a partir de maio 2011

sábado, 2 de junho de 2012

Movimento Espírita Brasileiro

MARIÂNGELA CAZETTA
marcazetta@hotmail.com
Votuporanga, São Paulo (Brasil)




 Distrito Federal
Brasília – “O Espiritismo em sua expressão mais simples” e “Viagem Espírita” são as obras em destaque nas exposições promovidas pelo pesquisador Jorge Brito, na FEB. Iniciadas em abril, serão estendidas até 30 de junho e contam com vasto material de visualização a exemplo da 1ª Edição Francesa de 1862, a Edição da FEB de 1904, bem como edições em outros idiomas como francês, sueco, finlandês, russo, entre outras. Material reunido que conta um pouco da importância e contribuição destas obras ao longo da história. Mais informações: (61) 2101-6170. 
– O Jornal Brasília Espírita lança em 2012 mais um Ciclo do Concurso “A DOUTRINA EXPLICA”. O concurso existe há 22 anos e tem como objetivo identificar ou incentivar novos escritores espíritas e está franqueado a todos os leitores do Jornal Brasília Espírita, aos frequentadores e trabalhadores voluntários de instituições espíritas brasileiras. O regulamento e o modelo de ficha de inscrição do concurso, bem como artigos de outros ciclos do concurso, publicados nas edições anteriores do jornal, estão disponíveis na página do Grêmio Espírita Atualpa: www.atualpa.org.br.  
– O curso “Preparação de Palestrantes Espíritas 2012” será realizado até o dia 1º de julho, aos domingos, às 9h, na sede da FEDF: SHCS Sul, SQ 408, área especial, templo.  Os organizadores solicitam que todos cheguem por volta das 8h30 para recepção e preparação de ambiente. Informações nos sites www.fedf.org.br.Informações ou www.palestrantesespiritasdf.wordpress.com.
– Em agosto de 2012, o público verá nos cinemas brasileiros uma história fascinante: “E a vida continua...”. Filme adaptado do livro “E a vida continua”, de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, com direção e roteiro de Paulo Figueiredo e produção da Versátil Digital Filmes e VerOuvir Produções. Os produtores são Oceano Vieira de Melo, Sonia Marsaiolli de Melo e Paulo Figueiredo. O elenco é: Amanda Acosta, Luiz Baccelli, Lima Duarte, Ana Rosa, Luiz Carlos de Moraes, Rui Rezende, Luiz Carlos Felix, Ana Lúcia Torre, Claudia Mello, Arlete Montenegro, Rosana Penna, Ronaldo Oliva, Samantha Caracante, Cesar Pezzuolli, Carla Fioroni, Guilherme Santana, Lucienne Cunha, Marco Antonelli e Débora Muniz.
 
 São Paulo
Capital – Notícias sobre o confrade J. Raul Teixeira podem ser vistas no noticiário de Niterói-RJ, onde fica a SEF – Sociedade Espírita Fraternidade, da qual nosso irmão faz parte. Eis o site da SEF: http://www.sef.org.br/.  
– Ismael Batista participará de um ciclo de palestras na cidade: na segunda-feira, 4 de junho, às 20h, apresentando-se na Fraternidade Cristo Redentor: Rua Agrimensor Sugaya, 997, Itaquera e, no dia 5 de junho, terça-feira, às 20h, no Centro Espírita Manoel Bento: Rua Alfredo Puyol, 77, Santana. 
– A Associação Espírita Paulo e Estêvão (Rua Aiamá, 55, Tatuapé) comemorará neste mês de junho 63 anos de fundação e preparou um ciclo de palestras especiais.  A programação completa é esta:
4 – segunda-feira – Nossa História da Fundação aos dias atuais;
11 – segunda-feira – Viagem Espírita 1862, com Cristina Helena Sarraf;
18 – segunda-feira – Paulo e Estêvão, com José Silvio Spinola Gaspar;
25 – segunda-feira – Cristianismo e Espiritismo, com Ismael Oliveira.
Informações pelo telefone (11)9560-0265 ou pelo e-mail imenegueti@globo.com
– O Centro Espírita Fraternidade da Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Centro) realizará o curso “Trajetória Evolutiva da Criação Divina” nos dias 1º e 15 de junho.  Os facilitadores serão Alexandre e Jussara.  Informações pelo telefone (11)9117-9040.
– O curso “Paulo de Tarso, segundo Emmanuel” é baseado no livro “Paulo e Estêvão”, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier e ditado pelo Espírito Emmanuel e será coordenado por José Maria Pontes e Silva.  O curso está estruturado em cinco partes e será ministrado às sextas-feiras, das 20h30 às 22h, no Centro Espírita “Unidos na Fé” – CEUFé – Rua Bento Quirino, 374, Vila Talarico.  O cronograma das aulas é este: 1/6; 8/6; 15/6; 22/6 e 29/6.  Inscrições pelo e-mail delizete_rosa@yahoo.com.br ou pelo telefone (11)2609-2620.
– O Grupo Vocal Reencontro se apresentará no próximo domingo, 10 de junho, às 15h30, no Grupo Espírita Manoel Bento: Rua Alfredo Pujol, 77, Santana. Informações no link http://mei-reencontro.blogspot.com. 
– O Curso “Reencarnação e psicoterapia – como abordar eticamente as crenças espirituais dos pacientes que buscam psicoterapia” será iniciado no dia 7 de agosto.  As aulas serão às terças-feiras, das 18h30 às 21h, na Clínica Júlio Peres: Rua Maestro Cardim, 887, Paraíso.  Poderão participar psicólogos, médicos e estudantes.  O curso tem duração de 4 meses e será coordenado por Júlio Peres.  O objetivo é fornecer aos psicoterapeutas conhecimentos de estratégias objetivas para abordar eticamente os pacientes reencarnacionistas que buscam psicoterapia e otimizar o enfrentamento de suas dificuldades com base em seus sistemas de crenças.  O investimento é de 4 parcelas de R$630,00 e a inscrição custa R$120,00.  A seleção será feita com base na análise de curriculum vitae e carta de intenção.  Basta enviar esses documentos para o e-mail contato@julioperes.com.br destacando o assunto como: Curso Reencarnação e Psicoterapia. 
– Pedro Camilo fará uma palestra na Fraternidade Cristo Redentor (Rua Agrimensor Sugaya, 997, Itaquera) na proxima quinta-feira, 7 de junho, às 20h, para tratar de tema evangélico. 
– A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, convida os dirigentes e trabalhadores das instituições espíritas para o curso de Gestão de Centro Espírita.  O curso iniciou-se no dia 12 de maio, sábado, na sede do CCDPE-ECM: Alameda dos Guaiases, 16, Planalto Paulista, travessa da Av. Indianópolis, altura do 1435, estação do metrô Praça da Árvore.  Os facilitadores são: Geraldo Ribeiro, Pedro Nakano, Julia Nezu, Rosana Gaspar e José Antônio Luiz Balieiro, e a coordenação fica a cargo de Julia Nezu.  O cronograma é este: 16/6 – módulo 1 – capítulo 4; 23/6 – módulo 2 – capítulos 1 e 2; 28/7 – módulo 2 – capítulos 3, 4, 5 e 6; 11/8 – módulo 3 – capítulos 1 e 2; 25/8 – módulo 3 – capítulos 3 e 4; 15/9 – módulo 4 – capítulos 1, 2, 3 e 4; 22/9 – módulo 4 – capítulos 5, 6 e 7; 13/10 – módulo 5 – capítulos 1, 2 e 3; 27/10 – módulo 5 – capítulos 4 e 5; 27/10 – almoço de confraternização e entrega de certificado de presença para quem comparecer a 75% das aulas.  Informações pelos telefones (11)5072-2211 ou 2950-6554 ou pelos e-mails use@usesp.org.br e julianezu@terra.com.br. O curso é apostilado e acompanham diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso. Visite os sites www.ccdpe.org.br ou www.usesp.org.br. 
– O Instituto Fraternal de Laborterapia – IFIL – realiza a 114a Turma do Curso “Prevenção e orientação sobre alcoolismo e outras drogas”.  Os horários das aulas são: quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 10h às 12h.  As aulas são ministradas na sede do IFIL: Rua Santo Amaro, 244, Bela Vista, próximo ao Metrô Anhangabaú.  A programação será encerrada no dia 16 de junho, sábado, com o tema “Técnicas de entrevista” com Alda, além da entrega dos certificados.  
– A Campanha permanente do Conselho Federativo Nacional da FEB “O Evangelho no Lar e no Coração” tem reforço continuado com o “Programa de Lançamento da Campanha mais que envolvente”.  Objetivos: Finalidades e Importância, Planejamento estratégico da Campanha, Peças de divulgação, Cartaz (pôster), banner, Folder (coraçãozinho) frente, Folder (coraçãozinho) miolo, Funções dos Órgãos de Unificação, Funções dos Centros Espíritas, Distribuição de material promocional, Ícone gráfico da Campanha, Recinto Doméstico, Anúncios de sustentação, Natal combina com o Evangelho no Lar e no Coração.  Uma Campanha mais que Envolvente. Amplie o bem que existe em você. Participe, faça e ensine a fazer. Apoio: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (www.usesp.org.br). Informações com Luiz Cláudio da Silva pelo e-mail evangelhonolar@usesp.org.br ou pelos telefones (11)9246-0296 e 8264-1090 ou no link http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1104.  
– A Arte Poética Castro Alves promove o 22º Concurso de Poesia com Temática Espírita.  O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro de 2012. Endereço: Arte Poética Castro Alves (22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970.  A partir de outubro de 2012, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia, a informação do local da festa e da entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um classificado na categoria Menção Honrosa), que será realizada no dia 10 de novembro/12, às 19 horas, no Grupo Espírita Manoel Bento, Rua Alfredo Pujol, 77, Santana, São Paulo (SP), próximo à estação Santana do Metrô. Acesse: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html, para saber mais. 
– A programação dos cursos que serão realizados no Centro Espírita Fraternidade de Luz (Rua Dr. Almeida Abbade, 18, Jardim Jaú) é esta:
- Trajetória evolutiva da criação divina: 1º e 15 de junho, às 20h;
- Curso para Entrevistadores e trabalhadores do salão: 29 de junho, às 20h;
- Filosofia Espírita: 3, 10, 17 e 14 de agosto, às 20h.
Informações com Wania pelo e-mail secretariasa@scibirapuera.com.br
– O NESJ – Núcleo Espírita Segue a Jesus – promove o Curso “Espiritismo segundo a visão científico-filosófica”, com coordenação de Pedro Nakano.  O curso tem a duração de 14 aulas, e o término está previsto para o dia 28 de junho.  As aulas são ministradas sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h, na nova sede do NESJ: Rua Valdemar Martins, 1138, Casa Verde. Podem participar dirigentes de casas espíritas, expositores, estudiosos e pesquisadores. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11)3858-0164. Informações nos sites www.segueajesus.org.br ou www.ccdpe.org.br ou pelo e-mail nucleoesj@gmail.com
– No último sábado, 2 de junho, Pedro Camilo fez uma palestra no Centro Espírita Discípulos do Evangelho. Pedro Camilo fará uma palestra com tema evangélico na Fraternidade Cristo Redentor, no dia 7 de junho, quinta-feira. 
– No último domingo, 27 de maio, foi realizada uma “Feijoada no Seara” na sede do Centro Espírita Seara do Mestre.  Informações pelo e-mail searadomestre@gmail.com. 
– No dia 27 de maio, domingo, foi realizado o Seminário “O Jogo da Vida”, coordenado por Manolo Quesada, na sede do Centro Espírita Fraternidade Irmã Dolores.  Informações pelo e-mail faleconosco@fratidolores.org.br
– A Sociedade Espírita Beneficente Mínimos completou 70 anos de fundação no mês de maio e comemorou com uma série de palestras especiais.  A programação foi encerrada na última segunda-feira, 28, quando Antônio Demarchi tratou do tema “Intuição, inspiração e transpiração”.  Informações pelo e-mail marcia.nicoletti@globomail.com. 
Águas de Lindoia – O Lar Espírita “Bezerra de Menezes” realiza neste ano dois cursos doutrinários com Milton Felipeli: “Origem Histórica das Religiões” e “Mediunidade”.  As aulas ocorrem aos sábados e domingos (sábados, das 19h30 às 21h30, e domingos, das 9h às 11h30).  O término está previsto para 8 de julho.  Os cursos são realizados na Avenida Monte Sião, 709.  Informações pelo e-mail miltonfelipeli@ig.com.br
– No dia 30 de maio, quarta-feira, Izaias Claro trabalhou o tema “O Sermão da Montanha: Roteiro de Felicidade” no Lar Espírita Bezerra de Menezes.  Informações pelo e-mail leoneladministrativo@terra.com.br. 
Araçatuba – A agenda de palestras públicas do mês de junho na Casa da Caridade – Departamento da Aliança Espírita Varas da Videira (Rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, Jardim Umuarama) é esta:
5 – terça-feira – 20h: Palestra com tema livre, com José Sylvio Nobre Módena;
12 – terça-feira – 20h: Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes, com Carmem Emília Ruas Esgalha;
19 – terça-feira – 20h: Pedi e obtereis, com Ismênia Gasparini;
26 – terça-feira – 20h: Coletânea de preces espíritas, com Maderlene de Almeida Yamada.
Araraquara A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo Araraquara – realiza suas reuniões no último sábado de cada mês, na sede da UNIARA – Prédio principal, Bloco B, sala 4. Informações pelo e-mail: araraquara@ajesaopaulo.com.br
Avanhandava – A agenda de palestras programadas para o mês de maio no Centro Espírita “Francisco de Assis” foi encerrada na última quarta-feira, 30, quando Sérgio Savron trabalhou um tema evangélico.  Informações pelo e-mail luizsilva.ava@bol.com.br. 
Bauru – O 4º Encontro Paulista de Monitores do ESDE da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo terá como tema central “ESDE – O desafio de aprendermos juntos” e será realizado nos dias 14 e 15 de julho, no Centro Espírita Chico Xavier: Rua Inconfidência, 1-08.  O objetivo é trocar experiências, estudos e aprendizado sobre os princípios e dinâmica do programa de estudo do ESDE.  Poderão participar educadores, monitores de grupos do ESDE, dirigentes espíritas e interessados em conhecer este programa de estudo.  Inscreva-se no e-mail esde@usesp.org.br e envie o comprovante de pagamento da taxa de R$30,00 efetuado no Banco do Brasil – Ag. 0037-x – CC 7188-9.  As refeições serão oferecidas no local, pela USE Intermunicipal Bauru, sem custo ao participante.  Informações no e-mail esde@usesp.org.br, no site www.esdencontropaulistademonitores.blogspot.com.br ou pelos telefones (14)3227-0770 com Magali/Erick ou 3214-1603 – Fátima.  Facebook:- www.facebook.com/estudosistematizadodadoutrinaespirita. 
– O Centro Espírita Vicente de Paulo realiza um estudo da Doutrina Espírita “O Céu e o Inferno – A justiça divina segundo o Espiritismo”, toda terça-feira, às 19h30, na sede do centro: Rua 7 de setembro, 14-50. Inscrições na Biblioteca do CEVP ou pelo e-mail biblioteca@cevp.org.br.  
Leia o jornal Momento Espírita do CEAC, acessando o link http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita.  
– O Curso de Gestão no Centro Espírita está direcionado para os atuais dirigentes, potenciais coordenadores e lideranças das Instituições.  As reuniões presenciais são realizadas, das 13h30 às 18h, e a programação é esta: 16 e 30 de junho, 28 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 6 e 27 de outubro. Informações pelo e-mail usebauru@terra.com.br. 
Bebedouro – Valdelice Salum participou de uma sessão mediúnica no último sábado, 2 de junho, no Teatro Municipal de Bebedouro.  O evento foi promovido pela Associação Médico-Espírita de Bebedouro. 
Birigui – Izaias Claro fará uma palestra sobre o tema “O amor sobre todas as coisas” na próxima sexta-feira, 8 de junho, às 20h, no Centro Espírita Raimundo Mariano Dias: Rua Bandeirantes, 183. 
Bragança Paulista – “Perdão: Condição para a Felicidade” foi o tema da palestra que Izaias Claro fez na última sexta-feira, 1o de junho, na Sociedade Espírita de Bragança Paulista.  Contato: marciasfreitas@yahoo.com.br. 
Campinas – O 2º CONJURESP – Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo – AJE/SP – terá como tema central “Direitos constitucionais e Espiritismo” e será realizado no Hotel Nacional Inn. O início está previsto para o dia 7 de junho, às 15h, sendo o término no dia 9 de junho, às 14h. O congressista que participar de 70% das atividades receberá certificado, com carga horária de 18 (dezoito) horas/aula.  Durante o evento será lançado o livro “Direitos Constitucionais e Espiritismo”.   O livro foi coordenado por Tiago Cintra Essado e tem prefácio de Eduardo Ferreira Valerio.  Estão confirmados os seguintes expositores: Justiça e dignidade humana: a lógica do Espiritismo, com Alysson Leandro Mascaro; Solidariedade: do automatismo celular ao amor incondicional, com Décio Iandolli Junior; A verdade, o direito e o Espiritismo, com Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira; Direito à educação, transformação social e Espiritismo, com Dora Incontri; Direitos fundamentais, ordem econômica, justiça social e Espiritismo, com Eduardo Ferreira Valerio; O compromisso do operador do direito e a efetividade dos direitos fundamentais, com Luciano Alencar da Cunha, e Garantias processuais e as estratégias do bem, com Maria Odete Duque Bertasi.  Foi prorrogado o prazo para envio das teses: 25 de maio.  Os congressistas poderão participar do evento, por meio do envio de teses, conforme regulamento a seguir, que, se aprovadas, serão devidamente apresentadas e eventualmente publicadas: (1) As teses deverão, de qualquer forma, amoldarem-se ao tema central do evento: Direitos Constitucionais e Espiritismo; (2) As teses deverão conter, necessariamente, o nome do autor ou autores, a síntese da proposição e sua fundamentação, em até 8 (oito) páginas; (3) Para a tese ser eventualmente publicada e apresentada no 2° CONJURESP, deverá atender aos seguintes requisitos: Adotar o formato A4, fonte Times New Roman 12, observadas as seguintes margens: superior 2,5cm; inferior 2,5cm; direita 2cm; esquerda 3cm, ter até 8 (oito) páginas, devendo conter: título, nome do autor, síntese da proposição, exposição ou justificativa e conclusão objetiva, a tese deverá ser encaminhada via e-mail, para 2conjuresp@ajesaopaulo.com.br. O prazo: até o dia 25/5/2012.  As teses aceitas para apresentação serão publicadas até o dia 30/6/2012.  Informações e inscrições no site www.ajesaopaulo.com.br
– O Seminário de Educação Espírita – Educação Espírita, que espaço é esse? – foi realizado no dia 2 de junho, sábado, no Centro de Estudos Espíritas “Nosso Lar”.  O expositor convidado foi Régis de Moraes e o evento contou com Oficinas de Música, Cotação de história, Teatro e Artes.  Informações no site www.usecampinas.com.br.
– A Rádio Espírita, uma emissora da ADE, Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas, completou 5 anos de funcionamento no dia 1o de maio, terça-feira. Como parte das comemorações, durante o mês de maio, o programa Opinião Espírita faz uma retrospectiva dos principais assuntos que foram temas de suas edições. Desde 2007, foram mais de 300 programas que abordaram as mais diferentes áreas do conhecimento humano, das artes às ciências, do cotidiano à filosofia, sempre tomando como base para as discussões a análise espírita das questões. Em abril, também por meio do Opinião Espírita, a Rádio deu início à série Espiritismo Simples, que tem por objetivo levar ao ar assuntos como: o que existe após a morte?; como funciona a reencarnação?; o que é a mediunidade?; os Espíritos podem nos influenciar?; qual a proposta do Espiritismo?. Atualmente, além do Opinião Espírita, a Rádio Espírita produz os programas Observatório Espírita, Galeria de Ideias, Conheça Kardec e Entrevistas, além de veicular outros programas por meio de parcerias. Para ouvir a Rádio, basta acessar a página www.radioespirita.org.br, na qual, além da programação “ao vivo”, é possível também baixar os programas e ouvi-los em qualquer horário.
Carapicuíba – Palestra musicada com Ana Ariel no próximo domingo, 10 de junho, às 9h, no GESK – Grupo Espírita Seara de Kardec: Av. Amazonas, 55, Cohab II.  Venha ouvir Ana Ariel despertar corações através de seu canto para uma consciência cristã.  A cantora une arte e fé, para dar expansão aos sentimentos de solidariedade e caridade.  Haverá venda de CD’s. Toda a renda arrecadada com a venda do CD será destinada ao programa SOS FOME da AMIC – Associação Amigos da Criança.
A agenda de palestras do mês de maio do NEOVE – Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna foi encerrada no dia 31 e as atividades finais foram estas:
27 – domingo – 9h: Arte e evolução, com Eric Brandão;
28 – segunda-feira – 20h: A ingratidão dos filhos e os laços de família, com Anselmo B. Heib;
29 – terça-feira – 20h: O homem e a mulher perante as Leis de Deus, com José Carlos;
31 – quinta-feira – 14h: O homem e a mulher perante as Leis de Deus, com Edson Barros;
31 – quinta-feira – 20h: O homem e a mulher perante as Leis de Deus, com Janice Machado.
Cubatão – Agnaldo Paviani coordenou o seminário “Um homem chamado Jesus” no último sábado, 2 de junho, no Grupo de Estudos Espíritas “A caminho da luz”. 
Diadema – O Curso “Obsessão e Suas Máscaras” será realizado no Grupo Espírita Cairbar Schutel (Av. Pedro Severino, 325) até o dia 13 de dezembro, às quintas-feiras, das 19h às 20h. O curso é uma realização do Grupo Espírita Cairbar Schutel e da Associação Médico-Espírita de São Paulo. Os facilitadores são Marlene Nobre, Rodrigo Bassi e JB Maida. O material de apoio e a divisão das aulas estão baseados no livro “A Obsessão e suas Máscaras”, de Marlene Nobre. 
– Neste domingo, 3 de junho, a partir das 12h, será realizado um Almoço com Marlene Nobre, pelas crianças da Creche Lar do Alvorecer, na Rua Santa Efigênia, 79.  O cardápio é composto de feijoada completa, incluindo vários tipos de saladas.  Os convites podem ser adquiridos no local por R$18,00 – refrigerante não incluído no convite.  Informações no site www.crechelardoalvorecer.com.br
Espírito Santo do Pinhal – Jamiro dos Santos Filho fez uma palestra sobre o tema “Espíritas, Esperança de Jesus?” na última segunda-feira, 28 de maio, no Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Flácus. 
Franca O Programa Sementeira Cristã, produzido pelo IDEFRAN – Instituto de Divulgação Espírita de Franca, é transmitido aos domingos, das 9h às 10h, pela Rádio Imperador, 920Khz em Franca, e retransmitido pelo site do Grupo Espírita Luz e Amor www.luzeamor.org.br. 
Guararapes – Luiz Augusto Macedo fará uma palestra sobre o tema “Jeremias” na próxima segunda-feira, 4 de junho, às 20h, no Centro Espírita “Jeremias”: Rua Brasil, 1035.  Informações com Andreia Ruiz pelo e-mail ruizvieira@uol.com.br.  
Guaratinguetá – Ouçam o programa “Papo franco sobre a espiritualidade” na Super Piratininga AM 610, toda quinta-feira a partir das 9h, com Beto Couto. Use o link http://superradiopiratininga.com.br/. O programa é uma realização da Casa do Caminho “Jesus de Nazaré”: Rua Professor Eucário Rodrigues Pinto, 148, Santa Luzia. Informações pelo e-mail contato@cdcjesusdenazare.com.br, pelo telefone (12)3132-7323 ou no site: http://www.cdcjesusdenazare.com.br
Guarujá – No último domingo, 27 de maio, foi realizada uma Tarde Espírita com o médium Tadeu do Hospital Casa do Caminho, Araxá/MG.  O evento contou com a participação do Coral Espírita Terezinha Flores e foi realizado na sede da UNAERP – Guarujá.  Os organizadores solicitam a doação de óleo e sabão em pó, para os que puderem ajudar.  Informações pelos telefones (13)3271-9312 ou 8124-5040. 
Guarulhos – Sebastião Camargo participará de um ciclo de palestras na cidade e a programação completa é esta:
Domingo, 10 de junho, às 9h30 – Palestra: “Evangelho e Vivência” no Centro Espírita Estudo e Meditação: Rua das Jabuticabeiras, 148, Bairro Gopoúva.  Informações pelo e-mail contato@estudoemeditacao.org ou pelo telefone (11)2973-1002;
segunda-feira, 11 de junho, às 20h – Palestra: “Responsabilidade, Vontade e Fé” no Centro Espírita Semeadura de Jesus: Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192, Centro.  Informações pelo e-mail edsonhamazaki@globo.com;
terça-feira, 12 de junho, às 20h – Palestra: “Lei de Atração” no Centro Espírita Jesus é o caminho: Rua Arminda de Lima, 403, Centro. Informações pelo e-mail edsonhamazaki@globo.com;
quarta-feira, 13 de junho, às 20h – Palestra: “Evangelho e Vivência” no Centro Espírita Lar Espírita Amor e Luz: Rua Santa Lúcia, 392, Vila Paraíso, saída km 212 da Dutra.  Informações pelo telefone (11)2484-7052 ou no site www.larespirita.com.br;
quinta-feira, 14 de junho, às 20h – Palestra: “Autoiluminação” no Centro Espírita Joanna de Ângelis: Rua São Manoel, 567, Vila Rosália.  Informações pelo telefone (11)2451-3208.
– Sperio Faccioni Jr. e o Grupo Portal do Som apresentarão o tema “Alma em plenitude” neste domingo, 3 de junho, às 9h, no Auditório do Lar da Irmã Celeste: Rua da Justiça, 301, Vila Harmonia. 
A programação de palestras do mês de maio do Centro Espírita “Chico Xavier” foi encerrada no dia 31 de maio e a programação final foi esta:
29 – terça-feira – 20h – Tema Evangélico, com Marcelo;
31 – quinta-feira – 20h – Parábolas de Jesus, com Fábio Fadel.
Informações pelo e-mail romiranda@trevisan.adv.br
– A programação de palestras do mês de maio no Centro Espírita “Semeadura de Jesus” foi encerrada na última segunda-feira, 28, com o tema “Relacionamento, afetividade e compromisso” trabalhado por Patrícia Regina Alves. 
Ibitinga – Valdelice Salum participará de uma sessão de Pintura Mediúnica neste domingo, 3 de junho, às 15h, no Centro Espirita Francisco de Assis
Amor e Caridade: Rua Coronel Gereto, 810, Centro. Informações no site www.pinturamediunica.com.br
Itapira A programação de palestras do mês de junho na Casa Espírita “Nhá Chica” (Rua Teresa Lera Paoletti, 348, Jardim Bela Vista) é esta:
2 – sábado – 19h30 – Ironildo Boselli: tema a definir, em comemoração ao 29o aniversário de fundação da casa;
9 – sábado – 19h30 – Marisa Cajado: “Do evangelho”;
16 – sábado – 19h30 – Almir Salve: “Desajustes emocionais”;
19 – terça-feira – 19h – José Passini: “Kardec e sua visão do futuro”;
26 – terça-feira – 19h – Wanyr Caccia: Palestra musicada.
– No dia 29 de maio, terça-feira, Izaias Claro fez uma palestra com o tema “Viva Mais! Vença e Previna a Depressão” na Casa Espírita Nhá Chica. Informações pelo e-mail otaviofranklin@gmail.com. 
Jacareí – O 4º Concurso de Contos e Poesias com Temática Espírita de Jacareí Prêmio “Jorge T. Rizzini” está recebendo as inscrições. A premiação será no dia 17 de junho, domingo, durante o 9o Encontro de Espiritismo em Jacareí. O evento é uma realização da Livraria e Clube do Livro Espírita Emmanuel: Rua Lucinda Pires, 13, Centro. Informações pelo telefone (12)9123-1277.  
Jaguariúna – No último domingo, 27 de maio, Izaias Claro fez uma palestra sobre o tema “Como Superar a Ansiedade” na Entidade Assistencial Vandir Justino da Costa Dias.  Informações pelo e-mail sorayammarion@gmail.com. 
Lindoia – “Perdão: condição para a felicidade” foi o tema que Izaias Claro trabalhou na última segunda-feira, 28 de maio, na Fraternidade Espírita de Estudos Kardecistas Amor e Luz – Centro Educacional.  Informações pelo e-mail marildabernardi@hotmail.com. 
Lucélia – Siomara Augusta Ladeia Marinho fez uma palestra sobre o tema “Tia Mara” no último sábado, 2 de junho, no Centro Espírita Allan Kardec.  Informações pelo e-mail silva.edsonluis@gmail.com
Marília – A 3a Feira do Livro Espírita Chico Xavier foi realizada no Esmeralda Shopping até o último domingo, 27 de maio.  
Mauá – No próximo sábado, 9 de junho, às 19h30, o Grupo Vocal Reencontro se apresentará no Grupo Espírita Fraternidade: Rua Joaquim Chavasco, 86, Jardim Mauá.  Informações no link http://mei-reencontro.blogspot.com.
Monte Sião – Na última quinta-feira, 31 de maio, Izaias Claro fez a palestra “Como Conquistar a Paz” na Sociedade de Estudos Espíritas Paulo e Estêvão.  Informações pelos endereços eletrônicos canajosa@yahoo.com.br ou etalabace@hotmail.com. 
Osasco O Centro Espírita José de Castro, o NEDE – Núcleo de Estudos e Divulgação Espírita – e o Grupo Espírita Irmã Marisa realizam as Reuniões de Orientação a Centros Espíritas (ROCE).  Podem participar trabalhadores e alunos a partir do 2o Básico Completo.  O curso tem a doutrina espírita como referência e, assim, os participantes poderão ajudar na divulgação do Espiritismo, melhorando sua postura, relacionando-se melhor na vida.  O curso é realizado todos os sábados, das 14h às 16h, na sede do GEIM: Rua 15 de novembro, 309, Jardim Cipava. Informações pelo e-mail teccom.desinibe@gmail.com
Penápolis – O Centro Espírita Discípulos de Jesus recebeu Roosevelt Andolphato Tiago para tratar do tema “Se não houver vento... Reme!” no dia 28 de maio, segunda-feira.  Informações pelo e-mail mjaplis@yahoo.com.br. 
– A agenda de palestras públicas do mês de maio no Centro Espírita “Allan Kardec” foi encerrada na última segunda-feira, 28, quando Nilva Reis Verri Tozeto tratou do tema “Reencarnação”.
Pindamonhangaba O Curso “Doutrina Espírita para Principiantes” aborda os fundamentos do Espiritismo, expostos nas obras básicas da Doutrina codificada por Allan Kardec.  Os encontros são semanais na Casa do Caminho Pinda (Rua Senador Dino Bueno, 203, Bosque da Princesa), às sextas-feiras, das 20h às 21h30. Informações pelos telefones (12)3642-1219 e 7815-9517 (Mariângela) ou 9230-4694 e 88131-7804 (Wagner) ou no site www.casadocaminhopinda.org.br
Piquete A agenda de palestras públicas especiais do Centro Espírita Deus e Caridade (Rua Soldado José Custódio, 55) é esta:
9/6 – sábado – 20h – David Ascenso: “Saúde mental, espiritual e emocional na visão espírita”;
14/7 – sábado – 20h – Carmem Silveira: tema livre. 
Piracicaba – Pedro Camilo fará uma palestra na Sociedade Espírita Casa do Caminho (Rua Alexandre Petta, 1086, Vila Rezende) na proxima quarta-feira, 6 de junho, às 20h, para tratar de tema evangélico. 
Ribeirão Preto O X Seminário Doenças e Doentes – Influência na Mediunidade foi realizado no último domingo, 27 de maio, no Centro Espírita Batuíra.  Informações no site www.cebatuira.org.br
A Associação Jurídico-Espírita – Núcleo de Ribeirão Preto – mantém o programa de rádio – AJE – NO AR – pela rádio educativa FM, 87,9. O programa vai ao ar sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h. Também pode ser acompanhado pela internet através do sítio eletrônico www.radioeducativafm.com.br. Em breve o Núcleo iniciará seu grupo de estudos sob a coordenação de André Luiz Carrenho Geia. Informe-se pelo e-mail ribeiraopreto@ajesaopaulo.com.br
Santo André – Deusa Samú fará uma palestra sobre o tema “O ensinamento da porta estreita” neste domingo, 3 de junho, às 17h, no Centro Espírita “O Consolador”: Rua do Bosque, 306, Jardim Bela Vista.  Informações: http://www.deusasamu.com/agenda.htm
– Na próxima segunda-feira, 4 de junho, às 17h, Deusa Samú fará uma palestra no Centro Espírita Consolador: Rua do Bosque, 306.  Informações com Clara pelo telefone (11)4426-9493.  Saiba mais sobre a oradora Deusa Samú acessando o link http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/06/focalizando-o-trabalhador-espirita_26.html. 
– A Fraternidade Assistencial Espírita Obreiros da Caridade (Rua Itaquera, 332, Vila Apiauí) receberá Pedro Camilo na próxima terça-feira, 5 de junho, às 20h, para uma palestra com tema evangélico. 
– “Terapia complementar espírita – renovação mental – fluidoterapia” foi o tema da palestra que Suely Caldas Schubert fez no último sábado, 26 de maio, na Creche Amélia Rodrigues.  No domingo, 27 de maio, no mesmo local, Suely coordenou o seminário “Mentes Interconectadas e a Lei de Atração”. Informações pelo e-mail tiago@ebmeditora.com.br. 
Santos – A Casa do Caminho de Santos (Rua Silva Jardim, 182) receberá no dia 6 de junho, quarta-feira, o confrade José Nilson, do Centro Espírita Luiz Monteiro de Barros, para tratar de tema evangélico.  Informações pelo telefone (13)3234-8149 ou no site http://www.casadocaminhosantos.com.br/site/. 
– A Casa do Caminho de Santos recebeu no dia 29 de maio, terça-feira, a confreira Claudete Gonçalves Louzada, do Centro Espírita “Caminho da Luz”, para tratar de tema evangélico.  Informações no site http://www.casadocaminhosantos.com.br/site/. 
São Bernardo do Campo – O Centro Espírita “O bom pastor” realizará o 3o Almoço Italiano neste domingo, 3 de junho, a partir das 12h, no Lar da Criança Emmanuel: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955, Bairro Alves Dias. O cardápio é lasanha tradicional, lasanha ao queijo, talharine alho e óleo, talharine ao molho, frango assado, salada verde, e os convites individuais custam R$25,00 e incluem, ainda, 1 refrigerante e 1 mousse ou sorvete. Crianças de 4 a 8 anos pagam R$12,50.  Não serão servidas bebidas alcoólicas. 
– O 3o Festival do Livro Espírita de São Bernardo – O tesouro das palavras – será realizado neste domingo, 3 de junho, das 9h às 20h, na sede do Grupo Fraternal Dr. Adolfo Bezerra de Menezes: Rua Batuíra, 400.  O evento contará com Feira do Livro; Espaço Criança; Concurso de Poesia; Grupos Musicais: Coral Lírio Branco e Grupo Musical de Amigos; Palestras: Pedro Camilo e Agnaldo Paviani; Mesas de Debate: “A importância do estudo na prática espírita” e “O processo criativo na psicografia” e Exibição do filme “O filme dos Espíritos”.  Estão convidados os seguintes autores: João Berbel, Pedro Camilo, Agnaldo Paviani, Manolo Quesada, Astrid Sayeg e Alex Carciofi. Informações pelo e-mail flesb.livro@gmail.com.br ou no blog flesb.blogspot.com.br. 
– Pedro Camilo participará do 3o Festival do Livro do São Bernardo do Campo fazendo uma palestra no Grupo Fraternal Dr. Bezerra de Menezes (Rua Batuíra, 400), neste domingo, 3 de junho, às 10h.  informações pelo telefone (71)3484-3729 ou pelo e-mail editoramenteaberta@gmail.com.  Na segunda-feira, 4 de junho, Pedro fará uma palestra no Grupo Fraternal Espírita João Ramalho. 
O Centro de Convivência da Terceira Idade “Bezerra de Menezes”, do Grupo Fraternal Bezerra de Menezes, se reúne todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, e realiza várias atividades: dança, jogos, arte em madeira e muito mais, na Rua Batuíra, 380, Bairro Assunção. Informações pelo telefone (11)4344-2237, após 13h, ou pelo e-mail re@bezerrademenezes.org.br.  
– Manolo Quesada trabalhou o tema “Trabalho e virtudes” na última terça-feira, 29 de maio, na Fraternidade Assistencial Seara de Luz. Informações no site www.manoloquesada.blogspot.com. 
São José do Rio Preto – Jacob Melo coordenará o seminário “Passe e Magnetismo” nos dias 16, 17, 23 e 24 de junho, sábados, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 12h, no Grupo Espírita André Luiz: Rua Antonio de Godoy, 5949, Jardim Universitário, em frente à Casa de Portugal. Serão explorados os seguintes temas: Magnetismo na Codificação; Fluidos; Centros de força; Exercício sobre fato magnético; Estudos sobre passes magnéticos para pessoas depressivas.  A taxa de inscrição é R$60,00 e as vagas são limitadas.  As inscrições podem ser realizadas no site www.grupoespiritaandreluiz.com ou pelo e-mail grupoespiritaandreluiz-sjrp@hotmail.com. Informações pelo telefone (17)9115-3457.
– Nazareno Feitosa fez uma palestra na última sexta-feira, 1o de junho, no Centro Espírita  Francisco de Assis.
São José dos Campos – O Capitulo Ísis nº 39 da Estrela do Oriente de São José dos Campos realizou uma palestra pública sobre o tema “As cruzadas”, com Marilusa Moreira Vasconcellos no último domingo, 27 de maio, no Templo das Acácias.  Informações pelo e-mail radhu@terra.com.br. 
Serra Negra – A USE Circuito das Águas e o C. E. Joana D'Arc têm a alegria de convidar a todos para assistirem a peça teatral com o Grupo de teatro TEAMES, da cidade de Alfenas-MG, “Quero Voltar para Casa” neste domingo, 3 de junho, às 18h, na sede do Joana D'Arc: Rua Allan Kardec, 53, Centro. Informações pelo e-mail ezio.amaral@gmail.com
– No último sábado, 2 de junho, Izaias Claro fez uma palestra sobre o tema “Viva mais! Vença e previna a depressão” no Centro Espírita Joana D’arc. Informações pelo e-mail brgatto@bragattoimoveies.com.br
Sorocaba – O evento “Caldo com palestra” foi realizado no último sábado, 2 de junho, no Centro Espírita Batuíra.  O expositor convidado foi André Ariovaldo que trabalhou o tema “Jesus, me abane!”.  Informações no site www.baturianet.com.br ou pelo e-mail contato@baturianet.com.br
Taboão da Serra – No último domingo, 27 de maio, foi realizado um Almoço Beneficente no CEMUR.  O cardápio incluiu penne grano duro, spaghetti grano duro, tagliarini, molho ao sugo, molho à bolonhesa, molho branco, frango assado, antepasto de berinjela e buffet de saladas.  A renda deste evento será destinada às obras assistenciais da FRATECEB – Fraternidade Espírita Cristã “Eurípedes Barsanulfo”.  Informações pelo e-mail mauroasantos@terra.com.br. 
Taubaté – Na última quarta-feira, 30 de maio, Guilherme Soares Azeredo fez uma palestra sobre tema evangélico no Centro Espírita Joana D’Arc. A parte artística ficou a cargo dos Seresteiros do Evangelho.  Informações pelo e-mail use.taubate@gmail.com
Um Estudo sobre o Passe é realizado aos domingos, quinzenalmente, das 8h30 às 11h30, no Centro Espírita André Luiz: Rua Monsenhor Siqueira, 97, Centro.  O objetivo: adquirir novos conhecimentos e aprimoramento das Técnicas do Passe já em prática. Podem participar passistas que já trabalham nas diversas Casas Espíritas e Irmãos que desejam iniciar nos conhecimentos desse Trabalho de Ajuda e Amparo aos Irmãos necessitados que procuram socorro para suas dores Morais e Físicas. Não há necessidade de inscrição, os organizadores solicitam apenas que os irmãos que pretendam participar do curso assumam o compromisso, evitando o não comparecimento, para melhor aproveitamento dos estudos. Informações pelos telefones (12)9782-2322, 3632-4846 ou 3621-1234 ou pelo e-mail. divulgandoespiritismo@gmail.com. 
Votuporanga – O 5o Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra será realizado nos dias 8 e 9 de setembro, no Votuporanga Clube.  Anote em sua agenda!  Em breve informaremos a programação completa e as opções para hospedagem.
 
 Bahia
Igaporã – A Web Rádio Sertão Espírita já está no ar, veiculando programas de instituições espíritas das regiões Sudoeste e Oeste do Estado da Bahia. A Rádio integra o projeto de divulgação doutrinária do Núcleo Espírita Bezerra de Menezes. Para ouvir basta acessar o link www.radiosertaoespirita.com, e o áudio pode ser ouvido no sítio www.sertaoespirita.com.br.
 
 Ceará
Fortaleza – O 1º Encontro Nacional e 9º Fórum Nacional de Arte Espírita serão realizados nos dias 8 e 9 de junho, sexta-feira e sábado, das 10h às 12h.  Oferecem dez centros de interesse, que acontecem simultaneamente, na manhã de sexta-feira, e os participantes do evento deverão escolher uma das opções.  Os temas dos centros de interesse e os respectivos monitores são estes: (1) Arte Espírita na obra de Chico Xavier, com Fábio Fidelis; (2) Eurípedes Barsanulfo e o papel da música na Evangelização de Espíritos, com o Grupo Espírita Paz e Harmonia; (3) Autoconsciência e Arte, com Maurício Keller; (4) A música integrada às atividades do centro espírita, com o grupo Cantar É Viver; (5) A figura do palhaço na educação do Espírito, com o Grupo Fantasia; (6) Sensibilização por meio da Canção, com Paulo Rowlands; (7) Como realizar uma mostra espírita de cinema, com Lucas de Pádua; (8) Arte integrada ao Espiritismo: o Artista-Espírita, com José Ronaldo; (9) Caminhos para o Aprimoramento da Arte Espírita, com Cláudio Marins e (10) Gestão de um grupo de Arte Espírita: caminhos e descaminhos, com Sandro Saraiva. Cada centro de interesse comporta um número máximo de 30 participantes. As inscrições para o centro de interesse podem ser feitas dentro do evento, a partir do momento de chegada do participante.  Além desse momento de estudo, haverá ainda, no sábado pela manhã, o Fórum com Haroldo Dutra Dias, violonista, estudioso da cultura judaico-cristã e tradutor do Novo Testamento editado pelo Conselho Espírita Internacional. O estudo, seguido de debate, será em torno do tema “Senhor, que Arte queres que eu faça?”.  A equipe organizadora local solicita aos inscritos que remetam, via e-mail, algumas informações, a fim de facilitar o trabalho de logística.  Deve ser informado o horário de chegada e de retorno, n° do voo e nome da companhia aérea (no caso de deslocamento aéreo), nome da empresa rodoviária. 
A programação de palestra públicas do mês de maio no Centro Espírita Grão de Mostarda foi encerrada na última segunda-feira, 28, com o expositor Gilberto Facó, que fez uma palestra sobre o tema “A transição planetária”. Informações no site www.grao.org.br.
 
 Espírito Santo
Linhares – No último sábado, 2 de junho, foi realizada a palestra “Sexualidade e família”, com Andrei Moreira, na sede do Grupo Espírita Joana D’Arc. Na ocasião foi realizado o lançamento dos livros “O mundo dos bonecos de papel” e “Homossexualidade”.  No periodo da tarde, Andrei coordenou o seminário “Curando nossa imagem de Deus nos tornamos iguais ao Deus de nossas crenças” no mesmo dia e local.  Informações pelo e-mail grupojoanadarc@gmail.com
 
 Goiás
Goiânia Na última quinta-feira, 31 de maio, foi realizada a 4ª Marcha Goiana da Cidadania Em Defesa da Vida.  O tema deste ano foi Vida sim! Aborto não! Informações no blog www.brasilsemabortogo.blogspot.com
– Nos dias 25, 26 e 27 de maio a Federação Espírita do Estado de Goiás foi a anfitriã da Reunião da Comissão Regional Centro do Conselho Federativo Nacional da FEB. O evento se desenvolveu na sede da própria FEEGO, em Goiânia, e contou com a presença de numerosa equipe local e de presidentes e equipes das Federativas visitantes: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins. Vários dirigentes da FEB compareceram e o secretário geral do CFN Antonio Cesar Perri de Carvalho representou o presidente da FEB. A reunião contou com atuação do secretário da Comissão Regional Centro Aston Brian Leão e com a visita dos secretários das Comissões Regionais Sul e do Norte. Houve reunião dos dirigentes das seis Entidades Federativas Estaduais, tratando do tema “Sustentabilidade financeira das Entidades Federativas”; preparativos para a instalação das Comissões previstas no Regimento Interno do CFN; definição de que Belo Horizonte sediará a Seção Centro do 4º Congresso Espírita Brasileiro (2014) e houve levantamento de sugestões de temas para este evento sobre o Sesquicentenário de O Evangelho segundo o Espiritismo; também coleta de sugestões para o “Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro”, para o próximo quinquênio.  
– Na noite do sábado (dia 26) foi desenvolvida a palestra “Missão do Brasil”, pelos vice-presidentes da FEB Marta Antunes de Moura e Antonio Cesar Perri de Carvalho. Na manhã do domingo (dia 27) foi desenvolvido o “Seminário Integrado: Ações de Acolhimento, Consolo e Esclarecimento no Centro Espírita” (com a equipe da SG e das Áreas do CFN). No final da tarde e início da noite, foi promovido pela FEEGO o Seminário “Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão" – 70 anos da obra de Emmanuel (com a equipe da SG do CFN), e contando com a presença dos espíritas locais. Ocorreram refeições de confraternização e apresentações de Corais, nas sedes do Lar Francisca de Lima e da Irradiação Espírita Cristã. A cidade de Palmas (Tocantins) sediará a Reunião da Comissão Regional Centro em maio de 2013. Mais informações no site cfn@febnet.org.br 
 
 Maranhão
São Luís – Um curso em ambiente virtual de aprendizagem para aprimoramento e formação de monitores e coordenadores de ESDE é realizado pela Federação Espírita do Maranhão. Podem participar atuais e potenciais coordenadores ou monitores de ESDE. O curso é em módulos, e para culminância de cada módulo haverá um encontro presencial. A programação é esta:
- 1 a 30/6 – (3) Doutrina Espírita: Princípios Básicos e Tríplice Aspecto, (4) Movimento Espírita – Osmir (aula presencial: 30/6);
- 2 a 31/7 – (5) Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE: 5.1. Conceito, histórico, objetivos, consequências; 5.2. O coordenador, o monitor e o participante; 5.3. Implantação e Manutenção – Lucia (aula presencial: 29/7);
- 1 a 31/8 – (6) Planejamento de Aula: 6.1. Tipos de Planejamento; 6.2. Objetivos, conteúdos e avaliação; 6.3. Fontes de Consulta/Referências Bibliográficas – Ana Luiza (aula presencial: 25/8);
- 3 a 30/9 – (7) Técnicas de Ensino e Recursos Didáticos – Emília (aula presencial: 29/9);
- 1 a 31/10 – (8) Técnicas de Acolhimento Fraterno de Participantes e Técnicas de Relacionamento Humano – Marina (aula presencial: 27/10);
- 1 a 30/11 – (9) Aulas Práticas – Lucia, Emília, Beth Bulcão e Ana Luiza (aulas presenciais 10, 17 e 24/11).
Obs. 1. Os participantes devem realizar, no mínimo, 70% das atividades propostas no site. 2. O valor da inscrição é R$25,00 e as vagas são limitadas.
Informações pelo e-mail: secretaria.esde@hotmail.com ou pelos telefones (98)9122-4402, 8823-9129 ou 8808-1565. 
– A programação das atividades que o Centro Espírita Humberto de Campos - CEHC agendou para o mês de Maio foi encerrada na última quinta-feira, 31, com a palestra “Família sob a ótica espírita”, proferida por Aldenice.  As atividades foram realizadas na sede do CEHC.  Informações pelo e-mail centroespiritahumbertodecampos@gmail.com.
 
 Minas Gerais
Belo Horizonte – O VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais e VIII Congresso Nacional do Departamento Acadêmico da Ame-Brasil terão como tema “Caminhos para a cura do corpo e da alma” no período de 31 de agosto a 2 de setembro no Hotel Ouro Minas: Av. Cristiano Machado, 4001.  Estão confirmadas as presenças de Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra, Décio Iandoli, Alexander Moreira, Roberto Lúcio, Jaider Rodrigues e Andrei Moreira.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site www.amemg.com.br ou na sede da Amemg: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160, 2o andar, Nova Granada. Informações pelo telefone (31)3332-5293 ou no site www.amemg.com.br.
– O VI Encontro Espírita do Projeto Manoel Philomeno de Miranda – Atualidade de “O Livro dos Médiuns – I” será realizado nos dias 9 e 10 de junho, sábado e domingo, e é uma realização do Grupo de Divulgação e Estudos da Doutrina Espírita Caminho de Luz (Rua Lambari, 104, Santo André).  A programação completa é esta:
Sábado – 9 de junho: 7h30: Recebimento de público e Harmonização Musical; 8h: Abertura e Prece; 8h30: Atividade integrativa, com João Neves; 9h10: Desenvolvimento Mediúnico, com José Ferraz; 9h30: Inconvenientes e Perigos da Mediunidade, com Nilo Calazans; 9h50: O Papel dos Médiuns nas Comunicações, com João Neves; 10h10: Influência Moral do Médium, com José Ferraz; 10h30: Coffee Break; 10h50: Harmonização Musical; 11h: Influência do Meio, com Nilo Calazans; 11h20: Causas da Obsessão, com João Neves; 11h40: Tempo para Formulação de Perguntas pelos Participantes; 11h45: Respondendo Perguntas, com a Equipe do Projeto; 12h15: Almoço; 13h45: Harmonização Musical; 14h: Provas Possíveis de Identificação: Distinção Entre Bons e Maus Espíritos, com José Ferraz; 14h20: Pela Linguagem e Impressão Fluídica, com Nilo Calazans; 14h40: Pelas Suas Atitudes, com João Neves; 14h50: Evocação ou Comunicações Espontâneas, com José Ferraz; 15h10: Perguntas que se podem fazer aos Espíritos, com Nilo Calazans; 15h30: Coffee Break; 15h50: Harmonização Musical, com o Grupo Musical João de Deus; 16h: Contradições e Mistificações, com João Neves; 16h15: Charlatanismo e Embuste, com José Ferraz; 16h30: Tempo para Formulações de Perguntas pelos Participantes; 16h35: Respondendo as Perguntas, com a Equipe do Projeto; 17h: Considerações finais; 17h05: Harmonização Musical com Grupo Musical João de Deus; 17h10: Prece final e encerramento.
Domingo – 10 de junho: 7h30: Recebimento de público; 8h: Harmonização Musical; 8h30: Abertura e prece; 8h40: Atividade integrativa, com João Neves: 1ª Parte de “O Livro dos Médiuns” – noções preliminares; 8h55: Há Espíritos?, com José Ferraz; 9h10: O Maravilhoso e o Sobrenatural, com Nilo Calazans; 9h25: Método de Ensinar a Doutrina, com João Neves; 9h40: Método de Lidar com os Opositores, com José Ferraz; 9h55: Classificação dos Adeptos, com Nilo Calazans; 10h10: Coffee Break; 10h30: Harmonização Musical; 10h40: Sistemas – Sob a Ótica do Codificador, com João Neves; 11h: Sistemas Atuais de Origem Externa, com José Ferraz; 11h20: Sistemas Atuais de Origem Interna, com Nilo Calazans; 11h40: Tempo para Formulação de Perguntas pelos Participantes; 11h45: Respondendo Perguntas, com a Equipe do Projeto; 12h10: Almoço; 13h45: Harmonização Musical; 14h05: Campeonato da Insensatez 1, com João Neves; 14h25: Campeonato da Insensatez 2, com José Ferraz; 14h45: Campeonato da Insensatez 3, com Nilo Calazans; 15h05: Tempo para Formulação de Perguntas pelos Participantes; 15h10: Respondendo Perguntas, com a Equipe do Projeto; 15h40: Harmonização Musical com Coral Sem Fronteiras; 15h55: Considerações finais; 16h: Prece final e encerramento.
Para fazer a inscrição, basta efetuar um depósito de R$50,00 em uma das contas a seguir: (1) Caixa Econômica Federal – agência nº 0536 – operação 13 – (conta poupança) conta nº 12.128-9 em nome de GDECAL – Grupo de Divulgação e Estudos da Doutrina Espírita Caminho de Luz ou (2) Banco Bradesco – agência nº 3421-5, conta corrente nº 31.119-7 em nome de GDECAL – Grupo de Divulgação e Estudos da Doutrina Espírita Caminho de Luz.  Caso seja solicitado o CNPJ: 07.028.899/0001-08.  O comprovante de depósito é o ingresso para entrar no evento.  O valor da inscrição para grupos de 10 ou mais pessoas é de R$40,00 por pessoa e o depósito deve ser feito no total, bem como a inscrição deve constar os nomes de todos os participantes do grupo, e, se possível, chegarem juntos no evento para facilitar entrada do grupo. 
– O Encontro de Pais e Evangelizadores 2012 teve como tema central “A evangelização da criança e do jovem na FEIG e Fundação” e foi realizado no último domingo, 27 de maio, na Fraternidade Espírita Irmão Glacus. 
Angelândia – Clóvis Alves Portes trabalhará o tema “Influência dos Espíritos em nossa vida” no dia 8 de junho, sexta-feira, às 19h, na Fraternidade Espírita Maria Mãe Santíssima: Av. Elza Paiva da Luz, 490.  Informações pelo telefone (33)3516-9067 ou no site www.15cremg.com.br.  
Capelinha – “O Sermão profético” será o tema da palestra que Clóvis Alves Portes fará no próximo sábado, 9 de junho, às 20h, na sede do Grupo Espírita Centelha de Luz: Rua José Pimenta de Araújo, 456, Planalto.  No período da tarde do mesmo dia, das 14h às 18h, o confrade coordenará o seminário “Espiritizar, qualificar e humanizar”.  Informações pelo telefone (33)9109-0113 ou no site www.15cremg.com.br
Cataguases – Na próxima sexta-feira, 8 de junho, às 19h30, Armando Falconi fará uma palestra sobre o tema “Acreditar” na sede do Centro Espírita J. Lacerda: Rua dos Operários, Vila Minalda.  Informações pelos telefones (32)
3231-6000 ou 8845-0642 ou pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com.
Divinópolis – O 1º Congresso Saúde e Espiritualidade de Divinópolis terá como tema central “Contribuições do paradigma médico-espírita para a conquista da saúde integral”.  O objetivo do evento é apresentar uma visão médico-espírita sobre os problemas de saúde prevalentes nas últimas quatro décadas, contribuindo para a compreensão do ser em sua totalidade.  Poderão participar profissionais inseridos nos vários campos da saúde em geral, educadores, estudantes universitários, espíritas e simpatizantes das áreas temáticas ministradas.  O evento será realizado no período de 15 a 17 de junho, no Salão de Convenções do Centro Espírita Jesus de Nazaré: Rua do Cobre, 57, Bairro Niterói.  O investimento é de R$80,00.  O pagamento deverá ser realizado via depósito bancário em nome de A.M.E. – Aliança Municipal Espírita, na Caixa Econômica Federal, agência 3221, conta corrente 279-2-Op. 003.  Encaminhar junto com o comprovante de deposito original a ficha de inscrição para Rua Guaraci Carlos de Freitas, 603, Bairro Santa Clara, Divinópolis, MG, CEP: 35500-074 ou pelo e-mail consedi2012@gmail.com.  Os palestrantes confirmados são: Roberto Lúcio Vieira de Souza; André Luiz Oliveira Ramos; Júpiter Villoz Silveira; Andrei Moreira; Emerson Pedersoli; Antônia Marilene; Olinta Fraga; Rosemeire Simoes e Martinho Menezes Filho. Informações com Lucas Milagre pelo telefone (37)8410-1025, no site www.amedivinopolis.webnode.com ou pelo e-mail consedi2012@gmail.com.  Assista o filme publicitário no link http://www.youtube.com/watch?v=dGiGOTIAABE.
Juiz de Fora O S.O.S. Entes queridos: Amor sem adeus! Para aqueles que se amam não existe morte e nem adeus para sempre. Não existe perda e, sim, ausência física. As pessoas amadas não partiram para sempre. Se você vive um instante desses, se a dor da saudade preenche os seus dias, se você se pergunta: Por quê? Onde estão? Ligue para (32)3225-2444 e você ouvirá uma mensagem de consolo e esclarecimento que irá suavizar a dor da saudade. Seus amados vivem e prosseguem a caminhada evolutiva com o mesmo amor, na esperança do reencontro. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis – SEJA – Rua Severino Belfort, 223, Bairu.

Leopoldina – No próximo sábado, 9 de junho, às 8h, Armando Falconi, dará uma entrevista sobre o tema “Espiritismo e atualidades” na Rádio Leopoldina 104 FM. Informações pelos telefones (32)3231-6000 ou 8845-0642 ou pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com.
– As comemorações do 106º aniversário do Centro Espírita Amor ao Próximo (Rua Monteiro Lobato, 132) são estas:
2 – sábado – 19h – Maria de Nazaré, Mãe de Jesus (visão espírita), com Luciano Alencar Cunha – Voz e violão, com Paulo Goliath;
3 – domingo – 9h – Os Caminhos do Reino, com Alcione Andries;
4 – segunda-feira – 19h – O Necessário e o Supérfluo, com Carlos Odilon Gomes de Souza;
5 – terça-feira – 19:45h – Obreiros do Senhor ,com Helenice da Cruz Machado Bella;
6 – quarta-feira – 19h30 – O Centro Espírita é a Universidade da Alma, com Paulo Goliath e Maria José Salles Fernandes – voz e violão, com Mocidade Espírita Dias da Cruz;
7 – quinta-feira – 19h30h – Corpus Christi, com José Luiz Freitas Paixão.
Ouro Fino – Entre os dias 13 de maio a 13 de junho estão sendo comemorados os 100 anos do Espiritismo em Ouro Fino: 1912 – 2012. Há palestras às quartas-feiras e sextas-feiras no CEAP – Centro Espírita Antônio de Pádua: Rua Coronel Paiva, 268, Centro.  Há também sessões de filmes com temas espíritas.  A programação completa é esta:
7/6 – 19h – Palestra com Alberto Luís de Mello Rosatto: Rua Carlos Gomes, 83;
9/6 – 17h – Inauguração da Praça Chico Xavier: Av. Joaquim Francisco de Assis;
11/6 – 20h – Entrega do título de Cidadã Honorária a Inah Nogueira de Sá (in memoriam): Câmara Municipal de Ouro Fino;
12/6 – 20h – Lançamento do Livro “O ouro mais fino das Minas Gerais”: Eden Clube;
13/6 – 19h – Encerramento: Inauguração da Placa comemorativa dos 100 anos do Espiritismo em Ouro Fino.  Palestra com Henrique Kamper Borges Junior: Centro Cultural.
Informações pelos telefones (35)3441-3294, 3441-4428, 9185-6337, 8819-9181 ou 9978-0461. 
Pedro Leopoldo – Na última quarta-feira, 30 de maio, o Pelmae – Projeto de Estudos Lítero Musical da Arte Espírita recebeu Willi de Barros para apresentar o tema “História de Madalena” na Casa do Chico Xavier.  O evento foi uma realização do Grupo Libertas.  Informações no site www.pelmaepl.blogsot.com ou pelo e-mail pelmaepl@gmail.com. 
Poços de Caldas – O 1o Encontro Sem Fronteiras do Jovem Espírita foi encerrado no dia 27 de maio, no Grupo Espírita das Samaritanas: Rua dos Inconfidentes, 158.  O evento contou com a participação de Carolina Morais, Vinícius Lara e Waldyr Imbroisi.  Informações com Gilvan (35)8843-8939 ou com Renan (35)8838-6162. 
Pouso Alegre O Centro Espírita Amor e Humildade realizará neste ano o curso “A Doutrina Espírita e o século XXI”, e a programação prevista é esta: 5/8: Mediunidade, e 7/10: O Século e o Homem, das 9h às 12h30. Informações no blog centroespiritaamorehumildade.blogspot.com ou pelo e-mail centroespiritaamorehumildade@gmail.com
Três Marias – Sônia Menezes Jacome coordenará o Seminário “Importância da evangelização espírita com Jesus e Kardec” no próximo sábado, 2 de junho, das 9h às 15h, no Grupo Fraternal Espírita Raio de Sol: Rua Rio Grande do Norte, 87, Centro.  Informações no site www.15cremg.com.br.  
Turmalina – Clóvis Alves Portes coordenará o seminário “Mediunidade, sua prática e cuidados” no dia 7 de junho, quinta-feira, das 19h às 21h30, no Grupo Espírita Seara de Jesus: Rua Caçaratiba, 49, Centro.  Informações pelo telefone (38)3527-1925 ou no site www.15cremg.com.br. 
Uberaba A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba realizará o XI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, no dia 29 de setembro, às 19h, no Teatro Sesiminas, com entrada franca. O XI FEMEU é um Festival de composições inéditas, voltado à temática espírita e tem como objetivos: Valorizar a arte produzida no movimento espírita; Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas; Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita; Divulgar a música espírita, elevando o espírito; Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional. Para a realização do XI FEMEU, a UMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Skala Cosméticos, e River Auto Peças; do artista plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG); das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, Francisco Cândido Xavier e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; do Centro de Cultura José Maria Barra – Teatro Sesiminas; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 1o de agosto até às 12h do dia 1o de setembro, na Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado nº 288 – Sala 04 – Centro – Galeria Fausto Salomão – Telefone: [34] 3312-8327). Mais informações poderão ser obtidas com Luiz Carlos de Souza, coordenador do XI FEMEU e Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, através do e-mail: lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34) 9969-7191. Para conhecer um pouco mais sobre as edições anteriores do FEMEU acesse o link http://www.youtube.com/user/FEMEU1. Informações no blog http://femeu.blogspot.com/, no e-mail lcsouza@terra.com.br ou pelo telefone (34)9969-7191.
 
 Paraíba
João Pessoa Estão abertas as inscrições para o VII Encontrame – Encontro das Associações Médico-Espíritas do Norte e Nordeste, II Jornada Médico-Espírita Paraibana e I Encontro Acadêmico em Saúde e Espiritualidade. Os eventos terão como tema “Saúde, Ciência e Espiritualidade” e serão realizados no período de 7 a 9 de junho no Auditório Lins de Vasconcelos: Av. Gal. Bento Gama, 555, Torre. Estão confirmadas as participações de Marlene Nobre, Roberto Lúcio, Alberto Almeida, Carlos Roberto, dentre outros. As inscrições custam R$50,00. Inscrições pelos telefones (83)3224-3990, 3225-8159 ou 9971-2241 ou através do blog http://amepb.blogspot.com.br/. Informações pelo telefone (83)8759-5944.
 
 Pernambuco
Recife – Alberto Almeida e Leonardo Machado coordenarão o seminário “Um bom passo para ser feliz”, no dia 10 de junho, domingo, das 13h30 às 18h, no Auditório Tabocas do Centro de Convenções do Pernambuco.  Serão abordados os seguintes subtemas: “Menos mágoa, menos culpa... e mais perdão”, com Alberto Almeida, e “Saindo das cavernas: das lágrimas à sabedoria”, com Leonardo Machado.  O evento contará com a presença do Grupo Musical Espírita Caravana de Luz.  Na ocasião serão lançados os livros “O perdão como caminho” de Alberto Almeida e “Os últimos dias do sábio” de Leonardo Machado.  Os ingressos custam R$10,00, só entrada, ou R$60,00 para adquirir os dois livros e a entrada. Informações pelos telefones (81)3341-7769 ou 9978-7501 ou pelo e-mail investigadoresdaluz@gmail.com. Toda a renda dos lançamentos será revertida para as obras sociais do Jardim das Oliveiras (PA) e do Horto de Damasco(NEIL).
Os produtores da peça “Os mistérios da luz” estão começando o projeto “O Teatro vai aos Centros Espíritas”.  Quem estiver interessado é só entrar em contato com Adenilson Falcão pelos telefones (81)9659-2302, 8822-8780 e 9119-2733. Saiba mais sobre a peça no blog www.misteriosdaluz.blogspot.com. 
Olinda – No dia 27 de maio, domingo, foi realizado o I SAESPE: Seminário de Apometria e Estudos Espíritas de Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco – Auditório República Pernambucana e contou com as presenças de Iracema Lins, Carlos Pereira, Fernanda Alencar, Wadison Galindo e Rodrigo Deodato.  O evento foi uma realização do Núcleo Espírita Persevere.
 
 Piauí
Teresina – O 1º Seminário “Ciência, Saúde e Espiritualidade” foi realizado pela Associação Médico Espírita – AME-PI –, teve como tema central “Do autodescobrimento do autoamor” e foi realizado no último sábado, 2 de junho, no Auditório do SEST-SENAT.  O evento contou com a participação de Edison Vale, Wanda Ribeiro e Katia Marabuco.  Informações pelos telefones 9901-8786.
 
 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro O Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEU – UERJ) reúne-se todas as sextas-feiras, às 12h, no Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, sala 9090, 9º andar, Campus Maracanã: Rua São Francisco Xavier, 524. Atualmente os estudos estão centrados no livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec. A entrada é franca. Venha mesmo que você não pertença à comunidade da UERJ. Informações no site http://neu-uerj.zip.net/.  
No período de 6 a 10 de junho, o Grupo Aprendizes do Amor realizará a 27ª Caravana de Trabalho.  Estão programadas as seguintes visitas: Uberaba: Lar Espírita Irmã Valquíria, com Alaor Borges; Lar da Caridade – Hospital do Fogo Selvagem, Sanatório Espírita de Uberaba e Lar Espírita Pedro e Paulo; Sacramento: Chácara de Eurípedes, culto das 9h com Heigorina, Gruta dos Palhares, almoço no Colégio Allan Kardec; Araxá: Casa do Caminho, com o irmão Tadeu.  Informações pelo telefone (21)7840-5272 ou pelo e-mail jjorgemartinho@yahoo.com.br. 
O 17o Encontro Espírita “Amor à Vida Joanna de Ângelis” terá como tema central “Trabalhando os sonhos criativamente” e será realizado na proxima quarta-feira, 7 de junho, das 9h às 13h, no Centro de Educação e Orientação Jésus Gonçalves: Rua Mapendi, 158, Taquara.  Informações pelo telefone (21)3342-6229. 
A ADE-RJ realizou no último sábado, 2 de junho, um seminário com Adalberto Rabelo sobre o tema “Espiritismo e segurança pública”, no Auditório do QG da PMERJ.  Informações pelo e-mail vhssilva@hotmail.com. 
O 29º Conselho Espírita de Unificação encerrou no último domingo, 27 de maio, a Jornada da Família.  O tema central foi “O Evangelho no Lar”.  Informações no site www.sextaregiao.net
No dia 27 de maio, domingo, foi realizado o 10o Encontro com a Música Espírita, no NELD (Abrigo A Minha Casa), que contou com diversas participações artísticas do Movimento Espírita da Sexta Região.  Informações no site www.sextaregiao.net.
Henrique Fernandes coordenou o seminário “Construindo o bem-estar” no último domingo, 27 de maio, no Grupo Espírita Redenção.  O evento foi seguido de um almoço beneficente.  Informações pelo e-mail anaspranger@uol.com.br.
No domingo, 27 de maio, foi realizado o 10o Encontro com a Música Espírita no Núcleo Espírita Léon Denis.  O encontro contou com apresentações dos Grupos Vozes e Acordes, Espelho da Alma e Grupo Q Atua e com a venda de refrigerantes, salgados e petiscos na Cantina e tortas e doces na Barraca do Abrigo A Minha Casa. 
Cabo Frio Sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 18h, o CELD realiza um grupo de estudos interdisciplinar objetivando aprofundar o entendimento das patologias através da medicina espiritual. 
Duque de Caxias O 1º Seminário Espírita para Evangelizadores do Centro Espírita “Bezerra de Menezes” teve como tema central “Evangelize. Coopere com Jesus!” e foi realizado no último domingo, 27 de maio, na Praça João Caetano, 12, Vila São Luiz.  Informações pelo e-mail cebm.caxias@gmail.com.br. 
Guaratiba O Centro Espírita Casa de Miguel realizará neste domingo, 3 de junho, às 13h, um Chá Fraterno com Bazar, Brechós, Bingos e muito mais.  O evento será realizado na Casa de Miguel: Rua Daniel Santos, 156, Jardim Monteiro.  O convite individual custa R$5,00.  Informações pelo telefone (21)7569-2000. 
Macaé – A Sociedade Espírita Bezerra de Menezes (Av. Rui Barbosa, 1563, Cajueiros) convida para o Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo, toda quinta-feira, às 19h. Informações pelo telefone (22)9905-7829 ou pelo e-mail luzze_nelio@hotmail.com
Magé O 6o CEU - Conselho Espírita de Unificação realizará o EMEERJ 2012 – Encontro de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro –, que terá como tema central “Jovem, como você está conectado?” e será realizado no dia 19 de agosto, domingo, no CIEP Brizolão 441 – Mané Garrincha: Rua José Pereira de Souza, s/n, Pau Grande.  As inscrições estão abertas e serão encerradas no dia 3 de junho.  Informações pelo e-mail educacao_ceu_lourenco@ymail.com
Niterói – Notícias veiculadas no site da Sociedade Espírita Fraternidade informam que nosso estimado Raul Teixeira se encontra muito bem. Ele continua o tratamento com exercícios para movimentar a mão direita e melhorar a fala, acompanhado diariamente por fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Faz visitas regulares a seu médico e realiza exames periódicos para acompanhamento dos progressos alcançados. Raul ainda sente dificuldades com a leitura, pois somente consegue ler pequenos trechos de alguma obra ou artigo, causando-lhe cansaço mental se insiste em avançar na leitura de períodos mais longos, mas continua bem disposto e atende às orientações dos profissionais de forma disciplinada. Fala das coisas com bom-humor, entregando a Deus seu destino. Quando a oportunidade permite, são transmitidos a ele os beijos e abraços fraternos enviados por e-mail ou por intermédio de amigos, o que o deixa sempre muito feliz. As informações sobre Raul Teixeira podem ser vistas no site da SEF - http://www.sef.org.br/ 
– No dia 27 de maio, domingo, foi realizado mais um Feirão Beneficente Pró-Casa Maria de Magdala.  Foi a 11ª edição do evento, que tem ajudado não só a reunir a família espírita como a ajudar a instituição a prosseguir com seu trabalho de socorro aos portadores do vírus HIV.  Quem organizou o feirão foi a Sociedade Espírita Joanna de Ângelis (Seja). 
– A programação de palestras do mês de maio do Centro Espírita Antonio de Pádua foi encerrada na última terça-feira, 29, com a presença de Eduardo Machado, que trabalhou o tema “O homem no mundo”.  Informações pelo e-mail ceapadua@gmail.com. 
Porciúncula Neste domingo, 3 de junho, das 8h às 16h, será realizado o 3o EMENNF – Encontro de Mocidades Espíritas do Norte e Noroeste Fluminense, cujo tema central será “Jovem! Eis o teu momento de decisão”, no Sítio Aperibé. O valor da inscrição é de R$10,00 e está limitado a 300 participantes.  As inscrições podem ser realizadas através do site www.ceunoroest.org.br.
Resende – Armando Falconi coordenará o seminário “Transição planetária” no dia 3 de junho, domingo, às 9h, no Auditório do Edifício Golden Center: Rua Alan Kardec, 50, esquina com Av. Marechal Castelo Branco, Jardim Tropical.  Informações pelos telefones (32)3231-6000 ou 8845-0642 ou pelo e-mail contato@falconiespiritismo.com. 
Em junho realiza-se o X Mês Espírita de Agulhas Negras e a programação completa é esta:
2 – sábado – 20h – Auditório Edifício Golden Center: Rua Allan Kardec, 50 – Armando Falconi: “70 anos de Paulo e Estêvão”;
3 – domingo – 9h às 12h – Grupo Espírita Missionários da Luz: Rua Santa Ângela, Parque Ipiranga – seminário “Transição planetária”, com Armando Falconi;
14 – quinta-feira – Feira do Livro Espírita;
15 – sexta-feira – Feira do Livro Espírita;
16 – sábado – Feira do Livro Espírita;
23 – sábado – 20h – Auditório do Edifício Golden Center: Rua Allan Kardec, 50 – Suely Caldas Schubert: “Mediunidade no livro Paulo e Estêvão”;
24 – domingo – 9h às 12h – Cruzada dos Militares Espíritas: Rua Fernandes Vieira, 2, Guararapes – seminário “Mediunidade e Transição Planetária”, com Suely Caldas Schubert.
Informações no site www.40ceu.net. 
Saquarema A Cruzada Espírita Amor ao Próximo comemorou seu 85º aniversário no mês de maio com um ciclo de palestras com o tema central “O Consolador prometido em terras Brasileiras”, cuja programação completa foi encerrada no último domingo, 27 de maio, com o tema “CEAP, 85 anos iluminando mentes e libertando corações”, com José Carlos. 
No dia 27 de maio, domingo, foi realizado um encontro festivo em comemoração do 60o aniversário do Centro Espírita Francisco de Assis. O evento foi realizado no Espaço Castelinho.  Informações pelo e-mail neydecaco@yahoo.com.br. 
Seropédica O programa CONCAFRAS (www.concafras.com) para o Rio de Janeiro neste ano realizará três Encontros Fraternos Auta de Souza – EFAS – Seropédica, Japeri e Volta Redonda.  O Encontro Fraterno Auta de Souza é um evento espírita que proporciona aos seus participantes a troca de experiências, estudo da Doutrina Espírita e trabalho voluntariado no campo do bem.  Este evento ocorre nos fins de semana e é realizado por várias Casas Espíritas espalhadas pelo Brasil.  Em 2012, serão realizados 167 EFAS, dos quais oito no exterior.  Aproveite a oportunidade de estudar a Doutrina Espírita e trabalhar efetivamente no BEM – pois todos os EFAS têm prática assistencial, campanhas educativas nas ruas (contra as drogas, alcoolismo etc.), de divulgação e de arrecadação de alimentos para os mais carentes; todas as práticas realizadas simultaneamente no domingo pela manhã.  O EFAS de Seropédica será realizado nos dias 18 e 19 de agosto na sede do Grupo Espírita Chico Xavier: Rodovia BR 465 – antiga Rio/São Paulo – km 42 (defronte Hotel Campo Lindo).  A contribuição é de R$7,00 para crianças até 12 anos e de R$12,00 para jovens e adultos. Refeições e alojamento no local, incluso na taxa, para os que desejarem. Trazer colchonete e itens de higiene pessoal. Informações pelos telefones (21)8617-6904, 2682-8916 ou 8715-9750 com Ermírio ou Marlei ou no site www.jornalespiritaautadesouza.com  
São Gonçalo Anete Guimarães coordenará o seminário “Mediunidade, Verdades e Mitos” em homenagem aos 60 anos de trabalho no bem da UNESMAR, no próximo domingo, 10 de junho, das 10h às 15h, com intervalo para o almoço.  O evento será realizado na sede da UNESMAR – Unidade Espírita Marítima: Rua Nova de Azevedo, 812, Neves.  Os convites para o almoço custam R$5,00 e o cardápio será Caldo Verde e Caldo de Ervilha. 
Valença – No mês de junho o Lar Meimei comemora 28 anos de fundação e preparou algumas atividades especiais.  A programação completa é esta:
2 – sábado – 19h30 – César Said;
9 – sábado – 19h30 – teatro: Grupo da Mocidade Lar Meimei;
16 – sábado – 19h30 – Osvaldo Moura;
23 – sábado – 19h30 – Sérgio Breves;
24  – domingo – seminário coordenado por Sérgio Breves e almoço;
30 – sábado – 19h30 – Ronaldo Clayton.
 
 Rio Grande do Sul
Porto Alegre O projeto Conte Mais, da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, recebeu parecer favorável do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) para captação de recursos.  Com isso, facilitando para o doador, será possível realizar as doações via Município ou Estado. Informações no site www.doeparacontemais.blogspot.com. 
Caxias do Sul – A VII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha terá como tema central “Reencarnação: ciência, religião ou ficção?” e será realizada nos dias 15 e 16 de junho, sexta-feira e sábado, no Teatro da UCS. Os facilitadores serão Carlos Roberto de Souza Oliveira, Décio Iandoli Jr, Sérgio Lopes e Victório Luiz Turconi. A Jornada é aberta ao público. Informações no site www.ameserragaucha.com.br
Pelotas Estão abertas as inscrições para os Grupos de Estudo de Espiritismo da Sociedade de Estudos Espíritas Vida, em dois horários: terça-feira, 20h; sábado, 14h. Informações pelo telefone (53)3225-9694 ou no site http://www.sociedadevida.org/.
 
 Rondônia
Porto Velho – A AME-Rondônia realiza estudos sobre a obra de André Luiz, todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro Espírita Irmão Jacó: Rua Manoel Laurentino, 2012, Nova Porto Velho. Coordenação de Jakobi.
 
 Santa Catarina
Florianópolis – A Federação Espírita Catarinense realizou no dia 2 de junho, sábado, uma reunião do Conselho Federativo Estadual (CFE). Informações no site http://www2quatromaosdeluz.com.br. 
São José Está em cartaz a peça Tintino, baseada em livro psicografado por Chico Xavier e dirigida por Edmundo Cezar. A história acompanha um velho palhaço, que em sua profissão alegrou muita gente, sempre com humildade e sabedoria. Direcionado para o público infanto-juvenil, a história fala sobre onde o Espírito de Tintino foi parar – um mundo mágico e com muitos necessitados de alegria. A peça é encenada no Teatro Rodrigo D’Oliveira e as apresentações são às 15h, no Teatro Multiuso. A partir das 19h, adolescentes e adultos podem assistir à peça “O farol”, uma viagem psicológica, poética e emocionante aos sentimentos humanos. Os ingressos custam R$15,00 + 1 kg de alimento não perecível, ou R$30,00, a inteira, e R$15,00, a meia. Os ingressos podem ser adquiridos na Rua Prof. Clementino de Brito, 547, sala 108, Capoeiras ou na Livraria da Serte, Largo da Alfândega. Informações pelos telefones (48)9991-6075 ou 3348-9267.
 
 Sergipe
Aracaju A Coordenação de Mediunidade, ESDE e Atendimento da FEES – Federação Espírita do Estado de Sergipe – organizou o seminário “Estudando a Mediunidade do Livro de Martins Peralva” nos dias 26 e 27 de maio, na sede da Federação.  Informações pelo e-mail adriana.liberdade@hotmail.com
O Centro Espírita Casa da Fraternidade recebeu a médium Betânia Leite Costa, no dia 31 de maio, quinta-feira, para tratar do tema “Desencarne Prematuro”, esclarecendo sobre a continuidade da vida após o túmulo e quanto aos acontecimentos que delineiam as partidas consideradas precoces ou prematuras.  Informações pelo e-mail luduvicejose@gmail.com
http://www.oconsolador.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário