a partir de maio 2011

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Quem é Maria? [UMA VISÃO BUDISTA]

od coloca o destino de toda a humanidade nas mãos de um jovem. -O Papa João Paulo II, Audiência geral, 18 de setembro, 1996 Primeiro de tudo: o que sabemos sobre Maria? Historicamente, não tanto quanto gostaríamos. 
Mary e da vida cristã por Amy Welborn
Isso pode ser frustrante para nós, acostumados como estamos a biografias modernas que nos dizem tudo o que querem saber e, por vezes, o que nem-sobre figuras históricas.Portanto, é importante lembrar que as nossas fontes de informação sobre Maria, os evangelhos, não são biografias. Biografias certamente foram escritos durante o primeiro século Plutarco era um grego do primeiro século, que escreveu a famosa Vive-se assim biografia havia sido o propósito puro e simples destes documentos, que é o que teria sido chamado. Mas não eram. Desde o início, tanto quanto sabemos, eles foram pensados ​​como "evangelhos." A palavra "evangelho" é uma derivação de uma velha frase Inglês "Godspell", que significa "boas notícias." Foi evangelho em latim, e os autores dessas obras que falavam de boas notícias são chamados os evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

 Quando estamos buscando através destes documentos para informação histórica, não podemos esquecer que o seu objectivo não é para satisfazer nossa curiosidade vigésimo primeiro século sobre fatos e números. Sua finalidade é mostrar-nos por que devemos acreditar no Maria 16 e as notícias de Vida Cristã bom que Jesus de Nazaré, filho de Maria, é o Messias e Senhor, o Filho de Deus. Na medida em que Maria desempenha um papel em trazer a boa notícia ao mundo e ilumina o seu significado, ela está lá. Miriam de Nazaré Nós a chamamos de "Maria", mas ela provavelmente foi chamado também de "Maria" ou "Miriam" por aqueles que a conheciam. 

Não podemos comprometer com um ou outro, porque não sabemos que língua os moradores judeus da Galiléia teria falado. Poderia ter sido uma forma de aramaico, ou pode ter sido hebraico. Nós não estamos realmente certeza. Jesus nasceu cerca de 6-7 bc Sim, você leu certo. É complicado, mas por causa de ajustes no calendário, na Idade Média, agora sabemos que o que era tradicionalmente apontado como "0", o ano em que Jesus nasceu, era, na verdade, poucos anos antes. Então, se nós aceitamos que data do nascimento de Jesus e trabalhar a partir da hipótese tradicional de que Maria estava em sua adolescência na época do nascimento de Jesus, podemos resolver o seu ano de nascimento próprio como algo entre 20 e talvez nascimento 23 bc de Maria é comemorado em 8 de setembro, o que é interessante, porque, se você pensar sobre isso, é incomum para comemorar os aniversários dos santos. Costumamos comemorar seu nascimento para a vida eterna-suas mortes. Mas com Batista a Maria e João (24 de junho), também se lembram dos seus nascimentos, porque essas duas figuras desempenhou um papel direto na vinda do Salvador. A Bíblia não nos diz nada sobre a família de Maria de origem, exceto para dizer que Isabel, mãe de João Batista, era uma relação de dela. Enquanto Mateus e Lucas incluem genealogias em seus evangelhos, a linha da família é de José, afirmando associação de Jesus através de seu pai adotivo com a casa de Davi. 
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Quem é Maria? Pisando fora das Escrituras, encontramos um pouco mais, algumas partes da qual pode ser familiar para você. Os primeiros cristãos produziu textos mais do que aqueles que encontramos no Novo Testamento. Aqueles que foram selecionados para inclusão no cânon das Escrituras conheceu certos critérios:                                                                                                                                   
1. Eles tinham origens apostólicas. Ou seja, eles podem ser rastreados de volta para a primeira época do cristianismo, 2. O que eles expressaram era consistente com a "regra de fé" ensinado por Jesus aos Apóstolos e depois transmitido, e 3. Eles eram adequados para proclamar qualquer lugar na adoração. Em outras palavras, eles não têm qualquer ângulo particular local que os faria desinteressante ou inútil para os cristãos em várias partes do mundo. Na verdade, temos muito poucos não-canônicos textos cristãos dos séculos final do primeiro e do segundo que revelam as crenças e práticas dos primeiros discípulos de Jesus. Alguns deles são claramente reflete a vida dos primeiros cristãos. A Didaqué é um bom exemplo e bem vale a pena ler hoje. Outros são mais intrigante para o leitor moderno e parecem conter não só alguns trechos da história, mas lendas também. Um deles é o Proto-Evangelho de Tiago, também conhecida como a narrativa da Infância James. A maioria dos estudiosos acreditam que data de meados do século segundo, com o manuscrito mais antigo que temos de ser a partir do terceiro século. Ele cita grandes pedaços de ambos Mateus e Lucas, mas também tem muito de alguns capítulos que você não vai encontrar em nenhum outro lugar. A maior parte desse material é sobre Maria. Este livro identifica os pais de Maria como Joaquim e Ana, ou Anna. É também neste livro que lemos histórias de início de vida de Maria, que ela nasceu em Jerusalém em resposta à oração da mãe idosa do. Em ação de graças para a concepção de Maria, Anne dedicou-a ao Templo em Jerusalém, e foi lá, a partir de

 
 Maria e antepassadas o cristão a vida de Maria hoje uma lista de mulheres é admirado: Sarah é aclamado como o campo fértil dos povos; Rebeca é honrado como o conciliador capaz de bênçãos, Leah, também, é admirado como mãe do ancestral [Judá] de acordo a carne; 
                 Deborah é elogiado por ter lutado para além dos poderes de sua natureza feminina; Elizabeth é chamado abençoado por ter realizado o Forerunner, que pulou de alegria em seu ventre, e por ter dado testemunho de graça, Maria é venerada, porque ela se tornou a Mãe, a nuvem, a câmara nupcial, e da arca do Senhor. -Proclo de Constantinopla, Homilia em Maria e os Padres da Igreja, 256 19 Quem é Maria? uma idade muito jovem, que Maria foi ensinado sobre a fé judaica e, em seguida, desposada com um viúvo de meia idade com filhos, Joseph. A imagem que temos de Maria deste livro é aquela que enfatiza sua pureza ritual acima de tudo. O Proto-Evangelho era bastante popular. Cerca de 140 manuscritos do livro de sobreviver em seus originais gregos, bem como em várias línguas orientais, incluindo siríaco, e em adaptações latinas. A visão ortodoxa oriental de Tiago e as outras figuras nos evangelhos identificados como Jesus "irmãos" (veja Mateus 13:55; também Atos 1:14 e Gálatas 1:19) deriva deste texto. Eles são identificados como filhos de Joseph viúva de seu primeiro casamento. Em geral, para quem lê-lo, o texto era popular porque preencheu as lacunas que ainda despertar a nossa curiosidade hoje.                                                                                                                                          Quem foram os pais de Maria? Como ela poderia ter sequer começado a ser preparados espiritualmente para o papel incrível Deus a chamou para? O livro é, obviamente, uma mistura de vários outros textos, mas porque é relativamente cedo em sua origem (e, acredite ou não, cem anos após a vida de Jesus na Terra é considerada precoce), nem todos os leitores demitir todos os seus pedidos de forma facilmente. Católica tradição devocional certamente não tem. Quem sabe o que ele preserva memórias antigas, mesmo que ele costuram sobre eles? O único elemento do Proto-Evangelho, que teve o impacto mais duradouro sobre a devoção cristã é a identificação dos pais de Maria como Joaquim e Ana, e, especialmente, Anne como sua mãe. St. Anne é um santo muito popular em seu próprio direito, e seu papel na arte cristã vale um breve desvio, porque nos dá o que pensar sobre a sua filha também. Uma imagem comum é o que é chamado de St. " Anne Trindade. "Nesta composição, Anne, Maria e Jesus são retratados em conjunto, um arranjo que enfatiza a humanidade de Jesus como enraizados 20 Maria e da vida cristã em sua mãe e avó. Outra imagem freqüente é a de St. Anne fazendo o que as mães incontáveis ​​ao longo da história têm feito:. Ensinando a filha a ler                                                                                                                                                         Vemo-lo primeiro em meados do século XIII, após o que se tornou bastante popular. Este retrato simples de Anne e Mary, seja sentado ou em pé e partilha de um livro, é visto na parede de arte, estátuas, vitrais, livros de oração, e até mesmo primers para as crianças. Em alguns casos, quando ele ou ela tem espaço, o artista nos permite ver o que está no livro colocado entre as mulheres. É muitas vezes o texto de Isaías 7:14, que profetizou um rei nascido de uma menina, ou virgem. Às vezes, é o Salmo 45:11: "E o rei vai desejar a sua beleza. . . . "Quando há um monte de espaço, podemos ver aperies labia Domine Meã," Abre, Senhor, os meus lábios ", que é a abertura de Matinas, oração da manhã, nas poucas horas da Virgem, uma forma popular da Liturgia das Horas comumente orou pelos leigos. As imagens aqui, como em toda a arte, pode ser uma rica fonte de contemplação. Em um nível puramente histórico, muitos estudiosos ver a prevalência da imagem como uma indicação de um período em que as mulheres eram cada vez mais alfabetizada, e as mães, em particular, desempenhou um papel fundamental na educação dos filhos, especialmente de suas filhas, como ler. Mas espiritualmente há mais. O que podemos discernir a partir desta imagem de Maria Lectrix, "Maria do Leitor", como é chamado? Talvez por um momento podemos ponderar as palavras. Ou, mais precisamente, a Palavra.                                                                                                                          No primeiro capítulo de João, conhecido como o Prologue, Jesus é descrito como o "Verbo" ou Logos de Deus. A Palavra veio até nós através deste jovem, aprendeu a ler por sua mãe. Em Jesus, Deus fala ao mundo. Jesus é o selfexpression da mente de Deus, assim como as palavras que eu digo e expressar nossos pensamentos. Esta Palavra é falado em uma língua que pudermos
 21                                                                                                                                                      Quem é Maria ? entender, a linguagem dos seres humanos a quem Deus amou tanto que ele tornou-se um deles. Um de nós. Esta Palavra-este salvador, este redentor-não está oculta ou obtuso ou apenas para a elite. Sua presença não é arbitrária ou fugaz como a dos deuses pagãos. Ele é um presente, dada a nós para ouvir, para ouvir, para responder em amor. Todos nós. Todos nós podemos ouvir esta Palavra e responder. Talvez Anne Mary ensinou a ler e entender não apenas palavras em uma página ou um rolo de papel, mas o Deus lhe daria sinais de que seu filho estava, que ele seria para ela, seu povo e ao mundo inteiro. Ensinados a ler a história da ação de Deus no mundo, para saber os nomes dos patriarcas e profetas, para reconhecer e cantar os salmos, Maria estava mergulhada na palavra, para que, quando chegasse o momento, a Palavra que habita dentro dela. Em seguida, na plenitude do tempo, ela podia ler a Palavra, responder, e ensinar-nos, por sua vez. Diário de Maria Vida Nazaré era uma aldeia da Galiléia, ao norte da Palestina, perto, não surpreendentemente, o Mar da Galiléia. A área era rural e, pelos nossos padrões, pobre. A maioria dos estudiosos diria que Nazaré era composta por algumas dezenas de famílias que viviam em pequenas casas de pedra e lama, muitos deles construído como extensão de cavernas, com as cavernas usadas como depósitos. Escavações recentes em Nazaré antiga (agora uma cidade de cerca de 60.000 pessoas) revelaram ferramentas e estruturas para o processamento de azeitonas e uvas. A vida diária de Maria teria sido sobre o trabalho, assim como foi para todos os outros: trabalhar em vinhedos ou olivais, fazendo o trabalho de artesanato, cozinhar, cuidar de crianças. José, um carpinteiro, 22 e Maria da Vida Cristã teria se empenhado na construção de algumas estruturas de apoio para edifícios-vigas e tal-mas provavelmente foi mais movimentado, com objetos como mesas e bancos. Politicamente, a região estava sob o controle do Império Romano e tinha sido por décadas. Líderes judeus, em nome do Império, governado localmente. Galiléia era governada por Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande. Herodes Antipas é o Herodes mesmo diante de quem Jesus apareceu no julgamento. Embora a tributação era pesado, a vida como um todo foi bastante tranquilo na Galiléia durante este período. Não temos uma noção exata da vida espiritual diária de judeus fora de Jerusalém.                                                                                                                                     O centro da vida espiritual teria sido a casa, embora, como se pode ver a partir dos evangelhos, sinagogas existia. Eles foram, no entanto, centros de aprendizagem, não adorar. O seu papel como locais de culto não desenvolveu após a destruição do Templo de Jerusalém em 70 dC.Vida diária teria sido marcado com a oração enraizada nos salmos e outros hinos que encontramos no Antigo Testamento, por exemplo, o hino que homônimo de Maria, Miriam, profetisa e irmã de Moisés, cantou em louvor a Deus pela vitória de Israel sobre os carros de Faraó (Êxodo 15:1-12). Os vários momentos do dia foram marcadas com a oração, e certos dias da semana poderia ter sido reservado para o jejum. Aqueles que poderiam viajou a 50 milhas a Jerusalém para festas importantes que o sacrifício exigido no Templo. Se Maria, como o Proto-Evangelho diz, cresceu no Templo ou viveu sua jovem vida inteiramente na Galiléia, podemos discernir a sua resposta ao anjo Gabriel de que ela estava profundamente enraizada na fé judaica, a sua confiança no Deus da Israel, ea promessa do Messias, como o cântico Lucas atribui a ela, o Magnificat, shows.E por isso estamos pedindo de volta, que foi Maria? 23                                                                                                                                                                     Quem é Maria? Nossa Senhora de Loreto                                                                                                                                                       A Santa Casa de Loreto, na Itália, é uma pequena estrutura de rochas rodeados por uma basílica enorme e é homenageado como casa da Sagrada Família de Nazaré. Como foi vir para a Itália? Lendas dizem que foi levado pelos anjos, mas a verdade é possivelmente ainda mais interessante. O site em Nazaré tinha sido homenageado desde os primeiros séculos, a casa original pequeno construído sobre a igrejas e acabou enterrado como os muçulmanos destruíram essas mesmas igrejas. Registros indicam que, no século XIII, o edifício fez o seu caminho para a Itália, devido aos esforços dos membros da família Angeli. Eles resgataram a casa da destruição por invasores muçulmanos e se tivesse enviado de volta para a Itália. Exames das pedras da Santa Casa revelam técnicas e marcas comuns em firstcentury Palestina. Nossa Senhora de Loreto é a padroeira dos viajantes aéreos. 24 Maria e da Vida Cristã A Imaculada Conceição A Imaculada Conceição é a antiga crença cristã de que Deus preservou Maria do pecado original desde o momento de sua concepção. O anjo saúda Maria como "cheia de graça" (Lc 1:28), que entendemos como significando que Deus encheu-a com a plenitude de sua graça para que ela possa ser preparado para seu grande papel na história da salvação.Na vida de Maria, vemos a poderosa graça de Deus no trabalho desde o início: o "esplendor de uma santidade inteiramente original", pelo qual Maria é "enriquecida desde o primeiro instante de sua concepção" vem inteiramente de Cristo: ela é "resgatado , de uma forma mais exaltada, em razão dos méritos de seu Filho. "                                                                                                                                                             O Pai abençoou Maria mais do que qualquer outra pessoa criada "em Cristo, com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais" e escolheu "em Cristo antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. "-Catecismo da Igreja Católica, 492 25 Quem é Maria? 
                            Um jovem judia que viveu uma vida normal de trabalho e oração, que viveu em um espírito de gratidão a Deus e confiança no poder de Deus para salvar: uma jovem mulher que encarna a fé do povo de Israel. No meio de seu trabalho e de oração, que a promessa é cumprida e Esperança nasce. Na vida comum de Maria, a extraordinária toma forma. Olhando para Maria Em uma cultura paralisada por celebridade, em que a comunicação de massa torna possível para toda e qualquer um de nós para publicar nossos pensamentos e transmitir as nossas imagens potencialmente todo o mundo, em que o valor pessoal é medido em termos de sucesso profissional e realização , é todo dia bom olhar para Maria. É surpreendente, realmente, e algo que nós vamos voltar de novo e de novo. Quando você estiver fora e aproximadamente um dia, encontrar uma jovem mãe que pode servir como um tipo de Maria para você, a mãe mais jovem que você pode encontrar na congregação na igreja, no shopping, no parque.Assista a este jovem, sentado neste ponto em particular sobre a terra, um dos milhares de milhões de seres humanos, alisando para trás seu bebê, murmurando em seu ouvido, em busca de uma garrafa, recuperar um brinquedo, e quando o bebê está calmo, inclinando-se para trás e olhando para tudo o que está na sua frente, pensando, vendo, e talvez até mesmo rezar. Ou talvez ela está grávida, e quando ela se inclina para trás, ela adereços os pés para cima, e sua mão repousa cuidadosamente em sua barriga, tocando, acariciando, massageando. Para a vida de uma jovem mulher como que ocupado, pensativo, preocupado, alegre-um jovem que não faz as leis e exerce nenhum poder, Deus se movia. Deus se move e age da maneira que ele gosta. Na maioria das vezes, o que ele parece gostar é o pequeno, o inesperado, o silêncio, 26 e Maria da Vida Cristã da. Ignorado, aqueles que o mundo não pode imaginar jamais poderia fazer qualquer coisa de valor Nada mudou em dois mil anos. Esta foi a maneira que Deus trabalhou na vida de Maria e da maneira como ele funciona na nossa. Em nossa pequena mancha na terra, no meio de nossas vidas comuns, Deus se move. Deus chama.Deus convida. k 0,27                                                                           Quem é Maria? T ele kathist A H Devoção YMN à Santíssima Virgem Maria tem suas origens no Oriente. Muito antes de devoção mariana floresceu no Europeu ou o cristianismo ocidental, os cristãos do Egito para a Ásia Menor (atual Turquia) estavam cantando hinos a Maria, rezando para ela, e representando-a em ícones. Um dos hinos mais antigos a Maria é o hino Akathistos, provavelmente escrito por volta do final do século V e ainda em uso em Igrejas Orientais Católicas e Ortodoxas hoje. Ele tem um lugar especial de honra no sábado quinto da Quaresma, que é chamado de "Akathistos sábado." O título do hino significa "não sentado", indicando que aqueles cantando ou ouvindo fazê-lo de pé (a postura típica do Leste oração cristã ). Ele é, como muitos dos salmos, um acróstico. Cada uma das estrofes 24 começa com letras sucessivas do alfabeto grego. Como é o caso com o Leste oração cristã, o canto é uma resposta entre o padre, cantor, e as pessoas. A essência do que é uma celebração do mistério da encarnação, Jesus, o Filho de Deus e Filho da Virgem. Os dois primeiros cantos, qualquer única linha de que poderia ser um início rica de oração e meditação, follow.1 On The Side devot ional 28 Maria e Christian Life Primeiro Chant [Sacerdote]: Um Arcanjo foi enviado do céu para saudar a Mãe de Deus, e como ele viu que assumindo um corpo ao som de sua voz sem corpo, ó Senhor, ele ficou extasiado com espanto e gritou-lhe com estas palavras: Salve, ó vós, por quem a alegria irá brilhar! Salve, ó tu, por quem a maldição vai desaparecer! Salve, ó Restauração do Adão caído! Salve, ó Redenção das Lágrimas de Eva! Salve, ó pico acima do alcance do pensamento humano!Salve, ó Profundidade mesmo para além da visão de anjos! Salve, ó tu que tornaram-se um trono real! Salve, ó tu que carregam Aquele que carrega todos! Salve, ó estrela que manifestam o Sol! Salve, ó Ventre da Encarnação Divina! Salve, ó através de quem a criação foi renovada! Salve, ó através do qual o Criador se torna um borracho! Salve, ó noiva e Maiden sempre puro! [Resposta]: Salve, ó noiva e Maiden sempre puro![Kondakion (Sacerdote ou Cantor)]: Sabendo que ela era virgem, o Abençoado corajosamente respondeu o anjo: "Suas palavras surpreendentes parece difícil para a minha mente para aceitar: como você pode falar de um nascimento que está por vir a partir de uma concepção sem semente? E por que você chora, Aleluia "[resposta]:? Aleluia! 29 

Quem é Maria? Chant Segundo [Sacerdote]: Tentando compreender o sentido deste mistério, a Virgem pediu o mensageiro santo: "Como é possível que um filho nascer de um ventre virginal? Diga-me "E ele respondeu a ela com admiração, gritando as seguintes palavras:. Salve, ó sentido oculto do Plano Inefável! Salve, ó crença no silêncio que deve ser! Salve,
 O Previsão das maravilhas de Cristo! Salve, ó Fountainhead de verdades a respeito dele!Escada granizo, Celestial, pelo qual Deus desceu! Ave, ó ponte que conduz os terrenos para o céu! Salve, ó maravilha, sempre emocionante para os anjos! Salve, ó Ferida, sempre sofrendo com os demônios! Salve, ó tu que deu à luz a Luz inefável! Salve, ó tu que não disse a ninguém como ele foi feito! Salve, ó tu que superar a sabedoria dos sábios! Salve, ó tu que iluminar as mentes fiéis! Salve, ó noiva e Maiden sempre puro![Resposta]: Salve, ó noiva e Maiden sempre puro! [Kondakion (Sacerdote ou Cantor)]: Quando o poder do Altíssimo ofuscou o único que nunca tinha conhecido o leito nupcial, seu ventre fecundo concebeu, e ela tornou-se para todos os campos de um delicioso: para quem quis colher a salvação, cantando "Aleluia!" [resposta]: Aleluia! 
Imaginem o Cristianismo sem Maria.
Apenas tente.
Claro que, em um sentido, é completamente impossível, uma vez que o cristianismo é a respeito de Jesus, Verbo feito carne, nascido de uma virgem. Você não pode ter a história cristã sem isso.
Por um momento, porém, ir além dos simples fatos da história. Considere o seu entendimento do que significa ser discípulo de Jesus, vivendo, adorando e servindo a ele neste mundo e na esperança de vida eterna no próximo.
Imagine tentar fazer isso sem Maria no quarto. Mesmo que Maria não desempenha um grande papel em sua vida devocional ou espiritual, os resultados desse exercício mental pode surpreender você.
Por que isso? O que está faltando quando é levar Maria para fora da imagem?
Simples. Somos. Sem Maria, corremos o risco de tornar-se o cristianismo nada mais do que uma idéia.
A devoção a Maria, que é tão importante para o catolicismo ea ortodoxia é rico e complexo. Ele pode ser e tem sido explorado em teológicos, espirituais, psicológicas, termos culturais, mitológicas e literárias. Nenhuma mulher tem sido escrito sobre mais; nenhuma mulher foi imaginado ou invocado mais.
Isso é surpreendente quando se lembrar que estamos falando: uma mulher judia que viveu nos remansos do Império Romano há dois mil anos. A ninguém, ao que parece, logicamente falando.Humanamente falando.
Quantas mulheres viviam há dois mil anos? Abundância. 10
Maria e da Vida Cristã Quantas mulheres judias viviam na Galiléia? Vários. Mas lembre-se ela.Nós veneramos e honrá-la. Chamamos nossos filhos e igrejas atrás dela. Nós pendurar sua imagem em torno de nossos pescoços e em nossas casas. Nós a chamamos de Nossa Senhora, nossa mãe. Mas por que isso? O que vemos nela? Que esperanças são cumpridos em sua história? Que verdades que ela encarnar para nós? O que ela fez por nós?
Ela é um espelho?
Uma janela?
Um porta?
Este livro explora essa pergunta, mas não de uma forma abstrata. Embora ele toca em questões históricas, não é uma história ou livro apologética. Também não é uma obra de teologia ou um exame pericial de temas espirituais, tipológico ou mitológicos. Maria e da vida cristã é simplesmente uma exploração do que o título indica. Como discípulos de Jesus, todos nós estamos comprometidos a aprofundar esse relacionamento cada dia estamos na terra. Buscamos a abrir-nos mais completamente a tudo o que é Jesus gostaria que fizéssemos aqui, para viver de modo que já não é eu, mas Cristo que vive em mim para o bem do mundo mundo todo. Essa é a vida cristã (Gálatas 2:19-20).
Maria pode nos ajudar nessa jornada. Como todos os santos, ela pode nos ajudar através de seu exemplo e através de suas orações. Mas é claro que ela não é como qualquer outro santo, em um aspecto importante: a forma como ela está relacionada com Jesus. Ela é sua mãe. Ela levou em seu ventre, cuidou dele como seu bebê, criança, adulto e filho, e como sua mãe, viu morrer e cuidados para o seu corpo morto-corpo o mesmo tinha dado dentro dela.
Portanto, há algo mais sobre Maria, algo vital para ela que é acessível para nós, quer seja um homem ou uma mulher, ou não que já foi casado ou tinha filhos.

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