a partir de maio 2011

sábado, 26 de abril de 2014

Movimento Espírita Brasileiro-26-04-2014



MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


 Distrito Federal
Brasília – Três dias de emoção, aprendizado e troca de experiências. Esse foi o resultado do 4º Congresso Espírita Brasileiro, realizado de forma inédita, simultaneamente, nas quatro cidades-sede (Campo Grande, João Pessoa, Manaus e Vitória), nos dias 11 a 13 de abril, como mostra a reportagem especial publicada nesta mesma edição.
 
 Alagoas
Maceió – A Federação Espírita do Estado de Alagoas encerrará o 2º Congresso Espírita Alagoano neste domingo, 27 de abril, no Centro de Convenções de Maceió.  O tema central desta edição é “Sob a Luz do Evangelho – Vinde a mim... Consegues ir?”.  A programação conta com as presenças de Haroldo Dutra, Alberto Almeida, Simão Pedro, Wagner Paixão, Aline De Carli, Jilvon Barros.  Info: congressoespiritalagoano.com.br.  
 
 Bahia
Salvador – Divaldo Pereira Franco coordenará o seminário “Compromissos de amor” no próximo domingo, 4 de maio, das 8h30 às 13h30, no Centro de Convenções da Bahia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Associação Espírita Cristã André Luiz (Rua São Vicente de Paula, 125, Capuchinhos) receberá Ricardo Carvalho para tratar do tema “Documentário: Jesus e Kardec” na segunda-feira, 28 de abril, às 20h.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– As Oficinas de Teatro são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na Cobem: Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  O curso é uma realização do Núcleo de Artes Cornélio Pires.  Informações no site www.cobem.org.br.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas.  Informações pelo e-mail cobem@cobem.org.br.
Prado – No último sábado, 26 de abril, das 8h30 às 17h30, Alexandre Fontes da Fonseca e Jader dos Reis Sampaio coordenaram o seminário “O Livro Mecanismos da Mediunidade e sua relação com a Física e o Hipnotismo” na Associação Espírita Célia Xavier: Rua Cel Pedro Jorge, 314.  Informações no site www.aecx.org.br.
Santo Antônio de Jesus – Neste domingo, 27 de abril, das 9h às 12h, Suzi Barboni fará uma palestra sobre o tema “Constelação Familiar” na Sociedade de Educação Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Vitória da Conquista – A União Espírita de Vitória da Conquista encerrará o 14º Encontro Espírita neste domingo, 27 de abril, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis.  No mesmo período, é realizado o 9º Encontro Espirita no Centro Espírita Caminho da Luz.  O tema desta edição é “Muitos os chamados e poucos os escolhidos”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Ceará
Fortaleza – A Associação Espírita Vida da Penha (Rua Pernambuco, 3001, Demócrito Penha) comemora em abril 66 anos de fundação e preparou um ciclo de palestras sobre o tema “Espiritismo – elo entre Ciência e Religião”.  No último sábado, 26 de abril, às 15h30, Clovis Nunes trabalhou o tema “Espiritismo – elo entre Ciência e Religião”.  Informações pelo telefone (85)8863-7030.
– Neste domingo, 27 de abril, às 16h, será realizado o XIV MOARJE - Momento de Arte Juvenil Espírita que tem como tema “Fazendo ao próximo o que gostaria para mim”.  O evento será realizado no Teatro Ibeu: Rua Nogueira Acioli, 891.  Informações pelos telefone (85)3212-1092 ou 8897-5946.
 
 Goiás
Goiânia – Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, é realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista.  Informações nos siteswww.grupoeavidacontinua.feego.org.br ou www.feego.org.br ou, ainda, pelo e-mail secretaria@feego.org.br.
 
 Maranhão
Santa Inês – O seminário “Trabalhadores espíritas na prevenção e superação da dependência química, depressão e suicídio” será encerrado neste domingo, 27 de abril.  O evento faz parte da Prevenção da Dependência Química, e é organizado pela Federação Espírita do Maranhão, realizado pelo Departamento da Infância e Juventude e do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.  Informações no site www.femar.org.br.
 
 Mato Grosso
Tangará da Serra – No período de 18 a 20 de julho, será realizado o CONEMAT: Confraternização dos Espíritas do Mato Grosso.  O tema central será “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo – você a serviço do Consolador”.  Estão confirmadas as presenças de Alberto Almeida e Alírio Cerqueira Filho.  O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 3 de maio.  Informações e inscrições pelo telefone (65)3644-2727, pelo e-mailfeemt@feemt.org.br ou no site www.feemt.org.br.
 
 Mato Grosso do Sul
Campo Grande – O II Encontro das Associações Médico-Espíritas do Centro-Oeste e o IX Congresso Nacional dos Departamentos Acadêmicos das Associações Médico-Espíritas serão realizados no período de 1o a 3 de maio, no Colégio Militar de Campo Grande: Av. Presidente Vargas, 2800.  O tema desta edição será “Construção da Saúde Integral: Amor e Ciência trabalhando juntos”.  Os eventos são realizados pela AME Brasil, AME de Mato Grosso do Sul, DA AME BR e DA AME MS.  A programação é esta:
1º – quinta-feira – 14h30 às 17h30 – Workshop: Irvênia Prada e Giancarlo Luchetti para acadêmicos: “Reflexões sobre Saúde, Espiritualidade e Pesquisas Científicas”; 18h – Credenciamento; 18h30 às 19h – Abertura; 19h às 19h30 – Momento Artístico; 19h30 às 20h – Décio Iandoli Junior: “Construção da Saúde Integral: Amor e Ciência trabalhando juntos”; 20h às 20h30 – Giancarlo Luchetti: “Contribuições da doutrina espírita para a Ciência”; 20h30 às 21h – Marlene Nobre: “Uma nova saúde para um novo milênio”; 21h às 21h15 – Dúvidas;
2 – sexta-feira – 7h às 7h30 – Abertura Musical; 7h30 – Prece; PAINEL A: SAÚDE INTEGRAL: UM MOVIMENTO EM DIREÇÃO AO INTERIOR DE SI MESMO: 7h40 – Andrei Moreira: “Autodescobrimento e Autoamor: movimentos de paz”; 8h20 – José Roberto: “Equilíbrio Emocional: desafios do contexto familiar, acadêmico e profissional”; 9h – Luiz Augusto dos Santos: “A Oração e a Trilogia da Caridade como caminho da saúde integral”; 9h40 – Dúvidas; 9h50 – Intervalo; 10h – Ordylette Penque: “Oficina: Meditação: um despertar para o agora”; PAINEL B: A DOUTRINA ESPÍRITA NO ENTENDIMENTO DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: 10h40 – Rodolfo Furlan Damiano: “Evidências Científicas da Sobrevivência após a Morte”; 11h20 – Marlene Nobre: “Mediunidade no contexto da construção da Saúde Integral”; 12h – Dúvidas; PAINEL C: A CONQUISTA DA SAÚDE NA MELHOR IDADE: 13h30 – Prece; 13h40 – Arthur Fernandes: “O envelhecimento sadio”; 14h20 – Leandro Santos Franco: “Eutanásia: Desafio ético ao final da vida”; 15h – Giancarlo Luchetti: “O idoso e sua espiritualidade: impacto sobre diferentes aspectos do envelhecimento”; 15h40 – Dúvidas; 15h50 – Coffe Break; 16h20 – Luís Gustavo Mariotti: “Terminalidade e Espiritualidade: desafios e oportunidades”; 17h – Daniele Corcioli: Oficina: Treinamento sobre a intervenção terapêutica RIME – Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade, para re-significação a dor espiritual de pacientes terminais”; 17h40 – Dúvidas;
3 – sábado – 7h30 – Momento Artístico; 7h50 – Prece; PAINEL D: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA VERDADEIRA SAÚDE: 8h – Antônia Marilene: “A espiritualidade na formação do estudante e profissional da área de saúde”; 8h40 – Roseney Bellato: “A compreensão da doença como maneira de expressar saúde”; 9h20 – Andrei Moreira: “Sexualidade e Desenvolvimento da Afetividade: promotores de Saúde”; 10h30 – Intervalo; 10h40 – Luís Gustavo Andrade: Oficina: A prática do afeto de acordo com Patty Adams; 13h – apresentação oral de trabalhos científicos; PAINEL E: DESAFIOS PARA A SAÚDE NO NOVO MILÊNIO: 13h30 – Prece; 13h40 – Jorge Daher: “Espiritualidade, Ansiedade e Depressão: o que as evidências tem a nos dizer?”; 14h20 – Marcelo Cury: “Obesidade e espiritualidade”; 15h20 – Rafael Latorraca: “Os desafios frente a dependência química”; 16h – Dúvidas; 16h10 – Coffee Break; 16h30 – Cerimônia de Encerramento; 17h – Momento Artístico: Teatro: Arte Boa Nova; 17h40 – Irvênia Prada: Jesus: o médico fundamental; 18h40 – Encerramento.
O número de vagas é limitado a 240 e as inscrições estão abertas.  Informações no site http://daame.com.br/apresentacao-da-ame-br/.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – Na próxima sexta-feira, 2 de maio, será realizado o Show Seresteiro do Evangelho com Zé Bento, Marília & Filhos, na Biblioteca Pública de Minas Gerais, Teatro José Aparecido de Oliveira: Praça da Liberdade, 21, Térreo, Funcionários.  O evento contará com as participações Especiais de Cidinha e Toninho.  Toda a renda deste evento será destinada para a Casa da Acolhida de Esmeraldas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Seminário “O livro Mecanismos da Mediunidade e sua relação com a Física e o Hipnotismo” foi coordenado por Alexandre Fontes da Fonseca e Jáder dos Reis Sampaio, e realizado no dia 26 de abril, sábado, das 8h30 às 17h30, na sede da Associação Espírita Célia Xavier: Rua Cel. Pedro Jorge, 314, Prado.  O seminário tratou da relação entre pensamentos e sentimentos, qualidade das vibrações, circuitos elétricos, Hipnotismo e as metáforas usadas por André Luiz para explicar os diferentes tipos de faculdades mediúnicas, no livro Mecanismos da Mediunidade, psicografado por Francisco C. Xavier e Waldo Vieira.  A programação completa do seminário foi esta:
Manhã: 8h30: Abertura – 8h50: 1ª parte – Ondas, níveis de energia e diferentes emanações dos Espíritos, com Alexandre Fontes da Fonseca – o objetivo é mostrar a relação entre pensamentos e sentimentos, bons ou não, e a qualidade das vibrações, envolvendo conceitos dos 4 primeiros capítulos do livro Mecanismos da Mediunidade – 10h: Intervalo;
Tarde: 13h30: Abertura – 13h40: 2ª parte – Hipnotismo, com Jáder Sampaio – o objetivo é estudar a relação do Hipnotismo com a metáfora usada por André Luiz para tratar dos mecanismos da mediunidade e fenômenos eletromagnéticos – 14h30: Perguntas e respostas – 15h: Intervalo – 15h30: 3ª parte – Circuitos, indução magnética e mediunidade, com Alexandre Fontes da Fonseca – o objetivo é mostrar as analogias entre mediunidade e circuitos elétricos, relacionadas a vários capítulos do livro Mecanismos da Mediunidade (cap. 4 a 7, 9, 12 e 16) – 16h40: Perguntas e respostas – 17h30: Encerramento.
Informações no site www.aecx.org.br ou na secretaria da Sede.
– O Curso Princípios Básicos Médico-espíritas 2014 será realizado aos sábados, das 9h às 10h30, até o dia 13 de dezembro.  Informações no siteameminas@yahoo.com.br ou pelos telefones (31)3332-5293 ou 9105-8582.
Barbacena – A programação de palestras do mês de abril na SELUZ: Sociedade Espírita A Caminho da Luz (Rua Dário de Oliveira Lima, 99, Bairro Campo) será encerrada na próxima terça-feira, dia 29, às 19h30, com a presença de José Luiz.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Contagem – Uma turma do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – do Grupo Espírita Servos de Jesus (Av. Xavantes, 380, Vila Pérola) terá duração de 3 anos e será realizada toda quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações na secretaria ou pelo e-mail servosdejesus@gmail.com.
Juiz de Fora – A Rádio Evoluir, um projeto da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), é um sucesso.  Acesse o site da FEAK, www.feak.org, e veja em detalhes esta e outras informações.  A Rádio Evoluir está instalada nas dependências da FEAK.  Trata-se de uma emissora web que pode ser acessada pelo site www.radioevoluir.com.  Havendo interesse, faça parte do CARE (Clube Amigos da Rádio Evoluir) e seja um mantenedor para que a Rádio Evoluir continue a divulgar a Doutrina Espírita, levando mensagens de conforto, além de estimular o estudo, o crescimento espiritual e ético dos ouvintes.  Acesse o site da FEAK ou da Rádio Evoluir acima descritos ou ainda envie e-mail para radioevoluir@gmail.com. A FEAK é presidida pelo confrade Armando Falconi (www.falconi.com.br).
Sacramento – No próximo domingo, 4 de maio, às 15h, Tiago Zanqueta fará uma palestra sobre o tema “Mediunidade e doutrina” no Centro Espírita Fé e Amor, na Fazenda Santa Maria.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos Dumont – No último domingo, 20 de abril, foi encerrada a XXII CEIFA – Confraternização Espírita Irmão Francisco de Assis. Informações pelos telefones (32)3251-3818 ou 9972-0593.
Uberaba – Uma reunião lítero musical doutrinária foi realizada no último sábado, 26 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Uberabense: Rua Barão de Ituberaba, 449, Estados Unidos.  Na ocasião foi realizada uma palestra com André Luís Chiarini Villar com o tema “O mundo e suas transformações”, além de sorteio de livros e confraternização.  Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Caminho da Verdade (Rua Engenheiro Evaristo de Paula Felicíssimo, 72, Quinta da Boa Esperança, atrás da Fornace Pizzaria) completou 52 anos de sua fundação no dia 8 de abril.  Para comemorar seu aniversário foi organizada uma jornada de palestras, em todas as terças-feiras do mês de abril, às 19h30.  A programação será encerrada no dia 29, com a participação de Alaor Borges Júnior.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Novas turmas do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – são realizadas aos sábados, às 15h, e às segundas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba: Rua Tocantins, 285, Vila Celeste.  Informações pelo e-mail apoio esde.gecs@gmail.com, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado, 288, Edifício Fausto Salomão, sala 4, telefone: 3312 8327) ou na Banca do Livro Espírita Maria Dolores (Praça Henrique Kruger, 60, telefone 3316-6050).  Realização: Grupo Espírita Cairbar Schutel.  Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Paraná
Curitiba – Neste domingo, dia 27 de abril, às 10h, Maria Aparecida Vieira fará palestra sobre o tema  "A paciência" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300.
– A Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas realizará visitas ao Museu Nacional do Espiritismo até o dia 28 de abril.  Informações pelo telefone (41)3256-4384 ou no site www.sbee.munespi.com.br.
– No último domingo, dia 20 de abril, Ilírio Rui Kessler fez palestra sobre o tema "Cônjuge, um Espírito em evolução", no Teatro da FEP. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
- Mary Ishiyama ministrará o seminário "Como divulgar a Doutrina Espírita" no Auditório da Sede Histórica da FEP, na Alameda Cabral, 300, nos dias 14 e 15 de maio, das 19h30 às 21h.
Balsa Nova – Sandra Della Pola está coordenando o "Curso Qualificação do Trabalhador Espírita" no Recanto Lins de Vasconcellos, neste final de semana, dias 26 e 27 de abril.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cambé – O Centro Espírita Allan Kardec, situado na Rua Pará, 292, promove todas as quartas-feiras palestras em sua sede, com palestrantes convidados. O ciclo será encerrado no dia 30, com Vitor Hugo Almeida (Maringá-PR). Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jaguapitã – Está em curso no Centro Espírita Emmanuel, na Rua Maranhão, 330, o Mês Espírita de Jaguapitã.  O Mês será encerrado no dia 30, quarta-feira, às 20h, com Marcelo Seneda, de Londrina. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Londrina – Realiza-se neste domingo, 27 de abril, a partir das 14h30, no Lar das Vovozinhas Gilda Marconi e no Lar dos Vovôs, na Rua Cabo Verde, 95 – Vila Nova, o CONARTE, com apresentações musicais feitas por grupos de Londrina e região.  A comissão organizadora está realizando uma campanha de fraldas geriátricas tamanhos G e GG, que as pessoas e boa vontade poderão entregar nos locais do evento, no dia da apresentação.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Flávio Navarro Fernandes ministrará neste domingo, 27 de abril, às 9h45, o seminário "Bem-aventurados os que têm o coração puro" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433.
– Doroteia Ziel Silveira fez palestra no Centro Espírita Meimei, no último domingo, 20 de abril. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Alceu Moraes fez palestra sobre o tema "Pena de morte" no Centro Espírita Nosso Lar, no dia 22 abril, terça-feira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– José Manuel fez palestra sobre o tema "Preces inteligíveis" no Núcleo Espírita Chico Xavier, na última terça-feira, dia 22 de abril. Informações no site:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Fernanda Alex Boni fez palestra sobre o tema "Centro espírita – escola de amor" no Centro Espírita Nosso Lar, no dia 23 de abril, quarta-feira.
– Elisângela Dias Toledo fez palestra no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, no dia 24 de abril, quinta-feira.
– Angélica Araújo fez palestra sobre o tema "Muitos os chamados e poucos os escolhidos" no Centro Espírita Nosso Lar, no dia 25 de abril, sexta-feira.
– Osny Galvão fez palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 26 de abril, sábado, às 14h30.  
- Paulo Fernando fará palestra sobre o tema "Desgosto da vida. Suicídio", no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 29 de abril, às 9h.
- Marcus De Mario (do Rio de Janeiro) fará Palestra sobre o tema "A necessidade de vivermos o Evangelho", no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 29 de abril, às 16h.
- Silvia Andrade fará palestra sobre o tema "Maneira de orar", no Núcleo Espírita Chico Xavier, na Rua Moacyr Arcoverde, 1465, no dia 29 de abril, às 20h.
- Ilza Maria Braga fará palestra sobre o tema "Amar ao próximo como a si mesmo", no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 30 de abril, às 18h30.
- Hamilton Fabrício de Melo fará palestra sobre o tema "O perispírito", no Centro Espírita Nosso Lar, na Rua Santa Catarina, 429, no dia 30 de abril, às 20h.
- Luiz Claudio de Assis Pereira fará palestra sobre o tema "Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo", no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, na Rua Eleonor Roosevelt, 133, no dia 3 de maio, às 14h.
- Dogomar Ferraz dos Santos fará palestra no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, no dia 3 de maio, às 14h30.
- Vitor Hugo F. de Almeida fará palestra no Centro Espírita Meimei, na Rua Iapó, 130, no dia 4 de maio, às 9h30.
- Realiza-se nos dias 3 e 4 de maio, no Colégio São José, no Jardim Leonor, o 2235° Encontro Fraterno Auta de Souza, uma realização do Núcleo Espírita Chico Xavier e Sociedade de Divulgação Espírita Maria de Nazaré.
Maringá – Maria Leonides Mees Rabel ministrará o seminário "A tarefa da irradiação no Centro Espírita" na Associação Espírita de Maringá – AMEM, na Avenida Paissandu, 1156, no dia 10 de maio, das 15h às 19h.
Piraquara – Maria Leonides Mees Rabel ministrará o seminário "Atendimento Fraterno Através do Diálogo" no Centro Espírita Jardim Estrela, na Rua Richard Lickfeld, 958, no dia 3 de maio, sábado, das 17h às 21h.
Rolândia – No último sábado, 26 de abril, às 15h, foi realizada mais uma atividade do Estudo Interativo Presencial e On-line do Livro “O Ser consciente” (Joanna de Ângelis) – Encontros do Curso de Autoconhecimento e noções para o atendimento fraterno – coordenação de Alexandre Xavier de Camargo na Rua Maria de Nazaré, 200, Jardim Planalto.  O conteúdo abordado tratará do tema “O bem e o mal. Paixão e libertação psicológica. Enfermidade e cura”.  Informações: site www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Flávio Inocêncio fez palestra na Sociedade Espírita Maria de Nazaré, no dia 24 de abril, quinta-feira.
 
 Pernambuco
Recife – O seminário “O Espírito no Tempo” será realizado no dia 18 de maio, domingo, no Auditório Tabocas – Centro de Convenções de Pernambuco.  A programação contará com as participações de Heloísa Pires: “O Homem no Seu Tempo”; Dora Incontri: “O Ser e a Educação no Tempo”; Wilson Garcia: “O Homem Além do Seu Tempo” e Gesler Carlos West: “O Ser e Sua Ação no Tempo”.  O evento é uma realização do Grupo Espírita Seara de Deus.  Informações e inscrições pelos telefones (81)3424-7382, 3432-4606 ou 3434-1128 ou, ainda, pelo e-mail searadedeus@searadedeus.org.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Curso “Psicologia e Espiritualidade” é coordenado por Henrique Fernandes e será realizado até o dia 12 de julho, das 8h às 12h, no Centro Empresarial Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987, Tijuca.  As inscrições podem ser feitas no site www.henriquefernandes.com.br.  O curso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos da Consciência (IBEC). Informações nos sites www.henriquefernandes.com.br ou ibec.rio@gmail.comou pelos telefones (21)2568-7125 ou 98815-1965.
Búzios – Quer conhecer mais a doutrina espírita? Gostaria de saber tornar-se mais feliz? Saber por que sofremos ou o que diz o Espiritismo a respeito dos problemas da atualidade? Anda com sede de conhecimento e quer saber mais a respeito das obras básicas da doutrina? Participe do estudo “O Livro dos Espíritos”, todas as terças-feiras, das 19h às 20h30, na sede do Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Centro. Informações pelos telefones (22)99255-6887 ou 99265-8508.
Cabo Frio – O Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Meira Junior, 90, Bairro União) receberá Marcus de Mário neste domingo, dia 27, às 10h, para tratar do tema “O Essencial é invisível aos olhos”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Duque de Caxias – O Mês Espírita de Duque de Caxias é realizado em abril.  A programação será encerrada neste domingo, 27, com a presença de Humberto Portugal que tratará do tema “Sede perfeitos – Como trilhar os caminhos para transformação moral nos tempos modernos?”.  O evento será realizado na sede da União Municipal Espírita de Duque de Caxias: Rua Itamaracá, 326, Itatiaia. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A programação de palestras do mês de abril do Grupo Espírita Trabalhadores Humildes – GETH (Rua Augusto dos Anjos, s/n, Qd 77, Lote 9, Bairro 25 de agosto) será encerrada na próxima terça-feira, 29, quando Simone Coelho trabalhará o tema “Gratidão”.  Informações: www.facebook.com.br/GETH1959ou www.twitter.com.br/@geth_1959.
Niterói – Lúcia Moysés coordenará o minisseminário “Os Desafios da Família no Século XXI” no próximo sábado, 3 de maio, das 18h às 20h, na UMEN: Rua Princesa Isabel, 45, Bairro de Fátima.  Na ocasião será lançado o livro “Educar os filhos: compromisso inadiável”.  Informações no site www.umen.org.br.
– No último sábado, 26 de abril, às 17h, Anatasha Meckenna, Eurípedes Higino dos Reis e Neuza de Assis participaram de um encontro em comemoração dos 4 anos de fundação do Núcleo Espírita Chico Xavier.  O evento foi realizado na Quadra Esportiva do Colégio Fundamental: Rua Rubens Risemberg, 114, Piratininga.  Informações no blog nucleo-chicoxavier.blogspot.com.
São Pedro da Aldeia – A programação de palestras do mês de abril no Grupo Espírita Nosso Lar (Rua Clara Nunes, s/n, Balneário) será encerrada na próxima quarta-feira, 30, às 19h, com a presença de José Figueiredo que apresentará o tema “Fé, esperança e caridade”.  Informações pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com ou pelo telefone (22)99905-7829.
– Marcus de Mário fez uma palestra sobre o tema “A educação do Espírito” no último sábado, 26 de abril, às 15h, no Centro Espírita Nosso Lar: Rua Clara Nunes, s/n, Balneário.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – O 1º Encontro de Medicina, Direito e Espiritualidade tem como tema central “Em busca da saúde integral e da pacificação social” e será encerrado neste domingo, 27 de abril, das 8h30 às 18h20, no Teatro Bourbon Country: Av. Túlio de Rose, 80.  A programação conta com as presenças de Sergio Luiz da Silva Lopes, Décio Iandoli Junior, Gilson Luís Roberto, Carlos Eduardo Accioly Durgante, Tiane Nogueira Salum, Gabriel Nogueira Salum, Annelise Monteiro Steigleder, Sandra Della Pola da Silva, Francisco Ferraz Batista e Gilmar Bortolotto. Informações no site:  www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Caxias do Sul – A IX Jornada da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha terá como tema central “A consciência quântica” e será realizada nos dias 16 e 17 de maio, sexta-feira e sábado, no Teatro da UCS.  Estão confirmadas as presenças de André Luiz Ramos, Roberto Lucio de Souza, Rogério Pereira e Victorio Turconi.  Informações com Carmem: (54)3208-4702; Samira: 3452-4472; Sonia: 3228-0397 e 9660-3721, no sitewww.ameserragaucha.com.br ou pelo e-mail samiraturconi@hotmail.com.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a realização de grupos de estudo da Doutrina Espírita.  São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h.  O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses.  Interessados podem se informar no endereçowww.sociedadevida.org, ou diretamente na sede da instituição, à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
 
 Rondônia
Porto Velho – Toda quinta-feira, às 19h30, é realizado o curso “Estudo aprofundado da Doutrina Espírita: aspecto religioso” no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Gonçalves Dias, 119.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Irmão Jacob (Rua Manoel Laurentino de Souza, 2012) realiza estudo “Novo Testamento à luz do Espiritismo” com Dulcineia Capelassi, toda sexta-feira, a partir das 19h30; e toda quarta-feira, às 15h, é realizado o curso “Estudo Sistematizado de O Evangelho segundo o Espiritismo”. Informações: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ariquemes – Na próxima segunda-feira, 5 de maio, às 19h30, Jorge Teixeira apresentará o tema “EADE – Estudo aprofundado da doutrina espírita: aspecto religioso” na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo: Travessa Terra, 222.
Jaru – Neste domingo, 27 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h, Marcia Pini coordenará o seminário “A metodologia do espaço de convivência” no Centro Espírita Joanna de Ângelis: Rua Plácido de Castro, 1509, setor 02.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – No período de 11 de março a 27 de maio, de terça-feira a sexta-feira, às 18h15, está sendo realizado o Curso de Formação de Cuidadores de Crianças Pequenas “Cuidando do futuro”, na Casa Lar do Caminho.  O curso conta com o apoio de ACIF: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Programa de Apoio a Projetos.  Informações pelo e-mail casalarluzdocaminho@gmail.com ou pelos telefones 8447-7176, 3202-5292, 3206-9519 ou 9632-4260.
– A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”.  O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos.  A coordenação é de Lucinda Dias.  A programação para 2014 é esta: Módulo XII – 3 e 4 de maio: 1º setênio; Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço. Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mailsecretaria@asssagres.org.br ou no site www.asssagres.org.br.
Balneário Camboriú – Neste domingo, 27 de abril, às 17h, Divaldo Pereira Franco participará do movimento “Você & a Paz”, nas Areias do Pontal Norte, próximo ao Hotel Marambaia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Blumenau – No dia 26 de abril, das 9h às 19h, foi realizado o ETRAMESC, que teve como tema central “Momento mediúnico da humanidade terrena”.  O evento foi realizado no UNIASSELVI - Centro Universitário e contou com as presenças de Divaldo Pereira Franco, Suely Caldas Schubert, Carmem Waltrick e Sidney de Souza.  Informações no site www.fec.org.br.
 
 São Paulo
São Paulo – Neste domingo, 27 de abril, às 12h, o Centro Espírita Zilda Gama fará uma almoço beneficente no Restaurante Pasta Grill: Rua Joaquim Floriano, 845, Itaim Bibi.  Informações pelo telefone (11)5181-0133 ou pelo e-mail cezildagama@gmail.com.
– O confrade Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra no dia 23 de abril, quarta-feira, no Núcleo de Assistência S. Casa da Esperança.  No dia 24 de abril, quinta-feira, Jamiro se apresentou no Centro Espírita Bênção da Paz.  Jamiro fez uma palestra na última sexta-feira, 25 de abril, na Casa do Caminho Meimei. No último sábado, 26 de abril, às 18h, Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra na Instituição Kardecista Luz do Amor: Rua Martinho Vaz de Barros, 379, Centro.  Jamiro se apresentará no dia 27 de abril, domingo, às 10h, no Núcleo Espírita Redenção: Rua Minerva, 102/108, Perdizes.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Neste domingo, 27 de abril, às 9h30, Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no C.E. Caminheiros do amor: Rua Arnaldo Magnicaro, 1370, Campo Grande.  Wanyr fará uma palestra musicada neste domingo, 27 de abril, às 16h, no C.E. Joana de Cuza: Rua Antônio Comenale, 139, Grajaú. Informações: site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No período de 1º a 4 de maio, será realizado o Congresso Espírita da FEESP 2014 na sede da Feesp: Rua Maria Paula, 140, Santana.  A programação completa é esta:
1º – quinta-feira – Salão Bezerra de Menezes: 8h – Entrega dos crachás e material do Congresso; 9h – autógrafos: Divaldo Franco; 10h – Coral e Orquestra Carlos Gomes; 10h40 – apresentação: Allan Vilches; 10h55 – composição da mesa; prece de abertura: Maria Elizabete Baptista; 11h30 – saudação dos representantes de Entidades Espíritas e da presidência Julieta Ignez Pacheco de Souza; palestra: Divaldo Franco: “Reencarnação – é preciso nascer de novo (Jesus)”; 12h30 – almoço; 14h30 – palestra – Umberto Fabbri: “Chico Xavier – a maior comprovação da reencarnação”; 15h45 – intervalo; 16h45 – pintura mediúnica: Irene Barbosa Chaves.
1o – quinta-feira – 14h30 – Salão Ernesto Bozzano – palestra – Valdete Zorate: “Casamento, traição e paixão”; Salão Léon Dennis (1º andar) – palestra – Paulo Henrique Wedderhoff: “Desencarnes coletivos: acaso, resgate ou omissão?”; Salão Gabriel Dellane (1º andar) – palestra – Vitor Ronaldo Costa: “Causas dos sofrimentos atuais”; Salão CamilDenisle Flammarion (1º andar) – palestra – Vinicius Lara: “Apego à matéria – difícil despertar na espiritualidade”;
2 – sexta-feira – 9h – palestras – Salão Bezerra de Menezes – Heloísa Pires: “O bullying sob ótica espírita”; Salão Ernesto Bozzano – Maria de Cássia Anselmo: “Sentimento, razão e reencarnação”; Salão Léon Denis (1º andar) – Celisa Maria Germano: “O perdão é de fato libertação?”; Salão Gabriel Dellane (1º andar) – Alexandra Strama: “Espíritos são individualidades? Almas Gêmeas existem?”; Salão Camille Flammarion (1º andar) – Mario Peres: “As doenças mentais sob a ótica da reencarnação”; 10h15 – intervalo; 11h15 – palestras – Salão Bezerra de Menezes – Jetther Jacomini: “A Arte Espírita na sensibilização do ser – a prova do mundo espiritual”; Salão Ernesto Bozzano – Silvia Mello: “O Centro Espírita como pronto-socorro do Espírito”; Salão Léon Denis (1º andar) – oficina: Tratamento Espíritual para as drogas; Salão Gabriel Dellane (1º andar) – Américo Marques Canhoto: “Não vim destruir a Lei (Jesus)”; Salão Camille Flammarion (1º andar) – Antônio Demarchi: “A educação da mediunidade para melhor qualidade de vida”; 12h30 – almoço; 14h30 – palestras – Salão Bezerra de Menezes – Vilson Disposti: “O problema das drogas na família”; Salão Ernesto Bozzano – Maria Elizabete Nogueira Rey: “A Reforma Íntima requer aprendizado?”; Salão Léon Denis (1º andar) – Miguel Sardano: “Existe Justiça nas vidas superiores?”; Salão Gabriel Dellane (1º andar) – Girlaine Costa e Silva: “João Batista é Elias reencarnado?”; Salão Camille Flammarion (1º andar) – Fatima Luiza Giro: “A reencarnação como fator de elevação moral e intelectual”; 15h45 – intervalo; 16h45 – Salão Bezerra de Menezes – apresentação teatral: Renato Pietro: “Encontros Impossíveis”.
3 – sábado – 9h – palestras – Salão Bezerra de Menezes – Roberto Vilmar Quaresma: “Podereis fazer o que faço: Jesus”; Salão Ernesto Bozzano – Maria Inês Pessoto Paschoa: “Psiquiatria em face da reencarnação”; Salão Léon Dennis (1º andar) – Vera Millano: “O Espiritismo na gestação – abortos espontâneos e provocados”; Salão Gabriel Dellane (1º andar) – Jussara Mosselli: “Sinais de evolução na mediunidade”; Salão Camille Flammarion (1º andar) – Joel Beraldo: “Profilaxia da depressão”; 10h15 – intervalo; 11h15 – palestras – Salão Bezerra de Menezes – André Trigueiro: “Sofrimento e suicídio”; Salão Ernesto Bozzano – oficina: “Tratamento espiritual para depressão”; Salão Léon Denis (1º andar) – Edelso da Silva Junior: “Programação reencarnatória e homossexualidade”; Salão Gabriel Dellane (1º andar) – Telma Craide: “Do Livro: Jesus já falava em Espiritismo... mediunidade nos jovens”; Salão Camille Flammarion (1º andar) – Elza Basile: “Remorsos e auto perdão”; 12h30 – almoço; 14h30 – palestras – Salão Bezerra de Menezes – José Carlos de Lucca: “Renascimento Espiritual”; Salão Ernesto Bozzano – Zulmira Hassenian: “A loucura sob novo prisma”; Salão Léon Dennis (1º andar) – oficina: Tratamento espiritual para suicidas; Salão Gabriel Dellane (1º andar) – João Demétrio Loricchio: “Evangelho da reencarnação”; Salão Camille Flammarion (1º andar) – Renato Costa: “Reencarnação em outros planetas – é possível?”.
4 – domingo – 9h – Paulo Pio: “O combate ao mal do século – drogadição”; 10h30 – Intervalo; 11h30 – Marcel Souto Maior: “Kardec, o Consolidador da reencarnação”; 13h – almoço; 15h – entrevista: Walcyr Carrasco: “Problemas sociais e reencarnação”; 15h45 – encerramento – Silvia Cristina Puglia: Retrospectiva do Congresso 2014; 16h30 – sorteio.
Informações pelos telefones (11)3115-5544 ou 3107-5544 (ramal 204).  Inscrições na sede da FEESP, pelo e-mail congresso@feesp.org.br ou no sitewww.feesp.org.br.
– O I Simpósio de Interdisciplinaridade em Oncologia será realizado no dia 17 de maio, sábado, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no Anfiteatro Zeferino Veloso: Rua Dr. Cesário Mota Junior, 112, sala 03, Centro.  O evento é uma realização Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia.  Informações pelo telefone (11)99762-0577 ou pelo e-mail simposiosbpo.2014@yaho.com.br.
– Ana Cristina Florentino fará uma palestra sobre o tema “Drogas” na próxima quarta-feira, 30 de abril, das 19h45 às 21h, no Centro Espírita Discípulos de Jesus: Rua Jardim Ivone, 02, Paraíso.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Grupo Vocal Reencontro fará uma apresentação musical no dia 29 de abril, terça-feira, às 19h30, na Casa Espiritual Amor e Luz: Rua Simão Gonçalves, 171, Itaim Paulista.  O Reencontro fará uma apresentação musical no dia 4 de maio, domingo, às 9h, na Casa do Caminho Irmã Sheilla: Rua Pastor Agenor Caldeira Diniz, 495, Jardim Imperador.  Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita A Caminho da Luz (Av. Sapopemba, 645, Centro) receberá Deusa Samú no dia 4 de maio, domingo, às 9h. Informações:www.deusasamu.com/agenda.htm.
– Vansan fará uma palestra musicada no dia 28 de abril, segunda-feira, às 19h20, no Centro Espírita Caminho da Luz: Av. Sapopemba, 648, Centro. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “O homem de bem” no dia 28 de abril, segunda-feira, às 20h, no Centro Espírita João Batista: Rua Yamato, 116, Jardim Japão.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na última quarta-feira, 23 de abril, o Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical na Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas.  O Reencontro e Andréa Bien fizeram uma apresentação musical no dia 26 de abril, sábado, às 16h, na Rua Porto da Folha, 167, Vila Patriarca, durante o lançamento do livro “Uma ponte para a eternidade” de Teresinha. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O 28º Simpósio Espírita será realizado até o dia 30 de abril na Instituição Beneficente A Luz Divina: Av. Horácio Lafer, 720, Itaim Bibi.  A programação de encerramento é esta:
26 – sábado – 16h – Aníbal dos Anjos Pardal: “A pluralidade das existências e o convívio com o próximo” e apresentação do Coral A Luz Divina;
30 – quarta-feira – 20h – Vera Cecília A. Borges: “Penas e gozos futuros”.
Já se apresentaram no simpósio os palestrantes Gilberto Cabral Martins, Stella Maris Petitto de Assis, Hilda Maria Francisca de Paula e Sylvia H. Muller.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Mediunidade – Parte 4” no dia 22 de abril, terça-feira, na Associação Espírita Mensageiros de Luz.  Manolo falou sobre o tema “Fora da caridade não há salvação” no dia 24 de abril, quinta-feira, no Centro Espírita Irmã Ângela.  O ciclo de palestras será encerrado neste domingo, dia 27 de abril, às 19h30, no CEC Joana D’arc: Vila Guilhermina.  Na ocasião será realizada uma apresentação artística com Coral Ciraldec. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Vansan fez uma palestra musicada no dia 23 de abril, quarta-feira, no Centro Espírita Luiza de Abreu.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda) programou alguns cursos Doutrinários para este ano.  A programação é esta: turma A: O que é Espírito? – segunda-feira, das 20h às 22h; 1º Ano: Curso de Educação Mediúnica – terça-feira, das 20h às 22h; Turma B: Curso Básico da Doutrina Espírita – quarta-feira, das 20h às 22h.  Inscrições na Livraria, de segunda-feira a quinta-feira, das 20h às 21h30.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No último domingo, 20 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, foram encerrados o 2º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e o 5º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita.  O evento contou com as presenças de Edward Brantmeier, François Gaudin, Germán Doin, José María Vacaela, María Gabriela Albuja, Njoki Mane, Alessandro Cesar Bigheto, Alysson Leandro Mascaro, André Andrade Pereira, André Gravatá, Antônio Sagrado Lovato, Cesar Reis, Cleber Novelino, Dora Incontri, Eduardo Valério, Franklin Santana Santos, Volney José Berkenbrock, José Pacheco, Luís Colombo, Regis de Morais, Samantha Lodi, Sérgio Junqueira, Thiago Borges Aguiar e Wojciech Kulesza.  Informações pelo telefone (11)2537-8973 ou pelo e-mail congresso@pampedia.com.br.
– O Encontro Estadual de Assistência e Promoção Social Espírita será realizado neste domingo, dia 27 de abril, das 8h30 às 12h30, na Sede da USE: Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana, na rua do metrô Santana.  Poderão participar dirigentes e trabalhadores das instituições espíritas. Inscrições:use@usesp.org.br e paiva.aylton@terra.com.br.  Colaboração R$10,00 paracoffee break e manutenção do local (contribuir na entrada).  Realização: Depto. de Assistência e Promoção Social Espírita, da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.  A programação é esta: 8h30: Recepção; 9h: Abertura (prece e palavra da presidência da USE); 9h20: A Assistência Social e a Assistência Social Espírita: Objetivo: estabelecer a diferença das duas formas de atuação e os compromissos legais das instituições espíritas que se vincularem à ação governamental.  Facilitador: Aylton Paiva; 10h: Intervalo; 10h30: Diretrizes propostas pelo CFN/FEB para a área do APSE (Assistência e Promoção Social Espírita) – Exposição dialogada: José Carlos da Silva Silveira; 11h15: A metodologia da Assistência e Promoção Social Espírita e o Espaço de convivência, criatividade e educação pelo trabalho – Roda de conversa: José Carlos da Silva Silveira.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A Congregação Espírita Maria Benta (Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara) encerrará sua programação de palestras do mês de abril, no dia 28, segunda-feira, com o tema “Cinema na Maria Benta”, trabalhado por Paulo Freitas.  O evento contará com apresentação musical de Itamar Santiago. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Todas as terças-feiras, às 19h30, está sendo realizado um Estudo da Doutrina Espírita, no Centro Cultural da USE/SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, Brás.  Uma promoção da USE/SP e União Espírita Cristã Beneficente Laudelino Novaes de Brito.  Informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail use@usesp.org.br.
Aparecida D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada no mês de maio.  A programação completa é esta:
3 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Sônia Belinello;
6 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Allan Kardec – Errivaine Ferreira;
10 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Lúcia Bonilha;
17 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Errivaine Ferreira;
20 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Allan Kardec – Bernadete Freitas;
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Amor e Caridade – Cidinha Talhari;
31 – sábado – Centro Espírita Amor e Caridade – Mariângela Rael.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araçatuba – Luiz Augusto Macedo fará uma palestra neste domingo, dia 27 de abril, às 9h, na União Espírita Paz e Caridade: Rua Marcilio Dias, 129.  Informações pelo e-mail luizaugustomacedoguararapes@hotmail.com ou pelo telefone (18)3622-7421 (Osvaldo).
– A Use Intermunicipal de Araçatuba escalou as seguintes palestras para o mês de abril:
26 – sábado – 17h – Casa de Assistência Fraterna – Rogério Costa – (18)98114-5592;
27 – domingo – 9h – União Espírita Paz e Caridade – Luiz Augusto Macedo.
Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Araras – Aos sábados, das 8h às 10h, o Grupo Espírita de Teatro IDE realiza um curso de Teatro na sede do IDE: Instituto de Difusão Espírita: Rua Emilio Ferreira, 177.  Podem participar adolescentes com idade acima de 13 anos.  Informações pelo e-mail evangeliz_ide@ig.com.br.
Arujá – A programação de palestras do mês de abril do Centro Cultural Espírita Reflorescer (Rua São Vicente, 240, Jordanópolis) será encerrada na próxima terça-feira, dia 29, às 20h, com a presença de Sidnei Salles e Marco Reyes.  Informações pelo e-mail centroculturalespirita@yahoo.com.br.
Atibaia – Vansan fará uma palestra musicada no dia 29 de abril, às 20h, no Centro Espírita Verdade e Luz: Rua Benedito de Almeida Bueno, 35.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Auriflama – Izaías Claro fará uma palestra com tema livre neste domingo, 27 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Caminheiros do Bem: Rua José Barbosa.  Informações no site: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Caminheiros do Bem recebeu Sergio Santos e Marlene para uma palestra musical, no último domingo, 20 de abril. Informações no site:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Avanhandava – A programação de palestras do mês de abril do Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Tibiriçá, 522) será encerrada na próxima quarta-feira, dia 30, às 20h, quando Ângela Pagan trabalhará o tema “Como sobreviver à própria família”.  Informações com Luiz Antônio da Silva pelo e-mail luizsilva.ava@hotmail.com.
Avaré – O presidente da FEB, Cesar Perri, e a presidente da USE-SP, Júlia Nezu, foram convidados do Departamento de Mocidades da USE-SP, para atuação na 50a. COMENOESP, realizada em Avaré, nos dias da chamada "semana santa". O visitante foi homenageado pelos jovens, pois teve sua atuação neste movimento da região Noroeste de São Paulo, nos anos 1960-70, e até foi o coordenador da 16ª. COMENOESP. Visitaram também a Colônia Espírita Fraternidade, na mesma cidade. Informações: www.usesp.org.br; www.febnet.org.br                                    
Bauru – No dia 21 de abril, segunda-feira, no Boulevard Shopping, foi encerrada a Feira do Livro Espírita de Bauru.  Informações no sitewww2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Durante este ano, todas as terças-feiras, às 20h, será realizado o 1º Ano do Curso de Espiritismo Ciências – “História e Fenômenos Espíritas”, no Centro Espírita Amor e Caridade – sala 8.  Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Bilac – O Centro Espírita Seara de Luz recebeu Robson Frederico Cunha para uma palestra no dia 24 de abril, quinta-feira.  O evento foi realizado pela Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)3266-7861.
Buritama – Vanderlei Galdino de Araújo fez uma palestra no Centro Espírita Benedita Fernandes no dia 23 de abril, quarta-feira.  O evento é uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Campinas – Nair Angélica e Ricardo Cordeiro coordenarão o seminário “Gratidão como roteiro de vida” neste domingo 27 de abril, das 9h às 12h, na Seara Espírita Joanna de Ângelis: Rua Dr. João Keating, 107, Jardim Novo Botafogo.  Informações e inscrições pelo telefone (19)3213-0809 ou no sitewww.searajoannadeangelis.org.br
Carapicuíba – No dia 22 de abril, terça-feira, Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra no Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna. Informações no site:www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Catanduva – José Antônio da Cruz fará uma palestra na próxima terça-feira, 29 de abril, às 20h, na Associação Espírita Paulo e Estêvão: Rua Piauí, 715, São Francisco.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/. José Antônio fez uma palestra no dia 22 de abril, terça-feira, na Associação Espírita Nosso Lar.  Na última sexta-feira, 25 de abril, o expositor se apresentou no Centro Espírita “Benedito Zancaner”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cotia – No dia 25 de abril, sexta-feira, Vansan fez uma palestra musical no Centro Espírita Atitude e Amor.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Cravinhos – Todas as terças-feiras, a partir das 19h30, é realizado o Curso Básico de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Cesário Motta, 908.  Informações pelo e-mail eae.cravinhos.turma.01@gmail.com ou pelos telefones (16)3951-4103, 99297-3741, 3289-5972 ou 99727-7445.
Embu – No último sábado, 26 de abril, às 9h, Vansan fez uma palestra musicada no Centro Espírita Obreiros do Amor. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Franca – A Casa do Pão (Rua Isméria Andrade Taveira, 1930, Jardim Luiza) homenageia o Sesquicentenário de O Evangelho segundo o Espiritismo e agendou palestras para o mês de abril, sempre às quartas-feiras, às 20h.  A programação será encerrada no dia 30, quando Marlene Essado estudará o tema “Jesus, o pescador de almas”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Grupo de Estudos ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – será realizado todas as segundas-feiras, às 20h, no Grupo Espírita Luz e Amor: Rua Álvaro Abranches, 965, Cidade Nova.  Inscrições com Ernani, pelo telefone (16)99126-1010.
– Todo segundo sábado de cada mês, às 17h30, será realizado um estudo sobre as obras de André Luiz no Grupo Assistencial Espírita Pedro Teodoro Vieira: Rua das Araras, 171, Jardim Primavera.  Informações pelo telefone (16)99121-5995.
General Salgado – No dia 23 de abril, quarta-feira, Osvaldo Magro Filho fez uma palestra no Centro Espírita Allan Kardec.  O evento foi uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)99781-4342.
Getulina – O Centro Espírita Fé, Amor e Justiça recebeu na última segunda-feira, 21 de abril, Reinaldo Trombini Junior e, finalizando a programação, receberá no dia 28 de abril, segunda-feira, às 20h, Edgar Feres Filho. Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guarulhos – A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Joanna de Ângelis (Rua São Manoel, 567, Vila Rosália) será encerrada na próxima terça-feira, dia 29, às 20h, pela USE Guarulhos com tema em aberto. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– No dia 4 de maio, domingo, será realizado o seminário “Feliz idade – a feliz idade na visão espírita” no Salão de Arte do Teatro Adamastor.  A coordenação ficará a cargo da equipe de Adão Nonato e o evento contará com apresentações de Dannilu e Nando Garcia.  Informações pelo e-maillocutor@feal.com.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Marta, Maria e Lázaro” no dia 23 de abril, quarta-feira, no Núcleo Assistencial Anália Franco. Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Guzolândia – A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada durante o mês de maio.  A programação é esta:
4 – domingo – 20h – Sônia Belinello;
10 – sábado – 20h – Marilene Lisboa;
18 – domingo – 20h – Meire Magalhães;
25 – domingo – 20h – Bernadete Freitas.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Holambra – Você tem perguntas sem respostas?  Venha estudar o Espiritismo e entender: De onde vim?  O que estou fazendo aqui?  Por que uns sofrem mais que outros?  Para onde irei após a morte do corpo?  O Centro Espírita Allan Kardec (Rua Begônias, 174, Praça dos Crisântemos, Jardim Holanda) realiza um curso sobre esses temas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h.  Programação completa no site www.ceakholambra.org.  Informações pelos telefones (19)9341-6316 e 9333-9152 ou pelo e-mailcontato@ceakholambra.org.
Indaiatuba – Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no dia 22 de abril, terça-feira, no C.E. Padre Zabeu Kaufman. Informações: sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jales – O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu) realiza aos sábados, às 9h, os encontros “O Espírito em foco”.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 2ª Jornada da Mulher Espírita terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” e será realizada durante o mês de maio.  A programação é esta:
1º – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes / Centro Espírita Luz e Amor: Sônia Belinello;
2 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Bernadete Freitas;
4 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Meire Magalhães (19h30);
5 – segunda-feira – 20h – GUECE: Bernadete Freitas; Centro Espírita Chico Xavier: Meire Magalhães;
6 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Sônia Belinello;
7 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Lucile Batagello;
8 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Meire Magalhães; Centro Espírita Luz e Amor: Célia Araújo;
9 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Meire Magalhães;
11 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Fernanda Fuga;
12 – segunda-feira – 20h – GUECE: Lucile Batagello; Centro Espírita Chico Xavier: Mariângela Manfrim;
13 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Célia Araújo;
14 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Fernanda Fuga; Associação Espírita Bezerra de Menezes: Fernanda Fuga;
18 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Lucile Batagello;
19 – segunda-feira – 20h – GUECE: Lúcia Bonilha; Centro Espírita Chico Xavier: Bernadete Freitas;
21 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Bernadete Freitas;
22 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Lúcia Bonilha; Centro Espírita Luz e Amor: Marilene Lisboa;
23 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Cidinha Talhari;
25 – domingo – 19h30 – Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores: Suzete Brunelli;
26 – segunda-feira – 20h – GUECE: Jane Maiolo; Centro Espírita Chico Xavier: Suzete Brunelli;
27 – terça-feira – 20h – Centro Espírita Casa do Caminho: Cidinha Talhari;
28 – quarta-feira – 20h – Sociedade Espírita Allan Kardec: Jane Maiolo;
29 – quinta-feira – 20h – Instituição Benedita Fernandes: Suzete Brunelli; Centro Espírita Luz e Amor: Errivaine Ferreira;
30 – sexta-feira – 20h – Associação Espírita Bezerra de Menezes: Lúcia Bonilha.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Jaú – No próximo domingo, 4 de maio, das 14h às 18h, Kátia Penteado coordenará o seminário “A Metodologia do ESDE: teoria e prática”.  Informações pelos e-mails usebauru@terra.com.br ouesde_bauru@gmail.com.
Jundiaí – Encerrou-se na última segunda-feira, 21 de abril, o COMECELESP: Confraternização das Mocidades Espíritas do Centro Leste do Estado de São Paulo.  O tema central foi “Sexualidade – eu, você, nós... Deus.”.  Informações no site www.usesp.org.br, pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mailmocidade@usesp.org.br.
– O Curso de Doutrina Espírita é realizado toda terça-feira, em dois horários: 14h e 19h30, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 511.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Orson Peter Carrara fez uma palestra no dia 25 de abril, sexta-feira, na Fraternidade Espírita Evangélica de Jundiaí: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 140, Vila Municipal.  O evento fez parte do Mês Espírita e será realizado pela USE Intermunicipal de Jundiaí e Região.  Informações pelo e-mailusejundiasecretaria@terra.com.br.
Marília – O curso “O pensamento” – estudo sobre a mente, o cérebro, o pensamento e sua importância em nossas vidas – é coordenado por Donizete Pinheiro e realizado toda terça-feira, às 20h, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Curso sobre as obras do Espírito André Luiz será realizado às terças-feiras, das 20h às 21h, na sede do Núcleo Espírita Amor e Paz: Rua Cel. José Brás, 682.  O expositor será Breno Ortiz Tavares Costa.  Informações pelo e-mail nucleoespiritaamorepaz@gmail.com.
– O Grupo Espírita Jesus de Nazaré (Rua José Bonifácio, 1122) realiza todas as terças-feiras, das 16h às 16h30, o Evangelho Vespertino.  Após, há aplicação de passes.  É uma excelente oportunidade para todos que não podem frequentar as reuniões noturnas.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Marinópolis – No mês de maio será realizada a 2a Jornada da Mulher Espirita que terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão” no Centro Espírita Allan Kardec.  A programação é esta:
1º – quinta-feira – 20h: Fernanda Fuga;
15 – quinta-feira – 20h: Jane Maiolo.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Palmeira D’Oeste – A 2ª Jornada da Mulher Espírita será realizada em maio e terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação completa é esta:
3 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Célia Araújo;
5 – segunda-feira – 20h – União Espírita João Batista: Lúcia Bonilha;
8 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Errivaine Ferreira;
10 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Sônia Belinello;
19 – segunda-feira – 20h – União Espírita João Batista: Marilene Lisboa;
22 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Célia Araújo;
24 – sábado – 20h – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Fernanda Fuga;
29 – quinta-feira – 20h – União Espírita João Batista: Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Paranapuã – O Centro Espírita Amor e Caridade realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
1º – quinta-feira – 20h: Lúcia Bonilha;
8 – quinta-feira – 20h: Cidinha Talhari;
22 – quinta-feira – 20h: Meire Magalhães;
29 – quinta-feira – 20h: Fernanda Fuga.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Pirassununga – A Academia da Força Aérea encerrará o 3º Encontro Espírita da AFA e Grupo Espírita Irmão Gabriel neste domingo, 27 de abril.  O encontro tem como tema central “Brasil: coração do mundo, pátria do evangelho”.  Participam do evento os palestrantes Sergio Santos, Margarete Áquila, Sergio Lopes, Suely Caldas Schubert, André Luiz, Paula Zamp, Décio Iandoli e Geraldo Lins. Informações no site www.encontroespiritaafa.com.br.
Praia Grande – Na última sexta-feira, 25 de abril, Eulália Bueno fez uma palestra na Câmara Municipal.  O evento foi promovido pela USE Municipal de Praia Grande.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Rancharia – A VI Jornada Comemorativa dos 157 anos da Codificação Espírita (1857 – 2014) foi realizada no mês de abril no Centro Espírita “Joana D’Arc”: Rua Allan Kardec, 828.  A programação encerrou-se no último sábado, 26, com a participação de Sônia Strabelli Samezzo.  O evento contou com o apoio da U.S.E Intermunicipal de Rancharia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ribeirão Pires – Rosana Cabral fez uma palestra sobre o tema “O Evangelho segundo o Espiritismo” no dia 25 de abril, sexta-feira, na Câmara Municipal.  O evento comemorou o Dia do Espírita.  Na ocasião, o Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical.  O evento foi realizado pela USE Intermunicipal de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra.  Informações: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Ribeirão Preto – A Associação Caminhos para o Espiritismo convida você e seus amigos para as comemorações dos 100 anos de nascimento de Herculano Pires em Ribeirão Preto.  Conhecer o pensamento e as escolhas de Herculano Pires, um dos espíritas mais importantes e influentes do século XX, é compreender o próprio Espiritismo atual. Informações:www.caminhosparaoespiritismo.org.br/blog/eventos/reencontros-com-herculano-pires/.
Santa Albertina – O Centro Espírita Maria de Nazaré realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita em maio e o tema central será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação completa é esta:
7 – quarta-feira – 20h – Fernanda Fuga;
14 – quarta-feira – 20h – Marilene Lisboa;
28 – quarta-feira – 20h – Bernadete Freitas.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santo André – A IV Jornada da AME/ABC terá como tema central “Sexualidade e Espiritualidade na visão Médico-Espírita” e será realizada no dia 31 de maio, sábado, no Anfiteatro do Hospital Mário Covas: Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso.  Informações pelo telefone (11)2897-0267 (Eliete) ou no site http://www.ameabc.org.br.
– O Grupo de Estudos Espíritas Lírio Branco (Rua Joaquim Nabuco, 525) recebeu Crys para tratar o tema “Obsessão e orgulho” na última terça-feira, 22 de abril.  Neste domingo, dia 27 de abril, às 18h, Crys estudará o tema “USE: a busca do melhor” na sede da Fraternidade Espírita Casa de Ismael: Rua Coimbra, 171, Vila Pires.  Crys trabalhará o mesmo tema na próxima segunda-feira, 28 de abril, às 15h, no Centro Espírita Fraternidade: Rua Mariângela De Nadal Pereira, 145, Bairro Silveira.  A terça-feira, 29 de abril, foi reservada para o mesmo tema no Centro Espírita Rosa da Esperança: Rua Francisco Ferreira, 62, Jardim Guilhermina. Informações pelo e-mailademir.mds1@gmail.com.
– Manolo Quesada coordenará o seminário “Desafios familiares” neste domingo, dia 27 de abril, às 9h, na sede da USE Santo André: Rua Chuí, 801, Vila Pires.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Deusa Samú fará uma palestra neste domingo, 27 de abril, às 17h. no Centro Espírita Consolador: Rua do Bosque, 306. Informações:http://www.deusasamu.com/agenda.htm.
– Américo Sucena coordena o seminário “Falando com os Espíritos” no Centro Espírita Jesus no Lar: Rua Clélia, 942, Vila Pires.  A programação será encerrada neste domingo, dia 27 de abril, das 8h às 12h. Informações com Ademir Mendes pelo e-mail mendes.add@gmail.com.
– Manolo Quesada trabalhará o tema “O homem de bem” no dia 30 de abril, quarta-feira, às 20h, na Casa Assistencial Espiritual Geraldo Ferreira: Rua Barão do Rio Branco, 430, Vila Eldízia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A 49ª turma do Curso Básico reúne-se toda quinta-feira, no Centro Espírita Redentor – Escola de Aprendizes do Evangelho: Rua Artur de Queiroz, 872.  Informações pelo e-mail mendes.mds1@gmail.com.
– O Grupo Musical Chaves da Luz fez uma apresentação musical no dia 24 de abril, quinta-feira, no Irmã Marli.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– A USE Municipal de Santo André (Rua Chuí, 801, Vila Pires) realiza o curso “Formação de expositores” com coordenação de José Juvêncio S. Junior.  O cronograma de aulas é este: 27 de abril, 4, 18 e 25 de maio, 1º e 8 de junho, domingos, das 9h às 12h.  Inscrições pelo e-mail use_stoandre@ig.com.br.
– Vansan coordenou um seminário no dia 24 de abril, quinta-feira, no Centro Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Luiz Fernando Lopes fez uma palestra sobre o tema “Minha família, o mundo e eu” na última sexta-feira, 25 de abril, na Casa da Solidariedade e Beneficência.  O evento fez parte do 16º Encontro da Família. Informações:http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.  Na última sexta-feira, 25 de abril, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Errar é humano, perdoar também!” na Casa de Solidariedade e Beneficência.
Santo Antônio do Aracanguá – O Centro Espírita Amor e Luz recebeu Valéria Nobre Leal Oliva para uma palestra no dia 26 de abril, sábado, às 19h30.  O evento foi uma realização da Use Intermunicipal de Araçatuba.  Informações pelo telefone (18)3622-4827 ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Santos – O Curso Sobre o Pentateuco Espírita é realizado toda quarta-feira, às 20h15, no Grupo Espírita União Fraterna: Rua João Guerra, 289, Encruzilhada.  Informações pelo telefone (13)3422-3134 (Sávio).
– A peça teatral “Teresa de Calcutá” será encenada no dia 28 de abril, segunda-feira, às 20h, na sede do Centro Espírita Ismênia de Jesus: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  O Ismênia de Jesus realizará o Curso Intensivo de Preparação de Evangelização de Infância até o dia 30 de abril, quarta-feira, das 14h30 às 18h30.  Informações pelo telefone (13)3202-8080.
– O CIPEI – 2014: Curso Intensivo de Preparação de Evangelizadores de Infância será realizado nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, aos sábados, das 14h30 às 18h30, na sede do Centro Espírita Ismênia de Jesus: Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada.  Observação: no dia 31, a aula terminará às 19h, devido ao encerramento.  Poderão participar espíritas, maiores de 18 anos, que tenham interesse na tarefa de evangelização espírita infantil.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– As aulas do curso de extensão “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, organizado pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos), são ministradas aos sábados, na Universidade Santa Cecília, às 14h30.  Este curso tem por objetivo discutir e criar novos paradigmas para as Ciências da Saúde para fazer ciência dentro de uma ótica bio-psico-social espiritual, tendo como eixo referencial o pensamento de Allan Kardec, contribuindo com o conhecimento humano, ao acrescentar opções de interpretação dos eventos do binômio Saúde–Doença na interação entre Ciência e Espiritualidade.  Para o médico Flávio Braun, esta é uma ótima oportunidade para ter mais conhecimento sobre a medicina espiritual, como complementar à tradicional, dando noção ao ouvinte a sua responsabilidade sobre si mesmo, fundamentalizando o porquê de muitas intercorrências da vida.  Os professores do curso são profissionais da área de saúde com mestrado e doutorado em suas áreas de atuação.  O curso tem a duração de oito meses e é composto de diversos módulos.  A programação de temas com seus respectivos professores está disponível emwww.amesantos.blogspot.com.  Este curso é aberto a todos que se interessam pelo tema.  As aulas ocorrem no bloco D, situado à rua Osvaldo Cruz, 266 – 4º andar, todos os sábados, das 14h30 às 17h.  Informações na UNISANTA – Universidade Santa Cecília, Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Rua Cesário Mota, 20, Boqueirão, telefones: (13)3202-7104, 3202-7114, PABX 3202-7100 – Ramal 149, das 8h às 22h, de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados das 7h às 12h.  Consulte o site www.unisanta.br/posgraduacao.
– Na última segunda-feira, 21 de abril, foi encerrado o 16º Congresso Estadual de Espiritismo.  O tema desta edição foi “Para Onde Caminha a Humanidade. Amor, Educação e Ética”.  Informações pelo telefone (13)3202-8080.
São Bernardo do Campo – Vansan fez uma palestra musicada no dia 22 de abril, terça-feira, no Grupo Espírita Meimei.  O cantor espírita fará uma palestra musicada neste domingo, dia 27 de abril, às 20h, no Centro Espírita João Ramalho: Rua Carlos Miele, 154, Vila Olga.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Na próxima segunda-feira, 28 de abril, às 20h, Edelso Junior fará uma palestra sobre o tema “A influência de Edgard Armond no Movimento Espírita” no Grupo Fraternal Adolfo Bezerra de Menezes: Rua Batuíra, 380, Bairro Assunção.  Informações pelo e-mail ademir.mendes9@gmail.com.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “O homem de bem” no dia 29 de abril, terça-feira, às 20h, no Grupo Meimei: Rua Copacabana, 175, Rudge Ramos.  Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– Crys fez uma palestra sobre o tema “USE: a busca do melhor” no dia 26 de abril, sábado, às 15h30, na Sociedade Espírita Beneficente Maria Amélia: Av. Humberto Alencar Castelo Branco, 2295, Alves Dias, Jardim Belita. Informações pelo e-mail ademir.mds1@gmail.com.
– No último sábado, 26 de abril, às 17h, foi comemorado os 60 anos do Centro Espírita Emmanuel (Rua Humberto de Campos, 117).  O evento contou com as presenças de Simplesmente Alma, Dona Iracema e neta Bel. Informações no site www.emmanuel.org.br ou pelo e-mailcontato@emmanuel.org.br.
São Caetano do Sul – Crys fez uma palestra no dia 24 de abril, quinta-feira, na sede do Grupo Espírita de Trabalho Misail.  Informações pelo e-mailademir.mds1@gmail.com.
São Carlos – No último sábado, 26 de abril, às 18h30, Manolo Quesada estudou o tema “O amor está no ar” na Seara Espírita: Rua Sebastião Sampaio Osório, 1197, Santa Felícia.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São Francisco – No mês de maio o Centro Espírita Francisco Xavier realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita cujo tema será “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação completa é esta:
3 – sábado – 20h – Jane Maiolo;
10 – sábado – 20h – Meire Magalhães’
24 – sábado – 20h – Mariângela Rael;
31 – sábado – 20h – Iara Monteiro.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
São José do Rio Preto – O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h. Informações: e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
São Vicente – O 53º Mês Espírita de São Vicente foi realizado em abril na sede do Centro Espírita Paulo e Estêvão: Rua Visconde de Tamandaré, 442.  A programação foi encerrada no último sábado, 26, às 10h, no Teatro Luzes cênicas: “Jesus entre nós”.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
– O Centro Espírita Paulo e Estêvão preparou um ciclo de palestras em comemoração aos seus 60 anos de fundação.  Na última segunda-feira, 21 de abril, foi a vez de Roosevelt Andolphato Tiago.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Sorocaba – O Curso de Passes será realizado todas as quintas-feiras, das 20h às 21h30, até o dia 27 de novembro, na sede da AME: Rua Tamandaré, 116, Salão Térreo.  Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Urânia – No mês de maio o Centro Espírita Ponto de Luz realizará a 2ª Jornada da Mulher Espírita que terá como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: a arte de iluminar o Lar Cristão”.  A programação é esta:
4 – domingo – 19h30 – Jane Maiolo;
7 – quarta-feira – 20h – Errivaine Ferreira;
11 – domingo – 19h30 – Meire Magalhães;
18 – domingo – 19h30 – Mariângela Manfrin;
25 – domingo – 19h30 – Célia Araújo;
28 – quarta-feira – 20h – Cidinha Talhari.
Informações no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
 
 Tocantins
Gurupi – Nos dias 6 de junho, 5 de setembro e 12 de dezembro, sextas-feiras, às 17h30, os frequentadores do Centro Espírita Bezerra de Menezes poderão acompanhar o grupo de estudos “O Livro dos Espíritos” nas visitas às cidades de Crixás e Aliança do Tocantins. Realização: Coordenadoria da ARE Sul. Informações no site: www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Miracema do Tocantins – A 6ª Semana Espírita de Miracema do Tocantins teve como tema central “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo” e foi encerrada no último domingo, 20 de abril, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo.  A programação contou com as presenças do Grupo GEABEM, Juliana Di Silva, Grupo Boa Nova, Silberto Gonçalves, Leila Ramos, José Teixeira, José Moreira e Gilson Valadares. Informações no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br/.
Palmas – Neste domingo, 27 de abril, será comemorado o Dia do Evangelizador no Campo Experimental da FEETINS. O evento contará com a participação de Evangelizadores da Infância e Juventudes do DIJ.  A programação completa é esta: 8h – Inscrição e Recepção; 8h30 – Acolhimento de boas vindas, alegria crista e Prece; 8h40 – Currículo para Escolas de Evangelização Espírita InfantoJuvenil; 10h10 – Lanche; 10h30 – Fases do Desenvolvimento Humano com Juliana Di Silva; 12h – Almoço de Confraternização na FEETINS; 13h30 – Jogos na Evangelização com Marilza Teixeira; 14h30 – O uso da Tecnologia na Evangelização com Raul Vilares e Paulo Percio; 15h – Lanche Fraterno; 15h30 – Arte na Evangelização com Janine e Cáritas; 16h30 – Avaliação e Encerramento.  Informações com Julia Brum pelo telefone 9215-9757.
*
Colaborou, relativamente às notícias do Paraná, Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.
 
http://www.oconsolador.com.br/ano8/360/movimentoespiritabrasileiro.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário