a partir de maio 2011

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

VOCÊ CONHECE QUEM FOI O PIONEIRO DO ESPIRITISMO NO BRASIL? VEJA O ARTIGO



O PIONEIRO DO ESPIRITISMO NO BRASIL


     Tendo em vista a importância histórica para nós, espíritas, do pioneiro do espiritismo no Brasil, recordei-me da pergunta que fiz, por diversas vezes, aos frequentadores e também aos diretores de Casas Espíritas: Quem sabe o nome do pioneiro do espiritismo no Brasil?
     E, para minha surpresa, sem exagero, nunca obtive sequer uma resposta satisfatória.
    Diante desse fato, fiquei pensando, amigo leitor: será que a nossa memória é tão curta assim? Ou estaria faltando interesse, de grande parte dos espíritas, pela história da nossa doutrina, principalmente no nosso país?
    Milito nas fileiras do espiritismo há trinta e cinco anos e, com toda sinceridade, escutei apenas, tanto na mídia escrita, falada como na televisiva, algumas poucas referências sobre Luiz Olympio Telles de Menezes,o pioneiro do espiritismo no Brasil,
   Sei, perfeitamente, que a sua biografia se encontra na internet e em alguns escritos. Mas a minha estranheza é a falta de divulgação desse notável homem nos púlpitos, revistas e livros, no nosso movimento espírita.
   O nosso ilustre pioneiro teve a coragem de trazer, professar e divulgar a então desconhecida Doutrina Espírita, num momento difícil da nossa história sociopolítica   e religiosa.
    Autoridades da época mandavam  em todos os procedimentos, atos e ações dos cidadãos. Protegidas por leis contrárias à liberdade de expressão e tendo um modelo religioso oficial que ousava ser o único representante de Deus na terra, dominavam os seus ditos fiéis, inclusive com indução à violência, em diversas localidades ou, ainda, com recomendações de marginalização dos direitos individuais de quem contrariasse o então sistema vigente.
    No entanto Telles de Menezes não se intimidou. Nesse clima, fundou o primeiro Centro Espírita na cidade de Salvador, no dia 17 de setembro de 1865, com o nome de: Grupo Familiar do Espiritismo. Motivado, juntamente com alguns participantes, por uma comunicação mediúnica, cujo espírito se denominou “Anjo de Deus”, enfrentou com dignidade o momento hostil que dominava a nossa pátria.
   Foi, em 1849, redator do jornal “Época Literária”, tendo sido mais tarde promovido a diretor. Estimulado por essa experiência jornalística (em 08 de março de 1869) fundou o primeiro jornal espírita, também na cidade de Salvador-BA, intitulado “Ecos de Além Túmulo.” A seguir trechos do seu discurso, quando da fundação desse jornal: "A nós, que nos achamos hoje reunidos, constituindo, naturalmente, o Grêmio dos Estudos Espiríticos na Bahia, e a quem uma certa vocação do Alto cometeu o empenho desta árdua missão, árdua e até espinhosa, sim, mas
irradiante de bem fundadas esperanças, incumbe, pelos meios que de mister é serem empregados, propagar essa crença regeneradora e cristã, fazendo-a chegar indistintamente a todos os homens; e o meio material que a Providência sabiamente nos oferece para levar rapidamente a palavra da verdade à inteligência e ao coração de todos os homens, é a Imprensa".
   Por esse motivo, hoje Olimpio Telles é considerado o Patrono da imprensa espírita no Brasil.
  Mas não parou aí. A coragem e a certeza de que estava divulgando um corpo de doutrina que tem por objetivo libertar consciências, Telles de Menezes escreveu uma carta aberta, ao Metropolitano e Primaz do Brasil, D.Manoel Joaquim da Silveira, em resposta à pastoral que este publicou, com o título “Erros perniciosos do Espiritismo”, refutando a escrita difamatória e caluniadora que constava no referido artigo.
   Consta também de suas atividades a primeira presidência  da Associação Espírita Brasileira, que visava “o desenvolvimento moral e intelectual do ser humano nas amplas bases da filosofia espírita, e a exemplificação do sublime e celestial preceito da caridade cristã.”
   Cumprindo sua missão na Bahia, Luiz Olympio Telles de Menezes transferiu-se para o Rio de Janeiro, na Rua Barão de São Félix, com 65 anos de idade.
   Não poderíamos deixar de citar que a Revista Espírita – Jornal de Estudos psicológicos, editada por Allan Kardec, faz em resumo as seguintes referências:
Revista de 1864 – pág.210-Edicel:
 Artigo do Jornal do Comércio do Rio de Janeiro de 23/09/1863
Matéria: Crônica de Paris
   Destaca os progressos do Espiritismo. E ao final, uma observação de Kardec:
“Constatamos com satisfação que a ideia espírita faz sensíveis progressos no Rio de Janeiro, onde conta numerosos representantes fervorosos e devotados.”

Revista de 1865 – pág.323 – Edicel:
Matéria: O Espiritismo no Brasil – Extraído do Diário da Bahia – 27/09/1865:
    Refere-se a uma carta assinada por Luiz Olympio Telles de Menezes, José Álvares do Amaral e Joaquim Carneiro de Campos, solicitando ao redator do Diário da Bahia uma publicação, refutando o artigo da Gasette Médicale de Paris, escrito há mais de seis anos, pelo Dr. Déchambre, contra a doutrina espírita e transcrita no citado diário.
Eis trecho da carta:
“Senhor redator”,
“Como sois de boa fé, no que concerne a doutrina do Espiritismo, rogamos a bondade de publicar no Diário uma passagem do Livro dos Espíritos, pelo Sr. Allan Kardec, já na décima terceira edição, a fim de que fizeste de um artigo da Gazette Médicale de Paris, escrito há mais de seis  anos, pelo dr. Déchambre, contra essa mesma doutrina, e no qual se reconhece que o dito doutor não é fiel nas citações que faz, do Livro dos Espíritos, visando depreciar essa doutrina.”
“Somos, senhor redator, vossos amigos obrigados”

 Revista de 1867 – Pág.27 – Edicel
  Matéria: Necrologia: Sr. Leclerc – 01/1867
  Refere-se ao Sr.Leclerc, que era francês, mas morou no Brasil e aqui aprendeu sobre a  doutrina espírita, depois retornou à França, onde veio a desencarnar. Foi um grande e dedicado espírita.

Revista de 1869 – Pág. 199 – Edicel
 Matéria: O Echo de D’Além Túmulo
  A Publicação: “É justo registrarmos ainda as referências da Revista Espírita ao aparecimento no Brasil de “O Echo d’Além Túmulo”, a famosa publicação baiana, pioneira de nossa imprensa espírita. No Número de outubro de 1869, em sua secção bibliográfica, a Revue publica o seguinte:
“O Echo d’Além Túmulo, monitor do Espiritismo no Brasil, publicado mensalmente na Bahia, em língua portuguesa, 60 páginas por exemplar in-oitavo, sob a direção do Sr. Luiz Olympio Telles de Menezes, membro do Instituto Histórico da Bahia.”
    Na sequência, Kardec escreve um extenso artigo sobre o Jornal Eco de Além Túmulo, felicitando, o Sr. Luiz Olympio pela iniciativa corajosa que demonstrou. A matéria leva o seguinte título: Novos Jornais Estrangeiros.
    Convido o leitor amigo a consultar a citada revista e ler esse interessante artigo.



OUTRAS INFORMAÇÕES:
    Telles de Menezes também foi um dos fundadores do Conservatório Dramático da Bahia, em agosto de 1857, do qual participavam, entre outros, personalidades como Rui Barbosa.
    Foi professor primário, funcionário da Assembleia Legislativa e Oficial da Biblioteca Pública da Bahia.
    Falava o Inglês, o Francês, o Castelhano e o Latim.
HOMENAGEM A TELLES DE MENEZES
1. Através de proposta da Federal Espírita Brasileira, o então Departamento de Correios e Telégrafos autorizou a utilização de um carimbo postal, no dia 17 de setembro de 1965 – exatamente 100 anos após a fundação do “Grupo Familiar do Espiritismo.”
2. Em 4 de dezembro de 1966, foi inaugurada em Salvador a Rua Professor Telles de Menezes, de acordo com a aprovação da Câmara Municipal daquela cidade.
    E no dia 16 de março de 1893, desencarna, na cidade do Rio de Janeiro, esse notável brasileiro, a quem nós devemos muito, pela implantação da doutrina de libertação de consciências, no Brasil – A Doutrina Espírita.

Fonte/Ref:
1-http://www.feparana.com.br/biografia.php?cod_biog=200
2-Wikipédia – a Enciclopédia Livre
Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos
1864 – 1865 – 1867 e 1869 – Edicel
 
Antonio Tadeu Minghin

Nenhum comentário:

Postar um comentário