a partir de maio 2011

sábado, 14 de abril de 2012

Nem Religiosismo, Nem Ortodoxismo. Ficamos Com Kardec.




Este pensamento é de Sérgio Aleixo, expositor e estudioso do Espiritismo, com o qual concordamos, pois tanto o religiosismo (vejam que não falei RELIGIOSIDADE, pois todos temos esse sentimento) quanto o ortodoxismo (vejam novamente que não falei em ORTODOXIA, que significa correção no que se crê) são extremismos que se criaram em torno do Espiritismo, ou para ser mais claro, são facções existentes dentro do Movimento Espírita.

Alguns (a maioria) prefere o pensamento místico, religioso, sem usar o bom senso, o pensamento racional, pois escolheram  crerem em fantasias. Preferiram crerem em gurus mediunicos e seus guias espirituais, que lhe serviriam de muletas espirituais. Algo mais ou menos como acontece com os catolicos que vêem no padre, o seu orientador (= guru mediunico) e nos santos (=guias espirituais) ou semelhante aos pastores evangélicos (= guru mediunico) e Jesus (=Jesus mitificado e guias espirituais também). Os gurus mediunicos, que servem de muletas, são / foram Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira e outros. Já os espíritos que as pessoas tomam por espíritos superiores, verdadeiros santos, são Emmanuel, André Luiz, Joana de Ângelis e outros menos votados, sem lembrarem que tanto mediuns quanto os espiritos citados deveriam ser no máximo estudados e não idolatrados como ocorre.

Saímos de uma ponta e vamos a outra.  Se no religiosismo, a fantasia, que é o oposto da racionalidade, impera; a fé cegam que é o contrario da fé raciocinada prega, fiquemos então na ortodoxia. Se entendermos "ortodoxia" como sendo a crença, opinião, interpretação CORRETA seria ótimo, mas o ser humano desnatura tudo, a ponto da "ortodoxia" virar um ORTODOXISMO,ou seja, ser sinônimo de radicalismos, de exclusivismos,  mais parecido com os movimentos separatistas que há no Oriente Medio.

Não quero dizer com isso que nao haja ortodoxos sério, que buscam interpretar a doutrina espírita como Kardec a recebeu dos espíritos da Codificação. Há sim, "ortodoxos" bem intencionados, que seguem o lado cientifico e filosofico do Espiritismo, mas não se esquecem que há um aspecto moral na doutrina, não se esquecem que Kardec falou em caridade, ou seja, buscam melhorar-s. Não são, em absoluto iguais aos "ortodoxistas", que buscam excluir quem nao partilha dos mesmos ideais,  que são grosseiros e rudes com quem faz perguntas até ingenuas, mas nao para quem as faz; dizem que se você não é ortodoxo, então você é espiritualista, é tudo, menos espírita. Ou seja, os "ortodoxistas" são um gueto, um feudo, separados dos demais espíritas, sejam misticos ou ortodoxos, no real sentido da palavra. Os "ortodoxistas" só não querem se separar de quem aceitar se submeter as regras deles e somente as deles.

Já os ortodoxos, aqueles que sabem respeitar os outros,  se mantendo fieis as bases espíritas codificadas por Allan Kardec, estes podem ser seguidos ou melhor lidos, ouvidos, mas nao fazem questao e nem querem ser idolatrados, como muitos "ortodoxistas" querem (e pior conseguem) ser e falam da idolatria que fazem de Chico Xavier

Por isso, digo que - sigam se quiserem o que direi - passem tudo pelo crivo da razao, se sua inteligencia disser que o que leu do que eu disse, ou se ler algo em outro blog, que alguem disse é correto de acordo com o que Kardec disse, então fique com esse pensamento, confie em sua razão, mas busque conhecer, pois so o conhecimento lhe dará certeza propria. Não confie no que o outro diz só porque ele diz que ele está certo. Nome e numero de amigos ou membros não quer dizer nada.

Tantos religiosistas quanto ortodoxistas são extremistas em suas posições, não aceitam quem pense diferentemente. São radicais. Eu e outros como eu somos ortodoxos e não ortodoxistas, como outros tantos que conhecemos. Somos ortodoxos, no sentido de COERENCIA DOUTRINARIA. Como vemos, o problema não está na ortodoxia e sim na visão estereotipada que alguns ortodoxistas, que se chamam também de ortodoxos, fazem da doutrina espírita.

Na dúvida, nem religiosismo, nem ortodoxismo. Fique com Kardec.

http://espiritismocomprofundidade.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário