a partir de maio 2011

domingo, 11 de agosto de 2013

O Espiritismo em outros países-11-08-2013


EUNICE DE OLIVEIRA CAZETTAeunicecazetta@gmail.com
Londrina, Paraná (Brasil
Alemanha
Baden – O Centro de Estudos Espíritas Emmanuel realiza semanalmente às quartas-feiras palestra pública, e estudo do ESDE das 19h às 20h, além de aplicação de passe. Mais informações pelo site www.ceeem.org.
Berlim – O SAJA e.V. (Grupo de Estudos e Trabalho Joanna de Ângelis) realiza reuniões semanais em português todas as terças-feiras, em alemão às quintas-feiras, e em dois sábados do mês (o 2º e o 4º) em português. Nesses encontros, promovem o estudo de O Livro dos Espíritos, do Evangelho e de temas da reforma íntima. O grupo é membro da Associação Espírita Alemã e do Conselho Espírita Internacional. Mais informações podem ser vistas no endereçowww.sajaberlin.de ou receber regularmente a newsletter cadastrando-se através do e-mail sajainfo@web.de, com Sra. Glaucia Silva. Possui também uma página no facebook através do link www.facebook.com/sajaspiritismus.
– Durante os meses de junho, julho e agosto, será feita uma pausa nos encontros aos sábados do Grupo Espírita SAJA. Os frequentadores desses dias poderão fazê-lo às terças-feiras – encontros em português ou às quintas-feiras – encontros em alemão

Bonn-Röttgen – O Grupo de Estudos Allan Kardec - ALKASTAR realizará nos dias 2 e 3 de novembro de 2013 o 6º Congresso Alemão de PsychoMedizin. O evento, organizado pelo grupo ALKASTAR, junto com a AME, terá como principal objetivo discutir um novo paradigma para o tratamento de transtornos mentais, métodos cooperativos de medicina e espiritualidade. Mais informações – inclusive em português – podem ser obtidas através do site do eventohttp://www.psycho-medizin.com/seiten/der-kongress.phpwww.kongress-psychomedizin.com, ou pelo correio eletrônicoinfo@psicotropicamedicamentos.com.  

– 6. Deutscher Kongress für PsychoMedizin
Referenten und Themen
Samstag, 02. November 2013:
09:00 - Eröffnung und Begrüßung – Musikalischer Moment - Flávio Benedito, Klavier
Mauricio Virgens, Warren Richardson, Bariton
09:15 - »Neurophysiologie der Medialität« Dr. med. Marlene Nobre
10:30 - »Hirnaktivität während mediumistischer Trancezustände – Forschungsergebnisse der Uniklinik RWTH Aachen« - Dr. rer. medic. Nils Kohn
11:45 - K a f f e e p a u s e
12:15 - »Die Verbindung Geist - Gehirn – Die Zelle im Licht der molekulare Biologie« - Dr. med. Carlos Roberto de Souza
13:15 - M i t t a g s p a u s e
14:45 - »Die Obsession und ihre Masken« - Dr. med. Marlene Nobre
15:45 - »Obsession unter dem Gesichtspunkt der Resonanz« - Dr. med. Sérgio Luis da Silva Lopes
16:45 - K a f f e e p a u s e
17:15 - »Woher? – Wofür? – Wohin? – Welchen Stellenwert haben wir in dieser Welt« - Prof. Dr. med. Walter van Laack
18:45 - A b e n d e s s e n
20:15 - Fragen und Antworten am “runden Tisch“ mit allen Referenten
21:00 - Ende des 1. Kongresstages. 
Sonntag, 03. November 2013:
09:00 - Begrüßung – Musikalischer Moment
09:10 - »Bewusstseinsmedizin – die Kreativmedizin des 21. Jahrhunderts« Dr. med. Lothar Hollerbach
10:20 - »Das Konzept von Gesundheit und Krankheit
nach dem ärztlich-spiritistischen Paradigma« Dr. med. Marcia Colasante Salgado
11:20 - K a f f e e p a u s e
11:50 - »Spiritueller Hintergrund bei psychischer, psychosomatischer und physischer Krankheit – Was bedeutet Karma?« - Dagobert Göbel
13:00 - M i t t a g s p a u s e
14:30 - »Die Wirkung spiritueller Passes auf das Wachstum von Bakterien – Forschungsergebnisse« - Prof. Dr. med. Irvênia de Santis Prada
15:30 - »Psychischer und spiritueller Aspekt des Mobbings« - Dr. med. Carlos Roberto de Souza Oliveira
16:30 - Fragen und Antworten am “runden Tisch“ mit allen Referenten
17:30 - Zum Ende des 6. Deutschen Kongresses für PsychoMedizin - Dr. med. Marlene Nobre
18:00 - Musikalischer Moment.  
Düsseldorf – O Grupo espírita "Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf e. V.", com endereço na Worringerstr. 87 em Düsseldorf, informa que suas reuniões são realizadas todas as terças-feiras, às 19h. Telefone para contato: 0157 74735376, com Garcita Mueller ou Tereza Matos. 
Hamburgo – Nos dias 16 e 17 de novembro haverá em Hamburgo o 11º. Encontro Fraterno dos grupos espíritas da Alemanha. As informações em alemão estão no nosso site: http://www.sajaberlin.de/neue-nachrichten/11treffendeutscherspiritistischengruppen2013. Para informações - em português – falar com a Mariley: marileylopesstoll@hotmail.de ouschwester.sheilla.hamburg@googlemail.com.
Köln – O Grupo de Estudos Espíritas de Colônia realiza reuniões de estudos deO Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, seguidos do passe coletivo, todas as terças-feiras, das 17h45 às 18h45. Informações:www.spiritismo.de/alemanha.htm.
– O Grupo Cantinho do Chico realiza, às segundas-feiras a partir das 18h, a reunião pública com o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, e em todo terceiro domingo de cada mês realiza o estudo sistematizado das obras de Allan Kardec. O grupo se prepara para em breve disponibilizar a programação para as próximas semanas. Mais informações podem ser visualizadas através do site www.cantinho-do-chico.com ou pelo e-mail info@cantinho-do-chico.com.
Stuttgart – O Círculo de Estudos Espírita Allan Kardec (Gruppe-SEELE. e.V. Stuttgart) divulga uma Folha Informativa mensal em alemão com a programação do mês. O grupo realiza na sede do Centro Espírita Stuttgart, sito à Rua Hackstrasse 11, palestras, atendimentos com fluidoterapia e estudos sobre a Doutrina Espírita nas línguas alemão e português. O site da instituição para visualizar a programação é este: http://gruppe-seele.de/. Contatos por e-mail: Maria Gekeler, presidente do Grupo e da U.E.A. – União Espírita Alemã:mary@mds-gekeler.de
– Nos dias 26 e 27 de outubro – Na Associação Espírita Alemã - Deutsche Spiritistische Vereinigung (DSV) – haverá a Reunião do Conselho Espírita Internacional – Europa. Informações: www.spiritismus-dsv.de.
– O Círculo de Estudos Espírita Allan Kardec – Grupo S.E.E.L.E. e. V. – possui um calendário mensal que pode ser acessado através do site www.gruppe-seele.de.
– Revista Espírita em alemão – A União Espírita Alemã lançou em janeiro a 3ª edição da Revista Espírita em alemão. Tendo como tema principal “Espiritualidade e Medicina”, a revista poderá ser adquirida na U.E.A./DSV pelo e-mail kontakt@spiritismus-dsv.de
– Foi adiado, por motivo de força maior, para 15 e 16 de fevereiro de 2014, o "Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para a Infância e Juventude" que seria promovido por CEE-CEI/CEILS U.E.A na sede da U.E.A, em Stuttgart, nos dias 15 e 16 de junho de 2013. Informações em: www.spiritismus-dsv.deou kontakt@spiritismus-dsv.de.
Angola
– Para entrar em contato com a Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola, utilize o site www.seaka.org ou o e-mail seakaangola@gmail.com.
Argentina
Buenos Aires – A Revista Espírita de 1860, de Allan Kardec, em espanhol (EDICEI, 2013), foi lançada na "39a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. A tradução do francês para o espanhol foi feita por Enrique Eliseo Baldovino.
– Encontra-se disponível a 13ª edição da "Revista Espírita Mies de Amor". Entre os temas abordados, temos: La psicopatía en la visión espírita; el desafío de ser padres; ¿por qué los Espíritus abandonan algunos médiums. Informações: siteswww.miesdeamor.jimdo.com e www.espiritismoparatodos.com.ar.
– No período de 23 a 26 de agosto, no CEA – Buenos Aires, o Dr. Andrei Moreira (de Belo Horizonte/MG) fará a apresentação do seu livro “Homosexualidad bajo la óptica del Espiritu inmortal”.
Córdoba – No período de 23 a 26 de agosto, Dr. Andrei Moreira (de Belo Horizonte/MG) fará uma palestra por ocasião da Jornada Ame Argentina.
Austrália
Brisbane – Todas as quartas-feiras, de 20h30 às 21h15, no Community Centre – 1693 Logan Road, Upper Mt Gravatt, são promovidas reuniões de estudos pelo Brisbane Spiritist Centre. Mais informações:brisbanesc2011@hotmail.com.
Sydney – Desde o dia 5 de fevereiro, o Allan Kardec Spiritist Group está com instalações próprias em: St. Peters, Marrickville – St. Peters Town Hall está localizado na 39 Unwins Bridge Road, Sydenham, segundo o Boletim Informativo CEI 47. Informações: allankardecsydney@gmail.com;www.allankardec.sydney.org
– Mais informações sobre o Movimento Espírita em algumas cidades da Austrália podem ser vistas através do website: www.allankardecsydney.org;allankardecsydney@gmail.com
Áustria 
Viena – O Verein für Spiritistische Studien Allan Kardec - VAK Viena promove encontros semanais às terças-feiras, de 19h às 20h; aos sábados, de 15h às 16h, para o conhecimento da Doutrina Espírita. Mais informações estão disponíveis no endereço www.spiritismus.at ou e-mail vakardec@msn.com, com Rejane Planer e Josef Jackulak, VAK Viena. 

– O Grupo Verein für Spiritistische Studien Allan Kardec (VAK) está realizando desde janeiro de 2013 o Estudo da Mediunidade a partir das 18h, sempre às terças-feiras, para todos os interessados. O estudo orientado tem uma duração de 45 minutos. Após o estudo, às 19h, ocorre a palestra pública. Mais informações através do site www.spiritismus.at

– "Nossa" Radio espírita em Alemão: Foi criada a primeira Rádio Espírita em Alemão.

A iniciativa é de Daniela Thorwartl do Grupo de Estudos Espíritas Emmanuel, de Viena. Está aberta à participação dos grupos espíritas, começando pela codificação de Kardec (em alemão), como também procurará atender, na medida do possível, ao idioma português, inclusive para divulgar programações de suas casas, horários, endereços, eventos. Acesse:www.radioespirita.net.br/emmanuel-in-wien.html.
– A Associação de Estudos Espíritas John Huss promove em sua sede –localizada na Halblehnweg n° 25 – 1220 – Viena – reuniões quinzenais para estudo, aos sábados, das 17h às 18h30. Mais informações:johnhuss.vienna@gmail.com.
– O SEEJA conta com novo endereço de e-mail, o seejaangelis@gmail.com, pois o endereço antigo seejaangelis@yahoo.com foi “hackeado”. O grupo pede desculpas por qualquer e-mail inconveniente que tenham recebido.
– A Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis – SEEJA – está localizada na Hietzinger-Haupt strasse 34 A – 1130. A sociedade realiza o ESDE aos domingos, às 11h (em alemão e português); às quartas-feiras, promove estudo de O Livro dos Médiuns, às 10h; no 2º sábado de cada mês, às 18h, apresenta uma videoaula; no 2º domingo de cada mês, às 11h: evangelização infantil. Mais informações: seejaangelis@gmail.com.
Vorarlberg – O Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – GEEAK – realiza, às segundas-feiras, o estudo de O Livro dos Médiuns e, às quartas-feiras, o de O Livro dos Espíritos. Às quintas-feiras foi iniciado o III Curso de Introdução ao Espiritismo, com aulas no horário das 9h às 10h30, em português. As matrículas estão abertas. Nos 1os e 3os domingos de cada mês são realizadas palestras públicas no idioma português. As palestras no idioma Alemão, que ocorriam nos 3os domingos de cada mês, foram momentaneamente suspensas e substituídas por palestras em Português. Um novo grupo de estudos no idioma Alemão está sendo formado, para debate de diversos temas, dentro da temática espírita. O GEEAK também oferece evangelização infantil e um Canal de vídeos com palestras disponíveis no endereço: www.youtube.com/user/GEEAKAustria?feature=watch. Mais informações no site www.spiritist.at ou pelo e-mailgeeakaustria@gmail.com. Endereço: GEEAK – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Voralberg - Angerweg 2 UGA-6923 – Lauterach-Áustria. Consulte sobre o Movimento espírita austríaco com Vânia Gomes, emwww.youtube.com/watch?v=dHjN2XJbM40&feature=channel&list=UL.
Bélgica
Auby-Sur-Semois – O “Centre Philosophique Spirite Nosso Lar” promove estudos da filosofia às terças-feiras das 19h às 21h e vibrações para enfermos da alma nas quartas-feiras das 10h às 11h, com auxílio fraternal e evangelhoterapia. A sede da entidade fica na 21, Rue des haustes – Voies 6880 - Auby-Sur-Semois (Bertrix) - Belgique. Mais informações através do e-mailmarciario6@yahoo.fr, com Márcia Alves.
Bruxelas – Centre d'Études Spirite Allan Kardec de Bruxelles: CESAK promove discussões sobre vários assuntos importantes, direcionados para pais e educadores, aos sábados, das 15h45 às 16h50. Endereço: 134 Rue Louis Hap, 1040 Bruxelles; Tel. 02/647 37 85. Informe-se a respeito:  http://bruxelles.cesak.org.
– O Centre d’Étude Spirite Allan Kardec deu início a um grupo para os adolescentes espíritas (de 12 a 15 anos), todos os sábados, entre 15h45 e 16h50. Trata-se de um grupo onde haverá muita discussão e debates em torno de temas atuais e modernos à luz da filosofia Espirita. Exemplos de temas: Livre-Arbítrio, Fanatismo e intolerância, A vida depois da morte, O Espiritismo e as outras religiões - Transformar o mundo. Informações: pelos sites:http://bruxelles.cesak.org/www.spirite.be,http://cesakbruxelles.blogspot.com/www.tvcei.com
Liège  “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns” e “A Gênese”, de Allan Kardec, podem ser encontrados em áudio no idioma francês. Estão em 2 CDs, gravados no formato MP3 e vendidos pelo valor total de 10€. Da mesma forma estão disponíveis 2 simpósios da União Espírita Belga, dos anos de  2006  e  2007, em DVD. Mais informações, diretamente com a “Union Spirite Belge”: Rue Maghin, 43 à 4000 Liège – Bélgica – telefone (32) (0) 4227 60 76, e-mailusb@spirite.be e site www.spirite.be

Bielorrússia

Grupo Espírita da Bielorrússia  Spartak Severin informa que já está disponível a Revista Espírita em Russo, traduzida do original em francês. Um novo grupo, o Grupo Espírita de Minsk, está sendo formado, com 10 a 15 pessoas, coordenação de Andrei e Natália Latsinnik que viveram por 5 anos no Brasil, e coordenação geral de Spartak Severin. Outras informações no Boletim CEI. Contatos somente em inglês, francês, italiano e russo com: spartak-severin@yandex.by.

Canadá

Quebec – Foi publicado pela Librairie Spirite Franco-phone no Quebec o primeiro livro espírita para crianças em língua francesa: Les Contes de Tante Célia. O livro é fruto de uma larga cooperação a nível francofônico com a Comissão de Evangelização da Coordenadoria da Europa, animada por Claudia Werdine e Milena Alborghetti, e com a tradução de Marcia Kempf. O livro pode ser adquirido na Amazon. (Boletim Informativo CEI no. 48)
Toronto – A Toronto Spiritist Society está com nova sede localizada na 261 Gerrard St E. – Toronto, Ontário - M5A 2G1 – Canadá. Caso haja algum problema, basta ligar para (416) 723-2242. Para informar-se sobre a programação das atividades, acesse o site:http://www.torontospiritistsociety.org/.

– Está sendo realizado o estudo do livro "Entre o céu e a Terra" do EspíritoAndré Luiz, psicografado por Chico XavierHá muitos temas interessantes neste livro, incluindo-se: os laços familiaresa reencarnação e a lei de causa e efeitoO estudo será feito às quartas-feiras, de 19 às 20h, até meados de agosto. Consultewww.torontospiritistsociety.org.
– No período de 11 a 14 de setembro, o Dr. Andrei Moreira (Belo Horizonte/MG estará fazendo palestras na Toronto Spiritist Society – 216 Gerrard Street East – Informações: http://amemg.com.br/2012/09/11/agenda-dr-andrei-moreira/).
– No dia 26 de setembro está programada uma palestra com Divaldo Pereira Franco (Brasil), às 19h. Local: Innis Town Hall – 2 Sussex Avenue, Toronto MSS 1JS. Informações: www2.qutromaosdeluz.com.br.

Chile
Grupo Espírita María de Nazaret – www.grupoespiritamariadenazaret.cl – Foi criada uma página no Facebook, em espanhol, contendo bom material da doutrina: facebook.com/GrupoDeEstudiosDeEspiritismoMariaDeNazaret. O site da entidade é www.grupoespiritamariadenazaret.cl
Dinamarca
Copenhague  A Spiritist Educational Society Denmark (SESD) foi fundada em 30 de abril de 2012, tendo o objetivo primordial de estudar, aplicar os ensinamentos e divulgar a Doutrina Espírita na Dinamarca. Reuniões abertas ao público  todas as segundas-feiras (exceto a última de cada mês), das 18h00 às 19:30h, na nossa sede em Copenhague. Durante as reuniões estudamos O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, além de conduzirmos uma pequena palestra com tema edificante, seguido de passe. Temos o atendimento fraterno àqueles que necessitarem. As últimas segundas-feiras do mês são dedicadas às reuniões de Estudo da Mediunidade, fechadas ao público em geral. Nossos trabalhos são conduzidos apenas em língua portuguesa e, eventualmente, em língua inglesa, mas estamos nos preparando para conduzi-los também em língua dinamarquesa num futuro próximo. Nossa biblioteca conta com um acervo de livros, revistas, CDs de música e áudio-palestras e DVDs de filmes, palestras e seminários. O material está disponível para empréstimo nos idiomas português, inglês, dinamarquês, sueco e alemão. Parte do material também está disponível para venda. Nosso endereço: SESD – Spiritist Educational Society Denmark  www.sesd.dk – Nørregade 28D, 1.sal. 1165 – København K – Danmark. Nossos contatos: spiritism@sesd.dk; skype: S.E.S.D. ou spiritism@sesd.dk; Flavia: +45 3079 9348 (celular); Malu: +45 6019 0075 (celular); facebook: www.facebook.com/SESD.spiritism.dk.

Equador

Quito – O Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec de Quito anuncia o início de suas oficinas de estudos da Doutrina Espírita, abertas ao público em geral, e convida a todos que tenham interesse em conhecer a Ciência, a Filosofia e a Moral de que trata o Espiritismo a participarem de suas reuniões semanais realizadas às terças-feiras, de 18 às 19h30, na sua sede à Rua Santa Prisca OE – 327 – Edifício Valladares – 3º. Piso – Oficina 306. A entrada é gratuita. Informações: e-mail espiritismoquito@gmail.com ou telefone 098994983.

Escócia

Glasgow – O Spiritist Group of Glasgow (Grupo Espírita de Glasgow) está com uma nova página no facebook. O link para acessá-la éwww.facebook.com/pages/Spiritist-Group-of-Glasgow/267199346644088 e lá você pode deixar seus comentários sobre a doutrina e os trabalhos do grupo. Mais informações: e-mail spiritism.glasgow@gmail.com.
– Vários eventos são patrocinados por grupos espíritas na EscóciaGrupoEspírita de Glasgow e os espíritas Amigos de Edimburgo e Dundee, trabalhando em colaboração com a União Britânica de Sociedades Espíritas (BUSS). Contato:spiritism.glasgow@gmail.com.

Espanha


Madri
 – Carlos Campetti (FEB/Brasil) estará na Europa ministrando o curso de Formação de Monitores do ESDE:  de 7 a 8/setembro – FeEspanha –info@espiritismo.es;

– Centro Espírita Mensajeros de la Luz – CEMEL – O CEMEL também vinha promovendo conferências sobre Família e já implantou as classes infantis.O CEMEL está localizado na Calle Madera 1, Bajo – Madrid e suas atividades são:
2ª feira, às 19h: Sessão Mediúnica - Assistência Privada;
5ªfeira, às 20h: Estudo do Evangelho - Conferência Pública – Passes;
6ª feira, das 18h15 às 19h15: Classes infantis;
6ª feira, às 19h30: ESDE.
– Centro de Estudios y Divulgación Espírita - C.E.y.D.E. – O CEYDE está localizado na Calle Montera 10-12 - 2ª Planta - Nº 3 – Metro Sol – Madri. Mais informações pelo site www.ceydemadrid.org.
Benidorm – Sites da Federação: www.espiritismo.ccinfo@espiritismo.cc. Canal da FEE Oficial de vídeos: www.youtube.com/user/federacionespirita?feature. A Revista Espírita da FEE (no 3 – Transição Planetária), órgão oficial da Federação, pode ser recebida no seu domicílio ao preço de 3 euros por revista, ou 12 euros ao ano. A distribuição se faz ao preço do custo. Conheça o Espiritismo através do chat da Federação Espírita Espanhola, às quartas-feiras, às 22h30.
Los Barrios – Em março de 2013 foi fundado um novo Centro Espírita na Espanha: o Centro de Estudo Amanhecer Espírita, na Pio XI, nº 5 – Alto, em Los Barrios, Cádiz. Neste centro, faz-se o estudo d’ O Livro dos Espíritos e o estudo sistematizado da doutrina – ESDE – às quartas-feiras, de 18h às 20h. Mais informações: e-mail isabelporras1@gmail.com

Estados Unidos da América 

Atlanta – Nos dias 24 e 25 de agosto, será realizado o 6º Encontro Espírita de Atlanta, contando com as presenças de: Haroldo Dutra Dias, Mauricio Cisneiros, Andréia Marshall, Julio Carvalho, Kirsten Mello e Marcelo Neto.
Baltimore – A Sociedade Espírita de Baltimore lançou o website Spiritist Network (Rede Social Espírita) que disponibiliza uma variedade de vídeos espíritas, principalmente em inglês, além de fotos, áudios e blog. O link éwww.spiritistnetwork.com.
Boca Raton – Todos os sábados, às 18h, a Spiritist Society of Palm Beachpromove workshops com o objetivo de ajudar no melhor entendimento da vida espiritual, de nós mesmos e de toda a criação. Mais informações sobre palestras, site www.kardec.com.
Boynton Beach – O Conselho Espírita dos Estados Unidos está disponibilizando na internet a primeira parte do seu livro “Systematic Study of Spiritism” (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). O livro é dividido em 12 lições, que podem ser baixadas gratuitamente em formato PowerPoint ou em PDF. O segundo livro do Systematic Study of Spiritism está na sua fase final de preparação. O endereço do USSC na internet é www.spiritist.us/sss.html.
– O Conselho Espírita dos Estados Unidos (USSC), com o apoio da União Britânica das Sociedades Espíritas e do Conselho Espírita Internacional (CEI), lançou o livro “The Gospel – At Home and in the Heart” (O Evangelho – em casa e no coração). O lançamento do livro visa estimular o estudo e a prática dos ensinamentos cristãos espíritas no ambiente familiar e faz parte da campanha “Evangelho no Lar para Todos”, lançada pelo USSC. A obra está disponível somente na internet, no arquivo de leitura PDF, mas deverá ser também impressa pela instituição. Os interessados podem acessar o livro em www.spiritist.us/pdf/ghh.pdf.
– O Conselho Espírita dos Estados Unidos (United States Spiritist Council) criou o Spiritist Information Research Assistant (SIRA), um serviço de consultas de obras espíritas, espiritualistas e de caráter científico. Pode-se fazer uma pesquisa por temas, títulos de livros, médium/autor e autor espiritual. Todas as obras são editadas em inglês. O endereço é www.spiritist.us/sira.
– Todos os sábados, às 10h, o Conselho Espírita dos Estados Unidos (United States Spiritist Council) promove o “Spiritism for Everyone – Webmeeting”, um grupo de estudo espírita ao vivo. Mais informações no site www.spiritist.us.
Miami – A Edicei da América comemorou a data significativa de 18 de abril de 1857 colocando em oferta a coleção inteira de compilação da Doutrina Espírita. Visite o nosso site, procure nossos títulos e participe. Se você quiser iluminar-se com um desses livros incríveis, não espere mais tempo! Cada exemplar por US$ 9,00. Edicei of America - 8425 Biscayne Blvd. Suite 104 - Miami, FL 33138 -(305) 758-7444 - www.ediceiofamerica.com.
– A Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Assn., com o apoio da Baptist Health South Florida, está desenvolvendo um programa de educação para a saúde. O programa visa oferecer à comunidade conhecimentos, atitudes e hábitos básicos para a aquisição da saúde individual e coletiva. Um outro estudo está sendo oferecido através da internet, todas as quartas-feiras, às 21h. Mais informações no site www.spiritist.com.
– O Centro Espírita Bezerra de Menezes - 6450 NW 77th CT - Miami 33166 – anunciou a sua programação: No dia 6 de agosto, de 14h às 17h, foi realizado o Curso Básico de Fotografia Digital. Informações: info@spitist.com;www.spiritist.com; e
– Nos dias 7 e 8 de setembro, teremos palestras com o Dr. Andrei Moreira (Belo Horizonte/MG). 
Nova York – A programação do Allan Kardec Spiritist Center - 32-75 Steinway St – sala 201B - Astoria, NY - (718) 429-6626 ou (1718) 639-3041, site www.akscenter.com, e-mail pontodeluz@aol.com, é a seguinte:
Domingo – 12h às 13h - Reunião Pública – Passes; de 10h às 11h - Evangelização Infantil – (domingos alternados por faixa etária – veja detalhes com Alice);
Segunda-feira – 19h15 - Estudo do E S D E (Apostilas da FEB);
Terça-feira – 20h às 21h - Reunião Pública – Passes;
Quarta-feira - Reunião privativa da casa;
Quinta-feira – 20h - Estudo Doutrinário em Espanhol;
Sexta-feira – 20h - Miudinho "Estudo Detalhado do Evangelho de Jesus";
Sábado – 13h30 - Atendimento fraterno individual (hora previamente marcada);
Sábado – 14h30 - Curso de Autoconhecimento à luz do Evangelho de Jesus;
Sábado – 17h30 às 19h - Tratamento – Físico-Espiritual (com hora previamente marcada).
Pedidos de oração via e-mail vão para o arquivo da Internet e são copiados no caderno de vibrações para orações e tratamento. Acessar:orepormim@aol.com
No período de 15 a 21 de setembro, será realizada a Semana Espírita de New York, com a participação do palestrante Dr. Andrei Moreira (Belo Horizonte/MG).
San Diego – A Spiritist Society of San Diego está promovendo o estudo de O Livro dos Espíritos. O grupo se reúne todas as quintas, às 19h. Mais informações no site www.sssandiego.org.
Timonium  Em julho de 2011 estreou a primeira rádio espírita dos Estados Unidos. Mais informações no site www.kardecradio.com.
Estônia
Tallin  A tradução do livro “Nosso Lar” em estoniano foi lançada recentemente em Tallin, publicada pela Editora Rivail da Polônia, em concordância com a EDICEI. O tradutor foi August Kilk. A palestra de lançamento em Tallin foi proferida por Clovis Portes, esperantista espírita e palestrante internacional. O evento foi organizado pelo Grupo Espírita da Estônia, com o apoio de Konrad e de Clovis Portes. Mais informações:www.spiritism.ee e august@spiritism.ee. 

Finlândia

– Associação Amigos do Dom Inácio da Finlândia – Os representantes da associacão finalizaram e lançaram a tradução do livro “Os Mensageiros” para os leitores finlandeses. Em breve também lançarão a tradução da obra “Suicídio Tudo o que você precisa saber”, do autor Richard Simonetti. Informações:info@allankardec.fiinfo@spiritismi.fiwww.spiritismi.fi.

França

Paris – A Association Parisienne d'Études Spirites (A.P.E.S.), sediada noendereço: 22 Rue des Laitières 94300 – Vincennes, disponibiliza mais informações sobre as palestras do mês através do site www.apes.asso.fr.
– CELA (Centre Spirite Lumière et Amour) dispõe de informações através do site www.congres.lmsf.orgO website da Enciclopédia Espírita (Encyclopédie Spirite) está reformuladoConferir em: www.spiritisme.net.

Holanda


Amsterdam – O Grupo Espírita J. G. Plate reúne-se às segundas-feiras, às 19h30, para realização do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Local: Zaandammerplein 50 - Buurtcentrum Horizon - Amsterdam (acesso pela porta ao lado, sala no 2º andar). As palestras públicas são realizadas às quartas-feiras, às 20h15. Mais informações: nilsongn@hotmail.com.
– Às quintas-feiras, o Grupo Espírita Joanna de Ângelis oferece o estudo de O Livro dos Espíritos, em holandês. Mais informações: s.v.j.angelis@gmail.com.
– No dia 25 de agosto, será realizado o 12o ENCONTRO NACIONAL ESPÍRITA – Palestrantes: Charles Kempf, Claudia Werdine e Milena Alborghetti. TEMA: A Felicidade na visão espírita. Local: Buurtcentrum de Horizon. Endereço: Hembrugstraat 156 - 2o andar, 1013 XC Amsterdam. Uma parceria entre o Conselho Espírita Holandês e a AME Internacional. Contato: Maria Moraes – info@nrsp.nl (www.nrsp.nl). Idioma: português com tradução para o holandês.                                                                          
 – No dia 12 de outubro, teremos o 4º Congresso de Medicina e Espiritualidade, uma parceria entre o Conselho Espírita Holandês e a AME Internacional. Informações: Maria Moraes - info@nrsp.nl.                              
Enschede – O Grupo Espírita O Nazareno (GEON) realiza suas reuniões de estudo em semanas alternadas, às quartas-feiras, às 19h. O endereço é DE WONNE – Noorderhagen 25, Enschede (a 5 min de caminhada da Estação Central, ao lado do National Muziekkwartier). O GEON iniciou o Curso Básico sobre a Doutrina Espírita, aberto a todos os interessados. Mais informações por e-mail: grupoespiritaonazareno@gmail.com.
Haia – No dia 25 de agosto será realizado o 12º. Encontro Espírita Nacional, com a presença de Charles Kempf, Claudia Werdine e Milena Alorghetti, e,
No dia 12 de outubro, o 4º. Congresso de Medicina e Espiritualidade – NRSP e AME/Internacional. Informações: Maria Morais, info@nrsp.nl -www.allankardec.startpagina.nl.
Hoorn – O Grupo Espírita Allan Kardec (Vereniging Allan Kardec), situado em Nieuwe Dijk 28 - 1693 NX Wervershoof, realiza semanalmente as seguintes reuniões: na sexta-feira, das 20h às 22h, o estudo de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho segundo o Espiritismo, em holandês; no sábado, das 14h às 17h, o estudo baseado no ESDE; estudo de O Livro dos Espíritos e aulas de Evangelização Infantil, em português. Mais informações no sitewww.allankardec.nl ou pelo e-mail vereniging@allankardec.nl
Rijswijk – No dia 12 de outubro, será realizado o 4o CONGRESSO DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE. Local: Ed. Florence Steenvoorde. Endereço: Generaal Spoorlaan 62 – 2285 CH – Rijswijk. Contato: info@nrsp.nlou nrsp.evenementen@gmail.com (www.nrsp.nl). Em breve mais informações.                                                                                             
Rotterdam – O Grupo Espírita Seara da Luz promove reuniões de estudo do Evangelho e o ESDE às terças-feiras, das 19h às 20h30. Endereço: Buurthuis Het Plein, Catharina Beersmansstraat 78, 3025 EJ  Rotterdam. Para mais informações: e-mail sealuz.nl@live.com, ou Tel: 06 38 50 81 86 (Janaina) e  068 52 59 344 (Romira Rocha). 
Hungria 
Nagykanizsa – A obra de André Luiz “Nosso Lar” foi traduzida do esperanto para o húngaro por Szabadi Tibor. Tibor fundou há um ano, em sua cidade Nagykanizsa, o Grupo Espírita Allan Kardec. Informações em esperanto ou húngaro pelo e-mail satibor.esp@gmail.com.
Inglaterra
Londres – O website da BUSS está totalmente remodelado, com novo logo, somente aguardando os detalhes técnicos para redirecionar ao domínio já conhecido de todos: www.buss.org.uk.
– Nos dias 9 e 10 de novembro, teremos o 4o Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade. Uma realização da União Britânica das Sociedades Espíritas. Informações: www.buss.org.uk - bussevents@gmail.com
– A Sociedade Espírita Sir William Crookes – com o apoio da BUSS – fará realizar uma palestra no dia 1o de dezembro de 2013, com Jorge Godinho, sobre o tema “Desafios da humanidade”. O evento fará parte da comemoração dos 30 anos do Espiritismo na Inglaterra. Mais informações pelo sitewww.buss.org.uk.
 
– Foi lançado em inglês o clássico Memories of a suicide, da médium Yvonne do Amaral Pereira, autoria do Espírito de Camilo Castelo Branco. Os pedidos de livros em diversos idiomas: pelo website www.edicei.com; pedidos feitos à EDICEI da América: www.ediceiofamerica.com.
Sheffield – O Sheffield Grupo Espírita (Sheffield Spiritist Group) iniciou, em abril, uma nova atividade: o estudo de "O Evangelho segundo o Espiritismo",em português, como uma tentativa de dar às pessoas interessadas ​​na Doutrina Espírita - mas que não falem o Inglês fluentemente - a oportunidade participardo grupo principal. A reunião se dá nas duas primeiras semanas de cada mês,às quintas-feiras, a partir de 18h20 às 19h05. Para mais informações, contacteLindalva Walker em: 07981885964, ou envie um e-mail parasheffield.spiritist.group@gmail.com.                                                     
Irlanda
Dublin – Spiritism Study Group of Ireland  A República da Irlanda foi aceita no Conselho Espírita Internacional. Endereço: 21 Fair View, Dublin 3 (em frente ao Fair View Park, ao lado do Tesco Express and Abacus Finance). Tem fácil acesso através dos seguintes autocarros: 14, 15, 27, 29A, 31, 32, 42, 43 e 130(ônibus parada 522). Contatos: www.allankardec-ireland.org; e-mail:spiritismireland@gmail.com; Facebook: Spiritism Ireland Ssgi.
– A Spiritist Society of Ireland retomou as reuniões aos domingos, às 11h, no Latern Centre, 17 Synge Street, Dublin. 
– As reuniões do Grupo de Galway ocorrem via Skype e, quem quiser participar, basta adicionar a coordenadora de Galway: Elsa Lee “elsalee2007”. Mais informações: sbertozzo@gmail.comwww.allankardec-ireland.org.
Itália
– Unione Spiritica Italiana – Foram concluídas a tradução e a revisão do TOMO II do ESDE, disponibilizando-o para todos os grupos. A Itália dispõe dos TOMOS I e II do ESDE, traduzidos e revisados e que em breve estarão disponíveis também no site do CEI. O novo e-mail da USI: italia.usi@gmail.com; http://usi.spirity.com.
Japão
– ADE-JAPÃO-Associação de Divulgadores do Espiritismo do Japão informa sobre a mudança de endereço para: Gunma-Ken – Isesaki-Shi – Azuma-Cho, 2598-1-código postal; Tel 379-2231. Japan. 
– Necessidade de livros: Há cerca de 20 grupos espíritas no Japão, mas 8 em especial estão precisando, cada um, de livros usados para as suas bibliotecas. No mínimo de: 2 conjuntos de Obras básicas de Kardec, 2 séries André Luiz, de Chico Xavier. Livros em outras línguas (inglês, espanhol, além de português) serão muito úteis para as visitas aos presídios. Livros novos também são bem-vindos, pois os livros no Japão costumam ser caros e a revenda deles ajudará na manutenção dos Centros locais. Há dois voluntários, Benjamim Soares e Nazareno Feitosa, trabalhadores da Comunhão Espírita de Brasília, responsáveis por arrecadar esses livros. O maior problema é o Frete, que é muito caro. Se alguém estiver indo ao Japão ou tiver como enviá-los na sua mudança, ótimo! Caso contrário, a ADE-Japão está arrecadando doações em dinheiro, para pagamento do frete, e informará uma conta corrente para doações. Contatos no Japão: Isesaki-Shi-Gunma-Ken – Adalberto Morais:tioada@yahoo.com.br. SKYPE: adalberto.morais3. Contatos no Brasil, em Brasília: Benjamim Soares: soaresbenjamim@uol.com.br e Nazareno Feitosa:nazarenofeitosa@yahoo.com.br
– Curso de Orientação e Educação Mediúnica no Japão – Estamos apresentando uma versão adaptada do COEM, que é o curso original e não uma transformação. Esse curso foi planejado e idealizado, apenas adaptado para a nossa realidade na condição de decasséguis. Com o tempo será traduzido para o idioma japonês. É um programa de estudo publicado pelo Centro Espírita Luz Eterna de Curitiba-Paraná em 1978, e já com várias edições. A ADE-JAPÃO fez essa parceria com o Centro Espírita Luz Eterna-CELE, com o apoio do G.E.E.F.A - Grupo de Estudos Espíritas Francisco de Assis – Gunma - Japão. Mais informações: Adalberto Morais: tioada@yahoo.com.br; SKYPE: adalberto.morais3; http://adejapaodivulgespirita.blogspot.com/;
– Vários Seminários com Nazareno Feitosa estão sendo programados para outubro de 2013, com o apoio da ADE Japão. Os temas e os locais ainda serão definidos: 
No dia 12 de outubro: G.E.E.F.A.- Grupo de Estudos Espíritas Francisco de Assis - Oizumi Bunka Mura-Gunma-Ken e/ou Mistsukaido, de 10h às 15h; e  
No dia 13 de outubro: Casa Espírita Cristã – Fraternidade – Aichi-Ken Toyohashi-shi; Nagoya-Shi-Aichi-Ken e/ou Toyohashi, das 10h às 15h.
Tóquio – A Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier está disponibilizando em sua página uma apostila com todas as informações necessárias sobre a doutrina codificada por Allan Kardec. Mais informações no site www.spiritism.jp.
– Tiveram início no NEJA – Núcleo Espírita Joanna de Ângelis – as primeiras aulas do Projeto de Estudos Filosóficos Espíritas no Japão. Os estudos contam com o apoio da Sra. Sonia Theodoro da Silva, idealizadora do Projeto. Consulte, para ter acesso às aulas: filosofandocotidiano.blogspot.com. Mais informações no site www.spiritism.jp.
Toyama-ken – Em 2012 deu-se a estreia do programa Fraternidade no Japão – Rádio Fraternidade (www.radiofraternidade.com.br). Mais informações no telefone 0763-37-214. São programas da Rádio: 7 minutos com Emmanuel; Grandes Vultos do Espiritismo; Fraternidade no Japão; Saúde e Espiritualidade; Estudando Esperanto/ Podcast – PodSer; Espiritismo e Unificação. Consulte a Rádio Fraternidade - A emissora do Bem na Internet; REJ-Rádio Espíritas no Japão - http://radioespiritasnojapao.blogspot.jp/.
Luxemburgo  
Cidade do Luxemburgo – Groupe Spirite Allan Kardec – Informações através do site www.groupespiriteallankardeclux.com; e-mail:allankardeclux@yahoo.fr. O Grupo promove: Segunda-feira – Curso em português: Mediunidade – 20h às 21h30; Quinta-feira – Estudo em francês de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno –19h30 às 21h; Sexta-feira – Estudo em português de O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno – 19h45 às 21h15;Sábado – Evangelização Infantil (13 a 18 anos), (8 a 12 anos) e (4 a 8 anos) –13h30 às 14h30; 14h30 às 15h30; 15h30 às 16h30; Estudo Sistematizado da doutrina em português – 16h30 às 18h.
– O “Centre Philosphique Spirite Attitude d'Amour” foi recém-inaugurado, com estudos da doutrina às sextas-feiras, de 19h30 às 21h, no endereço: 130, Rue Jean François Boch - 1249 Luxembourg. Informações: Marinela Lopes: 621 79 70 01, ou Marcia Alves: (32) 476 913 966.  
– O “Centre Philosophique Spirite Attitude d'Amour” se reúne um domingo por mês para confraternizar e filosofar sobre as questões do SER e suas relações com o Universo. Nosso 1° Encontro reuniu 32 pessoas, representando seis países. Nosso e-mail é cpsnossolar@gmail.com. E pela 1° vez na história de Luxemburgo, em Rádio livre, se fala sobre Espiritismo e parece estar sendo um grande sucesso.
Noruega
Oslo – O Grupo de Estudos Allan Kardec norueguês realiza palestras às segundas-feiras, das 18h às 20h; o estudo de O Livro dos Espíritos às quartas-feiras, 18h; Grupo Meimei (crianças e pais) todos os sábados às 12h30. Mais informações através do site www.geeaknorge.com ou pelo e-mailpost@geeaknorge.com. O GEEAK continua desenvolvendo suas atividades no endereço: Dronningens gt. 23 – sala 512 – Centro. 
– O GEEAK tem uma nova estrutura administrativa. Para informações:cristina@geeaknorge.compost@geeaknorge.com.
Estudos Espíritas na Noruega:
– Grupo Espírita Eurípedes Barsanulfo – Bergen: Estudo de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho segundo o Espiritismo aos domingos, das 19h30 às 21h. Contato: spiritismeibergen@gmail.com
– Grupo Espírita Chico Xavier – Trondheim: Reuniões às quartas-feiras, das 18h15 às 19h15. Contato: spiritismen.trondheim@gmail.com
– Grupo de Estudos Espíritas Bernt Torstenson – Oslo: reuniões em norueguês às quartas-feiras, das 13 às 14h - Fredrikkebygget (UiO – Universitetet i Oslo, Blindern – Oslo) ao lado da "Fredrikke Kapell". Contato:sssbernttorstenson@gmail.com
– Grupo Espírita Paulo de Tarso – Stavanger: reunião virtual às quartas- feiras, das 19h30 às 21h. Contato: gepstavanger@gmail.com;http://spiritismestavanger.blogspot.nowww.geeaknorge.com;post@geeaknorge.com
Paraguai 
Assunção – Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a Federación Espírita Paraguaya – 17 proyectadas esquina Alberdi – estará promovendo o 2º Congresso Espírita Sulamerica e a 5ª Reunión del CEI Suramerica – “Por la Unificación Doctrinaria com Trabajo – Solidariedad – Tolerancia” – “El Evangelio e la construción del hombre de bien”. Eis a programação:  
No dia 13 de setembro – às 19h30 – Divaldo Pereira Franco (Brasil) – tema: “El Evangelio e la construción del hombre de bien”; 
No dia 14 de setembro – às 8h – Eduardo Nanni (Bolívia) – “La Ley de Justicia, Amor y Caridad” / às 8h30 – Simoni Privato (Brasil) – “El hombre de bien e la caridad” / de 9 às 12h – seminário: Divaldo Pereira Franco (Brasil) – “Triunfo Personal” / às 12h – Almoço / às 14h – Enrique Baldovino (Colômbia) – “El Amor e la Transformación Integral del Ser Humano” / às 15h – Gloria de Insfran (Paraguay) – “La misericórdia Divina: la reencarnación” / às 15h30 – Maria Tulia Bertoni (Brasil) – “El hombre de bien e el conocimiento de si mismo” / às 16h – recesso / às 16h30 – Odette Letelier (Chile) – “Construyendo la Benevolencia” / às 17h30 – Fabio Villarraga Colômbia) – “Cuidar del corpo y del Espiritu” / às 19h30 – Luiza Leontina (Brasil) – “Le Fe y sus efectos” / às 20h – Nelson Lezcano (Paraguay) – “Vivencia de la Felicidad” / às 20h30 – Milciades Lezcano (Paraguay) – “Las Bendiciones del Altruismo y de la Caridad”; 
No dia 15 de setembro – às 8h30 – Eduardo dos Santos (Uruguai) – “El Deber, Ley de la Vida” / às 9h – Helena Bertoldo (Brasil) – “El hombre de bien y responsabilidad moral” / às 9h30 – Gustavo Martinez (Argentina) – “Aprendiendo a Perdonar” / às 10h – John Rhenalds (Colômbia) – “La Doctrina Espírita y el sentido de la vida” / às 11h – Luiz Henrique da Silva (Brasil) – “Funciones del sofrimiento” / às 11h30 – Cesar Perri (Brasil) – “Los Buenos Espiritus”. Informações: fone: 595 21 373 594 – feparaguay@hotmail.com. 

Peru

Lima – O Centro Espírita Joanna de Ângelis mudou a estação de rádio divulgadora do seu Programa “VOCES ESPÍRITAS”, iniciando a sua transmissão através da emissora RADIO LATINA 990 AM, com cobertura mais direta em todo o país. Nesta nova fase, o programa é transmitido aos sábados, de 12h às 13h, sempre sob orientação e direção de Isabel Loo e Ana María Venturo. Você pode ouvi-lo ao vivo pela Internet, através de www.radiolatina.com.pe ou www.radiocolombiaespirita.com. Os programas anteriores também podem ser ouvidos através de: www.vocesespiritas.blogspot.com.pe.
– O Centro Espírita Joanna de Ângelis está fazendo a divulgação da edição no14 do boletim “Semilla de Amor”. Acesse o blog:www.cejoannadeangelisperu.blogspot.com.br/.
– Em junho, na cidade de Lima, nasceu a Unión Espírita Kardecista, tendo como Centros fundadores: o Centro Espírita Joanna de Ângelis – representado por Isabel Loo Fernández – e o Centro Espírita Padre Germán – representado por David Ochoa Jara. Estas casas espíritas desenvolvem de maneira conjunta um programa de atividades destinadas a fortalecer a divulgação do Espiritismo, cuidando da pureza doutrinária proposta pelo Codificador Allan Kardec. Um plano de trabalho que contempla a realização de conferências, seminários e palestras com expositores do país e do estrangeiro, assim como atividades conjuntas de difusão através da rádio, internet, publicações, dentre outros, está sendo elaborado.

Polônia

Varsóvia – Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas – fórum espírita da PTSS (www.spirytyzm.pl). Konrad Jerzak  Polskie Towarzystwo Studiów Spirytystycznych. Mais informações somente em polonês no site:www.rivail.pl, ou e-mail konrad@spirytyzm.pl.
Portugal
ADEP – A Associação de Divulgadores do Espiritismo de Portugal – prossegue com seu curso básico e gratuito de Espiritismo on-line, com participantes de vários países do mundo. Mais informações: site www.adeportugal.org/cbe. Acompanhe a programação de eventos em Portugal, acessandohttp://www.adeportugal.org/adep/
Agenda de palestras de José Araújo – A fim de cumprir agenda de palestras nas terras portuguesas, José Araújo – espírita e médium brasileiro –estará em Portugal de 2 a 17 de Novembro de 2013, tendo o apoio da Federação Espírita Portuguesa, finalizando sua caminhada no Congresso Espírita Português em Leiria. Eis a programação:

Dia 3 Nov. – Minisseminário (14h30 / 18h)  Tema: “Arqueologia do Ser: e agora?”, na Escola de Beneficência Caridade Espírita – Rua Quinta da Vinha – Areeiro - 4520 - 619 S. JOÃO DE VER. Tel: 912 475 972 – Informações:centroebce@gmail.com;

Dia 4 Nov. – Palestra – em Setúbal – 21h30 – Tema: “A Energia de cada um de nós (Benefícios versus Malefícios)”, na Associação Espírita Luz e Amor – Rua dos Bombeiros de Setúbal, nos. 27 e 31, 2910 – 112 – SETÚBAL – Tlm: 929 036 630; Informações: aela@aela.pt;

Dia 5 Nov. – Palestra em Évora – 21h00 – Tema: “Terra: Escola dos Espíritos”, no Centro de Estudos de Filosofia Espírita de Évora – Bairro do Granito - Estrada da Igrajinha, nº. 9 – Cave 7005 - 000 – ÉVORA  Tel: 969 008 484; Informações:cefe.evora@gmail.com;

Dia 6 Nov. – Palestra em Olhão  21h15  Tema: “Afinidade e Antipatia (Família e outros)”, no Centro Espírita Luz Eterna – Rua de Santana, 35, R/c, Loja A – 8700 – 416 – OLHÃO  Tlm: 91 342 10 91. Informações:cele.olhao@sapo.pt;

Dia 7 Nov. – Palestra em Portimão  às 21h – Tema: “Conhece-te a ti mesmo”, no Centro Espírita Boa Vontade – Rua Luís A. Antão, n.º 31, 4.º (paralela à Rua do Comércio) – 8500 – 703 – PORTIMÃO – Tel: 282 089 584. Informações:cebv@netvisao.pt;

Dia 8 Nov. – Palestra em S. Brás de Alportel  as 21h – Tema: “A Energia de cada um de nós (Benefícios x malefícios)”, na Associação Cultural Espírita São Brás de Alportel – Rua João de Deus, 21 r/c – 8150  152 – SÃO BRÁS DE ALPORTEL. Informações: E-mail: acesba.grupoasasdoser@gmail.com - Tel.: 917 867 528;

Dia 9 Nov. – Palestra em Amadora (FEP) – 15h00 – Tema: “Afinidade e antipatia (Família e outros)”, na Federação Espírita Portuguesa – Praceta Casal de Cascais, Lote 4, R/c A – Alto da Damaia – 2720 – 090 AMADORA  Tel: (+351) 214 975 754; E-mail: geral@feportugal.pt;http://www.feportuguesa.pt/;

Dia 10 Nov.  Seminário em Amadora (FEP) – 10h às 12h30 / 14h30 às 17h30– Tema: “Arqueologia do Ser: reforma íntima, para quê?”, na Federação Espírita Portuguesa – Praceta Casal de Cascais, Lote 4, R/c A – Alto da Damaia – 2720 – 090 AMADORA  Tel: (+351) 214 975 754; e-mail: geral@feportugal.pt; http://www.feportuguesa.pt/;

Dia 11 Nov.  Palestra em M. Grande  20h30 – Tema: “A energia de cada um de nós (benefícios x malefícios)”, na Associação Espírita Rosa Branca – Rua dos Outeirinhos, s/ nº  2430-277 MARINHA GRANDE – E-mail:associacaoespirita.rosabranca@facebook.com  Tel: 962 636 568 (pf);

Dia 13 Nov. - Palestra em Águeda  20h30 – Tema: “Afinidade e antipatia (Família e outros)”, na Associação Espírita Consolação e Vida – Travessa do Vale do Rico, 196, Vale do Rico – Cumeada, 3750 – 883 Valongo do Vouga –ÁGUEDA, Tel: 963 284 435  aecvpt@gmail.com;

Dia 14 Nov. – Palestra em Viseu  20h00 – Tema: “Conhece-te a ti mesmo”, na Associação Espírita “O Conforto” – Adolfo Bezerra de Menezes  Rua do Gestal, Lote B - Rio de Loba, 3505 – 498 VISEU – Tel: 914 215 729; 232 423 601. Informações: a.espiritaoconforto@gmail.com;

Dia 15 Nov. – Palestra em C. Rainha  21h00 – Tema: “A energia de cada um de nós (benefícios x malefícios)”, no Centro de Cultura Espírita – Rua Francisco Ramos, n.º 34, R/c.  2500 – 831 CALDAS DA RAINHA  Telm: 966 460 878; 938 466 898. Informações:  cce@caldasrainha.net;

Dias 16 e 17 Nov. – Congresso Espírita Português em Leiria, da Federação Espírita Portuguesa – Associação Espírita de Leiria – Rua Vale das Cervas, n.º 135 – Barosa, 2400 – 013 LEIRIA – Tel: 962 984 388. Informações:ass.esp.leiria@gmail.com.
Águeda  Associação Espírita Consolação e Vida – Endereço: Travessa Vale de Rico, 196; Raso – Cumeada 3750 – 820 Valongo do Vouga – Águeda; Tel: 234184439 /963 284 435  e-mail: aecvpt@gmail.com.
Alcobaça – A Associação de Cultura Espírita de Alcobaça oferece atividades todos os sábados: Curso Básico de Espiritismo (14h30 / 15h30); Palestra pública (16h00 / 17h00); Fluidoterapia (passe espírita) às 17h15; Atendimento em privado pelas 18h00. Sede provisória na Rua da Escola, no 5 – Capuchos 2460-479 Alcobaça. Contatos através de: e-mail acealcobaca@hotmail.com e telefone 262585258 ou 966460878 - Conceição Venâncio (Alcobaça).  
– No dia 3 de agosto, às 16h00, foi apresentada uma conferência pública subordinada ao tema COMO AFASTAR OS "MAUS ESPÍRITOS". Quem são os Espíritos e que influências poderão exercer sobre nós? Como poderemos afastar as más influências e aproximarmo-nos dos Espíritos bondosos, fruindo das suas boas orientações? Uma visão espírita sobre o assunto. O evento teve lugar na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça. Informações: e-mailacealcobaca@hotmail.com, telefone 262 585 258, telemóvel 966 460 878. 
Algarve  Sob os auspícios da União Espírita do Algarve, a Rádio Algarve FM 91.8, 92.4 e 93.7 MHZ transmite o programa "Para além do véu", todos os sábados, das 10h às 10h30. Site: http://uea.no.sapo.pt/.
Aveiro – A Associação Cultural Espírita Estrela de Aveiro tem com sede na Rua Ciudad Rodrigo, n.º 12, R/c. – Bairro do Liceu, 3810 - 083 AVEIRO. Contatos: Telm 965 204 151 – 962 714 000, e-mail: aceeaveiro@gmail.com. Às sextas-feiras, às 21h, há o estudo do livro "O Evangelho segundo o Espiritismo", alternando com o estudo da Mediunidade. À primeira sexta-feira de cada mês, um Tema Livre; Atendimento Espiritual para casos após avaliação – segundas-feiras, às 22h30. Atendimento Fraterno Privado – segundas-feiras das 20h às 21h. Contato para esclarecimentos ou marcações de atendimentos: 96 520 41 51. Todas as atividades da Associação são livres e gratuitas! Informações: www.adeportugal.org
– A Associação Cultural Espírita Estrela de AVEIRO, com sede na Rua Ciudad Rodrigo, n.º 12, R/c.– Bairro do Liceu, 3810 - 083 AVEIRO, informa os dias das palestras através dos contatos: Telm: 965 204 151 – 962 714 000 - E-mail:aceeaveiro@gmail.com.

- Às sextas-feiras, às 21h - Estudo do livro "O Evangelho segundo Espiritismo", alternando com o estudo da Mediunidade. Na primeira sexta-feira de cada Mês – Tema Livre; Atendimento Espiritual para casos após avaliação – segundas, às 22h30; Atendimento Fraterno Privado – segundas-feiras, das 20h às 21h. Contato para Esclarecimentos ou agendamento de atendimentos: 96 520 41 51. Todas as atividades da Associação são livres e gratuitas! 
Braga – Como atividades habituais, a Associação de Estudos Espirituais realiza às segundas-feiras o estudo de O Livro dos Espíritos, às 21h30; às sextas-feiras, o estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, às 21h45, e, aos sábados, atendimento individual, às 20h, e palestras públicas, às 21h30. A partir do dia 15 de julho, a atividade de segunda-feira – Estudo de O Livro dos Espíritos – estará suspensa até o início de setembro. Informações: smoac@sapo.pt
– A Associação Sociocultural Espírita de Braga informa que no dia 2 de agosto, pelas 21h, foi realizada uma palestra subordinada ao tema O PASSE. Esta associação fica na Rua do Espírito Santo, n.º 38 -Nogueira, em BRAGA, e tem página na internet:www.aseb.com.pt.

Caldas da Rainha
 – O Centro de Cultura Espírita (Bairro das Morenas, Caldas da Rainha, Rua Francisco Ramos, no. 34, r/c) oferece as atividades: Curso Básico de Espiritismo (CBE) - Sábado, 15h / 16h – Grupo de crianças (6 a 10 anos) e de jovens (11 a 18); Grupo de Estudo Complementar - 4ª feira - 21h / 22h (CBE já efetuado); Curso de Educação da Mediunidade - Sábado - 17h/18h30 (CBE já efetuado). Estas atividades são livres e gratuitas, podendo os interessados se inscreverem na sede do CCE, sexta-feira após as 21h, ou por e-mail: cce@caldasrainha.net. Mais informações: www.ccespirita.org
– No dia 2 de agosto de 2013, às 21h00, foi realizada uma conferência espírita subordinada ao tema REENCARNAÇÃO E LAÇOS DE FAMÍLIA. A reencarnação enfraquece os laços de família? Também temos uma família espiritual? Foram abordadas estas e outras questões à luz da doutrina espírita. Esta palestra teve lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas. Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail cce@caldasrainha.net.  
– Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Espiritismo organizado pelo Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha. O curso que será gratuito terá início apenas no dia 21 de setembro de 2013. Para inscrições ou mais informações pelo e-mail cce@caldasrainha.net, pelo telefone 966 377 204 ou pelo site www.ccespirita.org.

– No mesmo dia, 21 de setembro, o Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha fará atividades com as crianças (06 a 10 anos) e jovens (11 a 18 anos). Para inscrições ou mais informações: pelo e-mail cce@caldasrainha.net, pelo telefone 966 377 204 ou pelo site www.ccespirita.org.

 

Cascais – A Associação Sociocultural Espírita de Cascais informa as suas atividades realizadas nos dias 1 e 2 de Agosto: No dia 1º., de 21h às 21h30: uma Reflexão evangélica sobre o tema “Causas anteriores das aflições – itens 6 a 8”; por Isabel Cerejeiro; no dia 2,  de 21h às 22h: palestra sobre o tema “Libertando-nos dos grilhões mentais – A alienação mental”; por Inês Batista e Guinote. Esta associação tem sede na Estrada da Rebelva, N.º 693-A, Rebelva; 2785-538 São Domingos de Rana - Cascais. Tel: 962326712 (Hugo Guinote) - E-mail:pontedeluz.asec@gmail.com.

 

– A Associação Sociocultural Espírita de Cascais divulgou seus próximos eventos para o mês de agosto, com entrada livre. Eis a programação:

No dia 16 de agosto, das 21h às 22h, Hugo Batista e Guinote falarão sobre “Jesus e o batismo no Jordão”;

No dia 22 de agosto, das 21h às 21h30, Inês Batista e Guinote farão uma reflexão evangélica sobre o tema “Motivos de resignação”;

No dia 23 de agosto, das 21h às 22h, palestra sobre o “Mundo quadrado (Suicídio, Homicídio, Pena de morte, Eutanásia)”, com explanação de José Lucas do Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha;

No dia 29 de agosto, das 21h às 21h30, Isabel Cerejeiro falará sobre “O Suicídio e a loucura”;

No dia 30 de agosto, das 21h às 22h, a palestra está a cargo de Maria Deodata, que abordará o tema “Jesus no Lar”. 
Chaves – Centro de Estudos Espirituais de Chaves – Site/ E-mail:www.ceec.com.ptinfo@ceec.com.pt. Atividades: Segundas, às 21h: ESDE; terças, às 21h: Irradiação (privado); Estudo: “O Evangelho segundo o Espiritismo”; quartas, 21h: Desobsessão (privado); quintas, às 21h: Estudo daMediunidade (só pessoas indicadas); sextas, 21h: Fluidoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Musicoterapia (só pessoas indicadas pelo atendimento); Sábados, às 21h: Palestra.
Coimbra – Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Atividades, Programação, Horários: acesse http://www.geeak.pt/geeak_fale_connosco.htm.
Ílhavo – No Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança são realizadas as seguintes atividades: Atendimento fraterno: terças, às 20h; Estudo da Doutrina Espírita: terças, às 21h; Trabalhos Mediúnicos (privados): quartas, às 20h30. Local: Rua João de Deus, 17 - Ílhavo (junto à sede do CASCI) GPS: 40.600171 - 8.670187. Site: http://mardeesperanca.do.sapo.pt; E-mail:mardeesperanca@sapo.pt.
– A Associação Cultural Porto de Abrigo informa que, rotineiramente, às segundas-feiras, são realizados o atendimento fraterno e o passe magnético; às terças-feiras, palestras públicas, e, aos sábados, seções de aprendizado.  
– A Associação Cultural Porto de Abrigo divulgou o calendário de palestras a serem realizadas em sua sede no mês de agosto. Eis a sequência: No dia 6 – Eugénio, da Associação Espiritualista de Viseu, abordou um tema livre;
No dia 13 – Joaquim Santos, da Associação Espírita ”Maria de Nazaré” de Águeda, falará também sobre um tema livre;
No dia 20 – António Pinho, da Associação Cultura Beneficente “Mudança Interior” do Vale de Cambra, abordará o tema “Mediunidade de cura”;
No dia 23 – Machado Teixeira, da Associação “Luz no caminho” de Braga, falará sobre um tema Livre. 
– O Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança anunciou o calendário de palestras para o mês de agosto após o fechamento para férias. A entidade estará fechada entre os dias 1o e 14 de agosto de 2013. A partir do dia 15, retornam as atividades. A entrada será livre e gratuita na sede da entidade, Rua João de Deus nº 17. Mais informações pelo sitewww.mardeesperança.do.sapo.pt 
Leça da Palmeira – O Núcleo Espírita Rosa dos Ventos tem sede na Rua General Humberto Delgado, 354 r/c – 4450-699, Leça da Palmeira –nervespiritismo@yahoo.com e página na Internet em www.nervespiritismo.com, tel: 229962395/965384111.  
Leiria  – Associação Espírita de Leiria: Rua das Cervas, nº 135 - Barosa. 2400-013 Leiria; Correspondência: Apartado 4039, 2411-901 Leiria. Contatos: Telefone: 244 815 934 -Telemóvel: 962 984 388 -Fax: 244 801 784 – E-mail:ass.esp.leiria@gmail.com. Atividades: segundas, às 20h30 - Estudo sistematizado da doutrina espírita – ESDE; Estudo e educação da mediunidade; terças, às 14h30: Atendimento fraterno, Palestra; Passe; Reunião mediúnica; quartas, às 20h30, Atendimento fraterno; Palestra; Passe; Reunião mediúnica; Curso de iniciação à doutrina espírita; quintas, às 20h30 - Assistência Espiritual; Curso de Passes; Curso de esclarecedores; sextas, às 20h30 - Atendimento fraterno; Palestra; Passe; Reunião mediúnica; Curso de iniciação à doutrina espírita; Evangelização infanto-juvenil dos 3 aos 21 anos; sábados: Atividades Diversas; Reuniões dos vários grupos de trabalho. Possui Livraria Espírita. 
– No período de 13 a 15/setembro, a Associação Espírita de Leiria – Rua das Cervas, 135 – Barosa – 2400-013 – Leiria – vai promover o XX Fórum Espírita Nacional – “Ciência e Espiritualidade na evolução humana”, com palestras do Professor Dr. João Francisco Regis de Morais e de Therezinha Oliveira, e a seguinte programação: 
No dia 13 de setembro – 18h – recepção / 20h30 – Saudação e Prece /20h45 – palestra: Prof. Regis – “Grandes Espíritas: Antonio Gonçalves da Silva (Batuíra) e Irmão Tadeu: um ano espírita entre nós” / 22h30 – encerramento; 
No dia 14 de setembro – 9h – recepção / 9h15 – composição da mesa e abertura /9h30 – Prof. Regis – “Doutrina Cristã – Espírita e comportamento humano” / 11h – Intervalo / 11h30 – Therezinha – “Terra como sublime educandário” / 13h – almoço / 14h30 – Prof. Regis – “Espiritualidade e Educação” / 16h - Therezinha – “O Espírita na sociedade” /17h – Intervalo / 18h – Prof. Regis – “Curar a vida – medicina espiritual: aspectos” / 19h30 – debate; 
No dia 15 de setembro – 9h15 – reinício / 9h30 – Prof. Regis – “Energética Cósmica e Ectoplasma: fenômenos contatáveis” / 10h30 – Therezinha – “Jesus: guia e modelo” / 11h – Intervalo/ 12h – Prof. Regis – “A Lei do progresso e evolução ante Fatos Históricos” / 13h – almoço / 14h30 – seminário: Therezinha – “Dialogando com os Espíritos” / 16h – Intervalo / 16h30 – continuação seminário /17h30 – encerramento – ajocoli@gmail.com.
– O Congresso Espírita Português de 2013 terá lugar em Leiria, nas instalações da Associação Espírita de Leiria, nos dias 16 e 17 de novembro, subordinado ao tema "Mediunidade, uma visão de futuro". Destacamos o fato de a sala ter uma capacidade limitada, pelo que os interessados deverão fazer a sua inscrição antecipadamente. Contatos: www.feportuguesa.pt. As inscrições devem ser feitas através deste e-mail: congressoespiritaportugues.2013@gmail.com.
– José Araújo, espírita e médium brasileiro, estará em Portugal no período de 2 a 17 de Novembro de 2013, com o apoio da Federação Espírita Portuguesa (FEP), onde desenvolverá várias palestras e 2 seminários, terminando com a sua presença no Congresso Espírita Português, em Leiria, nos dias 16 e 17 de Novembro de 2013, também organizado pela Federação Espírita Portuguesa (FEP). 
Lisboa – Todos os primeiros domingos de cada mês, no CEPC – Centro Espírita Perdão e Caridade (às janelas verdes), na Rua Presidente Arriaga, 124/125, em Lisboa, entre 17h e 19h, você pode participar dos Diálogos Espíritas. 
– ESDE EUROPA 2013 – Com o apoio da FEP (Federação Espírita Portuguesa), o confrade Carlos Campetti fará uma sequência de palestras pela Europa dirigidas à preparação de Monitores, a fim de mobilizar estes potenciais trabalhadores. O evento ESDE EUROPA 2013 está sendo realizada pelo CEI (Conselho Espírita Internacional) e apoiado pela FEP (Federação Espírita Portuguesa). Mais informações através do e-mail fep.informa@feportuguesa.pt.
– Carlos Campetti, conhecido dirigente espírita brasileiro, ligado à Federação Espírita Brasileira, visitará Portugal com um programa de formação dirigido à preparação de Monitores/palestras, sendo que o 1.º seminário será realizado em Lisboa, na FEP, no dia 31 de Agosto. Informações:fep.informa@feportuguesa.pt.  
– A FEP – Federação Espírita Portuguesa – convida os espíritas e simpatizantes da Doutrina Espírita a integrarem o Coro e Orquestra Electroacústica da Federação Espírita Portuguesa. O processo foi até o final do mês de julho de 2013. Finalizada esta etapa, foram iniciados os processos de seleção e formalização das candidaturas para a audição em locais a estabelecer em função das zonas residenciais dos candidatos. Este projeto tem como objetivo principal dinamizar o sentimento de união entre todos os espíritas do Movimento Espírita Português através da sensibilidade musical, com o intuito de fortalecer os laços de fraternidade e de estabelecer uma harmonização espiritual, aproveitando o fato de a música ser uma linguagem universal que nos emociona e eleva, quando dirigida para o supremo bem. Mais informações através do sitewww.feportuguesa.pt.
– A Federação Espírita Portuguesa edita mensalmente uma newsletter, o “InfoFEP”, com notícias do movimento espírita nacional. Subscreva a newsletter da FEP e mantenha-se informado. Acesse http://www.feportuguesa.pt.
Óbidos – Estão disponíveis todos os vídeos, apresentações, fotos e áudios das Jornadas Espíritas ocorridas em Óbidos - ADEP 2013 – emhttp://adeportugal.org/jornadas/.

Porto
 – O Centro Espírita Caridade por Amor comunica que, após 34 anos instalados na Rua da Picaria, a partir de Abril de 2013 as suas atividades passaram a ser realizadas na Rua Fonseca Cardoso nº39, 1º Dtº Frente, no Porto. Mais informações serão disponibilizadas oportunamente no nosso sitewww.ceca-porto.com e na página do Facebook:www.facebook.com/CECA.PORTO
– Nos dias 7 e 8 de setembro, na União Espírita da Região do Porto, será realizada a VI Jornada de Cultura Espírita, tendo como tema central: “Afinal... o que é o Espiritismo?”, onde teremos, dentro deste tema, várias temáticas à luz da doutrina espírita, tais como "O que é Deus?", "mediunidade", "suicídio", "o que é o Espiritismo?", "reencarnação e família", "homossexualidade e adoção", "o aborto na ótica espírita". No dia 7, o evento destina-se a trabalhadores espíritas, e, no dia 8, será para o público em geral. O local será: a escola básica de 2º e 3º ciclos, em Matosinhos, em frente aos bombeiros de Leixões. A entrada é gratuita. Pode-se inscrever através do telefone 922 140 448. Informações: site www.uniaofraterna.org
– O Centro Espírita Caridade por Amor (CECA), cuja sede fica na Rua Fonseca Cardoso, n.º 39, 1.º Dt.º Frente - Porto, inicia às 21h30 do dia 23 de setembro, segunda-feira, mais uma edição do curso básico de Espiritismo. Temas como os precursores da doutrina espírita, as leis morais, o fluido cósmico universal, as vidas sucessivas, a pluralidade dos mundos habitados, a mediunidade ou a escala espírita serão itens de estudo conjunto numa formação que se baseia na interatividade com os participantes. Este curso baseia-se numa dezena de cadernos baseados em «O Livro dos Espíritos», de Allan Kardec, e irá terminar em Junho de 2014. Para participar nesta turma, quem estiver interessado deverá se inscrever o mais tardar até 20 de Setembro, devendo preencher presencialmente ou via internet (envio de e-mail) a ficha de inscrição e dirigi-la ao CECA. As inscrições são obrigatórias e completamente gratuitas. Pode inscrever-se qualquer pessoa interessada a partir dos 15 anos, seja ou não espírita. Informações: ceca@ceca-porto.com e www.ceca-porto.com.
Rio Tinto – A Associação Cultural Espírita Fernando de Lacerda, com sede na Rua da Ferraria, 615, 4435 – 250 RIO TINTO, com os contatos: E-mail:mamapitema@hotmail.comhttp://www.facebook.com/acelacerda.  
Torre Vedras – Realizou-se em maio a inauguração do Centro Espírita "Associação Luz, Paz e Amor", sito na Praceta Evaristo Silva, Bloco B, cave n.º 13 – Bairro do Hilarião, em Torres Vedras. Mais informações: sitewww.adeportugal.org.
Viseu – Associação Cultural Espiritualista de Viseu (ASCE): www.ascev-ipss.org/http://www.ascev-ipss.org/HTML/ASCE/asce_asso_ce.htm.
– A Web TV Espírita mantida pela ASCE tem 4 canais de programação, oferece variadas opções aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo, tais como palestras sobre temas diversificados, transmissões regulares do Evangelho no Lar e ainda um chat para encontros e debates. O site da TV é www.tv-espirita.com. 
Principado de Liechtenstein
Liechtenstein – O Grupo de Estudos Espíritas Miramez – GEEM – realiza às quartas-feiras, às 19h, reuniões de estudo das Obras Básicas. O GEEM oferece evangelização infantil em alemão, atividade realizada com adultos e crianças. Endereço do grupo: Praer 7 – 9496 Balzers Fürstentum Liechtenstein. Mais informações: grupoespirita@yahoo.com.br
República Democrática do Congo
Kinshasa – Para obter informações sobre o Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec de Kinshasa e suas atividades, acesse o site www.kinshasa.cesak.org ou e-mail bansele@yahoo.fr.
República Tcheca
Brno – O VAK-Viena promove mensalmente estudos doutrinários e palestras nesta cidade. Mais informações sobre estes eventos em:www.facebook.com/pages/VAK-Wien/ e www.spiritismus.at.
Praga – O Grupo de Estudos Allan Kardec de Praga (Skupina Allan Kardec Praha) prossegue divulgando a Doutrina Espírita no país através de sua página web www.kardec.cz e de palestras e seminários que coorganiza com o VAK-Viena em Praga.
Suécia
Estocolmo  O Centrum för Spiritistiska Studier Léon Denis realiza reuniões de estudo doutrinário às quartas-feiras, de 18h às 19h30, em Estocolmo. Os estudos são realizados em sueco. Site: www.leondenis-sthlm.se
– O Spiritistiska Studiegruppen på Vägen till Ljuset (Grupo Espírita de Estudos a Caminho da Luz) realiza reuniões de estudo do Espiritismo às segundas-feiras, de 18h às 20h15, em português. Nas últimas quintas de cada mês, o grupo realiza reuniões de estudo em sueco de O Evangelho segundo o Espiritismo e de O Livro dos Espíritos.
Gotemburgo – O GSF Allan Kardec  Gotemburgo – realiza encontros de Evangelização Infantil, sendo responsáveis pelo encontro: Hercilia Hansson, Georgette Fredriksson e Jeni da Silva. As reuniões de estudo doutrinário do grupo realizam-se às quartas, das 19h às 21h.
– Brevemente estará sendo editado O Livro dos Médiuns, em sueco, pelo GSF Alläan Kardec. O Cover design foi feito por Allan Pessoa, membro da Sociedade Espírita Frater em Niterói – Brasil. Informações: spiritismen.se@gmail.com; www.gsfallankardec.blogspot.com; www.spiritismen.com
– Gruppen för Spiristiska Studier Boa Nova – Foi criado mais este grupo espírita na Suécia, na cidade de Gotemburgo.  
– União Espírita Sueca: Svenska Spiritistiska Förbundet – O GrupoHässleholm Spiritistiska Familjen Grupp realiza reuniões de estudo às terças, das 8h às 9h.
– A Fraternidade – Sverige – organização não-governamental, entidade que participou da fundação da União Espírita Sueca no ano de 2000, solicitou o seu reingresso na mesma. Site: www.fraternidade.se. A instituição, o Spiritistiska Studiegruppen på Vägen till Ljuset e o Centrum för Spiritistiska Studier Léon Denis participaram em 2012 da feira Harmoni-Mässa, em Estocolmo, com a venda de livros e divulgação da Doutrina Espírita ao público presente. Para mais informações, consultar os Blogs: http://spiritismsverige.blogspot.se,http://spiritistiskaforbundet.blogspot.com/ Atividades e e-mail:spiritismen@hotmail.com. 
Suíça 
Basel  O NEACL (Núcleo Espírita A Caminho da Luz), situado em Basel, na Suíça, acaba de criar a página: "Doutrina Espírita na Suíça", no FACEBOOK. Para visitá-la, basta clicar na imagem abaixo:http://www.facebook.com/pages/Doutrina-Esp%C3%ADrita-na-Su%C3%AD%C3%A7a/272123092901590
Berna – No dia 7 de novembro – Numa promoção da AME/Suíça, será realizada uma palestra sobre o tema “A medicina do terceiro milênio”. Local: Sahli – Haus 1, Horsaal 3 Medicin, Inselspital, 3010. Informações:www2.quatromaosdeluz.com.br. 
Genebra – O Centro de Estudos Espíritas de Genève (CESG) promove às segundas-feiras: “Estudos do Espiritualismo”, com temas diversos, das 20h15 às 21h30.  O CESG promove também aulas de evangelização infantil nas terças, às 19h, com as aulas ministradas em português. Informações no site www.cesg-ge.ch e por e-mail information.cesg@gmail.com.
– Eis a programação do CESG para o mês de agosto de 2013: No dia 5 de agosto, foi abordado o tema “O Evangelho segundo o Espiritismo: O Cristo Consolador (Cap. VI)”;
No dia 12 de agosto, Lívia falará sobre O Livro dos Espíritos;
No dia 19 de agosto, Valter abordará o tema “A Genese 2/6”, e, por fim,
No dia 26 de agosto, a palestra sobre um tema livre estará a cargo de Monica. 
Lugano – No dia 31 de outubro, no Hotel Pestalozzi, será realizado um minisseminário de Medicina e Espiritualidade: O ser integral, com a seguinte programação: às 16h50 – Boas-vindas; às 17h – Dra. Marlene Nobre e Dr. Decio Iandoli Junior; tema: “A saúde física, mental e espiritual do homem do terceiro milênio”; às 18h20 – Intervalo; às 19h – Dra. Marlene Nobre, tema: “A terapia complementar da bioenergia (passe); às 19h45 – Dr. Decio Iandoli Junior, tema: “Ser humano, ser médico”; às 20h30 – discussão. Inscrição pelo e-mail: rejanebicalho@hotmail.com. 
St. Gallen – O CEEFA (Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis) se reúne todas as quartas-feiras com palestras públicas entre 19h30 e 20h30, e estudo de O Livro dos Espíritos às segundas-feiras, das 19h às 20h. Mais informações pelo e-mail info@ceefa.ch ou pelo site www.port.ceefa.ch.  
– No dia 24 de agosto de 2013, o CEEFA (Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis) realizará um Curso de Passe ministrado pelo Brigadeiro Jorge Godinho, com tradução para o alemão por Edith Burkhard. Informações pelo site www.ceefa.ch ou e-mail info@ceefa.ch 
Winterthur – O CEEAK - Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, em Winterthur, Suíça, desenvolve as seguintes atividades: Segunda-feira: Estudo do ESDE II e Estudo de O Livro dos Médiuns; Terça-feira: Reunião pública (palestra e passes) das 19h às 20h30; Quarta-feira: a cada quinze dias, Grupo de Estudos de Espiritismo em alemão; Quinta-feira: reunião mediúnica das 12 às 16h. Domingo: Reunião pública (palestra e passes) e Curso de Educação Espirita para crianças e jovens, das 10h15 às 11h45. Mais informações acesse o site: www.ceeak.ch.
– Nos dias 7 e 8 de setembro será realizado o 1º. Encontro da Família Espírita, evento promovido pela Comissão de Educação Europa – CEE – em parceria com o CEEAK, e o apoio do CEI e da UCESS. Local: Mehrzweckanlage Teuchelwelher, 67, 8400 - Winterthur. Tema: “Família: a base da construção de um futuro de Paz” Mais informações em: www.dij.ceeak.ch; e-mailsdij@ceeak.ch e educacao.europa.cei@gmail.com. As inscrições on-line e todas as informações sobre alimentação e hospedagem estão disponíveis no site:www.efe.dij.ceeak.ch.
– O CEEAK – Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec – realizará no dia 5 de outubro o aniversário da entidade. Mais informações pelo sitewww.port.ceeak.ch.
Zollikofen – O Grupo Espírita Francisco de Assis – Häberlimattweg 17, subsolo, 3052 Zollikofen – inaugurou a Casa de Francisco com o propósito de difundir o Amor, o Bem e a Paz, no mês de maio de 2013. A Casa de Francisco é uma casa de acolhimento e de estudo da Doutrina Espírita. Todas as quartas-feiras, de 19h às 20h30, está aberta para recebê-lo.   
Zurique – O Grupo de Estudos, Renovação e Apoio Espiritual “Maria de Magdala”, situado em Allenmmoostrasse, 4, mantém semanalmente a seguinte programação: Terças-feiras, das 18h45 às 19h45, Palestra e Evangelização Infantil; Terças-feiras, das 20h às 22h, Curso Básico I do Espiritismo; Quintas-feiras, das 19h às 20h30, Palestra, Atendimento Fraterno e Passes; Quintas-feiras, das 21h às 22h15,  Escola de Aprendizes do Evangelho. Mais informações: maria.ponzetta@bluewin.ch.
– O Centro de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis inaugurou sua nova sede no endereço: CEEJA-ZH: Hotzwiesweg 45, 8047 Zürich; Parada Hubertus, próximo a Albisrierderplatz / Saindo de: Hauptbahnhof, Tram 3 - Hardbrücke, Bus 72 - Bahnhof Altstetten, Bus 89.
– O Grupo de Estudos, Renovação e Apoio Espiritual Maria de Magdala realiza palestras públicas todas as terças e quintas-feiras. Mais informações pelo sitewww.mariamagdala.ch
Uruguai 
Montevidéu – No dia 21 de setembro, às 19h30, no Ateneo de Montevideo, uma conferência pública em português sobre o tema “Salud y Espiritualidad”, com o Dr. Wander Lemos. Uma organização da Federatión Espírita Uruguaya e Consejo Espírita Internacional. Informações: www.espiritismouruguay.com.
*
Colaborou na redação desta seção Marcel Gonçalves, de Santa Mariana-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário