a partir de maio 2011

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Paulo Perspectiva Espírita - Jesus é Criador?


Paulo Perspectiva Espírita - Jesus é Criador?

porque por ele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis… (Colossenses, 1: 16)
Este versículo é outro desafio de solução complexa. Nós o comentamos mais detalhadamente em nosso livro Cartas da Prisão, aqui fazemos apenas um breve resumo do que dissemos lá.
Temos nele Jesus como criador de todas as coisas, o que é atributo de Deus. Já dissemos anteriormente, só Deus é Criador no sentido de transformar a essência em existência. Os Espíritos não criam, eles fazem, ou cocriam a partir de uma substância já criada por Deus.
O sentido do verbo grego aqui usado ktizo é tornar habitável; povoar, um lugar, região, ilha; fundar uma cidade, colônia, estado. Significando também “criar” porém no sentido de formar, modelar, i.e., mudar ou transformar completamente.
É o que dissemos, criar algo a partir de algo já existente.
Voltamos àquele tema de Deus ter Espíritos que exercendo ação sobre a matéria constroem os mundos.
os Espíritos são uma das potências da natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução de seus desígnios providenciais.1
O Espírito André Luiz através da psicografia de Francisco Cândido Xavier complementa dizendo:
[na] substância original, ao influxo do próprio Senhor Supremo, operam as Inteligências Divinas a Ele agregadas, em processo de comunhão indescritível, os grandes Devas da teologia hindu ou os Arcanjos da interpretação de variados templos religiosos, extraindo desse hálito espiritual os celeiros da energia com que constroem os sistemas da Imensidade, em serviço de Cocriação em plano maior, de conformidade com os desígnios do Todo-Misericordioso, que faz deles agentes orientadores da Criação Excelsa.
Essas Inteligências Gloriosas tomam o plasma divino e convertem-no em habitações cósmicas, de múltiplas expressões, radiantes ou obscuras, gaseificadas ou sólidas, obedecendo a leis predeterminadas, quais moradias que perduram por milênios e milênios, mas que se desgastam e se transformam, por fim, de vez que o Espírito Criado pode formar ou cocriar, mas só Deus é o Criador de Toda a Eternidade.2
Jesus é assim, um destes Espíritos – agentes dedicados de Deus - que se capacitaram a ser Cocriadores em plano maior; segundo orientação de Emmanuel pertence à Comunidade de Espíritos Puros, é responsável pelo governo de coletividades planetárias3.
Portanto, neste sentido é que Ele fez todas as coisas neste nosso planeta Terra. Paulo não tinha àquele tempo a ideia de Universo como temos hoje, por isso ele usa a expressão todas as coisas se referindo ao nosso orbe. Era o máximo que a mentalidade da época alcançava.
Então Jesus é sim, segundo orientação dos Espíritos, “criador” do nosso planeta; por ele, isto é, por meio dele, foram criadas todas as coisas.
1 (KARDEC 1980), Q. 87
2 (XAVIER F. C. / Waldo Vieira / A. Luiz (Espírito), 1993)Cap. 1, 1ª Parte
3 XAVIER, Francisco C., / Emmanuel (Espírito). A Caminho da Luz, 10ª Ed. Rio de Janeiro: FEB, 1980., Cap. 1
-- 
Cláudio Fajardo



Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)
Cláudio Fajardo é bancário, escritor desde 1997, dedica-se ao estudo do Novo Testamento à luz da Doutrina. Coordenou curso de Espiritismo no Centro Espírita Amor e Caridade em Goiânia – GO, denominado de Curso de Espiritismo e Evangelho. A partir daí surgiram seus livros: O Sermão do Monte, Jesus Terapeuta I e II, O Sermão Profético e O Sermão do Cenáculo, todos publicados pela Editora Itapuã.
http://amigoespirita.ning.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário