a partir de maio 2011

sábado, 4 de maio de 2013

Movimento Espírita Brasileiro-04-05-2013


MARIÂNGELA CAZETTA
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil) 
 Distrito Federal
Brasília – “Livro Espírita para um Novo Mundo” foi o título da exposição encerrada na última terça-feira, 30 de abril, na Câmara dos Deputados.  O evento foi uma iniciativa do Deputado Dr. Marco Aurélio Ubiali, com produção da Federação Espírita Brasileira.  Informações no site www.febnet.org.br ou pelo e-mail imprensa@febnet.org.br.
– Lançado nos Estados Unidos e na Europa, o documentá­rio “Blood Money” (Dinheiro de Sangue, em tradução livre) poderá ser visto no Brasil no segundo semestre deste ano. A produtora cearense Estação Luz Filmes será a distribuidora do longa, já tendo ga­rantido os direitos da película pelos próxi­mos dez anos para exibição em todo o ter­ritório nacional, seja em cinemas, DVDs ou televisão. O documentário traz uma investiga­ção completa sobre a lucrativa indústria do aborto nos Estados Unidos, revelando seus principais financiadores, assim como suas estratégias para legalizá-lo nos países emergentes. O lançamento de “Blood Money” no Brasil contará com a participação do produtor e diretor americano David Kyle. Iniciativas estão sendo tomadas para que Alveda King, sobrinha do pacifis­ta Martin Luther King e apresentadora do filme, compareça à estreia. O trailer do documentário pode ser visto em www.youtube.com/watch?v=FVT_z­-7mmmg&feature=player_embedded.
 
 Alagoas
Maceió – No feriado de Corpus Christi, será realizada mais uma edição do Mednesp, o Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), que terá como tema central “Desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa, na prática clínica”. As inscrições estão abertas. Os associados das AMEs deverão apresentar documento de identidade; os estudantes deverão apresentar a carteira de estudante ou documento equivalente e os da Terceira idade deverão trazer um documento de identidade com foto. Atenção: as inscrições on-line para o MEDNESP 2013 irão até o dia 22 de maio. Inscrições podem ser feitas no sitehttp://mednespe2013.amealagoas.com.br.
 
 Bahia
Salvador – Um Workshop com Divaldo Pereira Franco será realizado neste domingo, 5 de maio, no Centro de Convenções da Bahia. Todo o produto deste evento destina-se à manutenção da Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção. Locais de inscrição: Centro Espírita Caminho da Redenção / Mansão do Caminho – Setor de Eventos: (71)3409-8320 ou 9966-3316; Federação Espírita do Estado da Bahia – Iguatemi: 3351-5592 ou 3359-8536; Centro Espírita Deus, Luz e Verdade: Rua Ubaranas, 55, Amaralina, 3248-8320, ramal 4.
– O curso “Atendimento fraterno” do Projeto Manoel Philomeno de Miranda será realizado até o dia 27 de julho, aos sábados, das 14h às 15h20, no Núcleo Espírita da Polícia Militar (NEPOM): Rua Conselheiro Spinolla, 16, Barris. A programação é esta: 11/5 – A equipe; 18/5 – A dinâmica do atendimento; 25/5 – Noções básicas fluidoterapia (passe); 1/6 – Noções básicas fluidoterapia (passe); 8/6 – Noções básicas fluidoterapia (passe); 15/6 – Noções básicas fluidoterapia (passe) teoria e prática – simulações; 29/6 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 6/7 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 13/7 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 20/7 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 27/7 – Conclusão do curso – palavra aberta. Informações pelos endereços eletrônicosjuniornepom@yahoo.com.br ou nepom.nepom@gmail.com.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas. Informações pelo telefone (71)3356-0256 ou pelo e-mailcobem@cobem.org.br.
 
 Ceará
Fortaleza – No domingo passado, às 8h30, Jacob Melo coordenou o seminário “O passe na casa espírita”, na Federação Espírita do Estado do Ceará: Rua Princesa Isabel, 255, Centro. Informações pelos telefones (85)3212-1092 ou 3212-4628 ou pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
 
 Espírito Santo
Vitória – Na última segunda-feira, 29 de abril, foi realizada uma reunião de estudos sobre o tema “Aspectos científicos e espirituais da violência” na sede da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo. Informações:bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Aloisio Silva, de Guarapari, fez uma palestra no dia 1º de maio, quarta-feira, na Sociedade Praiana de Estudos Espíritas. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
Cachoeiro – O ENTRAE - Encontro de Trabalhadores Espíritas terá como tema central “Espírita, participe! Aprimore e desenvolva suas habilidades para o trabalho no bem!” e será realizado neste domingo, 5 de maio.  O evento é voltado para os presidentes de casas espíritas e coordenadores de áreas.  Informações no site www.feees.org.br ou pelo e-mail secretaria@feees.org.br.
São Mateus – A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Antônio de Pádua - CEAP foi encerrada na última terça-feira, dia 30, com o tema “O Livro dos Espíritos: um convite ao amor” trabalhado por José Ricardo C. Lírio.  Informações no site www.antoniodepadua.org.br.
 
 Goiás
Goiânia – Na próxima sexta-feira, 10 de maio, será comemorado o Dia Municipal da Arte Espírita de Goiânia.  Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– No período de 6 a 11 de maio será realizada a Semana da Arte Espírita de Goiânia.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
– O espetáculo musical “Transição planetária – de Capela à Alcíone” será encenado no próximo sábado, 11 de maio, às 19h, no Teatro Católica (PUC/GO): Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, próximo ao Estádio Serra Dourada.  Os ingressos custam R$15,00 e os pontos de vendas são: Livraria Castro Alves, Livraria da FEEGO ou LIVRAL.  Informações: e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou www2.quatromaosdeluz.com.br.
– A 3ª. Jornada Médico-Espírita de Goiânia foi realizada no período de 26 a 28 de abril, no Auditório do Campus V da PUC Goiânia. Durante a Jornada foi realizado um Simpósio de Medicina e Espiritualidade: Medicina com Jesus: levanta-te e anda. O evento contou com as presenças de Carlos Vidal, Marlene Nobre, Irvênia Prada, Décio Iandoli Jr, Roberto Lúcio, Ana Paula Vecchi, Milton Moura, Wesley O. Assis, Célia Dantas e Vicente Pessoa. Informações pelo e-mail ame.goiania@gmail.com.
– Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, será realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista. Informações nos sites www.grupoeavidacontinua.feego.org.br ouwww.feego.org.br, pelo e-mail secretaria@feego.org.br ou pelo telefone (62)3281-0200.
Caldas Novas – O Encontro Regional de Trabalhadores do Movimento Espírita – Comsul – será realizado neste domingo, 5 de maio. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Jataí – No último domingo, 28 de abril, foi realizado o Curso de Formação de Evangelizadores da Infância. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
 
 Maranhão
São Luís – A Federação Espírita da Maranhão-FEMAR, através de sua coordenação de Estudos Sistematizado da Doutrina Espírita está promovendo oCurso em Ambiente Virtual de Aprendizagem para Coordenadores e Monitores de ESDE. Acesse o site www.femar.org.br no link do curso e leia o documento "sobre o curso". O início das atividades foi no dia 1º de maio.  Informações no site www.femar.org.br ou pelo e-mailsecretaria.esde@hotmail.com.
 
 Mato Grosso
Cuiabá – A Federação Espírita do Mato Grosso realizou o seminário “Cura Espiritual da Ansiedade” no último final de semana, dias 27 e 28 de abril. A coordenação ficou a cargo de Alírio Cerqueira Filho. Realização: Projeto Espiritizar. Informações no site www.espiritizar.com.br/evento.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – O Curso “Princípios básicos médico-espíritas” é realizado aos sábados, das 9h as 10h30, na sede da AME-Minas Gerais.  O curso é transmitido ao vivo pelo canal 14 e pelo site www.tvcei.com.  A programação das aulas pode ser encontrada no link:http://amemg.com.br/2012/09/11/curso-de-principios-basicos-medico-espiritas-2/.
– O Encontro Espírita em Minas Gerais “Evangelho e futuro” será realizado no período de 26 a 28 de julho, na Casa de Retiros São José: Rua Itaú, 475, Dom Bosco. O encontro contará com seminários, oficinas terapêuticas, vivências, Evangelho na teoria e na prática. Estão confirmadas as presenças de Haroldo Dutra, Aila Pinheiro, Enéas Alexandrino, Roberto Lúcio, Jaider Rodrigues, Rosimeire Simões e Andrei Moreira. Informações e inscrições no sitewww.amemg.com.br, pelo e-mail ameminas@yahooo.com.br, pelo telefone (31)3332-5293 ou na sede da Amemg: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1185, Nova Granada.
Araguari – No último domingo, 28 de abril, foi realizado um encontro do Projeto Philomeno de Miranda no Cine Teatro Odette.  O evento foi coordenado por Nilo Calazans, José Ferraz e João Neves, uma promoção e realização do Centro Espírita Caridade, Lírio Editora Espírita de Araguari, Minas Editora, e contando com o apoio dos Conselhos Regionais Zona Norte e Sul do Triângulo Mineiro, Espirita Portal, Espirita do Alto Paranaíba e Aliança Municipal Espírita de Araguari.  Informações pelo telefone (34)3246-0093.
Barbacena – A programação do mês de abril da SELUZ – Sociedade Espírita A Caminho da Luz foi encerrada na última terça-feira, 30 de abril, com a presença de Luciano Alencar.  Informação pelo e-mailadrianoreisbarroso2009@hotmail.com.
Lagoa Santa – O Ciclo de Conferências Espíritas de Lagoa Santa foi encerrado no último domingo, 28 de abril, com a palestra “A busca da perfeição moral” proferida por Alda Salazar.  O evento foi realizado na sede da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes. Informações pelo e-mailsebemlagoasanta@gmail.com.
Ouro Fino – Neste último sábado, dia 4 de maio, às 20h, Wanyr Caccia fez uma palestra musicada no Centro Espírita Antônio de Pádua: Rua Coronel Paiva, 268.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
Poços de Caldas – O Centro Espírita União Fraternal Raul Cury recebeu Wanyr Caccia na última segunda-feira, 29 de abril, para uma palestra musicada.  Informações no site http://www.cacciaumago.com.br/.
Sacramento – Emmanuel Alves da Silva fez uma palestra no último domingo, 28 de abril, no Centro Espírita Fé e Amor.  Informações pelo e-mailnilberto.betonil@gmail.com.
Uberaba – Na última terça-feira, 30 de abril, o Centro Espírita Caminho da Verdade comemorou seu aniversário de 51 anos com uma palestra proferida por Marta Fernandes.  Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– O Centro Espírita Uberabense realizou o Encontro para Preparação de Monitores na última quarta-feira, 1o de maio. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – realiza todos os anos, com o esforço e contribuição de parceiros e patrocinadores, o FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba. Neste ano, na XII edição do FEMEU, que pelo quarto ano consecutivo é nacional, serão adotadas mudanças para melhorar a qualidade do festival e torná-lo mais conhecido, contribuindo assim para a melhor divulgação da Doutrina Espírita. Para a realização do XII FEMEU são necessárias as seguintes despesas: Confecção de 1.000 cartazes; Despacho dos cartazes para todas as Federações Espíritas (estaduais), FEB e outras entidades espíritas; Aluguel da aparelhagem de som; Construção do site do FEMEU; Lanche para os jurados e equipe de trabalho (dia do festival); Pagamento de despesas de frete com envio de livros espíritas da FEB e Materiais diversos na organização e realização do XII FEMEU. Os organizadores informam que neste ano não conseguiram levantar os recursos necessários para a realização do XII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, e para isso recorremos aos nossos irmãos de ideal espírita, para que nos ajudem com doações de qualquer valor. Aquelas pessoas que puderem e desejarem colaborar com qualquer doação, favor fazê-la na conta da União da Mocidade Espírita de Uberaba, conforme dados bancários abaixo: Nome: União da Mocidade Espírita de Uberaba, Banco: Caixa Econômica Federal, Agência: 1534, Operação: 003, Conta Corrente: 863-0, CNPJ: 25.451.717/0001-80. Informações pelo e-mailfemeu.uberaba@gmail.com ou pelo telefone (34)9969-7191.
– O Cronograma do XII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba é este:
Até o dia 30/6 – Divulgação do XII FEMEU em todo o território nacional (federações espíritas e casas espíritas);
De 1 a 23/6 – Inscrição das letras das músicas através do site do XII FEMEU (em construção);
De 24 a 30/6 – Seleção das músicas inscritas pela Comissão de Avaliação;
De 1 a 6/7 – Músicos fazem o Upload das músicas aprovadas pela Comissão de Avaliação;
De 8/7 a 11/8 – Votação das músicas no site do XII FEMEU;
De 12 a 24/8 – Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 24/8;
Dia 24/8 – Realização do XII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas;
De 25/8 a 30/9 – Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas;
Informações com Luiz Carlos de Souza, Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba pelo telefone (34)9969-7191 ou pelo e-mailfemeu.uberaba@gmail.com ou no blog http://femeu.blogspot.com/.
Uberlândia – O Centro Espírita Fé e Amor recebeu Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 29 de abril. Informações pelo e-mailw.caccia@uol.com.br.
– Wanyr esteve no último domingo, dia 28 de abril, às 9h, no Centro Espírita Divino Amigo: Rua do Feirante, 1.483, Planalto. Nesse mesmo dia, às 19h30, ele se apresentou no Centro Espírita Irmã Sheila: Alameda Iracema Sustrunk Silva, 95, Gramado. Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br ou pelo telefone (11)99638-0216.
 
 Pará
Belém – Visite o estande da Livraria André Luiz na XVII Feira Pan-Amazônica do Livro.  O evento será encerrado neste domingo, 5 de maio, no Hangar. Informações pelos telefones (91)3223-4082 ou 3241-3944 ou no sitewww.paraespirita.com.br.
– A Associação Médico Espírita do Pará realizará alguns seminários neste ano no Auditório da União Espírita Paraense: Travessa Castelo Branco, 1272.  A programação de maio é esta:
9 – quinta-feira – 20h – Fernando Nogueira: “Bipolaridade”;
16 – quinta-feira – 20h – Helena Leão: “Síndrome do Pânico e Obsessão”;
23 – quinta-feira – 20h – Alberto Almeida: “A medicina sob o olhar de Jesus”.
 
 Paraíba
João Pessoa – José Otávio coordenará o seminário “Brasil: coração do mundo, pátria do Evangelho” no próximo sábado, 11 de maio, das 8h30 às 12h, na FEPB – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho. Informações pelos endereções eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– Carlos Alberto coordenou o seminário “O passe como cura magnética: teoria e prática” no último domingo, 28 de abril, na FEPB – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho. Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
 
 Paraná
Curitiba – Rubens Correa fará uma palestra com tema “Experiência Espírita do bem viver” no próximo domingo, 12 de maio, às 10h, no Teatro da FEP: Alameda Cabral, 300.
– Durante o primeiro semestre de 2013 a AME-Paraná – Associação Médico Espírita do Paraná estará realizando o curso “Ciência e Espiritualidade”, baseado no livro “A dança das energias”, coordenado por Edson Tristão.  O terceiro encontro terá como tema “Energia vital / Miasmas” e será realizado na próxima quarta-feira, 8 de maio, às 20h, no Auditório do Centro Médico Homeopático Samuel Hahnemann: Rua Carlos Pioli, 751, esquina com Ângelo Zeni, Bom Retiro.  O conteúdo abordado será (1) “Energia vital e chakras: características e circulação” e (2) “Miasmas e doenças: aspectos individuais, familiares e espirituais”. Informações: telefone (41)3338-6006 ouwww.ameparana.org.
– Francisco Ferraz Batista fará palestra sobre o tema “O Sermão da Montanha nos dias atuais”, neste domingo, 5 de maio, às 10h, no Teatro da FEP: Alameda Cabral, 300.
– Durante o primeiro semestre de 2013 a AME-Paraná – Associação Médico-Espírita do Paraná – estará realizando o curso “Ciência e Espiritualidade”, baseado no livro “A dança das energias”, coordenado por Edson Tristão. Informações pelo telefone (41)3338-6006 ou www.ameparana.org.
– Nélio Aguirre de Castro fez uma palestra sobre o tema “Perda de entes queridos” no Teatro da FEP, no último domingo, dia 28 de abril.
Cascavel – No último domingo, 28 de abril, Ercília Zilli coordenou o seminário “Construindo um casamento saudável” na Sociedade Espírita Amor e Caridade.
Foz do Iguaçu – Karina Della Giacoma Greca coordenou o seminário “Como estudar?” neste último sábado, 4 de maio, das 15h às 18h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Rio Grande do Sul, 413, Bom Jesus.
Guarapuava – Maria Leonides Rabel coordenará o seminário “Estamos preparados?” no próximo sábado, 11 de maio, das 14h às 17h30, no Centro Espírita Joaquim Nabuco: Rua Capitão Virmond, 1280.
Londrina – Adriane de Lima Cardeal Cunha coordenou o seminário “Lei do Trabalho e Lei da Reprodução” no último domingo, 28 de abril, no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves.
– Mirian Perandréa fez uma palestra sobre o tema “Ilusão” no último domingo, 28 de abril, no Centro Espírita Anita Borela de Oliveira.
– No último domingo, 28 de abril, Angélica Araújo fez uma palestra sobre o tema “Sono e sonhos na visão espírita” no Centro Espírita Auta de Souza.
Maringá – Mary Ishiyama coordenará o seminário “Ruídos na Comunicação Social Espírita” no próximo sábado, 11 de maio, das 15h30 às 18h30, na Associação Espírita de Maringá: Rua Pombal, 49.
Paranavaí – No próximo domingo, 12 de maio, das 9h às 12h30, Mary Ishiyama coordenará o seminário “Ruídos na Comunicação Social Espírita” no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade: Rua Guaporé, 1576.
Rolândia – A Sociedade Espírita Maria de Nazaré (Rua Maria de Nazaré 200 – Jardim Planalto) está promovendo um Curso de Autoconhecimento e Noções para o Atendimento Fraterno – Presencial e On-line. As atividades são realizadas sempre no último sábado de cada mês. Inscrição gratuita em: https://www.facebook.com/events/112957668875894/.
União da Vitória – Maria Helena Marcon coordenou o seminário “A difusão espírita na palestra pública” no dia 4 de maio, sábado passado, das 14h30 às 17h30, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Almirante Barroso, 7, Centro.
 
 Pernambuco
Recife – Encerra-se neste domingo, 5 de maio, o 5º Congresso Espírita para Pais e Educadores Infanto-Juvenil no Teatro de Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco.  O tema desta edição é “Desafios atuais para ser um Homem de Bem”.  Participaram os seguintes expositores: Rhaldney Santos, Alexandra Torres, Nadja Naíra, Francisco Cajazeiras, Grupo Girassol e Alexandre Simão.  A programação de encerramento é esta: 8h: Abertura – Mensagem inicial Cerimonial: Valda Leal; 8h20: Mesa-Redonda: Violências vivenciadas por crianças e jovens: como identificar e como atuar, com Acácio Carvalho; 9h20: Mesa-Redonda: Drogas: efeitos físicos, sociais, afetivos e espirituais, com Francisco Cajazeiras; 10h20 – Intervalo; 10h50: Interação com o público; 12h30: Encerramento da Manhã; 14h: Abertura – Mensagem inicial Cerimonial: Valda Leal; 14h10: Homenagem às crianças, jovens e educadores com a Coordenação do evento; 14h50: Relatos de Experiência; 15h30: Interação com o público; 16h: Intervalo; 16h30: Palestra: Desafios atuais para ser um homem de bem, com Lourenço Barros; 17h30: Show de encerramento com Grupo Espírita Voz e Caridade; 18h: Encerramento do Congresso.
– A V Semana da Mulher Espírita Olindense realizou, na quinta-feira, 2 de maio, uma palestra com Márcia Áurea sobre o tema “A destruição na transformação do planeta” no Grupo Espírita Luz e Amor (Av. Beberibe).
– O Encontro Amigos do Remanso Fraterno tem como tema central “Ante o vigor do Espiritismo” e será realizado neste domingo, 5 de maio, das 8h30 às 18h, no Teatro Guararapes – Centro de Convenções de Pernambuco.  Durante o evento Alberto Almeida coordenará o Simpósio “Ante o vigor da reencarnação – planejamento reencarnatório e destino” e proferirá a conferência de encerramento “Ante o vigor do Espiritismo – luzes para o novo milênio”; Samuel Magalhães tratará do tema “Ante o vigor da mediunidade – os cientistas da alma”; Leonardo Machado falará sobre o tema “Ante o vigor da família – entre filhos e pais” e Silvério Pessoa e a Caravana da Luz (Peixotinho) apresentarão um Show Musical.  Os ingressos individuais custam R$15,00 ou R$35,00 pelo combo: ingresso e livro do Raul Teixeira.  Aguardem novas informações e venda de ingressos em breve.  Informações pelos telefones (81)3341-7769 ou 9978-7501 ou pelo e-mail investigadoresdaluz@gmail.com.
Olinda – A V Semana da Mulher Espírita Olindense encerrou-se neste último sábado, 4 de maio. A programação contou com as presenças de Leidjane Oliveira, Edna Souza, Rosilene Santos, Sonia Damasceno e Iracema Lins. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Paulista – No último domingo, 28 de abril, foi realizada a V Semana da Mulher Espírita Olindense no Núcleo Espírita Damião de Wenster.  Sonia Damasceno fez uma palestra sobre o tema “A transformação do planeta no entendimento espírita”.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Suely Caldas Schubert coordenará o seminário “Dimensões Espirituais do Centro Espírita” no dia 11 de maio, sábado, às 15h, no Lar Maria de Nazaré, Centro.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Renato Prieto se apresenta em “Encontros impossíveis” de Rodrigo Fonseca, dirigido por Gustavo Gelmini e com a participação de Victor Meirelles.  A estreia foi no dia 4 de maio, sábado, às 18h, no Teatro do Leblon: Rua Conde Bernadotte, 26.  Aos domingos, a peça é encenada às 17h.  É um espetáculo teatral de arte e tecnologia, que apresenta Adão – interpretado por Renato Prieto – um jornalista em fim de carreira, que, ao receber visitas de grandes nomes da humanidade em seu apartamento – pessoas que sempre desejou entrevistar, mas que já morreram, começa a questionar sua sanidade, suas escolhas e sua própria vida. Informações: telefone (21)2529-7700 ou e-mailaliancaepc@yahoo.com.br.
– Neste último sábado, 4 de maio, às 15h, Ângela Ribeiro participou de uma sessão de pintura mediúnica no Templo Estrela do Oriente: Rua Goiás, 548, Piedade.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– “A Obsessão e a Prece” foi o tema do seminário deste último sábado, 4 de maio, das 10h às 12h, no Auditório Coronel PM Francisco de Paula Araújo: Rua Evaristo da Veiga, 78, Centro.  Informações pelo e-mail.
– A agenda de palestras do mês de maio no Grupo Espírita Maria Vaz (Rua Irapuã, 306, Penha Circular) é esta:
16 – quinta-feira – 19h30 – Marcus de Mario;
23 – quinta-feira – 19h30 – José Carlos Fonseca;
30 – quinta-feira – 19h30 – Gilberto Lepenisck.
Informações pelo e-mail wanderley.alves2004@ig.com.br
– O Seminário Cristão Espírita da Congregação dos Policiais Militares Espíritas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro compreende vários encontros em 2013, uma vez por mês, das 10h às 12h, no Auditório Cel PM Francisco de Paula Araújo: Rua Evaristo da Veiga, 78, Centro. Neste fim de semana, estão sendo realizados dois encontros: no dia 4, sábado, o tema foi “A obsessão e a prece” e, neste domingo, dia 5, Iole de Freitas trabalhará o tema “Alusivo ao aniversário da PMERJ”. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.brou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– A Obra Social Dona Meca (Rua Gazeta da Noite, 302, Taquara, Jacarepaguá) está realizando neste ano o Projeto Meca em rede: Movimento Especial de Capacitação e Articulação em Rede. A próxima programação é esta: 18 e 19 de maio – curso com Sergio Venício: “Capacitação em Hidroterapia”; 15 e 16 de junho – curso com Catula Maia: “Avaliação e Intervenção na criança com transtorno de desenvolvimento”; dias 17 e 18 de agosto – curso com Raquel Gomes: “A comunicação suplementar e/ou alternativa na reabilitação infanto-juvenil”; dias 5 e 6 de outubro – curso com Bruna Gean: “Manobras Desobstrutivas e Reempressivas em Fisioterapia Respiratória”. Informações: telefone (21)2446-3674 ou pelo e-mail contato@osdm.org.br.
– No último domingo, 28 de abril, foi realizado o 10º Seminário Beneficente com Divaldo Pereira Franco, sobre o tema central “O Alvorecer de Uma Nova Era”, no RIOCENTRO. Informações pelos e-mails livraria@map.org.br econtato@map.org.br.
Cabo Frio – Clóvis Nunes coordenou o seminário “Biofísica da reencarnação” no dia 4 de maio, último sábado, das 9h às 12h, na SEJA – Sociedade Espírita Joanna de Ângelis: Av. do Contorno, 37, Condomínio Gargoá I, Aquárius – Distrito de Tamoios.  Informações pelo e-mailreneadolfo@demagalhaesgomes.com.br.
Duque de Caxias  O GETH – Grupo Espírita Trabalhadores Humildes (Rua Augusto dos Anjos, s/n, Lt. 9, Qd. 77, 25 de agosto) realizará o seminário “Assim é o Centro Espírita” no próximo sábado, 11 de maio, das 14h às 18h e será dinamizado pela Equipe de Expositores do GETH.
– Em abril, é realizado o Mês do Livro Espírita de Duque de Caxias e a programação foi encerrada no dia 28, domingo passado, com a presença de Henrique Fernandes que tratou do tema “O tríplice aspecto da Doutrina Espírita” na sede da UMEDUC – União Municipal Espírita de Duque de Caxias.
 O Grupo Espírita Trabalhadores Humildes encerrou sua agenda de palestra na última terça-feira, dia 30, com Cidinha, que trabalhou o tema “A missão de cada um”.
Itaperuna – Palmiro Costa tratou do tema “Jesus vai voltar?” no dia 3 de maio, sexta-feira, no Grupo Espírita Bezerra de Menezes (GEBM).  Informações pelo e-mail .
Macaé – No último domingo, 28 de abril, Maria Helena e Fátima Sena apresentaram o tema “A boa nova na transição planetária” no Lar Espírita Cristã à Luz do Evangelho.  A harmonização musical foi realizada pelo Coral da Casa. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.brou decio.bressanin@gmail.com.
– O Centro Espírita Cristo, Amor e Caridade recebeu Douglas Cambarô para tratar do tema “Aprendendo a perdoar”, no último domingo, 28 de abril. Informações pelo e-mail gadelhachagas@ig.com.br.
Nova Iguaçu – No último domingo, 28 de abril, foi realizado o 15º Treinamento de Instrutores de Esperanto. Informações no sitewww.aerj.org.br.
Saquarema – O 26º CEU de Saquarema/Araruama realizou o Mês Espírita de Saquarema em abril, onde se congregaram todas as Casas Espíritas da região em torno de um tema central que era o mesmo da COMEERJ – “No teu coração uma semente. Que frutos dará?”. O encerramento do Mês Espírita foi realizado por Evanildo Bittencourt no último domingo, 28 de abril, no Teatro Municipal de Saquarema – Teatro Mário Lago, com apresentação do Coral Seara Fraterna.
Teresópolis – A AME-NF – Associação Médico-Espírita de Nova Friburgo recebeu José Henrique Rubim de Carvalho para uma palestra sobre o tema “Enfermidades físicas e espirituais da rigidez e a autocura” no último domingo, 28 de abril, na Casa da Cultura Espírita Deolindo Amorim.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre  Uma nova turma para o curso de Pós em Saúde e Espiritualidade foi iniciada em abril, voltado para profissionais da área de saúde e assistência social. O curso é coordenado por Gilson Luís Roberto e realizado nas Faculdades Monteiro Lobato – FATO: Rua dos Andradas, 1180, Centro. As aulas são ministradas em um final de semana por mês: sextas-feiras: das 18h às 22h, sábados e domingos: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações: http://www.monteirolobato.edu.br/ensino/curso/45/saude-e-espiritualidade.
Caxias do Sul – “Mediunidade: transtorno mental ou dom espiritu­al?” foi o tema da 8a Jornada Mé­dico-Espírita da Serra Gaúcha, que ocorreu nos dias 3 e 4 de maio, sexta-feira e sábado, no tea­tro da Universida­de de Caxias do Sul. “A glândula pineal e sua relação com a mediunidade”, “Mediunidade nas crian­ças”, “Transtornos de ansiedade e fobia e a mediunidade” e “Ciência e religiosida­de” foram alguns dos assuntos tratados no evento, que teve como convidados os ex­positores Décio Iandoli Jr., Geraldo Lemos Neto e Sérgio Luiz da Silva Lopes, entre outros.  Mais detalhes em www.ameserragaucha.com.br.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a abertura de inscrições para grupos de estudo da Doutrina Espírita. São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h. O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses. Interessados podem efetuar inscrição, via internet, no endereço www.sociedadevida.org ou diretamente na sede da instituição à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”. O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos. A coordenação é de Lucinda Dias. A programação para 2013 é esta: Módulo II – 18 e 19 de maio: Antropologia Geral; Módulo III – 8 e 9 de junho: Embriologia; Módulo IV – 10 e 11 de agosto: Cosmogênese e Quadrimembração; Módulo V – 5 a 8 de setembro: Polaridades; Módulo VI – 12 e 13 de outubro: Tipos constitucionais; Módulo VII – 2 e 3 de novembro: Autismo e Síndrome de Down. Em 2014, a programação será esta: Módulo VIII – 18 e 19 de janeiro: Surdo – cegueira; Módulo IX – 22 e 23 de fevereiro: Paralisia cerebral; Módulo X – 8 e 9 de março: Macro e microcefalia; Módulo XI – 3 a 6 de abril: Os 12 sentidos; Módulo XII – 3 e 4 de maio: 1º setênio; Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço. Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Inscrições e informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mail secretaria@asssagres.org.br ou no sitewww.asssagres.org.br.
 
 São Paulo
São Paulo – A Fraternidade Espírita Degraus da Luz (Rua Reriutaba, 15, Itaquera) receberá a psicóloga Márcia para uma palestra sobre o tema “Subpersonalidade das nove personalidades, qual delas te atrapalha?” na próxima sexta-feira, 10 de maio, às 19h30.  Informações: endereçosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no próximo sábado, 11 de maio, às 14h30, no Núcleo Espírita Segue à Jesus: Rua Xiró, 114, Casa Verde.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
– No próximo domingo, 12 de maio, às 20h, Wanyr Caccia fará uma palestra musicada no Centro Espírita Casa Branca do Caminho: Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Chácara Mafalda.  Informações http://www.cacciaimago.com.br/.
– No próximo sábado, 11 de maio, às 20h, Wanyr Caccia fará uma palestra musical no Grupo Associação Espírita Maria Dolores: Rua Ezequiel Ramos, 316, Moóca.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
– O Centro Espírita Laços Eternos (Praça Nossa Senhora da Esperança, 4, Penha) receberá Wanyr Caccia para proferir uma palestra musicada na próxima sexta-feira, 10 de maio, às 20h.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
– A UNIAD Cursos: Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Rua Borges Lagoa, 570, 8º andar, conj. 82, Vila Clementino) realizará o XIV Curso de Especialização em Dependência Química – Pós Lato Sensu presencial – sob a coordenação de Ronaldo Laranjeira e com a participação de Claudio Jerônimo da Silva, Sergio Duailibi e Marcelo Ribeiro. Informações pelos telefones (11)5571-0493 ou 5084-3001, no site www.uniad.org.br ou pelo e-mailcursos@uniad.org.br.
– O 23º Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves está recebendo poesias. O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro, para o endereço: Arte Poética Castro Alves (23º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970. A partir de outubro de 2013, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia. A festa de entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um ou dois classificados na categoria Menção Honrosa) será realizada no dia 13 de novembro/2013 (quarta-feira), às 19 horas, no Grupo da Paz, Rua Pereira Caldas, 120, Jardim da Glória, São Paulo (SP), com participações de José Damião, Guiomar Sant’Anna e Luciene Faquinelli, da Rádio Boa Nova (apresentação e leitura das poesias); Nelson Dejane (o cantor dos poetas) e Marli Ferreira (parte artística); Altamirando Carneiro (declamação). Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
– A programação de palestras do mês de maio da Casa do Caminho Meimei (Rua Luís Pucci, 153, Vila Ema) é esta:
5 – domingo – 10h – Grupo Reencontro: Homenagem às Mães;
10 – sexta-feira – 20h – Manolo Quesada: “Fora da Caridade não há salvação”;
17 – sexta-feira – 20h – Coral Ação e Amor;
22 – quarta-feira – 20h – Heloisa Pires: “A agonia das religiões”;
24 – sexta-feira – 20h – Maria Saboleski: “A Casa Espírita”;
26 – domingo – 10h – Claudio Palermo e Alessandro Marques: “O Despertar da Consciência”;
31 – sexta-feira – 20h – Grupo Mensageiros da Imensidão – Neide Guerra: “Bem-vindos: A Casa é nossa”.
– O 2º. Fórum da Mocidade Espírita tem como tema central “O homem no mundo: prazer, fortalecer, sucesso, conexão Jovem ativador” e será realizado neste domingo, 5 de maio, das 8h30 às 17h30, na FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo: Rua Maria Paula, 140, Ed. Allan Kardec, Bela Vista. Informações e inscrições no site www.feesp.org.br ou pelo telefone (11)3115-5544.
 A agenda de palestra do mês de maio na Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas (Rua Edgar Tinel, 51, Jardim da Felicidade) é esta:
5 – domingo – 9h – Mariza Burin e Maria Lúcia: Os sãos não têm necessidade de médico;
12 – domingo – 9h – Alexandre e Marcelo: Observar os pássaros do céu;
19 – domingo – 9h – Adelson e Ronaldo: Preces pagas;
26 – domingo – 9h – Marta e Fátima: Eficácia da prece.
Informações pelo e-mail .
– Deusa Samú fará uma palestra na próxima segunda-feira, 6 de maio, às 20h, no Centro Espírita Maria de Nazaré: Rua Rosária Musarra, 90, Vila Califórnia.  Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– A programação de cursos do mês de maio da AMA – Associação das Mães dos Autistas (Rua Luiz Gama, 890, Cambuci) é esta:
18 – sábado – 8h às 15h – “Ensinando a brincar e a jogar e promovendo o desenvolvimento de pessoas com autismo” – coordenado por Mariana Colla – investimento: R$132,66;
20 a 24 – 8h às 17h – “Treinamento no modelo educacional da AMA” – coordenado por Marli Marques e Equipe da AMA – investimento: R$442,20 – Unidades Parelheiros, Lavapés e Luís Gama; 
25 – sábado – 8h às 15h – “Ensinando matemática para crianças com autismo e alfabetização fonética” – coordenado por Marli Marques e Márcia Pauluci – investimento: R$132,66.
– O 9º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto e os interessados em enviar artigos científicos só têm até 15 de maio. O evento, que este ano terá como tema central “Espiritismo e ciência”, é promovido pelo Centro de Cultura, Pesquisa e Documentação do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE/ ECM), situado na Alameda dos Guaiases, 16, na capital paulista. O regulamento de participação e ou­tros detalhes estão disponíveis em www.lihpe.net.
– O curso “Psicoterapia Breve de Base Psicanalítica” é coordenado por Ana Florentino e tem como docentes: Elizabeth Tavares Carmo, Ercilia Zilli, Jussara Dantas, Henrique Senhorini, Ângela Interlandi e Aline. O curso é voltado para psicólogos e está sendo realizado nos seguintes períodos: dias 3, 10, 17 e 24 de maio; dias 7 e 14 de junho, sextas-feiras, das 11h às 13h, na sede da ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Centro. Informações: telefones (11)3081-1464, 3898-2139 ou no site www.abrape.org.br.
– Programação Especial de Palestras Comemorativas de inauguração da sede própria e 20o Aniversário, em maio, no Meimei (Rua Luís Pucci, 153, Vila Ema) é esta:
5 – domingo – 10h: Homenagem às mães, com Grupo Reencontro;
10 – sexta-feira – 20h: Fora da Caridade não há salvação, com Manolo Quesada;
17 – sexta-feira – 20h: Coral Ação e Amor;
22 – quarta-feira – 20h: A agonia das religiões, com Heloísa Pires;
24 – sexta-feira – 20h: A Casa Espírita, com Maria Saboleski;
26 – domingo – 10h: O despertar da consciência, com Claudio Palermo e Alessandro Marques;
31 – sexta-feira – 20h: Bem-vindos: a Casa é nossa, com Grupo Mensageiros da Imensidão – Neide Guerra.
Informações pelos telefones (11)2216-7519 ou 2154-9192, no sitewww.casadocaminhomeimei.com ou pelo e-mailcontato@casadocaminhomeimei.com.
– A FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo – encerrou sua programação de palestras do mês de abril no último domingo, dia 28, com a palestra “Os poderes de Simão, o mago”, ministrada por Vera Braga e com harmonização musical de Tadeu Maia.  Informações no site www.feesp.org.br.
– Paula Zamp fez uma palestra musicada no último domingo, 28 de abril, no Centro Espírita Reencontro.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestra do mês de abril na Congregação Espírita Maria Benta foi encerrada na última segunda-feira, dia 29, com o tema “O amor convida, a dor exige”, trabalhado por Maria Aparecida Sabolesk, com harmonização de Itamar Santiago.  Informações pelo e-mailjrezala@terra.com.br.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Desafios familiares” no último domingo, 28 de abril, na Casa Coltro Caminho da Luz. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– O Seminário “Depressão e Espiritualidade” foi coordenado por Alessandro Marques, Valéria Barbosa Marques e Júlia Blanque e realizado no último domingo, 28 de abril, na Fraternidade Espírita Ramatis.  A abertura foi realizada pelo cantor Dannilu.  Informações pelo telefone (11)2953-9388.
– No último domingo, 28 de abril, Pedro Camilo fez uma palestra com tema evangélico na Fraternidade Cristo Redentor. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– A programação de palestras do mês de abril da Casa do Caminho Meimei foi encerrada no último domingo, dia 28, com um evangelho musical com o Coral Vozes do Caminho.  Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– Pedro Camilo fez uma palestra sobre tema evangélico no último domingo, 28 de abril, às 11h, no Centro Espírita Bênção da Paz.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– Na última terça-feira, 30 de abril, Cássio Branco de Araújo trabalhou o tema “Anjo da guarda ou mentor espiritual?” na sede do Centro Espírita Jesus.  Informações pelo e-mail brancoaraujo@terra.com.br ouhttp://cassiopalestras.blog.terra.com.br/2012/02/05/19/
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Fora da caridade não há salvação” na última terça-feira, 30 de abril, no Centro Espírita Laços Eternos. Informações no blog www.manoloquesada.blogspot.com.
 A Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas realiza todos os domingos, às 9h, o Evangelho Dominical, e a programação do mês de abril foi encerrada no dia 28, com a palestra “Deixar pai, mãe e filhos”, proferida por Airton Pires e Manoel.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Grupo Espírita Vocal Reencontro realizou uma apresentação musical no último domingo, 28 de abril, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Aguaí – Wanyr Caccia fez uma palestra musicada na última sexta-feira, 3 de maio, no Núcleo Espírita À Caminho da Luz.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
Águas de Lindoia – Na última terça-feira, 30 de abril, Wanyr Caccia fez uma palestra musicada para os frequentadores do Lar Espírita Bezerra de Menezes.  Informações no site http://www.cacciaimago.com.br/.
Araçatuba – A 1ª Noite dos Cantores Espíritas será realizada no dia 11 de maio, sábado, às 19h, no Teatro COC (antigo Cine Peduti): Rua General Glicério, 429, Centro.  O evento contará com as presenças de Allan Vilches, Sérgio Santos & Marlene e Margarete Áquila.
– Richard Simonetti fez uma palestra sobre o tema “Amar e viver em paz” na última sexta-feira, 3 de maio, na Aliança Varas da Videira.  No sábado, 4 de maio, Richard coordenou o seminário “Sessões mediúnicas” no Centro Espírita Irmã Angélica.  Finalizando o ciclo de palestras, o expositor trabalhará o tema “Pinga fogo” neste domingo, 5 de maio, às 9h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Oscar Rodrigues Alves, 152.
– A agenda de palestras públicas do mês de abril da Casa da Caridade – Departamento da Aliança Espírita Varas da Videira foi encerrada na última terça-feira, dia 30, com a palestra “Meu reino não é deste mundo”, por Leila Guerreiro Rocha.
– No dia 28 de abril, último domingo, Vinicius Lara fez uma palestra sobre o tema “Por que evangelizar as crianças” no Centro Espírita Bezerra de Menezes.
Assis – No último sábado, 4 de maio, às 20h, Elisete Yoshida fez uma palestra com tema evangélico na Associação Filantrópica A Caminho da Luz: Rua Santos Dumont, 1477, Vila Orestes. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
Auriflama – Vinicius Lara, de Bicas/MG, fez uma palestra sobre o tema “Deus no mundo” no último domingo, 28 de abril, no Centro Espírita Caminheiros do Bem.
Avanhandava – Na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, Orson Peter Carrara fará uma palestra no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Tibiriçá, 522. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.brou decio.bressanin@gmail.com.
– Diogo do Nascimento Cáceres fez uma palestra na última quarta-feira, 1o de maio, no Centro Espírita Francisco de Assis. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
Bady Bassitt – Eduardo Freire fez uma palestra na última sexta-feira, 3 de maio, na Associação Espírita Beneficente Francisco de Assis. Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Bauru – A 14ª Festac – Festa do “Amor e Caridade” – está sendo realizada neste final de semana, dias 4 e 5 de maio, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Sete de Setembro, 8-53. O evento conta com lanches, doces, salgados, tortas, strogonoff com acompanhamento, sucos, refrigerantes, artesanatos, livros e Cd’s usados, brincadeiras infantis.
 Em maio, Richard Simonetti, participará de várias sessões de autógrafos e palestras no CEAC – Centro Espírita Amor e Caridade: Rua 7 de setembro, 8-30.  Os eventos serão realizados para o lançamento do livro “O grande desafio” e a programação completa é esta: dia 6 – segunda-feira – 20h; 8 – quarta-feira – 20h; 9 – quinta-feira – 15h; 10 – sexta-feira – 20h e 12 – domingo – 9h.
Birigui – Neste último sábado, 4 de maio, às 20h, Luiz Augusto de Macedo fez uma palestra com tema evangélico no Centro Espírita Amor e Caridade: Av. Barão do Rio Branco, 952.  Informações pelos telefones (18)3642-2388 ou 3643-1190 com Nancy ou com Celso Vital pelo telefone 9786-8374.
Campinas – Augusto Cantusio Neto fez uma palestra sobre o tema “Plenitude” no dia 28 de abril, último domingo, na Seara Espírita Joanna de Ângelis.  Informações no site www.searajoannadeangelis.org.br ou pelo e-mail esde@searajoannadeangelis.org.br.
Dracena – A Jornada de palestras espíritas do mês de abril do Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada no último domingo, dia 28, com a palestra “Mente e comportamento” com Simão da Silva Bastos.  Informações no sitehttp://grupoesperanca.ning.com.
Franca – O Festival de Música Espírita será realizado no dia 27 de julho, sábado, e as inscrições de músicas já estão abertas. Informe-se e envie sua música pelo link http://www.institutoarteevida.org.br/index.php/pre-fecef/.
Garça – O 1o Ciclo de Palestras Espíritas foi realizado pela USE Intermunicipal de Garça no mês de abril. O encerramento se deu na última segunda-feira, dia 29, com a presença de Cezar Augusto Sad, que trabalhou o tema “A nova era” no Centro Espírita Allan Kardec.  Informações:bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
Guapiaçu – Na última quinta-feira, dia 2 de maio, Angélica Costa Maia fez uma palestra no Centro Espírita Fonte de Luz.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Guarujá – Plínio Bueno Penteado Jr. falou sobre “Eurípedes Barsanulfo” na última quarta-feira, 1o de maio, no Lar Assistencial Espírita Fé e Amor.  Informações pelo e-mail arvensis@terra.com.br.
Guarulhos – As Casas André Luiz – Unidade de Longa Permanência (Avenida André Luiz, 723, Picanço) e a Universidade Internacional de Ciências do Espírito estão realizando o curso Medicina Integrativa: Formação de Agentes Promotores de Saúde e melhoria da qualidade de vida, interligando Ciência, Saúde e Espiritualidade. O objetivo é proporcionar conhecimento sobre o cuidado do organismo nas suas diversas etapas de desenvolvimento. O curso é realizado no primeiro sábado de cada mês, das 8h30 às 12h30. A programação é esta: 1/6; 6/7; 3/8; 14/9; 5/10; 9/11 e 7/12. A coordenação é de Sérgio Felipe de Oliveira. Informações e inscrições pelo telefone (11)4962-8631 ou pelo e-mail uniespirito@feal.com.br.
– Deusa Samú fez uma palestra sobre o tema “O que é Páscoa?”, no dia 29 de abril, segunda-feira, no Centro Espírita Semeadura de Jesus.
Ipiguá – O Grupo Espírita Recanto de Paz (Rua Siqueira Campos, 250) recebeu Angélica Costa Maia no último sábado, 4 de maio, às 19h30. Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Itapira – O Centro Espírita “Perdão, amor e caridade” comemora neste ano 112 anos de fundação e realizará a palestra comemorativa “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância” com André Luís Chiarrini Villar, neste domingo, 5 de maio, às 9h, no Núcleo Espírita Cristão “Chico Xavier”: Rua Ângelo Bertini, 60, Bairro Assad Alcici.  Informações no sitewww.tvacaminhodaluz.com.br.
Jacareí – O curso “Filosofia Espírita” tem duração de 96 aulas e é realizado das 15h às 17h, aos sábados, no O.S.C.E. Servos de Maria: Rua Exp. José de Oliveira Ramos, 26. Inscrições com Carlos, pelo telefone 3951-3615; com Vilma: 9188-8963 ou Antônia, pelo telefone 3023-0685, ou, ainda, pelo e-mail vilmaefc@hotmail.com. Informações e inscrições no sitewww.filosofiaespirita.net.br.
José Bonifácio – No dia 3 de maio, sexta-feira, Angélica Costa Maia fez uma palestra no Centro Espírita Amor e Caridade.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Jundiaí – A XXXIII Feira do Livro Espírita de Jundiaí será realizada no período de 6 a 11 de maio, das 9h às 17h30, na Rua Barão de Jundiaí, 868, defronte à Casa da Cultura e Banco Santander.  Descontos de 10 a 20%.  Informações pelo e-mail usejundiaisecretaria@terra.com.br.
Lupércio – Na última terça-feira, 30 de abril, Lídia dos Santos Lavache fez uma palestra sobre o tema “Mudança, como efetuá-las”, no Centro Espírita Maria de Nazaré.  O evento fez parte do 1º Ciclo de Palestras da Use Intermunicipal de Garça.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
Marília – O Estudo e debate sobre o livro “Aconteceu na Casa Espírita” será encerrado no próximo sábado, 11 de maio, às 20h, com coordenação de Regina Helena da Silva Leite, no Grupo Espírita Jesus de Nazaré: Rua José Bonifácio, 1122.
Mirassol – Eduardo Freire fez uma palestra na última quinta-feira, 2 de maio, no Centro Espírita Vicente de Paulo.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
Osasco – A XXXII Feira do Livro Espírita de Osasco será realizada aos sábados, das 8h às 18h, até o dia 11 de maio, no Calçadão da Antônio Aguiar.  Informações pelo telefone (11)3683-9774 ou pelo e-mailcontato@use-osasco.com.br.
Pacaembu – Na última segunda-feira, 29 de abril, Sandra Gonzaga C. Gomes fez uma palestra sobre o tema “A lei de amor” no Centro Espirita Amor e Verdade.  Informações pelo telefone (18)3908-1627.
Penápolis – A programação de palestras públicas do mês de abril no Centro Espírita Allan Kardec foi encerrada no dia 29, segunda-feira, com a presença de André Luiz Rosa, que estudou o tema “Não espere mais, seja feliz agora”.  Informações pelos endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– A escala de oradores do mês de abril do Centro Espírita Discípulos de Jesus foi encerrada na última segunda-feira, dia 29, com a presença do confrade Nahon Castro, que fez uma palestra musical com o tema “Vícios e virtudes”. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– Richard Simonetti tratou do tema “Provação ou expiação” neste último sábado, 4 de maio, às 20h, no Centro Espírita Allan Kardec: Av. Luís Osório, 1262. Informações pelos endereções eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– No último sábado, 4 de maio, às 20h, o Grupo Vocal União & Harmonia fez uma apresentação no Cine Lumière: Praça Carlos Sampaio Filho, 170.  O evento foi uma realização do Hospital Espírita João Marchesi. Informações no site www.uniaoeharmonia@gmail.com.
– O Centro Espírita Mariano Dias encerrou sua programação de palestras de abril na última segunda-feira, dia 29, com a presença de Claudinei Feltrin.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Piracaia – Na última sexta-feira, 3 de maio, Orson Peter Carrara fez uma palestra no Centro Espírita Bezerra de Menezes (CEBM).  Informações pelos telefones (11)4036-6970 ou 4036-7423.
Pirassununga – O 2º Encontro Espírita da AFA e do Grupo Espírita Irmão Gabriel terá como tema central “Nova Era: construção de todos nós” e será realizado neste domingo, dia 5 de maio, na Academia da Força Aérea.  Estão confirmadas as presenças de Adão Nonato, André Luiz Ruiz, Manolo Quesada, Margarete Áquila, Marlene Nobre e Sérgio Santos.  Inscrições pelo sitewww.encontroespiritaafa.com.br.
Presidente Prudente  O 1º Encontro Espírita de Presidente Prudente será realizado no período de 31 de maio a 2 de junho, de sexta-feira a domingo.  O evento contará com as participações de Evandro Oliva, Pedro Bonilha, Allan Vilches, Dario Bonfim, Vinicius Lara, Murillo Altafine, Sérgio Santos, Nazareno Feitosa, José Samorano Subires e Coral Amélia Bazan.  As inscrições estão abertas.  Informações pelo telefone (18)8131-2789.
Promissão – Alessandro Viana Vieira de Paula fez uma palestra sobre o tema “A lei divina do trabalho” na última sexta-feira, 3 de maio, na União Espírita de Promissão.  Informações pelo e-mailnice_casadocaminho@yahoo.com.br.
Regente Feijó – Na última terça-feira, 30 de abril, Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli fizeram uma palestra no Centro Espírita Caminho da Luz.  Informações no site http://grupoesperanca.ning.com.
Ribeirão Pires – Na última quarta-feira, 1º de maio, o Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação no Centro Espírita Amor e Caridade – Núcleo Assistencial Eurípedes Barsanulfo.  Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
Sabino – Flavio Natal Pereira fez uma palestra na última quarta-feira, 1º de maio, no Centro Espírita Aprendizes do Evangelho. Informações pelos endereções eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Santa Cruz Conceição – Wanyr Cacci fará uma palestra musicada na próxima quinta-feira, 9 de maio, às 20h, no Grupo Socorrista Paulo de Tarso: Rua Antônio Mourão, 458.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
Santo André – Na última terça-feira, 30 de abril, Pedro Camilo fez uma palestra com tema evangélico na Fraternidade Associação Espírita Obreiros da Caridade.    Informações: endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Deusa Samú fez uma palestra no último domingo, 28 de abril, no Centro Espírita O Consolador.
Santos – A Associação Espírita Jesus e a Caridade (Rua Pará, 33, Campo Grande) preparou uma comemoração dos seus 70 anos de fundação no mês de maio e a programação é esta:
6 – segunda-feira – 20h – Roosevelt Andolphato Tiago e Coral Ismênia de Jesus;
13 – segunda-feira – 20h – Eugenivaldo Fort e Coral Nalaiala;
18 – sábado – 15h – Agnaldo Paviani;
20 – segunda-feira – 20h – Eulália Bueno e Coral da Alfândega;
25 – sábado – 15h – José Carlos de Lucca;
27 – segunda-feira – 20h – Roberto Fonseca e Grupo Musical João Cabete.
 A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo realizou no dia 4 de maio, sábado, das 13h às 17h, o curso “Formação de Educadores Espíritas da Infância” com Martha Rios Guimarães – Marthinha, do Departamento de Educação Espírita da Infância – USE SP.  O programa: A atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil; Objetivos; Componentes do Processo Educativo; Estruturando o Departamento; Planejamento (setor – programa de aulas – aulas); Recursos Didáticos – com exemplos práticos.  O curso foi realizado na sede da Associação Espírita Jesus e a Caridade: Rua Pará, 33, Bairro Campo Grande, paralela à Av. Ana Costa, próximo ao Hospital Ana Costa. Na ocasião foi vendido o livro “Comece pelo Comecinho – Educação Espírita Infantojuvenil: uma proposta de trabalho”, um manual prático para implantação, ou aprimoramento da atividade de Educação Espírita Infanto-juvenil na Casa Espírita, de autoria de Martha Rios Guimarães (Marthinha).  Preço de capa R$20,90 – renda destinada a atividades da área de Infância e Mocidade do CE Gabriel Ferreira. Realização: Departamento Regional de Infância.  Promoção: USE Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
– O ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado toda quinta-feira na Escola Espiritual Ordem e Progresso. O curso é no Centro Espírita Ismênia de Jesus. Informações: deciobressanin@yahoo.com.br ouhttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Curso de extensão em pós-graduação “Ciência, Saúde e Espiritualidade” será realizado aos sábados, das 14h30 às 17h, até o dia 30 de novembro, na Universidade Santa Cecília. O curso tem duração de 80 horas e é coordenado por Flavio Braun Fiorda. Informações e inscrições:www.unisanta.br/posgraduacao/extensao.
 O Centro Espírita Ismênia de Jesus (Rua Campos Melo, 312, Encruzilhada) receberá Heloísa Pires para coordenar o seminário “Educação dos filhos e dos netos” no próximo sábado, 11 de maio, das 14h30 às 18h.  O evento será realizado em comemoração aos 65 anos da Mocidade Espírita “Ismênia de Jesus”.  O encerramento ficará a cargo do Coral Vozes do CEIJ.  Informações pelo telefone (13)3202-8080 ou no site www.ismeniadejesus.org.br.
– Na última segunda-feira, 29 de abril, Flávio Braun Fiorda fez uma palestra no Centro Espírita Anjo Gabriel.  Informações: endereços eletrônicosbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
– Pedro Camilo fez uma palestra na última segunda-feira, 29 de abril, na Associação Espírita Jesus e Caridade.  Informações: e-mailsbressanindecio@yahoo.com.br ou decio.bressanin@gmail.com.
São Bernardo do Campo – No último domingo, 28 de abril, Anete Guimarães coordenou o seminário “Mediunidade – mitos e verdades” no Grupo Espírita Dr. Eduardo Monteiro.  Informações pelo e-mailuse.taubate@gmail.com.
 Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Faces do orgulho” na última segunda-feira, 29 de abril, no Recanto da Paz. Informações:www.manoloquesada.blogspot.com.
– Na última quinta-feira, 2 de maio, Deusa Samú fez uma palestra no Centro Espírita Lírio Branco.
– O Encontro de Coordenadores de Cursos de Espiritismo e Evangelizadores está sendo realizado no período de março a junho de 2013. O objetivo principal desse trabalho é promover, através da troca de experiências, o aprimoramento dos trabalhadores encarregados da divulgação da doutrina espírita nos cursos e nas turmas de evangelização de crianças e jovens. Um dos pontos de destaque desse trabalho é estimular a criação de reuniões que tanto contribuam para as reflexões profundas do ser, quanto sensibilizem a criatura para o despertar de sentimentos nobres. Evangelizar é fazer refletir. Na evangelização as crianças e jovens são preparados para terem senso crítico. Através de uma abordagem dinâmica e profunda, os organizadores resgatarão as temáticas mais relevantes para os coordenadores e evangelizadores. São estudadas lições já conhecidas, como Ambiência Espiritual e Universalidade do Ensino dos Espíritos, porém, sob uma ótica diferente, enfatizando a responsabilidade de todos no trato com a Doutrina e na aplicação dela nas atividades do Centro Espírita. Para se inscrever, envie um e-mail paraevangelizacao.sbc@gmail.com ou telefone para (11)2374-2922 e fale com Mônica ou Walteno. As reuniões são realizadas às terças-feiras, das 20h às 21h30, na sede do Grupo Fraternal Adolfo Bezerra de Menezes: Rua Batuíra, 380, Vila Assunção.
– Todas as terças-feiras, às 20h, são realizados os atendimentos do DESADEF: Departamento de Socorro e Amparo aos Dependentes Químicos, na Casa de Apoio: Rua Joaquim Nabuco, 507.
São Caetano do Sul – O Templo Espírita Irmão João Massarelli (Rua das Mangueiras, 323, Bairro Cerâmica, próximo ao portão principal do Parque Chico Mendes) realizou uma palestra comemorativa do 63º aniversário de fundação com o tema “Transformação do homem pelo Espiritismo”, por Rosangela Pires, no dia 4 de maio, sábado, às 20h.  A harmonização musical foi realizada por Andrea Dian. Informações pelo e-mailnorbertoefatima@gmail.com.
São José do Rio Preto – O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– Finalizando o ciclo de palestras na região, Eduardo Freire se apresentará neste domingo, 5 de maio, às 9h, na Associação Espírita Allan Kardec: Rua Floriano Peixoto, 975, Boa Vista.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
– Angélica Costa Maia fez uma palestra na última quarta-feira, 1o de maio, na Associação Espírita Allan Kardec. Finalizando o ciclo de palestras na região, Angélica estará neste domingo, 5 de maio, às 9h, no Centro Espírita Francisco de Assis: Rua Benedito Gagliardi, 291, Bairro Romano Calil.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
– No dia 1o de maio, quarta-feira, Eduardo Freire fez uma palestra no Centro Espírita Cairbar Schutel.  Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
São José dos Campos – A A.M.E. – Associação Maternal Espírita realizou o 1º Ciclo de Palestras sobre o tema “Um evento para a família: o que nos acontece?”. Esse evento foi uma realização da Namastê Energética Consciencial, sendo que a sua segunda atividade foi realizada no dia 28 de abril, domingo passado, para os alunos de 14 aos 21 anos. Informações no site www.namasteenergetica.blogspot.com ou pelo e-mailnamastecursos@gmail.com.
São Vicente  O 1o Encontro ESDE da Baixada Santista e do Vale do Ribeira terá como tema central “Estudo sistematizado da Doutrina Espírita” e será realizado neste domingo, 5 de maio, às 10h, no Centro Espírita Paulo e Estêvão: Rua Visconde de Tamandaré, 442, Centro.
Sorocaba – O SEFIF (Rua Tamandaré, 111) realiza um Ciclo de palestras sobre o tema “Medicina e Espiritismo”, com Rodrigo M. Bassi.  O segundo encontro foi na última quinta-feira, 2 de maio, com o tema “A influência do Pensamento no processo Saúde – Doença” e o terceiro será na próxima quinta-feira, 8 de maio, às 20h, com o tema “Perispírito: de Kardec às pesquisas científicas atuais”.  Informações: deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
Taboão da Serra – Na próxima terça-feira, 8 de maio, às 9h, Wanyr Caccia fará uma palestra musicada na Fraternidade Espírita Eurípedes  Barsanulfo: Rua Dr. Getúlio Vargas, 239.  Informações no sitehttp://www.cacciaimago.com.br/.
 
 Sergipe
Aracaju – O Curso de Passe Fluídico Magnético é realizado toda quinta-feira, às 19h30, no Grupo de Estudos Espíritas Irmã Sheilla – Bairro Luzia, com encerramento em dezembro. Informações: telefone (79)9650-4887, e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– A Associação Médico-Espírita realizará em conjunto com a Federação Espírita de Sergipe, sob coordenação de Marinês Moreira, o seminário “Reuniões mediúnicas com Jesus e Kardec” nos dias 16 de junho e 4 de agosto, domingos, das 8h30 às 12h30. O evento contará com as presenças de Carlos Alberto Santiago, Terezinha Melo Cabral, João Moreira Junior, Terezinha Cabral e Nelma Pereira Dantas. Informações no site www.fees.org.br.
– Todo primeiro sábado, das 9h às 12h, nos meses de abril, maio e junho, a Federação Espírita de Sergipe realiza o curso “Capacitação e atualização de monitores de Estudo da Doutrina Espírita” com o tema “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Informações no site www.fees.org.br.
*
Colaborou na redação desta seção Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário