
10 – sábado – 20h – Meire Magalhães’
24 – sábado – 20h – Mariângela Rael;
31 – sábado – 20h – Iara Monteiro.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h. Informações: e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Sorocaba – O Curso de Passes será realizado todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30, até o dia 27 de novembro, na sede da AME: Rua Tamandaré, 116, Salão Térreo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Urânia – No mês de maio o Centro Espírita Ponto de Luz realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita que terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
4 – domingo – 19h30 – Jane Maiolo;
7 – quarta-feira – 20h – Errivaine Ferreira;
11 – domingo – 19h30 – Meire Magalhães;
18 – domingo – 19h30 – Mariângela Manfrin;
25 – domingo – 19h30 – Célia Araújo;
28 – quarta-feira – 20h – Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Tocantins
Gurupi – Nos dias 6 de junho, 5 de setembro e 12 de dezembro, sextas-feiras, às 17h30, os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes poderão acompanhar o grupo de estudos “O Livro dos Espíritos” nas visitas às cidades de Crixás e Aliança do Tocantins. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Palmas – No último domingo, 27 de abril, comemorou-se o Dia do Evangelizador no Campo Experimental da FEETINS. O evento contou com a participação de Evangelizadores da Infância e Juventudes do DIJ, e as presenças de Juliana Di Silva, Marilza Teixeira, Raul Vilares, Paulo Percio, Janine e Cáritas.  Informações com Julia Brum pelo telefone 9215-9757.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.

http://www.oconsolador.com.br/ano8/361/movimentoespiritabrasileiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário