a partir de maio 2011

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Comandante Ashtar Sheran e Kryon - extraterrestres introduzidos na Doutrina Espírita

Efetuando uma mera especulação sobre os extraterrestres na doutrina espírita, colhi alguns dados embasados em fatos históricos que ajudam a entender como surgiram esses heróis (ou seriam vilões?). Para entender os porquês dos fatos, vamos voltar ao final da década de 20.
Após a primeira guerra o mundo vivia uma reconstrução psicológica e social, e em meio as expectativas de como seria a "nova vida" houve a crise da bolsa de 1929, a crise, também conhecida como "A Grande Depressão", foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes. A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Muitos a essa altura devem se perguntar e o que tem a crise da Bolsa a ver com extraterrestres na doutrina espírita? Bem, estou dando uma esplanada geral na formação cultural que se formou devido a crise na bolsa, que só começou a melhorar nos EUA no governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Nessa época também nasceu o herói americano Flash Gordon criado por Alex Raynind é o segundo herói espacial das histórias em quadrinhos (o primeiro foi Buck Rogers), e foi publicado pela primeira vez em 07 de Janeiro de 1934. Em 1933 a King Features Syndicate abriu um concurso para descobrir personagens de quadrinhos que rivalizassem com Buck Rogers e Tarzan de sua concorrente e no meu conceito, pode se dizer que Flash Gordon foi a matriz de varios herois que surgiram decadas mais tarde, criados pelos então crianças na decada de 30, ou seja 30 anos depois na decada de 60, os "herois extraterrestres" explodiram de forma arrasadora na midia, pode se dizer em parte devido a crise após a segunda guerra, onde principalmente o Japão precisava de herois para entreter / esquecer a perda da guerra e o efeito das duas bombas atomicas.
Nessa época nos EUA surgiu o Superman,um herois vindo de outro planeta para salvar os habitantes do planeta Terra, depois disso dezenas de herois intergalaticos surgiram, e na decada de 60 em meio a uma geração cheia de movimentos politicos sociais, a guerra do Vietinã, criação do "cirquinto integrado" pela IBM(1964), O surgimento dos inesqueciveis Beatles", a invenção do "biquini" e da mini - saia, não vamos esquecer dos famosos hippes e a ida do homem á lua(1969), nessa mesma época surgiram tambem os famosos "seguidores de OVNIs" que passavam noites em claro a epera de um "contato".
"OVNIs", o mundo investiu pesado nessa idéia, o Japão lançou herois interplanetarios o, Nacional Kid ( 1961) Ultraman(1966) e Ultraseven (1967) na decada de 70 os dois ultimos tiveram direito a homenagem e shows com orquestras sinfonicas em rede nacional, Os EUA com a série Star Treck onde se destacava o heroi de orelhas pontudas o "Sr. Spok" e desenhos como Familia Jackson, Space Ghost , Meu Marciano Favorito, e tantos outros; no Brasil o movimento espírita vivia suas proprias mudanças e se adequava ao golpe militar de 1964; Devo salientar que coincidentemente ( ou não) de 1939 a 1966 a Federação Espírita do Estado de São Paulo, teve em seu convivio e depois como diretor o Sr. Edgar Armond.
O Comandante Armond fundou o jornal "O Semeador", órgão doutrinário da FEESP. Apoiado por um grupo de amigos fundou ainda a Instituição Espírita "O Lar do Amor Cristão", em São Paulo e foi um dos signatários da Ata de Fundação da USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Alem da Cromoterapia e do passe padronizado que ainda hoje causam discussões no meio espírita e certamente serão questionados pelas gerações espíritas do futuro, devo ainda mencionar que suas obras estão carregadas de conceitos orientalistas, pois ele foi um grande estudioso das principais religiões orientais. Termos como "chacras" e "carma" e outros de origem oriental foram enxertados por ele no movimento espírita brasileiro. Ha ainda em suas obras um teor místico muito forte que envolveu o movimento espírita brasileiro. Nessa época surge Ramatis, um nome atribuído por varios médiuns de diversos países a um espírito que seria o autor/inspirador de dezenas de obras escritas por eles. Entre esses médiuns os de maior destaque são: Hercílio de Morais, Wagner Borges ,Danton Roque , e entre eles nasce as "psicografias" do "Comandante Ashtar Sheran" entidade muito parecida com personagens de ficção cientifica que descrevi no inicio desse artigo, os seguidores de Ramatis dizem que no ano 2012 como sendo o ano em que haverá catástrofes no planeta . Alegam que seria a oportunidade de seres extraterrenos virem a Terra e apresentarem-se como uma espécie de "salvadores", incluindo o grande herói "Comandante Sheran".
Já na década de 70, em meio a essa turbulência mística/espiritualista no movimento, surgem Lee Carrol e Jan Tober e lançam o livro "Crianças Índigo" editado pela Butterfly Editora ? SP, onde surge o novo herói intergaláctico: Kryon, que diz seu nome ser um "Grupamento de energia" um ser "magnético"(portanto não um espírito) alega nunca ter sido humano, e diz ter ele criado o "sistema magnético" de nosso planeta. Os seguidores desse "herói" formaram até uma seita e afirmam, sem qualquer pudor, que "Kryon é o mais evoluído ser de luz a que a Terra jamais teve acesso". Ou seja: o ser mais puro que já apareceu na Terra não é Jesus, mas sim Kryon.
Finalizo esse artigo concluindo que a geração que nasceu no final da década de 20 em meio a um maremoto de influencias culturais dos últimos 30 anos (1929 a 1959), criou através de filmes, desenhos, livros e etc. a crença da necessidade do auxilio de outro mundo para salvação/resolução dos problemas do planeta, e o nosso movimento confuso em seus ideais (influencia de do comandante Armond) e tentando se adequar aos meios sociais e culturais que estavam turbulentos devido o regime militar no Brasil, contaminou-se com esse paradigma.

http://www.webartigos.com   Marcos Paterra 

 

Um comentário:

  1. Boa resenha histórica sobre a investigação dos espiritas sobre os extraterrestres.Há criticas que os espiritas se omitem de estudar este assunto para dar preferencia aos encarnados, opinião de: Ascensão Planetária- Rui Palmela.

    ResponderExcluir