a partir de maio 2011

sábado, 2 de junho de 2012

Movimento Espírita na Europa

NUNO EMANUEL
emmanunno@gmail.com
Botucatu, SP (Brasil)


Alemanha
Bonn Teve início ontem, dia 2, e termina neste domingo, dia 3 de junho, um encontro espiritual com Divaldo Franco, que falará sobre o tema Psicologia da Gratidão
Mais informações: spiritismus.duesseldorf@googlemail.com
Tereza Matos e Garcita Mueller
Freundeskreis Allan Kardec – Düsseldorf
 
- Nos dias 3 e 4 de Novembro de 2012 decorrerá em Rottgen – Bonn, o 5º Congresso Médico-Espírita da Alemanha com organização da AME-Internacional e Alkastar
Mais informações: www.kongress-psychomedizin.com 
Colônia – O Grupo de Estudos Espíritas de Colônia realiza reuniões de estudos de O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, seguidos do passe coletivo, todas as 3ªs f. das 17h45 às 18h45.
Mais informações na página www.spiritismo.de/alemanha.htm 
Hamburgo - No dia 31 de maio (5ªf.) às 19:00 hs., Divaldo Franco falou sobre Transição Planetária. 
Local: Gemeindehaus St. Gertrud Immenhof 12 /  22087-Hamburg
Bus 25 bis Bus Station Mundsburg oder Immenhof
oder U-Bahn bis Mundsburg
Contato: GFEE Irma Sheilla- Hamburg
Mariley Lopes Stoll - Cel: 0171 9 34 30 34 
Stuttgart – Mensalmente, o Gruppe-SEELE. e.V. Stuttgart divulga uma folha informativa no idioma alemão com a programação do mês. O site da instituição é este: http://gruppe-seele.de/
Contatos por e-mail podem ser feitos com nossa confreira Maria Gekeler, presidente do Gruppe e da UEA – União Espírita Alemã, neste endereço eletrônico: mary@mds-gekeler.de 
   

Áustria

Viena –  Allan Kardec - VAK Viena  promove encontros semanais às 3ªs f (19h-20h) e aos sábados (15h-16h).
O programa + informações e novidades estão disponíveis www.spiritismus.at
email de Rejane Planer e Josef Jackulak  pelo VAK Wien: vakardec@msn.com
- Mini-Seminário Refletindo a Alma com Drs. Claudio Sinotti e Iris Sinotti decorreu esta 3ªf 29 de Maio, das 19 às 21h
Informações www.spiritismus.at 
- A Associação de Estudos Espíritas John Huss promove em sua sede, na Halblehnweg n°25 – 1220 – Viena, reuniões quinzenais para estudo doutrinário, aos sábados, das 17h às 18h30. 
Mais informações sobre a instituição: johnhuss.vienna@gmail.com 
- Em Viena funciona também a Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis – SEEJA, localizada na Hietzinger-Haupt strasse 34 A – 1130.
A sociedade realiza o ESDE aos domingos às 11h (em alemão e português);
às 4ªs .f promove estudo de O Livro dos Médiuns às 10h.
No 2º sábado de cada mês, às 18h, apresenta uma vídeo-aula;
no 2º domingo de cada mês, às 11h, evangelização infantil.
Mais informações sejaangelis@yahoo.com 
Vorarlberg – O Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec (GEEAK) realiza às 3ªs.f o estudo de O Livro dos Médiuns e às 4ªs. f o de O Livro dos Espíritos.
Às 5ªs.f está para ser iniciado o III Curso de Introdução ao Espiritismo, com aulas no horário das 9h às 10h30, em português. As matrículas já estão abertas.
Nos 1ºs Domingos de cada mês são realizadas palestras públicas nos idiomas português e alemão. O GEEAK também oferece evangelização infantil.
Mais informações no site www.spiritist.at ou pelo e-mail geeakaustria@gmail.com
GEEAK- Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec – Voralberg, Áustria
Webergasse 6, A 6958 - Schwarzach—Áustria. 
   

Bélgica

Bruxelas – Informações sobre Espiritismo e atividades espíritas no mundo podem ser encontradas na “Radio  Kardec”, da União Espírita Belga.
Para ouvir a emissora, que transmite em francês, basta acessar a página www.spirite.be e clicar no ícone da rádio, no canto direito superior da tela. 
Liège – A Federação Espírita da província de Liège está promovendo desde o mês de setembro um curso de filosofia espírita, com duração de 2 anos. O curso, cujo objetivo é abordar o fundamento essencial e necessário para a compreensão do ensino espírita, é aberto a quem quiser aprender a filosofia espírita. Mais informações no site http://fspl.spirite.be
– “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns” e “A Gênese”, de Allan Kardec, podem ser encontrados em áudio no idioma francês. Estão em 2 CDs, gravados no formato MP3 e vendidos pelo valor total de 10€. Da mesma forma estão disponíveis 2 simpósios da União Espírita Belga, dos anos de  2006  e  2007, em DVD. Outras informações, diretamente com a “Union Spirite Belge”: Rue Maghin, 43 à 4000 Liège – Bélgica – telefone (32) (0) 4227 60 76, e-mail usb@spirite.be e site www.spirite.be.
   

Dinamarca

Copenhague - Mais um grupo espírita fundado na Escandinávia

Envolta pelo amor fraternal e pela inspiração da primavera européia, a SESD – Spiritist Educational Society Denmark – foi fundada em 30 de abril de 2012, tendo o objetivo primordial de estudar profundamente, aplicar os ensinamentos e divulgar a Doutrina Espírita na Dinamarca.
As reuniões abertas ao público ocorrem todas as 2ªs-feiras (exceto a última de cada mês), das 18:00 às 19:30h na nossa sede em Copenhague. Durante as reuniões estuda-se o conteúdo das obras O Evangelho segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, seguido de uma pequena palestra com tema edificante e baseado no princípio do contínuo melhoramento moral e da reforma íntima, encerrando a reunião com o passe. Durante as reuniões oferece-se também o atendimento fraterno àqueles que necessitarem. As últimas 2ªs-feiras do mês são dedicadas às reuniões de Estudo da Mediunidade fechadas ao público em geral.
Os trabalhos são conduzidos atualmente apenas em língua portuguesa ou eventualmente em língua inglesa, mas o grupo se prepara para conduzi-los também em língua dinamarquesa num futuro próximo. Em constante ampliação, a biblioteca conta com um acervo de livros, revistas, CDs de música e audiopalestras e DVDs de filmes, palestras e seminários. O material está disponível para empréstimo nos idiomas português, inglês, dinamarquês, sueco e alemão. Parte do material também está disponível para venda. 
SESD – Spiritist Educational Society Denmark - www.sesd.dk
Nørregade 28D, 1.sal. 1165 – København K - Danmark
Contatos: spiritism@sesd.dk; skype: S.E.S.D. ou spiritism@sesd.dk
Flavia: +45 3079 9348 (celular); Malu: +45 6019 0075 (celular)
Frederiksberg Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec Danmark
Programação de Atividades

- Palestras em português às 6ªs f., às 19h às 20h  (na terceira 6ªf. a de cada mês a palestra é em dinamarquês) seguidas de passes

Palestras em dinamarquês: O tema geralmente é retirado do Evangelho segundo o Espiritismo ou de obras que visam a reforma íntima. O estudo e a discussão sao feitas em dinamarquês. Todas as terceiras 6ªs. f de cada mês. 6ªs f., às 19h às 20h

Atendimento Fraterno antes das palestras: Oferecido nos dias das reuniões do Geeak, na própria sede do grupo. Em caso de necessidade, há a possibilidade de se agendar um outro dia ou local.

Reunião de Vibração/Irradiação das 20h30 às 21h30
Todas as segundas e terceiras 6ªs. f de cada mês, após a palestra e o passe

Reunião de estudo mediúnico - das 20h30 às 22h00
Todas as quartas 6ªs.f de cada mês, após a palestra e o passe. Essa é uma atividade fechada ao público.
 
A Livraria possui uma grande gama de livros à venda, com títulos em Português, Inglês, Francês, Alemão, Sueco e Norueguês, DVDs de filmes, palestras e seminários diversos.
Biblioteca - O Geeak-dk possui vários livros para empréstimo

Local: GEEAK - Grundtvigsvej 27C, 1th. 1864 Frederiksberg C - Danmark
Email: geeak_dk@hotmail.com; site: www.geeak.dk
Endereço para correspondência: Blegdamesvej, 128 - 5. sal Kbh Ø; 2100 - Danmark telf mobil: Roseli  Biker - 0045 20 95 24 37; Vivianne Thomsen - 0045 51 52 66 49
   

Escócia

Glasgow – O Spiritist Group of Glasgow (Grupo Espírita de Glasgow) está com uma nova página no facebook. O link para acessá-la é www.facebook.com/pages/Spiritist-Group-of-Glasgow/267199346644088 e lá você pode deixar seus comentários sobre a doutrina e os trabalhos do grupo. Mais informações pelo e-mail spiritism.glasgow@gmail.com
   

Espanha

Madrid - Curso de preparação de educadores de infância e juventude
Todas as 6ªs f de 1º a 29 de Junho de 2012, das 18 às 19h no Centro Espírita León Denis – CELD 
- Seminários com Dr. Andrei Moreira em Madrid e San Martin de Valdeiglesias (região de Madrid) 
No dia 30 de maio de 2012, às 19h,  Dr. Andrei Moreira, médico e presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais, foi recebido com muito carinho no Centro Espirita Mensajeros de la Luz – CEMEL, localizado em Madrid, Espanha. Os companheiros espíritas de Madrid aguardavam ansiosamente a chegada do Dr. Andrei, visto que o CEMEL é dirigido também por um médico espanhol, Dr. Rafael Parra Varón e o tema que seria abordado na conferência era de grande interesse público, “A Depressão sob o Aspecto Médico-Espírita”. A aconchegante sede do CEMEL foi pequena para tantos participantes, sendo que muitos, inclusive, precisaram ficar de pé durante toda a conferencia, o que não foi problema, pois mesmo assim eles permaneceram extremamente atentos a bela e esclarecedora explanação do orador. Para um maior conforto dos participantes, principalmente daqueles que estavam de pé, já que a duração do evento seria de 2h, a conferencia foi proferida em duas partes, com um intervalo para que todos pudessem se confraternizar, visitar a banca de livros.
Na ocasião foram lançados os novos livros do Dr. Andrei Moreira, “Cura e Autocura” em espanhol,  “A Homossexualidade sob a ótica do espirito imortal” e “O Mundo dos Bonecos de Papel”, ambos em português. Estiveram  presentes os representantes dos seguintes Centros Espíritas de Madrid: Centro Espírita León Denis – CELD; Asociación Espírita Francisco de Asis de la Sierra e Centro de Estudios y Divulgación Espirita – CEyDE. A abertura do evento foi marcada pela leitura de uma mensagem do livro “Pão Nosso”, seguida da prece inicial que, imediatamente, inundou a sala de energias salutares e balsâmicas. Dando continuidade, nosso querido amigo Rafael, dirigente do CEMEL proferiu as palavras iniciais apresentando o palestrante, assim como agradeceu carinhosamente a presença de todos.
Dr. Andrei Moreira, iniciou sua explanação apresentando os critérios para diagnóstico de depressão, segundo o DSM-IV, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4ª edição. A seguir, de maneira segura, didática, clara e, as vezes, divertida, Dr. Andrei nos informou como conhecer a depressão, a diferença entre a tristeza e a depressão, formas de tratamento, medicamentos, o espiritismo e a depressão. O tempo avançava, mais de duas horas se passaram, o horário de encerramento da conferencia se aproximava, mas todos se mantinham extremamente atentos a fala do Dr. Andrei, apresentando uma postura silenciosa e reflexiva. Claramente podíamos observar que o palestrante tocou a fundo o coração dos presentes. Após um concorrido momento de perguntas e respostas o evento foi encerrado com uma emotiva prece, fazendo com que todos nós fossemos intimamente chamados a importância da nossa mudança de conduta e a reforma intima. 
No dia seguinte, Dr. Andrei e nós acordamos cedo, pois o dia seria de muito trabalho, já que ele apresentaria dois seminários em San Martin de Valdeiglesias, uma pequena cidade nos arredores de Madrid, onde se encontra o Centro Espirita Entre el Cielo y la Tierra, fundado por nossos amigos Oscar Aglio e Yolanda Duran. O dia amanheceu radiante, com um céu de infinito azul, demonstrando que seria um dia muito especial, em todos os sentidos. Seguimos de carro por cerca de uma hora, acompanhados carinhosamente pelos amigos Oscar e Javier. A sede do Centro Espírita estava lotada, um publico apresentando um entusiasmo contagiante e, para nossa alegria, visualizamos na plateia, companheiros da conferencia do dia anterior, sorridentes e ávidos de mais conhecimento. Vale ressaltar a presença dos dirigentes do CEMEL, CELD e CEyDE.
O evento foi promovido pela Federação Espírita Espanhola que enviou representante, já que seu presidente, Salvador Martin, se encontrava em Montreal, Canadá, para a reunião do Conselho Espirita Internacional. Na parte da manha, tivemos o seminário “Cura e Autocura” e a tarde “ Como trabalhar as emoções : medo, raiva, alegria, tristeza.” Inicialmente, Dr. Andrei nos apresentou a definição de saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde para depois aprofundar-se sobre o tema, informando-nos, dentre outras importantíssimas coisas que, quando estamos em harmonia com a lei divina, o corpo demonstra saúde, quando não, adoecemos. Para reflexão, citou uma frase de Lourenço Prado: ... Saúde é o pensamento em harmonia com a lei de Deus... (livro Instruções Psicofônicas, ditado por Espíritos Diversos por intermédio de Francisco Cândido Xavier). Para finalizar o seminário, Dr. Andrei nos trouxe a importante colocação de André Luiz: ... Somente o enfermo convertido voluntariamente em médico de si mesmo, alcançará a cura positiva...” O almoço transcorreu em plena confraternização, burburinho e alegria, característico do povo espanhol. Este momento foi aproveitado também para a visita a banca de livros, onde novamente havia expostos os livros lançamentos do Dr. Andrei Moreira.
O segundo seminário do dia nos reservava ainda mais esclarecimentos importantes visando o conhecimento intimo de nós mesmos e a mudança de postura para vivermos melhor, numa maior harmonia.  Apesar do cansaço, já que havia proferido inúmeras palestras no Reino Unido nos últimos dias, nosso querido orador se mantinha entusiasmado, divertido e contagiando a todos com sua maneira alegre de ser.
Ressaltamos que todos os eventos realizados em Madrid foram proferidos em espanhol e aproveitamos para parabenizar o Dr. Andrei pela dedicação e esforço, visto que somente há um ano ele vem estudando o idioma espanhol. As horas voaram rapidamente e o seminário chegava ao fim. As perguntas e respostas se torna um momento muito concorrido, demonstrando o imenso interesse do publico pelos temas apresentados. Após a prece de encerramento, nossos corações embalados por tantas emoções e profundos conhecimentos, já aguardava ansiosamente o retorno do Dr. Andrei Moreira à Espanha.
Gostaria de ressaltar, particularmente, a minha alegria, o prazer e a satisfação de tê-lo hospedado em minha casa e ter tido o privilegio deste contato mais intimo, onde verifiquei a pessoa maravilhosa que ele realmente é e a dedicação amorosa que ele possui em relação a Doutrina Espirita.
(Texto de Claudia Werdine)
Sevilla A Federacion Espirita Española organiza V Simpósio Espírita Nacional com o tema: Transição Planetária.
Cidade de Sevilha, em 16 de Junho de 2012, das 10hs as 18hs no Salão Altozano. Hotel Zenit Sevilla. CPagés del Corro, 90. Sevilha.  
+ informações: www.espiritismo.cc; info@espiritismo.cc
Canal Oficial no Youtube:
   

Finlândia

Helsinki - Dr. Andrei Moreira na Universidade de Helsinki 
Após sua gratificante visita a Madrid, o incansável divulgador do Espiritismo,  Dr. Andrei Moreira seguiu bem cedo para a Finlândia, onde novas atividades o aguardavam. Chegando a Helsinki, capital da Finlândia, foi carinhosamente recepcionado pelo nosso querido amigo e trabalhador dedicado, Pekka  Olavi Kaarakaine. Pekka é engenheiro, natural da Finlândia, onde reside e tradutor dos livros espiritas para o finlandês. Espírita desde 2004, tomou contato com o Espiritismo quando morava no Brasil. Muito cético com relação à existência dos Espíritos, foi graças à sua esposa que passou a conhecer a doutrina espírita, fato que hoje agradece a Deus, por se constituir numa verdadeira bênção em sua vida.
Dr. Andrei Moreira e Pekka seguiram então para a Universidade de Helsinki, onde um publico ansioso aguardava a palestra sobre o tema “Saúde e Adoecimento na Visão Espirita”. A abertura do evento ficou sob a responsabilidade de Pekka que, após agradecer a presença de todos, apresentou os Princípios Básicos da Doutrina Espírita. Dando continuidade, Dr. Andrei desenvolveu com segurança e conhecimento o tema referido anteriormente. Para a vibrante alegria de Pekka, que trabalha incessantemente para a divulgação do Espiritismo na Finlândia, estiveram presentes 30 finlandeses e 1 brasileira, sendo que todos se mostraram entusiasmados com a palestra, anotando os pontos principais, fazendo muitas perguntas e comprando os livros espiritas já traduzidos ao finlandês.
Vale ressaltar que, após o termino das atividades, uma psicóloga que estava presente ao evento, professora da Universidade, solicitou autorização para publicar trechos da palestra em seu blog.
Após as muitas emoções do dia, nosso querido amigo e Pekka seguiram para o merecido descanso, já que no dia seguinte nova palestra seria proferida na referida Universidade.
Mais uma vez um publico muito atento se fez presente e, para nossa alegria, quase todos os finlandeses da palestra do dia anterior retornaram com o anseio de aprender um pouco mais.
Ficamos impressionados com o interesse dos presentes, com seus bloquinhos de anotações abertos todo o tempo. Foram vendidos 20 livros Uma maravilha!!!
 “...Voltamos para casa com o coração repleto de gratidão”, nos relata Dr. Andrei Moreira. E, completando, nos informa Pekka: “... não podia ser melhor...” 
Antes de finalizarmos, gostaríamos de apresentar um pouco do Movimento Espirita Finlandês, nas palavras de Pekka, na entrevista publicada em O Consolador (31.01.2010):
“... O movimento espírita na Finlândia está ainda muito limitado... Para difundir a doutrina é indispensável conhecer a cultura e a forma de pensar da população. O finlandês gosta de estudar, avaliar e criar sua opinião sozinho. Ele tem uma aversão muito grande quando acha que alguém está tentando convertê-lo. Essa impressão pode ser facilmente interpretada, se não escolhermos a maneira certa de apresentar o Espiritismo. Além disso, o finlandês, no meu ponto de vista, segue mais a razão que a emoção. Se alguma ideia tem lógica e é racional, ele apoia essa ideia. Isso é um fator muito positivo que deve ser aproveitado na difusão do Espiritismo na Finlândia.
Criamos uma página na internet em finlandês - http://www.spiritismi.fi/ - levando em consideração esse fator. Assim, os finlandeses têm acesso às informações e podem acessá-las, avaliá-las e refleti-las, sem a possibilidade de pensar que alguém os está pressionando. A página tem trechos das obras básicas de Kardec traduzidos para o finlandês. Temos normalmente mais de 20 pessoas visitando a página por dia. Assim sendo, inevitavelmente a cada dia alguns finlandeses estão recebendo o conhecimento espírita...
Uma voluntária espírita brasileira, que mora na Finlândia, está enviando mensagens semanais via e-mail citando alguns livros espíritas para amigos. Esse sistema é útil e funcional, especialmente entre os amigos. Tenho fé que o futuro reserva muitas coisas que nos ajudarão a difundir a doutrina espírita. Cada passo que damos deve ser dado cuidadosamente, com autovigilância, orando e confiando que, se fizermos o nosso melhor, Deus na sua misericórdia vai conceder-nos Sua ajuda também.”
(Texto de Claudia Werdine)
   

Holanda

Amsterdã - No próximo dia 4 de junho, Divaldo Franco falará nesta cidade sobre o tema "Vida: Desafio e Solução", a convite do Conselho Espírita Holandês.
A conferência será realizada na sede do Mirror Centre in de Grote Zaal.
Mais informações e inscrições no site www.nrsp.nl
Contato: info@nrsp.nl e nrsp.evenementen@gmail.com
- O Grupo Espírita J. G. Plate reúne-se às 2ªs. f, às 19h30, para o ESDE  (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). O Grupo está localizado em Zaandammerplein 50 - Buurtcentrum Horizon - Amsterdã (acesso pela porta ao lado, sala no 2º andar) e também oferece palestras públicas às 4ªs f., às 20h15. Mais informações: nilsongn@hotmail.com 
- O Grupo Espírita Joanna de Ângelis reúne-se às 5ªs.f para o estudo de O Livro dos Espíritos em holandês.
Mais informações: s.v.j.angelis@gmail.com 
Enschede - O Grupo Espírita O Nazareno (GEON) realiza suas reuniões de estudo em semanas alternadas, às 4ªs f., às 19h. O endereço é DE WONNE – Noorderhagen 25, Enschede (a 5 min. de caminhada da Estação Central, ao lado do Nationaal Muziekkwartier). O GEON estará iniciando o Curso Básico sobre a Doutrina Espírita, que é aberto a todos os interessados.
Mais informações por e-mail: grupoespiritaonazareno@gmail.com 
Hoorn - O Grupo Espírita Allan Kardec (Vereniging Allan Kardec), situado em Nieuwe Dijk 28 - 1693 NX Wervershoof, realiza semanalmente as seguintes reuniões:
na 6ªf, das 20h às 22h, estudo de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho segundo o Espiritismo, em holandês;
no sábado, das 14h às 17h, estudo baseado no ESDE, estudo de O Livro dos Espíritos e aulas de Evangelização Infantil, em português.
Mais informações no site www.allankardec.nl ou pelo e-mail vereniging@allankardec.nl.
Roterdã - O Grupo Espírita Seara da Luz, localizado em Ambachtsplein 141, sala 5 - 3068 GV Roterdã, promove oestudo do Evangelho e o ESDE às 5ªs-f., das 19h às 20h30.  
Conselho Espírita Holandês
Programação em 2012
- Encontro de Evangelização Infanto-Juvenil com Claudia Werdine em 9 e 10 de junho
-11º Encontro Espírita Nacional em 16 de setembro. O tema deste ano será "Laços de Família" com a participação de Marta Antunes Moura da FEB.
- 3º Congresso Holandês de Medicina e Espiritualidade em parceria com a AME-Internacional em 3 de novembro .

Informações com Maria Moraes - info@nrsp.nl ; www.nrsp.nl

   

Inglaterra

Londres - Os Drs. Claudio Sinotti e Iris Sinotti, terapeutas de formação Junguiana e Transpessoal, coordenadores de estudo na Mansão do Caminho estiveram em Londres de 25 a 27 de Maio. Nas 3 conferências abordaram os temas: Conflitos Existenciais, Série Psicológica de Joanna de Ângelis, Reflexões sobre a Alma
+ informações: www-buss.org.uk 
-Canal de videos na Fraternity Spiritist Society - London com diversas palestras recentes de Haroldo Dutra Dias, Divaldo Franco e Richard Simonetti
   

Irlanda

Dublin –  Spiritist Society of Ireland
No domingo passado, dia 27 de maio, Luanda Medeiros fez uma palestra sobre “Espiritismo e Arte”
Site: www.allankardec-ireland.org; email: spiritismireland@gmail.com
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi; Orkut: Spiritism Society of Ireland
Our address is 21 Fair View, Dublin 3 (located in front of Fair View Park, beside Tesco Express and Abacus Finance); It has easy access from the city centre via the following buses: 14, 15, 27, 29A, 31, 32, 42, 43 and 130 (bus stop number 522); PS.: just a reminder that we have childminding facilities available, as well as books in our library which can be borrowed.
   

Itália

Castenuovo Del Garda Seminário: Francisco de Assis e diálogo motivam dirigentes da Itália 
A União Espirítica Italiana promoveu um seminário em Castenuovo del Garda (norte da Itália), nas dependências da Associação dos Alpini. O evento foi apoiado pelo grupo espirita local que tem o nome de Francisco de Assis, e com a presença de dirigentes e frequentadores de grupos espíritas da região de Verona, de Treviso, de Lecco e de Trento. Houve palestra de Antonio Cesar Perri de Carvalho, sobre o tema  "Visão Espírita sobre Francisco de Assis", seguindo-se perguntas e respostas sobre temas doutrinários em geral, contando com a participação de Wagner Gomes da Paixão, e direção de Regina Piccoli, presidente da U.S.I. Wagner psicografou durante a palestra a mensagem "Pela força do exemplo", do espírito Spartaco Ghilardi, que foi lida no momento. Também estavam acompanhando o vice-presidente da FEB, sua esposa Célia Maria Rey de Carvalho, Flávio Rey de Carvalho e Hemerson Xaxá. Houve exposição de livros em italiano da Editora Nazareno e Edicei, e, lanche de confraternização. Informações: www.febnet.org.br 

Pela Força do Exemplo

Meus irmãos e companheiros do Ideal de Luz e Amor que o Espiritismo anuncia para todo o mundo: Deus os abençoe e que Jesus nos guie os passos!
         Junto a vocês todos, neste País que tão gratamente nos fala ao coração, ouso manifestar os meus sinceros votos de união e fraternidade, para que o esforço de vocês, à luz do Consolador Prometido, alcance êxito e conforto, orientando e fortalecendo os nossos irmãos de pátria e de lutas redentoras.
         Estamos aqui contando com o apoio de Francisco, o emissário do Senhor, que se compadece de nós e que tanto se empenha pela iluminação das almas, dos corações, pela fé verdadeira!
         Agradecemos a vocês pelo empenho em levantar esse lábaro de amor e fé raciocinada em nossa Itália. Jesus conta conosco e sabe que, mesmo entre lutas e dissabores, entre incompreensões e amarguras, todos nós conseguiremos viver sua Mensagem Eterna, resgatando-a para os novos tempos de Regeneração da Terra!
         Tenham bom ânimo e esperança; demo-nos as mãos; que nossas reuniões reproduzam a força dos primeiros cristãos; que nosso estudos se caracterizem pela busca do alimento moral e não pela consagração da vaidade intelectual...
         A Humanidade é nossa família diante de Deus e todos sofremos os processos naturais da evolução pelas incontáveis reencarnações sucessivas...   
         Amemo-nos, ajudando-nos a ser melhores do que temos sido; ouçamos a Voz dos Espíritos Superiores que, em nome de Jesus, como Trombetas da Verdade Divina, nos comunicam a Luz, a ciência das Leis Eternas!
         Uni-vos, amigos! Auxiliemos a nossa Itália a encontrar a Grande Luz da Verdade no Espiritismo sem vaidades e sem presunções, sem hierarquias orgulhosas e sem teorias exdrúxulas, porque a força da vida está nos exemplos de quem ama, em consciência e fervor!
         Recordemos os grandes servidores do Evangelho, para que nossas atividades alcancem seu sagrado objetivo: a redenção da Família Humana.
         Nosso abraço fraterno, com votos de paz!  (Spartaco Ghilardi)
(Mensagem psicografada pelo médium Wagner Gomes da Paixão durante evento realizado em Castenuovo del Garda, região de Verona, Itália, no dia 19/05/2012).
P.S. Spartaco Ghilardi, italiano, foi muito amigo de Chico Xavier.
MilãoPalestras no Grupo Espírita "Sentieri dello Spirito" de Milão
Vários eventos ocorreram na Itália durante o mês de maio: palestras no Grupo Espírita Sentieri dello Spirito (Milão), dirigido por Regina Zanella: por Andrei Moreira, sobre "Homossexualidade sob a ótica do Espiritismo", Wagner Gomes da Paixão, sobre "Mediunidade com Jesus",  e,  Antonio Cesar Perri de Carvalho (vice-presidente da FEB), sobre o tema  "A obra Paulo e Estêvão". Antecedendo as palestras  ocorreram comentários preparatórios por  Hermeson Xaxá e Célia Maria Rey de Carvalho. Ocorreram perguntas e respostas após as palestras e manifestação espiritual pelo Wagner.
- O Grupo Espírita Sentieri dello Spirito, situado na Via Niccolò Machiavelli 2, promove às 2ªs f., às 20h15, estudos doutrinários, cujos temas são trocados a cada dois meses, com base em textos de Chico Xavier. O tema para março e abril será "Convivência".
Às 2ªs f. às  21h, realizam-se palestras públicas;
às 4ªs f, às 20h30, realiza-se estudo de O Livro dos Médiuns;
às 5ªs f., às 19h, realiza-se Curso Básico de Introdução à Doutrina Espírita, e às 20h30 o estudo de O Livro dos Espíritos.
Mais informações:  sds@sentieridellospirito.it ou na página do Youtube: sentieridellospirito ou no Facebook: sdslive
- Seminário sobre Paulo e Estêvão  
A União Espirítica Italiana promoveu o seminário : "Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão", na sede do Grupo Espírita Spartaco Ghilardi, em Milão, no dia 20 de maio. O nome do Grupo homenageia o seareiro italiano radicado em São Paulo e fundador do Grupo Espírita Batuira, naquela cidade. Houve presença de dirigentes e frequentadores de grupos espíritas da região de Milão, Treviso, Lecco, e, direção de Regina Piccoli, presidente da U.S.I. Foi lida a mensagem "Pela força do exemplo", do espírito Spartaco Ghilardi, já traduzida para o italiano, que Wagner G.Paixão psicografou em público em evento do dia anterior. Houve exposição de livros em italiano da Editora Nazareno e de “Nosso Lar", da Edicei, e, almoço de confraternização.  O seminário: "Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão" (alusivo aos 70 anos do livro de Emmanuel), seguiu o programa: Mediunidade de Chico Xavier - António Cesar Perri de Carvalho; Obra de Emmanuel - Wagner Gomes da Paixão; Obra Paulo e Estêvão - Flávio Rey de Carvalho; Saulo e Paulo - Célia Maria Rey de Carvalho; Estudo do Evangelho - Hemerson Xaxá; Estudo de Casos do livro "Paulo e Estêvão" – Célia e Wagner; Encerramento/conclusões - Cesar Perri. Ocorreram várias perguntas e respostas, em ambiente de muito interesse. Durante o evento foi comemorado o 4º aniversário de instalação da União Espirítica Italiana e, que por coincidência, o visitante, dirigente da FEB e do CEI, esteve presente em Lecco, em 2008.
   

Noruega

Oslo – o Grupo de Estudos Allan Kardec norueguês realiza às 2ªs f. palestras das 18h às 20h.
Mais informações através do site www.geeaknorge.com
ou pelo e-mail post@geeaknorge.com 
Divaldo Pereira Franco visita a Escandinávia, dando uma palestra e um seminário em Oslo:
Dia 6 de Junho, Divaldo ministra um seminário das 10h às 13h. 
Mais informações: www.geeaknorge.com
   

Portugal

ADEP - A Associação de Divulgadores do Espiritismo de Portugal - prossegue com seu curso básico e gratuito de Espiritismo on-line, com participantes de vários países do mundo. Mais informações sobre curso e inscrição podem ser obtidas no site www.adeportugal.org/cbe
- Já se encontram disponíveis os vídeos em HD, os áudios e apresentações em ppt. das Jornadas de Cultura Espírita da ADEP que decorreram em Abril com o tema central «Viva além da crise» http://www.adeportugal.org/jornadas/

Algarve - Sob os auspícios da União Espírita do Algarve, a Rádio Algarve FM 91.8, 92.4 e 93.7 MHZ transmite o programa "Para além do véu", todos os sábados, das 10h às 10h30.

Site: http://uea.no.sapo.pt/

Aveiro – Na Associação Cultural Espírita Estrela de Aveiro decorre às 6ªs. f às 21h – Estudo Do Livro “O Evangelho Segundo O Espiritismo


Ílhavo – No Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança decorrem as seguintes atividades:
Atendimento fraterno: 3ªs. f, às 20 horas
Estudo da Doutrina Espírita: 3ªs. f, às 21 horas
Trabalhos Medíunicos (privados): 4ªs. f, às 20,30 horas
Lisboa - No domingo passado, dia 27 de Maio, realizaram-se as XXII Jornadas Espíritas de Lisboa. O evento teve lugar no CEPC, e foi subordinado ao tema : “Espiritismo para Todos.”
Mais informações no site www.ceperdaoecaridade.pt. Local: Rua Presidente Arriaga, 124/125 – Lisboa.
Oeiras – Na pequena vila de Álges, o Grupo Espírita Batuíra dispõe de uma nova plataforma de vídeos em seu site, em que estão disponíveis várias palestras para download. Mais informações www.geb-portugal.org
- Editora e Distribuidora Espírita "Verdade e Luz"http://www.verdadeluz.com/
Viseu – A Associação Social Cultural Espiritualista de Viseu, através do seu Departamento da Juventude, vai organizar a XVI CONCESP, Encontro de Crianças Espíritas. O evento terá como tema central “A Evolução” e irá realizar-se na nossa sede, à Rua Allan Kardec nº 1, em Viseu, no próximo dia 3 de Junho, das 9h30 às 17h00. Os participantes não terão de fazer qualquer preparação. Todavia, levantando uma pontinha do véu, informamos que todos irão participar, crianças, evangelizadores e pais.
Mais informações: DIJ da ASCEV
(+351) 232426515 | Fax (+351)232478942 | tm 934902121 | diana.costeira@gmail.com
- A Web TV Espírita mantida pela Associação Cultural Espiritualista de Viseu, tem 4 canais de programação, oferece variadas opções aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo, tais como palestras sobre temas diversificados, transmissões regulares do Evangelho no Lar e ainda um chat para encontros e debates. O site da TV é www.tv-espirita.com.
 

Principado de Liechtenstein

Liechtenstein - O Grupo de Estudos Espíritas Miramez – GEEM realiza às 4ªs f., às 19h, reuniões de estudo das Obras Básicas. O GEEM oferece evangelização infantil em alemão, atividade realizada com adultos e crianças.
Endereço do grupo: Praer 7 - 9496 Balzers Fürstentum Liechtenstein.
Mais informações: grupoespirita@yahoo.com.br
 

República Tcheca

Praga - Os Centros de Estudos Espíritas Allan Kardec de Praga e Viena organizam o 3º. Seminário “Espiritualidade e Saúde” no dia 8 de Junho às 18h em Praga. Divaldo Pereira Franco falará sobre o “Desafio de mudar” -Saúde: produto da força de vontade e da reforma íntima.
Mais informações: Skupina Allan Kardec Praha allan.kardec@seznam.cz
 

Suécia

União Espírita Sueca: Atividades previstas
Götebörg - Conferências de Jussara Korngold nos dias 01, 02, 03 e 04 de julho em Götebörg. Realização do Götebörg Spiritistiska Förening Allan Kardec
- Brevemente estará sendo editado O Livro dos Médiuns, em Sueco, pelo Göteborgs Spiritstiska Förening Alläan Kardec. O Cover design foi feito por Allan Pessoa membro da Sociedade Espirita Frater em Niteroi – Brasil.  
Hässeleholm - XI Encontro Confraternativo Espírita de Hässeleholm no
no mês de setembro. Data a ser confirmada.
- Participação no Encontro dos Grupos Espíritas na Escandinávia com Divaldo Pereira Franco nos dias 05 e 06 de junho em Oslo/Noruega
 

Suíça

Genebra -  O CESG – Centro de Estudos Espíritas de Genève promove às 2ªs f., “Estudos do Espiritualismo”, com temas diversos, das 20h15 às 21h30. 
O CESG promove também aulas de evangelização infantil nas 4ªs f., às 19h, com as aulas ministradas em português.
Mais informações no site www.cesg-ge.ch e por e-mail monica.secretairecesg@gmail.com
Winterthur – O Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec (CEEAK) deu início a um novo curso do ESDE, que é realizado todas as 2ªs f. em português, das 19h às 20h45, e todas as 4ªs f. em alemão, das 19h30 às 21h. informações no site www.ceeak.ch
Zurique – O Grupo de Estudos, Renovação e Apoio Espiritual “Maria de Magdala”, situado em Allenmmoostrasse, 4, mantém semanalmente a seguinte programação:
s f: das 18h45 às 19h45, Palestra e Evangelização Infantil;  
s f: das 20h às 22h, Curso Básico I do Espiritismo;
s f: das 19h às 20h30, Palestra, Atendimento Fraterno e Passes;
s f: das 21h às 22h15,  Escola de Aprendizes do Evangelho.
Mais informações: maria.ponzetta@bluewin.ch 
Agradecimentos pela colaboração de Claudia Werdine, Elsa Rossi e Ismael Gobbo

Nota importante:
Reportagens sobre as conferências realizadas por Divaldo Franco em sua viagem por países da Europa, com texto e fotos de Paulo Salerno, podem ser vistas nos seguintes links:.
2ª reportagem – edição 263: http://www.oconsolador.com.br
http://www.oconsolador.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário