a partir de maio 2011

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Movimento Espírita Brasileiro-19-04-2013

MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil
)
 Distrito Federal
Brasília – O “Livro Espírita para um Novo Mundo” é o título da exposição que está se realizando desde o dia 16 de abril e irá até o dia 30 deste mês, na Câmara dos Deputados, numa iniciativa do Deputado Dr. Marco Aurélio Ubiali, com produção da Federação Espírita Brasileira. Inaugurada no dia 16 de abril com presença do presidente da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho, do vice-presidente da Câmara, André Vargas, dos deputados João Bittar, Jaime Ferreira Lopes e do Dr. Marco Aurélio Ubiali, de quem partiu a iniciativa do evento, a exposição conta com grandes obras da FEB Editora, artigos e materiais históricos, como as certidões de nascimento de Chico, além de vídeos alusivos às obras e às personalidades do Espiritismo. A Exposição “Livro Espírita para um Novo Mundo” tem ocorrido no espaço Mario Covas e conta com um pesquisador da FEB, às terças e quintas-feiras, à tarde, o qual responde aos questionamentos dos visitantes. Informações: (61) 2101- 6175 ou : www.febnet.org.br; imprensa@febnet.org.br
– Lançado nos Estados Unidos e na Europa, o documentá­rio “Blood Money” (Dinheiro de Sangue, em tradução livre) poderá ser visto no Brasil no segundo semestre deste ano. A produtora cearense Estação Luz Filmes será a distribuidora do longa, já tendo ga­rantido os direitos da película pelos próxi­mos dez anos para exibição em todo o ter­ritório nacional, seja em cinemas, DVDs ou televisão. O documentário traz uma investiga­ção completa sobre a lucrativa indústria do aborto nos Estados Unidos, revelando seus principais financiadores, assim como suas estratégias para legalizá-lo nos países emergentes. O lançamento de “Blood Money” no Brasil contará com a participação do produtor e diretor americano David Kyle. Iniciativas estão sendo tomadas para que Alveda King, sobrinha do pacifis­ta Martin Luther King e apresentadora do filme, compareça à estreia. O trailer do documentário pode ser visto em www.youtube.com/watch?v=FVT_z­-7mmmg&feature=player_embedded.
– Criado pelo brasileiro Fábio Santos, o aplicativo “Enmane” – que em português quer dizer “na mão” – é o mais novo aliado dos esperantistas que têm smartphones. O programa coloca à disposição do usuário os principais sites noticiosos do mundo em Esperanto, dentre os quais “Libera Folio”, “Monato”, “Lernu” e “Esperanto Ilustrita”. Para baixar o Enmane, basta acessar o www.universo.mobi/enmane.
– O Conselho Espí­rita Internacional (CEI) promoveu nos dias 19 e 20 de abril, sexta-feira e sábado, a 3a Mos­tra de Vídeos Es­píritas da TVCEI, na sede da Comunhão Espíri­ta de Brasília. Na sexta­-feira, foi exibido o desenho animado “Duas Dimensões”, com a participação dos debatedores Geraldo Campet­ti, Luís Hu Rivas e Antônio Cesar Perri de Carvalho. No sábado, foi exibido o documentário “Pintura me­diúnica”, com debate entre os expositores Marta Antunes, Florêncio Anton e Victor Hugo Santos. Mais detalhes, na página www.comu­nhaoespirita.org.br.
 
 Alagoas
Maceió – No feriado de Corpus Christi, será realizada mais uma edição do Mednesp, o Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), que terá como tema central “Desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa, na prática clínica”. As inscrições estão abertas. Os associados das AMEs deverão apresentar documento de identidade; os estudantes deverão apresentar a carteira de estudante ou documento equivalente e os da Terceira idade deverão trazer um documento de identidade com foto. Atenção: as inscrições on-line para o MEDNESP 2013 irão até o dia 22 de maio. Inscrições podem ser feitas no sitehttp://mednespe2013.amealagoas.com.br.
 
 Bahia
Salvador – O Workshop com Divaldo Pereira Franco que será realizado no dia 5 de maio, domingo, no Centro de Convenções da Bahia, está com os ingressos quase esgotados. Faça sua inscrição na Central de Inscrições pelo telefone (71)3409-8320. Todo o produto deste evento destina-se à manutenção da Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção. Locais de inscrição: Centro Espírita Caminho da Redenção / Mansão do Caminho – Setor de Eventos: (71)3409-8320 ou 9966-3316; Federação Espírita do Estado da Bahia – Iguatemi: 3351-5592 ou 3359-8536; Centro Espírita Deus, Luz e Verdade: Rua Ubaranas, 55, Amaralina, 3248-8320, ramal 4. Inscreva-se e receba a mais nova obra do Espírito Amélia Rodrigues, por Divaldo Pereira Franco: Vivendo com Jesus.
– O curso “Atendimento fraterno” do Projeto Manoel Philomeno de Miranda está sendo realizado até o dia 27 de julho, aos sábados, das 14h às 15h20, no Núcleo Espírita da Polícia Militar (NEPOM): Rua Conselheiro Spinolla, 16, Barris. A programação é esta: 27/4 – Estudos de casos (exemplos de casos, explicações devidas e conclusões); 4/5 – Estudos de caso (fases do atendimento); 11/5 – A equipe; 18/5 – A dinâmica do atendimento; 25/5 – Noções básicas fluidoterapia (passe); 1/6 – Noções básicas fluidoterapia (passe); 8/6 – Noções básicas fluidoterapia (passe); 15/6 – Noções básicas fluidoterapia (passe) teoria e prática – simulações; 29/6 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 6/7 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 13/7 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 20/7 – Atendimento fraterno / prática – simulações; 27/7 – Conclusão do curso – palavra aberta. Informações pelos endereços eletrônicosjuniornepom@yahoo.com.br ou nepom.nepom@gmail.com.
– O Projeto Leitura para Todos é voltado para as pessoas com limitações diversas para a leitura e é realizado toda sexta-feira, das 16h30 às 17h30, no Salão B do COBEM – Casa de Oração Bezerra de Menezes: Rua Bezerra de Menezes, 90, Brotas. Informações pelo telefone (71)3356-0256 ou pelo e-mailcobem@cobem.org.br.
– O Cine Debate apresentou o filme “As aventuras de Pi”, facilitado por Andrea Oliveira, neste último sábado, 20 de abril, às 14h30, no Salão Doutrinário do COBEM: Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas.  Informações pelos telefones (71)3356-0256.  Informações pelo e-mail edwardplantaodapaz@gmail.com.
Camamu – A X Jornada Espírita de Camamu tem como tema “Reflexões sobre a arte de existir e conhecer-se” e será encerrada neste domingo, 21 de abril, na sede do NEDIL – Núcleo Espírita Discípulos da Luz: Travessa Duque de Caxias, 278, Chácara.
Vitória da Conquista – A 4a Semana Espírita de Arte será encerrada neste domingo, 21 de abril, às 20h, no Centro de Convenções, com a apresentação “Músicas de todos os tempos” com Andrea Bien. A programação contou com as apresentações do Grupo de Teatro Wega, Andréia Cleoni, Arilson Ferraz, Coral Canto de Luz, Coral do CEAC, Coral Maricanto, Elas em Canto, Figueiredo, Júlio e Karol, Maestro Gandra.  Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no site
http://www2.quatromaosdeluz.com.br.
 
 Ceará
Fortaleza – Jacob Melo coordenará o seminário “A depressão, o suicídio e a esperança” no próximo sábado, 27 de abril, às 14h, na Federação Espírita do Estado do Ceará: Rua Princesa Isabel, 255, Centro.  No domingo, 28 de abril, às 8h30, Jacob coordenará o seminário “O passe na casa espírita”, no mesmo local.  O investimento por seminário é de R$10,00 e as inscrições podem ser feitas pelos telefones (85)3212-1092 ou 3212-4628.
 
 Espírito Santo
Vitória – Na próxima segunda-feira, 22 de abril, às 20h, a AME-Estado do Espírito Santo realizará uma Reunião de Estudos sobre o tema “Aspectos Científicos e Espirituais da Violência” na sede da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo: Rua Álvaro Sarlo, 35, Ilha de Santa Maria.
– A AME-Estado do Espírito Santo realizará uma reunião de estudos sobre o tema “Aspectos Científicos e Espirituais da Violência” no dia 29 de abril, às 20h, na sede da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo: Rua Álvaro Sarlo, 35, Ilha de Santa Maria.
São Mateus – A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Antônio de Pádua – CEAP (Rua Nicanor Mota, 37, Centro) é esta:
23 – terça-feira – 20h – Hélio Alencar: O Perdão;
30 – terça-feira – 20h – José Ricardo C. Lírio: O Livro dos Espíritos: Um Convite ao Amor.
Informações no site www.antoniodepadua.org.br.
Vila Velha – O ENTRAE – Encontro de Trabalhadores Espíritas – terá como tema central “Espírita, participe! Aprimore e desenvolva suas habilidades para o trabalho no bem!” e será realizado neste domingo, 21 de abril. O evento é voltado para os presidentes de casas espíritas e coordenadores de áreas.  Informações no site www.feees.org.br ou pelo e-mail secretaria@feees.org.br.
 
 Goiás
Goiânia – A 3ª. Jornada Médico-Espírita de Goiânia será realizada no período de 26 a 28 de abril, no Auditório do Campus V da PUC Goiânia.  Durante a Jornada será realizado um Simpósio de Medicina e Espiritualidade: Medicina com Jesus: levanta-te e anda.  Estão confirmadas as presenças de Carlos Vidal, Marlene Nobre, Irvênia Prada, Décio Iandoli Jr, Roberto Lúcio, Ana Paula Vecchi, Milton Moura, Wesley O. Assis, Célia Dantas e Vicente Pessoa.  O investimento é de R$40,00 e as inscrições podem ser feitas nas Livrarias da FEEGO, Amor e Caridade, Irradiação Espírita. Informações pelo e-mail ame.goiania@gmail.com.
– Toda primeira sexta do mês, das 19h30 às 20h30, será realizada uma reunião pública do Grupo “A vida continua”, na sede da FEEGO: Rua 1133, 40, Marista. Informações nos sites www.grupoeavidacontinua.feego.org.br ouwww.feego.org.br, pelo e-mail secretaria@feego.org.br ou pelo telefone (62)3281-0200.
– Neste domingo, 21 de abril, será realizado o Encontro Regional de Trabalhadores do Movimento Espírita, no Centro Espírita Caminho da Luz. O evento será realizado com as 28ª, 31ª e 33ª Regiões. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Estudo da Doutrina Espírita em Esperanto é aberto ao público e não há necessidade de inscrição nem de aquisição de material.  Baseado no ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, da FEB, a reunião de estudo é totalmente realizada no idioma Esperanto.  A aula do próximo sábado, 27 de abril, às 10h30, ficará a cargo de João Marcos e terá como tema “Allan Kardec: o professor e o codificador” e será realizada na sede da Federação Espírita do estado de Goiás – FEEGO: Rua 1133, 40, esquina com Al. Ricardo Paranhos, Setor Marista.  Informações pelo telefone (62)3281-0200, nos siteswww.feego.org.br ou www.esperanto.feego.org.br ou pelo e-mailesperanto@feego.org.br.
– A programação de palestras do mês de abril na FEEGO – Federação Espírita do Estado de Goiás (Rua 1.133, 40, esquina com Al. Ricardo Paranhos, Setor Marista) é esta:
21 – domingo – 18h – Cauci de Sá Roriz: Dor ou alegria – você decide;
22 – segunda-feira – 20h – Cleomar de Castro Lopes: Reencarnação: metas ou propósitos?;
23 – terça-feira – 20h – Ana Karime: Evangelização infanto-juvenil;
25 – quinta-feira – 20h – Virgínia de Sá Roriz: Simplicidade e pureza de coração;
28 – domingo – 18h – Weimar Muniz de Oliveira: As três revelações;
29 – segunda-feira – 20h – Eurípedes Veloso: Como encarar os episódios depressivos;
30 – terça-feira – 20h – Vivaldo Araújo: Dai de graça o que de graça recebeis.
Informações pelo telefone (62)3281-0200, pelo e-mail secretaria@feego.org.brou no site www.feego.org.br.
– A 4o Edição do show “Elas cantam pela paz” foi realizada neste último sábado, 20 de abril, às 20h30, na sede da Federação Espírita do Estado de Goiás – FEEGO: Rua 1133, 40, esquina com Al. Ricardo Paranhos, Setor Marista. Participaram desta edição as cantoras Vanessa Bertolini, Carla Rezende, Noêmia Lopes, Lohane Noleto e da pianista Karlla Farinelli. Informações no site www.feego.org.br.
Catalão – Wanyr Caccia fará uma palestra musicada à luz da Doutrina neste domingo, 21 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Amor e Fraternidade: Rua Nassin Agel, 664.  Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br ou pelo telefone (11)99638.0216.
Jataí – No próximo domingo, 28 de abril, será realizado o Curso de Formação de Evangelizadores da Infância. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Nova Aurora – O Centro Espírita Santo Agostinho recebeu Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 20 de abril, sábado, às 19h30. Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br ou pelo telefone (11)99638-0216.
 
 Maranhão
São Luís – A programação que o Centro Espírita Humberto de Campos – CEHC – (Av. Projetada, s/n, São Cristóvão II) agendou para o mês de abril é esta:
20 – sábado – 16h30 – Desafios e caminhos para a reforma íntima, com Aldenice;
25 – quinta-feira – 19h30 – União da alma ao corpo, com Ângela Cris;
27 – sábado – 16h30 – A felicidade não é deste mundo, com Eunice.
Informações pelos telefones (98)3236-6468 ou 8117-7513 (Lourdes) ou pelo e-mail centroespiritahumbertodecampos@gmail.com.
– A Federação Espírita do Maranhão – Departamento de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita/ESDE – realizará o Curso em Ambiente Virtual de Aprendizagem: Aprimoramento e formação de monitores e coordenadores de ESDE. Informações pelo e-mail www.femear.org.br ou pelos telefones (98)9122-4402 ou (98)8823-9129.
– A Federação Espírita do Maranhão, FEMAR, realiza a atividade “Atendimento fraterno e Reunião do evangelho” na Rua das Paparaúbas, Q. 20, Casa 25, São Francisco, às quartas-feiras, das 15h às 17h. O objetivo deste trabalho é criar mais um campo de auxílio na área do Atendimento Espiritual, oportunizando a um número maior de irmãos o atendimento em suas dificuldades.
 
 Mato Grosso
Cuiabá – A Federação Espírita do Mato Grosso (Av. Djalma Ferreira de Souza, 260, Bairro Morada do Ouro) realizará o seminário “Cura Espiritual da Ansiedade” nos dias 27 e 28 de abril, sábado e domingo.  A coordenação ficará a cargo de Alírio Cerqueira Filho. Realização:  Projeto Espiritizar.  Informações no site www.espiritizar.com.br/evento.
 
 Mato Grosso do Sul
Três Lagoas – Sebastião Camargo lançará o livro “O despertar da consciência – do átomo ao anjo” no próximo sábado, 27 de abril, às 20h, na Biblioteca Pública Municipal: Rua Alexandre Costa, 241, Circular da Lagoa.  Informações pelos endereções eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– O Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier realizou no último final de semana, dias 13 e 14 de abril, o Encontro de Trabalhadores das áreas do DIJ e ESDE.  O objetivo foi sensibilizar os trabalhadores da área do DIJ e do ESDE para a importância da tarefa de evangelizar; capacitar os evangelizadores/monitores nos aspectos didáticos, pedagógicos e doutrinários, com vistas à melhoria do seu desempenho em sala de aula e à qualidade do trabalho desenvolvido em seus fazeres nas casas espíritas. Garantir a unidade de propósitos e métodos de trabalho na evangelização nas áreas do DIJ e ESDE.  O eixo temático trabalhado foi “Doutrina Espírita – Proposta de Educação Integral” e o tema central foi “O Evangelizador/Monitor: sensibilização e preparo para a tarefa da evangelização infanto-juvenil e adulto”.  O encontro foi facilitado pela Equipe FEMS, Eliete e Paula, e contou com a presença de Paula Pantalena.  Informações pelos telefones (67)3521-3388 ou 3524-9544.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – Até o dia 7 de dezembro deste ano, a AMEMG (Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160, 2º andar, Nova Granada) estará realizando o Curso de Princípios Básicos Médico-Espíritas. O curso é transmitido pelo canal 14 da TV Cei – www.tvcei.com. Inscrições pelo e-mailameminas@yahoo.com.br.
– O Encontro Espírita em Minas Gerais “Evangelho e futuro” será realizado no período de 26 a 28 de julho, na Casa de Retiros São José: Rua Itaú, 475, Dom Bosco. O encontro contará com seminários, oficinas terapêuticas, vivências, Evangelho na teoria e na prática. Estão confirmadas as presenças de Haroldo Dutra, Aila Pinheiro, Enéas Alexandrino, Roberto Lúcio, Jaider Rodrigues, Rosimeire Simões e Andrei Moreira. Informações e inscrições no sitewww.amemg.com.br, pelo e-mail ameminas@yahooo.com.br, pelo telefone (31)3332-5293 ou na sede da Amemg: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1185, Nova Granada.
– As palestras programadas para o mês de abril na Casa de Bezerra de Menezes (Rua Nilo Peçanha, 190, Boa Vista) são estas:
22 – segunda-feira – A história da Casa de Bezerra, com Conceição Pimentel;
26 – sexta-feira – Buscai e achareis, com Palowa Amisses;
27 – sábado – Fora da caridade não há salvação, com Daniela Soares;
29 – segunda-feira – Imortalidade da alma – vida futura, com Elerson Santos.
– Andrei Moreira e a Ame Editora fizeram o lançamento do livro “Pílulas de esperança”, pelo Espírito Dias da Cruz, na última quinta-feira, 18 de abril, na sede da AMEMG.  Preço de capa: R$18,00.  Informações pelo e-mailameminas@yahoo.com.br ou pelo telefone (31)3332-5293.
Araguari – Wanyr Caccia fez uma palestra na última sexta-feira, 19 de abril, no Centro Espírita Missionários de Alá. Informações pelo e-mailw.caccia@uol.com.br.
Baependi – Ângela Ribeiro participa de duas seções de pintura mediúnica, nos dias 20 de abril, sábado, às 20h, e neste domingo, dia 21 de abril, às 9h, no Centro Espírita Ressurreição e Vida: Rua José Pereira Seixas, 119. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Barbacena – A programação do mês de abril da SELUZ - Sociedade Espírita A Caminho da Luz (Rua Dário de Oliveira Lima, 99, Bairro Campo, primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amílcar Savassi) é esta:
23 – terça-feira – 19h30 – Marcílio Farah;
30 – terça-feira – 19h30 – Luciano Alencar.
Obs. Há ainda nestes dias o atendimento fraterno e passe. Informações pelo e-mail adrianoreisbarroso2009@hotmail.com.
Coromandel – Wanyr Caccia fez uma palestra na última segunda-feira, 15 de abril, no Centro Espírita Paulo de Tarso. Informações pelo e-mailw.caccia@uol.com.br.
Guaranésia – A programação de palestras do mês de abril no Grupo Espírita Caminho de Luz (Rua Marechal Floriano Peixoto, 248, Centro) será encerrada no próximo sábado, 27 de abril, às 20h, com a presença de Marilete Vieira Tavares Zampar.  Informações pelo e-mail fabspacheco@hotmail.com.
Indianópolis – Wanyr Caccia fez uma palestra na última quarta-feira, 17 de abril, no Centro Espírita Irmã Hilda. Informações pelo e-mailw.caccia@uol.com.br.
Juiz de Fora – No último domingo, 14 de abril, foi encerrada a 24aSemana de Kardec e o Simpósio de Filosofia Espírita na sede da Comunidade Espírita Casa do Caminho. A programação contou com as presenças de Ricardo Baesso, Alexander Moreira Almeida, Heloísa Pires, Isabel Salomão de Campos, Cesar Reis, Astrid Sayeg, Nei Pietro Peres, Iriê Salomão de Campos e Eduardo Valério. Informações pelo telefone (32)3216-9616 ou no sitewww.acasadocaminho.org.br.
Lagoa Santa – O Ciclo de Conferências Espíritas de Lagoa Santa será realizado neste mês de abril na sede da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes: Rua Allan Kardec, 500, Santa Cecília. A programação é esta:
21 – domingo – 9h30 – Olinta Fraga: Depressão e suas consequências espirituais;
25 – quinta-feira – 20h – Denise Drumond: Endemoninhado gadareno;
28 – domingo – 9h30 – Alda Salazar: A busca da perfeição moral.
Informações com Nacip pelo telefone 8881-7284 ou pelo e-mailsebemlagoasanta@gmail.com.
Monte Alegre de Minas – No próximo sábado, 27 de abril, às 20h, Wanyr Caccia se apresentará no Centro Espírita Alfredo Júlio: Av. Dezesseis de setembro, 120.  Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br ou pelo telefone (11)99638.0216. 
Monte Carmelo – O Centro Espírita Libertação recebeu Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 16 de abril, terça-feira. Informações pelo e-mailw.caccia@uol.com.br.
Santa Vitória – Wanyr Caccia fará uma palestra na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 19h, no Centro Assistencial Espírita José de Souza Machado: Rua Minas Gerais, 357.  Informações pelo e-mail w.caccia@uol.com.br ou pelo telefone (11)99638-0216.
Santos Dumont – Neste domingo, 21 de abril, a partir das 9h, Wanderson Leite Lacerda coordenará o seminário “A força do autoconhecimento” no Centro Espírita Irmão Francisco de Assis – CEIFA: Estrada da Mantiqueira ´ Patrimônio dos Paivas, km 01, Mantiqueira.  Informações pelos telefones (32)3251-3818 ou 9972-0593 ou pelo e-mailpalmont@sdnet.com.br.
Uberaba – No dia 8 de abril o Centro Espírita Caminho da Verdade completará 51 anos de sua fundação. Por este motivo, em homenagem à Casa Espírita e aos fundadores, será realizado no mês de abril um ciclo de palestras com amigos e apoiadores do movimento espírita de Uberaba.
23 – terça-feira – Cláudio Morais Siqueira;
30 – terça-feira – Marta Fernandes.
O Centro Espírita Caminho da Verdade situa-se na Rua Evaristo Felicíssimo, 62, Bairro Estados Unidos, e as palestras ocorrerão sempre às 19h30.
– Uma Reunião Lítero-Musical Doutrinária será realizada pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – com palestra, apresentações musicais, sorteio de livros e confraternização.  A palestra terá como tema “Atitudes de urgência”, trabalhado por Sérgio Villar, e será realizada no próximo sábado, 27 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Uberabense: Barão de Ituberaba, 449, Estados Unidos. Informações no site www.jornalespiritadeuberaba.com.br.
– O projeto Núcleo de Apoio à família tem por finalidade trabalhar a educação familiar à luz do Espiritismo, como prevenção ao mau comportamento e atender também a famílias que já estão com problemas de mau comportamento instalados, seja por uso de substâncias ou não. As reuniões são às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba, tendo tido início no dia 2 de abril. Informações pelo e-mailcontato@cadernodemensagens.net.
– A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – realiza todos os anos, com o esforço e contribuição de parceiros e patrocinadores, o FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba. Neste ano, na XII edição do FEMEU, que pelo quarto ano consecutivo é nacional, serão adotadas mudanças para melhorar a qualidade do festival e torná-lo mais conhecido, contribuindo assim para a melhor divulgação da Doutrina Espírita. Para a realização do XII FEMEU são necessárias as seguintes despesas: Confecção de 1.000 cartazes; Despacho dos cartazes para todas as Federações Espíritas (estaduais), FEB e outras entidades espíritas; Aluguel da aparelhagem de som; Construção do site do FEMEU; Lanche para os jurados e equipe de trabalho (dia do festival); Pagamento de despesas de frete com envio de livros espíritas da FEB e Materiais diversos na organização e realização do XII FEMEU. Os organizadores informam que neste ano não conseguiram levantar os recursos necessários para a realização do XII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, e para isso recorremos aos nossos irmãos de ideal espírita, para que nos ajudem com doações de qualquer valor. Aquelas pessoas que puderem e desejarem colaborar com qualquer doação, favor fazê-la na conta da União da Mocidade Espírita de Uberaba, conforme dados bancários abaixo: Nome: União da Mocidade Espírita de Uberaba, Banco: Caixa Econômica Federal, Agência: 1534, Operação: 003, Conta Corrente: 863-0, CNPJ: 25.451.717/0001-80. Informações pelo e-mailfemeu.uberaba@gmail.com ou pelo telefone (34)9969-7191.
– O Cronograma do XII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba é este:
Até o dia 30/6 – Divulgação do XII FEMEU em todo o território nacional (federações espíritas e casas espíritas);
De 1 a 23/6 – Inscrição das letras das músicas através do site do XII FEMEU (em construção);
De 24 a 30/6 – Seleção das músicas inscritas pela Comissão de Avaliação;
De 1 a 6/7 – Músicos fazem o Upload das músicas aprovadas pela Comissão de Avaliação;
De 8/7 a 11/8 – Votação das músicas no site do XII FEMEU;
De 12 a 24/8 – Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 24/8;
Dia 24/8 – Realização do XII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas;
De 25/8 a 30/9 – Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas;
Informações com Luiz Carlos de Souza, Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba pelo telefone (34)9969-7191 ou pelo e-mailfemeu.uberaba@gmail.com ou no blog http://femeu.blogspot.com/.
– Já está no ar o site do Jornal Espírita de Uberaba, que tem como propósito promover e divulgar a Doutrina Espírita e também os eventos espíritas. No site, você poderá ler o Jornal do mês, divulgar eventos espíritas, visitar sites relacionados à Doutrina Espírita, divididos por blocos: Arte Espírita, Cinema Espírita, Música Espírita, Juventude Espírita, Chico Xavier Especial, Evangelização Infantil, Organizações Espíritas, Tv’s Espírita, Rádios Espírita, Jornais Espíritas, Revistas Espíritas, e Sites Espíritas Interessantes, e conhecer todos os Centros Espíritas de Uberaba. Endereço:www.jornalespiritadeuberaba.com.br.
Uberlândia – O Centro Espírita Joanna D’Arc (Rua Ituiutaba, 633, travessa Afonso Pena) receberá Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 22 de abril, segunda-feira, às 20h.  No dia 23 de abril, terça-feira, às 19h30, Wanyr fará uma palestra musicada no Centro Espírita Paulo de Tarso: Rua Mario Nunes, 174.  O confrade reservou a quinta-feira, 25 de abril, às 19h30, para os frequentadores do Lar Espírita Mãos Amigas: Rua Catorze de julho, 1220, Pacaembu. O Centro Espírita Alfredo Júlio Fernandes (Rua Bernardo Cupertino, 1.877) reservou o dia 26 de abril, sexta-feira, às 20h, para a palestra musicada de Wanyr.  Finalizando o ciclo de palestras, Wanyr estará no dia 28 de abril, domingo, às 9h, no Centro Espírita Divino Amigo: Rua do Feirante, 1.483, Planalto.  No mesmo dia, às 19h30, será vez do Centro Espírita Irmã Sheila: Alameda Iracema Sustrunk Silva, 95, Gramado. Informações pelo e-mailw.caccia@uol.com.br ou pelo telefone (11)99638-0216.
– O Centro Espírita Jorge de Humildade recebeu Wanyr Caccia para uma palestra musicada no dia 18 de abril, quinta-feira. Informações pelo e-mailw.caccia@uol.com.br.
 
 Pará
Belém – A Associação Médico-Espírita do Pará está realizando alguns seminários neste ano, no Auditório da União Espírita Paraense: Travessa Castelo Branco, 1272. A programação de abril será encerrada na próxima quinta-feira, 25, às 20h, com o tema “Longevidade”, trabalhado por Andrea Pontes.
– Neste último sábado, 20 de abril, às 14h, foi realizada uma Mesa-Redonda sobre o tema “Assistência Social Espírita: inovações, dificuldades e desafios” na UEP/Castelo: Travessa Castelo Branco, 1272, próximo à Gentil.  O objetivo foi compartilhar as diversas realidades das Casas Espíritas do Pará na área da atividade de Assistência Social Espírita, as inovações, as dificuldades e os desafios.  Informações no site www.paraespirita.com.br ou pelo e-mailuep.decom@paraespirita.com.br.
 
 Paraíba
João Pessoa – Carlos Alberto coordenará o seminário “O passe como cura magnética: teoria e prática” no próximo domingo, 28 de abril, das 8h30 às 12h, na FEPB – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho. Informações pelos endereções eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
 
 Paraná
Curitiba – Durante o primeiro semestre de 2013 a AME-Paraná – Associação Médico-Espírita do Paraná – realizará o curso “Ciência e Espiritualidade”, baseado no livro “A dança das energias”, coordenado por Edson Tristão. Informações pelo telefone (41)3338-6006 ou www.ameparana.org.
– Francisco Ferraz Batista fez uma palestra sobre o tema “O Sermão da Montanha nos dias atuais” no Teatro da FEP, no último domingo, dia 14 de abril.
– Neste último sábado, 20 de abril, Maria Leonides Rabel coordenou o seminário “Estamos preparados?” no Grupo Espírita de Caridade Meimei, na Rua Ângelo Massignan, 602, São Brás.
– O expositor Jaime Nunes fará palestra sobre o tema "A tecnologia em nossas vidas" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300, neste domingo, dia 21 de abril, com início às 10h.
- Maria Aparecida Vieira (URE/MO) ministrará o seminário "A Mediunidade e você" no Centro de Estudos Espíritas Fraternidade, na Rua Adalberto Scherer, 280, no dia 27 de abril, das 15h30 às 18h30.
- Nélio Aguirre de Castro fará palestra sobre o tema "Perda de entes queridos" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300, no dia 28 de abril, às 10h. 
- Francisco Ferraz Batista fará palestra sobre o tema "O Sermão da Montanha nos dias atuais" no Teatro da FEP, na Alameda Cabral, 300, no dia 5 de maio, com início às 10h. 
Cambé – Todas as quartas-feiras, às 20h30, realizam-se palestras públicas no Centro Espírita Allan Kardec, sempre com palestrantes convidados. Na próxima quarta-feira, dia 24, o palestrante será Astolfo O. de Oliveira Filho (de Londrina).
Cascavel – Ercília Zilli fará palestra sobre o tema "Doenças emocionais do Século XXI", no Centro Espírita A Caminho da Luz, Rua Vilhena, 161 São Cristóvão, no dia 27 de abril, às 20h.
- Ercília Zilli fará seminário com tema "Construindo um casamento saudável" na  Sociedade Espírita Amor e Caridade,  na Rua Visconde de Guarapuava, 1663, no dia 28 de abril, das 8h30 às 11h30.  
Foz do Iguaçu - Karina Della Giacomo Greca ministrará o seminário "Como estudar?" no Centro Espírita Francisco de Assis, na Rua Rio Grande do Sul, 413 - Bom Jesus, no dia 4 de maio, das 15h às 18h. 
Londrina – – Ulisses Cruz falou sobre o tema "Kardec e o Espiritismo" no Núcleo Espírita Irmã Scheilla, na Rua das Ameixeiras, 655, neste último sábado, dia 20 de abril, às 14h30.
– Júpiter Villoz da Silveira fez uma palestra na SEAME - Sociedade Espírita Amor e Esperança, na Rua Serra Formosa, 206, no dia 20 de abril, sábado, às 17h.
– Paulo Fernando de Oliveira fará palestra no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, neste domingo, dia 21 de abril, às 9h45.
- Dentro do ciclo de palestras da 16ª URE, a expositora Efigênia Santos falará sobre "Bem-aventurados os misericordiosos" na Comunhão Espírita Cristã de Londrina, na Rua Tadao Ohira, 555, no dia 27 de abril, às 15h15. 
- Adriane de Lima Cardeal Cunha ministrará o seminário “Lei do Trabalho e Lei da Reprodução" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, no dia 28 de abril, às 9h45.
- Mirian Perandréa fará palestra sobre o tema "Ilusão" no Centro Espírita Anita Borela de Oliveira, na Rua Benedicto Sales, 42, no dia 28 de abril, às 10h.
- Angélica Araújo fará palestra sobre o tema "Sono e sonhos na visão espírita" no Centro Espírita Auta de Souza, na Rua Antonio Marcelino de Oliveira, 450, no  dia 28 de abril, às 16h.
- Antonio Martins Junior ministrará o seminário "Lei da Conservação" no Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, na Av. Roberto Siqueira de Toledo, 433, no dia 26 de maio, às 9h45. 
Ponta Grossa - Haroldo Dutra Dias ministrará o seminário "Diretrizes para o trabalhador espírita - Jesus e o Evangelho" no Teatro Marista, na Rua Rodrigo Alves, 701 - Jd. Carvalho, no dia 27 de abril, das 15h às 18h. 
- Haroldo Dutra Dias fará palestra sobre o tema "Kardec, Paulo e Estêvão" no Teatro Marista, na Rua Rodrigo Alves, 701 - Jd. Carvalho, no dia 27 de abril, com início às 20h. 
Rolândia – A Sociedade Espírita Maria de Nazaré (Rua Maria de Nazaré 200 – Jardim Planalto) está promovendo um Curso de Autoconhecimento e Noções para o Atendimento Fraterno – Presencial e On-line. As atividades são realizadas sempre no último sábado de cada mês. Inscrição gratuita em: https://www.facebook.com/events/112957668875894/. 
- No dia 7 de abril, realizou-se o 5º Encontro de Jovens Espíritas, organizado pela Mocidade espírita local. O encontro teve como tema principal a amizade. O encontro reuniu 122 pessoas, dos quais 91 entre a idade de 12 e 21 anos, que vieram de várias cidades, além de Rolândia: Arapongas, Apucarana, Cambé, Londrina, Faxinal e Maringá.  
São José dos Pinhais - Haroldo Dutra Dias estará no Centro Espírita Caminho do Evangelho, na Rua Claudino dos Santos, 495, no dia 26 de abril, onde irá proferir uma palestra com início às 20h. 
União da Vitória -  Maria Helena Marcon ministrará o seminário "A difusão espírita na palestra pública" no Centro Espírita Amor e Caridade, na Rua Almirante Barroso, 7 – Centro, no dia 4 de maio, das 14h30 às 17h30.
 
 Pernambuco
Recife –  Os Presidentes e Representantes das Entidades Federativas que integram a Comissão Regional Nordeste do Conselho Federativo Nacional da FEB tiveram sua Reunião Ordinária na cidade de Recife, entre os dias 12 e 14 de abril, contando com o apoio da Federação Espírita Pernambucana. Além da equipe da anfitriã compareceram: Federação Espírita do Estado de Alagoas; Federação Espírita do Estado da Bahia; Federação Espírita do Estado do Ceará; Federação Espírita do Estado de Sergipe; Federação Espírita do Maranhão; Federação Espírita Paraibana; Federação Espírita Piauiense; Federação Espírita do Rio Grande do Norte; o presidente, os quatro vice-presidentes e vários diretores da FEB.
– Na abertura, o presidente da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho, abordou o tema adequação e dinamização do Movimento Espírita. Na reunião dos dirigentes foram tratados os assuntos: conclusões da reunião da Comissão Executiva do CFN ocorrida nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2013 sobre adequações das Áreas de trabalho; Congresso Espírita Brasileiro – 2014; Preparo para Reunião das Comissões Regionais simultâneas, do ano de 2014; Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2013-2017); Análise e encaminhamentos sobre o documento “Espiritismo e Arte”; sobre o projeto Memória da Missão Espiritual do Brasil como “Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” e a proposta da Rede Renascer - Em Defesa da  Vida. Durante todo o dia de sábado também ocorreram reuniões das Áreas de Atendimento Espiritual, Mediunidade, Infância e Juventude, Assistência e Promoção Social Espírita, Comunicação Social e Estudo Sistematizado, analisando-se questões regionais e nacionais. No final do dia houve reunião plenária de integração com apresentação pelas áreas de duas propostas de ações prioritárias. À noite, houve apresentação/desfile de grupo teatral sobre o tema “As Mulheres do Evangelho”. No domingo, pela manhã houve o desenvolvimento de seminário sobre Gestão de Entidades Federativas, com a participação de todas as equipes, e coordenado pela Secretaria Geral do CFN da FEB. Em 2014, esta reunião regional ocorrerá em João Pessoa, na véspera do 4º. Congresso Espírita Brasileiro, e, em 2015, na cidade de Salvador. A Federação Espírita Pernambucana fez o lançamento do livro “Corações Juvenis”, de Adeilson Salles, coedição da FEP, FEC e FEB. Informações: cfn@febnet.org.br; www.febnet.org.br
– A Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco divulgou no início de abril uma nota de repúdio à resolução tomada pelo Conselho Federal de Medicina no tocante ao projeto de lei que libera a prática do aborto em nosso País. O texto da nota pode ser visto no blog http://ame-epe.blogspot.com.br/2013/04/nota-de-repudio-da-ame-epe-resolucao-do.html.
– O Encontro “Amigos do Remanso Fraterno” terá como tema central “Ante o vigor do Espiritismo” e será realizado no dia 5 de maio, domingo, das 8h30 às 18h, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções. Os palestrantes convidados são: Leonardo Machado, Alberto Almeida e Samuel Magalhães. O momento artístico ficará sob a responsabilidade de Silvério Pessoa e da Caravana da Luz. O valor da inscrição é R$35,00: ingresso mais livro do Raul Teixeira, ou R$15,00 pelo ingresso simples. Informações pelos telefones (81)3341-7769 ou 9978-7501 ou pelo e-mail investigadoresdaluz@gmail.com.
– O curso básico de Esperanto está sendo realizado aos sábados, às 9h, no Prédio da Evangelização da Federação Espírita Pernambucana: Av. João de Barros, 1629, Espinheiro. Informações no sitehttp://federacaoespiritape.org.br.
– No dia 18 de abril, quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, ocorreu o Grande Expediente Especial em comemoração ao dia Estadual da Consciência Espírita, instituído em homenagem aos 156 anos de Publicação de “O Livro dos Espíritos”, proposto pelo Deputado Sérgio Leite. 
– No último domingo, 14 de abril, Adilson Santos coordenou o seminário “A importância da família na prevenção contra as drogas” no Centro Espírita Moacir. Na ocasião, Ricardo Andrade fez uma apresentação musical. Informações com Jon Alves pelo telefone (81)8649-6012.
– Uma reunião comemorativa aos 156 anos de “O Livro dos Espíritos” foi realizada no dia 17 de abril, quarta-feira, na Casa dos Espíritas de Pernambuco. O palestrante convidado foi Humberto Vasconcelos e o momento artístico foi realizado pelo Coral Espírita Unificação – CEU.
– A Comissão Estadual de Espiritismo de Pernambuco realiza no mês de abril algumas atividades especiais e a programação será encerrada na próxima terça-feira, dia 23, no Centro Espírita O Bom Samaritano, com a palestra: O Livro dos Espíritos.  Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
Moreno – Wilson Garcia coordenou o seminário “Médiuns e mediunidade” no último domingo, dia 14 de abril, no Centro Espírita Nove de Outubro – CENO.  A harmonização musical ficou a cargo do Grupo Espírita Amigos do Canto.
Olinda – O Núcleo Espírita Damião de Wenster – Hospital da Mirueira – realizará, no período de 28 de abril a 4 de maio, a 10ª Semana da Mulher Espírita Olindense, que terá como tema central “Transição Planetária e a mulher espírita”.  A coordenação ficou sob a responsabilidade de Sonia Cavalcanti.  O encerramento será realizado no sábado, 4 de maio, às 19h30, no Grupo Espírita Vinha de Luz: Rua Eugênio L. de A. Correa, 36/38, 1ª Etapa, Rio Doce, e contará coma uma apresentação musical de Cleybson.
 
 Piauí
Teresina – Na última sexta-feira, 19 de abril, foi iniciada a VI Exposição Arte e Cura na sede da Federação Espírita Piauiense: Rua Olavo Bilac, 1394, Centro. Neste final de semana, dias 20 e 21 de abril, às 8h, o evento é realizado no Palácio da Música: Rua Santa Luzia, 1241, Centro/Sul. O tema desta edição: “Como a arte pode curar a alma?”. A programação completa é esta:
19 – 19h: Abertura; Apresentação do vídeo sobra a história de Arte Cura; 19h20: Palestra “Como a arte pode curar a alma?”, com Ariston Telles; 20h20: Show com Melanio Maia; 21h: Coquetel e momento musical.
20 – 8h: Abertura, Apresentação do vídeo sobre a história de Arte Cura; 8h20: Palestra “Transição planetária”, com Ariston Telles; 9h20: intervalo; 9h30: Momento de arte: 10h15: Momento Pinturas Mediúnicas; 12h: Almoço; 14h30: Abertura; 14h40: Palestra “Como a arte pode curar a alma?”, com Elerson Gaetti; 15h40: intervalo; 15h50: Momento musical; 16h20: Palestra “Arte espírita: manifestação suprema de beleza, sabedoria, paz e amor”, com César Rocha; 17h20: Ping pong (perguntas aos palestrantes); 18h: encerramento do dia;
21 – 8h: Abertura, Apresentação do vídeo sobre a história de Arte Cura; 8h20: Momento musical: Grupo Sintonia, Umbanda e Denise de Morais; 10h: Momento de pinturas mediúnicas; 11h30: Momento de arte; 12h: Encerramento do evento.
Informações pelos telefones (86)8626-3204 ou 8805-9327 ou no sitewww.fundacaoadolphofritz.com.br.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – O Grupo Espírita Casa do Caminho (Travessa da Confiança, 91, Vila da Penha) encerrará sua agenda de palestras no dia 24 de abril, quarta-feira, às 20h, com a presença de Ricardo Teixeira, que trabalhará o tema “Esquecimento do passado: justificativas de sua necessidade”.  Informações pelo telefone (21)3013-7192.
– O Curso de Capacitação “Liderança” será realizado neste domingo, 21 de abril, das 8h30 às 13h, na sede do CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro: Rua dos Inválidos, 182, Centro.  Confirme sua presença: e-mailcapacitação.aae.ceerj@gmail.com.
– A programação de palestras públicas do mês de abril no Grupo Espírita Maria Vaz (Rua Irapuã, 306, Penha Circular) será encerrada na próxima quinta-feira, dia 25, às 19h30, com a presença de Orlando Luiz.  Informações: e-mailwanderley.alves2004@ig.com.br.
– A Obra Social Dona Meca (Rua Gazeta da Noite, 302, Taquara, Jacarepaguá) está realizando neste ano o Projeto Meca em rede: Movimento Especial de Capacitação e Articulação em Rede. A programação é esta: dias 27 e 28 de abril e 18 e 19 de maio – curso com Sergio Venício: “Capacitação em Hidroterapia”; 15 e 16 de junho – curso com Catula Maia: “Avaliação e Intervenção na criança com transtorno de desenvolvimento”; dias 17 e 18 de agosto – curso com Raquel Gomes: “A comunicação suplementar e/ou alternativa na reabilitação infanto-juvenil”; dias 5 e 6 de outubro – curso com Bruna Gean: “Manobras Desobstrutivas e Reempressivas em Fisioterapia Respiratória”. Informações: telefone (21)2446-3674 ou pelo e-mailcontato@osdm.org.br.
– No dia 27 de abril, sábado, às 19h30, Ângela Ribeiro participará de uma sessão de pintura mediúnica no Centro Espírita Seara do Mestre: Rua Bento Lisboa, 23, Catete. Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
– A Peça Teatral “Eurípedes Barsanulfo” será encenada pelo Grupo Ipê In Cena na próxima terça-feira, 23 de abril, às 19h30, no Instituto Paulo e Estêvão (IPE): Rua do Senado, 221, Centro.  Informações pelo e-mail.
– Orlando Luiz fará uma palestra no dia 25 de abril, quinta-feira, às 19h30, no Grupo Espírita Maria Vaz (GEMV): Rua Irapuã, 306, Penha Circular.  Informações pelo e-mail wanderley.alves2004@ig.com.br.
– “Tendo Medo. Parábola dos Talentos” será o tema da palestra que Regina Trindade fará na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 20h, no Grupo Espírita Casa do Caminho (GECC): Travessa da Confiança, 91, Vila da Penha.  Informações pelo telefone (21)3013-7192.
– No próximo domingo, 28 de abril, das 9h às 13h, será realizado o 10º Seminário Beneficente com Divaldo Pereira Franco, sobre o tema central “O Alvorecer de Uma Nova Era”, no RIOCENTRO: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca.  O ingresso, com direito a um livro do Divaldo Franco no dia do evento, custa R$48,00 pela Internet, nos sites: www.jornaldoespiritismo.com.br ou www.map.org.br, pelos telefones (21)3392-5600 ou 3392-5700.  Informações pelos e-mailslivraria@map.org.br e contato@map.org.br.
– A programação de palestras do mês de abril na Fraternidade André Luiz (Rua Quixadá, 30, Penha Circular) será encerrada na próxima quarta-feira, dia 24, às 10h, com o tema “Libertação pelo Amor”, com Georgete e João Nogueira. Informações pelo e-mail fraternidadeandrluiz@yahoo.com.br.
– Um Ciclo de Palestras será realizado na Sede Histórica da Federação Espírita Brasileira. A FEB já disponibilizou as datas das principais palestras que ocorrerão em 2013. Na lista estão presentes os temas “Suicídio”, “Espiritismo-Evangelho-Esperanto”, “Homeopatia e Espiritismo”, “Espiritismo, uma Nova Era da Humanidade”, “Como falar em público” e “As Cartas de Paulo”, com os palestrantes Sandra Ventura, José Passini, Humberto Portugal, Sueli Caldas, Geraldo Campetti e Haroldo Dutra. Outras informações: (21)3078-4747.
– O 6º. Seminário Espiritismo e Educação teve como tema central “Evangelização é vida”, foi coordenado por Lucia Moysés e realizado no dia 20 de abril, sábado passado, das 8h30 às 13h, no Auditório do CEERJ: Rua dos Inválidos, 182, Centro. Informações e inscrições no sitewww.ceerj.org.br/comeerj.
Araruama – No dia 15 de abril, às 20h, Irvênia Prada fez uma palestra sobre o tema “A questão espiritual dos animais” na Sociedade Espírita Renascer: Rua Venezuela, 385, Parque Hotel.  Informações pelos telefones (22)9905-7829 ou 8823-7529 ou pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
Cabo Frio – No último domingo, 14 de abril, Irvênia Prada coordenou o seminário “A questão espiritual dos animais” no Centro Espírita Amor e Caridade. Porém, a partir das 18h, Irvênia trabalhou o tema “As figuras animais no plano espiritual – a questão da erraticidade” no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus. Informações pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com.
Duque de Caxias – Em abril, aos domingos, é realizado o Mês do Livro Espírita de Duque de Caxias e a programação é esta:
21 – 9h – A Casa do Caminho com Amilton Jacintho – Local: Escola Espírita Irmã Scheila: Rua Nadr, 103, Qd. 101, Lt. 12, Vila Maria Helena;
28 – 9h – O tríplice aspecto da Doutrina Espírita com Henrique Fernandes – Local: UMEDUC – União Municipal Espírita de Duque de Caxias: Rua Itamaracá, 326, Itatiaia.
– O Grupo Espírita Trabalhadores Humildes (Rua Augusto dos Anjos, s/n, Lt. 9, Qd. 77, 25 de agosto) agendou as seguintes palestras para o mês de abril:
23 – terça-feira – 20h – Ricardo Andrade: O Livro dos Espíritos: luz para a humanidade;
30 – terça-feira – 20h – Cidinha: A missão de cada um.
Macaé – O Centro Espírita Cristo, Amor e Caridade (Rua Maria Adelaide, 88, Vila Nova) receberá Douglas Cambarô para tratar do tema “Aprendendo a perdoar”, no próximo domingo, 28 de abril, às 17h (ambientação as 16:30). Informações pelo e-mail .
– A programação de palestras públicas do mês de abril no Centro Espírita Vicente de Paulo (Rua Visconde de Quissamã, 673, Centro) será encerrada na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 20h. Tema: “Consciência tranquila e coração puro”, com a presença de Niraldo Ribeiro.  Informações pelo e-mailcevp.macae@gmail.com.
Niterói – O evento comemorativo do 3º ano de fundação do Núcleo Espírita Chico Xavier (Rua Antônio Augusto da Paz, 60, Piratininga) será uma palestra proferida por André Marinho e com a participação de Eurípedes dos Reis e Neuza de Assis, no próximo sábado, 27 de abril, às 17h.  Informações no link núcleo-chicoxavier.blogspot.com.
Nova Iguaçu – No próximo domingo, 28 de abril, às 9h, será realizado o 15º Treinamento de Instrutores de Esperanto.  Informações no sitewww.aerj.org.br.
Petrópolis – Vilson Disposti participou, no dia 13 de abril, da quarta edição da Praça Florida de Livros, evento cultural promovido pelo 3º Conselho Espírita de Unificação (CEU), que abrange as cidades de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.  O Encontro será encerrado neste domingo, 21 de abril.
Saquarema – O 26º CEU de Saquarema/Araruama realiza o Mês Espírita de Saquarema em abril, onde se congregam todas as Casas Espíritas da região em torno de um tema central que é o mesmo da COMEERJ – “No teu coração uma semente. Que frutos dará?”.  O encerramento do Mês Espírita será realizado por Evanildo Bittencourt no próximo domingo, 28 de abril, das 16h às 17h30, no Teatro Municipal de Saquarema – Teatro Mário Lago: Rua Coronel Madureira, 77, Centro, Vila de Saquarema, no mesmo prédio da Prefeitura, com apresentação do Coral Seara Fraterna.  Como é uma data festiva para toda a comunidade espírita de Saquarema, seria muito bom se todas as Casas participantes deste evento pudessem enviar representantes no dia da apresentação de cada Casa, numa demonstração de boa vontade e confraternização de corações.  A programação final é esta:
No dia 24 – quarta-feira – 20h – Semeando hoje a vida futura, com Joaquim Mentor, no CEJE: Rua Capitão Nunes, 236, Bacaxá;
No dia 26 – sexta-feira – 20h – Que frutos temos colhido?, com Izabeti Bittencourt, no CEFA: Av. Frutuoso de Oliveira, 94, Vila de Saquarema;
No dia 28 – domingo – 16h – Fechamento do Mês Espírita: No teu coração, uma semente: Que frutos dará?, com Evaldo Bittencourt, no Teatro Municipal Mario Lago.
Informações pelo e-mail neydecaco@yahoo.com.br.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – A Sociedade Espírita Luz, Paz e Caridade, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul e o Conselho Regional Espírita - 1a Região realizarão o Seminário com Divaldo Pereira Franco sobre o tema “Amanhecer de uma nova era” no dia 26 de abril, sexta-feira, das 19h30 às 22h30, no Centro de Eventos Plaza São Rafael: Av. Alberto Bins, 509. O seminário será em dois ambientes, um com 1.000 lugares e outro com 400, onde será projetado o evento. O valor da inscrição é R$40,00 e dá direito a um livro, que deverá ser retirado no local do evento. As inscrições só podem ser realizadas pelo site www.cre1.com.br. Os recursos desse evento são totalmente revertidos para as Obras Assistenciais da Mansão do Caminho em Salvador/Bahia. Informações com Paulo Salerno pelos telefones (51)3248-5084 e 9973-2224.
– Uma nova turma para o curso de Pós em Saúde e Espiritualidade foi iniciada em abril, voltado para profissionais da área de saúde e assistência social. O curso é coordenado por Gilson Luís Roberto e será realizado nas Faculdades Monteiro Lobato – FATO: Rua dos Andradas, 1180, Centro. As aulas serão ministradas em um final de semana por mês: sextas-feiras: das 18h às 22h, sábados e domingos: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações:http://www.monteirolobato.edu.br/ensino/curso/45/saude-e-espiritualidade.
– O Centro Cultural Espírita de Porto Alegre realizou uma sessão comemorativa ao aniversário do CCEPA, na última sexta-feira, 19 de abril. Foi realizada uma mesa-redonda sobre o tema “A trajetória do CCEPA”, com comentários de Milton Medran Moreira, Salomão Benchaya e Maurice Jones.  Informações pelo e-mail cepars@gmail.com.
Ijuí – Afro Stefanini coordenou o seminário “O ser consciencial” no último domingo, 14 de abril, na sede da Sociedade Espírita de Auxílio Fraternidade. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Pelotas – A Sociedade de Estudos Espíritas Vida informa a abertura de inscrições para grupos de estudo da Doutrina Espírita. São oferecidos dois horários: terça-feira, das 20h às 22h, e sábado, das 14h às 16h. O curso é gratuito, tem a duração de 9 meses. Interessados podem efetuar inscrição, via internet, no endereço www.sociedadevida.org ou diretamente na sede da instituição à Rua Santa Cruz, 601, Centro.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – A Associação Sagres (Rua da Macela, 80, Rio Tavares) está realizando o curso “Aperfeiçoamento em Educação Terapêutica”. O curso é reconhecido pelo MEC e é na modalidade semipresencial, com duração de três anos. A coordenação é de Lucinda Dias. A programação para 2013 é esta: Módulo II – 18 e 19 de maio: Antropologia Geral; Módulo III – 8 e 9 de junho: Embriologia; Módulo IV – 10 e 11 de agosto: Cosmogênese e Quadrimembração; Módulo V – 5 a 8 de setembro: Polaridades; Módulo VI – 12 e 13 de outubro: Tipos constitucionais; Módulo VII – 2 e 3 de novembro: Autismo e Síndrome de Down. Em 2014, a programação será esta: Módulo VIII – 18 e 19 de janeiro: Surdo – cegueira; Módulo IX – 22 e 23 de fevereiro: Paralisia cerebral; Módulo X – 8 e 9 de março: Macro e microcefalia; Módulo XI – 3 a 6 de abril: Os 12 sentidos; Módulo XII – 3 e 4 de maio: 1º setênio; Módulo XIII – 7 e 8 de junho: 2º setênio; Módulo XIV – 2 e 3 de agosto: 3º setênio; Módulo XV – 4 a 7 de setembro: Dificuldades no 2º setênio; Módulo XVI – 4 e 5 de outubro: Os quatro temperamentos; Módulo XVII – 8 e 9 de novembro: O espaço. Finalmente, em 2015 a programação será esta: Módulo XVIII – 17 e 18 de janeiro: Tempo; Módulo XIX – 21 e 22 de fevereiro: Os sete processos vitais; Módulo XX – 14 e 15 de março: Psicose infantil; Módulo XXI – 11 e 12 de abril: O correto respirar e o correto dormir; Módulo XXII – 9 e 10 de maio: O esquecer e o lembrar; Módulo XXIII – 13 e 14 de junho: Natureza das deficiências. Inscrições e informações pelo telefone (48)3338-3604, pelo e-mail secretaria@asssagres.org.br ou no sitewww.asssagres.org.br.
– No último domingo, 14 de abril, no auditório do Centro Espírita Irmão Erasto, Richard Simonetti coordenou o Seminário “Trabalho, Solidariedade e Tolerância”.  Informações pelo e-mail espiritas-local-2012@googlegroups.com.
São José – Haroldo Dutra Dias coordenou o seminário “As cartas de Paulo” no dia 20 de abril, sábado passado, das 14h às 18h, no Centro Multiuso: Av. Beira Mar de São José, s/n, Campinas. A partir das 20h, no mesmo dia e local, Haroldo fez uma palestra sobre o tema “A figueira seca”. Ingressos: 1 kg de alimento não perecível, produto de limpeza ou de higiene pessoal.
 
 São Paulo
São Paulo – A UNIAD Cursos: Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Rua Borges Lagoa, 570, 8º andar, conj. 82, Vila Clementino) realizará o XIV Curso de Especialização em Dependência Química – Pós Lato Sensu presencial – sob a coordenação de Ronaldo Laranjeira e com a participação de Claudio Jerônimo da Silva, Sergio Duailibi e Marcelo Ribeiro. Informações pelos telefones (11)5571-0493 ou 5084-3001, no site www.uniad.org.br ou pelo e-mail cursos@uniad.org.br.
– Neste domingo, 21 de abril, às 10h, o Grupo Vocal União & Harmonia fará uma apresentação musical no SEETO – Sociedade Estudos Espíritas 3 de Outubro: Rua Clélia, 669, Lapa. Informações no sitewww.uniaoeharmonia@gmail.com.
– O Centro Espírita Casa Branca do Caminho (Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699, Vila Mafalda, próximo ao Shopping Anália Franco) encerrará sua agenda de palestras para o mês de abril na próxima quinta-feira, dia 25, às 20h, com a presença de Lúcia de Fátima e os Cantores da Luz para um Evangelho Musical. Informações pelos e-mails bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– O 23º Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves está recebendo poesias.  O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro, para o endereço: Arte Poética Castro Alves (23º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970. A partir de outubro de 2013, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia. A festa de entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um ou dois classificado(s) na categoria Menção Honrosa) será realizada no dia 13 de novembro/2013 (quarta-feira), às 19 horas, no Grupo da Paz, Rua Pereira Caldas, 120, Jardim da Glória, São Paulo (SP), com participações de José Damião, Guiomar Sant’Anna e Luciene Faquinelli, da Rádio Boa Nova (apresentação e leitura das poesias); Nelson Dejane (o cantor dos poetas) e Marli Ferreira (parte artística); Altamirando Carneiro (declamação). Informações: e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou www2.quatromaosdeluz.com.br.
– Mário Mas participa de um ciclo de palestras no mês de abril no Grupo Espírita Auta de Souza (Rua Força Pública, 268-274, Santana, próximo à estação Carandiru do Metrô), às quartas-feiras, das 19h50 às 21h10.  A programação será encerrada no dia 24, quarta-feira, com o tema “Alcoolismo e toxicomania”, baseado no livro “O despertar do Espírito”; harmonização: “Rumo Certo 21”. Ingresso solidário: doação de 1kg de alimento não perecível. Informações no site www.geas.net.br ou pelo telefone (11)3485-0829.
– A USE-SP organizou um curso para Preparação de monitores do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – para este ano. O curso será realizado todas as terças-feiras, das 19h30 às 21h30, no Laboratório na USE-SP: Rua Brigadeiro Machado, 269, próximo ao Metrô Brás. Inscrições e informações pelo telefone (11)2950-6554 ou pelo e-mail use@usesp.org.br. Inscreva-se já, pois as vagas são limitadas.
– Marcos Cunha está realizando um ciclo de palestras em abril no Centro Espírita Casa do Caminho: Rua Dr. Olavo Egídio, 917, Santana. A programação será encerrada no próximo sábado, dia 27, às 14h, com o tema Trabalhar para o bem. Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
– O 9º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto e os interessados em enviar artigos científicos só têm até 15 de maio. O evento, que este ano terá como tema central “Espiritismo e ciência”, é promovido pelo Centro de Cultura, Pesquisa e Documentação do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE/ ECM), situado na Alameda dos Guaiases, 16, na capital paulista. O regulamento de participação e ou­tros detalhes estão disponíveis em www.lihpe.net.
– O curso “Psicoterapia Breve de Base Psicanalítica” é coordenado por Ana Florentino e tem como docentes: Elizabeth Tavares Carmo, Ercilia Zilli, Jussara Dantas, Henrique Senhorini, Ângela Interlandi e Aline. O curso é voltado para psicólogos e será realizado nos seguintes períodos: dia 26 de abril; dias 3, 10, 17 e 24 de maio; dias 7 e 14 de junho, sextas-feiras, das 11h às 13h, na sede da ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Centro. Informações: telefones (11)3081-1464, 3898-2139 ou no site www.abrape.org.br.
– A Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas (Rua Edgar Tinel, 51, Jardim da Felicidade, Pirituba) realiza todos os domingos, às 9h, o Evangelho Dominical, e a programação do mês de abril é esta:
21 – Magali e Rubens: “Missão dos Profetas”;
28 – Airton Pires e Manoel: “Deixar Pai, Mãe e Filhos”.
– O Centro Espírita Ismael (Av. Henri Janor, 141, Jaçanã) realizará o curso “Introdução ao Evangelho” (antigo Curso Aprendiz do Evangelho) com duração de 1 ano, às quintas-feiras, às 20h. O Curso “Passe espírita”, com duração de 3 meses, às quartas-feiras, às 20h, e o pré-requisito é ter concluído o 2o ano do C.E.M. O curso “Expositor Espírita” tem duração de 1 ano e será realizado às quartas-feiras, às 20h, e para cursá-lo é necessário ter concluído o 3o ano do C.E.M. Finalmente, o curso de “Entrevistador espírita” será realizado às terças-feiras, às 20h, e o pré-requisito é ter concluído o C.E.M. e o Curso de Passe. Além dos cursos o Centro realizará dois Grupos de Estudos: (1) “Aprofundamento doutrinário”, com duração de 1 ano, aos sábados, às 17h30, para os que concluíram o curso básico (1º ano do C.E.M.) e (2) “Harmonia interior”, com duração de 1 ano, às quartas-feiras, às 19h30, e o requisito é ter concluído o curso básico (1o ano do C.E.M.). Aos alunos de outros Centros Espíritas é necessário trazer carta/currículo devidamente carimbada e assinada pela direção da Casa, com as informações sobre os cursos concluídos e os referidos anos. Informações pelo e-mailceismael@ceismael.com.br.ta
– A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, realizará a quinta edição do curso SUPERA (Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento). Totalmente gratuito, o curso busca capacitar profissionais das áreas da saúde e assistência social para identificação e abordagem dos usuários de álcool, crack e outras drogas, com a apresentação de diferentes modelos de prevenção, intervenção e encaminhamento. A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EAD), com carga horária de 120 horas e duração de três meses. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os alunos receberão o material didático no endereço residencial e terão acesso às novas tecnologias de EAD, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), portal específico do curso, acompanhamento por tutores especializados e telefonia gratuita para dúvidas e orientações. O curso é parte integrante do eixo “prevenção” do programa “Crack, é possível vencer”, que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública, conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas. Mais informações e inscrições emwww.supera.senad.gov.br.
– Projeto “Viva Melhor” do Centro Espírita Ismael proporciona tardes agradáveis, momentos de descontração, lazer, bons filmes, palestras informativas com bate-papo esclarecedor, cursos de artesanato, manicure/pedicure, exercícios físicos/alongamento, aulas de violão, canto e suporte para ler e escrever. O projeto está à disposição de todos os interessados, gratuitamente. Os encontros se dão às segundas-feiras, das 14h às 16h30. Inscrições na Secretaria do CEI: Av. Henri Janor, 141, Jaçanã. Informações pelo e-mail ceismael@ceismael.com.br ou pelo telefone (11) 2242-6747.
– Programação Especial de Palestras Comemorativas de inauguração da sede própria e 20o Aniversário, em abril e maio, no Meimei (Rua Luís Pucci, 153, Vila Ema) é esta: 
21 – domingo – 10h: O pescador de almas, com Simão Pedro – Grupo Mensageiros da Imensidão – Neide Guerra;
28 – domingo – 10h: Coral Vozes do Caminho;
3/maio – sexta-feira – 20h: Paula Zamp e Gabriel;
5 – domingo – 10h: Homenagem às mães, com Grupo Reencontro;
10 – sexta-feira – 20h: Fora da Caridade não há salvação, com Manolo Quesada;
17 – sexta-feira – 20h: Coral Ação e Amor;
22 – quarta-feira – 20h: A agonia das religiões, com Heloísa Pires;
24 – sexta-feira – 20h: A Casa Espíritam com Maria Saboleski;
26 – domingo – 10h: O despertar da consciência, com Claudio Palermo e Alessandro Marques;
31 – sexta-feira – 20h: Bem-vindos: a Casa é nossa, com Grupo Mensageiros da Imensidão – Neide Guerra.
Informações pelos telefones (11)2216-7519 ou 2154-9192, no sitewww.casadocaminhomeimei.com ou pelo e-mailcontato@casadocaminhomeimei.com.
– Cassio Branco de Araújo fará uma palestra sobre o tema “Obsessão e desobsessão” na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 20h15, na Associação Espírita das Paz “Irmão Jacob”: Rua Fausto Cardoso, 85, Sacomã.  No dia 27 de abril, sábado, às 14h, Cassio trabalhará o tema “Exilados por amor” no Grupo Espírita Irmã Clementina: Rua Platina, 270, Tatuapé.  A terça-feira, 30 de abril, às 8h, foi reservada para o tema “Anjo da guarda ou mentor espiritual” a ser apresentado no Centro Espírita Jesus: Rua Japaratuba, 338, Sacomã.  Informações: e-mail brancoaraujo@terra.com.br ou//cassiopalestras.blog.terra.com.br.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Herdeiros de um novo mundo” na próxima segunda-feira, 22 de abril, às 20h, na Fraternidade Espírita A Caminho da Luz: Rua Bento Quirino, 100, Vila Talarico.  Manolo fará uma palestra sobre o tema “Fora da caridade não há salvação” na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 20h, no Centro Espírita Servos de Jesus: Rua Candido Figueiredo, 492, Vila Medeiros. No domingo, 28 de abril, às 17h, Manolo trabalhará o tema “Desafios familiares”, na Casa Coltro Caminho de Luz: Av. Carlos Lacerda, 3094, Jardim Rosana.  Informações:www.manoloquesada.blogspot.com.
– No próximo domingo, 28 de abril, às 9h, Airton Pires e Manuel trabalharão o tema “Deixai Pai, Mãe e Filhos”, na Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas (SFEE): Rua Edgar Tinel, 51, Jardim da Felicidade.  Informações pelo e-mail.
– Plínio Bueno Penteado Jr. fará uma palestra sobre o tema “Motivos de resignação” na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 20h, no Centro Espírita Caminho de Damasco: Rua Moxei, 113, Lapa de Baixo.  Na próxima quinta-feira, 25 de abril, às 20h, Plínio trabalhará o tema “A conquista da paz interior” na sede do Centro Espírita Fabiano de Cristo: Rua Delfino Facchina, 61, Americanópolis.  O domingo, 28 de abril, às 16h, foi reservado para o Centro Espírita Gustavo de Alencar: Rua Arcoverde, 318, Vila Guilhermina. O tema escolhido: “A secreta Lei do Retorno”, e a harmonização musical ficou a cargo de Paula Zamp.
– O Grupo Espírita Vocal Reencontro realizará uma apresentação musical no próximo domingo, 28 de abril, a partir das 18h30, no Centro Espírita Dr. Augusto Militão Pacheco: Rua Flor de Cachimbo, 295, Jardim Santana.  Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– Deusa Samú fará uma palestra na próxima segunda-feira, 22 de abril, às 20h, no Centro Espírita Maria de Nazaré: Rua Rosária Musarra, 90, Vila Califórnia.
– A ABRAPE realizará mais uma sessão do Cine ABRAPE no próximo sábado, 27 de abril, das 15h às 18h, na sede da ABRAPE: Rua Teodoro Sampaio, 417, conjunto 82, Pinheiros.  O filme escolhido foi “Intocáveis”, com direção de Olivier Nakache e Eric Toledano. O debatedor será Henrique Senhorini e a coordenação será de Ana Florentino.  Evento gratuito, voltado para psicólogos e interessados no tema.  Sinopse: Philippe é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico.  Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss, um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas em seu estado.  Aos poucos ele aprende sua função, apesar das diversas gafes que comete.  Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss, por ele não tratá-lo como um pobre coitado.  Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.  O filme é inspirado em fatos reais.  Informações e inscrições pelos telefones (11)3898-2139 ou 3081-1464 ou pelo e-mail abrape@abrape.org.br.
– A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Maria Benta (Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara, altura do nº 900 da Av. Eng. Georges Corbisier e próxima à est. Jabaquara do Metrô) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Camila Andrade e Allan Vilches: Palestra com Canto e Dança;
29 – segunda-feira – 20h – Maria Aparecida Sabolesk: O Amor Convida, a Dor Exige – harmonização: Itamar Santiago.
Informações pelo telefone (11)5012-4474 ou pelo e-mailjrezala@terra.com.br.
– Pedro Camilo coordenará o seminário “Mediunidade para entender e refletir” no próximo sábado, 27 de abril, às 9h, no Centro Espírita Casa Branca do Caminho: Rua Nossa Senhora dos Anjos, 699.  No mesmo dia, a partir das 15h, Pedro coordenará o seminário “Mediunidade para entender e refletir” no Grupo Espírita Pescadores de Amor: Rua Felix do Piauí, 995, Itaquera.  No próximo domingo, 28 de abril, o expositor fará duas palestras: às 11h, no Centro Espírita Bênção de Paz: Rua Lutécia, 679, Vila Carrão, e, às 18h, na Fraternidade Cristo Redentor: Rua Agrimensor Sugaya, 997, Itaquera.
– A Festa de 70 anos da Sociedade de Estudos Espíritas Camille Flammarion será realizada na próxima sexta-feira, 26 de abril, a partir das 20h, na Rua Prof. Araújo Coelho, 886, Jardim Líbano.  Informações pelo e-mailusepirituba@hotmail.com.
– Anete Guimarães fará uma palestra na próxima quinta-feira, 25 de abril, às 21h, no Centro Espírita Bênção de Paz: Rua Lutecia, 679, Vila Carrão.  Na sexta-feira, 26 de abril, às 20h30, Anete fará uma palestra no Grupo Assistencial Espírita Mãos Unidas: Rua Casa Forte, 609, Água Fria. Informações pelo e-mail locutor@feal.com.br.
– O Curso de Formação para profissionais e voluntários que trabalham com crianças e adolescentes institucionalizados faz parte do Projeto Humanizar da ABRAPE e tem por objetivo propiciar a inclusão social de crianças e jovens através de atividade que promovam o autoconhecimento, a autoestima, a interação com o meio e a capacitação para o futuro, de forma a possibilitar a identificação de metas e expectativas para a construção de seu plano de desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício da cidadania.  O curso será realizado aos sábados, das 9h às 13h, nos dias 27 de abril, 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho, na sede da ABRAPE: Rua Teodoro Sampaio, 417, Conjunto 82, próximo ao Metrô Clínicas.  Serão facilitadores: Ercília Zilli, Ângela Interlandi, Francisco Rotondaro, Katia C. Flocke, Márcia Carubbi e Leni Granado.  A coordenação do projeto é de Katia C. Flocke e a direção de ensino é de Ana Florentino.  O investimento é de R$120,00 para sócios da ABRAPE e do Clube Amigos da Boa Nova, e de R$240,00 para os demais. Informações pelos telefones (11)3898-2139, 3081-1464, no site www.abrape.org.br ou pelo e-mail abrape@abrape.org.br.
– O Workshop da Uniespírito recebeu Sérgio Felipe de Oliveira para tratar do tema “Glândula Pineal e as ansiedades, depressões e desordens físicas: tumores, sangramento e transtornos gastrointestinais” neste último sábado, 20 de abril, a partir das 16h, na Rua Paulo Orozimbo, 916, Aclimação. Mais informações: (11)3209-5531 ou 3209-5371.
– Cassio Branco de Araújo fez uma palestra sobre o tema “A prece” no último sábado, 20 de abril, às 8h, no Lar Kardecista Luz e Harmonia Chico Xavier: Rua Antônio Marcondes, 584, Ipiranga.  Neste domingo, 21 de abril, às 13h, Cassio coordenará um seminário sobre o tema “Violência na família”.  O evento faz parte do 11º. Seminário da Família da SEFCA – Sociedade Espírita Frei Carmelo de Aguiar: Rua João Pereira, 47, Lapa.  Na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 9h, o expositor trabalhará o tema “Evangelho no Lar” na Casa do Caminho Meimei: Rua Bernardino Pantaleão, 20, Vila Ema. Cássio trabalhará o tema “Amor ao próximo” na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 19h30, na Sociedade Espírita Frei Carmelo de Aguiar: Rua João Pereira, 47, Lapa.  
– Neste último sábado, 20 de abril, a partir das 14h, foi realizada a Feira do Livro Espírita na sede do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão De Sagres: Rua Custódio Serrão, 207, Vila Jaguara, Pirituba. Foram vendidas obras básicas do Espiritismo, literatura infantil e juvenil, romances e muito mais. Informações no blog www.usepirituba.blogspot.com.
– O Grupo Vocal Reencontro fez uma apresentação musical sobre o tema “Confraternização religiosa” neste último sábado, 20 de abril, às 8h30, na Fraternidade Espírita Irmã Maria: Rua Solar dos Pinheiros, 388, Vila Industrial.
– No último domingo, 14 de abril, Florêncio Anton participou de uma sessão de pintura mediúnica na ABPE: Espaço Pampédia.
– Orson Peter Carrara fez uma palestra sobre o tema “O auxílio virá” na última segunda-feira, 15 de abril, no Grupo Espírita Caminheiros da Paz.  Informações pelo e-mail gotasdepaz@gotasdepaz.com.br.
– Plinio Penteado Jr. fez uma palestra sobre o tema “Misericórdia para com os prisioneiros” na última quarta-feira, 17 de abril, na Associação Espírita Beneficente Caminho da Verdade.  O evento contou com a participação especial de GAETA e harmonização musical de Paula Zamp & Gabriel. Informações pelo e-mail arvensis@terra.com.br.
– A Solenidade de transferência do ICESP – Instituto de Cultura Espírita de São Paulo – à Federação Espírita Brasileira foi realizada no dia 18 de abril, quinta-feira, na sede do ICESP. Informações pelo e-mail use@usesp.org.br ou no site www.usesp.org.br.
– Mais uma atividade do Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade no NUSE – Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade foi realizada na última quarta-feira, 17 de abril, no Anfiteatro Jandira Masur, Edifício dos Anfiteatros da Unifesp.  Desta vez o tema foi “Efeitos psicofisiológicos da prática do Reiki em idosos com sintomas de estresse: estudo placebo e randomizado” e ficou a cargo de Ricardo Monezzi.  Informações pelo e-mail nuse.unifesp@gmail.com.
– Ismael Batista da Silva fez uma palestra no Grupo Espírita Amor em Ação na última segunda-feira, 15 de abril. Na terça-feira, 16 de abril, Ismael fez uma palestra na Fraternidade Espírita Irmã Maria.  O expositor se apresentou também no Centro Espírita Caminho de Damasco no dia 17 de abril, quarta-feira.  O dia 18 de abril, quinta-feira, foi a vez do Centro Espírita Casa Branca do Caminho.  O expositor fez uma palestra no Centro Espírita Fraternidade Ângelo Ramos no dia 19 de abril, sexta-feira. 
– O NAEFA – Núcleo Assistencial Espírita Francisco de Assis – realizou no sábado, 13 de abril, o Seminário “Desafios da Convivência”, que foi conduzido por Jairo Dias, presidente do Centro Espírita Fraternidade do Ipiranga e participação aberta ao público. Informações pelo e-mailnaefassis@uol.com.br.de.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Na paz do teu sorriso” na última segunda-feira, 15 de abril, na União Espírita Irmão Hércules. Manolo fez uma palestra sobre o tema “Tecnologia, família e Espiritismo” na última quinta-feira, 18 de abril, no Grupo Assistencial sem Fronteiras. Informações: blog www.manoloquesada.blogspot.com.
– Cássio Branco de Araújo fez uma palestra sobre o tema “Amor ao próximo” no sábado, 13 de abril, no Centro Espírita Seara do Mestre. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– Deusa Samú fez uma palestra sobre o tema “Desenvolvimento biopsicossocial/espiritual para educadores da infância e juventude” no dia 13 de abril, sábado, no Seara Bendita.
– A programação de cursos do mês de abril da AMA – Associação das Mães dos Autistas –foi encerrada no dia 13, com o tema “Atividade física baseada no Método Teacch”, coordenado por Giselle Taiuni e Murilo Nosella. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
– Mariza Manzini e Lyvia proferiram uma palestra sobre o tema “Missão dos Espíritos” no último domingo, 14 de abril, na sede da Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas (SFEE).
– No último domingo, 14 de abril, Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Caminhos da felicidade” no Grupo Espírita Manoel Bento.  No sábado, 13 de abril, Manolo trabalhou o tema “Tecnologia, família e Espiritismo” na Fraternidade Irmã Dolores. Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
– Cassio Branco de Araújo fez uma palestra sobre o tema “A força do perdão” na última terça-feira, 16 de abril, no Centro Espírita Discípulos de Jesus. No dia 19 de abril, sexta-feira, Cassio trabalhou o tema “Há muitas moradas na casa de meu Pai” no Grupo Cantinho de Luz Maria de Nazaré. Informações pelo e-mail brancoaraujo@terra.com.br ou no sitehttp://cassiopalestras.blog.terra.com.br
Americana – O Dia Municipal do Espiritismo foi comemorado com algumas atividades especiais preparadas pela USE Intermunicipal de Americana. A programação contou com a presença de Heloísa Pires. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Araçatuba – Rogério Coelho coordenará o seminário “Passes e fluidoterapia” neste domingo, 21 de abril, das 9h às 12h, no Centro Espírita Irmã Angélica: Rua Tancredo de Paiva Morel, 511.  Na última sexta-feira, 19 de abril, Rogério trabalhou o tema “O trabalhador espírita” na Aliança Espírita Varas da Videira, e fez uma palestra sobre o tema “O consolador prometido” no dia 17 de abril, quarta-feira, no Centro Espírita Casa do Caminho.  “A Casa do Pai tem muitas moradas” foi o tema da palestra que Rogério fez no Centro Espírita Francisco de Assis no dia 18 de abril, quinta-feira. 
– A programação do mês de abril da Aliança Espírita Varas da Videira será encerrada na próxima sexta-feira, dia 26, às 20h, com a presença de Benedito Cruz de Oliveira.  Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– Na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 20h, Vinicius Lara fará uma palestra sobre o tema “As duas vidas do Espírito” no Grupo Espírita da Fraternidade: Rua Hinturo Takahashi, 81.  Vinicius tratará do tema “Por que evangelizar as crianças” no próximo domingo, 28 de abril, às 9h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes: Rua Oscar Rodrigues Alves, 152.
– A agenda de palestras públicas do mês de abril da Casa da Caridade – Departamento da Aliança Espírita Varas da Videira (Rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, Jardim Umuarama) é esta:
23 – terça-feira – 20h – Palestra da escala da USE, com Ana Laura Pires;
30 – terça-feira – 20h – Meu reino não é deste mundo, com Leila Guerreiro Rocha.
Arujá – O Encontro Cultural com Kardec foi realizado no dia 13 de abril, sábado, no Centro Cultural Espírita Reflorescer.  O encontro é realizado todo segundo sábado do mês, das 10h às 12h, e é voltado para o público infanto-juvenil.  Os pais são atendidos em ambiente separado e orientação ao Evangelho no Lar.  Informações pelo e-mailcentroculturalespirita@yahoo.com.br.
Auriflama – Vinicius Lara, de Bicas/MG, fará uma palestra sobre o tema “Deus no mundo” no próximo domingo, 28 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Caminheiros do Bem: Rua José Barbosa, 5041.
– O 35º. Mês Espírita de Auriflama é realizado em abril e a programação final é esta:
21 – domingo – 19h30 – Luís Carlos B. Costa: A morte sob novo prisma – Local: Centro Espírito Caminheiros do Bem: Rua José Barbosa, 50-41, Centro;
22 – segunda-feira – 20h – Maria Shirley Timóteo: Como vai você? – Local: Comunidade Espírita Jesus de Nazaré: Rua Clemente Antunes Costa, 61-87, Bairro Santa Maria;
24 – quarta-feira – 20h – Marco Antônio de Souza – Local: Centro Espírita Amor, Luz e Verdade: Rua José Brites de Figueiredo, 63-86, Bairro São Pedro;
26 – sexta-feira – 20h – Ivana Nobre Módena: Diálogos com Jesus – Local: Centro Espírita Casa do Caminho: Rua Osório Messias de Almeida, 41-15, Bairro Cachopa;
28 – domingo – 19h30 – Vinicius Lara: Deus no mundo – Local: Centro Espírito Caminheiros do Bem: Rua José Barbosa, 50-41, Centro;
29 – segunda-feira – 20h – Ricardo Cabral Miranda: Atitude Espírita e as influências espirituais na dependência química – Local: Comunidade Espírita Jesus de Nazaré: Rua Clemente Antunes Costa, 61-87, Bairro Santa Maria;
Transmissão ao vivo no site www.redeamigoespirita.com.br.
– O 1º Encontro Rede Amigo Espírita teve como tema central “Jesus em nossas vidas” e foi realizado no dia 20 de abril, sábado, a partir das 14h30. O evento contou com as participações de Sueli C. Rodrigues, Jane Maiolo, André Sobrero, José Antônio da Cruz, Carlos A. Braga Costa e Evandro Oliva, e foi realizado em comemoração aos 4 anos da Rede Amigo Espírita no Centro Espírita Caminheiros do Bem: Rua José Barbosa, 50-41, Centro. Informações no site www.redeamigoespirita.com.br ou pelo e-mailcontato.redeamigoespirita@gmail.com.
Avanhandava – As palestras programadas para o mês de abril no Centro Espírita Francisco de Assis (Rua Tibiriçá, 522) serão encerradas na próxima quarta-feira, dia 24, às 20h, com a presença de Maria Shirley Timóteo do Nascimento, que tratará do tema “O amparo oculto que não vemos (anjo guardião)”.
Avaré – Wellington Balbo fez uma palestra de lançamento do livro “Evite a rota do suicídio”, escrito em parceria com Alfredo Zavattei e Arlindo Rodrigues, no último domingo, 14 de abril, na Associação Espírita “Léon Denis”.  Informações pelo e-mail ramos.tucio@yahoo.com.br.
Birigui – No próximo sábado, 27 de abril, às 15h, Vinicius Lara fará uma palestra sobre o tema “As tentações de Jesus” na Casa do Caminho Ave Cristo: Rua Ave Cristo, 600, Bairro Colinas.
– Osvaldo Magro Filho fez uma palestra sobre o tema “O evangelho de Chico Xavier” na Casa do Caminho Ave Cristo, no dia 13 de abril, sábado. Informações pelo telefone (18)3644-5090.
Bilac – A programação de palestras do mês de abril da Comunidade Espírita Seara de Luz (Rua Nair Ribeiro Pintão, 174, Jardim São Manuel) será encerrada na próxima quinta-feira, 25, com a presença de Lucile Battagello. Informações pelo e-mail vanderlei.nsilva@hotmail.com.
Bragança Paulista – Jacob Melo tratou do tema “Magnetismo – a ciência do Espiritismo” no último domingo, 14 de abril, na Casa da Bênção. Informações pelo telefone (11)9619-5524.
Campinas – A agenda de palestras do mês de abril no Seara Espírita Joanna de Ângelis (Rua Dr. João Keating, 107, Jardim Novo Botafogo) é esta:
21 – domingo – 10h – A criança com deficiência à luz do Espiritismo, com Cassia Braguieri Arroyo;
28 – domingo – 10h – Plenitude, com Augusto Cantusio Neto.
Carapicuíba – As palestras programadas para o mês de abril no NEOVE – Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) – são estas:
21 – domingo – 9h: Caridade com os criminosos, com Nelson Fantagucci;
22 – segunda-feira – 20h: Tema Livre, com José Carlos;
23 – terça-feira – 20h: Palestra Especial: Animismo, com Anselmo Heib;
25 – quinta-feira – 14h: Tema livre, com Vanderlei Pacheco;
25 – quinta-feira – 20h: Tema livre, com Janice Machado;
28 – domingo – 9h: Solidariedade, com João Marcos;
29 – segunda-feira – 20h: A importância da prece, com Andrea Silva;
30 – terça-feira – 20h: O mal é o remédio, com Jussara Garcia.
Diadema – No próximo sábado, 27 de abril, às 18h, Allan Vilches fará uma palestra sobre o tema “Evangelho Musical” no salão João de Deus no LELA – Lar Espírita Luz e Amor: Rua Castro Alves, 165.  Os organizadores pedem que, se possível, seja realizada a doação de 1kg de alimento não perecível.  Informações nos links www.luzeamor.orghttp://lelaetcc.wordpress.com ouhttps://www.facebook.com/emfoco.
– O 7º. Seminário de Estudo e Prática da Mediunidade foi realizado no último domingo, 14 de abril, e teve como tema central “Compromisso Mediúnico – Por quê? Para quê? Onde? Como?”.  O evento foi realizado pelo Centro Espírita Obreiros do Senhor.  Informações pelo e-maildivulgacaoluzeamor@pappiadvogados.com.br.
Dracena – A Jornada de palestras espíritas do mês de abril do Centro Espírita Allan Kardec (Rua Dr. Cunha Bueno, 681) é esta:
21 – domingo – 20h: Vida além da vida, com Sidney Francez Fernandes;
28 – domingo – 20h: Mente e comportamento, com Simão da Silva Bastos;
Informações no site http://grupoesperanca.ning.com.
– O I Encontro de Corais Espíritas será realizado no próximo sábado, 27 de abril, a partir das 19h30, no Auditório da FUNDEC – entrada pelo Colégio Anglociddracena: Av. Alcides Chacon Couto. Participarão o Coral Espírita de Assis, Coral Espírita de Dracena, Coral Amélia Bazan de Presidente Prudente, Coral Espírita de Presidente Venceslau e Grupo de Canto Caminho da Luz de Regente Feijó.  Informações: http://grupoesperanca.ning.com.
Franca – O Festival de Música Espírita será realizado no dia 27 de julho, sábado, e as inscrições de músicas já estão abertas. Informe-se e envie sua música pelo link http://www.institutoarteevida.org.br/index.php/pre-fecef/.
– A Use Regional de Franca realizou o seminário “Por que te deténs” neste último sábado, 20 de abril, das 14h às 18h, no Centro Espírita Sebastiana Barbosa Ferreira: Rua Padre Conrado, 1160, Vila Nova.  Informações pelo e-mail usefranca@googlegroups.com.
Garça – O 1o Ciclo de Palestras Espíritas será realizado pela USE Intermunicipal de Garça no mês de abril. A programação é esta:
24 – quarta-feira – A Lei de causa e efeito e nós, com Agrício Antônio de Almeida – Centro Espírita Paz, Amor e Caridade: Rua Melchiades Nery de Castro, 44, Vila Rebelo;
29 – segunda-feira – A nova era, com Cezar Augusto Sad – Centro Espírita Allan Kardec: Rua Barão do Rio Branco, 597, Centro.
Guarulhos – As Casas André Luiz - Unidade de Longa Permanência (Avenida André Luiz, 723, Picanço) e a Universidade Internacional de Ciências do Espírito estão realizando o curso Medicina Integrativa: Formação de Agentes Promotores de Saúde e melhoria da qualidade de vida, interligando Ciência, Saúde e Espiritualidade. O objetivo é proporcionar conhecimento sobre o cuidado do organismo nas suas diversas etapas de desenvolvimento. O curso é realizado no primeiro sábado de cada mês, das 8h30 às 12h30. A programação é esta: 4/5; 1/6; 6/7; 3/8; 14/9; 5/10; 9/11 e 7/12. A coordenação é de Sérgio Felipe de Oliveira. Informações e inscrições pelo telefone (11)4962-8631 ou pelo e-mail uniespirito@feal.com.br.
– Pedro Camilo fará uma palestra na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 20h, no Núcleo Assistencial Anália Franco: Rua Anália Franco, 365.
– Neste último sábado, 20 de abril, às 20h, Ismael Batista da Silva fez uma palestra no Centro Espírita Discipulos do Evangelho: Rua Francisco Foot, 1.
– No último domingo, dia 14 de abril, foi realizada uma sessão de pintura mediúnica e psicografia no Grupo Anália Franco. Informações pelo telefone (11)2541-3208.
Holambra – O III Festival de Flores e Livros Espíritas teve como tema central “O Cristo Consolador” e foi encerrado no último domingo, 14 de abril, no Salão do Clube Fazenda Ribeirão.  O festival contou com as presenças de Allan Vilches, Tatiana Pacheco Benites, Vanessa Alexandre, Valdecir Borges, Moacyr Camargo, Emanuel Cristiano, Moacyr Camargo, Vanessa Alexandre, Therezinha Oliveira e Paulo Bueno.  Os arranjos florais do artista Jan Willen, do Decor Tulipa puderam ser apreciados durante o evento organizado pelo Centro Espírita Semente de Luz e Centro Espírita Allan Kardec. Informações pelo e-mail contato@ceakholambra.org ou no site www.ceakholambra.org.
Indaiatuba – O XVII Mês do Teatro Espírita de Indaiatuba é realizado em abril no Centro Espírita Paz, Luz e Amor: Rua Romário Capóssoli, 80, Jardim Itamaracá, próximo a Cobreq.  A programação é esta:
20 – sábado – 19h30: Daniel Conti: violão e voz – 20h: “O voo da renovação”, com Cia. de Teatro Espírita Maria Amélia;
27 – sábado – 19h30: Banda Terceiro Milênio – 20h: “Entrevidas – a consciência de si mesmo”, com Grupo Teatral Terceiro Milênio.
Informações pelos telefones (19)3312-2138, 9144-8300 ou 9613-7505.
Itanhaém – Liszt Rangel fará uma palestra sobre o tema “Quando se é feliz...” na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 15h, no Centro Espírita André Luiz (Vila São Paulo): Rua Júlio Pires, nº 275, Vila São Paulo.  No mesmo dia, às 20h, Liszt trabalhará o tema “Para compreender o Espiritismo” no Centro Espírita Allan Kardec: Rua Rodolfo Amoedo, nº 375, Belas Artes.  
– No próximo sábado, 27 de abril, às 14h30, Sidney Fernandes coordenará o seminário “Os avisos de Deus” no Centro Espírita André Luiz: Rua Júlio Pires, 131, Vila São Paulo.
– Liszt Rangel e Sidney F. Fernandes coordenaram o seminário “Obsessão e médiuns” no último domingo, 14 de abril, no Centro Espírita André Luiz (Vila São Paulo).  Informações pelo e-mail allan0207@hotmail.com.
Itapira – Em abril é realizado o Mês Espírita e a programação é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Instituição Assistencial Cristã Cesar Bianchi: Rua Conselheiro Lassudo, 318, Bairro Cubatão – Sandro Losso: “Os quatro amores”;
24 – quarta-feira – Casa Espírita Nhá Chica: Rua Tereza Lera Paoletti, 348, Bairro Jardim Bela Vista – Coral Vozes do Amanhã.
O evento é uma organização da Use Municipal de Itapira. Informações no siteuse_itapira@hotmail.com, pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no site http://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Itatiba – Jacob Melo fez uma palestra sobre o tema “Como lemos o Evangelho” no último domingo, 14 de abril, no Centro Espírita Casa de Emmanuel. Informações pelos telefones (11)4138-6434 ou 99759-6231.
Jacareí – O curso “Filosofia Espírita” tem duração de 96 aulas e é realizado das 15h às 17h, aos sábados, no O.S.C.E. Servos de Maria: Rua Exp. José de Oliveira Ramos, 26. Inscrições com Carlos, pelo telefone 3951-3615; com Vilma: 9188-8963 ou Antônia, pelo telefone 3023-0685, ou, ainda, pelo e-mail vilmaefc@hotmail.com. Informações e inscrições no sitewww.filosofiaespirita.net.br.
Jales – Luiz Augusto Macedo fará uma palestra sobre o tema “Dar-se-á àquele que tem” na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 20h, no Centro Espírita “Allan Kardec”: Rua 15, 2146. Informações com Jane, pelo telefone (17)9714-0253 ou pelo e-mail janemaiolo@bol.com.br.
– A Homenagem a Chico Xavier será realizada neste domingo, 21 de abril, às 9h, no Centro Espírita Chico Xavier: Rua Goiás, 4336, Jardim Paulista. O evento contará com abertura musical de Evandro Oliva e palestra de Carlos Alberto Braga Costa.
– O grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, a Casa de MADÔ, através do seu Departamento Promoção Humana, a exemplo da vida da benfeitora, criou neste ano, com as Senhoras Trabalhadoras da Casa de Madô, o grupo de Artesanato: PONTINHOS DE LUZ. Venha conhecer esta tarefa.
José Bonifácio – A 3ª Semana Espírita de José Bonifácio foi encerrada no último domingo, 14 de abril, na Câmara Municipal, com a peça “Entre o céu e a Terra”, pela Associação Espírita Caminho da Luz. O evento contou com as presenças de Jamiro dos Santos Filho, Adelino da Silveira, Orson Peter Carrara, Allan Vilches, Wellington Balbo, Evelyn Spínola e Izaias Claro, e o apoio do Clube do Livro de José Bonifácio. Informações pelo e-mailmjaplis@yahoo.com.br.
Jundiaí – Abril é o Mês Espírita de Jundiaí. Neste ano, o tema central é “Caminhos e etapas da Educação”, e a programação é esta:
20 – sábado – 20h: O adulto consciente – os benefícios da colheita, com Kleber Tandello – Centro Espírita Nossa Senhora de Nazaré: Rua Claudina Z. Betelli, 96, Portal Santa Fé – Itupeva;
27 – sábado – 20h: No processo de crescimento, qual a importância da Doutrina Espírita? Com Leandro Benini – Lar Anália Franco: Rua Hans Staden, 176, Anhangabaú.
Esse evento é uma realização da USE Intermunicipal de Jundiaí e Região. Informações pelo e-mail usejundiaisecretaria@terra.com.br.
– O Curso de Esperanto é facilitado por Roberto e foi iniciado no dia 13 de abril, no Lar Espírita Joanna de Joanna de Ângelis.  Inscrições e informações pelo telefone (11)4521-9329 ou pelo e-mail lis_miquelin@terra.com.br.
Lupércio – O 1o Ciclo de Palestras Espíritas será realizado pela USE Intermunicipal de Garça no mês de abril. No dia 30 de abril, terça-feira, Lídia dos Santos Lavachi tratará o tema “Mudanças, como efetuá-las”, no Centro Espírita Maria de Nazaré: Rua Vereador José Alves Maçuete, 270, Centro. Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
Mongaguá – No próximo sábado, 27 de abril, às 20h, Sidney Fernandes trabalhará o tema “Você tem medo da morte?”, na Casa Espírita Renovação.  Informações pelo e-mail allan0207@hotmail.com.
– Na próxima terça-feira, 23 de abril, às 19h30, Liszt Rangel fará uma palestra sobre o tema “Para compreender a mediunidade”, no Centro Espírita Luz e Caridade (Pedreira): Av. Olindo Tamagnini, 755, Vila Arens, Pedreira.
Penápolis – A programação de palestras públicas do mês de abril no Centro Espírita Allan Kardec é esta:
22 – segunda feira – 20h: Judith dos Reis Vizoni: “O sermão da montanha”;
29 – segunda feira – 20h: André Luiz Rosa: “Não espere mais, seja feliz agora”; (haverá venda de livros).
Obs.: A transmissão dos passes se inicia às 19h30. Informações pelos endereços eletrônicos bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
– A escala de oradores do mês de abril do Centro Espírita Discípulos de Jesus (Av. Luís Osório, 108) é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Antônio Tadeu Minghin: Em busca do autoconhecimento;
29 – segunda-feira – 20h – Nahon Castro: palestra musical – Vícios e virtudes.
– Antônio Tadeu Minghin fará uma palestra sobre o tema “Em busca do autoconhecimento” na próxima segunda-feira, 22 de abril, às 20h, no Centro Espírita Discípulos de Jesus: Rua Luiz Osório, 108.  Informações pelo e-mailmjaplis@yahoo.com.br.
– A programação de palestras do mês de abril no Centro Espírita Dr. Mariano Dias é esta:
22 – segunda-feira – 20h – Wilda Nogueira Bajo;
29 – segunda-feira – 20h – Claudinei Feltrin.
Peruíbe – Liszt Rangel fará uma palestra sobre o tema “Além da morte” na próxima quinta-feira, 25 de abril, às 15h, na Casa Espírita Nosso Lar.  O expositor trabalhará o tema “Para compreender a mediunidade”, no mesmo dia e local, porém às 20h.  Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Pirassununga – O 2º Encontro Espírita da Academia da Força Aérea e o 1o Encontro Fraterno do Grupo Espírita Irmão Gabriel serão realizados no dia 5 de maio, na Academia da Força Aérea de Pirassununga. O tema geral será “Nova Era: construção de todos nós”. Informações: e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou www2.quatromaosdeluz.com.br.
Praia Grande – Na última sexta-feira, 19 de abril, Liszt Rangel fez uma palestra sobre o tema “Autoconhecimento e paz íntima” na Câmara Municipal de Praia Grande. Informações: bressanindecio@yahoo.com.br oudecio.bressanin@gmail.com.
Promissão – Nahon Castro, orador espírita de Salvador -– Bahia, coordenará um seminário de maneira dinâmica e envolvente utilizando músicas da MPB, cujo tema é: “Teu lar, uma proposta de educação em família”, no próximo sábado, 27 de abril, das 14h às 18h, no Anfiteatro Municipal “Dr. Mauro Ferreira Grama”. 
Rancharia – O Centro Espírita Joana D'arc (Rua Allan Kardec, 828) realizará a V Jornada Comemorativa dos 156 anos da Codificação Espírita em abril. A programação é esta:
20 – sábado – 20h – Elaine Aldrovandi (Tupã/SP): “A cura pela fé”;
27 – sábado – 20h – Júlio Cesar Fornazari (Catanduva/SP);
29 – segunda-feira – 20h – Izaías Claro (Osvaldo Cruz/SP): “Educação do Espírito”.
Sabino – André Luiz Rosa trabalhará o tema “Quando as crianças voltam mais cedo para casa” no dia 27 de abril, sábado, às 20h, no Centro Espírita Aprendizes do Evangelho: Rua D. Pedro I, 942, Jardim Imperial.
Santo André – Anete Guimarães fará uma palestra na próxima terça-feira, 23 de abril, às 20h, no Centro Espírita O Consolador: Rua do Bosque, 306.  Na quarta-feira, 24 de abril, às 20h30, Anete fará uma palestra no Grupo Assistencial Espírita Joanna D’Ângelis: Rua Cel. P.M. Celestino Fernandes, 420.  Anete coordenará o seminário “A mente e a educação do Espírito” no próximo sábado, 27 de abril, às 9h, no Centro Espírita Redentor: Rua Artur de Queiróz, 872. Informações pelo e-mail locutor@feal.com.br.
– Na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 20h, Manolo Quesada tratará do tema “Faces do orgulho” na Casa Assistencial Espiritual Geraldo Ferreira: Rua Barão de Mauá, 430, Vila Eldízia. Manolo coordenará o seminário “Desafios familiares” no dia 27 de abril, sábado, às 15h, na Casa do Caminho Paulo e Estêvão: Rua Paulo Novaes, 300, Vila Junqueira.  Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
– Deusa Samú fará uma palestra no dia 28 de abril, domingo, às 20h, no Centro Espírita O Consolador: Rua do Bosque, 306.
– Neste domingo, 21 de abril, às 19h30, Manolo Quesada tratará do tema “Lei de sociedade” no Centro Espírita de Caridade Joanna D’Arc: Rua São Sebastião, 13, Vila Guilhermina. Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
– O 19º Megafeirão do Livro foi realizado nos dias 13 e 14 de abril, na Creche Amélia Rodrigues. Os autores que autografaram os seus livros no evento foram estes: Eliana Machado Coelho, Célia Xavier de Camargo, Anésio Aparecido Jotta, Idnei Gomes Ramos, Dinan Dhom Pimentel, Walter Cardoso Sátyro, Afonso Moreira Junior, Lygia Barbieri Amaral, Miguel de Jesus Sardano, Tatiana Benites, Rogério Pietro, Wilson Frungilo Jr, Miltes Bonna, Gilvanize Balbino Pereira, João Demétrio Loricchio, Regina Braga, José Maria de Medeiros Souza, Elisa Masselli, Américo Marques Canhoto, Marisa Fonte, Álvaro Basile Portughesi, João Berbel, Sandra Carneiro, Berenice Germano e Lourdes C. Gagete. Informações no site www.megafeiraodolivro.com.br.
Santo Antônio do Aracanguá  “O símbolo da cruz” será o tema da palestra que Vinicius Lara fará no próximo sábado, 27 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Amor e Luz: Rua Ferreirinha, 120.
– Rogério Coelho fez uma palestra sobre o tema “Bem-aventurados os aflitos” neste último sábado, 20 de abril, às 19h30, no Centro Espírita Amor e Luz: Rua Ferreirinha, 120.  Informações pelo e-mail julianaberce@terra.com.br.
Santos – Na próxima segunda-feira, 29 de abril, às 20h, Pedro Camilo fará uma palestra na Associação Espírita Jesus e Caridade: Rua Pará, 33.
– A AME-Santos receberá Flávio Braun Fiorda para uma palestra na próxima segunda-feira, 29 de abril, às 20h, no Centro Espírita Anjo Gabriel: Rua José de Alencar, 9, Vila Belmiro.
– A AME-Santos iniciou o curso Projeto Família - Escola de Pais no dia 13 de abril.  O objetivo é construir valores e significar a educação dos filhos com base na Filosofia Espírita.  O curso tem aulas mensais e ocorre no Centro Espírita Dr. Luiz Monteiro de Barros: Rua Uruguai, 39, na Vila Nova. A programação está disponível no site www.amesantos.blogspot.com.
– O ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – é realizado toda quinta-feira na Escola Espiritual Ordem e Progresso. O curso é no Centro Espírita Ismênia de Jesus. Informações: deciobressanin@yahoo.com.br ouhttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– O Curso de extensão em pós-graduação “Ciência, Saúde e Espiritualidade” será realizado aos sábados, das 14h30 às 17h, até o dia 30 de novembro, na Universidade Santa Cecília. O curso tem duração de 80 horas e é coordenado por Flavio Braun Fiorda. Informações e inscrições:www.unisanta.br/posgraduacao/extensao.
– A programação comemorativa dos 70 anos da Associação Espírita “Jesus e a Caridade” (Rua Pará, 33, Campo Grande) no mês de abril é esta:
22 – segunda-feira – 20h: Sérgio Santos;
29 – segunda-feira – 20h: Pedro Camilo.
Informações pelo telefone (13)3223-0560.
São Bernardo do Campo – Anete Guimarães coordenará o seminário “A evolução e o desenvolvimento do ser” no próximo sábado, 27 de abril, às 19h, no Grupo Fraternidade Espírita João Ramalho: Rua Carlos Mieli, 154.  No domingo, 28 de abril, às 9h, Anete coordenará o seminário “Mediunidade: mitos e verdades” no Grupo Espírita Dr. Eduardo Monteiro: Rua Vera Cruz, 386.  Informações pelo e-mail locutor@feal.com.br.
– O 6º. Encontro de Expositores da Doutrina Espírita terá como tema central “Cuidando de quem cuida” e será realizado no próximo sábado, 27 de abril, das 8h30 às 17h, no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117, Centro, ao lado do terminal Ferrazópolis do trolebus.  Inscrições no próprio local.
– Manolo Quesada fará uma palestra sobre o tema “Metamorfose ambulante” na próxima sexta-feira, 23 de abril, às 20h, no Grupo Fraternal Francisco de Assis: Estrada Galvão Bueno, 5143, Battistini. No próximo domingo, 28 de abril, Manolo estudará o tema “Fora da caridade não há salvação” no Centro Espírita Emmanuel: Rua Humberto de Campos, 117.  Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
– O XI Encontro Um Convite à Vida - Fé na prevenção teve como tema central “Viver em família. Aperte mais este laço de amor” e foi realizado no dia 13 de abril, sábado, na IAM – Instituição Assistencial Meimei.  Informações pelo e-mail aliancaepc@yahoo.com.br.
– O Encontro de Coordenadores de Cursos de Espiritismo e Evangelizadores está sendo realizado no período de março a junho de 2013. O objetivo principal desse trabalho é promover, através da troca de experiências, o aprimoramento dos trabalhadores encarregados da divulgação da doutrina espírita nos cursos e nas turmas de evangelização de crianças e jovens. Um dos pontos de destaque desse trabalho é estimular a criação de reuniões que tanto contribuam para as reflexões profundas do ser, quanto sensibilizem a criatura para o despertar de sentimentos nobres. Evangelizar é fazer refletir. Na evangelização as crianças e jovens são preparados para terem senso crítico. Através de uma abordagem dinâmica e profunda, os organizadores resgatarão as temáticas mais relevantes para os coordenadores e evangelizadores. Serão estudadas lições já conhecidas, como Ambiência Espiritual e Universalidade do Ensino dos Espíritos, porém sob uma ótica diferente, enfatizando a responsabilidade de todos no trato com a Doutrina e na aplicação dela nas atividades do Centro Espírita. Para se inscrever, envie um e-mail paraevangelizacao.sbc@gmail.com ou telefone para (11)2374-2922 e fale com Mônica ou Walteno. As reuniões são realizadas às terças-feiras, das 20h às 21h30, na sede do Grupo Fraternal Adolfo Bezerra de Menezes: Rua Batuíra, 380, Vila Assunção.
– Todas as terças-feiras, às 20h, são realizados os atendimentos do DESADEF: Departamento de Socorro e Amparo aos Dependentes Químicos, na Casa de Apoio: Rua Joaquim Nabuco, 507.
– O Grupo Vocal União & Harmonia fez uma apresentação musical no último domingo, 14 de abril, no Centro Espírita João Ramalho. Informações no sitewww.uniaoeharmonia@gmail.com.
– Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Obsessão e desobsessão” na última sexta-feira, 19 de abril, no Grupo Meimei. Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
São Caetano do Sul – “O desencarne” foi o tema trabalhado neste último sábado, 20 de abril, às 19h25, no Grupo Espírita Irmã Diva: Rua Herculano de Freitas, 729, Fundação. Informações:brancoaraujo@terra.com.br ou http://cassiopalestras.blog.terra.com.br.
São José do Rio Preto – O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) realiza um Curso de Esperanto todas as quintas-feiras, às 20h. Informações pelo e-maildeciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– Célio Alan Kardec de Oliveira está cumprindo uma agenda de seminário e palestra sobre o tema “Obsessão e transtornos psíquicos” neste final de semana. O evento é realizado em comemoração aos 156 anos de “O Livro dos Espíritos”.  A programação completa é esta:
20 – sábado – 15h – seminário da sede da USE Intermunicipal: Rua Cleophas Beltran Silvente, 526, Nova Redentora;
20 – sábado – 20h – palestra no Centro Espírita Francisco Candido Xavier: Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2193, Solo Sagrado;
21 – domingo – 9h – Palestra na Associação Espírita Allan Kardec: Rua Floriano Peixoto, 975, Boa Vista.
Informações pelo e-mail valdireiara@gmail.com.
– A agenda do mês de abril no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier (Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195, Solo Sagrado) será encerrada na próxima quarta-feira, dia 24, com a presença de Cláudio Serafim.  Informações pelos telefones (17)3228-0111 e 9702-7066 ou pelo e-mailantoniocarlosnavarro@gmail.com.
– A Associação Espírita Allan Kardec (Rua Floriano Peixoto, 975) receberá na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 20h, o confrade José Maria Medeiros.  Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
São José dos Campos – A A.M.E. – Associação Maternal Espírita (Rua Oscar Strauss, 344, Praça dos Eucaliptos) realiza o 1º Ciclo de Palestras sobre o tema “Um evento para a família: o que nos acontece?”.  Esse evento é uma realização da Namastê Energética Consciencial e a segunda atividade será realizada no dia 28 de abril, domingo, para os alunos de 14 aos 21 anos.  Informações no site www.namasteenergetica.blogspot.com ou pelo e-mailnamastecursos@gmail.com.
– O Curso Básico de Espiritismo será realizado às quintas-feiras, às 19h30, no Pequeno Templo da Fraternidade: Praça Antilhas, 30 (atrás da Padaria Pão de Queijo da Adhemar de Barros). Informações: Mônica: (12)3922-9227, 8159-9669, pelo e-mail monicaemel@gmail.com; Nilva: (12)3949-3014, 9784-8977, e-mail nilva_scorpioni@terra.com.br ou Tereza: (12)3923-1319, 9732-3022, e-mail: ttakahashi33@hotmail.com.
– O Curso Básico de Espiritismo é realizado às terças-feiras, às 14h30, na Casa de Oração Ponto de Luz: Rua José Pedro, 120, Jardim São Vicente. Informações com Vânia pelos telefones (12)3933-4888, 9766-1717 ou pelo e-mail vaniatuzza@terra.com.br.
– Outra turma do Curso Básico de Espiritismo é formada na Casa do Caminho: Av. Rui Barbosa, 232, Centro. Informações com Carlos Alberto pelo e-mailcasmaranho@ig.com.br ou pelo telefone (12)3929-3197.
– O Centro Espírita Anjo Ismael recebeu Jorge Reis e Luís Carlos para um evangelho musical sobre o tema “Chico Xavier: uma vida de amor” no último domingo, 14 de abril. Informações com Jorge Reis pelos telefones (12)3947-3230, 3936-1391 ou pelo e-mail jorgereis@giassj.cta.br.
Sud Mennucci – O orador Roosevelt A. Thiago proferirá palestra no Centro Espírita André Luiz, localizado na Rua Claudio Luiz de Castilho, 553, no dia 23 de abril, terça-feira, às 20h, onde desenvolverá o tema “Terapia antiqueixas”. Informações pelo e-mail cialso@hotmail.com.br.
Tabapuã – Jesus Carlos Sanches Peres fez uma palestra com tema evangélico na última terça-feira, 16 de abril, no Centro Espírita Barão do Rio Branco. Informações: e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ouwww2.quatromaosdeluz.com.br.
Taboão da Serra – Manolo Quesada fez uma palestra sobre o tema “Tecnologia, família e Espiritismo” no dia 17 de abril, quarta-feira, na Fraternidade Espírita Cristã Eurípedes Barsanulfo. Informações no blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
Taubaté – A programação da 21a Semana do Livro Espírita teve como tema central “O evangelho: de Jesus a Kardec” e foi realizada no período de 12 a 20 de abril, no Centro Espírita União e Caridade: Rua Dr. Souza Alves, 142, Centro.  A programação de palestras contou com as presenças de Eduardo Guimarães, Cézar Braga Said, Rosangela Pires, Carlos Alberto D. Oliveira, Manolo Quesada, Carlos Abranches, Sandra Carneiro, João Aparecido Ribeiro e André Marinho.  Neste domingo, 21 de abril, às 9h, André Marinho coordenará o seminário “Jesus na obra de Kardec”.
– Na terça-feira, 16 de abril, Manolo Quesada tratou do tema “O amor está no ar” no Centro Espírita União e Caridade. Informações: blogwww.manoloquesada.blogspot.com.
 
 Sergipe
Aracaju – O Curso de Passe Fluídico Magnético é realizado toda quinta-feira, às 19h30, no Grupo de Estudos Espíritas Irmã Sheilla – Bairro Luzia. O curso será encerrado em dezembro. Informações pelo telefone (79)9650-4887, pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br ou no sitehttp://www2.quatromaosdeluz.com.br.
– A Associação Médico-Espírita realizará em conjunto com a Federação Espírita de Sergipe, sob coordenação de Marinês Moreira, o seminário “Reuniões mediúnicas com Jesus e Kardec” nos dias 16 de junho e 4 de agosto, domingos, das 8h30 às 12h30. O evento contará com as presenças de Carlos Alberto Santiago, Terezinha Melo Cabral, João Moreira Junior, Terezinha Cabral e Nelma Pereira Dantas. Informações no site www.fees.org.br.
– Todo primeiro sábado, das 9h às 12h, nos meses de abril, maio e junho, a Federação Espírita de Sergipe realiza o curso “Capacitação e atualização de monitores de Estudo da Doutrina Espírita” com o tema “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Informações no site www.fees.org.br.
*
Colaborou na redação desta seção Marinei Ferreira de Rezende, de Londrina-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário