a partir de maio 2011

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CURA QUÂNTICA

Alexandre Fontes da FonsecaBauru – SPa.f.fonseca@bol.com.br

A Física Quântica trouxe um novo paradigma a respeito da realidade íntima da matéria. Ela mostra que a dinâmica das partículas atômicas e subatômicas não é determinista como a dos sistemas macroscópicos, e que a matéria não é algo maciço e rígido como se pensava antes.
 
Entretanto, o sucesso da teoria quântica estimulou um tipo de raciocínio não-científicoao relacioná-la a conceitos de natureza espiritualista. Nas últimas décadas, surgiram diversas teorias inovativas para a realidade de Deus, do Espírito e da mediunidade com base em teorias quânticas. Surgiu no movimento espiritualista um novo tipo de modismo: o misticismo quântico.
 
Por quê misticismo? Porque as pessoas leigas em Física passaram a repetirafirmações de pessoas que, mesmo tendo diplomas universitários, construíram sem o devido rigor, teses baseadas em conceitos da teoria quântica para explicar conceitos como Deus, o Espírito, a ação do pensamento e os fenômenos de cura espirituais. Como o Espiritismo nos ensina a fé raciocinada, isto é, o entendimento daquilo que se crê, a crença cega nessas teorias constitui-se em um novo tipo de misticismo que tem confundido as pessoas. Nesta matéria, portanto, pretendemos esclarecer o que seria, de fato, uma cura quântica.
 
Várias obras afirmam que curas espontâneas ou por meios religiosos são curas quânticas. Além de não apresentarem nada realmente científico, isto é, que tenha respaldo formal da Física, tais curas são facilmente explicáveis dentro dos conceitos definidos pelo Espiritismo. Sabendo da existência do fluido universal (FU) e que pelo pensamento e vontade qualquer criatura pode modificar o FU impregnando-o de propriedades salutares, a ação desses fluidos seja no perispírito ou diretamente no corpo físico de um doente, poderá levá-lo à cura. Isso explica as curas realizadas por Jesus.
 
Mas, então, não existe cura quântica? Sim existe! A Ciência permite-nos definir o que seria cura quântica de maneira rigorosa. Como a Física Quântica é a teoria que descreve o comportamento e a interação entre as partículas atômicas e subatômicas da matéria, e como toda reação Química se baseia nessa interação, toda cura que decorre da ação de medicamentos alopáticos é quântica por natureza! Quando tomamos um remédio para resfriado, estamos realizando um tratamento quântico para o resfriado.
 
E as curas espirituais? Não possuem mecanismos quânticos? Não podemos, no presente, responder a essa questão porque não temos ainda uma comprovação científica sobre os mecanismos de ação dos fluidos espirituais sobre a matéria. Entretanto, a descrição espírita dos fenômenos de cura é macroscópica e, portanto, clássica. Isso não invalida o Espiritismo assim como a Física Quântica não invalida a Termodinâmica. Assim como a Termodinâmica é que valida os resultados das teorias quânticas modernas da Física, o Espiritismo é que impõe limites de validade para quaisquer teorias novas para os fenômenos espirituais, incluindo os de cura.
 
Jornal Momento Espírita 37, Janeiro, pag. 9 (2013).
Portal A ERA DO ESPÍRITOhttp://www.aeradoespirito.net/

Planeta ELIO'S (Temas Espíritas)
http://emollo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário