a partir de maio 2011

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Nossos filhos e a internet

A ciência existe para alavancar o progresso humano, trazendo o domínio sobre a natureza terrena e o universo circundante
 •  Marcus de Mario
Um olhar sobre a sociedade humana revela que a evolução tecnológica é quadro irreversível. As conquistas propiciadas pela nanotecnologia, pela física quântica, pela informatização e pela internet fazem parte da evolução humana, portanto devemos considerar o mundo on line ou digital como uma realidade da qual não podemos fugir. A ciência existe, com a permissão de Deus, para alavancar o progresso humano, trazendo o domínio sobre a natureza terrena e o universo circundante, assim como facilitando nosso viver com novas tecnologias. E a realidade atual desbanca o verdadeiro terrorismo feito ali pela década de 1960, quando escritores, filósofos e mesmo alguns cientistas consideravam que a cibernética iria construir um mundo governado por computadores e robôs, sendo o homem um mero escravo das máquinas. Isso não aconteceu nem acontecerá. Não existe a menor possibilidade de um computador se humanizar, pensar por si mesmo e agir de forma independente. Ele será sempre máquina sob o comando do homem.
E também não aconteceu o desemprego em massa por conta do advento da tecnologia de informação digital e on line. Os seres humanos abriram novos postos de trabalho, novas especializações, e assim a sociedade humana continuou sem maiores problemas, sem regressão, o que, aliás, não é possível pois a lei divina é a da evolução.
Resta-nos estudar o fenômeno Internet e a dependência que muitas pessoas, jovens ou não, possuem do mundo tecnológico, não conseguindo viver sem estar conectadas, sem navegar nem usar as redes sociais, e causando para si o transtorno da ansiedade e a falta de controle para enfrentar essa tendência. A causa disso não é da tecnologia ou da Internet, mas está no próprio homem que ainda não sabe usar a razão, a disciplina, o autocontrole para equilibrar seus impulsos e trabalhar somente para o bem de si mesmo e dos outros.
Segundo especialistas, alguns sinais de alerta podem identificar essa dependência e seu maior ou menor grau. São eles: uso excessivo; perda de noção de tempo; negligência de impulsos; irritação, tensão ou depressão quando sem acesso; insatisfação com a tecnologia disponível; isolamento social; comportamento agressivo. Isso fica bem claro quando o indivíduo se sente desnorteado, por exemplo, com a falta de um computador ou por seu celular/smartphone estar sem conexão, como se não fosse possível viver sem internet, e-mail ou rede social. Tudo isso remete a vários distúrbios comportamentais e de personalidade, tais como desorganização, insegurança, intranquilidade e isolamento.
O que fazer? O Espiritismo é muito claro nessa questão: somente a educação que gera bons hábitos pode combater na raiz a dependência da Internet, pois, segundo nos informa Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Essa educação vai fomentar na criança a disciplina e a obediência a regras, não de forma cega mas, pelo contrário, dando-lhe condições de discernir entre o bem e o mal, para si e para os outros. A educação propicia autonomia crítica e dinâmica; através dela, com a consequente elevação do nível de consciência, a criança vai aprender que consumismo e dependência degradam o espírito. Esse trabalho educacional é de prevenção, por isso mesmo deve começar na infância e exige autoeducação igualmente de pais e responsáveis. Sem bons exemplos, o ensino carece de autoridade moral e, portanto, será falho.
Vai ainda mais além o Espiritismo. A educação dos hábitos deve ser secundada pela educação dos sentimentos, única que pode humanizar o homem, priorizando o relacionamento interpessoal, mostrando assim que não basta fazer amigos virtuais, é necessário ter amigos verdadeiros, de corpo presente, para os bons e os maus momentos da vida.
Nunca é tarde para promover essa verdadeira educação. Claro que tudo fica facilitado se a realizamos com a criança, mas mesmo com jovens e adultos, embora requerendo mais esforço, ela pode ser aplicada, pois toda pessoa é educável, ou, melhor dizendo, é reeducável.
O Espiritismo possui olhar de futuro sobre a humanidade, preconizando o equilíbrio entre ciência e religião, entre tecnologia e relacionamento humano, educando o homem – espírito imortal – para que saiba melhor aproveitar todos os avanços científicos, na procura do uso para o bem, e não para desenvolver maus hábitos e dependências que prejudicam sua saúde orgânica e psíquica.
Tecnologias sempre existiram, de acordo com a época e os conhecimentos alcançados pelo homem, de modo que não devemos ficar surpresos com os dias atuais e com os que estão por vir, até porque nossa tecnologia digital on line está muito aquém do que já existe no mundo espiritual, de onde trazemos, através das reencarnações, os conhecimentos necessários para alavancar o progresso terreno. A leitura das obras do espírito André Luiz e também do espírito Manoel Philomeno de Miranda nos dão bem a dimensão do verdadeiro abismo existente entre a tecnologia terrena e a espiritual.
Sigamos em frente, sabendo utilizar a Internet e todas as mídias digitais como instrumento de progresso, mas sem ficarmos dependentes, pois nada pode substituir o calor humano, a voz amiga e a presença de quem amamos. Ensinemos isso aos nossos filhos.

http://www.oclarim.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário