a partir de maio 2011

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ALGUMAS COMPARAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA ACADÊMICA E A CIÊNCIA ESPÍRITA

 

    Amigo leitor, ao deparar com esse título, no primeiro momento pode-se pensar que será uma vertente de opiniões ou afirmativas entre as duas correntes. Mas não, o que temos hoje é um somatório de alguns conceitos a respeito dos quais a pesquisa científica corresponde com a informação espírita.
    Se, no passado, a ciência acadêmica afastou-se consideravelmente dos juízos religiosos, na atualidade as pesquisas vêm demonstrando consonância com boa parte dos postulados da ciência espírita. Com isso, um ponto de união entre ambas é traçado.  
   A Doutrina Espírita, foi codificada por Allan Kardec e transmitida ao mundo pelos Espíritos Superiores,  também como ciência. Fica dessa forma evidente que está de conformidade com as leis naturais, razão pela qual não é  estranho que as mesmas conclusões sejam tiradas por diversas pesquisas de hoje. O mestre Allan Kardec, com seu caráter de homem íntegro, asseverou que, se a ciência provasse o contrário sobre algum aspecto, o espiritismo mudaria.
    Então, caro leitor, passamos  a algumas comparações, como diz o título do artigo, em recentes pesquisas, destacando o Grande Colisor de Partículas, a Fecundação e a Mediunidade.

I- Grande Colisor de Hádron ( Partículas )
    Em artigo publicado nesta revista, em Agosto de 2010, destacamos o maior experimento científico até então realizado, ou seja, o Grande Colisor de Hádrons (Partículas), que reproduziu o cenário do Cosmos, em um  trilionésimo de segundos após o Big Bang. Pois bem, os cientistas estão “desvestindo” a matéria, para chegar ao Bóson de Higgs, a matéria mãe chamada por alguns de  “a Partícula de Deus.” Essa teoria foi levantada nos anos de 1964, pelo físico Peter Higgs e 1974, pelo físico  Philip Anderson e agora os cientistas avançam na pesquisa para comprová-la.                                                                                                        
      Mas afinal, o que é  essa matéria mãe, apontada pelos cientistas e que acabou ganhando o epíteto complementar de Partícula de Deus? Como resposta, é a matéria primária que origina todas as outras matérias ou todos os corpos físicos.
      O que significa, no Espiritismo, matéria mãe? Respondem os Espíritos da Codificação que se trata da matéria original, ou seja, que dá formação a todos os corpos físicos ou todos os elementos materiais do Universo,  por isso leva o nome de Fluido Cósmico Universal.
   Como podemos notar, a Ciência atual tem o mesmo propósito, ou seja, comprovar essa matéria primeira.

II - Fecundação
   
      O processo da fecundação, pesquisado pela ciência investigativa, vem ao encontro ao que é narrado no livro Missionários da Luz (André Luiz/Chico Xavier), 36ª. edição, pag.213:
“Após acompanhar, profundamente absorto ao serviço, a marcha dos minúsculos, competidores que constituíam a substância fecundante identificou o mais apto, fixando nele o seu potencial magnético, dando-me a ideia de que o ajudava a desembaraçar-se dos companheiros para que fosse o primeiro a penetrar a pequenina bolsa maternal.”
Na pag.222 do mesmo livro, diz o Instrutor Apuleio: “Em visto disso, meu amigo, a célula masculina que atinge o óvulo em primeiro lugar, para fecundá-lo, não é a mais apta em sentindo de “superioridade”, mas em sentido de “sintonia magnética”, em todos as casos de fecundação para o mundo das formas. Esta é a lei, pela qual os geneticistas do Globo são muitas vezes surpreendidos em suas observações, em face das mudanças inesperadas na estrutura de vários tipos, dentro das mesmas espécies. As células possuem também o seu “individualismo magnético” algo independente nas manifestações vitais.”

E mais adiante, na mesma página:
“Se a mulher pode exercer a sua influência decisiva na escolha do companheiro, também a célula feminina, na maioria das vezes, pode exercer a sua atuação na escolha do elemento que a fecundará.”

    Agora, vejamos o que diz recentes pesquisas sobre a fecundação:
Depois de uma década de estudos, os pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA), liderados por Stephen Quake, professor da bioengenharia da instituição, conseguiram chegar a uma técnica que decifrou o genoma de uma das menores células do organismo.
Jianbin Wang, aluno de graduação que assina o artigo como primeiro autor, diz que o que mais fascinou os cientistas foi o alto grau de variação dessas células. “Cada espermatozóide tem um genoma único, com padrões únicos de recombinação e mutação. Essa diversidade pode fornecer habilidades de fertilização diferentes para cada uma dessas células do esperma.”

    Comparamos a informação de André Luiz, quando diz do individualismo magnético, com o  genoma único informado pelos cientistas. A pesquisa afirmou que cada  espermatozóide age com padrões únicos de recombinação e mutação. E arrematam os pesquisadores: “os espermatozóides não agiriam na base do eu primeiro, numa espécie de corrida egoísta, como ensinavam as aulas clássicas de Biologia. Em vez disso, eles parecem organizados como uma tropa de elite.”
Concluindo: André Luiz, pelo instrutor Apuleio, afirma que a célula feminina pode atuar, exercendo a sua escolha no elemento que a fecundará.
     E a pesquisa científica diz: “na época da ovulação, o organismo da mulher parece ter interesse em cooperar com o gameta masculino.”
     Portanto, podemos deduzir que a Engenharia Genética do Mundo Espiritual, ao programar, em muitos casos, a reencarnação, já designa o espermatozóide, que leva os códigos genéticos previamente trabalhados, para que o mesmo possa produzir efeitos desejados,  cumprindo-se assim o planejamento para o futuro reencarnante.

III- Mediunidade
     
      Pois bem, caros leitores, seguindo o objetivo do nosso artigo, deparamos com uma notícia recente na revista Época, de 11/2012,  muito estimulante para os nossos estudos: “Os avanços da ciência da alma.” A pesquisa, rigorosamente científica, foi referente à mediunidade e teve a responsabilidade dos seguintes cientistas: Julio Peres, Alexander Moreira-Almeida, Leonardo Caixeta, Frederico Leão e Andrew Newberg. Foi realizada na cidade de Filadélfia (EUA), sendo a primeira vez que o cérebro de médiuns foi investigado com recursos da neurociência, utilizou-se scanner, mapeando-se toda a área cerebral de dez médiuns pesquisados, durante o chamado transe mediúnico.
       Segundo o artigo da Revista Época, os resultados foram surpreendentes, pois, quando comparados com as duas áreas cerebrais, da criatividade e do planejamento constatou-se que essas áreas não foram acionadas, ou melhor, não atuaram no processo mediúnico. Portanto a autoria seria dos espíritos comunicantes, hipótese que os médiuns defendem.
     Assim, amigo leitor, essas são apenas algumas comparações, dentre as diversas que hoje a ciência acadêmica realiza, que vêm confirmar os postulados espíritas, informados a nós através da codificação, pelos Espíritos Veneráveis e o mestre Allan Kardec, em 18 de abril de 1857 e  as obras de André Luiz/Chico Xavier.
Antonio Tadeu Minghin 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

·        Partícula de Deus, título do livro de Leon Lederman. Original em inglês (The God Particle)
·        Revista Espírita – Allan Kardec : Ide – junho/1858 e pela editora Edicel: novembro/1864 – setembro/1865 - Março/1866 – junho/1868
·        O Livros do Médiuns- FEESP: Cap.I  - pg.73 e Cap.XIV - Cap.VIII – pg.149 
·        A Gênese - Lake: Cap.VI – pg. 92, 93 e 98 e Cap.XIV – pg. 232
·        O Livro dos Espíritos – Ide: pg:13,52,66,140

http://cendjesus.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário