a partir de maio 2011

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O QUE É QUE O ESPIRITISMO TEM... QUE OS OUTROS NÃO TEM?

Alexandre Fontes da FonsecaBauru – SPafonseca@fc.unesp.br

 
Há uma coisa que o Espiritismo tem e que nenhuma outra doutrina ou teoria do conhecimento tem. Graças a essa coisa, temos a segurança de que o Espiritismo apresenta verdades inabaláveis a respeito do que somos e da realidade da vida após a morte. Essa é uma das coisas que mais ajuda o espírita a formar uma fé tão inabalável “... que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade” (Kardec, item 7 do Cap. XIX de O Evangelho Segundo o Espiritismo).
 
Essa coisa é o fato do Espiritismo ser a única doutrina que possui duplo caráter de uma revelação! Isto é, possui o caráter divino e o caráter científico de uma revelação. O caráter divino decorre dos conceitos fundamentais do Espiritismo serem oriundos da revelação dos Espíritos. O caráter científico decorre do fato de que, como meio de elaboração, (Kardec, item 14, Cap. I, de A Gênese) “o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental.” Remetemos o leitor ao item 13 do Cap. I de A Gênese para verificar a explicação completa de Kardec.
 
O duplo caráter da revelação espírita faz, portanto, do Espiritismo uma doutrinainédita e única na história da humanidade! Em pleno século 21, nada possui duplo caráter de uma revelação. Tudo o mais possui apenas um ou outro caráter de uma revelação como nos seguintes exemplos:
 
A Física Quântica é uma teoria científica moderna de grande sucesso na explicação de fenômenos microscópicos. Por mais eficiente que ela seja, ela foi desenvolvida apenas dentro dos parâmetros que definem o caráter de uma revelação científica. O mesmo vale para todas as teorias científicas.
 
As obras mediúnicas de F. C. Xavier trouxeram imensa luz em todas as áreas do conhecimento espírita e humano. Mesmo reconhecendo o valor moral, literário e científico das obras psicografadas por F. C. Xavier, elas não passam de revelações de caráter divino. O mesmo vale para a obra mediúnica de D. P. Franco, J. R. Teixeira, e outros. Por essa razão, as obras de um médium jamais formarão uma doutrina com o mesmo valor e caráter de revelação que o Espiritismo. O fato de algumas obras possuírem conteúdos científicos não as torna revelações de caráter científico.
 
Isso nos faz perceber que, sob o aspecto do caráter de uma revelação, o Espiritismo, na verdade, está na frente de todas as doutrinas e teorias do conhecimento humano. É sabendo da dupla garantia de uma revelação, que temos segurança em pautar nossa conduta diária e nossa prática mediúnica pelos ensinamentos do Espiritismo. Como na atualidade, muitas propostas de alteração e inovação vem surgindo no movimento espírita, folgamos em saber que deverá ser sob esse duplo aspecto de uma revelação que o Espiritismo irá progredir com segurança.
 
Jornal Momento Espírita 33, pag. 9, Setembro 2012
 

Portal A ERA DO ESPÍRITOhttp://www.aeradoespirito.net/

Planeta ELIO'S (Temas Espíritas)http://emollo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário