a partir de maio 2011

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Um Retorno Às Bases Com Kardec





Este artigo é diferente. É mais do que um artigo, é um desejo, é um apelo, que para ser atendido deve ser lido com sentimento e entendimento espíritas.

Amigos! Creio já ter passado da hora de dizermos em alto e bom som: BASTA DE MISTICISMOS! Todos já vínhamos há muito tempo insatisfeitos, porém separados em nossas insatisfações com o rumo que o espiritismo vinha sendo conduzido pelo Movimento. E reclamávamos, reclamávamos e falávamos contra o misticismo e até demonstrávamos algum conhecimento doutrinário, mas éramos um só e quando muito, desunidos e quando em grupos, parecíamos torcedores de futebol da TORCIDA COERENTE em oposição à TORCIDA MISTICA, em que demonstrávamos amor pelo time da doutrina espírita, mas não nos uníamos em campo contra um time (dos místicos) que, embora jogue muito errado, tem a favor deles a união, a paixão.

Isso me lembra aquela questão de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, a 932, que pergunta por que, tão amiúde, a influencia dos maus sobrepuja a dos bons? E se formos comparar, o mal é entre muitas coisas, a deturpação doutrinaria que se instala dia a dia em meio ao espiritismo e os “bons” são os que prezam pela coerência doutrinária.

Os espíritos respondem simplesmente que é por causa da fraqueza dos bons. Que os maus são audaciosos e intrigantes, já os bons são tímidos. Mas, quando estes quiserem preponderarão.

E pergunto: o que falta para querermos preponderar? Em minha opinião falta aUNIAO, união séria e consciente entre todos os espíritas sérios e conscientes; não que precisemos deixar os grupos e organizações que, por ventura façamos parte, não! Podemos e devemos prosseguir neles, mas este grupo será em tamanho maior o que somos em tamanho menor. Apenas se nos UNIRMOS, não por revanchismos aos místicos, mas sim por querermos o bem, a verdade da doutrina, a ciência e a filosofia retomarem o seu legitimo lugar é que tal poderá ser possível. Não nos iludamos, não será fácil, pois o estrago que se fez na doutrina foi muito grande, embora para nós ela continue intacta, mas se nada for feito teremos que conviver por muito tempo com coisas como OVOIDES e CRIANÇAS INDIGO. Não esperemos algo acontecer, ajamos agora, em uníssono. Não que seja um enfrentamento, mas sim uma assunção séria e definitiva e sobretudo, uma assunção pratica e nao isolada de nossa postura coerente frente a doutrina. Divulguemos em palestras (os que puderem), divulguemos através de jornais espiritas (os que tiverem acesso); divulguemos de boca ate, para os que não pensam como nós (os que tiverem coragem); divulguemos a verdadeira doutrina em todos e por todos os meios. No começo parecera pouco, limitado, mas em breve tempo, o que antes era falado de boca a ouvido, será ilimitado, abrangerá vários estados.

Além dessas invencionices de ovóides e crianças índigo, entre outras, temos outras, como os festejos que levam o nome de espiritas, tipo festa junina espírita, concurso de música espírita e outras mais, e a pessoa que recebe o convite tem uma desculpa, esfarrapada a meu ver, para a sua consciência pela falta de entendimento: eu vou lá, afinal é um evento espírita. Só que de espírita não tem nada, afinal nesses eventos não há preservação da base, dos ensinamentos do codificador. E, me desculpem, isso tudo – desde os almoços e jantares chamados espiritas até as obras que não são da codificação, passando pelas chamadas musicas espiritas – so serve para manter a quase totalidade da grande massa de espiritas totalmente alienada ao verdadeiro espiritismo.

Por isso e muito mais é que estamos lançando o DE VOLTA AS BASES COM KARDEC, que é um movimento formado inicialmente por um grupo pequeno de espíritas conscientes e este grupo não é apenas um grupo de debates marcados por uma posição kardequiana. Funciona, sobretudo,como uma espécie de abaixo-assinado em defesa de um retorno às bases com Kardec e o aspecto científico da doutrina em oposição ao lado mistico que tomou conta do Movimento Espírita. 

Representa, cada vez que mais um membro entrar, que o movimento ganha corpo e voz.

Podem convidar mais membros, com a mesma ideologia, independentemente de já pertencer a algum grupo ou organização, só pedimos que o membro não seja defensor de idéias ou mediuns ou espíritos misticos. Os demais serão bem-vindos. Façamos que nem Allan Kardec nos disse: Permaneçamos unidos como um feixe de varas e desta uniao sem mesclas, teremos a fortaleza necessária para enfrentarmos todos os ataques e sermos unissonos no bem.
http://espiritismocomprofundidade.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário