a partir de maio 2011

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A farsa do "Show do Doutor Bezerra"

Há muito mais fraudes e charlatanismo no Espiritolicismo do que se imagina. Não apenas a cobrança de benfeitorias ou o fingimento de mediunidade, mas a própria "doutrina" é uma fraude, pois inseriu, em nome do Espiritismo, um monte de enxertos estranhos que desafiam ofensivamente qualquer conceito de lógica ou de bom senso. Mas há um caso de fraude que muitos não percebem.

Quando eu estava iludido com a deturpação do espiritismo, frequentava o centro conhecido como "Cidade da Luz" (luz, luz, luz: interessante como os espiritólicos adoram essa palavra - as empresas de energia deveriam se aproveitar para ganhar dinheiro com isso), administrado pelo orador José Medrado, que se assume publicamente como "médium".

De vez em quando há um evento, que atrai muita gente, lotando maciçamente o espaço do centro, onde supostamente o espírito de Bezerra de Menezes, um dos fundadores da FEB, se manifesta para mandar uma mensagem. Em outra oportunidade vamos dissecar a personalidade desse espírito, já que o Bezerra que todos conhecem não é o Bezerra como ele foi de fato. A falsa biografia de Bezerra é outra fraude que necessita ser denunciada.

Como eu fui a um desses eventos, vou narrar como ela acontece. No final farei os devidos comentários. Lembrando que mesmo iludido, ainda estranhava algumas coisas, incoerentes coim um espírito que se assumia "superior". Hoje, livre dessa crença fajuta, entendo perfeitamente como aconteceu esta brilhante forma de angariar adeptos (a FEB gosta de números - quanto maior, melhor).

A sessão começa com Medrado dando uma pausa e fazendo pose de reflexão. Um músico começa a cantar canções religiosas que lembrar muito a música gospel (estranho...). Medrado começa a se contorcer como um epiléptico. Seu rosto fica franzido, carrancudo, mas não se transfigura (como se ele estivesse apenas zangado e não incorporando um espírito). Ajudantes preparam o microfone para que o suposto espírito pudesse falar.

Depois de um tempo, uma voz trêmula de velho doente sai da boca do orador. Uma voz quase inaudível saúda, chamando os fiéis de "filhos". Passa a falar mensagens óbvias de paz, amor e caridade, algo banal demais para quem é considerado um espírito de "máxima evolução". 

Após a mensagem, Medrado se levanta e passa a andar curvado, como um velho doente. Uma música infantil, daquelas bem debiloides (música infantil para espírito "superior"? Mais estranho ainda...), toca enquanto o suposto espírito saúda os presentes, andando desta forma com a ajuda de "obreiros" do centro. Todos choram e se emocionam com a suposta aparição, chegando a tirar fotos. 

Após isso, o orador, ainda supostamente incorporado, volta ao seu palanque e sentado, manda uma mensagem final, tão banal quanto a que disse no início, sempre encerrando com o bordão: "sempre que precisarem de ajuda, ajudarei. Se não puder ir, eu peço ajuda". 

Após a despedida emocionada, o orador volta a se contorcer e dá um leve desmaio. Se recupera por conta própria e fuca descansando. Após um tempo, com a voz normal, Medrado encerra a sessão como se nada tivesse acontecido, agradece ao suposto "Doutor Bezerra" e todos vão embora alegremente, crentes de que assistiram a aparição de um espírito "tão magnífico".

Agora minhas considerações. Das duas uma: ou Medrado recebe mensagens de um espírito farsante, sendo tão enganado quanto os fiéis, ou Medrado é o próprio farsante, fingindo receber o anunciado espírito. É bem provável que a segundo alternativa seja correta, pois Medrado não parece um espírita responsável, pois costuma fazer piadinhas ofensivas em suas palestras e há denúncias de irregularidades na aquisição do terreno para a Cidade da Luz.

Como vocês saberão em outro texto, Bezerra está muito longe de ser um espírito superior. Para lhe ser sincero, era até bem inferior, segundo relatos de parentes e amigos de quem conviveu com ele. Por isso mesmo, tenho a certeza de que Bezerra já reencarnou, para aprender a não cometer mais os erros que ele cometeu, para começar pela inserção de erros doutrinários no Espiritismo brasileiro, o que faz com que Bezerra seja o grande responsável, o pioneiro até, pela má compreensão doutrinária que tanto atrasou a evolução espiritual de seus seguidores. Não há como um espírito já encarnado participar de uma sessão como o show promovido por Medrado.

E outra coisa: se ele era "tão superior" assim, porque ele se apresentava doente e andando com dificuldade, todo curvado? A voz doente atribuída ao espírito é inaudível. Saibamos que espíritos superiores não guardam impressões da matéria. Os cheiros de éter que exalam quando o suposto espírito aparece (não exalaram na vez em que fui) são sinais de inferioridade, pois somente espíritos inferiores manipulam matéria. Se a aparição de Bezerra fosse verdadeira, sua voz seria firme e audível e ele andaria de forma normal, com desenvoltura, pois espíritos superiores são desenvoltos.

E os conselhos dados na mensagem? São conselhos que qualquer pobre mortal, eu, você, meu vizinho, dariam a qualquer um. Nada que precisasse de "alguém superior" para ser dita. Até porque se Bezerra fosse mesmo superior, daria conselhos bem mais avançados, mais racionais e menos piegas.

Sinceramente, como eu fui enganado. O que a FEB faz para aumentar e manter o seu séquito de seguidores iludidos, não tem limites e muito menos ética. Um desrespeito à dignidade humana.

É desta forma que vamos evoluir o planeta? Certamente que não.

http://espiritismodeverdade.blogspot.com.br/2014/05/a-farsa-do-show-do-doutor-bezerra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário