a partir de maio 2011

sábado, 15 de setembro de 2012

Movimento Espírita Brasileiro-15-09-2012


MARIÂNGELA CAZETTA 
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)


 Distrito Federal
Brasília – Neste domingo, 16 de setembro, às 9h, será realizado o 2oEncontro de Palestrantes Espíritas do Distrito Federal na FEDF: SHCS Sul, SQ 408, área especial, templo.  Os organizadores solicitam que todos cheguem por volta das 8h30 para recepção e preparação de ambiente. Inscrições no sitewww.fedf.org.br. Informações no sitewww.palestrantesespiritasdf.wordpress.com. 
– A Federação Espírita do Distrito Federal realizará o seu 3º Seminário em Defesa da Vida com os expositores Fabíola Zaneti e Jaime Ferreira Lopes, que abordarão os seguintes subtemas: Bioética e Espiritismo e os desafios da defesa da vida no âmbito do Congresso Nacional, do Poder Executivo e no Poder Judiciário.  O fantasma da legalização do aborto ronda-nos novamente, desta vez por meio da Reforma do Código Penal, cuja proposta é a do aborto e da eutanásia.  Venha participar deste seminário no próximo domingo, 23 de setembro, das 8h30 às 12h, na sede da asa sul da FeDF: SQS 408, Área Especial.  Inscrições gratuitas no site http://www.fedf.org.br/ até o dia 21 de setembro. 
– Um Sarau com João Cabete será realizado no próximo domingo, 23 de setembro, às 16h, no Teatro da Escola de Música de Brasília: L2 Sul, Quadra 602.  Os ingressos estão à venda na FEDF Sudoeste: QMSW 05, Lote 05.  Informações pelos telefones (61)3344-8237, 3967-5503 ou 9694-0040. 
– Às vésperas da aprovação final do Projeto de Lei 6162-2009, que introduz o ensino do Esperanto nas escolas de nível médio do Brasil, a Universidade de Brasília – UnB – acrescentou oficialmente o Esperanto às 12 línguas atualmente ensinadas naquela universidade. O objetivo principal do curso de 180 horas é a capacitação adicional de atuais professores de línguas estrangeiras para o ensino do Esperanto. O curso se destina ao público geral adulto, com um programa especial para professores de línguas no terceiro semestre. Objetiva-se que os concludentes do curso se capacitem para obter aprovação no nível C1 dos exames do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, conhecido como KER no meio esperantista. As aulas ocorrerão no campus da Asa Norte da UnB, duas vezes na semana, as segundas e quartas-feiras sob a direção dos professores Paulo Nascentes e Josias Barboza. As matrículas já estão abertas. Visite o site unbidiomas.net e aponte o mouse para cursos sequenciais – esperanto. Esta conquista de espaço na Universidade abre caminho para um passo ainda mais importante para a evolução do ensino do esperanto no Brasil, o curso de pós-graduação Latu sensu, sugerido pela própria direção da UnB. Informações: e-mail joaojosesantos@gmail.com.
 
 São Paulo
Capital – “Ciência e Espiritualidade. Contribuição da Doutrina Espírita” será o tema da palestra que Irvênia Prada fará no próximo sábado, 22 de setembro, às 17h, no Centro Espírita Jesus e Kardec (CEJK): Rua Coronel Melo de Oliveira, 289, Perdizes.  As vagas são limitadas e, por este motivo é necessário fazer inscrição pelo telefone (11)3675-7205.  Informações no sitewww.cejk.org.br.
 – O Grupo Vocal Reencontro se apresentará neste domingo, 16 de setembro, às 15h30, no Grupo Espírita Manoel Bento: Rua Alfredo Pujol, 77, Santana.  No próximo domingo, 23 de setembro, às 15h30, o Grupo Vocal Reencontro se apresentará na Associação de Estudos Espíritas Lenico: Rua Iriri Mirim, 169, Jardim Santa Terezinha. Informações no link http://mei-reencontro.blogspot.com.                                                                           
 – A Arte Poética Castro Alves promove o  22º Concurso de Poesia com Temática Espírita.  O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro.  Os trabalhos devem ser enviados para o seguinte endereço: Arte Poética Castro Alves (22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970.  A partir de outubro, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia.  A festa de entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um classificado na categoria Menção Honrosa) será realizada no dia 10 de novembro, sábado, às 19h, no Grupo Espírita Manoel Bento: Rua Alfredo Pujol, 77, Santana, próximo à estação Santana do Metrô.                               
 – O NEDE – Núcleo de Estudos e Divulgação Espírita do Centro Espírita José de Castro – realiza o Curso de Brailler, aos sábados, das 13h às 14h, na Rua do Lavapés, 811, Cambuci. Informações pelos telefones (11)7450-8541, 8311-9969 ou 3276-4801 ou, ainda, pelo e-mail teccom.desinibe@gmail.com.
– O curso “Reencarnação e Psicoterapia – como abordar eticamente as crenças espirituais dos pacientes que buscam psicoterapia” é ministrado às terças-feiras, das 18h30 às 21h, na Clínica Júlio Peres: Rua Maestro Cadim, 887, Paraíso. O curso tem duração de 4 meses e é coordenado por Júlio Peres. Informações pelo telefone (11)3288-6523.  
– Wanderley Oliveira coordenará a Oficina Terapêutica “Cordões energéticos”.  Poderão participar interessados em autoconhecimento, transformação emocional e paz interior.  O objetivo é certificar a existência de prisão energética a alguém; avaliar como esses cordões podem paralisar sua vida; examinar prováveis doenças causadas pelos cordões; aprender a proteger seu campo energético; construção de cordões de amor, libertação e cura.  A oficina será realizada on-line por meio de três encontros semanais de 120 minutos e usará técnicas e vivências de limpeza de aura, libertação de angústia e fechamento de corpo.  Os encontros serão realizados das 20h às 22h, e a programação de aulas é esta:
20 – quinta-feira – A estrutura emocional dos cordões tóxicos;
23 – domingo – Como higienizar os cordões energéticos.
O investimento é de R$60,00 por encontro ou de R$150,00 pelo pacote completo e as inscrições devem ser realizadas no sitewww.mentenova.com/wanderleyoliveira
– O Núcleo de Assistência Social de Conduta Espírita Rivail – NASCER – recebeu Luiz Marcelo Lobato para uma palestra com tema evangélico na última quinta-feira, 13 de setembro.  Informações pelo e-mailnascer.nascer@hotmail.com
Bauru – O Curso de Gestão no Centro Espírita está direcionado para os atuais dirigentes, potenciais coordenadores e lideranças das Instituições. As reuniões presenciais são realizadas, das 13h30 às 18h, e a programação final é esta: 6 e 27 de outubro. Informações pelo e-mail usebauru@terra.com.br
– O Centro Espírita Vicente de Paulo realiza um estudo da Doutrina Espírita “O Céu e o Inferno – A justiça divina segundo o Espiritismo”, toda terça-feira, às 19h30, na sede do centro: Rua 7 de setembro, 14-50. Inscrições na Biblioteca do CEVP ou pelo e-mail biblioteca@cevp.org.br.  
– Já está no ar o jornal falado da Rádio CEAC. São quatro módulos que veicularão entrevistas, anúncios e notícias retiradas do jornal “Momento espírita” do Centro Espírita Amor e Caridade. Os módulos agendados são: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, às 10h e às 19h; aos sábados, às 10h e às 20h. Em breve, será veiculada diariamente, às 18h, uma mensagem de Richard Simonetti. Informações no site www.radioceac.com.br.  
– Leia o jornal Momento Espírita do CEAC, acessando o linkhttp://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita
– O Seminário sobre Reunião Mediúnica foi realizado no último sábado, 15 de setembro, na sede do CEVP – Centro Espírita Vicente de Paulo, coordenado por Edgar Miguel e Anselmo de Oliveira.  Informações: e-mails:biblioteca@cevp.org.br ou dep.doutrinariousebauru@gmail.com
Capão Bonito – O curso de Formação de Monitores do ESDE será realizado no dia 22 de setembro, sábado, das 9h às 18h, na Associação Espírita Alan Kardec: Rua Walter Jorge Ferrari, 647, Nova Capão Bonito.  O objetivo é apresentar o programa do ESDE e preparar monitores para implantação do curso na casa espírita que milita, e troca de experiências com aqueles que já implantaram o ESDE.  Poderão participar educadores e dirigente espíritas, expositores e trabalhadores das Casas Espíritas. Informações com Juliano pelo telefone (15)9707-7992. 
Carapicuíba – O Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna (Av. Rui Barbosa, 2361, Santa Terezinha) envia sua agenda de palestras do mês de setembro:
16 – domingo – 9h – Transcomunicação instrumental, com Sonia Rinaldi;
17 – segunda-feira – 20h – Espiritismo e ecologia, com Eliete Arruda;
18 – terça-feira – 20h – Lei da Destruição, com Valter Poleti;
20 – quinta-feira – 14h – Lei da Destruição, com Luciana Ostafiuc;
20 – quinta-feira – 20h – Lei da Destruição, com Eduardo Oliveira;
23 – domingo – 9h – O idoso na visão espírita, com Maria Honório;
24 – segunda-feira – 20h – O idoso na visão espírita, com José Carlos;
25 – terça-feira – 20h – O idoso na visão espírita, com Walter Célio;
27 – quinta-feira – 14h – O idoso na visão espírita, com Edson Barros;
27 – quinta-feira – 20h – O idoso na visão espírita, com Janice Machado;
30 – domingo – 9h – Espiritismo e ecologia, com Eliete Arruda. 
– O Núcleo Espírita Chico Xavier (Rua Antônio Calixto Filho, 17, Vila Dirce) realiza todos os últimos sábados de cada mês, às 20h, palestras especiais sobre temas diversos direcionados para trabalhadores, colaboradores, dirigentes e frequentadores. Informações pelo e-mail fernandosilva_art@hotmail.com
– O curso “Saúde emocional” será realizado até o dia 10 de novembro, das 15h às 18h, no Colégio Glória Nogueira Piquini: Rua Coimbra, 193. A programação das aulas é a seguinte:
22/setembro – 4ª aula –“Raiva”;
6/outubro – 5ª aula – “Medo”;
20/outubro – 6ª aula – “Relacionamentos”;
3/novembro – 7ª aula –“Sentimento de culpa”;
10/novembro – 8ª aula – “Propósito de vida”.
Inscrição pelo e-mail brunorodriguespsi@gmail.com
Cruzeiro – O XXXV Mês Espírita de Cruzeiro terá como tema central “Transição planetária” e será realizado em setembro. A programação completa é esta:
22 – sábado – 19h30 – O mundo melhor está dentro de nós, com Marli Rodrigues – União Espírita Cruzeirense: Av. Marrey Jr, 509, Santa Luzia;
29 – sábado – 19h30 – União e Unificação aos olhos de Jesus, Kardec e Dr. Bezerra, com Andreia dos Anjos Pereira – União Espírita Cruzeirense: Av. Marrey Jr, 509, Santa Luzia.
Diadema – O Curso “Obsessão e Suas Máscaras” será realizado no Grupo Espírita Cairbar Schutel (Av. Pedro Severino, 325) até o dia 13 de dezembro, às quintas-feiras, das 19h às 20h. O curso é uma realização do Grupo Espírita Cairbar Schutel e da Associação Médico-Espírita de São Paulo. Os facilitadores são: Marlene Nobre, Rodrigo Bassi e JB Maida. O material de apoio e a divisão das aulas estão baseados no livro “A Obsessão e suas Máscaras”, de Marlene Nobre. 
Franca – O Programa Sementeira Cristã, produzido pelo IDEFRAN – Instituto de Divulgação Espírita de Franca, é transmitido aos domingos, das 9h às 10h, pela Rádio Imperador, 920Khz em Franca, e retransmitido pelo site do Grupo Espírita Luz e Amor www.luzeamor.org.br
Guararema – A 58ª. Semana Espírita de Jacareí e região tem como tema central “Vida: desafios e soluções” e está sendo realizada no período de 6 a 16 de setembro.  No último domingo, 9 de setembro, foi realizada a palestra “Vida: desafios e soluções”, com Juarez Silva Junior, no Centro Espírita Natalício de Jesus. 
Guaratinguetá – Ouçam o programa “Papo franco sobre a espiritualidade” na Super Piratininga AM 610, toda quinta-feira a partir das 9h, com Beto Couto. Use o link http://superradiopiratininga.com.br/. O programa é uma realização da Casa do Caminho “Jesus de Nazaré”: Rua Professor Eucário Rodrigues Pinto, 148, Santa Luzia. Informações pelo e-mailcontato@cdcjesusdenazare.com.br, pelo telefone (12)3132-7323 ou no site:http://www.cdcjesusdenazare.com.br
Igaratá – A 58ª. Semana Espírita de Jacareí e região tem como tema central “Vida: desafios e soluções” e está sendo realizada no período de 6 a 16 de setembro.  Na última segunda-feira, 10 de setembro, foi realizada a palestra “Perseverando sempre”, com Jocelyna Maria B. dos Santos, no Centro Espírita Chico Xavier. 
Itatiaia – José Passini coordenará o Seminário “Kardec e Sua Visão do Futuro” neste domingo, 16 de setembro, das 9h30 às 12h30, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier: Rua Coirana, 575, Vila Pinheiro.  Informações no site www.cefcxavier.org.br
Jacareí – A 58ª. Semana Espírita de Jacareí e região tem como tema central “Vida: desafios e soluções” e está sendo realizada no período de 6 a 16 de setembro.  A programação conta com as presenças de Julia Nezu, Carlos Monteoliva, Dante Mario Bertolozzi, Severino Ramos, Michel Barbier, Maria Emília Baccaro, Paula Guimarães e Maria Cristina de A. Oliveira. 
Matão – O Encontro Cairbar Schutel 2012 será encerrado no próximo domingo, 23 de setembro, e a programação é esta: Abertura; palestra de André Trigueiro e, simultaneamente, apresentação da peça teatral “Porto Amor”, pela Cia. Laboro; Encerramento solene.  Atividades especiais: participação das autoras Therezinha Oliveira, Célia Xavier de Camargo e Lucy Dias Ramos; do Projeto Conte Mais; Alan Runho e Renata Magri com atividades simultâneas com jovens e crianças.  Visite o blog do Projeto Conte Mais: http://contemaisfergs.blogspot.com.br/ e o site: Cia. Laborowww.cialaboro.com.br
Mauá – A 20a Semana Espírita de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra terá como tema central “Novos rumos para a humanidade” e será realizada até o dia 22 de setembro.  A programação é esta:
16 – domingo – 16h – Rosangela Pires: O papel do Espiritismo da transformação do indivíduo – Parte artística: Coral Carlos Gomes – Local: Associação Cultural Nipo Brasileira: Rua Mirassol, 113, Jardim Pedroso;
18 – terça-feira – 20h – Manolo Quesada: A tecnologia, a família e o Espiritismo – Parte artística: Chico Santana – Local: Nosso Lar: Rua Marcilio Germano, 295, Vila Vitória;
19 – quarta-feira – 20h – Isaias Claro: Solidariedade na transformação para um mundo melhor – Parte artística: Coral Cantares – Local: Grupo Espírita Fraternidade: Av. Joaquim Chavasco, 86, Jardim Mauá;
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.  Informações pelo e-mailluz@luz.org.br ou no site www.luz.org.br
Osasco – O Centro Espírita José de Castro, o NEDE – Núcleo de Estudos e Divulgação Espírita – e o Grupo Espírita Irmã Marisa realizam as Reuniões de Orientação a Centros Espíritas (ROCE). Podem participar trabalhadores e alunos a partir do 2o Básico Completo. O curso tem a doutrina espírita como referência e, assim, os participantes poderão ajudar na divulgação do Espiritismo, melhorando sua postura, relacionando-se melhor na vida.  O curso é realizado todos os sábados, das 14h às 16h, na sede do GEIM: Rua 15 de novembro, 309, Jardim Cipava. Informações pelo e-mailteccom.desinibe@gmail.com
Pindamonhangaba – O Curso “Doutrina Espírita para Principiantes” aborda os fundamentos do Espiritismo, expostos nas obras básicas da Doutrina codificada por Allan Kardec. Os encontros são semanais na Casa do Caminho Pinda (Rua Senador Dino Bueno, 203, Bosque da Princesa), às sextas-feiras, das 20h às 21h30. Informações pelos telefones (12)3642-1219 e 7815-9517 (Mariângela) ou 9230-4694 e 88131-7804 (Wagner) ou no sitewww.casadocaminhopinda.org.br
Ribeirão Pires – A 20a Semana Espírita de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra terá como tema central “Novos rumos para a humanidade” e será realizada no período de 16 a 22 de setembro.  A programação completa é esta:
20 – quinta-feira – 20h – Antonio Demarchi: Amor ao próximo é o caminho – Parte artística: Allan Vilches – Local: Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Rochedo, 85, Jardim Verao, 4a Divisão;
21 – sexta-feira – 20h – Heloisa Pires: Reconhece o verdadeiro espírita pelas suas atitudes – Parte artística: Grupo de Canto Amigos de Eurípedes – Local: Centro Espírita Ismenia de Jesus: Av. Capitao José Gallo, 1074, Centro;
22 – sabado – 20h – Marcia Clarassoti: Novos rumos para a humanidade – Parte artística: Anizio do Bandolim & convidados – Local: G.E.E. A caminho da luz: Rua Pelegrino Gianasi, 411, IV Centenário.
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.  Informações pelo e-mailluz@luz.org.br ou no site www.luz.org.br
Ribeirão Preto – A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo de Ribeirão Preto – mantém o programa de rádio – AJE – NO AR – pela rádio educativa FM, 87,9. O programa vai ao ar sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h. Também pode ser acompanhado pela internet através do sítio eletrônicowww.radioeducativafm.com.br. Em breve o Núcleo iniciará seu grupo de estudos sob a coordenação de André Luiz Carrenho Geia. Informe-se pelo e-mail ribeiraopreto@ajesaopaulo.com.br
Rio Grande da Serra – A 20a Semana Espírita de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra terá como tema central “Novos rumos para a humanidade” e será realizada no período de 16 a 22 de setembro, no Centro Espírita A caminho da Luz: Rua Ômega, 161, Jardim Maria Paula.  Na próxima segunda-feira, 17 de setembro, às 20h, Eugenivaldo Fort trabalhará o tema “A visao espírita das dores do mundo”.  A parte artística ficará a cargo do Grupo de Canto Obreiros da Caridade. Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.  Informações pelo e-mail luz@luz.org.br ou no site www.luz.org.br
Santa Isabel – A 58ª. Semana Espírita de Jacareí e região tem como tema central “Vida: desafios e soluções” e está sendo realizada no período de 6 a 16 de setembro.  No último domingo, 9 de setembro, foi realizada a palestra “Vida: desafios e soluções”, com Maria Cristina Barcelos no Centro Espírita Nosso Lar. 
Santos – O oitavo módulo do Curso de Aperfeiçoamento “Bases da Integração Cérebro-Mente-Corpo-Espírito” tem como tema “Medicina e Espiritualidade” e a programação é esta:
22/9 – aula dupla: O efeito curativo da prece – Fernando Guimarães;
29/9 – aula dupla: Síndrome do Pânico e Transtorno Obsessivo Compulsivo – Flávio Braun.
As aulas são ministradas na Universidade Santa Cecília: Rua Osvaldo Cruz, 266, Bloco D, 4º andar (anfiteatro), aos sábados, das 14h30 às 17h. Inscrições: Setor de Pós Graduação: Rua Cesário Mota, 24, Boqueirão. Mensalidade: R$25,00. Informações pelo telefone (13)3202-7104, e-mailextensao@unisanta.br, site www.amesantos.blogspot.com
– A Casa do Caminho de Santos recebeu no dia 12 de setembro, quarta-feira, a confreira Eulália Bueno, do Lar Espírita “Caminho do Cristo”, para tratar de tema evangélico.  Informações no sitehttp://www.casadocaminhosantos.com.br/site/. 
– O XXI Congresso Espírita Pan-Americano teve como tema central “Perspectivas Contemporâneas da Teoria da Reencarnação” e foi encerrado no último domingo, 9 de setembro, na sede da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).  Promoção: Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA). 
Santo Antônio do Aracanguá – “Amor ao próximo” será o tema da palestra que Luiz Augusto Macedo fará no próximo sábado, 22 de setembro, às 19h30, no Centro Espírita “Amor e luz”: Rua Ferreirinha, 256. Informações com Renata pelo telefone (18)9744-1033, com Maria Eliza pelo telefone (18)9163-3005 ou pelo e-mail luizaugustomacedoguararapes@hotmail.com
São Bernardo do Campo – A XXI Semana Espírita terá como tema central “Século XXI e as transformações do Espírito” e será realizada no período de 16 a 21 de setembro, no Grupo Fraternal Adolfo Bezerra de Menezes: Rua Batuíra, 380, Bairro Assunção.  A programação completa é esta:
16 – domingo – 15h – Abertura – atividades: psicopictografia, psicografia, vidência e psicofonia – harmonização: Mãos Unidas;
17 – segunda-feira – 20h – palestra: “A Casa Espírita nos dias atuais e suas dificuldades”, com Agnaldo Paviani – harmonização: Coral Meimei;
18 – terça-feira – 20h – palestra musicada: “Século XXI e as transformações do Espírito”, com Vansan;
19 – quarta-feira – 20h – palestra: “O Espírito e a modificação do planeta”, com Manolo Quesada – harmonização: Denise Peres Manzo;
20 – quinta-feira – 20h – palestra: “O desafio da comunicação entre pessoas”, com Carlos Augusto Abranches – harmonização: Andréa Bien;
21 – sexta-feira – 20h – “Transformação Moral em tempo de transição planetária: desafio do Espírito”, com Denise Lino – harmonização: Lino Huaman.
Informações pelo e-mail deciobressanin@yahoo.com.br
– A Federação Espírita do Estado de São Paulo e a Associação Espírita Beneficente “Maria Amélia” promovem o Programa da Reciclagem para entrevistador de Centro Espírita aos domingos, das 10h às 12h, no período de 16 de setembro a 18 de novembro na sede do Maria Amélia: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2295, Jardim Belita.  O curso será coordenado por Noêmia Steglich. 
– O Centro de Convivência da Terceira Idade “Bezerra de Menezes”, do Grupo Fraternal Bezerra de Menezes, reúne-se todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, e realiza várias atividades: dança, jogos, arte em madeira e muito mais, na Rua Batuíra, 380, Bairro Assunção. Informações pelo telefone (11)4344-2237, após 13h, ou pelo e-mail re@bezerrademenezes.org.br
São Carlos – No dia 12 de setembro, quarta-feira, Otavio Rangel Nascimento fez uma palestra sobre o tema “Transição planetária”, na Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida. 
São José dos Campos – O Grupo de Teatro Amador da Casa de Oração Missionários da Luz está apresentando sua segunda peça teatral: “Como Tudo Aconteceu”.  A peça mostra três encarnações de um Espírito: A fraqueza, a reparação e a volta à casa do Pai.  Conforme orientação espiritual recebida, os participantes estão buscando irmãos interessados em ter uma apresentação sem custos em sua cidade, proporcionando aos seus colaboradores e público em geral a oportunidade de ver conceitos da Doutrina Espírita através da arte.  O grupo tem disponibilidade para apresentações aos domingos.  Para maiores informações mande uma mensagem para o e-mail sadock@gmail.com ou ligue para (12)8156-8636. 
Taubaté – Um Estudo sobre o Passe é realizado aos domingos, quinzenalmente, com o seguinte objetivo: adquirir novos conhecimentos e aprimoramento das Técnicas do Passe já em prática. Podem participar passistas que já trabalham nas diversas Casas Espíritas e irmãos que desejam iniciar nos conhecimentos desse Trabalho de Ajuda e Amparo aos Irmãos necessitados que procuram socorro para suas dores Morais e Físicas. Não há necessidade de inscrição, os organizadores solicitam apenas que os irmãos que pretendam participar do curso assumam o compromisso, evitando o não comparecimento, para melhor aproveitamento dos estudos. Informações pelos telefones (12)9782-2322, 3632-4846 ou 3621-1234 ou pelo e-mail.divulgandoespiritismo@gmail.com
Votuporanga – O 5o Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra foi encerrado no último domingo, 9 de setembro, no Votuporanga Clube.  A programação contou com as presenças de Carlos A. Baccelli, Geraldo Lemos Neto, Pedro A. Bonilha, Coral Santa Cecilia; Julieta Marques, Aguinaldo Vasconcelos, Margarete Áquila, Divaldinho Mattos, Pedro Vaquer e Jhon Harley.  Informações pelo e-mail didier@terra.com.br.
 
 Alagoas
Maceió – Em 2013, no feriado de Corpus Christi, será realizada mais uma edição do Mednesp, o Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil). Será uma grande festa do coração, pois o evento vai associar aos ricos ensinamentos sobre saúde e espiritualidade os mais belos sentimentos de fraternidade cristã. No grande auditório, com espaço para 1.300 lugares, serão discutidos temas médicos, psicológicos, éticos e educacionais, de modo a serem compreendidos, mais facilmente, mesmo por aqueles que não têm formação na área. No primeiro dia, será feita uma digressão em torno do alvorecer da existência, desde a concepção e seus prelúdios, até o poente, com a análise do envelhecimento e do declínio da saúde física. Nos dias subsequentes, serão abordadas a complexidade das doenças e terapêuticas, com ênfase especial à terapia complementar espírita, bem como as questões fundamentais da ética e da humanização da medicina. No auditório menor, para 500 lugares – o dois William – dedicado a William Crookes e William James – serão discutidos assuntos mais específicos no campo da Ciência e da Medicina. Nesse auditório especial, serão apresentadas pesquisas científicas realizadas pelas AMEs ou no exterior; a teoria espírita acerca do pensamento, que inclui a contribuição da física quântica; aspectos científicos da reencarnação e da evolução das espécies, bem como a influência da bioética personalista espírita na humanização da medicina. Somente deverão se inscrever para o “dois William” quem gostar realmente de discutir pesquisas e questões científicas. Em outro auditório serão discutidos assuntos específicos: assistência e orientação ao dependente químico; assistência ao doente ambulatorial através dos Institutos de Saúde, e ao doente hospitalizado, por meio do serviço de capelania espírita do hospital, ambos em parceria com os centros espíritas. Enfim, nesse auditório serão discutidos assuntos que visem ao desenvolvimento de uma das estacas fundamentais das AMEs: a benemerência. O Mednesp 2013 – 9º Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil terá como tema central “Desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa, na prática clínica”. As inscrições estão abertas e estão com preços promocionais até o dia 15 de março de 2013. As inscrições para a modalidade não sócio custam R$120,00; para os sócios R$100,00 e para os estudantes ou participantes da terceira idade, o custo é de R$60,00. Os associados das AMEs deverão apresentar documento de identidade; os estudantes deverão apresentar a carteira de estudante ou documento equivalente e os da Terceira idade deverão trazer um documento de identidade com foto. Atenção: as inscrições on-line para o MEDNESP 2013 irão até o dia 22 de maio de 2013.
 
 Bahia
Igaporã – A Web Rádio Sertão Espírita já está no ar, veiculando programas de instituições espíritas das regiões Sudoeste e Oeste do Estado da Bahia. A Rádio integra o projeto de divulgação doutrinária do Núcleo Espírita Bezerra de Menezes. Para ouvir basta acessar o link www.radiosertaoespirita.com, e o áudio pode ser ouvido no sítio www.sertaoespirita.com.br
Santo Antônio de Jesus – O XIX Encontro com a Cultura Espírita terá como tema central “Evangelho – carta de alforria do Espírito” e será realizado no período de 19 a 22 de setembro na Sociedade Espírita José Petitinga.  A programação completa é esta:
19 – quarta-feira – 20h – Conhecereis a verdade e ela vos libertará, com Isabel Guimarães;
20 – quinta-feira – 20h – Evangelho: carta de alforria do Espírito, com Marcel Mariano;
21 – sexta-feira – 20h – Amai-vos e instruí-vos, com Pedro Camilo;
22 – sábado – 20h – Buscai e achareis, com Florêncio Anton, com pintura mediúnica.
Informações na Sociedade de Educação Espírita Joanna de Ângelis (Travessa 31 de março, 61, Centro) ou pelos e-mails ednailsonsouza@yahoo.com.br oulubassan@hotmail.com
Vitória da Conquista – A 59a Semana Espírita de Vitória da Conquista teve como tema central “Responsabilidades ante a Era Nova” e foi encerrada no último domingo, 9 de setembro, no Centro de Convenções Divaldo Franco.  Em paralelo foi realizada a 15a Semaninha Espírita. 
 
 Ceará
Fortaleza – O 15º Congresso Espírita do Estado do Ceará ocorrerá no período de 19 a 21 de outubro no Centro de Convenções de Fortaleza e terá como tema principal dessa edição “Espiritualidade e Mediunidade”. Os conferencistas convidados são: Marcel Mariano, Simão Pedro de Lima, Haroldo Dutra, Alberto Almeida e Severino Celestino. Os ingressos estão à venda na Livraria Sinal Verde, situada na FEEC, e custam R$90,00. Vale lembrar que essas contribuições realizadas a título de inscrição no Congresso tendem a cobrir apenas parte dos custos operacionais que um evento desse porte apresenta. As inscrições também podem ser feitas através do sitehttp://conece.feec.org.br/. Mais informações pelos telefones (85)3212-1092 ou 3212-4268.
 
 Espírito Santo
Vitória – A I Mostra Nacional de Dança Espírita terá como tema central “Sublimação do Artista: Arte Vivenciada” e será realizada no período de 15 a 18 de novembro, no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES): Av. Vitória, 1729, Jucutuquara. Todos os participantes do evento deverão realizar a sua inscrição individual por meio de cópia da certidão de nascimento ou documento de identidade, bem como autorização para participação no evento (solicitar modelo à comissão organizadora), ambos através do e-mailmostranacionaldancaespirita@gmail.com. O campo “Assunto” do e-mail deve ser preenchido com AUTORIZAÇÃO PARA MENORES. As inscrições individuais serão realizadas até o dia 30 de setembro. Não serão aceitas inscrições postadas fora deste prazo. O número de inscrições será limitado a 300 pessoas (entre participantes e trabalhadores). O valor da inscrição para participantes e trabalhadores é de R$80,00 até o dia 30 de setembro.  As inscrições serão realizadas virtualmente, através do site da Associação Brasileira de Artistas Espíritas (ABRARTE), em campo específico para esse fim (http://www.abrarte.org.br/eventos/view.php?cod=17). O pagamento da inscrição será realizado através de depósito bancário realizado na conta Poupança (Op 013) – Lidiana Nogueira Zamprogno (tesoureira da I Mostra Nacional de Dança Espírita); Agência: 0823; Conta: 14879-9 na Caixa Econômica Federal, e concretizado com o envio do comprovante de depósito pelo e-mail mostranacionaldancaespirita@gmail.com, com o campo “Assunto” preenchido com COMPROVANTE DE DEPÓSITO. Participantes que não enviarem seus comprovantes não terão sua inscrição efetivada. Em caso de depósito feito em conjunto por vários participantes, será necessária a discriminação dos nomes de cada participante no corpo do e-mail, com o comprovante anexado. Não serão feitas inscrições no local do evento.  A inscrição é individual e intransferível. No caso de desistência de participação no evento, a taxa de inscrição não será devolvida e o participante não poderá ser substituído por outro.  Dúvidas ou solicitação de documentos deverão ser enviadas ao seguinte e-mail: mostranacionaldancaespirita@gmail.com.
 
 Goiás
Goiânia – Estão abertas as inscrições para o 29o Congresso Espírita do Estado de Goiás que será realizado no período de 9 a 12 de fevereiro de 2013 no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Informações: telefone (62)3281-0875, pelo e-mail congresso@feego.org.br ou no sitewww.feego.org.br
– A Federação Espírita do Estado de Goiás implantou uma experiência inédita em sua sede: a evangelização de bebês. Aos domingos à tarde, simultaneamente à reunião pública, mantém atividade de evangelização para crianças de 0 a 2 anos de idade. Um livro sobre a temática foi editado e aborda a proposta e a fundamentação da inovadora ação e tem como público-alvo evangelizadores, pais e dirigentes. Informações pelo e-mailsecretaria@feego.org.br
Jataí – De 21 a 23 de setembro ocorrerá no Centro de Convenções em Jataí o Congresso Espírita, promovido pelo Conselho Espírita Local – CEL Jataí.  Com o tema “Saúde Espiritual – O Despertar da Consciência na Transição Planetária”, pretende contar com a participação de mais de 1.200 pessoas nos seminários que buscam esclarecimento, conscientização e o despertar sobre o cuidado com a saúde espiritual na transição planetária.  Entre os palestrantes, Júlio Borba e Alírio de Cerqueira estarão presentes. Mais informações:http://www.celjatai.org.br
 
 Maranhão
São Luís – Um curso em ambiente virtual de aprendizagem para aprimoramento e formação de monitores e coordenadores de ESDE é realizado pela Federação Espírita do Maranhão. Podem participar atuais e potenciais coordenadores ou monitores de ESDE. O curso será em módulos e para culminância de cada módulo haverá um encontro presencial. A programação é esta:
- 3 a 30/9 – (7) Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos – Emília (aula presencial: 29/9);
- 1 a 31/10 – (8) Técnicas de Acolhimento Fraterno de Participantes e Técnicas de Relacionamento Humano – Marina (aula presencial: 27/10);
- 1 a 30/11 – (9) Aulas Práticas – Lucia, Emília, Beth Bulcão e Ana Luiza (aulas presenciais 10, 17 e 24/11).
Obs.: Os participantes devem realizar, no mínimo, 70% das atividades propostas no site.
Informações pelo e-mail: secretaria.esde@hotmail.com ou pelos telefones (98)9122-4402, 8823-9129 ou 8808-1565.
 
 Mato Grosso do Sul
Campo Grande – A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul realizará o 2º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul no período de 28 a 30 de setembro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo: Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes.  O investimento é de R$70,00 até o dia 16 de setembro e no período de 17 a 27 de setembro o valor mudará para R$100,00.  As inscrições poderão ser efetuadas na sede da FEMS: Av. Calógeras, 2209, Centro, telefone (67)3324-3757.
 
 Minas Gerais
Juiz de Fora – O S.O.S. Entes queridos: Amor sem adeus! Para aqueles que se amam não existe morte e nem adeus para sempre. Não existe perda e, sim, ausência física. As pessoas amadas não partiram para sempre. Se você vive um instante desses, se a dor da saudade preenche os seus dias, se você se pergunta: Por quê? Onde estão? Ligue para (32)3225-2444 e você ouvirá uma mensagem de consolo e esclarecimento que irá suavizar a dor da saudade. Seus amados vivem e prosseguem a caminhada evolutiva com o mesmo amor, na esperança do reencontro. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis – SEJA – Rua Severino Belfort, 223, Bairu.
Pouso Alegre – O Centro Espírita Amor e Humildade realiza neste ano o curso “A Doutrina Espírita e o século XXI”, a programação será encerrada no dia 7 de outubro, domingo, das 9h às 12h30, e o tema será O Século e o Homem. Informações: centroespiritaamorehumildade.blogspot.com,centroespiritaamorehumildade@gmail.com.
Santos Dumont – O seminário “Sublimação e espiritualidade – a energia afetiva na construção do homem integral” foi coordenado por Carlo Augusto Abranches e realizado no último domingo, 9 de setembro, no Centro Espírita Irmão Francisco de Assis.  Informações pelos telefones (32)3251-3818 ou 9972-0593.
Uberaba – A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba – realizará o XI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, no dia 29 de setembro, às 19h, no Teatro Sesiminas, com entrada franca. O XI FEMEU é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional. Para a realização do XI FEMEU, a UMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Skala Cosméticos, e River Auto Peças; do artista plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG); das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, Francisco Cândido Xavier e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; do Centro de Cultura José Maria Barra – Teatro Sesiminas; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 1o de agosto até às 12h do dia 1o de setembro, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado nº 288 – Sala 04 – Centro – Galeria Fausto Salomão – Telefone: [34] 3312-8327). Mais informações poderão ser obtidas com Luiz Carlos de Souza, coordenador do XI FEMEU e Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, através do e-mail: lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34) 9969-7191. Para conhecer um pouco mais sobre as edições anteriores do FEMEU acesse:http://www.youtube.com/user/FEMEU1. Informações no bloghttp://femeu.blogspot.com/, no e-mail lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34)9969-7191.
 
 Pará
Belém – Estão abertas as inscrições para o XXXV Encontro Intensivo do Movimento Espírita do Pará (EIMEP) 2013, com valores promocionais para quem se inscrever com antecedência. Com o tema “Espiritismo e Sociedade – Conhecer, compreender e agir”, o evento será realizado entre os dias 9 a 12 de fevereiro de 2013. O EIMEP tem como objetivo “Divulgar e difundir o Espiritismo, oportunizando aos espíritas um espaço de convivência fraterna que fortaleça a união do movimento espírita, através da execução de atividades de unificação e do conhecimento”, conforme afirma Allan Kardec, em O Evangelho segundo o Espiritismo. O evento é destinado a toda família que participa de alguma Casa Espírita, de qualquer cidade paraense, mas é necessário ter no mínimo três anos de idade. Os valores promocionais para os três primeiros meses de inscrição, de agosto a setembro deste ano, são de R$25,00 (3 a 6 anos), R$35,00 (7 a 12 anos) e R$50,00 (a partir dos 13 anos). As inscrições serão feitas pelo www.paraespírita.com.br, e o pagamento, à vista ou no cartão de crédito, na Livraria André Luiz, localizada na UEP Oswaldo Cruz ou pelo Pagseguro. Quem for do interior do Estado fará depósito na conta da UEP ou pelo Pague Seguro. Para mais informações:eimep2013@paraespirita.com.br.
 
 Pernambuco
Recife – O 2º Festival Espírita de Música Infanto-juvenil será promovido pela Comissão Estadual de Espiritismo, tendo por objetivo incentivar e difundir a música espírita, incentivar o aprimoramento técnico dos artistas espíritas, bem como subsidiar a prática dos educadores espíritas infanto-juvenis. O festival será realizado no dia 11 de novembro, domingo, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco. As inscrições estão abertas. Informações pelo e-mail femi.cij.cee@gmail.com.  
– O I Simpósio Espírita para Jovens teve como tema central “Conversando sobre sexualidade: Juventude e Espiritualidade”, foi coordenado por Edna Souza e realizado no dia 11 de setembro, terça-feira, no CEE – Comissão Estadual de Espiritismo/PE: Rua Iguatu, 135, Campina do Barreto. Informações pelo e-mail cee@gmail.com ou pelo telefone 3427-2328. 
– Os produtores da peça “Os mistérios da luz” estão começando o projeto “O Teatro vai aos Centros Espíritas”. Quem estiver interessado é só entrar em contato com Adenilson Falcão pelos telefones (81)9659-2302, 8822-8780 e 9119-2733. Saiba mais sobre a peça no blog:www.misteriosdaluz.blogspot.com.  
– No período de 3 a 5 de maio de 2013 será realizado o 5º Congresso para Pais e Educadores Infanto-Juvenis que terá como tema central “Desafios atuais para ser um homem de bem”. O evento contará com concurso Infanto-juvenil de Textos e Ilustrações. Para participar/responder a questão: “Para que seja um homem de bem, o que não pode faltar em minha educação?”. Poderão participar crianças que frequentam a educação espírita infanto-juvenil em qualquer instituição espírita em Pernambuco. Os trabalhos deveriam ser enviados até o dia 30 de junho: desenhos, textos, vídeos e banner. O evento é uma realização da Comissão Estadual de Espiritismo/Coordenadoria de Infância e Juventude: Rua Iguatu, 135, Campina do Barreto. Informações pelos telefones 3082-0481, 3037-1814, 9133-5621, 9832-4963, 8768-0392, 3427-2328 ou 9299-8095, pelo e-mail congressocij.cee@gmail.com ouwww.congressoestadualdeespiritismo.blogspot.com.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Roberto Pirillo participa de “Allan Kardec: um olhar para a eternidade”, um texto escrito por Paulo Afonso de Lima e dirigido por Ana Rosa.  A peça conta com a participação dos atores Anja Bittencourt, Areias Herbert, Érica Collares, Rogério Fabiano e Renata Pirillo.  A peça será encenada até 28 de outubro, às sextas e sábados, às 20h30, e, aos domingos, às 19h30, no Teatro do América, Sala Max Nunes: Rua Campos Salles, 118, Tijuca.  Informações pelos telefones (21)8111-1281 (Érica) ou 7840-8235 (Rogério) ou nos endereços eletrônicos ceimantenedores@intercei.com oularissa@intercei.com.  
– Estão aber­tas as inscri­ções para o 3º Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro, marcado para o período de 12 a 14 de outubro. Sob o tema central “O que é a vida para você?”, tratará de questões como “Saúde mental na atualidade”, “Campanha pela vida”, “A família e os desafios na atualidade” e “O modo espírita de (vi)ver a vida”, que serão abordadas pelos expositores Alberto Almeida, Nadja do Couto Valle, Haroldo Dutra Dias, André Trigueiro, Cesar Soares dos Reis, Dalva Silva e Souza e Darcy Ne­ves Moreira, e também pelo presidente da Federação Espírita Brasileira, Nestor João Masotti, e seu vice, Antônio Cesar Perri de Carvalho. A parte artística ficará por conta da cantora Anatasha Meckenna. O congresso tem promoção do Conse­lho Espírita do Estado do Rio de Janeiro e ocorrerá no Clube Monte Líbano, Av. Borges de Medeiros, 70 - La­goa, Zona Sul da cidade. Programação completa e inscrições: disponíveis em http://congressoespiritarj.com.br
– O Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEU – UERJ) realiza suas reuniões às sextas-feiras, às 12h, no Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, sala 9090, 9º andar, Campus Maracanã: Rua São Francisco Xavier, 524. Atualmente os estudos realizados focam o livro “O Evangelho segundo o Espiritismo” de Allan Kardec. A entrada é franca. Venha mesmo que você não pertença à comunidade da UERJ. Informações no linkhttp://www.ceerj.org.br/portal/artigos/66-diversos/1495-o-enigma-da-geracao-nova-luiz-carlos-d-formiga.  
– A 1ª Mostra Espírita de Dança do Rio de Janeiro foi realizada no dia 15 de setembro no Grupo Espírita Regeneração.  Informações pelo e-mailmostrario2012@yahoo.com.br
– O 4º Seminário de Prevenção do Suicídio da UERJ teve como tema central “A prevenção do suicídio através do mundo: fortalecendo os fatores de proteção e incutindo a esperança” e foi realizado nos dias 10 e 11 de setembro, na Capela Ecumênica da UERJ.  A programação contou com as participações de Maria Christina Paixão Maioli, Coral do Meio Dia, Blanca Suzana Guevara Werlang, Isidoro Eduardo Americano do Brasil, Selena Cavarelli, Eliane Falcone, Marizete Rodrigues, Ademir Pacelli, Rosi Mary Bergeron, Celia Caldeira Fonseca Kestenberg, Sandra Torres Serra, Luiz Augusto Brites Villano, Alexandra Tsallis, Karina Okajima Fukumitsu, André Carvalho Netto, Moiza Margarete Nunes, Arthur Antônio Mondim, Luiz de Oliveira, Glória Maria Silva, Jorge Rogério Fagim, Carlos Estellita-Lins, Verônica Miranda e Rosi Mary Bergeron. Informações pelo e-mail uerjpelavida2012@gmail.com ou pelos telefones (21)2334-0987 ou 2334-0983. 
Cabo Frio – O XIV Encontro de Família terá como tema “Contribuições da Doutrina Espírita na desobsessão do lar” e será realizado neste domingo, 16 de setembro, das 9h às 17h, no Centro Espírita Amor e Caridade: Rua Meira Junior, 90, Passagem.  Os que tiverem interesse poderão almoçar no local.  Informações no site www.ceac.org.br.  
– Sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 18h, o CELD realiza um grupo de estudos interdisciplinar objetivando aprofundar o entendimento das patologias através da medicina espiritual.  
Macaé – A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes (Av. Rui Barbosa, 1563, Cajueiros) convida para o Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, toda quinta-feira, às 19h. Informações pelo telefone (22)9905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.  
– O 1o FEMEM – Festival de Música Espírita de Macaé – foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro, sexta-feira e sábado, no Auditório da União Espírita Macaense. Informações pelo telefone (22)9905-7829 ou pelo e-mailluzze_nelio@hotmail.com.  
Resende – José Passini fez uma palestra sobre o tema “A fé raciocinada em um mundo de transição” no último sábado, 15 de setembro, às 20h, no Centro Espírita Flora de Araújo.  Informações no site www.40ceu.net.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre – O projeto Conte Mais, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, recebeu parecer favorável do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) para captação de recursos. Com isso, facilitando para o doador, será possível receber doações via Município ou Estado. Informações através do site:  www.doeparacontemais.blogspot.com.  
Bento Gonçalves – A AME Serra Gaúcha realizará o Curso de Atualização e Formação de Passistas no Centro Espírita Allan Kardec: Rua Pedro Maragno, 155, Bairro Progresso.  O curso será às terças-feiras, das 19h30 às 21h.  Poderão participar todos os passistas e estudantes da doutrina espírita. 
Pelotas – Estão abertas as inscrições para os Grupos de Estudo de Espiritismo da Sociedade de Estudos Espíritas Vida, em dois horários: terça-feira, 20h; sábado, 14h. Informações pelo telefone (53)3225-9694 ou no sitehttp://www.sociedadevida.org/.  
– Victório Luiz Turconi e Samira José Turconi coordenaram os seminários “Reencarnação – Uma lei biológica, um direito do Espírito imortal” e “As crianças do século XXI”, no último sábado, 15 de setembro, na Sociedade de Estudos Espírita Vida. Informações pelo telefone (53)3225-9694 ou no sitewww.sociedadevida.org.
 
 Rondônia
Porto Velho – A AME-Rondônia realiza estudos sobre a obra de André Luiz, todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro Espírita Irmão Jacó: Rua Manoel Laurentino, 2012, Nova Porto Velho. Coordenação de Jakobi.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – Depois do sucesso do 1° Fórum, a Associação Educacional Terceiro Milênio realizará o 2° Fórum Nacional de Paranormalidade e Mediunidade no dia 13 de outubro, sábado, das 7h às 22h, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O 2° fórum terá um diferencial a mais: além dos cinco palestrantes, ocorrerão momentos de interação com espaço de três horas para perguntas e respostas. Os organizadores contam com a participação de todos nos debates vinculados a Paranormalidade e Mediunidade, sobre os aspectos científicos, filosóficos e espirituais. Estão confirmadas as participações de Maísa Intelisano, Júlio Goelzer, Francisco Fialho, Ricardo Di Bernardi e Maria Graciete Monteiro Santos. Durante o evento será realizado o lançamento do livro “Amor, sexo e vidas passadas”, de Ricardo Di Bernardi. Antecipe sua inscrição e garanta sua participação, pois, nesta edição, estão reservadas apenas 1.337 vagas. Foi criado um sistema de lotes para melhor organizar e facilitar ainda mais o ingresso ao salão do evento. Os lotes serão organizados por cores e lugares pré-determinados pela organização, garantindo assim agilidade na movimentação. Primeiro lote: 400 lugares, valor de R$65,00, cor Verde; segundo lote: 400 lugares, valor R$75,00, cor Azul; terceiro lote: 537 lugares, valor R$85,00, cor Amarela. Informações e inscrições pelos telefones (48)9685-2220, 9685-2223 ou no site www.3milenio.org.  
Blumenau – A 1ª Mostra Abrarte Sul foi encerrada no último domingo, 9 de setembro.  A Mostra Abrarte é um projeto regional que tem por objetivo reunir, em ambiente fraterno, os artistas e grupos espíritas dos Estados da região onde se realiza, promover a divulgação ao público de seus trabalhos artísticos, incentivar a formação de novos grupos e a produção dos artistas espíritas, e promover um debate sobre a produção artística espírita que vem sendo desenvolvida atualmente. Informações pelo e-mailnoticias@abrarte.org.br.
 
 Sergipe
Aracaju – O 5o Congresso Espírita de Sergipe terá como tema central “Justiça social, uma questão de amor ao próximo” e será realizado no período de 21 a 23 de setembro no Teatro Tobias Barreto.  A programação completa é esta:
21 – sexta-feira – 20h: Palestra de abertura “Justiça social, uma questão de amor ao próximo”, com Alberto Almeida;
22 – sábado – 8h30: “A família e a construção do ser”, com Alberto Almeida e “O amor torna-nos iguais”, com Frederico Menezes; 14h: “Educação: alicerce para a paz social”, com Sandra Borba e “A educação construindo um novo mundo”, com Suely Caldas Schubert;
23 – domingo – 8h30: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”, com Frederico Menezes e “Justiça social, uma necessidade humana”, com Júlio César; 14h: “Mas buscai primeiro e o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”, com Idair Reis e “O desafio de ser espírita”, com Suely Caldas Schubert.
Informações no site www.fees.org.br, pelo e-mail fees@infonet.com.br ou pelo telefone (79)3249-2896. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário