a partir de maio 2011

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Imbróglios do pensamento


As construções do porvir dependem dos alicerces providenciados antecipadamente
 •  Roberto Vilmar Quaresma
Os pensamentos não param.
Na linha ascendente das conquistas queremos sempre melhor construir, fertilizando os momentos vindouros. Entretanto, é preciso pensar no ‘agora’ e cobri-lo de ânimo e perseverança, para que os frutos produzidos possam render boas sementes capazes de florirem amanhã demonstrando o quanto foste eficaz em bem conduzir tuas ideias, e formular bons e dignos pensamentos.
As construções do porvir dependem dos alicerces providenciados antecipadamente. Impossível levantar castelos sobre montanhas de areia. Se assim o é, torna-se imprescindível que as elaborações mentais se sedimentem a partir de raciocínios benignos, e condizentes com os momentos vividos. Ademais, nunca esquecendo que os próximos passos sempre encontrarão aqueles que ontem levamos à efeito; se neles colocamos compaixão, resignação, paciência, caridade, sacrifício e outros fatores semelhantes, luzes estarão iluminando os espaços a serem laborados; mas, se em vez de boas sementes alimentamos obscuridades, os efeitos que haveremos de presenciar estarão revestidos de aspectos tangidos de pormenores de origem duvidosa e inferiores. Entretanto, não significa que sejam irreversíveis situações dificultosas; e mais, se as encontrarmos, ali estarão para nos promoverem a estágio mais avançado; são instrumentos de Deus nos convidando ao progresso, no pretérito desprezado, através de autoajustes. 
As arquiteturas mentais do Ser lúcido se valem dos pensamentos salutares para reverter aquilo que para as Leis de Deus não é reto, seja, está fora da verdade.
Sempre é aconselhável se conduzir o pensamento por trilhas reconhecidamente benignas. Isto porque não nos colocamos, em assim sendo, à disposição de energias inferiorizadas ou amargamente malignas.
Energias insalubres, como quaisquer outras, vagueiam nos fluidos da Natureza, e onde houver compatibilidade são atraídas e se alojam, fortalecendo os pontos emissores com os semelhantes teores. Obviamente que as emanações fertilizadas pelo bem atrairão as da mesma ordem, ampliando a vontade e o bem-estar daquele assim sintonizado.
Todas as qualidades fluídicas, conhecidas ou não, nos rodeiam e podem nos molestar ou ajudar. São geradas por todos, encarnados e desencarnados, direta ou indiretamente. Isto é, o pensamento poderá ser intencionalmente direcionado para outrem, ou estar fazendo parte do inconsciente coletivo, de onde poderá ser captado por semelhante sintonia vibratória; desta forma, potencializando, alavancando e acionando as criações nascentes. 
Muitas dessas criações ocorrem por impulsos inesperados, incontroláveis; é o inconsciente do indivíduo, ainda contaminado de sombras, que se fortaleceu com energias compatíveis do inconsciente coletivo, e já sabemos que o inconsciente promove ações automáticas, sendo grande parte tão inesperadas que surpreendem até mesmo o próprio executor. 
O momento torna-se surpreendente, quando ação indevida, pela manutenção de dados que não foram renovados nas oportunidades vividas, e apresentam baixa qualidade moral na balança do amor; seriam produtos das sombras que, regra geral, todos os terráqueos ainda carregam; quando, porém, a realização é saudável, é óbvio que toda a surpresa benéfica sentida recebeu o amparo de cargas amorosas identificadas com o evento, fortalecendo-o e ajudando no seu desenvolvimento.
As comoções, por vezes sentidas pelas criaturas por esses efeitos, são devidas às atitudes praticadas entrarem em desacordo com os quadros promovidos pelo consciente, na presente personalidade. 
A renovação da bagagem inconsciente é, impreterivelmente, necessária ao progresso, e somente se dá através do estudo e práticas na esfera do bem, o que possibilita ampliar o conhecimento eliminando equívocos e inferioridades remanescentes em arquivos constituídos e, logicamente, acrescentar novos, atualizados no tempo.
Relembrando: Os dados armazenados no inconsciente podem despontar a qualquer instante, pois surgem automaticamente. Não ignoremos, se esse esquecimento acontece é porque a Bondade Divina procura deixar-nos a mente desocupada de momentos não favoráveis ao progresso a ser alcançado na presente existência, mas, estejamos atentos, esses dados estão ínsitos em cada Ser. 
Para maior lucidez observemos o que nos diz Calderaro¹: “Não podemos dizer que possuímos três cérebros simultaneamente. Temos apenas um que, porém, se divide em três regiões distintas. Tomemo-lo como se fora um castelo de três andares: no primeiro situamos a residência de nossos impulsos automáticos, simbolizando o sumário vivo dos serviços realizados; no segundo localizamos o domicílio das conquistas atuais, onde se erguem e se consolidam as qualidades nobres que estamos edificando; no terceiro, temos a casa das noções superiores, indicando as eminências que nos cumpre atingir. Num deles moram o hábito e o automatismo; no outro residem o esforço e a vontade; e no último demoram o ideal e a meta superior a ser alcançada. Distribuímos, deste modo, nos três andares, o subconsciente, o consciente e o superconsciente. Como vemos, possuímos, em nós mesmos, o passado, o presente e o futuro.” (subconsciente e inconsciente, assumem igualdade para assunto tratado – veja nota no final da matéria.)
Fica visto, claramente, a importância de mantermos um depósito inconsciente benignamente composto. Assim sendo, tudo transcorrerá suave na linha do bem-estar e da evolução espiritual; porém, se os meios forem de origem mórbida, o indivíduo se penalizará pelo fortalecimento dos pensamentos imprestáveis, o que lhe trará transtornos e imbróglios com situações negativas inesperadas e perversas. 
Toda a vigilância deve ser providenciada quanto à desordem que possamos produzir mentalmente, a fim de não cairmos em abismos cruéis. 
Conforme nos esclarece Joanna de Ângelis², são despejados no éter em torno de 95 mil pensamentos por cada criatura no período de 24 horas; a grande maioria construída de ressentimentos, interesses vis, paixões negativas, anseios libertinos, repetitivos, vulgares, quando não elaborados em formas inexpressivas.
Certamente grande parte desses pensamentos é dirigida a outrem, certa porção sem encadeamento, contudo, todos passam a vaguear no inconsciente coletivo, podendo serem acessados por quem os desejar ou não, bastando para tanto manter vibrações mentais apropriadas aos conteúdos pertinentes.
A manutenção de um controle mental voltado para o campo do bem, não só blinda o Ser contra energias impuras e perversas, como ajuda a purificar o inconsciente coletivo sobrecarregado de momentos infelizes. 
Alguns fatos nos parecem contraditórios, mas, o amor se expande em ritmo acelerado, e em breve tempo teremos enormes campos vibratórios enxameados de nuanças amorosas invadindo nossas psicosferas, e esses mesmos campos neutralizando aqueles que se propagam produzidos por mentes medíocres.
A atmosfera vibracional que envolve o planeta sofre, aceleradamente, mudanças que o transportam a patamar mais elevado. Como esse processo encontra-se na fase de transição è, de certa forma, normal parecer-nos que os quesitos do mal crescem em grande abundância sufocando o bem. Contudo, tudo não passa das transformações, imprescindíveis, que se mostram com velocidade impar e, como são inúmeras, faz-nos sentir que o amor se escasseou, diminuiu ou permanece guardado. Não, não é isso, na verdade essas mesmas transformações estão cheias de Amor Divino. Pois visam colocar os seres inadaptados para o mundo em que se encontram em outro orbe, onde encontrem os meios adequados e propícios ao desenvolvimento que carecem, e são necessários ao crescimento espiritual que os aguarda.
Nem todos os escândalos avistados são produzidos por fontes malignas; existem aqueles que se propagam para sufocarem outros que trazem em seus âmagos somente o vazio, onde não há um só minuto de Deus.
Bem, nesse entrelace de incontáveis pensamentos encontramo-nos todos; todavia, as mentes impregnadas pelos cantares do Evangelho do Cristo estão salvaguardadas de composições arruinadoras, desde que não se afugentem para caminhos tendenciosos; em permanecendo nos critérios da Verdade Divina, as correntes fluídicas emanadas impedirão deslizes.
Estejamos mergulhados, sempre, nas palavras do Mestre Jesus: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação; na verdade, o Espírito está pronto, mas a carne é fraca”³. Se assim nos mantivermos, os pensamentos fluirão sem imbróglios, impedindo, então, aproximações indébitas; se aproximarão as energias do Alto ajudando no caminho da paz.
Sigamos o aconselhamento de Emmanuel4: “Ciente de que todos os pensamentos e atos são sementeiras de destino, seleciona o material que consideres adequado a tua felicidade e centraliza-o no serviço do bem aos semelhantes.”

Nota: 
Inconsciente – Conjunto dos processos e fatos psíquicos que atuam sobre a conduta do indivíduo, mas que escapam ao âmbito da consciência, para a qual não podem ser trazidos por esforço da vontade ou da memória. Podem aflorar, porém, nos sonhos, nos atos falhos, nos estados neuróticos ou psicóticos, ou seja, quando a consciência não está vigilante. 
Subconsciente – Conjunto dos processos e fatos psíquicos latentes no indivíduo, mas que lhe influenciam a conduta e podem facilmente aflorar à consciência. (Dicionário Espírita da FEEP)
No livro O Amor Como Solução – Joanna de Ângelis / Divaldo Franco, Joanna chama os dados armazenados no inconsciente de ‘princípios organizadores’ – ver cap. 3.

1. XAVIER, Francisco C. No Mundo Maior. Pelo Espírito André Luiz. Ed. FEB, cap. 3.
2. FRANCO, Divaldo. Atitudes Renovadas. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Ed. LEAL, cap. 4.
3. Mateus, 26:41 e Marcos, 14:38.
4. XAVIER, Francisco C. Joia. Pelo Espírito Emmanuel. Ed. CEU, cap. “Em Torno do Futuro”
http://www.oclarim.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário