a partir de maio 2011

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

COMO TRANSFORMAR O SOFRIMENTO EM COMPAIXÃO

Jack Kornfield - 

O coração humano tem a extraordinária capacidade de assumir os sofrimentos da vida e transformá-los em um grande fluxo de compaixão. O dom de personagens como Buda, Jesus, a Virgem Maria e Kuan Yin, a Santa da Misericórdia, é proclamar o poder desse coração terno e misericordioso em face de todos os sofrimentos do mundo. Quando seu coração está receptivo e exposto, dentro de você se inicia o despertar desse fluxo de compaixão. A compaixão surge quando você permite que seu coração seja tocado pela dor e dificuldade de outra pessoa. 
O cultivo dessa qualidade pode ser realizado através da meditação tradicional para a prática da compaixão e para a transformação do sofrimento no fogo do coração. 
Sente-se tranquilamente, concentrado e quieto, respire com suavidade e sinta o seu corpo, as batidas do seu coração, a energia vital dentro de você. Sinta o modo como entesoura a sua própria vida e se resguarda do sofrimento. Depois traga à mente uma pessoa próxima, a quem você ama com ternura. Imagine essa pessoa, imagine a si mesmo cuidando dela. Observe como você a toma no seu coração. Conscientize-se do sofrimento dela e daquilo que ela considera sofrimento nesta vida. Sinta como o seu coração se abre naturalmente, movendo-se em direção a ela para desejar-lhe o bem, dar-lhe conforto, compartilhar sua dor e responder-lhe com compaixão. 
Essa é a resposta natural do coração. Ao lado dessa resposta, comece ativamente a desejar o bem a essa pessoa querida, envolvendo-as no seu coração compassivo e recitando frases tradicionais: Espero que você esteja livre da dor e do sofrimento; quero que você esteja em paz. Continue a recitar essas preces durante alguns minutos. 
Ao aprender a sentir um cuidado por essa pessoa próxima e amada, você poderá estender sua compaixão aos outros conhecidos, um a um. Aos poucos, poderá ampliar sua compaixão, incluindo seus vizinhos, depois aqueles que vivem mais distantes e, finalmente, abraçando a irmandade de todos os seres. Abra-se para sentir como a beleza de cada ser lhe traz alegria; como o sofrimento de um ser faz você chorar. Sinta a sua sincera conexão com a totalidade da vida e suas criaturas; sinta que você se comove diante de seus sofrimentos e os envolve com compaixão. 
Agora deixe seu coração transformar os sofrimentos do mundo. Sinta sua respiração na área do coração, como se você inspirasse e expirasse suavemente com o coração. Sinta a bondade de seu coração e imagine que, a cada respiração, você pode inspirar dor e expirar compaixão. Comece a inspirar o sofrimento de todos os seres vivos. A cada inspiração, deixe que seus sofrimentos toquem o seu coração e transforme-os em compaixão. A cada expiração, deseje o bem a todos os seres e evolva-os em seu coração cuidadoso e misericordioso. 
Ao respirar, visualize seu coração como um fogo purificador que pode receber as dores do mundo e transforma-las na luz e no calor da compaixão. Esta é uma poderosa meditação que exige certa prática. Seja carinhoso consigo mesmo. Deixe o fogo de seu coração arder suavemente em seu peito. Inspire o sofrimento dos famintos. Inspire os sofrimentos das vítimas da guerra. Inspire os sofrimentos da ignorância.. E, a cada expiração, imagine todos os seres vivos, do mundo inteiro, e expire o bálsamo da compaixão. Com cada suave inspiração, permita, repetidamente, que os sofrimentos de todas as formas de vida toquem o seu coração. Com cada expiração, estenda, repetidamente, a misericórdia e a cura da compaixão. Como a Mãe do mundo, traga o mundo para dentro do seu coração, convidando a todos os seres a tocá-lo em cada inspiração e envolvendo compassivamente todos os seres em cada expiração. 
Depois de algum tempo, sente-se quieto e deixe sua respiração e seu coração repousarem naturalmente, como um centro de compaixão em meio ao mundo. 
(Texto extraído do livro “Um Caminho com o Coração” - Editora Cultrix).


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/como-transformar-o-sofrimento-em-compaixao/#ixzz2ifvEG1eq

Nenhum comentário:

Postar um comentário