a partir de maio 2011

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Religião e lógica: todas as religiões dizem estar com a verdade. Estão?


Todas as religiões afirmam estar com a verdade. Mas os dogmas de cada uma sempre entram em choque com os de outras, e estas entre si, a lógica não pode permitir que estejam todas com a verdade. 
 
Aliás, a existência de religiões é um sinal de imaturidade do ser humano, que ainda não aprendeu a usar o raciocínio de forma adequada, além de se achar dependente de seres supostamente superiores para atuar como "babás" da humanidade que não sabe pensar e agir por conta própria.
Por isso que as pessoas abrem mão da lógica e do bom senso na hora de procurarem "auxílio divino" para se sentirem "salvas", pois é mais cômodo e mais de acordo com a imaturidade humana dos tempos atuais.
Mas voltando a questão sobre "verdade x religião", qual está realmente com a verdade? Resposta certa: nenhuma. Todas mentem de alguma forma, pois a defesa de ilusões tem garantido poder a líderes e a ilusão gerada tem confortado muita gente que, incapaz de questionar, aceitas os dogmas como uma criança que acredita em contos de fada. A religiosidade é um resquício da infância humana, do qual as pessoas, sobretudo no Brasil, se negam a largar.
E para piorar, a fé é considerada uma das maiores virtudes para o povo brasileiro, se esquecendo que "acreditar" muitas vezes é aceitar sem verificar. Como uma criança que aceita um doce de um estranho, sem saber que tal doce está envenenado.
A humanidade só irá amadurecer se questionar as "verdades" das religiões - que contradizem umas as outras, resultado da falta de lógica e de bom senso - e usar mais o cérebro que o seu tão amado Deus nos deu de presente. Cérebro não é enfeite e a verdade só poderá vir após muita verificação. Verdades não nascem do nada. E ela só será encontrada se usarmos mais o nosso raciocínio. 

A experiência mostrou que aceitar as coisas sem verificar estragam as nossas vidas. Porque ainda aceitar dogmas absurdos se só confundem e desunem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário